MENU

terça-feira, 5 de agosto de 2008 - 23:21Pequim 2008

NÚMEROS CHINOS

PEQUIM (passando a régua) – Para dar uma zerada na tradicional cultura de almanaque que sempre cerca eventos como este, pincei algumas cifras nas dezenas de guias que lotam minha mochila e que estavam condenados ao esquecimento se eu não decidisse dar uma folheada em alguns deles durante um café, agora no MPC (Main Press Centre), que vim conhecer no final da tarde.

Ei-los, aleatoriamente, acompanhados de alguns pensamentos imperfeitos…

– Pequim tem 17,4 milhões de habitantes e 10 milhões de bicicletas. (Mesmo assim o ar é quase irrespirável. Estão descobrindo o carro agora. Coisa de duas décadas. Desconfio que esta cidade será inviável em mais 20 anos.)

– A Cidade Proibida, que suponho ser visita obrigatória, foi de 1420 a 1912 o reduto dos imperadores, que dali governavam a China. É um complexo de mais de mil edificações e 8.707 quartos. (Quem será que contou um por um?)

– No subsolo de Pequim, a oito metros de profundidade, há um labirinto de túneis de 30 km, construído em 1969. Parece que Mao temia um ataque soviético e resolveu escavar a cidade para enfiar no buracão 40% de sua população, se fosse necessário. Tinha hospital e até cinema. (O filme de estréia já estava programado: “Viagem ao centro da Terra”.)

– Há muçulmanos na China: 20 milhões. Par auma população de 1,3 bilhão de pessoas, não é quase nada.

– A Muralha, outra visita obrigatória, tem exatos 6.437 km de extensão. Um milhão de trabalhadores participaram de sua construção, há 2 mil anos. Ela foi erguida para proteger o país dos invasores do norte. (Hoje, é a Muralha que precisa ser protegida dos invasores de todos os cantos, turistas enlouquecidos com sua grandiosidade.)
k
– A Praça da Paz Celestial, onde está o mausoléu de Mao Tsé-tung, tem 440 mil metros quadrados. Equivale a 61 campos de futebol. É a maior praça do mundo. Mao morreu em 1976. Dois anos depois, Deng Xiaoping soltou as amarras econômicas do país e o apresentou ao capitalismo. E o regime político comunista, que era o cão chupando manga para o Ocidente, deixou de ser importante. A China continua comunista, mas como produz riqueza e ter um mercado considerável, passou a ser vista pelo Ocidente como uma grande parceira. O regime? Ora, é apenas uma excentricidade.

– Os Jogos terão 10.708 atletas de 205 países e 21.600 representantes da mídia para acompanhá-los. (Daria para destacar dois para cada atleta.)

– A China gastou quase 40 bilhões de dólares para fazer sua Olimpíada. Foram erguidas 12 novas arenas esportivas, construídos 200 km de linhas de metrô e plantados 5,2 milhões de hectares de árvores.

– A abertura oficial acontece sexta-feira, dia 8 do mês 8 do ano e 2008 às 8h08 da noite, tudo porque 8 é símbolo de riqueza na China. Um capricho numerológico, mas eles levam a sério esse negócio.

15 comentários

  1. Marcelim disse:

    ” E o RIO DE JANEIRO realmente acha que tem condições de um negócio desses??? A Saúde Pública deles está só o cavaco. A violência, nem se fala. Nem se demolissem a cidade toda e começassem do zero, sem tudo o que se sabe que acontece no país para cada obra pública não daria tempo nem condição de terminar a tempo. Será uma derrota histórica.”

    Basta comparar Tóquio com o Rio de Janeiro. Se o Rio vencer ´Tóquio na disputa, vai ser a maior vergonha da história… para nós! Vai ficar óbvio que houve algo de podre no reino do COI.

    Por outro lado, se fôssemos a China, provavelmente iam pegar o pessoal dos morros e mandar tudo lá para o Maranhão na marra….

  2. Théo do Palavrão disse:

    Belos números, bela pesquisa, FG…

  3. Johnny Mallenge disse:

    40 bilhões??? 200 km de metrô??? 12 arenas??? E o RIO DE JANEIRO realmente acha que tem condições de um negócio desses??? A Saúde Pública deles está só o cavaco. A violência, nem se fala. Nem se demolissem a cidade toda e começassem do zero, sem tudo o que se sabe que acontece no país para cada obra pública não daria tempo nem condição de terminar a tempo. Será uma derrota histórica.

  4. Eric disse:

    Eu fico imaginando há 2000 anos atrás a quantidade de chinesinhos subindo o morro com tijolo ou pedras nas costas para construir a muralha….fantástico….é mais do que SP-Fortaleza!!!!!!!!!!!
    Esse negócio de nº com chines é engraçado….deixei de vender uma Pajero certa vez porque a placa tinha um,isso mesmo,um numero 4 entre a combinação….era 3745…..só que o 4 na China significa morte.
    Compensação,tive um Eclipse que a placa era 8888….vendi para um chines que nem andou no carro e me pagou o que pedi….

  5. LBM disse:

    Vi uma reportagem, na qual uma chinesa especialista em trânsito afirmou que em uns 5 (cinco) anos a cidade de Pequim se tornará o maior estacionamento do mundo …

  6. Marcelim disse:

    1-Daqui a 20 anos, os carros chineses terão evoluido e serão elétricos/a hidrogênio/kers e não serão mais tão poluentes, ao contrário do Brasil, que está empacado na m*** do metanol, uma solução paliativa.

    2-Daqui a 20 anos, a valorização dos imóveis e da mão-de-obra em Pequin terá feito as fábricas se mudarem para grotões distantes.

    3-Daqui a 20 anos, a China estará investindo pesado em energia e infra-estrututa de transportes eco-friendly e a qualidade do ar e o trânsito terão melhorado em uma proporção que São Paulo não conseguiria em 400 anos.

  7. Belair disse:

    Vamos tentar adivinhar quantos vão corrigir os metros para kms, sobre a muralha; eu chuto 15.Agora é esperar até amanhã p/ o FG liberar os comentários e postar de novo.Espero que outros estejam fazendo seus lances.

  8. Edison Guerra disse:

    Corrigindo : Muralha.

  9. Edison Guerra disse:

    Ops! Flávio,a extenção da muralha é de 6.437 Km.
    Abraço.

  10. Tiago S. disse:

    Meu professor fez o mesmo comentario sobre a China daqui 20 anos. Mas o lance dos 200km de metro foi bem interessante, não sei porque aqui em São Paulo os caras não expandem pra todo lado, ou troca esses trems lerdos e velhos por algo mais potente e modermo.
    Vamos ter que esperar uma olimpiada aqui pra ver essas coisas melhorarem?
    É capaz da China inventar um ventilador gigante pra tocar essa poluição pra longe, invés de ja começar a tomar as medidas drásticas mais do que necessárias pra reverter esse quadro.

  11. Gabriel 3 cilindros disse:

    Flavito…ve se acha um DKW xing ling ai….ou um fusca drift
    abrazz

  12. Fernando Lippi disse:

    Que beleza poder acompanhar a Olimpíada pelo seu blog. Espero que, apesar da correria, você consiga atualizar sempre.
    E gostei de ver a troca das 4 pelas 5 argolas lá em cima.
    Abraço

  13. D.Pierotti disse:

    – 200 km de metrô !!! Em quanto 8 anos ? Igual a São Paulo.

  14. disse:

    110 ou 220 volts? Qual a principal geração de energia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *