MONZADAS (15)

M

SÃO PAULO (difícil, isso) – Notaram o pódio? Vettel, Kovalainen e Kubica. Três pilotos que, neste ano, entraram para a lista daqueles que já venceram corridas. É possível que seja o pódio com menor média de idade de todos os tempos, também. Ainda não levantei esses dados. Todos foram bem rápidos para ganhar o primeiro GP. Mas, nesse quesito, Hamilton foi mais rápido ainda.

Já são seis vencedores no ano. Há quanto tempo isso não acontecia?

Sobre o Autor

38 Comentários

  • Ainda bem que lembraram antes…

    Flavio, em 1999 você pode alegar que o schumy esteve fora, mas em 2003 ele corria, né?

    E antes que você fale que esse ano, com apenas um ponto entre os dois primeiros, é o campeonato mais disputado porque Schmacher parou, relembro:

    Em 2003, depois da HUNGRIA (a TRÊS provas do final), do primeiro ao terceiro a diferença era de 2 pontos:

    Schumacher – 72
    Raikkonen – 71
    Montoya – 70

    e no final, Schumacher 93 Kimi 91 (graças a vitória devolvida em Interlagos), Montoya 85.

    Portanto, a não ser que 2003 tenha sido um filme de ficção científica, o campeonato mais disputado dos últimos tempos foi o de 2003.

  • Fator chuva.

    Esse ano tivemos corridas em chuva como a tempos não se via.
    Na Era Schumacher, que todo mundo reclamava de corridas previsíveis, chegamos a completar 2 temporadas completas sem nenhuma chuva, lembram?

    Chuva é importante, causa variabilidade e oportunidades para todo mundo.

    E é impressionante como as corridas estão seguras. Nessa, apenas Fisichella abandonou, por que exagerou, todos os demais completaram, o que mostra uma confiabilidade e segurança ativa como nunca nessa categoria.

    E indo contra a lógica, no GP da Bélgica já disseram que vão mudar a prova de data, por causa do prejuizo financeiro e pela chuva…

    Ou seja, não entenderam nada. Fizeram o mesmo no GP do Brasil, que teve uma corrida na chuva, com sérios problemas de segurança causados pela FIA que proibiu diferentes tipos de pneus de chuva na época, e eles correram em pista encharcada com intermediários, perigosíssimo.
    A FIA culpou a drenagem da pista, para esconder seu erro, e transferiu nosso GP para uma época sem chuvas.

    Ou seja, alguém não está entendendo muito bem.

  • Ainda existe o Red Bulletin? Nunca mais vi o informativo scaneado na internet. Se ainda existe, gostaria muito de ver o que eles vão falar a respeito do pequeno alemão.

    Obs.: a Itália é um país muito estranho: lá os touros nadam melhor que os cavalos!

  • Putz! O tal do torcedor brasileiro é passional demais…
    Bastou o Shumacher se aposentar pra já elegarem o novo dick vigarista da F1: Lewis Hamilton… será que toda vez que virmos um piloto disputar nas pistas com o brasileiro ele vai ter que ser taxado de desonesto? Ainda estou por entender em qual manobra se baseiam pra chamar o Hamilton de sujo… ser agressivo e arrojado não é sujeira. Se vamos partir desses critérios, Senna poderia ser taxado de um dos pilotos mais sujos de todos os tempos, o que seria uma baita injustiça…
    Vamos lá galera. A torcida vale, mas apelar é foda.
    Abraços a todos.

  • Achei linda a vitória do Vettel…Engraçado ele não conseguir se conter e reger o hino italiano…A dupla hino alemão e italiano de novo no pódio…Saudosismo total para mim….

  • Concordo com o Eduardo: oh, pódium feio! Hahaha… Bem, mas não dá para se querer tudo nesta vida.
    O pódium mais jovem não havia sido o da Austrália do ano passado, com Kimi com 27 anos, Alonso com 25 e Hamilton com 21? Dá 73. O de hoje soma 70 anos. Então este passa a ser o mais jovem, não?

  • acredito q este seja um dos campeonatos mais disputados,tem feito muito bem a imagem da F1.
    sorte q o Hamilton tem um companheiro como o Kovalainen q nao tem a menor vontade de ganhar corridas, Hamilton fez uma prova maravilhosa nao e genio mais e um bom piloto (agressivo).Kimi Raikkonen a muito nao anda nada,ja pode comecar a ajudar o massa,fernando alonso ja nao e respeitado por ninguem,bom piloto esta a um nivel acima mais tem errado demais.
    tambem partilho da ideia q esta nova geracao vem chegando muito forte Kubica, Vettel,Glock,Hamilton.

  • Além disso, o número de pilotos que subiram no pódio nesta temporada é bastante grande – mais da metade do grid. São eles:

    Lewis Hamilton (8)
    Felipe Massa (8)
    Robert Kubica (6)
    Kimi Raikkonen (6)
    Nick Heidfeld (4)
    Heikki Kovalainen (3)
    Jarno Trulli (1)
    Sebastian Vettel (1)
    Timo Glock (1)
    Nelsinho Piquet (1)
    Rubens Barrichello (1)
    Nico Rosberg (1)
    David Coulthard (1)

  • Citando o R/T:

    “Só pra constar, hamilton estreou com o melhor carro inconteste do grid em 2007, posição que Kubica e Vettel não tiveram

    E o Villeneuve levou menos tempo que ele pra vencer e na época, 1996, não houve metade do oba oba que tem em cima do sujo hamilton, porque será ? Ah, e Villeneuve entrou com pole, lembram ?”

    Eu lembro, inclusive já falei isso ano passado, quando o oba oba começou.
    O marketing do Ron Dennis é melhor. Tanto que juntou com a Mercedes e está aí, por cima, enquanto o Tio Frank…

    Antes que me malhem, isso não tira nem um pouco o grande talento do Hamilton. Mas prá ser gênio, ainda tá devendo.

  • Eu só fiquei, mais uma vez, com pena de Bourdais. Nem pódio nem pontos. Quando o carro morreu na saída da volta de apresentação, pela cara que o Berger fez, deu a impressão que o francês deixou o motor apagar…

    Vamos ver o que a Toro Rosso diz. Sebastian diz que foi problema no câmbio.

  • Acredito que brevemente teremos um campeonato disputado em tre Vetel e Kubica. Se Alonso pretende ser campeão novamente que trate de arranjar um bom carro logo, porque a molecada esta vindo com tudo pra cima.
    Massa també, precisa aproveitar o momento e beliscar seu título logo.
    Daqui a 3 anos não dá para ter a menor idéia de como vai estar a F1.

  • Pois é, alguém se lembrou de 2003 antes de mim.
    Puta campeonato, aquele, com novatos (Kimi, Fernando, Montoya) disputando o campeonato até o final. Que na minha humildíssima opinião, estragou aquele ano todo com o Schumacher ganhando mais um título.

    De qualquer forma, o que tá salvando esse cameponato (como alguém em outro post comentou) é a senhora CHUVA. Sem ela, seria outro campeonato chato. Com várias possibilidades, aberto, cheios de vencedores diferentes e novatos, mas chato.

  • Piada é a Ferrari renovar com o Räikkönen. Por que não o Kubica? O cara é o único piloto que pontuou em todas as corridas com exceção de duas em que teve que abandonar: Austrália que o Nakajima bateu nele e o tirou da pista e na Grâ-Bretanha que o carro pifou.
    Ainda mais, que o cara tá sendo pouco explorado na BMW.

  • Boa corrida, mas essas entregas de ultrapassagens…nossa que que é isso? Ta demais a neurose criada pela possibilidade de ser penalizado? Vettel muito bom e Kimi muito baixo da crítica. Acho que as coisas começam a ficar mais claras em se tratando do conjunto carro/piloto na próxima corrida com pista seca. Até la algumas incognitas ainda permanecem, por exemplo Hamilton não pode ou não quiz tentar algo sobre o Massa? Essa é a minha maior indagação…

  • retificando… a última vez que tivemos 6 ganhadores foi em 99
    mas em 2003 foram 8 gahadores…
    aqui vão eles…
    M. Schumacher 6 vit.
    R. Chumacher, Barrichello e Montoya 2 vit. cada
    Coulhard, Raikkonen, Fisichella e Alonso 1 vit. cada
    será que ainda esse ano chegam a essa marca? fica a pergunta…
    abraços aos blogueiros.

  • Só pra constar, hamilton estreou com o melhor carro inconteste do grid em 2007, posição que Kubica e Vettel não tiveram

    E o Villeneuve levou menos tempo que ele pra vencer e na época, 1996, não houve metade do oba oba que tem em cima do sujo hamilton, porque será ? Ah, e Villeneuve entrou com pole, lembram ?

  • Só pra constar, hamilton estreou com o melhor carro inconteste do grid em 2007, posição que Kubica e Vettel não tiveram

    E o Villeneuve levou menos tempo que ele pra vencer e na época, 1996, não houve metade do oba oba que tem em cima do sujo hamilton, porque será ? Ah, e Villeneuve entrou com pole, lembram ?

  • olá FG, parabéns pelas previsões, vc chama a atenção sobre o Vettel há muito tempo…
    se não estiver enganado, a última vez que tivemos 6 ganhadores num ano foi em 99…
    aqui vão eles…
    Hakkinen 5 vit.
    Irvine 4 vit.
    Frentzen, Coulthard e M.Schumacher 2 vit. cada
    Herbert 1 vit.

    abraço aos amigos.

  • 01. Lewis Hamilton 78
    02. Felipe Massa 77
    03. Robert Kubica 64
    04 – Kimi Raikkonen 57

    fico com pena do Kubica, se a BMW trabalhasse para ele poderia estar disputando o título agora…

Por

Perfil


Flavio Gomes é jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.” Sua carreira começou em 1982 no extinto jornal esportivo “Popular da Tarde”. Passou pela “Folha de S.Paulo”, revistas “Placar”, "Quatro Rodas Clássicos" e “ESPN”, rádios Cultura, USP, Jovem Pan, Bandeirantes, Eldorado-ESPN e Estadão ESPN — as duas últimas entre 2007 e 2012, quando a emissora foi extinta. Foi colunista e repórter do “Lance!” de 1997 a 2010. Sua agência Warm Up fez a cobertura do Mundial de F-1 para mais de 120 jornais entre 1995 e 2011. De maio de 2005 a setembro de 2013 foi comentarista, apresentador e repórter da ESPN Brasil, apresentador e repórter da Rádio ESPN e da programação esportiva da rádio Capital AM de São Paulo. Em janeiro de 2014 passou a ser comentarista, repórter e apresentador dos canais Fox Sports no Brasil, onde ficou até dezembro de 2020. Na internet, criou o site “Warm Up” em 1996, que passou a se chamar “Grande Prêmio” no final de 1999, quando iniciou parceria com o iG que terminou em 2012. Em março daquele ano, o site foi transferido para o portal MSN, da Microsoft, onde permaneceu até outubro de 2014. Na sequência, o "Grande Prêmio" passou a ser parceiro do UOL até maio de 2019, quando se uniu ao Terra por um ano para, depois, alçar voo solo. Em novembro de 2015, Gomes voltou ao rádio para apresentar o "Esporte de Primeira" na Transamérica, onde ficou até o início de março de 2016. Em 2005, publicou “O Boto do Reno” pela editora LetraDelta. No final do mesmo ano, colocou este blog no ar. Desde 1992, escreve o anuário "AutoMotor Esporte", editado pelo global Reginaldo Leme. Ganhou quatro vezes o Prêmio Aceesp nas categorias repórter e apresentador de rádio e melhor blog esportivo. Tem também um romance publicado, "Dois cigarros", pela Gulliver (2018), e o livro de crônicas "Gerd, der Trabi" (Gulliver, 2019). É torcedor da Portuguesa, daqueles de arquibancada, e quando fala de carros começa sempre por sua verdadeira paixão: os DKWs e Volkswagens de sua pequena coleção, além de outras coisinhas fabricadas no Leste Europeu. É com eles que roda pelas ruas de São Paulo e do Rio, para onde se mudou em junho de 2017. Nas pistas, pilotou de 2003 a 2008 o intrépido DKW #96, que tinha até fã-clube (o carro, não o piloto). Por fim, tem uma estranha obsessão por veículos soviéticos. “A Lada foi a melhor marca que já passou pelo Brasil”, garante. Por isso, trocou, nas pistas, o DKW por um Laika batizado pelos blogueiros de Meianov. O carrinho se aposentou temporariamente no início de 2015, dando o lugar a um moderníssimo Voyage 1989. Este, por sua vez, mudou de dono em 2019 para permitir a volta do Meianov à ativa no começo de 2020.
ASSINE O RSS

Categorias

Arquivos

TAGS MAIS USADAS

Facebook

DIÁRIO DO BLOG

setembro 2008
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930