SÃO PAULO (torcendo) – A Renault fez um evento hoje em Paris para lançar suas bases para o futuro, que incluem a nova denominação da equipe de F-1: Alpine. É uma das marcas esportivas associadas à montadora francesa, com intensa participação no automobilismo mundial nos anos 60 e 70, principalmente. Aqui no Brasil, a Willys, que era parceira da Renault, produziu o esportivo Interlagos baseado no clássico Alpine A108, hoje uma figurinha rara no mercado de carros antigos. O nome Interlagos foi dado pelo publicitário Mauro Salles.
Na apresentação, os franceses mostraram essa pintura aí no alto. Carro preto, com o detalhe das cores da França atrás. Mas calma, o carro não será assim. Esse layout será usado na pré-temporada, pelo que foi informado. É muito provável que a Renault adote o azul para a equipe Alpine, já que essa era a cor prevalente nos carros da marca — como esse aí embaixo.
O carro, isso já foi definido, vai se chamar A521. O “A” é óbvio, o “21” também, e o “5” vem de uma linhagem que remete ao início da aventura da Renault na F-1. Em fevereiro de 1975, a montadora encomendou à sua turma das pistas — Alpine e Gordini, que deram origem à Renault Sport em Viry-Châtillon — o projeto de um motor turbo V6 de 1,5 litro para usar na principal categoria do mundo. Nove meses depois, dois motores, batizados de 33T, estavam prontos e foram testados em Paul Ricard num protótipo feito pela Alpine batizado de A500.
Jean-Pierre Jabouille foi o piloto que iniciou os testes. Em março de 1976, o carro andou bastante em Clermont-Ferrand, e os engenheiros tiveram muito trabalho para fazer a bagaça funcionar direito. Esse carro nunca correu de verdade, mas é considerado o primeiro F-1 da Renault, no fim das contas. E era preto. Hoje está num museu.
Como o A500 era preto, preto foi a cor escolhida para a apresentação de hoje da Renault. Está explicado.
A Renault acabaria estreando no Mundial com seu motor turbo em 1977, mas o bicho só quebrava e a imprensa inglesa apelidou os carros de “chaleiras amarelas”, porque viviam soltando fumaça quando o motor explodia. A montadora insistiu na tecnologia e os primeiros grandes resultados vieram já em 1979, com seis poles, quatro pódios e a primeira vitória em casa, em Dijon-Prenois com Jabouille — e só não foi uma dobradinha porque na épica batalha pelo segundo lugar Arnoux acabou sendo superado por Gilles Villeneuve.
O resto, como se diz, é história. A Renault acabou sendo muito bem-sucedida tanto como fornecedora de motores quanto com sua equipe própria. Ganhou nada menos do que 12 títulos de construtores (1992/93/94/96/97 com a Williams, 1995 com a Benetton, 2005/06 com seu time oficial e 2010/11/12/13 com a Red Bull) e 11 de pilotos (Mansell/1992, Prost/1993, Schumacher/1995, Hill/1996, Villeneuve/1997, Alonso/2005/06 e Vettel/2010/11/12/13). É um currículo de respeito. Só a Ferrari, com 16 títulos entre as equipes, ganhou mais.
A equipe de fábrica soma 35 vitória na F-1, a última delas em 2008 com Alonso no Japão. Nesta semana, o chefe do time, Cyril Abiteboul deixou o cargo que ocupou por cinco temporadas. Deverá ser substituído por Davide Brivio, ex-chefe da Suzuki na MotoGP. Mas a grande atração da Alpine será mesmo o piloto espanhol, que volta à F-1 depois de dois anos saracoteando por outras categorias. Terá como parceiro o jovem Esteban Ocon, que no ano passado subiu ao pódio pela primeira vez no GP de Sakhir, com uma segunda colocação.
O fato é que o amarelo tradicional da Renault ficou para trás e o negócio agora é o azulão da Alpine. Allez le bleus, pois.
Se fosse o Hamilton no lugar do Kova, a média de idade do pódio seria de 22 anos. Impressionante.
Ainda bem que lembraram antes…
Flavio, em 1999 você pode alegar que o schumy esteve fora, mas em 2003 ele corria, né?
E antes que você fale que esse ano, com apenas um ponto entre os dois primeiros, é o campeonato mais disputado porque Schmacher parou, relembro:
Em 2003, depois da HUNGRIA (a TRÊS provas do final), do primeiro ao terceiro a diferença era de 2 pontos:
Schumacher – 72
Raikkonen – 71
Montoya – 70
e no final, Schumacher 93 Kimi 91 (graças a vitória devolvida em Interlagos), Montoya 85.
Portanto, a não ser que 2003 tenha sido um filme de ficção científica, o campeonato mais disputado dos últimos tempos foi o de 2003.
Em 2003 foram 8 vencedores:
Schumacher (6), Montoya, Barrichello e Ralf (2), Kimi, Alonso, Coulthard e Fisichella (1).
Dos três, podemos apostar no primeiro e terceiro colocados, ainda coloco na mesma lista Hamilton e Alonso. Estes são os melhores, não correm como Maricons… O resto é de chorar…
Fator chuva.
Esse ano tivemos corridas em chuva como a tempos não se via.
Na Era Schumacher, que todo mundo reclamava de corridas previsíveis, chegamos a completar 2 temporadas completas sem nenhuma chuva, lembram?
Chuva é importante, causa variabilidade e oportunidades para todo mundo.
E é impressionante como as corridas estão seguras. Nessa, apenas Fisichella abandonou, por que exagerou, todos os demais completaram, o que mostra uma confiabilidade e segurança ativa como nunca nessa categoria.
E indo contra a lógica, no GP da Bélgica já disseram que vão mudar a prova de data, por causa do prejuizo financeiro e pela chuva…
Ou seja, não entenderam nada. Fizeram o mesmo no GP do Brasil, que teve uma corrida na chuva, com sérios problemas de segurança causados pela FIA que proibiu diferentes tipos de pneus de chuva na época, e eles correram em pista encharcada com intermediários, perigosíssimo.
A FIA culpou a drenagem da pista, para esconder seu erro, e transferiu nosso GP para uma época sem chuvas.
Ou seja, alguém não está entendendo muito bem.
Ainda existe o Red Bulletin? Nunca mais vi o informativo scaneado na internet. Se ainda existe, gostaria muito de ver o que eles vão falar a respeito do pequeno alemão.
Obs.: a Itália é um país muito estranho: lá os touros nadam melhor que os cavalos!
Putz! O tal do torcedor brasileiro é passional demais…
Bastou o Shumacher se aposentar pra já elegarem o novo dick vigarista da F1: Lewis Hamilton… será que toda vez que virmos um piloto disputar nas pistas com o brasileiro ele vai ter que ser taxado de desonesto? Ainda estou por entender em qual manobra se baseiam pra chamar o Hamilton de sujo… ser agressivo e arrojado não é sujeira. Se vamos partir desses critérios, Senna poderia ser taxado de um dos pilotos mais sujos de todos os tempos, o que seria uma baita injustiça…
Vamos lá galera. A torcida vale, mas apelar é foda.
Abraços a todos.
Achei linda a vitória do Vettel…Engraçado ele não conseguir se conter e reger o hino italiano…A dupla hino alemão e italiano de novo no pódio…Saudosismo total para mim….
Concordo com o Eduardo: oh, pódium feio! Hahaha… Bem, mas não dá para se querer tudo nesta vida.
O pódium mais jovem não havia sido o da Austrália do ano passado, com Kimi com 27 anos, Alonso com 25 e Hamilton com 21? Dá 73. O de hoje soma 70 anos. Então este passa a ser o mais jovem, não?
acredito q este seja um dos campeonatos mais disputados,tem feito muito bem a imagem da F1.
sorte q o Hamilton tem um companheiro como o Kovalainen q nao tem a menor vontade de ganhar corridas, Hamilton fez uma prova maravilhosa nao e genio mais e um bom piloto (agressivo).Kimi Raikkonen a muito nao anda nada,ja pode comecar a ajudar o massa,fernando alonso ja nao e respeitado por ninguem,bom piloto esta a um nivel acima mais tem errado demais.
tambem partilho da ideia q esta nova geracao vem chegando muito forte Kubica, Vettel,Glock,Hamilton.
É verdade, em 2003 foram 8 vencedores diferente, por isso mesmo aquele campeonato foi tão disputado!
Será que ainda dá pra alcançar esse ao esse triunfo?
Além disso, o número de pilotos que subiram no pódio nesta temporada é bastante grande – mais da metade do grid. São eles:
Lewis Hamilton (8)
Felipe Massa (8)
Robert Kubica (6)
Kimi Raikkonen (6)
Nick Heidfeld (4)
Heikki Kovalainen (3)
Jarno Trulli (1)
Sebastian Vettel (1)
Timo Glock (1)
Nelsinho Piquet (1)
Rubens Barrichello (1)
Nico Rosberg (1)
David Coulthard (1)
Citando o R/T:
“Só pra constar, hamilton estreou com o melhor carro inconteste do grid em 2007, posição que Kubica e Vettel não tiveram
E o Villeneuve levou menos tempo que ele pra vencer e na época, 1996, não houve metade do oba oba que tem em cima do sujo hamilton, porque será ? Ah, e Villeneuve entrou com pole, lembram ?”
Eu lembro, inclusive já falei isso ano passado, quando o oba oba começou.
O marketing do Ron Dennis é melhor. Tanto que juntou com a Mercedes e está aí, por cima, enquanto o Tio Frank…
Antes que me malhem, isso não tira nem um pouco o grande talento do Hamilton. Mas prá ser gênio, ainda tá devendo.
Observem bem a foto:
É O PÓDIO COM O POVO MAIS FEIO DOS ÚLTIMOS TEMPOS!!!!!
Alguém notou?
RSSSS
Eu só fiquei, mais uma vez, com pena de Bourdais. Nem pódio nem pontos. Quando o carro morreu na saída da volta de apresentação, pela cara que o Berger fez, deu a impressão que o francês deixou o motor apagar…
Vamos ver o que a Toro Rosso diz. Sebastian diz que foi problema no câmbio.
Acredito que brevemente teremos um campeonato disputado em tre Vetel e Kubica. Se Alonso pretende ser campeão novamente que trate de arranjar um bom carro logo, porque a molecada esta vindo com tudo pra cima.
Massa també, precisa aproveitar o momento e beliscar seu título logo.
Daqui a 3 anos não dá para ter a menor idéia de como vai estar a F1.
Certa vez eu disse que esse Vettel não daria em nada. Grande engano! Já deixou sua marca na maior categoria de automobilismo! Excelente e absoluto na corrida.
Pois é, alguém se lembrou de 2003 antes de mim.
Puta campeonato, aquele, com novatos (Kimi, Fernando, Montoya) disputando o campeonato até o final. Que na minha humildíssima opinião, estragou aquele ano todo com o Schumacher ganhando mais um título.
De qualquer forma, o que tá salvando esse cameponato (como alguém em outro post comentou) é a senhora CHUVA. Sem ela, seria outro campeonato chato. Com várias possibilidades, aberto, cheios de vencedores diferentes e novatos, mas chato.
Piada é a Ferrari renovar com o Räikkönen. Por que não o Kubica? O cara é o único piloto que pontuou em todas as corridas com exceção de duas em que teve que abandonar: Austrália que o Nakajima bateu nele e o tirou da pista e na Grâ-Bretanha que o carro pifou.
Ainda mais, que o cara tá sendo pouco explorado na BMW.
Eu não agüento mais o troféu kokozinhu!!!
Boa corrida, mas essas entregas de ultrapassagens…nossa que que é isso? Ta demais a neurose criada pela possibilidade de ser penalizado? Vettel muito bom e Kimi muito baixo da crítica. Acho que as coisas começam a ficar mais claras em se tratando do conjunto carro/piloto na próxima corrida com pista seca. Até la algumas incognitas ainda permanecem, por exemplo Hamilton não pode ou não quiz tentar algo sobre o Massa? Essa é a minha maior indagação…
retificando… a última vez que tivemos 6 ganhadores foi em 99
mas em 2003 foram 8 gahadores…
aqui vão eles…
M. Schumacher 6 vit.
R. Chumacher, Barrichello e Montoya 2 vit. cada
Coulhard, Raikkonen, Fisichella e Alonso 1 vit. cada
será que ainda esse ano chegam a essa marca? fica a pergunta…
abraços aos blogueiros.
Só pra constar, hamilton estreou com o melhor carro inconteste do grid em 2007, posição que Kubica e Vettel não tiveram
E o Villeneuve levou menos tempo que ele pra vencer e na época, 1996, não houve metade do oba oba que tem em cima do sujo hamilton, porque será ? Ah, e Villeneuve entrou com pole, lembram ?
Só pra constar, hamilton estreou com o melhor carro inconteste do grid em 2007, posição que Kubica e Vettel não tiveram
E o Villeneuve levou menos tempo que ele pra vencer e na época, 1996, não houve metade do oba oba que tem em cima do sujo hamilton, porque será ? Ah, e Villeneuve entrou com pole, lembram ?
olá FG, parabéns pelas previsões, vc chama a atenção sobre o Vettel há muito tempo…
se não estiver enganado, a última vez que tivemos 6 ganhadores num ano foi em 99…
aqui vão eles…
Hakkinen 5 vit.
Irvine 4 vit.
Frentzen, Coulthard e M.Schumacher 2 vit. cada
Herbert 1 vit.
abraço aos amigos.
Hahaha sem o Schumi a concorrência ficou mais fácil…
Em 2003 sete pilotos venceram: M.Schumacher, Barrichello, Montoya, R. Schumacher, Raikkonen, Fisichella, Alonso. Então não faz tanto tempo assim.
Uma pergunta: acabo de ler no Estadão que, Berger, há 20 anos atrás, venceu em Monza sem ser favorito pra prova.
Vettel era favorito pra Monza 2008?
São seis vencedores no ano e algumas vitórias surpreendentes. Mas, a disputa pelo campeonato ainda é para poucos.
O Kovalainen ficou devendo…
Duvido que o Ron Dennis esteja feliz com aquele segundo lugar.
Alguém sabe o horário no Brasil da corrida de Cingapura?
01. Lewis Hamilton 78
02. Felipe Massa 77
03. Robert Kubica 64
04 – Kimi Raikkonen 57
fico com pena do Kubica, se a BMW trabalhasse para ele poderia estar disputando o título agora…
Muito bom este campeonato ter 6 vencedores diferentes. Mas a parte de segurança tá exagerada: que largada mais chinfrim foi aquela, em comboio….
http://blogdocapelli.blogspot.com/2008/09/outra-vez-o-pdio-mais-jovem-da-histria.html
Vero, SMS. O Schummi parou, todo mundo sentou a bota.
Gomes, legal também que a Toro Rosso passou a Red Bull no campeonato de construtores!!
Pois é, como a F1 melhorou depois que o Schumi parou… Não tinha alegria pra mais ninguém…
a muito tempo…
Que bom que está acontecendo de novo. Espero que o regulamento do ano que vem , e as outras modificações melhorem ainda mais a competitividade da F1