MENU

Saturday, 10 de January de 2009 - 19:24Gira mondo

DEUS NÃO EXISTE

PELOTAS (free speech) – É o que dizem anúncios colocados em cerca de 600 ônibus na Inglaterra, Escócia e País de Gales neste comecinho de ano. E, também, no metrô de Londres. E em telões espalhados pela cidade. A campanha surgiu num pub, conta o blogueiro Kleber Caixa Postale. Uns caras discutiam a existência ou não de Deus e resolveram arrecadar uma grana para enfrentar a propaganda religiosa tradicional, que promete o inferno para quem não acredita em nada. Outros caras famosos aderiram e, em poucas semanas, o dinheiro já era suficiente para que fosse lançada a campanha “There’s probably no God. Now stop worrying and enjoy your life”. Numa tradução literal, “Provavelmente Deus não existe. Agora pare de se preocupar e aproveite sua vida”.

Os “ônibus ateus”, como estão sendo chamados, já despertam a ira dos mais conservadores. Eles entraram com vários protestos junto ao órgão inglês que regulamenta a publicidade. Os religiosos acham que a campanha é ofensiva àqueles que seguem credos monoteístas.

Eu não acho. Se alguém pode propagandear que Deus existe e afirmar que se você não acreditar nele, ou não pingar o dízimo, vai direto para as trevas sem escalas, não vejo mal algum em alguém dizer que não existe, e que a vida deve ser aproveitada na buena, sem ressentimentos. Nenhum ateu se sente ofendido pela propaganda religiosa, ou na presença de quem acredita em Deus, ou deuses, ou discos-voadores.

Eu, por exemplo, acredito em discos-voadores, mas nunca vi nenhum.

123 comentários

  1. Pedro Cabral Cavalcanti says:

    O problema não está na crença da existência ou não de Deus, pois se existimos é porque algo nos criou. O problema está na NATUREZA do criador. O Universo é INFINITO, portanto, nada pode criar o Infinito, uma vez que nada pode ser maior que ele. Então só nos resta uma alternativa: O próprio Universo é o criador. Mas para isso ele deve ser um CAMPO INFINITO DE ENERGIA, talvez a que os cientistas chamam de energia escura (porque não a vêem). Uma Energia regida por uma linguagem matemática, logo INTELIGENTE, mas não Consciente, pois não faz sentido a existência de um ser que não conhece sua própria dimensão, já que é infinito (pelo menos, segundo Huberto Rohden esta forma de consciência que conhecemos). Para quem quer se aprofundar neste assunto escrevi o livro O MITO DO DEUS PAI publicado pela Editora Biblioteca 24X7 que discute o Universo Inteligente, senhor de sua própria criação. Entretanto, este não é um livro materialista, pois mostra que somos quantidades ínfimas de energia gerada pela vibração da Inteligência Infinita até adquirimos consciência através das sucessivas reencarnações em corpos materiais até evoluirmos para Seres Superiores (Espíritos de Luz).

    Recebi um E-mail que trazia uma lenda cherokee da iniciação de um jovem ao estado adulto. Nela ele ficava de olhos vendados a noite toda a mercê de toda sorte de perigos, mas ao acordar e tirar a venda dos olhos viu que seu pai estava ao lado dele o tempo todo. Comparava a mensagem a Deus nos protegendo. Respondi então: Se Deus está ao nosso lado, por que então ele não protege seus “filhos” como o pai do índio e evita tanta desgraça, tanto assassinato no meio do mundo? Tudo isso é porque nos confundimos com nossos corpos que se vão e assim achamos que precisamos de uma proteção. É o medo da dor, do sofrimento. Porém, se entendermos que somos espíritos (energia) que apenas ocupamos corpos materiais veremos que o Grande Mestre Jesus tinha razão quando disse: Vós sois deuses!!!

    Infelizmente, este é um assunto sobre o qual as pessoas se recusam a falar e até a pensar. Elas têm medo, horror mesmo do desconhecido e isso leva ao comodismo de aceitar as explicações burlescas dos religiosos inclusive de que quando se sofre é por que o deus pai gosta muito de nós e está nos pondo a prova para ver nossa o grau de nossa fé. Esta é a desculpa que os religiosos têm par justificar a miséria humana. Como psicanalista em formação posso assegurar que esta é uma atitude de transferência dos nossos pais biológicos que nos protege quando criança para um pai mais poderoso que nos protegerá quando adultos. Esta é a razão pela qual nossos antepassados tomaram os extraterrestres que assomaram em nosso céus como deus e sua comitiva de anjos que vieram trazer justiça à Terra, fazendo prosperar os bons e aniquilando os maus, imagem esta bem retratada nos textos bíblicos e que perdura até hoje, mas o Infinito não pode se reduzir ao finito (aspecto humano). Assemelho esta condição a de um personagem de nossa história (não sei se verdadeira) chamado Diogo Álvares que preso pelos índios inflamou um pouco de aguardente e apontou para o rio. Resultado: o mesmo que os nossos antepassados e ele acabou casando com a filha do cacique.

    Pedro Cabral Cavalcanti – [email protected]

  2. Ronaldo de Jesus Mendes dos Santos says:

    Todos tem o direito de falar o que pensam, isso se chama liberdade de expressão. Mas chegar ao ponto de dizer que Deus não existe é muita falta de percepção sobre o que está ao nosso redor, basta olhar o ciclo perfeito e organizado de como a natureza e o nosso corpo humano funciona e comparar o criacionismo e o evolucionismo que sem dúvidas algo tão lindo e perfeito não poderia ter se originado do nada. Se o Big bang é verdade então oque ocasionou o seu acontecimento já que não existia nada ou trocando em miudos quem riscou o fósforo? E se a teoria da evolução é verdade então porque nós não continuamos evoluindo? E se nós viemos do macaco então o mais correto a se pensar é que hoje não existisse mais macacos já que eles teriam evoluido junto com nós com o passar de milhões de anos.
    Isso não é nada comparado com uma série de contradições que que os cíentistas apresentão a respeito de Deus. O que esse grupo de pessoas está fazendo é manifestar os seus pensamentos mas basta analisar os fatos e evidências para chegar a conclusão de que eles então completamente equivocados!

  3. TORRES says:

    NA VERDADE SOMOS MOLDADOS DE ACORDO C AS SOCIEDADES, NÓS SERES HUMANOS SOMOS OBRIGADOS ACREDITAR EM Q A MAIORIA ACREDITA PORQ SE Ñ SEGUIRMOS O Q A MAIORIA ACREDITA SIMPLESMENTE SOMOS DESCARTADO DA SOCIEDADE. . . PESSOAS OPNIÕES CADA UM ASSIMILA E INTERPRETA E VER AS COISAS DE UM JEITO. P MIM RELIGIÃO SÓ É UMA FORMA DE DICIPLINAR O HOMEM. SE Ñ EXISTICE RELIGIÃO O MUNDO SERIA BEM PIOR , SABE PORQ? PORQ A MAIORIA DAS PESSOAS DEPENDE DE ALGUMA REFERENCIA P VIVER E É ISSO Q FAZ AS PESSOAS TER ALGUMA RELIGIÃO. P MAIORIA DAS PESSOAS VIVER SEM UMA RELIGIÃO É VIVER NO ESCURO SEM COMPREENÇÃO DO MUNDO. . . COMPREENÇÃO Q DIGO É ACREDITAR EM ALGUMA COISA. MAIS ISSO É BOBAGEM SABE PORQ . PORQ NÓS SERES HUMANOS SOMOS Q PENSAMOS E O Q FAZEMOS PERANTE A SOCIEDADE , O Q É CERTO OU ERRADO? CERTO OU ERRADO! É O Q AS SOCIEDADES CRIARAM P PODER CONTROLAR OS POVOS . (RELIGIÕES) P MIM DEUS É Q ESTÁ DENTRO DE NOSSAS CABEÇAS (CEREBRO) É ELE Q COMANDA TUDO NOSSA MENTE A GENTE ACREDITA EM COISAS Q A GENTE VER E PENSA ATRAVÉS DE CULTURAS ETC. . .

  4. Gilberto says:

    Não ter uma religião e não querer compromisso com alguma denominação, e nem querer ler a bíblia, é compreensível e até certo ponto tolerável. Agora, essess caras, pra não dizer ridículos, bizarros – achando que ser ateu é uma grande coisa, só podem ser malucos, desiquilibrados ou algum problema grave com certeza eles tem e o que é pior, não se pode confiar em tais elementos, pois que garantia temos da psiqué que eles carregam, se são ou não nocivos ou no mínimo prejudicialmente imprevisíveis nos relacionamentos humanos. Eu particularmente tenho minhas dúvidas e fico com um pé atrás!

  5. joilma says:

    so mesmo burro pra dizer que Deus nao existe Deus è unico ài de quem dis que Deus não existe este vai pagar caro quando estiver frente a frente com ele vai pro inferno e quem concordar com ele vai junto e ai daqueles que adoram deuses que não andam nem faLAM.

  6. Richard says:

    Quem é o senhor para dizer tais coisas? A religião sempre foi um problema na verdade uma doença na terra.
    E agora ainda querem que as pessoas acreditem em fábulas e sonhos idealizados de uma cultura que já está sendo derrubada!
    Mesmo com a “lei cristã” sempre houve desgraças, genocídios, fome e tudo de ruim que possa existir no “coração humano”…
    É certo que os paradigmas estão caminhando para um complexo colapso na moral defendida pelas religiões… Mas, o mundo é assim… Enquanto vocês estão agradecendo a vosso Deus por vossas vidas existem milhares de pessoas sofrendo no mundo e digo que não será um nome que mudará isto, não há Deus!
    E além do mais, não sou preconceituoso, somente gostaria de saber quais artifícios alguém poderia usar para definir o certo e o errado em casos de homessuxualismo? E se há certo ou errado! Pois pelo que tenho notado ultimamente.

    … O comportamento homossexual é definido pelos fatores genético e pelo meio envolvente do indivíduo, conclui um artigo publicado na revista científica “Archives of Sexual Behavior”. O estudo conduzido por uma equipa de cientistas do Departamento de Ciências Biológicas e Químicas da Queen Mary’s School da Universidade de Londres e do Instituto Karolinska, em Estocolmo, adianta que estes fatores ambientais, específicos de cada indivíduo, incluem processos biológicos como a exposição hormonal no ventre materno.

    “Este estudo vem demonstrar que não estamos à procura de um ‘gene gay’ ou de uma variável ambiental que pudesse ser utilizada para ‘acabar’ com a homossexualidade”, diz Qazi Rahman, co-autor do estudo e especialista em Orientação Sexual Humana.

    “Os fatores que influenciam a orientação sexual são complexos. E não estamos simplesmente a falar da homossexualidade, o comportamento heterossexual também é influenciado por uma mistura de fatores genéticos e ambientais”, acrescentou…

    Além do mais existem casos na natureza de homossexualismo entre animais (e muitos casos).

    Seria plausível os jovens irem contra sua natureza homossexual somente por conceitos morais definido pelos “Doutos” ? Quem é que tem o poder para dizer que estes conceitos devem ser aceitos? E o livre arbítrio? ( Cadê a liberdade? Um Deus autoritário! Em “Dos Crentes em Além Mundos” Nietzsche deixa claro a figura do Deus todo poderoso! ) Caberia a um pai o direito de levar seu filho(a ) para tratamentos com psicólogos somente pelo comportamento que o filho apresenta em relação a opção sexual? Não estariam querendo mudar a natureza do próprio garoto(a)? E a religião? Que poder ela tem para tentar acabar com isto ? Heis caros irmãos o mundo encantado não existe o que realmente existe é isto!

  7. RICARDO says:

    BOM PRIMEIRAMENTE SEGUIR A DEUS Ñ É RELIGIÃO
    E NEM SEGUIR TAL RELIGIÃO É SER LIVRE
    SABE PQ , PQ DEUS É AMOR!!!!

  8. Edu Di Lascio says:

    A questão mesmo é que todos nós temos que nos relacionar com o desconhecido, com o que vem depois, com o que a gente não conhece.

    A religião foi criada para tentar expicar essas coisas, para dar uma satisfação para o homem, e especialmente, para gerar uma ilusão de que de alguma forma a morte não vai nos pegar na curva.

    Mas ai veio a filosofia grega, o pensamento científico e transformaram as religiões naquilo que elas sempre foram: uma imensa coleção de mitos, lendas e tradições antigas.

    Hoje, milhões de pessoas se refugiam nesses mesmos mitos para tentar dar significado às suas vidas.

    Mas a verdade é que se ciência não explica tudo, a religião não explica nada.

    Abs

  9. Edson Bala says:

    A questão é que o ateu é biruta e acredita que é filho de um macaco qualquer…

  10. Leandro Santi says:

    Luis Eduardo, creio que você não entendeu meu comentário.

    The BIG said “There be light”, and BANG there was,

    O Grande (leia-se Deus Altíssimo) disse haja luz
    e Bang (onomatopéia) houve luz.

    Este é um trocadilho que pode ser visto no adesivo de alguns carros nos USA.

    E já que voltei aos comentários, e não que eu queira alimentar esta discussão, porque a própria Bíblia diz para não dar pérolas aos porcos, ou seja fazemos o nosso papel, “ide e pregai o evangelho…” se querem ótimo, caso contrário eu não vou “mendigar” para que recebam Jesus no coração, o que Ele fez por todos nós foi grandioso demais, Ele deixou de viver como Deus e assumiu forma humana, para morrer por nós. Não, não creio que devamos ultrapassar o limite, não me parece edificante, mas realmente é espantoso que ninguém queira falar a respeito das vidas que são restauradas na Igreja.

    Amigos, tenho certeza que todos já tiveram na vida ao menos um momento em que puderam experimentar a presença de Deus na vida de vocês, mesmo você que preferiu considerar isso uma fraqueza e deixar no passado (você sabe que é com você que estou falando), a Palavra é clara “aquele que me confessa diante dos homens eu confessarei diante do Pai”, não perca tempo entregue seus cerca de 70 anos (expectativa média) de vida a Jesus e receba em troca a eternidade, agora se você realmente não quer aproveite, os seus 70 anos, como diz o “Bilboard” do ônibus sem se preocupar pois isso é tudo que vc vai ter, o resto vcs já sabem, valeu galera.

    PS.: Quanto aos erros de português creditem à reforma ortográfica ou seria ortografica, talvez ortographica, ah deixa pra lá.

  11. Luiz Eduardo says:

    Ao Virgo,
    me parece que vc não entendeu o que eu quis dizer quando citei o Big Bang, se é que vc se refere ao meu post.

    Ao Leandro Santi,
    como pode o Big Bang ser a origem de tudo, pois se antes da explosão havia algo que explodiu? E isto estava em algum lugar e algo fez com que explodisse. Portanto, penso que o Big Bang sómente explica o estado atual do universo, mas não a sua origem. Pelo menos é isto que cabe dentro da minha cabeça. Alguns cientistas encerram a discussão afirmando que o universo é eterno, ou seja, nunca teve início e jamais terá um fim, mesmo que a continuidade de nossa espécie já esteja definitivamente comprometida. O universo permanecerá, mesmo que desabitado. Na minha lógica Deus é o universo, até mesmo porque a energia que o move é a única coisa onipresente. Portanto o universo já é, por assim dizer, eterno e onipresente, características de Deus. O mistério fica por conta de ser mesmo onisciente.

  12. Edu Di Lascio says:

    Este amor foi criado por você. E pelo seu filho.
    São coisas humanas, criadas por nós mesmos.
    E belas, porque não?

  13. Ricardo says:

    como é complicado acreditar que Deus não existe, se posso sentí-lo, quando amo meus pais, minha esposa… quando vejo o amor de um pai por um filho… quem é pai sabe disso…
    De onde será que vem esse sentimento??? será do Big Bang??
    alguém criou esses sentimentos, e para mim, me desculpem é muito difícil conceber que o amor foi criado de uma explosão.
    só pode ter sido obra de um Deus amoroso.
    agora, crer nisso além de óbvil é tb fé… ou vc se entrega a quem te criou, ou ignora e tenta por si próprio criar seu próprio “mundo de bob”. é mais fácil voltar-se ao criador e encontrar descanso para a alma Nele.

  14. Kleber says:

    Bom…

    Eu “querdito” em Deus sim… já tive ‘n’ provas de que existe e que me ajudou!!!

    Mas, respeito (demais!!!) a opinião de todos em relação à religião!!!

    Abraço…

    • bruna says:

      a religião deixa as pessoas cegas, e não há provas que “deus” existe e nem de que ele não existe.
      então a unica forma do homem saber a sua existencia é “estudando” e não dizendo que algo existe e é o unico e a mais pura verdade e ponto final.

  15. Leandro Santi says:

    Eu sou cristão e acredito no BIG BANG!!!
    Ele é certamente a resposta para a origem de tudo!!!
    É simples:

    The BIG said “There be light”, and BANG there was,

    “God loves you all in a special way”

  16. Edu Di Lascio says:

    E mais uma vez, citar a Bíbia para quem não acredita nela é meio sem sentido não?

    Ou você realmente acredita que a (apenas) a força das palavras contidas na Bíblia vai fazer com que nós, descrentes do mundo, subitamente nos bandeemos para o lado dos crentes?

    Felizmente para algumas pessoas, lógica e bom senso ainda têm mais peso do que isso.

    Abs

  17. Edu Di Lascio says:

    Outro dia eu vi um documentário no Discovery Channel…um leão matando os leõezinhos recém-nascidos para que a leoa entrasse no cio novamente.

    Ou um bando de orcas perseguindo uma baleia bebê e arrancando a sua língua para desepero da mãe impotente.

    Ou um hamster que comeu a cara do outro dentro da gaiola.

    Ou quem sabe o tsunami matando milhões de pessoas na Indonésia.

    Realmente, ao olhar para a natureza fica bem claro qual é o estilo de trabalho do todo-poderoso. Em toda a sua glória.

    Abs

  18. Gilberto Ribeiro says:

    Romanos Capitulo I diz que será inescusável ou seja, sem desculpa o julgamento daquele que olhar para a natureza e não admitir a existencia de Deus, pois nela esta demonstrada toda a sua Glória

  19. Cleber Kujavo says:

    Deus é uma farsa. Tipo papai-noel.

  20. Virgo says:

    Só mais alguns reparos: alguém aí em cima disse que a Virgem Maria foiconcebida pelo poder do Espírito Santo. Na verdade, segundo a doutrina católica, que foi concebido pelo Espírito Santo foi Jesus. Maria nasceu de uma relação carnal mesmo.

    Sobre o Big Bang: se for algum dia comprovada a teoria, não se terá comprovada a inexistência de Deus, antes pelo contrário. A teoria do Big Bang está absolutamente coerente com as primeiras palavras do livro do Genesis: E Deus disse faça-se a luz e fez-se a luz… Aliás, literariamente é muito bonito…
    O que talvez poderia comprovar a não existencia de Deus seria a Ciência arrumar uma prova irrefutável de que o universo sempre existiu, e portanto não foi criado, e portanto não existiria um criador…

  21. Edu Di Lascio says:

    Esqueceu aqueles de peixinho…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *