MENU

Thursday, 4 de June de 2009 - 3:23Sem categoria

20 ANOS HOJE

SÃO PAULO (a China não viu) – 4 de junho de 1989. Depois de semanas de protestos contra o governo, jovens estudantes chineses foram massacrados na Praça da Paz Celestial pelo Exército do Povo. Ninguém sabe exatamente quantas pessoas morreram. O governo divulgou um número, 241. Há estimativas que falam em mais de duas mil mortes, outras em até sete mil. Na manhã seguinte, a imagem do rapaz que detém uma coluna de tanques armado apenas com sua voz, seus gestos e seu olhar roda o mundo e se transforma no símbolo de uma revolução que só não foi derrotada por aquela coluna de tanques. No resto, perdeu em tudo, em questão de minutos. Não houve diálogo. De nenhum dos lados, nem do governo linha-dura, nem das lideranças estudantis radicais dispostas a morrer ali mesmo, na praça. Chinês não gosta muito de conversar, muito menos de ceder. Todos os países do mundo condenaram a China pelo massacre de Tiananmen. Menos de 20 anos depois, estavam todos eles no Ninho do Pássaro batendo palmas para a mesma China — agora mais rica, parceira comercial essencial para o resto do planeta.

O rapaz que deteve os tanques nunca foi identificado. Hoje, farei um brinde a ele e a todos os chineses com quem troquei sorrisos no mês que passei em Pequim no ano passado. Muitos deles não sabem direito o que aconteceu na praça há 20 anos. Não os culpo.

36 comentários

  1. Ricardo Bigliazzi says:

    Realmente não havia pensado numa coisa…

    Não só o garoto que ficou a frente do tanque foi “pro saco”… é certeza que os tripulantes do tanque também receberam o devido corretivio…

    Bem provavel que a familia dos tripulantes do tanque tenham que ter pago o valor das “balas gastas” para o herario chines.

    Coisas da democracia comunista… LOL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Abraços

    Emperor Ricardo Bigliazzi

    “diz a lenda que quando os traidores do Estado Chines eram mortos a tiros as suas respectivas familias deviam pagar o custo das balas gastas”.

  2. Carlos says:

    O ato mais corajoso que vi na vida…
    Do cidadão, e do soldado no tanque…
    Estes caram dignificaram a humanidade!

  3. MRui says:

    Meus caros,

    O rapaz que parou os tanques foi preso semanas depois e morto na prisão. A china usou as imagens captadas pelas Tvs do mundo todo, que lá estavam devido a uma visita do Gorbachov (durante as reformas) , para identificar aqueles que lideraram os protestos e passou a faca.

    abraços

  4. Fiquei emocionado. Mas então imaginei um monte de gente em seus escritórios de grandes corporações. E então imaginei as imagens do Tank Man em uma propaganda de cartão de crédito, com uma música do John Lennon ao fundo. Ou sendo usadas por um “coach” em alguma coisa para ensinar executivos a “adotar comportamento corajoso sem perder o poder de mobilização da equipe”. E então senti saudades de quando os inimigos eram reconhecíveis, eram os poderosos intolerantes.

  5. Geraldo Mesquita says:

    Quem pode ser a favor de uma merda dessas?

  6. Geraldo Mesquita says:

    Nó! Não dá prá ver as imagens não, ChristianS! São pesadas demais! Que chineses FDP!!!!!!!!

  7. Flavião (nunca chamo gente boa no diminutivo), eu queria entender mais sobre o “Massacre da Paz Celestial”.

    Não estou defendendo a China até porque me falta conhecimento sobre o assunto, mas pra mim é muita coincidência no dia do “massacre” diversas câmeras da BBC e da CNN, que nunca tinham feito uma imagem da China antes da queda do muro, estavam lá para registrarem tudo.

    Hummmm, sei não.

    RESPOSTA DO FG:

    Os protestos haviam começado semanas antes. A China estava prestes a viver uma nova revolução. Urbana, é verdade, mas algo próximo de uma ruptura, o que seria histórico. Por isso que a imprensa mundial estava por lá.

  8. Ricardo Bigliazzi says:

    Comunistas…

    Essa turma não dá ponto sem nó… é sempre a mesma rapaziada no poder… e o povo comendo o pão que o diabo amassou.

    Tanto aqui como lá tudo se resume a manutenção do “status quo”, isto é, “que o povo se exploda… principalmente quando Eu estiver numa boa”

    Caramba, acho que a blogaiada podia fundar um partido… em trinta anos conseguiriamos a Presidencia do Pais… aí sim a coisa ia ficar boa… para nós é claro (olha que eu vi isso acontecer no ABC lá pelo final da decada de 70).

    Abraços

    Imperador Ricardo Piquet
    Obs.: São nessas horas que, por mais cagadas que eles façam, temos que reconhecer como é admiravel a democracia americana.

  9. Valmir Passos says:

    20 anos de uma das maiores atrocidades da humidade. Um regime estúpido, covarde, que impõe suas normas à força. E tudo isso, porque são contra a liberdade. Liberdade essa que foi tolhida ontem também, para que ninguém na China comentasse uma palavra sobre o assunto ontem. E ainda tem gente que gosta de regimes como esse.

  10. ALEX B. says:

    …e ainda existem aqueles que tem saudades destes tragicomicos governos totalitarios…

  11. ChristianS says:

    Este cara foi na época e ainda é o maior exemplo de coragem que já vi na vida!

    Pode incluir o cara do tanque, pois este com certeza foi também assassinado pelo regime.

    Em Cuba não pode, na China pode desrespeitar os direitos humanos. A China tem grana! Eu evito ao máximo comprar produtos chineses. Pago mais caro feliz quando encontro uma alternativa seja ela qual for. Prefiro os EUA que a China no comando (detesto os EUA também).

    Agora o que se faz com os animais na china também é algo ainda mais absurdo do que se faz com as pessoas, pois pessoas são capazes de se organizar e se rebelar já os animais…

    Vou postar dois links abaixo cuja as imagens são fortes e chocantes do que acontece com os animais na China. Acho que todos precisam ver estas coisas para saber o porque de não comprar nada deles. Mas aviso as imagens são chocantes.

    Video 1 – fazenda de peles – neste os animais são criados e/ou pegos na natureza e são esfolados vivos. Alguns ainda estão vivos mesmo após terem todo o seu couro retirado. Este método é permitido pelo governo chinês

    http://www.peta.org/feat/chineseFurFarms/index.asp

    Cuidado ao comprar peles pois muitas são de cães e gatos roubados de suas casas. Para não ter dúvida, não compre pele nenhuma.

    O outro vídeo que eu iria postar é semelhante porém é de um restaurante que utiliza cães e gatos que são cozidos vivos após serem parcilmente esfolados. Dá para ver nitidamente que os animais tentam sair de dentro da panela de agua fervente. É feito desta forma para que a carne fique mais macia segundo os chefs chineses. Porém o servidor do youtube não está respondendo neste momento e deixarei para outra oportunidade.

    Agora lembrem-se das touradas na Espanha, frança, Portugal, México e outros. Dos ganços forçados a comer para fazer patê de fois gras na França. Dos milhares cachorros e gatos que morrem em câmeras de gás nos CCZs de todo o Brasil (menos no estado de São Paulo aqui é proibido matar mas só de 2008 em diante ficou assim).

    Nenhum povo ou pesoa que não respeita seus animais pode ser considerado digno de possuir o o direito a vida.

  12. Rodrigo Duarte says:

    Aquilo foi um absurdo, não sei como tem gente que defende aqueles tanques. A culpa não tem a ver com os soldados, soldados são burros e cumprem a ordem. A culpa é do governo.

  13. Foca says:

    a mais de 2.500 anos atrás o famoso 1º imperador já fazia isso com quem não concordava com ele. muito depois chiang kai shek , mao e sua camarilha fizeram igual.
    vcs acham que essa mania de calar a boca do cidadão na porrada vai mudar se eles virarem a maior potencia mundial?
    se costumem…

  14. rubem rodriguez gonzalez says:

    Quem aí disse que o Flávio é contraditório favor me incluir na lista, e não estamos sós. o inconformismo e a contrariedade são a mola mestra da humanidade, não há nada de errado nisso. Ser contraditório é diferente de não ter caráter e não assumir suas ambiguidades.
    Quanto ao episódio eu consigo ainda ver mais heroísmo no comandante do tanque pois de um lado estava um jovem movido pela adrenalina e o momento e do outro lado um soldado profissional treinado para não vacilar em momentos iguais a esse, soldado não está lá para questionar ordens e sim cumpri-las e mesmo sabedor do que poderia significar a sua recusa de seguir em frente , o seu lado humano falou mais alto. São os dois personagens do mesmo drama e talvez tenham pagado muito caro pelo gesto de ambos, como pelo visto já viraram história fico triste em saber que apenas um é reconhecido como destemido e corajoso. O outro por envergar um uniforme do exercito chinês foi condenado ao ostracismo, sugiro Flávio Gomes uma pequena homenagem em forma de post a esse outro personagem não menos importante mas sempre “esquecido” deste episódio tão marcante pois naquele momento era a “alta temporada” de caça aos comunistas e a mídia mundial não poupou munição em cima da China, que permaneceu impassível e hoje é considerado o modelo ideal e equilibrado entre capitalismo e socialismo, mais uma vez entra em cena o contraditório citado lá em cima….

    Viram? não é só o Flávio ou o Rubem que são contraditórios, a vida, o mundo, a sociedade e a humanidade também o são

  15. Rogério Magalhães says:

    A China é PHd no ramo que os EUA sempre se notabilizaram: de país bem FDP! Mas como por dinheiro, 99,9% das pessoas vendem até sua alma, a China é um país lindo, um país moderno, um país que respeita o ser humano… as imagens servem muito para desconstruir qualquer história que se queira inventar para enaltecer o inexaltável… bando de hipócritas esses chinas…

    E sobre a ação do Exército do Povo, tenho comigo que o primeiro passo verdadeiramente importante para que o mundo seja mesmo de paz é acabar com essa excrescência nojenta que são as forças armadas. Exércitos não combinam com paz, seja aqui ou literalmente na China. O mundo seria bem melhor sem milicos, que estão sempre prontos para servir a atitudes e ações patéticas como essa da Praça da Paz Celestial 20 anos atrás ou apoios a regimes ditatoriais de direita ou de esquerda. Enfim, vivem da guerra (seja ela do que for), paz é palavrão para essa classe maledeta!

  16. says:

    O andar insano, ou super racional do cara, mudou muita coisa para bilhões de humanos.
    Isto se chama Atitude.

  17. bruno-poa says:

    O que eu vi na Globo News é que o rapaz do tanque foi identificado devido a grande repercussao mundial do fato. Foi preso e morto.

  18. Angelo Mello says:

    Como bom comunista, você é adepto da censura! Porque em nenhum momento em meu comentário eu te ofendi ou usei palavras de baixo calão. Apenas mostrei a sua hipocrisia e fundamentei bem minha opnião. Tudo bem, o espaço é seu, mas é triste ver um jornalista (categoria profissional que mais sente na pele a censura e autoritarismo) tomar esse tipo de atitude.

    RESPOSTA DO FG:

    Do que você está falando, ô mala?

  19. decio says:

    Toda forma de poder, que exerce sob seus, regimes ditatoriais, sempre excluiram informações, elegendo pequenos ninchos de minos e uma multidão de sofrimento.

  20. Marcia says:

    desculpe Flávio, mais há um tempo atrás li sobre máquinas de fotografia semi prodfisional, não tenho certeza mais acredito que foi em seu blog falava sobre uma canon e a nikon. POr favor poderia mandar-me o artigo ,pois vou para os EU e pretendo comprar uma maquina semi prof.e adorei o artigo, só que não anotei nada . grata
    Marcia

    RESPOSTA DO FG:

    Acho que não foi aqui, não…

  21. luidhi says:

    Gostaria também de lembrar a coragem do condutor do tanque, que mesmo contra as ordens, teve coragem suficiente para proteger a vida humana desse corajoso cidadão.

    É disso que é feito a vida.

    []’s

  22. DURVAL PEREIRA says:

    DIZEM QUE O MOTORISTA (SIC) DO TANQUE SIFÙ, FAZ SENTIDO QUE TENHA ACONTECIDO PELA LÓGICA MILITAR E COMO TUDO NA CHINA É SUMÁRIO,…

  23. Acarloz says:

    Comunismo, ao pé da letra.

  24. Alejjandro says:

    E as Turcas? Quando começam?

    Tur-cas! Tur-cas!

  25. luisfernando says:

    a china é uma parceira comercial bem interessante,ou seja todo mundo quer bajular.azar de quem morreu,o ocidente hipócrita acha melhor satanizar cuba.

  26. Edilson Vieira says:

    A China avançou muito nos ultimos 20 anos. Mas apenas economicamente e mesmo assim as custas da exploração do trabalhador com salários baixos e nenhum amparo. (Justiça seja feita aqui, as leis trabalhistas brasileiras são muito avançadas em termos de proteção e amparo ao trabalhador). Sempre que compro um produto chinês ( e procuro comprar cada vez menos) penso no trabalhador miserável que fabricou aquilo ali. Éde se elogiar a abertura economica da China (soube fazer uma curiosa mistura de capitalismo/socialismo e não ficou emperrada como Cuba, mas Cuba tem o embargo econômico, eu sei…) mas, lembram das Olimpíadas? O mundo teve a oportunidade de dizer não ao regime de perseguição as liberdades individuais da China mas, preferiu aplaudir o grande espetáculo. Bom, os jovens da Praça da Paz Celestial quizeram fazer um 1968, em Pequim. Só que a revolução feita pelos franceses mudou um país e o mundo sem se perder uma alma sequer. Sim, um brinde aos que sonham com a liberdade na China.

  27. João Kohl says:

    Um dos atos mais corajosos que vi e tive relato, foi o do jovem segurando uma coluna de tanques de guerra, sem nenhuma arma, com o seu corpo. Penso também no soldado que estava dirigindo o tanque a frente de todos. Imagino que esta preso ou foi morto também pelos próprios colegas. Sem sombra de dúvida será no futuro um herói conhecido na China. Todas homenagens a ele e seus colegas.

  28. JP says:

    Cada país tem seu modo de governar. A disciplina faz parte do DNA dos orientais. Devemos aprender com eles. É claro que há abusos e o episódio de 1989 não se justifica.

    Agora, como estudante de Administração, o que me chateia é essa pagação de pau em relação à economia. Como pode tanto discurso sobre qualidade total, ISO 9000, melhoria contínua e satisffação dos clientes, com tantas porcarias que nos chegam através deles? Alimentamos dos produtos deles, que se matam nas minas e no trabalho escravo. E ainda sonhamos com uma China democrática…

  29. Rodrigo Moraes says:

    Sendo uma pessoa da paz, eu tendo a pensar que todo soldado é meio fraco intelectualmente. Agora eu imagino o grau de lavagem cerebral desses soldados chineses que abrem fogo contra seu próprio povo, desarmado. Talvez contribua o fato dos caras não terem irmãos, a grande maioria sendo filhos-únicos. Se ele tivesse um irmão entre os protestantes, talvez relutasse em atirar. Talvez não. Certo é que dá nojo do que aconteceu, e dá nojo do que acontece hoje, de termos aberto as pernas pra esse país por causa do dinheiro que ele tem, ignorando todo o desrespeito aos direitos humanos que lá existe.

  30. HC says:

    Cara, vc é extremamente contraditório.

  31. Eric says:

    Esse China que parou os tanques é peitudo.

    Diria que foi o cara mais peitudo do mundo…..e sumiu.

  32. Joaquim de souza says:

    Não sei se seria fácil membros do Exército do Povo ter localizado e matado o “Tank Man”. Talvez ele ainda esteja vivo é com receio de represálias, não tenha se identificado até hoje.

    Um ato monumental e misterioso na história da humanidade! Será que não há relatos ou documentários, sobre qualquer tipo de projeto de investigação, para saber o paradeiro deste rapaz?

  33. Hélio Carreira says:

    Um brinde à liberdade !

    Abraços

  34. Al Unser Jr. says:

    OFF TOPIC
    FG, avise o Mario Bueno, que agora que passou o caso do tunel 3d e da reta curva, vem a não menos famosa curva com pernas!!!
    Seriam quantas pernas afinal de contas??? Teremos varias vezes isso repetido no domingo.

  35. romuca says:

    E mesmo que os chineses que não sabem de nada queiram saber o que aconteceu, não conseguirão, pois a censura à internet é tão grande que até sites de e-mail como Hotmail e Twitter estão proibidos por lá.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *