MENU

quarta-feira, 24 de junho de 2009 - 10:02F-1

ACABOU

SÃO PAULO (espero) - E não foi a F-1, desta vez. Foi a novela. E o racha. Max Mosley anunciou que não se candidatará à reeleição. Passou a madrugada reunido com Ecclestone e Montezemolo para amarrar as pontas hoje no Conselho Mundial da FIA em Paris. Avisou que foi feito um acordo com a FOTA. Haverá redução de custos, não se sabe ainda em quais condições e níveis. A FIA promete anunciar daqui a pouco as equipes de 2010, que serão as mesmas deste ano mais as três novatas Manor, USF1 e Campos.

Ainda é cedo para avaliar quem saiu ganhando. Não haverá campeonato paralelo, portanto a FIA venceu. Mas as equipes rebeldes estarão neste campeonato, e certamente sob condições que atendem às suas demandas, portanto os times venceram.

Quando não há vencedores, não há derrotados. Mosley deixar a FIA não é exatamente uma derrota, ele já havia dito antes que não tentaria a reeleição. Se deixou passar a impressão de que poderia ter mudado de ideia, era pressão sobre a FOTA igual à do calendário fajuto que a FOTA fez circular pela mídia europeia.

Creio que as equipes saíram em vantagem, Max deve ter-se cansado, Bernie entrou no circuito porque tem muita grana em jogo. A F-1 de 2010 será a mesma, pero no mucho. Creio que os times vão passar a mandar bastante, Ferrari à frente. A ver.

Resta saber quem será o sucessor de Max. Todt? É bom lembrar que o presidente da FIA não é eleito pelas equipes de F-1, mas sim por confederações nacionais e automóveis clubes. É um colégio eleitoral enorme. Se quisesse, Mosley conseguiria a reeleição.

Aguardemos os comunicados oficiais das duas partes.

Agora pergunto a vocês: no fundo, no fundo, será que não seria legal um rachinha básico? Dois campeonatos, a F-FOTA e a F-1, rivalidade entre séries, qual é melhor, qual leva mais público, qual tem mais audiência…

Para mim, sinceramente, tanto faz. Eu gosto de corrida. Tendo corrida, tá bom. Em Interlagos, de Lada, melhor ainda.

80 comentários

  1. Verde disse:

    Racha é coisa do capeta, FG.

    Tem é de matar alguns dos indivíduos do metier. Mosley, Bernie, Domenicali, Briatore e mais alguns. Matar também é coisa do capeta, mas é menos do que dividir as coisas como um casal em divórcio litigioso.

    Depois do genocídio, destrói-se tudo e começa-se tudo do zero com alguém que tenha mentalidade de pobre, como eu. Circuitos legais, 80 carros no grid, 12-8-6-5-4-3-2-1 com descartes, freios de aço e vamo que vamo.

  2. B.Soler disse:

    Rachinha na Indy transformou a categoria em algo nivel GP2 pra pior.

  3. Fernando Passos disse:

    Corrigindo, houve e não “ouve”…

  4. pedro bresson disse:

    queria ver corrida todo final de semana… sacanagem. o bernie eh imortal e o cara mais ganancioso do Universo, PQP.

    aqui na Europa seria uma maravilha poder conhecer os circuitos antigos que nao fazem mais parte do calendario.

    bem, pelo menos a cabeca de maXXX foi arrancada pelas equipes. isso era tudo que eles queriam, desde o inicio.

  5. porsche 917 disse:

    Fico torcendo que no lugar do Mosley, entre alguem que entenda de corridas, tipo Jackie Stewart, que faça uma limpeza por lá, até nos comissários, pois o que falta na FIA é idoneidade. Resolvido isso, a FOTA deveia se concentrar em derrubar o Ecclestone, fdp que já sugou o suficiente, e com a sua saida, quem sabe voltaremos a ter automobilismo saudável, com disputa nas pistas e não nos regulamentos.

  6. HC disse:

    Sendo chato, devo dizer que está aí o motivo de nunca ter acreditado nessa briga.
    Na hora do ‘vamo ver’, o intere$$$$$$$e é maior do que qualquer motivação pessoal, técnica, ética ou seja o que for. Mesmo sem conhecer a F1 por dentro, é fácil saber que é assim.
    E já estou duvidando se essas equipes novas vão continuar (continuar? elas nem começaram ainda…), sabe-se lá pra onde foi esse teto financeiro, se é que ele ainda existe.

  7. Diabo é essa de “mesmo regulamento”, não to gostando nada do atual. NITRO-KERS, Difusores-Dubios, mesma gastança de 2009 em 2010. Será que as novas equipes vão ficar tranquilas com o não uso do teto, e mesmo regulamento de 2009? Será que não esperavam por corte nos custos? Ta complicado, o que será que muda?

  8. Somello disse:

    Quem de verdade acreditou nessa baléla ???
    Alguem pode imaginar que toda essa grana que gira no circo não iria prevalecer no final ?? Conversa de mané !!!!
    Tudo vai ficar como antes, e nós tamabem.

  9. Ivan Tadeu disse:

    Quantas acompanhantes ‘dressed in leather’ arrumaram pro Max se aposentar mesmo?

  10. Mario Kondo disse:

    Sou mais um que votou no racha. Circo pegando fogo sempre é legal para quem está assistindo.

    Quanto ao presidente nazista da FIA:

    “Resta saber quem será o sucessor de Max. Todt? É bom lembrar que o presidente da FIA não é eleito pelas equipes de F-1, mas sim por confederações nacionais e automóveis clubes. É um colégio eleitoral enorme. Se quisesse, Mosley conseguiria a reeleição.”

    Ganharia. Igualzinho ao Ricardo Teixeira. Quanto mais corrupto o presidente mais fácil comprar as federações e perpertuar-se no poder.

  11. PBG disse:

    FG, como neoliberal sempre defendo a competição. contudo nesse caso não seria uma boa, suspeito que aconteceria como foi no caso CARTX IRL. é sempre melhor ter um campeonato de ponta, de elite, o publico sabendo que ta vendo o que há de melhor no automobilismo, e isso sempre foi a F1. Ganha o publico que terá um “produto” de melhor qualidade.

  12. A. CESAR PARDINI disse:

    Sei não. O maquiavélico chicotinho, como todo bom sado, vai ficar fingindo de morto, quietinho, e quando chegar em Outubro,data que não dará tempo habil para organisar nada novo, exigirá alguma coisa além do trato, só para conturbar. Não percam o próximo capitulo de “Aflições da velocidade”,uma novela dos tempos da crise.

  13. Fernando Passos disse:

    Flávio,

    Seria legal um racha, pelo menos seria algo realmente novo e que prendesse a atenção do público de verdade, pois passa ano, entra ano e na metade da fase européia já se sabe quem será o campeão… tirando os últimos dois anos, onde a politicagem e brigas extra-pista trouxeram alguma emoção no final do campeonato.

    E outra, a concorrência ajudaria no desenvolvimento mútuo…

    Agora, não acho que não ouve vencedores. Bernie é o maior vencedor… além de Brasil, China, Turquia, Bahrein, além de rede TV, que pagaram furtunas para a FOM para sediar e televisionar a F1 e receberiam uma GP2 melhorada…

    Abraços

  14. Seven disse:

    Em 05/05 já havia apostado uma bala chita que ia ser assim: aumenta-se o teto, e fim de conversa. (http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/05/05/ninguem-kers-2/#comment-3298912)

    Ainda bem que não gastei bytes nem neurônios com esta picaretagem.

  15. Thiago Schauenberg Pereira disse:

    Eu acho que um racha só iria enfraquecer ambas as categorias. Eu gosto de coisas que carregam tradição. A Formula 1 é uma categoria de tradição. Assim como a Ferrari.

  16. Nuvolari disse:

    Corrida eu vejo até de cágado bêbado no cio, mas que a F1 está um um porre, ah… isso tá. E não é de hoje.

    Uma F-FOTA com regulamento da NASA pras montadoras mostrarem tudo o que podem seria legal. Há uma série de documentários, manjados já, que passa no Discovery Turbo. O Patrick Head diz que se os regulamentos fossem frouxos, os carros bateriam nos 600km/h, os pilotos experimentariam forças G’s similares às de caças de combate e virariam na metade do tempo que viravam em 2004, ano do programa e dos F1 mais rápidos da história.

    Afinal, a falta de limites é o espírito da F1. Dane-se se os pilotos não tivessem função alguma ou ficassem fisicamente impossibilitados de guiar. Corrida é de carros. Piloto, se quiser correr, que vá pra São Silvestre.

  17. Bruno disse:

    Bom, analisando todos os capítulos da novela a gente entende como dinheiro e poder mexe com as pessoas…

    Acho que no final das contas, Max Mosley foi o lado que cansou de brigar por poder e dinheiro (talvez porque já tenha tido a sua cota nessa vida)…, agora vai poder aproveitar a grana que tem com chicotadas e otras cositas más….

    Estava torcendo pra rachar sim…., e pra record comprar os direitos de transmissão da F-Fota e a globo da F-1…., assim teríamos mais coisas para assistir na TV! E ainda torço para que a band ou record compre os direitos de transmissão da Classic Cup…, porque nas duas vezes em que programei pra assistir ao vivo não deu certo.

    Aliás…, Flávio, você está devendo a mim e a outra pessoa que perguntou aqui o calendário da Classic (cobrando na cara dura!)…hehe!!!

    Abraço a todos

  18. Dizia isso pra um amigo: pra mim, que assisto até campeonato goiano e brasiliense de Marcas e Pilotos (quando transmitem), não ia fazer diferença F Fota ou F1, eu quero é ver carro correr.

  19. askjao disse:

    Eu falei a vários posts lá atrás. Na hora H, Max abriria as pernas e daria um gostinho de vitória para as equipes. Ponto pra mim. E ponto pra eles também, que colocaram um pouco os egos de lado para satisfazerem os milhões de fãs pelo mundo.

  20. Marcelo Witt disse:

    Olha, mal, mal mesmo não faria se fizessem os dois campeonatos. Eu já estava até ficando feliz que ano que vem poderia assistir 34 corridas de F-1, e não apenas 17 !!! Mas enfim…

  21. Cleiton Pessoa disse:

    Eu tb queria ver o racha, mas eu disse q o max pimentinha ia voltar atrás, e voltou. Muita grana envolvida, e todo mundo debandando pra FOTA, n ia ter pra ninguem… O bom das brigas é que elas melhoram o esporte, sem dúvida, qdo tá tdo bem sempre vem uma merda em seguida.

  22. Marcelo Portugal disse:

    Lero lero é mato nessa F1 de hoje!

    Pelo amor de Deus. Socorro!

  23. gian disse:

    vou tomar emprestado o jargão do galvao bueno…..EU JA SABIA!!!!!!!!!!!!!!……….que nao haveria este racha havia muitos interesses envolvidos..e..alem do mais a fota nao teria tempo habil para montar outra liga esportiva..em pouco espaço de tempo mesmo com toda a grana que eles tem………,quanto ao racha se realmente acontecesse….eu adoraria…pois existem ai um mercado de pilotos muito competentes e talentosos..que param na gp2 e dai para a frente so com muita sorte e muita grana e bons empresarios para sentar o traseiro em qualquer carro do grid da formula 1 ….e..neste aspecto seria maravilhoso ter duas ligas …daria mais espacos a estes pilotos e muita mao de obra para mecanicos e engenheiros…..uma pena…….

  24. Pedro Araújo disse:

    Gomes, o Ico ventilou a possibilidade do Ari Vatanen assumir a presidência da FIA.

    Ainda bem que esse povo chegou em um acordo.

    Porque esse racha estava com o maior cheiro de Cart/IRL.

  25. Marcelo D disse:

    E no fim quem mais acertou foi o Fábio Seixas, que desde o início da novela disse que todos iriam se acertar e perfilar seus carrinhos na F1 em 2010.

  26. Até as bandeirinhas quadriculadas sabiam que essa história ia acabar assim. Todo mundo deu uma engatadinha na ré….e apenas alguns tiraram de leve o pé da embreagem. Just business.

  27. Murillo disse:

    Não dava Flavio….

    Tá dificil de arrumar dinheiro, se ocorresse a separação as 2 morreriam.

    Não é fácil montar uma nova categoria… É FOTA viu.

  28. Arcadio disse:

    Tava na cara que isso ia acontecer…

  29. Marcus Lacerda disse:

    E viva a MÁFIA.
    Fica claro que nas contas das equipes, verdadeiras válvulas de vazão de dinheiro de origem “desconhecida”, ninguém mexe. Por isso a Ferrari estava no topo do movimento.
    Fica claro a força do Sr. Bernie Eclestone. Calado durante o embróglio, mas ativo para selar o acordo.
    Fica claro também o cunho pessoal que gerou este conflito. Max ficou cansado mas consegui o que queria: cutucou com força a ferida (leia-se finanças) das grandes empresas automobilísticas.
    E todos nós ganhamos. Eles perderam, pois tiveram seus nomes com muita exposição e, se algum tribunal decente quiser, eles terão que se explicar mesmo. FIA, FOTA e FOM.

  30. Charles disse:

    Enfim, fico feliz que tenha se chegado a um acordo, e espero que a saída deste senhor que tanto fez para prejudicar o automobilismo (não só a F1, mas também o mundial de marcas que ele acabou e o WRC que ele dinamitou) sirva para trazer estabilidade ao automobilismo.

    Ironias da vida: Mosley sairá da FIA do mesmo jeito que ele impôs a saída de Ron Dennis da McLaren.

    Como Robespierre, depois de tanto colocar gente na guilhotina, Mosley acabou caindo nela…

  31. charly disse:

    Concordo plenamente com você FG, até corrida de Kart na granja Viana se passar eu assisto.

  32. Eduardo - SP disse:

    Quem não gostou nada dessa notícia foi o Rubinho. Com dois campeonatos distintos, certamente ele teria uma vaguinha p/ ano que vem. Já com apenas um, sabe-se lá…

  33. Natal disse:

    Resumindo, o Bernie venceu… Continuaremos com regulamento ridículos e uma continua Nascarização da F1 para aumentar o espetáculo para ajudar o baixinho a ganhar mais alguns blihões de libras… Que “maravilha” para quem gosta de carros, né?

    Abraço,
    Natal Antonini

  34. Fernando Orbite disse:

    O racha seria ruim para os dois lados de lá (FIA, FOTA), mas para nós, amantes de corrida, seria mais um campeonato que passaria na televisão, já que muitos (muitos mesmo) ficam de fora das trasmissões.

  35. Marco Aurélio disse:

    É tava na cara que ia da em pizza isso. Na hora agá alguem iria ceder. E eu so do lado mais conservador, dividir a F-1 seria uma perda muito triste e o fim de uma era., a F-1 tem uma historia muito bonita pra ser perdida por causa de um racha politico.

  36. MARCOS JOY disse:

    O FATO É QUE O QUANDO O “VÉIO” BERNIE ENTROU NA JOGADA RESOLVEU ESSA MUVUCA, BOM PELO MENOS PARECE QUE O MAX IRÁ FAZER SUAS FESTINHAS EM OUTRA FREGUESIA, JÁ ESTÁ DE BOM TAMANHO!!!!!!!!!!!!!

  37. Ivan Drumond disse:

    Eu não queria ver duas categorias. Tenho péssimas lembranças da briga CART/IRL e no que se transformaram os fans rivais.

    Os fóruns eram uns esgotos e a qualidade foi caindo até o que restou hoje.

  38. JDFortuna disse:

    Que saco!

    Chato isso. Já estava empolgado. Tenho certeza que a separação seria melhor pro nosso esporte tecnológico. Essa F1 toda amarrada é quase uma merda. Bom, aviso aos irmãos que eu vou fazer de tudo pra criar uma categoria aqui no Brasil que vai dizer como deveriam ser as coisas! Esperem e verão! Mesmo no inverno.

  39. Paulo Ribeiro disse:

    Melhor esperar…há alguns dias atrás todo mundo dizia que a FOTA e a FIA chegaram a um acordo e, logo depois, o Max Mosley bateu o pé e disse que não haveria redução no teto orçamentário.

    Eles chegaram a um acordo de custos, mas não detalharam como será feito, portanto, tudo ainda está em aberto e, dependendo de como será esta nova estratégia de contingenciamento de gastos, pode ser que as equipes esperneiem novamente.

    Alem disso, do jeito que o Max Mosley anda senil e gagá, pode ser que amanhã ele se esqueça do acordo e volte a falar em teto orçamentário. Para mim as coisas estão começando a se estabilizar, mas ainda há muitos detalhes mal resolvidos pela frente (pacto de concórdia, sucessor de Max Mosley, como deixar o orçamento das equipes semelhante ao da década de 1990 sem um teto, comprometimento maior das montadoras para que não faça como a Honda fez, ajudar as equipes novatas a não saírem prejudicadas diante do poder das ricas equipes da FOTA a curto prazo, etc, etc…)

  40. TEQUILA disse:

    Não! não seria bom duas categorias. E, não! a FlA não venceu.

  41. A. CESAR PARDINI disse:

    Ops , leia-se cerebros de verdade.

  42. Kiko disse:

    O Racha seria interessante, só não seria interessante ver Interlagos, ou qualquer outra pista do Brasil de fora, isso ia matar o já moribundo automobilismo (especialmente Formulas) Brazuca.

  43. A. CESAR PARDINI disse:

    Eu sempre achei que um rachinha básico seria muito salutar pra categoria Top, separados em garagistas e montadoras. Seria delicioso ver cérebros de verdades, dirigindo equipes pequenas e competentes, dando pau em montadoras montadas em pilhas de dinheiro, embasbacadas diante da evidência que corridas ganha-se com inteligência. Talvez o susto tomado com a Brawn, tenha gerado o esperneio, e infelizmente, os dissidentes não vão permitir normas de desenvolvimento que previlegiem a criatividade. Mas agora parece que todo mundo vai ficar “de olho” no negócio com visão berniana ou seja, tudo por dinheiro! Dias melhores virão!!!

  44. regi nat rock disse:

    Cada vez mais está perdendo a graça. Até a rebembela da parafuseta tem que ser do jeito que o regulamento permite.
    O que está salvando esse ano é a competencia do Nenwey e do Brawn, caso contrario seria o campeonato mais pífio de todos os tempos.
    Gosto pacas de corrrida mas tá ficando mais crível assistir corrida de carrinho de rolimã. De Lada não.

  45. Marcos Reis disse:

    Eu também tava torcendo pra rachar rsrssrs

    COmom disse o rubinho no twitter dele, o calendário da FOTA saiu sem o Brasil mas, com 3 pilotos, duvido que os caras não iriam dar um jeito… Nem que seja aqui em Brasília heheheh

  46. Ivan disse:

    Pois e… eu ate estava torcendo por um racha, justamente por haver duas categorias se rivalizando, no topo mais alto do altomobilismo.
    Agora, se a FOTA se entendeu com a FIA, uma parte dos objetivos pelo qual ela foi criada foi resolvido, falta agora o acerto com FOM de Berny Ecclestone, ai a briga vai ser grande tambem, envolve dinheiro, mas isso e conversa pra 2012.
    Abs

  47. r. disse:

    e quem não chora não mama não é mesmo?

  48. Thales disse:

    Eu tava curioso pra ver o racha. Mas acho legal que tenham chegado a um entendimento. Depois do que houve na F-Indy, a palavra “racha” dá um frio na espinha.

  49. Fabio disse:

    Muito choro e ranger de dentes, para no final ficar tudo como está. No máximo será combinado um novo pacto, com reduções de custo que nunca acontecerão.

    E ainda acho que vão alinhar no máximo 20 carros em 2010. E isso se as novatas confirmarem a inscrição, agora que não há mais teto orçamentário, pois acredito que Renault e/ou Toyota vão debandar.

  50. Cristiano Azevedo disse:

    Eu queria ver o racha. Um campeonato que seria o suprasumo da tecnologia e velocidade. Acho que o da FOTA seria bem melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>