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sábado, 13 de junho de 2009 - 13:09F-1, Foto do dia

FOTO DO DIA

SÃO PAULO (era bonito) – Rara imagem do Copersucar com Wilsinho Fittipaldi no “Carrossel” de Nürburgring, em 1975. Quem encontrou a foto? Adivinhem… Humberto Corradi, o arqueólogo da net.

29 comentários

  1. REINALDO HERNANDEZ disse:

    Bons Tempos, que saudades!
    linda foto

  2. O FD01 era muito bonito, o desenho, as cores, o logo da Copersucar, tudo muito especial, um sonho. Valeu, hoje ele figura na historia ao lado de outros, que também foram fruto do melhor que seus construtores puderam dar em suas épocas, cada um ao seu modo e com os recursos que tinham.
    Foram dezenas de marcas de 1950 até hoje, nem todas conseguiram vitorias, mas tentaram.
    Acho que podemos suportar perdas em competições, mas nunca nunca nos perdoaremos por não tentar competir.

  3. brizolaf1 disse:

    Essa é a nossa flecha de prata que bonita que era, saudaes da f1 do passado, inclusive da brabham do PIQUET aquela branca com azul marinho.

  4. nilton disse:

    o carro quanto mais velho mais bonito fica, já o blusão continua imbatível de bonito !!!

  5. Bianchini disse:

    Ah, o Nordschleife, resquício de uma época em que os homens eram homens e os carros eram carros… hoje em dia, só um bando de bonequinhos com discurso decorado… Que falta fazem pistas em que o piloto tinha de mostrar o que realmente sabia, como o velho Nürburgring, o velho Spa de 14 km, o seletivo Dijon-Prenois, Clermont-Ferrand, Brands Hatch, Anderstorp, Jarama, o velho Fuji dos anos 70…

  6. Thiago Sabino disse:

    Mestre Humberto Corradi!

    o meu singelo MUITO OBRIGADO por atender o meu mui humilde pedido!

    Saiu melhor que o esperado. Essa eu vou fazer um poster!

    mais uma vez, muitissimo obrigado.
    O que quiser, de fotos de avião, pode pedir!

    O possível a gente faz na hora.
    O impossível, só peço 5 minutos!

    Abração e boa semana!

  7. marcio felomeno disse:

    Achei chato a atitude do Emerson neste ano, a telefonica diminui o patrocinio e o cara caiu fora da categoria, cade o amor ao esporte ???

  8. Claudio Ceregatti disse:

    Alguem aí falou da cor…
    Lembro que li ser “prata com 5% de azul”. Se não me engano foi o próprio Sid mosca que deu a declaração, em algum lugar que não lembro.
    Se nas fotos é lindo, ao vivo era um sonho de carro…
    No evento da FEI mes passado, cheguei no meio da tarde, e fiquei admirando o FD 01 demoradamente… Minha filha tirou mais de 200 fotos, só dele.
    Dá vontade de sentar e sair acelerando. palmas ao Divila e aos irmãos Fittipaldi, que materializaram essa obra prima, hoje histórica.

  9. Heitor disse:

    Lindo carro. Era de um conceito muito moderno para a época, e esse foi um dos motivos que precisaria de mais tempo para o desenvolvimento.O blogueiro ai acima, Rubem R. Gonzalez ,descreveu muito bem o que também penso que seria a Formula 1.

  10. Leonardo Felix disse:

    Bela imagem

  11. rubem rodriguez gonzalez disse:

    Usando o link do Humberto Corradi, já virou a tela de fundo do meu computador , deve ficar aqui uns dois meses , depois troco por outro F1……

  12. JOSÉ CARLOS disse:

    Este é um dos mais bonitos da formula 1.

    No meu quarto de adolecente tinha um poster deste formula que dividia a parede com um da belissima Susan Dey da familia Do Ré Mi .

    Bons tempos .Pena que não andava.

    Mas valeu.

  13. rubem rodriguez gonzalez disse:

    Não esclarece tudo mas ajuda muito, o desempenho e desenvolvimento dos primeiros Fittipaldi ficou comprometido por causa dos motores que a Cosworth fornecia com menos 70 CV para equipe….. assim ficava difícil né? E para quem não sabe nestes tempos atuais de eletronica e equipamentos feito a base de fibra xilantônio extraído na costa do arquipelágo das Fordunas em noite de lua cheia, a caixa de direção deste carro aí em cima saiu de um singelo Chevette……… ideal para quem precisa esterçar as rodas para ambos os lados e pelo visto super eficiente pois não existe nenhum histórico de quebras desse equipamento na época e os carros no que tange a o esterçamento continuam iguais, virou o volante as rodas viram no mesm sentido, tão simples quanto andar…….

  14. Francisco Libanio Pullig disse:

    Lindo, mas nenhum supera a velha Lotus preta dos anos 80. O mais bonito de todos os tempos.

  15. Breno Peixoto disse:

    Aos 6 anos de idade ganhei um autorama, e este era um dos carros (o outro era uma McLaren). O copersucar andava muito mais, pelo menos lá em casa.

  16. Mário Mesquita disse:

    Belo carro!!!

    Ruben Rodrigues (13:40) falou tudo. Assino em baixo.

  17. Juliano disse:

    Linda foto !!!

  18. Max Mosley disse:

    Andar em Nurburgring deve ser legal até de lada, imagine com um F1. Antigamente tínhamos circuitos muito mais seletivos e interessantes do que essas pistas estéreis do Mr. Tlke.

  19. Thiago Sabino disse:

    Podia andar mal que for, mas é bonito de DOER!
    Se até a Ferrari nova tá uma carroça, com um orçamento quinquilhardário……

    Humberto, obrigado por dividir conosco essa foto digna de um pôster gigantesco.

    Aliás, tem como hospedá-la em algum site, em alta resolução, pra ficar de papel de parede, se não for muito incômodo…

    Copersucar é ainda um tema muito muito bacana. Mas até hoje falta um livro, estilo capa dura, com muitas e muitas fotos, que pudesse reunir tudo da equipe. Falta isso. Divila, o que acha?

    Abraços

    Thiago – Fã confesso da Copersucar.

  20. Fernando M.A. disse:

    Antes de qualquer coisa… Saudades de carros de número alto, com essas regras de limitar o número de participantes, só vai até o carro 27 agora.
    Vendo esse carro me faz pensar que compensaria liberar os pneus tão grandes como eram, afinal seria complicado demais para troca-los várias vezes durante a corrida.
    Por fim, como falaram, o fim da telemetria, que não tinha nesse carro. Não sou contra que os carros atuais tenham, mas só deveriam ser do carro para o box, nunca do box para o carro, assim como o rádio, para que as plaquetas (outra coisa que deixa saudade) na reta dos boxes sejam mais fundamentais a serem reutilizadas, mandando o piloto virar 30 graus o botão verde da direção para compensar o ciclo do giroscópio (acho que teria piloto que ficaria louco por não conseguir ler as placas desse tipo).

  21. gustavo giroti disse:

    lindo pra caramba, ainda mais esse pneuzão, massa!

    e esse cor prateada era linda!

    não é esse o restaurado, o restaurado é o fd-01 (ficou meio frankenstein) de 1975 e o fd-04 de 1977 amarelo! mas ambos sem o logo da copersucar pois esta não liberou!!!

    alex – a f-1 passava por muitas modificações, e os engenheiros tentavam muitas nuances, é só vc verificar a diversidades e diferenças de projetos que pautou a f-1 até os anos de 1980, depois disso foram só cópias dos carros hegemonicos.

  22. Tenho saudade, um banzo feliz dessa equipe. As cores, as formas, a garra do Wilson, do Rato, do Divila, deles todos. David contra Golias – mas dessa vez o Golias venceu, cazzo!
    Os carros eram lindos. E eles tem um quê de midernidade – ainda hoje. Evoé Coopersucar. Morituri saludent.

  23. ALEX B. disse:

    Estes carros iniciais da equipe eram cheios de “nove horas”, mas andavam muito mal! Não sei bem porque, mas talvez o maestro Divila possa esclarecer a nós, pobres mortais.

  24. Rafael Mello disse:

    Olha o tamanho desses pneus traseiros… que aberração!! rsss

  25. rubem rodriguez gonzalez disse:

    Caremba, nem lembrava mais como era um carro de F1 de verdade….. pneuzão na traseira, pneuzinho na dianteira, pneu slick sem banda verde banda azul banda rosa, sem composto mole, duro, meia mole meia dura….. tinha tudo que um carro de verdade precisa para ser chamado de esporte: uma embreagem dura, um freio pior ainda e um trambulador para trocar as marchas e sem 2000 engenheiros e tecnicos nos boxes prevendo até o desempenho do bólido após um peido do piloto…..

    Eu acho hilário esa história de controle orcamentário das equipes, já pensaram até na utilização de vetustos auditores tipo os agentes da CIA na era da bichona enrustida do Mc carthy…..

    A forma mais eficaz de controlar custos é através única e exclusivamente de um regulamento tecnico restritivo, não estou falando em regulamentos ridículos tipo gincana de festa junina como é agora, Q1 Q2 Q3 pneu verde, depois o azul e por ultimo o rosinha para ser politicamente correto né?
    Acaba com esse ridículo pit stop, elimina toda a eletronica assistida e telemetria embarcada, rádio one way, ou seja só o piloto pode falar, seria util em emergencias mais necas para mudar a regulagem fornecida não pela capacidade do piloto mais sim de 50 simuladores nos boxes. devolve o pedal da embreagem, acaba com aquele cockipt de nintendo e aquele ridículo arremedo de volante que é usado hoje, só nessas medidas já economizamos no minimo uns 50 milhões de dolares. eletronica pode, mas apenas nos treinos de desenvolvimento , entrou para valer retira tudo. é igualzinho quando a gente tá na escola, lembram-se? na hora da prova não tem essa de cola ou consulta ilimitada, prova como já diz o nome é hora de provar alguma coisa, como é que alguém prova alguma coisa com 200 co pilotos?.

    Saudades………….

  26. fred disse:

    É bonito, e não era o mais bonito. O FD01 era a obra prima dos Copersucar, a obra prima do Divila. Mais que o F6, acho. Abs.

  27. Marinho disse:

    Foi um desses que foi restaurado recentemente? Ele vai estar na f1historic?

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