SPA, 1970

SÃO PAULO (saudades de lá) – Vídeos antigos de F-1 a gente encontra aos milhares no VocêTubo, mas de vez em quando é legal destacar algum aqui, ainda mais com a ajuda da blogaiada. O Marcvs Avrelivs mandou este de Spa, em 1970. Para que a gente note algumas diferenças em relação à F-1 de hoje. Primeiro, o grid. Os carros praticamente empilhados na largada, que acontecia na descida para a Eau Rouge (os boxes eram os antigos). Depois, a zona em volta da pista. Como é que deixavam as pessoas tão próximas dos carros? Outro detalhe curioso: só 17 carros largaram nessa prova. A gente reclama do grid magro de hoje em dia, mas já foi pior.

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Silvio Roesler
Silvio Roesler
14 anos atrás

Excelente! Mostra a diferença gritante em termos de segurança e profissionalismo!

Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

Fato é que os 4 McLaren não participaram, Alex Soler não se classificou, e outro piloto ainda estava doente…

Walter S.
Walter S.
14 anos atrás

Rodolfo,
Ickx não foi o segundo em W. Glen, foi o quarto colocado, uma volta atrás de Emerson.

Apesar de ter largado da pole e marcado a melhor volta, Jacky nunca esteve em posição de liderar aquela corrida.
Stewart dominou até explodir o motor da Tyrrell 001 na volta 82.
Então Pedro Rodrigues ganhou aponta, mas teve que parar para completar o tanque e deixou a ponta para Emerson, que memso muiot gripado chegou mais de 36 segundos à frente do mexicano e sua BRM beberrona.

A vitória do Rato teve muitos lances de genialidade dele, realmente selou a conquista do título póstumo de Rindt, mas não foi tão decisiva assim para o austríaco.
Até o segundo piloto da Lotus naquela corrida, Reine Wissell, chegou à frente de Ickx, completando o pódium no terceiro lugar.

LBM
LBM
14 anos atrás

Teve uma época que o grid era mesclado com carros da F2 para aumentar o número…

Rodolfo Ricci
Rodolfo Ricci
14 anos atrás

Quer saudades?
A primeira vitória do Emerson na F1.
Dando título para Jochen Rindt
Se Jack Ickx vencesse, seria ele o campeão.
E ele chegou em segundo.

http://www.youtube.com/watch?v=f4NLcYEOL-A&eurl=http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/&feature=player_embedded

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
14 anos atrás

Flávio, pior só se for em termos de quantidade em grid como nos anos de 1952 e 53 onde o grid foi recheado com f-2s. Mas tinha-se mais pilotos de qualidade do que hoje onde um Piquet Jr. ainda estaria a correr de f-junior, heheheheh.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

A pista parece meio diferente da de hoje, não? Principalmente a inclinação de algumas curvas do miolo! Linda imagens, spasivo, tovarich!

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
14 anos atrás

Como esses carros eram bonitos!
Sorte de quem os viu para contar histórias

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Então, confirmado pelo Walter S. acima ser Piers Courage que tambem dá a cara logo no início do vídeo.
Impressionante: Cinco caras, cinco mortos em corridas.
Sem querer ser mórbido e já sendo… Morria-se como moscas nessa época romantica.
Romantica não, trágica. Essa moçada de hoje, com perto de 20 anos não imagina a carnificina que eram as corridas de F1.
Potencia estúpida misturada com uma tecnologia ainda incipiente, aliada ao natural espírito competitivo de pilotos e equipes.
Isso matava, e foi assim desde os tempos heróicos do pré-guerra (inclusive WW1) até recentemente.
Muitos e muitos de foram para que aprendessemos.
Progresso e evolução pago em vidas.

Raul Duarte
14 anos atrás

Pena que só filmaram no pit de largada e la source, mas acho que devia ser bem difícil carregar as cameras da época pelos quilômetros de spa…

Walter S.
Walter S.
14 anos atrás

Quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade.
Tinha 4 Campeões Mundiais, três Campeões da F-2, três vencedores de LeMans, etc, etc.

E ainda faltaram as McLarens, de luto pela morte de Bruce e Denny ainda recuperando as mãos queimadas em Indianápolis, senão chegava aos 20 de hoje…

Destaque para Ignazio Giunti, que largou em oitavo e chegou em quarto lugar com a segunda Ferrari.
Giunti revezava a segunda “guida” com Regazzoni até o Rega vencer em Monza.
O italiano morreu um ano depois, em Buenos Aires, quando encheu a traseira da Matra empurrada pelo meio da pista pelo Beltoise e sua 312-P explodiu em chamas.

Foi também a última corrida de Piers Courage, que morreria duas semanas depois em Zandvoort.

E ainda não havia nem vestígio de brasileiros na F-1!

charly
charly
14 anos atrás

Bom dia FG, você como piloto me responde uma coisa, de dentro do carro em um corrida, dá pro piloto ler aquelas placas ( avisos) que a equipe mostra?

Ricardo Piva
Ricardo Piva
14 anos atrás

Além dos legendários pilotos, achei interessantíssima aquela imagem que mostra a força com que os carros arrancavam na largada.

Sem controle de tração nem nada parecido. Puro despejo de potência.

Maurício MV.
Maurício MV.
14 anos atrás

Ô saudade!!!!

Jaison
Jaison
14 anos atrás

bacana a imagem da mesa ao lado da pista e ele ou ela curtindo a carrera com um copo de martini seu marlboro e sua Pentax isso é vida…

isso mostra como o mundo ficou chato! com regras para tudo…

Anderson Maciel
Anderson Maciel
14 anos atrás

o layout de largada 3-2-3-2-3-2 era mto show e analisando bem dava menos chances de carnificina e mais chances de sair ultrapassando na largada la (pelo menos no simulador q tenho é assim hehehe). Grid tinha soh 17 carros, mas eu prefiro esse grid de 17 do que o de 20 de hoje, blergh.

Silvio
Silvio
14 anos atrás

Lendas…
Nem céu, nem inferno… É obvio que o quesito segurança não era prioridade na época, nem para os pilotos, nem para o público e muito menos para os organizadores. Tecnologia também cooperou para melhorar o espetáculo.
Por isso nem céu, nem inferno. Era amador, mais era um espetáculo. Hoje é profissional, mais é um negócio. Acho que não haverá mais aquela magia. Os carros parecem que utilizam uma forma única. Os pilotos vem de uma forma única (aquela que se fazia um Fangio, Clark, Emerson, Villeneuve Pai, Prost, Senna e Schumacher, quebrou quando foram tirar o alemão da forma), todos esses “braços duros” atuais dependem muito mais do carro do que a capacidade técnica própria, tem o Jerry Lewis Hamilton que prova o que eu digo, o Alonso que corrobora o que eu digo. Continuo e continuarei assistindo F1, mais aquele tempo em que um Senna fazia uma Tolleman passar uma McLaren (25 anos atrás), esses não veremos nunca mais. Triste??? Sim, uma triste verdade… Até mais…

Fernando
Fernando
14 anos atrás

Talves esse Pedro Rodriguez tenha sido o melhor piloto mexicano de todos os tempos.. pena q morreu cedo.

Rodrigo Dias
14 anos atrás

Acredito que tu já tenha visto o filme Grand Prix. O circuito de Spa tinha o pessoal transitando no meio do traçado e, inclusive, algumas casas funcionando como barreira de proteção. Até 1980, por aí, acredito que a Fórmula 1 ainda era meio amadora nessa questão de segurança.

Mas devia ser menos nojenta que hoje.

Gustavo
Gustavo
14 anos atrás

cara, Peterson, Rodriguez, Amon, Ickx, Jackie Stewart e Jochen Rindt! E vc chama isso de grid magro…

Peixe
Peixe
14 anos atrás

Qualidade nem sempre é iagual quantidade.
O número de carros era menor, mas o que eles significavam na época, aposto que era algo mito maior do que qualquer grid de 26 carros hoje na F1 significaria.

Vando Monteiro
Vando Monteiro
14 anos atrás

retrato histórico de uma época maravilhosa da fórmula 1, pena que nos dias de hj não temos o prazer de ver na pista grandes campeões duelando como se fazia naqueles tempos…
naquela época o braço valia muito, não apenas o melhor carro…
outro link legal para os amigos…
imagens das 24 horas de spa de 1973 com imagens lindas, carros de verdade e uma corrida de verdade, aí vai o link…

http://www.youtube.com/watch?v=HVAJWQ776GY&feature=channel_page

Squa
Squa
14 anos atrás

A cena de Marlboro com o copinho de (aparentemente) Whisky, que aparece no 2’02” do vídeo deu água na boca.

luis antonio da matta machado
14 anos atrás

Nem se sonhava em ter brasileiros disputando essas provas, e depois sendo campeões. Lembro de uma telenovela , Véu de Noiva, que era desse ano e tinha um personagem que era corredor de F.1 (Cláudio Marzo se não me engano). A música era , para mim, o tema perfeito de corrida de carro. Acho que era do Eduardo Lage,não sei.
Brasileiro ali, na pista, só em novela. Mas a vida imitou a arte.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Dos pilotos que dão as caras antes da largada:
Jo Siffert, Jochen Rindt, talvez Piers Courage e Ronnie Peterson, todos mortos em combate.
No final, Pedro Rodriguez, igualmente morto.
Dos que identifiquei, o sobrevivente é Jacky Ickx.
Inacreditável tempo onde se morria de amor por tudo isso aí. Uma época que além de competencia, a distancia entre a vida e a morte era o fio da navalha.
Gladiadores, sem dúvida.
Por ora no céu dos pilotos, em mui buena companhia.

Carlão
Carlão
14 anos atrás

Pior ??? Pior onde Gomes ???
Só lendas do automobilismo, sem falar que o circuito era lindo e os carros, mais belos ainda.

Áh tempo que não volta mais…. :(