BELGICANAS (7)

SÃO PAULO (ah, os velhinhos…) – Legal demais o segundo lugar de Fisichella. Daqueles históricos. Primeiros pontos da Force India, corrida que dava até para ganhar. Mais uma em Spa para a lista de coisas históricas envolvendo a velha Jordan: primeira pole em 1994, primeira vitória em 1998, estreia de Schumacher na F-1, último ponto com o nome Jordan em 2005, essas coisas que fazem de um circuito um lugar muito especial para certos times.

No fim, tive a impressão de que Fisico tinha carro para atacar Kimi. Não o fez. Ou porque está acertado com a Ferrari para correr em Monza, ou porque Raikkonen tem KERS, sei lá. Mas não importa muito. Acho que seria difícil passar, no fim das contas. Kimi me pareceu ter alguma sobra no carro.

Esse segundo lugar teve cara de canto do cisne para Giancarlo, mais ou menos como a vitória de Barrichello em Valência na semana passada. Mas os dois, em que pese a idade (e idade pesa…), têm lugar na F-1, ainda, com essa história de proibição de testes. Está difícil formar alguém. Sobrevida à vista para ambos, então. E a impressão de canto do cisne pode ficar só nisso mesmo, impressão.

A Force India andou muito bem também com Sutil, que só não pontuou porque largou mais atrás e teve muito mais trabalho que o companheiro. O alemão foi um dos mais combativos da prova, passou muita gente, mas teve um ritmo inconstante.

Vettel é outro que fez um corridão. Inteligente, foi buscar o que dava para quem largava em oitavo, um pódio. Volta a brigar pelo título, mas vai ter de conviver até o fim do ano com o fantasma dos motores quebrantes da Renault. Palmas também para a BMW Sauber. O carro é ruim, mas a pista ajudou. E seus pilotos mostraram dignidade e profissionalismo: quarto e quinto, ninguém esperaria isso de um time cuja morte já foi anunciada.

Webber se afastou um pouco da briga. Não andou bem, e ainda foi atrapalhado pelo time, que o liberou do pit stop de forma atabalhoada. São dois finais de semana ruins acumulados pelo australiano, que vinha fazendo uma temporada muito regular e começa a dar sinais de perda de fôlego.

Finalmente a Toyota, que largava lá na frente. Mas, como quase sempre, se ressente do mau ritmo de corrida de Trulli. Para ele, as coisas sempre dão errado. Tocou em Heidfeld na largada, teve de trocar o bico, depois aconteceu um problema no reabastecimento… Enfim, se tem alguém que pode reclamar do azar nessa F-1, é o pobre do Trulli. Mas ele também não ajuda muito a sorte.

Daqui a pouco eu volto para falar da Brawn e da história de Nelsinho ter batido de propósito em Cingapura no ano passado, história lançada pelo Reginaldo Leme na transmissão da TV.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MSM
MSM
14 anos atrás

A F1 se tornou mais um negócio do que esporte, mas sempre acaba nos surpreendendo com bons momentos como a corrida do Fisichella, que conseguiu os 1º pontos da Force India.
Depois de conseguir a 1ª posição no treino, hoje fez uma prova com competência e velocidade, parecia que estava disputando a ponta do campeonato. Apesar de perder a ponta na relargada, não deu moleza para o Kimi durante todo o GP. Poderia arriscar na 2ª parada a ficar na pista por mais uma volta em vez de entrar junto com o finlândes, mas preferiu fazer o feijão-com-arroz.
De qualquer forma, fez o trabalho correto e deu um presente para a equipe, que vem fazendo melhorias nos carros desde Mônaco, mas que ainda não tinha tido sorte na pista, sempre batendo na trave, hoje fez gol. Mesmo estando atrás da Toro Rosso na pontuação, a equipe está tendo um desempenho melhor na pista.
O Sutil marcaria ponto também, mas foi tocado na 1ª curva e teve que ir para os boxes trocar o bico, mas acompanhou o ritmo do Barrichello até quase o final.
Na Red Bull, os carros não estavam tão bem, mas o Vettel conseguiu pontuar, vencendo a disputa com a BMW e a Williams.´Já o Webber, não se encontrou na corrida e ainda teve a “ajuda” da equipe e fica pela 2ª vez seguida sem diminuir a diferença para o Button.
A BMW depois que anunciou a saída começou a pontuar, mas agora é tarde, pelo menos mostrou que os pilotos podem arranjar um lugar no ano que vem.
A Toyota, que poderia pontuar, teve mais uma apresentação fraca, e olha que o Trulli largou bem, mas acabou batendo e caiu para o fim do pelotão e se arrastou ate´ o final e o Glock nem apareceu.

Max Mosley
Max Mosley
14 anos atrás

Pois bem, tenho que pertubar nesse post também…..o Fisichella foi o melhor do fim de semana. Merece nota 10 mesmo chegando em segundo lugar. As voltas dele foram, em média, 0,090s mais lentas que as da ferralha. E bastava a diferença aumentar para 1,2/1,3s que ele, talvez beneficiado por menos turbulência à frente, tirasse 0,4 numa só volta e recomeçasse tudo de novo.

Não acredito que não passou porque não quis. Foi apenas o mesmo problema da F1 e sua enorme dependência aerodinâmica. Para passar o adversário à sua frente, o ritmo tem que ser bastante superior, caso contrário é impossível. Com o tal do kers (que iria ajudar nas ultrapassagens, hahaha) então…

Mas o que mais me intriga é o desempenho geral da Force India. Como é que eles conseguem fazer uma corrida dessas em Spa e ir tão mal nas outras pistas, mesmo nas que dependem de muito mortor? Tiraram dez coelhos da cartola ou o Mercedes foi muito superior a todos os outros. Em Monza será interessante ver o que os carros movidos pelos alemães conseguirão fazer. Afinal ali é motor potente e muito poder de freio. No passado valia até retirar penduricalhos aero pra diminuir o arrasto.

André Escobar
André Escobar
14 anos atrás

E palmas para o fisico que fez uma corrida em que poderia ganhar. Era mais rápido, mas sem o Kers. Paciencia. Vejo a F1 cada vez melhor, com Brawn, F India, Red Bull, STR, Willians (5 em 10 fora as 03 novas), equipes realmente indempendentes cada ves mais perto do que nunca foi imaginado. Será o retorno do passado tão sonhado? Viva a velocidade pura!!

André Escobar
André Escobar
14 anos atrás

O legal é que já não existe equipe fraca na F1. Todos podem vencer, exceto a Toyota que é a equipe pequena do grid. Apesar da grana….

André Escobar
André Escobar
14 anos atrás

Imaginem se o Rubens for campeão!!!!

mauro
mauro
14 anos atrás

Como pode alguem que ja largou 300 vezes na F1 não saber largar?
Senna, Massa e outros tantos ja ficaram na largada.
Então ninguem sabe pilotar?

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

É, se o Kimi soube usar bem o Kers, palmas mesmo para o Físico… o bailão deve estar comendo solto pela Caminho das Índias, are baba! hehehehe… e para quem tava se arrastando no campeonato, realmente digno de nota a atuação da BMW, que não se arredaram dali dos ponteiros e fizeram uma corrida boa…

Agora, em compensação, escândalo a parte, o Nelsinho mais uma vez deve ter visto a jogada de boliche do francês-suíço-seiláoque com sobrenome de tenista e pensado: o problema era mesmo eu? Ou o problema é dessa equipe má gerenciada pelo fanfarrão do Briatore, que não sabe nem trocar pneu ou perceber que tem calota quebrada… a espanholita até que ficou calminha, hehehehehe…

petrafan
petrafan
14 anos atrás

sobrevida? Raikkonen está prestes a sair da F1, como Fisichella e Rubinho?

Léo Engelmann
Léo Engelmann
14 anos atrás

Pra mim, o que houve foi o seguinte: o alemão bêbado da Mercedez trocou os motores da Fórmula 1, ainda no despacho da fábrica.

O que era pra McLaren foi pra Force India; o que era pra Force India foi pra Brawn GP; e o que era pra Brawn GP foi pra McLaren.

Hic!

Felipe Soares
Felipe Soares
14 anos atrás

Fisichella andou pacas hoje, fez o que o Sutil não consegue fazer (o Sutil se estiver na frente bate no carro de alguem, burro demais).
Fisico agora pode até aposentar no final do ano e sair por cima diferente de um pilotinho gaga que unca para de correr (não flavio calma, não estou falando de vc aahahaha).

Jayme
Jayme
14 anos atrás

Se isso for provado não vai ter Renault, Briatori, Alonso, Nelsinho nenhum o ano que vem, isso se não forem banidos da F1 para sempre. Pra mim a Ferrari não vai mandar o Kimi embora e para o ano que vem correm os pilotos atuais se o Massa estiver 100%. Reparem que por lá ninguem queixa nada, os caras tavam andando lá atrás, e nas últimas tres corridas fizeram, 3º, 2º e 1º. Pra mim Ferrari e Kimi são favoritos disparados para Monza, e kers é do regulamento usa quem tem e investiu e quanto a abrir na primeira curva de Spa não é ilegal e não tem que devolver posição nenhuma, aliás só fala isso quem nunca acompanhou corrida por lá. Teve um ano com chuva que o Mansel ia lá fora toda hora pra sair do aguaceiro. E por último Spa só dá vitórias seguidas para pés bem pesados, Senna, Schumacker, Kimi, todos campeões, e Kimi não ganhou ano passado por cagada da Ferrari, se tivesse trocado os pneus ganhava.

Alexei Michailowsky
Alexei Michailowsky
14 anos atrás

Se Barrichello (37 anos) e Fisichella (36) merecem sobrevida, Raikkonen não?

Cacthos
Cacthos
14 anos atrás
Ricardo Salazar
14 anos atrás

Pois é, esse negócio de limitar treino pegou mal pro Rubinho. Nem largar ele sabe ainda.

Ricardo
http://www.legends-retro.com

Marco Aurélio
Marco Aurélio
14 anos atrás

3 vez que o mesmo problema acontece, quem seria o maior beneficiario? Button mas desta vez se lascou.
“Erro”? que nem mesmo o Badoer e os 2 novinhos cometem.
Foi uma pena e um prato cheio para os anti-Barrichello.
Fez um boa corrida apesar dos pesares.
Agora pra terminar alguém afirma com todas as convicções de que n pode ter havido alguma sacanagem , depois desta que o Reginaldo Lemes disse sobre o acidente forjado do Nelsinho? alguém é capaz de afirmar que n da para alterar a configuração dos boxes?

Gustavo
Gustavo
14 anos atrás

Oque tá acontecendo com essa F1 até a Force India tá chegando no pódio agora e fazendo Pole , parece q todos tem condição de ganhar !

Felipe Trench
Felipe Trench
14 anos atrás

E como foi boa a corrida em SPA. Tinham que retornar os velhos circuitos. Spa, Zeltweg, Paul Ricard.
Como é legal circuito de alta.

dlmoreira
dlmoreira
14 anos atrás

Alegria de palhaço é ver o circo pegar fogo e essa história da Renault é bem incendiaria.

Ja pensaram, Alonso larga a Renault e estreia na ferrari antes do previsto?

João Pinheiro
João Pinheiro
14 anos atrás

O Kimi merecia uma punição. Logo na primeira curva, ele passou as BMW utilizando o asfalto de fora do traçado e não devolveu a posição. Ele, definitivamente, tirou uma boa vantagem andando do lado de fora da pista. E palmas para o Fisico!
João.

luisfernando
luisfernando
14 anos atrás

mais uma lambança do lentinho barrichello,seria um problema entre o volante e o banco,como diz o boquirroto do galvão bueno.

Hugo Borghi Filho
Hugo Borghi Filho
14 anos atrás

Cheiro de escândalo na Renault…
Última frase do quarto parágrafo em:
http://www.grandprix.com/ft/ft21475.html

alex
alex
14 anos atrás

Por favor, como é esta história de “escândalo” envolvendo o Briatore, de que falaram na transmissão?

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
14 anos atrás

Vamos aos pitacos:

Fisichella foi o nome da prova e a Force India a equipe, grande atuação do Italiano que agora deve estar numa sinuca de bico, fica na Force India mostrando lealdade pelo trabalho da equipe ou realiza seu sonho e pilota uma Ferrari m Monza…

Kimi fez o que sempre faz em Spa, uma excelente corrida, porém, sem o Kers ele não ganhava essa corrida nunca, por isso coloco sua performance abaixo da de Fisichella…

Vettel teve um início vacilante e depois foi grande e se recuperou para pegar o pódio, não fosse os péssimos motores Renault e ele estaria na briga pelo título, sem motores confiáveis ele precisará de muita sorte para não levar punições…

Kubica e Heidfeld fizeram boa corida e a extinta BMW deve sair da categoria dando um vexame um pouco menor…

Kovalainen foi Kovalainen, piloto mediano que não dá confiança para equipe, deveria ser demitido rápido ,mas Hamilton gosta muito de seu escud.. desculpe, companheiro, então…

(pausa para tomar ar) Barrichello… ah!… Barrichello, esse é um caso à parte, novamente ele ERROU na largada, repito ERROU e não teve problema como seus chatos fãs e o locutor global querem fazer crer, além disso, deu uma enorme sorte, pois ganhou pelo menos 3 posições por erros e quebras das outras equipes (Alonso, Webber, trulli), outra, esse pessoal que torce para Barrichello é um povo muito esquisito, se ele ganha ganhou sozinho é o cara, se ele perde é porque a equipe o sacaneou, eles esquecem que Barrichello só corre esse ano pela oportunidade dada pela Brawn e que a vitória em Valência foi 50% da estratégia elaborada por Ross Brawn e 50% da execução perfeita do piloto (ponto para ele). Em síntese eu só digo mais uma coisa: Barrichello não vai ser campeão mundial nuuuuuuuuuuuunca, pois não tem competência para tanto, na hora definir ele sempre deixa a desejar, mas para um piloto da sua qualidade o vice-campeonato estará de bom tamanho…

Rosberg caminha a passos largos para Mclaren (isso se o melindroso e mau-caráter Hamilton deixar) e deve ter um 2010 com grandes expectativas…

Vamos ao resto:

Webber tá dando um azar danado, sua equipe e seus motores não ajudam, assim não há pilotagem que dê jeito, eu como nunca gostei dele não estou achando muito ruim não…

Alonso é um grande piloto numa equipe medíocre com um diretor fanfarrão e, agora, talvez, até criminoso, deve estar doido para ir para Ferrari. Além disso, é necessário saber sua participação, assim como a de Nelsinho, nessa estória de acidente provocado. Caso ele e Nelsinho tenham agido em conluio com o Briatore, acho que todos os três deveriam ser afastados da F1 para sempre…

Grosjean, com todo o apoio da Renault, está sendo bem pior que Nelsinho (tomando 0.8 a 1.0 segundo de Alonso), além disso ajudou a recolocar Barrichello na corrida, o Rubens deveria dar um prêmio para Grosjean, não fosse ele Barrichello tinha passado em branco e seus adversários fariam pontos….

O resto não vale a pena mencionar…

Abraço a todos!!!

petrafan
petrafan
14 anos atrás

acho que fica melhor neste post:
que vergonha para os carros vermelhos intocáveis terem que usar o kers a corrida inteira para chegar 6 décimos na frente de um Force India dirigido por Fisichella…