COLUNA 2

SÃO PAULO (já falamos nisso) – A “delicadeza” da Ferrari ao mencionar a Williams como “time que não ganha nada faz tempo”, por ter tido o teste de Schumacher vetado pelos ingleses, é tema da coluna Warm Up de hoje. O texto lembra que no jejum de 21 anos de títulos da Ferrari, entre 1979 e 2000, a Williams ganhou sete Mundiais de Pilotos e nove de Construtores. E que quando a Ferrari roubou Alesi da Williams, Frank, ao invés de processar os italianos, pediu como compensação… uma Ferrari para seu museu particular.

Leia lá, comente aqui, como sempre…

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
petrafan
petrafan
14 anos atrás

ótimo texto, FG.
e bela lembrança do blogueiro mais acima sobre a péssima qualidade da gasolina nacional.
trabalhei em petrolífera durante muito tempo e posso atestar isso.

MSM
MSM
14 anos atrás

O regulamento tem que ser cumprido. Se não pode testar, não pode para todas as equipes. Já que ficou preocupada com o Schumi testar, pois não pilota um F1 há quase 3 anos, então que usasse os pilotos reservas.

Guga.
Guga.
14 anos atrás

Flavio, meus parabéns! A muito tempo não lia uma coluna sobre automobilismo que apresentasse idéias tão próximas as minhas. Frank não é Sir a toa.

Melquíades Strada
Melquíades Strada
14 anos atrás

Leo Contesini,

O link é demais… chorei de rir. Resume tudo.

PS.: e esse nome, Contesini? Vc é um dissidente…rsrs.

Abs.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
14 anos atrás

Torço pela Willians…sempre torci, talvez muito influenciado pela época que começei a acompanhar a F1 (final dos anos 80). Fico chateado de ver a Willians na pindaíba que está hoje. Mas nunca escutei Frank Willians ou Patrick Head chorando ou lamentando pelos cantos. Recusaram parcerias, romperam outra com a BMW, porque? eu não sei…mas isto mostra que Frank e Patrick não se venderam para as montadoras estão ai fortes e não tem o mesmo medo da Mc laren, de a Mercedes a qualquer hora pegar seu chapéu…Força Willians!!!!

porsche 917
porsche 917
14 anos atrás

O Splashandgopenalty, fez um breve resumo, corretíssimo, ao qual daria pra crescentar o episódio do assoalho móvel do carro vencedor em Austrália 2007, com o Raikonnen, que teve os pontos mantidos, e com esta ajuda acabou influenciando o resultado do mundial desse ano, e se a gente começar a esmiuçar o passado, a lista só tende a crescer; tudo isso graças ao apadrinhamento da FIA e ao dinheiro do fdp do Ecclestone que é injetado na eleita, que se valendo disto, tem este comportamento arrogante. Gostei de ver, a atitude da Williams, da Red Bull e da Toro Rosso, vetando esse teste que seria um privilegio (mais um) pra esta equipe fraudulenta; o que faltou, foi os outros times sairem de cima do muro e apoiarem o veto.

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

FG, discordo em dois pontos:
1. Não se pode acusar a Ferrari da inversão de pilotos em A1 e absolver a Williams. A equipe de Tio Frank não é santa. Ou nos esquecemos do que fizeram com “Lole” em Las Vegas/81?

2. A Ferrari ficou 4 anos sem vencer… e continuou na F1. Quantas equipes fariam o mesmo? E é a Scuderia que não tem espírito esportivo?

Ao colega acima que disse que a BR faz “a gasolina mais suja do planeta”. De onde ele tirou isso?

Ricardo Soares
Ricardo Soares
14 anos atrás

Flavio, me tire uma dúvida.
A Williams não fez parceria com a BMW, na época que esta fornecia motores para aquela?
A equipe não era chamada de BMW-Williams?
Só esta dúvida, no mais, acho que toda equipe de F1 que fica temporariamente no topo (é o caso da Ferrari?) fica automaticamente prepotente…os ingleses então…
Abraços

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Caro Flavio, ninguem é santo neste história…
A Ferrari manda e desmanda faz tempo na F1 e isso é sabido… neste ponto concordo com vc sobr arrogancia e prepotencia desta equipe queacha que sem ela, não existe F1.
Seguir regras não cabe uestionar tb, mas tem um outro fator: SEGURANÇA.
Como as equipes deixam o Alguersuari entrar na pista da Hungria sem ao menos ter andado no carro da Toro Rosso uma vez antes???
Mesmo um Schumacher que esta a3 anos afastado.
Mesmo sabendo das intensões nada santas das equipes, pelo menos este fator tem de prevlecer.
Então pra mim as decisões denão deixar nem o Alguersuari e nem o Schumacher andarem foi errada…
F1 pode não ser lugar para qualquer um, mas pessoas arriscam a vida lá… então, Sr Flavio… creio ue isso conta tb.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
14 anos atrás

Bem, sempre detestei Enzo, sempre detestei a Ferrari, e nada me surpreende…
Pra mi, a grande pena dos casos FOTA, FIA etc foi a não retirada desse time daF1. Na minha opinião a categoria só teria a ganhar.

Helder Ramos
Helder Ramos
14 anos atrás

Flavio,concordo com sua coluna totalmente,mais eu tenho uma duvida ha algum tempo que ainda não perguntei aqui(pra vc ou p/ algum blogueiro q/ puder me responder) para não mudar o assunto do post. É exatamente sobre a proibição dos testes; não seria possivel equipes ricas poderosas e esperintes, como Ferrari e Maclaren, testarem seus carros “escondidas”?? como por exemplo em algum autodromo particular ou de montadora pelo mundo afora?? o carro poderia estar com cor diferente e não ser um chassi oficial mais um identico ao levado p/ o campeonato!! tô viajando muito?? a FIA tem parceria com algum satelite?? Flavio, se for possivel fazer algum comentario ficarei muito satisfeito; abraço

André, o Amaral
André, o Amaral
14 anos atrás

Aliás, “em, não. “de” gente morrendo.

André, o Amaral
André, o Amaral
14 anos atrás

1. Sim, o regulamento ee pra ser seguido à risca, assim como as leis de trânsito. Entretando Mr. Williams fez um belo reb•steio tempos atrás quando virou wheelie e matou o passageiro.
2. Ninguém está lá pra perder dinheiro, mas Mr Williams é emblemático do espírito esportivo. Isso é fato.
3. Acho que nem Mr Williams poderia prejulgar (se é que tal palavra existe) o tamanho do gap que seu carro de ’92 teria em relação ao resto.

Resumindo, eu ainda acho que o cara é o último dos moicanos no sonho louco de montar uma equipe de F1 “garageira”, e ele sabe muito bem o que faz. Mas não é “santo” e tem, aliás, um passado bem complicado em gente morrendo dentro de seus carros.
(Tudo bem que hoje isso soa à carnificina, mas nem sempre foi bem assim. Segurança não era primordial e etc. e tal, mas o cara tem foi mais do que um azarado ou infeliz)

1V3N
1V3N
14 anos atrás

Agora, alguns que malham os “politicamente corretos” viram “politicamente corretos”! Como diria alguém: “o mundo está ficando chato”. kkkkkkkkkkkkkkk

joao plata
joao plata
14 anos atrás

ô fg!! tu tem que entender que é o sangue latino falando mais alto! e quer saber?
eu acho que shumi deveria treinar mesmo.. poxa.. dá uma ajuda pra alguem que tanto fez pelo esporte. por reconhecimento

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

E sobre a inveja é o cagaço do frank de não deixar o chumi testar , vc não comenta!!!Ferrari é a maior!!!

rafael
rafael
14 anos atrás

concordo com o marcelo e o flávio gomes.. a williams é quem tem mais espírito esportivo hoje na fórmula 1 e foi patética a nota da ferrari..

ridiculo falar mal de quem quer cumprir o regulamento e super indelicado (pra não dizer arrogante) o comentário sobre a seca de vitórias..

gosto de rivalidade e sinto falta disso na fórmula 1 atual.. mas essa nota da ferrari deveria ter gerado uma reação maior.. achei o fim da picada..

abração a todos

Pacheco
14 anos atrás

O blogueiro oficial foi ao ponto.

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

A despeito da Williams ter
– remendado a coluna de direção do Senna,
– do jeito taciturno do Mr. Williams,
– do Patrick Head ter levado a Betise embora do Brasil
– e da equipe ter feito parceria com a nossa fornecedora de combustível que faz a gasolina mais suja do planeta (por isso tanta fuligem sujando as cidades mas ninguém fala nada),
…ela é a que hoje merece maior consideração em termos de espírito esportivo na categoria. Não está lá para vender carros ou refrigerantes, prioritariamente, mas para fazer carros para aquelas fantásticas corridas. E que enfim, seus carros, estão ficando bons de novo.
abraço!

André
André
14 anos atrás

A Ferrari virou uma escrota arrogante depois da passagem do Schumacher por lá.
A incompetencia iniciada na década de 80 continua até hoje.
Essa convocação do Schumacher é desespero pra ver se conseguem melhorar o carro,exatamente como escreveu o Flávio.
A boa herança deixada pelo Schumacher vem a cada ano sendo esquecida.
Só falta o Felipe Massa pegar uma bomba pior q a desse ano na próxima temporada.
E pra piorar,agora não pode mais V12…

SPLASHANDGOPENALTY
SPLASHANDGOPENALTY
14 anos atrás

Muita gente (inclusive eu) não gosta da Ferrari,e não apenas por causa de sua conduta prepotente,evidenciada mais uma vez agora nesse episódio envolvendo a Williams,mas também inclui-se as facilidades e privilégios que ela recebe da FIA,no caso,o direito de veto no regulamento e o prêmio em dinheiro que ela recebe a mais em todas as temporadas por ser a equipe mais antiga da história da F1,que eu discordo pelas mais variadas razões.Dentro da pista,dá para contar uma porção de “ajudas” feitas à Ferrari,como por exemplo no fim da temporada de 1999,onde ela foi absolvida pelo erro nas medidas do defletor lateral;em 2003 ela acusou a Michelin de fabricar pneus fora das medidas,quando na realidade era apenas uma interpretação diferente,mas correta,do regulamento;e mais recentemente,em 2006 a FIA mandou a Renault correr sem o amortecedor de massa a partir do GP da Alemanha,alegando erradamente que era uma peça aerodinâmica móvel.Existem mais,mas ficarei apenas nessas que são suficientes para se avaliar a conduta dessa equipe.

Mário Mesquita
Mário Mesquita
14 anos atrás

Como vovó dizia, perderam uma grande chance de ficarem calados…

Andre Benevides - Fortaleza/CE
Andre Benevides - Fortaleza/CE
14 anos atrás

É o retrato da prepotência. Se o alemão não fizer nada de grandioso vão colocar a culpa na turma que não ganha nada.

Hurricane81
Hurricane81
14 anos atrás

Concordo com voce. Mas, assiti uma entrevista do Alesi falando que não se arrepende de ter ido para a ferrari e contou dois motivos.
1 – Depois de aposentado ele parou em um posto de gasolina e teve que ficar uma hora dando autografo. Tamanho o amor que os Italianos tem por ele.
2 – E que ele poderia ter morrido na Williams (falando do acidente do Senna)

Leo Contesini
14 anos atrás

Gomes
Simples: Sir Francis Owen Garbatt Williams é um inglês que recebeu as honrarias de “Her Majesty”, um filho da famosa polidez britânica.

E a Ferrari é italiana, país do Berlusconi, daquele pessoal que fala gritando e gesticulando.

A animação do link explica melhor http://www.infonegocio.com/xeron/bruno/italy.html

kyna
kyna
14 anos atrás

Falou e disse Gomes!
Concordo plenamente com você.

flavioailon
flavioailon
14 anos atrás

oi flavio

Da-lhe tio frank.

vitão
vitão
14 anos atrás

e o velho Frank teve que triplicar o seguro por causa do risco de incêndio…vai ver que é por isso que não sobra grana para investir no time, vai tudo pra seguradora……

Vanni Rebonato
Vanni Rebonato
14 anos atrás

Flavio,

voce esta certissimo mas, geralmente nao sempre, latino nao sabe perder.
E, falando agora em competiçoes, brasileiro, geralmente nao sempre, louva somente o ganhador. Do segundo para baixo sao todos perdedores. Ao meu ver so conseguir partecipar em competiçoes de alto nivel è o primeiro sucesso e bota sucesso nisto sem considerar que sem “perdedores” nao haveria vencedor. Eu tiro o chapeu para todos.
So uma opiniao.

Fernando M.A.
Fernando M.A.
14 anos atrás

O que diriam Enzo e Dino Ferrari se estivessem vivos? O que andam fazendo com o sobrenome de ambos.

Ao menos de espirito, a Ferrari dos anos 80, que tinha carros ruins, era muito superior a atual, era uma perdedora muito superiora a hoje.