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Friday, 28 de August de 2009 - 7:55Dica do dia, F-1

LEI DE MURPHY

SÃO PAULO (aos favoritos) – Nada a ver com o que você está pensando. É que o cara se chama Robert Murphy, sessentão americano que deve ser uma figura, pelo que andou fazendo por aí nos anos 70. A dica do site é do blogueiro Demerval Caixeiro.

Murphy é um apaixonado por corridas e, especialmente, F-1. Gosto de americanos que curtem F-1. São, em geral, pessoas antenadas.

Em sua página, simples mas indispensável, centenas de fotos que ele mesmo fez em Mosport e Watkins Glen entre 1972 e 1976 — na minha modesta opinião, período mais fértil em beleza dos carros da categoria, tão diferentes entre si, coloridos, criativos.

Murphy é fotógrafo sensível e de mão-cheia. Está todo mundo lá: Emerson, Ickx, Stewart, Hill, Lauda, Peterson, Pace, Brambilla, Lella Lombardi (a da foto que escolhi para ilustrar esta nota)…

E não deixe de ver, também, duas galerias em especial: uma da CanAm e outra com um tributo à Minardi. Americano, gosta de F-1 e curte a Minardi… Esse sujeito é dos nossos. Não sei se tem área para enviar mensagens no site, não procurei. Mas, se tiver, mandem um abraço a Bob Murphy em nome da blogaiada verde-amarela-azul-anil.

21 comentários

  1. Daniel says:

    Americano que entende de F1 ou atraca de popa, ou tem pais europeus, ou é cucaracha mesmo (não é o caso deste, pelo nome). Americano que se dê ao respeito pode escolher uma ou mais das seguintes ligas: NFL, NBA, MLB, NHL, Nascar e PRCA (ou seja, basicamente os esportes sobre os quais escreve o Everaldo Marques). O resto é coisa de eurofag ou de hispânico.

    Pelo menos as opções são maiores do que aqui, onde reina o futebol, praticamente solitário.

  2. TH says:

    Tempos fantásticos, que venham novos tempos, para termos saudades …

  3. Antonio Valdoski says:

    Totalmente de acordo. Belíssimos carros, até os capacetes eram mais bonitos. Aliás, as corridas também eram bem melhores….

  4. Pacheco says:

    Carlos Marques: justíssimo. Obrigado por responder educamente.
    Às vezes, o mau humor e a vontade de reclamar me cegam.

  5. Zampa says:

    Português, deve ser mesmo sintonia develho mas meus pilotos prefereidos batem exatamente com os do Murphy. E as fotos…ah, as fotos. Os anos 70 foarm pródigos no visua ldas carangas, né?

    RESPOSTA DO FG:

    Pensei até que era seu alterego americano… Sim, os mais lindos de todos, disparado!

  6. Fábio Mandrake says:

    Essa Williams da Lella Lombardi é linda com ela, Laffite chegou em segundo na Alemanha nesse mesmo ano de 1975.
    Foi a primeira coisa boa da Williams na F1

  7. Carlos Marques says:

    A quick introduction –

    Hi there

    My name is Robert Murphy and welcome to my website.

    ……………..

    Pacheco, não seria Murph o nickname do Murphy ?

  8. Lucas S.A. says:

    … Isso só praficar nos carros de 78! Ainda dava pra mencionar as Ligiers da época, uma mais bonita que a outra. E também o Renault RS10, o Brabham BT49 e o Alfa Romeo 179 (acho que agora foi).

  9. Notei que são poucas fotos do Pace na F1 pela internet.
    Ou não procurei direito (difícil…)?

  10. Ney says:

    Demais!

    Alguem tem dica de algum site com fotos dos anos 70 e 80, mas com resolução mais alta?

    Abs

  11. Lucas S.A. says:

    Como o texto trata sobre uma opinião, vou tentar contribuir com a minha: honestamente, a era dos carros asa produziu os carros mais bonitos. Nada na Fórmula 1 supera o Arrows A2 (valia até um texto aqui no blog). E o Lotus Black Beauty, então? O Brabham BT-46, com aquele ventilador e o perfil baixíssimo? E ainda tinha as Ferraris 312t, Tyrrell 008, Shadow DN8, Renault RS01…

  12. Pacheco says:

    Realmente, um site muito interessante. Deve ser um sujeito muito interessante, também.

    Sem querer ser chato, mas já sendo, o nome é Murph, sem o Y.

    E por falar em chatisse, como tem gente que gosta do Máximo Bueno, não? Parece que é mais importante ter motivos para desancar alguém a falar de corridas.

  13. RobertoJP says:

    É simplesmente fantástico, só posso dizer isso pra descrever

    E tem três imagens em particular que me impressionaram – a Shadow de Jarier no exato instante que perdia a tomada de ar na pista, e outras duas do Helmuth Köinigg pouco antes de acontecer aquele horrível acidente em Watkins Glein…

  14. says:

    Um americano que entende de F1 afinal!

    Dionísio, o Pace assinou com a Surtees para ir a F1 com a ajuda dos Diniz, que ajeitaram um patrô do Banco Português do Brasil!

  15. GERALDO CASSELLI JÚNIOR says:

    Lindissimas fotos . Um site limpo , enxuto . Valorizando o assunto . Me lembra aqueles calendários da Goodyear (será que ainda existem ?) que se podia até emoldurar . Parece que foram tiradas ontem !

  16. D.Pierotti says:

    Caramba o Unibanco patrocinava o Pace na F1. Nas fotos de 73 aparece o logo do Banco. Essa eu não sabia!

  17. Júlio AMorim says:

    Os carros antigos são sempre mais bonitos por causa dos pneus largos que na minha opnião são exelentes tanto no visual quanto no funcional. Essa aderência mecânica dá mais segurança ao piloto pra arriscar e não causa turbulência pro carro que vem atrás mais rápido ultrapassar. Era muito bonita essa época a galera usava o braço mesmo pra defender sua posição era o pilto contra as forças da física pra se segurar na pista e na frente do opnente.
    Abraço,
    Júlio Amorim

  18. William says:

    E ae , o site do cara é uma tem fotos que são uma belezura , os F1 com os motores expostos são o máximo , queria ver os coletores todos vermelhos hehe

  19. Eduardo says:

    Já serve de alento, já que não temos mais aquele site em que foram tiradas fotos desde os anos 60 até 1993 de todas as corridas.

    Me arrependo até hoje de não ter baixado estas fotos…alguém baixou?

  20. Qualquer um says:

    tá chegando outra corrida e máximo não apareceu ainda

  21. Roberto Martinez says:

    Flavio, concordo plenamente quanto a fase fértil de beleza dos carros e da Fórmula 1 em si.
    Essa pintura do carro eu não lembro, mas me parece uma mistura de Surtees (tomada de ar ou “air box” da época) com um Hescket .

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