O GRANDE ALEX

SÃO PAULO (para saborear palavra por palavra) – Vocês lembram que na semana retrasada a gente avisou aqui que Alex Dias Ribeiro (um dos meus dois ídolos; estou reduzindo a galeria ao máximo) foi convidado para disputar uma prova da Top Race V6 argentina. É a Estoque dos vizinhos, bolhas, tubulares, mesmos motores.

Pois bem. A corrida foi realizada no último fim de semana. Cada carro teve dois titulares e um convidado, veterano. Beto Monteiro e Roberval Andrade, ambos da F-Truck, chamaram Alex para completar o time. E ele me mandou um relato de tudo que aconteceu por e-mail. Não sei se era para publicar. Em todo caso, segue. Porque é legal demais!

Race Report (Alex Ribeiro)

Depois de 17 anos sem acelerar um carro de corrida recebi com surpresa o convite de Beto Monteiro. Pedi um tempo para conversar com Deus. Queria saber se isso vinha dele ou não. Quando tive certeza, parti para a ação. Tinha apenas sete dias para adquirir alguma forma física e técnica. Foram cinco dias de academia e dois correndo de kart com a turma da Aseka e o Kilha para testar os reflexos e capacidade de concentração. Ganhei as duas corridas de kart. Consegui tirar uma carteira de piloto por telefone e um HANS emprestado no último dia. Cheguei à Argentina com a convicção de que havia ganho mais um presente de Deus.

A recepção

Fomos muito bem recebidos no aeroporto internacional de Buenos Aires pelo Marcos Di Palma, o piloto mais popular e bem pago da Argentina. Ele veio nos buscar em seu avião particular e nos levou ao Aeropark no centro da cidade. Foi o cartão de visita do tratamento VIP que Beto, Roberval Andrade e eu recebemos dos argentinos no fim de semana inteiro. A rivalidade que temos com “los hermanos” no futebol não existe no automobilismo.

O carro

O carro era um foguete! O motorzão tinha um berro de estourar os tímpanos e acelerava uma barbaridade. Chegávamos ao fim da reta a 255 km/h e entrávamos num curvão de alta velocidade daqueles banidos da Fórmula 1 em nome da segurança. Era uma ferradura de raio muuuuito longo.

“El curvón” parecia não ter fim, apesar de o atravessarmos a mais 200 por hora, toureando 350 cavalos e 1.400 quilos de carro pulando que nem boi de rodeio chicoteado pelas ondulações da pista, por uma força centrífuga descomunal e uma reação centrípeda animal produzida pelos pneus slicks, tentando agarrar-se ao asfalto com garras de leopardo enquanto eu brigava freneticamente com o pesado volante para manter a besta fera na trajetória.

Dentro dessa “muy nerviosa viatura” eu travava outra luta com meu cérebro ditando ordens ao pé direito: Pise fundo! Freie mais tarde! Acelere mais cedo! Seja macho! Do outro lado, os músculos do pescoço, braços e corpo inteiro protestavam veementemente apoiados pelo instinto de preservação.

Por todo o traçado o filme passava tão acelerado que minha mente mal dava conta de processar tantas informações e tomar tantas decisões em frações de segundo. Adrenalinado ao máximo, exigi tanto de mim mesmo que parei no box depois de uma hora de treino com a sensação de que os dois olhos iam pular fora das cavidades oculares. O macacão estava encharcado de suor e uma fumaça de vapor saía de dentro do capacete em contato com o ar frio do inverno quando o saquei da cabeça.

A corrida

Apesar de todo o esforço, fui 2 segundos mais lento que os pilotos de ponta e 15º colocado entre os aposentados, usando pneus velhos. Mas a ordem de largada para minha bateria foi a de chegada de Roberval na anterior. Meu plano era ganhar umas seis ou sete posições. Mas os 33 colegas aposentados largaram como um bando de velhos tarados querendo ganhar a corrida na primeira volta. Resultado: voaram portas, para-choques e carros para todos os lados na segunda curva.

Em vez de ganhar, perdi meia dúzia de posições. Milagrosamente, saí do meio da confusão com meu carro inteiro. Duas voltas mais tarde o Safety Car entrou na pista quando dois carros bateram de frente e espalharam um montão de destroços pela pista. Os dinossauros aprontaram tanto que terminei na mesma posição que larguei: 25º lugar…

Mas cheguei até o fim, feliz da vida por ter escapado inteiro dessa corrida muito punk!

As lições

– Com mais músculos, treinos e um jogo de pneus novos eu poderia andar bem melhor. Mas o sucesso dessa experiência não é medido em performance. A verdade é que o desafio foi maior que minhas forças físicas e capacidade técnica. Levar uma máquina tão rápida até a linha de chegada já foi uma grande superação de minhas limitações atuais. Alinhar para a largada de uma corrida tão importante sem ter que correr atrás de patrocinadores, comprar um carro, montar uma equipe e tudo que isso implica, também foi algo muito além de minhas possibilidades.

– A maneira como tudo aconteceu me dá a certeza de que o Homem lá em cima orquestrou esse fim de semana como laboratório para testar na prática os princípios de superação que ele está me ensinando. E o maior deles é abrir mão do controle do carro de minha vida para que Ele seja o piloto.

– Além de bom piloto, Ele me ama tanto que me deu de presente um fim de semana fazendo o que gosto de fazer e a alegria de me divertir como nunca com a aventura, o fluxo da adrenalina, o desafio, o cheiro da gasolina e borracha frita no asfalto. Com meus colegas de equipe, e Marquito Di Palma, uma figuraça! E também com a turma de Atletas de Cristo da Argentina, que compareceu em peso para dar uma força.

– Tive a oportunidade de sentir de perto os dramas que os atletas atuais estão vivendo dentro e fora das pistas em suas batalhas entre o bem e o mal. Isso me ajuda a entendê-los e apoiá-los melhor.

– Pude compreender melhor os papéis que representamos e as identidades que assumimos nas diferentes etapas da corrida da vida e constatar que o autor do livro da história que Ele está escrevendo através de minha existência sabe o que está fazendo. E tudo isso só aumenta a certeza de que ele me ama e é muito bom em tudo que faz!

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jonathas Nascimento
Jonathas Nascimento
14 anos atrás

Alex sempre foi e será um homem de atitude. Sua serenidade e simpatia comovem!

Humberto Corradi
Humberto Corradi
14 anos atrás

Nota 10

Djalma Fogaca
Djalma Fogaca
14 anos atrás

Alex,

parabens pela ousadia,mas quem ‘e do ramo,nao esquece nunca.

Grande abra’co

claudio  cesario
claudio cesario
14 anos atrás

o que eu mais gosto no alex é que ele é simples, fala de Deus de forma simples mas com respeito , sua tranquilidae é cativante, é um dos meus pilotos preferidos,não participa do campeonato mundial de religioes mas com exemplos do dia a dia das corridas ele nos da maravilhsos exemplos de vida, de simplicidade coisa que anda meio esquecida nos dia de hoje , não acho que ele não foi um grande piloto, ou acelerou menos por acreditar em deus , pois ele com o pouco que tinha em termos de equipamento jantou nada menos que pilotos como KEKE ROSBERG,CHEEVER,SURER, mas no mundo de hoje ninguem está interessado em saber como foi mas apenas querem saber se voce consegiu trazer o barco

Dionisio
Dionisio
14 anos atrás

O Alex que é uma grande pessoa e foi ótimo piloto, teria ido mais longe se acreditasse mais nele do que no “cara lá de cima”.

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
14 anos atrás

Mto bom o relato, excetuando-se pelo fato de parecer um pastor evangélico falando; coisa que só não é pior do que tomar um chute no saco.

Se ele está tão preocupado com os “presentes de deus” que recebe, deveria olhar mais para as crianças famintas e menos para as agruras das vidas dos pilotos de corrida.

Ah, a religião, a religião….

Peixe
Peixe
14 anos atrás

Amém!

João Kohl
João Kohl
14 anos atrás

Ainda bem que estamos vivos para ler essas histórias…
Alex Dias Ribeiro Deus lhe abençoe e lhe dê oportunidades para mostrar também a nós e não só a você, que ainda esta bem vivo.

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
14 anos atrás

Escrevo apenas para render minhas homenagens ao Alex, pelo seu relato, pela sua competência automobilística e visão de vida. Mas, acima de tudo, para dizer que existem sim homens de boa vontade!

Luis Antonio Mendes
Luis Antonio Mendes
14 anos atrás

Uma das satisfações que eu tive no ano passado foi conhecer um cara que conheceu o Alex Dias Ribeiro, ele me falou que estudou com ele na época de colégio ainda, disse que teve um fuscão preparado na camber, fiquei muito impressionado com isso; Abração Alex, e parabéns!

Nunes
Nunes
14 anos atrás

Grande Alex, parabéns mesmo.

Saulo caridade
Saulo caridade
14 anos atrás

PQP cara. Até chorei. Estas palavras mostram de que eram feitos os pilotos de outras épocas.
Parabens Alex pelo belo trabalho que vc tem desenvolvido.

Bruno Escarim
14 anos atrás

Grande!

Deus é bom demais, e nos dá coisas inimagináveis.

O Alex ter participado de algumas corridas da ASSEKA e eu ter tido a chance de treinar com ele, são algumas delas.

Sucesso!

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

Não acompanhei a carreira de Alex Dias Ribeiro mas me lembro bem de um carro vermelho com a inscrição “Cristo Salva” nas laterais e de uma matéria que a Quatro Rodas fez, na década de 80, com o título: O Campeão sem título, se referindo a temporada de Alex na Fórmula 1. Bom, com esse relato dele, agora eu tenho certeza. Alex é realmente uma figura especial. Bem que a Stock poderia promover uma corida idêntica aqui com nossos veteranos, hein?

Fabio Peixoto
Fabio Peixoto
14 anos atrás

O Alex é fera como piloto e como ser humano e nunca houve nenhuma dúvida disso.

O relato DE CORRIDA, também sensacional.

Mas realmente, a tal da pregação é um troço que enche MUITO o saco e faz a gente até perder a vontade de acompanhar.

Pierre
Pierre
14 anos atrás

Excelente relato, Flávio!

Paulo Trigueiro
14 anos atrás

Excelente texto!
Excelente Alex!

Felipe Soares
Felipe Soares
14 anos atrás

Muito bom o texto, só ficou feio as citações de deus mas o resto muito bom.

Leo Trenhago
Leo Trenhago
14 anos atrás

Grande Alex! E obrigado ao FG por publicar o e-mail.

Wesley Souza Medeiros
Wesley Souza Medeiros
14 anos atrás

Se o Apóstolo Paulo vivesse em nossa época e escreve uma “epístola” ao Alex ele diria algo do tipo:
“Me alegra a tua fé bom irmão, que em todas as coisas, prevalece o temor do Senhor, e em tudo tem glorificado o nome de nosso salvador.”

O texto é inspirador!

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
14 anos atrás

Fantástico.

Assis
Assis
14 anos atrás

Fantástico ! Parabéns a ambos !!

carlos
carlos
14 anos atrás

Flávio, nisso nós concordamos! O Alex também é um dos meus ídolos. Tenho alguns ídolos no automobilismo que não fizeram nome, apesar de estarem na F1. Além dele tem o Pupo Moreno que é outro de meus ídolos.

Tive a oportunidade de ler o livro do Alex “Mais que Vencedor” quando foi lançado. Esse livro me mostrou muita coisa, inclusive que podemos conseguir tudo na vida, com a ajuda Divina.

Depois de ler, comecei a correr com carros de turismo, montando uma pequena estrutura e disputando provas do campeonato paranaense e do metropolitano de Londrina, por aproximadamente 10 anos.

Hoje não corro mais, mas permanece em mim a chama do automobilismo. Quando Alex descreve o contorno do curvão com o carro desgarrando e ele no controle, é algo muito bonito, é uma poesia escrita pelo coração do piloto. Só quem já passou por isso sabe a que o Alex se referia.

Quando você entrega a pilotagem de sua vida a Deus, você entrega não só a direção, mas também a regulagem, a produção, a promoção e tudo mais na corrida de sua vida.

Hoje eu não corro mais. Deus corre dentro de mim. E nessa competição, eu ganho sempre.

Carlos Sardi, 54 – Londrina/PR

Deise Oliveira
Deise Oliveira
14 anos atrás

Que testemunho!
Fiquei emocionada e arrepiada do começoa ao fim. E a parte que ele descreve o curvão, me senti lá, até frio na barriga senti.
A parte mais gostosa de ler esse post foi perceber o quão maravilhoso Deus é. Que Ele continue abençoando a vida do Flávio e do Alex, que nos abençoaram com esse post.

Nelson de Sá Junior
Nelson de Sá Junior
14 anos atrás

Quando ele fala sobre a forma física e tal, dá para compreender tranquilamente por que o schumacher não quis encarar o desafio na f1 novamente…

A cabeça e o físico tem que estar 100% para você conseguir 100% de resultado…

Thales Sobral
Thales Sobral
14 anos atrás

Relato muito bom! Me senti dentro do carro.

edgard
edgard
14 anos atrás

Obrigado Alex, obrigado Flavio

Marcelo D
Marcelo D
14 anos atrás

Não conheço o Alex, não sei que é bacana ou não, mas vou confiar na opinião do pessoal daqui. Mas essa coisa de Deus fez isso, Jesus fez aquilo enche. Não é ele que cuida dessa coisa chamada Atletas de Cristo? Daqueles jogadores que acham que fizeram o gol por causa de Jesus? Haja paciência….

Flavio Almeida
Flavio Almeida
14 anos atrás

Nada melhor, para nós mortais, que um relato de tanta qualidade automobilistica, vale a sinceridade dele (Alex) e das palavras saudaveis, que faz em relação a todo o contexto.
São poquissimos pilotos que temos, cuja a sinceridade em relatar tamanha aventura de forma tão simples e calorosa.
Acho que apenas serve um comentário, para tal fato.

OBRIGADO ALEX.

Valeu FG.

Tito Neto
Tito Neto
14 anos atrás

Agora me fala…. Onde é que a gente encontra, hoje em dia, pilotos com essa paixão, que correm profissionalmente???

Jorge VW Carioca
Jorge VW Carioca
14 anos atrás

Emociona a qualquer um que gosta de verdade do automobilismo, relembrar Alex Dias Ribeiro nas pistas é contar grande parte dela.
Muito obrigado FG por compartilhar esse momento de alegria.

Ubirajara S. Martins
Ubirajara S. Martins
14 anos atrás

Há muito tempo eu não lia um relato tão completo, cheio de emoção e técnico escrito por um piloto.
A maneira de tratar o assunto … “toureando os ….hps e ….kgs do carro”.
Fantástico!!!!!!

Carlos Galto
Carlos Galto
14 anos atrás

O Baixo é um cara que já tem o lugar ao lado Dele garantido. Lá em cima e aqui no meio…
E aqui, leva Ele pra “passear” em alto estilo e alta velocidade de vez em quando… Muito altos aliás!!!

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Já disseram tudo…Lindo demais esse relato.
Pilotos são movidos por desafios e poucos tem a capacidade, como o Alex teve, de expressar o que sentem nessas ocasiões preciosas.

Rafael Licursi
Rafael Licursi
14 anos atrás

E ainda tem gente que não gosta de automobilismo!!!
Valeu Alex pela sua história e força!! e valeu Gomes por compartilhar esse relato FANTÁSTICO!!!

alfredo zamborlini junior
alfredo zamborlini junior
14 anos atrás

Parabéns Alex
Um relato emocionante aos amantes do automobilismo. E uma gratidão a Deus que se revela a ateus e não ateus.

Aurélio Neto
Aurélio Neto
14 anos atrás

Lindo demais! Alex Dias Ribeiro é o que de melhor existe como pessoa e um baita desportista. Que Deus ilumine cada vez mais esse grande senhor!

João Ferreira
João Ferreira
14 anos atrás

Numa disputada entre os TopRaces e os Stockcars, quem ganha?

JOSÉ LEÃO
JOSÉ LEÃO
14 anos atrás

Alex.

Foi como se estivessemos pilotando ao seu lado. Só Ele lá em cima poderia lhe dar um presente destes, aliás, seiu texto um presente para nós também.

Grande abraço

Felipe Santos
Felipe Santos
14 anos atrás

Isso é a diferença que é ter uma vida com Cristo, e Ele pode fazer essa diferença em nós como fez com ele.

Valeu Alex

Jesus Save

Rafael Poliszuk
14 anos atrás

O verdadeiro piloto.

Seven
Seven
14 anos atrás

usam-se?

Seven
Seven
14 anos atrás

…É a Estoque dos vizinhos, bolhas, tubulares, mesmos motores…”

o FG acelerou um pouco na concordância, mas dá para entender pelo paralelo: “…É a Estoque dos vizinhos, como aqui, usam-se bolhas, motores e chassis iguais para todos…”

dcoelho
dcoelho
14 anos atrás

Jesus saves and reward!

Parabéns Alex. Você merece

Nilton Ribeiro
Nilton Ribeiro
14 anos atrás

Obrigado por voce ceder esta espaço para o Alex nos brindar com este relato emocionante. O cara é de uma simplicidade desconcertante. Merece todo o nosso respeito.

FRITZ JORDAN
FRITZ JORDAN
14 anos atrás

FG, parabens por ter publicado.

Alex: para de exagerar p/ menos, todo mundo aqui sabe que voce andou bem perto do que seu carro podia andar. A idade nao te fez esquecer, te fez melhorar.

Qualquer dia pega meu e-mail com o FG e me manda noticias.

Forte Abraco!

PEDRO AFONSO SCUCUGLIA
14 anos atrás

LINDO, LINDO, LINDO!

Herico Gomes
Herico Gomes
14 anos atrás

Falar o que?
O CARA é o CARA……

Leone
Leone
14 anos atrás

So podia ser dos antigos mesmo…

Guia por paixão!!!

Emocionante…. GRANDE ALEX DIAS RIBEIRO!!!!!!!!

SABE TUDO E MAIS UM POUCO!!!

Bruno
Bruno
14 anos atrás

DUPLAS PARA ESTE FIN DE SEMANA EN BUENOS AIRES TC2000

1 López, José M. Reid, Anthony ESC HONDA

2 Silva, Juan Manuel ARG – Bueno, Carlos BRA HONDA

3 Ortelli, Guillermo ARG – Menu, Alain SUI CHEV. Vectra

5 Rossi, Matías ARG – Camilo, Thiago BRA Renault

8 Ponce de León, Gabriel ARG – Serra, Daniel BRA YPF Ford

9 Fontana, Norberto ARG – Mauricio, Ricardo BRA TTA TOYOTA

46 Spataro, Emiliano ARG – Maluhy, Felipe BRA Fiat Pro Racing Team