MENU

Monday, 24 de August de 2009 - 14:53F-1

VOTE EM MIM

SÃO PAULO (vale-tudo) – Primeiro foi Rubens Barrichello, que declarou em Valência ter indicado Nelsinho Piquet para o lugar de Massa em conversa com Stefano Domenicali, chefão da Ferrari. Agora, o faz-tudo de Piquet-pimpolho é quem lança, via Twitter, a possibilidade de ele entrar no lugar de Luca Badoer depois da corrida de Spa — para este fim de semana, não haveria tempo.

Acho que é apenas uma balão de ensaio, mas não vejo a ideia com maus olhos. Aliás, eu pegaria Sébastien Bourdais, pela intimidade com os motores, pelo menos. Independentemente do nome, Nelsinho ou Bourdais, acho que ficou claro que um piloto inativo, como Badoer, não vai funcionar. O desempenho do italiano foi tão ruim que começo a achar que Schumacher teve muita sorte ao sentir as dores no pescoço. Embora, claro, o alemão seja de um planeta diferente do do piloto de testes da Ferrari.

O episódio Badoer, no final das contas, escancarou outra realidade, para além de suas deficiências como piloto de corrida, naturais para quem não disputava um GP havia dez anos. A proibição de testes na F-1 vai dificultar muito o surgimento de novos pilotos, emperrando um pouco uma renovação que se faz necessária, quando se olha para a pouca competitividade de gente como Trulli, Heidfeld e Fisichella, por exemplo.

Não duvido da capacidade de ninguém parado há algum tempo, nem da molecada que está na GP2, mas para voltar à forma, ou se adaptar ao universo muito peculiar da F-1, não tem outro jeito. É preciso treinar.

44 comentários

  1. Coelho says:

    eh, o Bourdais tem mais chances, pelo Nicolas Todt, motor… mas seria legal ver o Fisichella ali, italiano, bom piloto, sempre sonhou correr na Ferrari… seria legal, piloto simpatico… engraçado, parece que os italianos nao apóiam muito seus pilotos… torcem mais pela Ferrari que pelos pilotos italianos… ele merecia, ja ganhou corridas, seria mais competitivo que Nelsinho ou Bourdais e iria se aposentar feliz… não me lembro de nenhuma grande bobagem dele no volante… e claro, um dos mais experientes no grid… teria mais a oferecer que qualquer outro candidato…

  2. Rodrigo Duarte says:

    Tenho certeza absoluta que o alemão daria show. Ele é realmente de outro mundo.

  3. MSM says:

    Concordo com a idéia, seria muito melhor colocar um dos 2, do que cometer o mesmo erro com o Badoer.

  4. Marilia Compagnoni Martins says:

    Em qq esporte, se vc quer ser bom, precisa treinar. Acho q os dois velhinhos rabugentos há muito não praticam nada, a não ser bringuinhas e torrar nossa paciência, e mesmo sendo só isso, os caras treinam praca!

  5. Glauber says:

    Colocaria o Bruno Senna sem medo neste carro até o Massa voltar. Seria uma ótima vitrine para o rapaz. Ou péssima se ele não aproveitasse a chance. Mas seria interessante vê-lo colocando tempo no desmotivado Kimi, que só acendeu depois que o Massa foi pro estaleiro.

  6. says:

    Fisico esta na parada tbm.

  7. Felipe says:

    E o Bourdais, além de conhecer os motores, assim como o Massa é empresariado pelo Nicolas Todt. Poderia ser uma escolha provável

  8. Thiago Azevedo says:

    O que mais me chamou a atenção na prova do Badoer foi a sua falta de vontade de competir. Ele deixar o Grosjean ultrapassar ali nos boxes foi demais. se o cara não se incomoda em perder posições ou em não ganhar, ele não pode correr de F1.

  9. HÉLDER says:

    ACHO QUE A FERRARI DEVE ESTAR MESMO É PENSANDO EM “XAROPÃO BUENO” PARA A VAGA DO FELIPE…

    O KRA CORRE O RISCO DE NÃO CONSEGUIR TIRAR O LUGAR… E OLHA QUE VIVE NO “CIRCO” A MAIS DE TRINTA ANOS…

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  10. Flavio ALmeida says:

    Hahaha, esqueceram, podem chamar o Roberto Moreno…eterno substituto…

  11. Harry says:

    FG,

    Gostaria muito de o Nelsinho Piquet pilotando a Ferrari…

    PS.: Sidi, para quem acompanha o twitter o FG e o Ferrari Jr já se “acertaram” tudo, numa boa.

    Abs
    Harry

  12. André says:

    É difícil o Nelsinho andar de Ferrari. Depois que o Nelsão chamou o velho Enzo de gagá os caras não podem nem ver o cara pintado de ouro, por conta disso acho que será difícil o Nelsinho arranjar algo por lá. Mas quem sabe. Seria muito bom para ele.

  13. Felipe Trench says:

    Acho uma boa opção pegar um piloto que tem rodagem com esses carros e está preparado física e mentalmente para pilotá-lo.
    Neste contexto, Nelsinho ou Bourdais seriam os mais indicados mesmo. Se a Ferrari tiver esta idéia, apóio. Pois é triste ver esse carro vermelho andando em último.

  14. Luis says:

    Olha … entre Bourdais e Piquet Jr o francês tem a seu favor o fato de já ter corrido com motor/powertrain Ferrari na Toro Rosso – embora eu gostaria bastante de ver o Jr pilotando na Scuderia

  15. Sidy says:

    Olha , tudo bem pela opinião , melhor ainda pela informação …Mas bixo essa nomeclatura de “o faz-tudo de Piquet-pimpolho é quem lança” ..chato isso hein !!

    Não sou da academia brasileira de letras , nem da associação dos jornalistas ..mas puxa a vida , seu texto é algo que gosto de ler , ser deselegante assim fica no minimo sem graça , para mim relez leitor de vossas ideias e opiniões..E ademais ( se existir a-demais ) o fato de ser SEU blog e suas ideias permite quase tudo , mas exige quase tudo também , incluindo um pouco de tolerancia !!

    Abraços

  16. Rocky says:

    Hum.. se o Bourdais assumir o carro vermelho o Gola vai ter trabalho para conter o Kimi.

  17. Claudio Arantes says:

    Essa é a verdade. O Nelsinho precisa de muito treino ainda para alcançar aqueles décimos sem erros. Treinando nos GPs nem Schumacher.

  18. rosemeyer says:

    A Ferrari sempre e’ nojenta e traiçoeira com pilotos.E colocar o Badoer foi de um cinismo e deboche,que passou do ponto.E insistir na Belgica me cheira a sacanagem grossa.
    Tenho receio pelo Massa.

  19. Alemas says:

    Cuidado com essa notícia. Nelson pai não tem twitter. O próprio Nelsinho já confirmou que é fake o twitter do pai.

  20. Adriano Silva says:

    Concordo com os comentários de que esta semana o Narrador se superou. Quando uniu F1 e pódio do vôlei, então… quase teve um troço em plena transmissão. Chega a ser cômico.
    Acho improvável Nelsinho de Ferrari, o que é uma pena. Seria interessante. E esclareceria muitas dúvidas que ficaram na sua saída da Renault.

  21. JC Simonassi says:

    Caro Flávio,

    a história da força que os pilotos fazem com o pescoço já é muito bem conhecida na F1, e pelo fato destes fazerem exercícios especificos pra fortalecer a região, nota-se claramente que alguns que tem um pescoço que é um toco quase do diâmetro da cabeça (a lá Mike Tyson).

    Independente dos boatos (duvido dessa história do Schumi ter vomitado no carro !!!) na entrevista que o alemão deu pro Carlos Gil (da Globo) deu pra notar claramente que o pescoço do cara tá fininho … veja as fotos. Daí acho que, pelo menos por enquanto, ele é carta fora do baralho.
    Abraço
    JCS

  22. marcojetta says:

    FG,

    A idéia não é ruim nem fora de propósito. Certamente ele andaria melhor que o Badoer. E seria uma resposta à altura ao mané do Flávio Briatore. Quanto à restrição ao nome Piquet, postada acima, acho pouco provável na F1 de hoje. Se fosse nos anos 90, poderia ser.
    Abs,
    Marco Antonio.

  23. ALEX B. says:

    Dificil, pois o Nelsão tá na lista negra de Maranello!

  24. Ted says:

    Fico aqui pensando … O que o FG faria pra sentar na Ferrari do Massinha no proximo GP e quantas voltas ele ia tomar do kimi …. LoL

  25. Glaucio Branco says:

    FG,

    lembro de ter lido certa vez qu o NELSAO estava praticamente acertado com a Ferrari para corree no lugar do Ivan Capelli ( o piloto, nao o blogueiro) em 1992 apos as 500 milhas de indianapolis.

    Infelizmente o Nelsao bateu.

    Lembro que o Capelli foi desligado da ferrari antes do final da temporada.

    Tem fundamento esta historia do NELSAO na Ferrari ?

  26. Ted says:

    fico aqui pensando … o q o FG faria pra sentar na Ferrari do Massinha no proximo GP e quantas voltas ele ia tomar kimi …. LoL

  27. luciano pimenta says:

    mais um erro pra conta da Ferrari, apostar em um piloto de testes que teve uma carreira mediocre em equipes pequenas. Acho que a unica coisa a favor do Badoer é o fato dele ser Italiano. Tanto piloto em atividade ai pelo mercado, sorte do schumi que pulou fora na hora certa.

  28. Eric says:

    Como eu já havia dito,o Schumacher andaria no máximo 1 segundo ou 1,5 mais rápido do que o Badoer….

    Ali não é brinquedo,kart de 11 hp que senta e enfia tempo…..

  29. Paulo says:

    “na ponta dos dedos” “na ponta dos dedos” “na ponta dos dedos” “na ponta dos dedos” “na ponta dos dedos” “na ponta dos dedos” caramba, quanta falta de criatividade hein

  30. HC says:

    sem dores o schumacher não tomaria mais de 0,5 segundo do kimi nem a pau.

  31. Marcos says:

    A não ser que a escalação do Badoer foi premeditada pela Ferrari para mostrar que a falta de treinos é um problema para F1, forçando assim um novo embate FOTAxFIA.

  32. Guerwin says:

    Domenicali, olha o FG aí!!!!

  33. Fabio Rocha says:

    De fato, a atuação do Badoer foi bizonha. Embora a Ferrari afirme que ele terá nova chance em SPA, a Auto motor und Sport divulgou nesta segunda-feira a possibilidade de Fisichella ser chamado após a disputa na Bélgica. E aí, Flávio, tem fundamento essa possibilidade do “físico” guiar a Ferrari?

  34. Ever Rupel says:

    é fato: falta de treinos só atrapalha os pilotos e não impede q as equipes gastem o $$$ de forma errada…
    pra que um motorhome quase tão caro qto um F1??

    olha, Gené, Bourdais ou Piquet Jr nessa prova de ontem
    ja teriam ajudado mto mais a Ferrari no campeonato
    de construtores…

  35. Alberto says:

    “emperrando (um pouco) muito uma renovação que se faz necessária”. Pelas dificuldades que apresentaram os digamos novatos Alguersuari, Grosjean e Badoer vemos o quanto esta dificil a F1 atual. Eles vieram de um caminho natural como antigamente: F3 inglesa, GP2 (principal categoria de acesso como era a 3000) e piloto de testes (tudo bem 10 anos sem correr na F1 como titular). O Domenicalli disse que temeu que ele fosse parar no hostipal e ainda assim vai joga-lo aos leões lá em Spa-Francorchamps é muita loucura. A FIA deve rever este regulamento por questões de segurança. Por quê não liberar os testes com o carro antigo nas férias?

  36. Assis says:

    Eu acho legal se o nelsinho for freela da ferrada, digo ferrari até o fim do ano, além de uma baita , como diria felipe, participador global oficial, honra, seria uma oportunidade pra mostrar como se sai em um krro mais competitivo, e quem sabe assinar seu contrato pro ano q vem .

  37. jovino says:

    Seria interessante, mas como disse o Reginaldo, o Piquet é “na persona non grata”em Maranelo. Lembram das críticas que o Piquet Pai fez aos carros da Ferrari na época do acidente e morte do Veleneuve quando disse que os carros Ferraris eram frágeis e tinham problemas no cinto de segurança, por isto, o corpo do piloto foi ejetado para fora do carro. E também, o Piquet pai deu uma entrevista à layboy na época dizendo que os herdeiros da Ferrari só estavam esperando o velho Enzo bater as botas para colocar as mãos no dinheiro da herança.
    Jovino

  38. David says:

    Com a impossibilidade dos treinos, ano que vem devem voltar à F1 os pilotos que foram demitidos justamente por não apresenterem a competitividade necessária. Todos perdem com isso: os espectadores por ver pilotos abaixo do nível indo e voltando, as equipes que tem que correr atrás de um piloto com “experiência” e a categoria como um todo que se torna mais fraca do que poderia ser.
    Talvez os “donos” da F1 só percebam isso quando a categoria se desvalorizar, quando doer no bolso eles mudam o regulamento. Não é a primeira nem a última vez que mudarão as regras tendo em vista outros intere$$e$ em detrimento do esporte.

  39. JONAS says:

    Bourdais, Flávio?????????? !!!!!!!!! Voce irá receber inúmeros telefonemas do Gola….relatando o holocusto que isso criaria no ambiente da Ferrari…imagina o Kimi disputando com o Bourdais, no mesmo carro!!!!!!???

  40. Franco says:

    Dúvido que o Briatore – que continua como manager do Piquet até o final do ano – daria esse presente para o brasileiro. Ainda mais depois de tudo o que foi dito pelos dois. O quadro só mudaria caso persuadissem Braitore com ótimos argumentos, diga-se, $$$$$$$.

  41. regi nat rock says:

    Seria o ideal o Nelson jr. acelerando a barata.
    Esquece FG.
    O sobrenome o condena
    Parece até estilo da Cosa Nostra ou da Máfia, mas por lá sempre foi assim. Condena-se alguém (qualquer alguém) e sua descendência também fica incluída no pacote até o 8ª geração..
    Duvido mesmo.

  42. fe says:

    Tem toda a razão. Nenhum dos novos pilotos (Badoer, Grosjean, etc…) apresentou um bom rendimento. Os testes deveriam voltar.

  43. Anderson says:

    O Máximo Bueno deve vir com tudo pq o locutor oficial conseguiu se superar no quesito CHATO PA-RA-CA-RA-LHO nesse final de semana. Pela primeira vez na minha vida assisti uma corrida sem aúdio.

  44. Só de falar no Bourdais já dei risada das histórias que virão com o Gola Profonda. Seria épico.

    Caso chamassem Nelsinho, seria interessante ele mostrar o que pode fazer, inclusive podendo, quem sabe, dar umas voltas em cima do Grosjean. Seria épico.²

    Mas vai ficar tudo em balão de ensaio mesmo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *