2009

GUARUJÁ (só algumas linhas) – A “Brasileiros” selecionou algumas pessoas para escreverem sobre o ano que acabou. Por engano, pediram algo para mim, também. Devem ter me confundido com alguém. De qualquer forma, o texto está neste link aqui.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago S.
Tiago S.
14 anos atrás

Acho que não soube interpretar bem o texto. Se dúvida você faz belos textos que não é pra qualquer um entender. Mas eu como leitor diarista, acabo me deparando com os link’s desses textos e leio também. Pra mim a leitura desceu como um gole de suco de limão sem açúcar, depois de horas de sede. Foi o primeiro de 2010.

Mariana
Mariana
14 anos atrás

Tá até meio poético, muito bom, mas pessimista!

Joaquim Neto
Joaquim Neto
14 anos atrás

Leio seu blog todo dia, discordo de vc quase sempre mas tenho que reconhecer que vc é um gênio com as palavras.
Feliz 2010! Não lhe desejo nada de especial apenas que continue o mesmo
Abraços

JT
JT
14 anos atrás

Tem muita coisa linda neste mundo. O que estraga são alguns de seus hóspedes.

Hoje mesmo dirigi por uma estrada deserta, acompanhando as margens de um rio, com vários eucaliptos exalando um cheiro característico, com uma chuva fina entrando de leve pelas janela abertas do carro, com alguém muito especial do lado, sem nenhuma conversa, sem som ligado, apenas o ronco do motor.

Eu queria dirigir por horas a fio, queria que a estrada não acabasse nunca, mas 2010 será lembrado também por este primeiro dia.

David
David
14 anos atrás

Não emtendi bem a a parte que voce escreve….. “que só nos faz pensar que este planeta não é exatamente o melhor de todos para se viver” ……esta se referindo ao planeta Terra ou a humanidade ?

adam9000
adam9000
14 anos atrás

Já q o negócio é passado:

http://vimeo.com/8384046

FELIZ ANO NOVO!!! ehehehehe

Acarloz
Acarloz
14 anos atrás

Muito bom o texto, mas faltou aquele último parágrafo, de onde se extrairia aquela mensagem de que apesar de toda essa realidade, viver continua sendo emocionante e nossos filhos precisam encontrar sua maneira de lidar isso tudo.

Um abraço a todos e ótimo 2010 !

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
14 anos atrás

Gostei muito,como sempre. Sempre olho os anos anteriores com certo desdém e amargura. Eu como um homem inexperiente,com seus vinte e poucos anos,compreendo que quanto mais sabemos,mais nos fazemos sabidos,maior a angústia e amargura. Eu já não acho que esse mundo globalizado nos faz bem,eu nasci em uma capital,já moro no interior faz alguns anos e pretendo me isolar,ou me “esconder” ainda mais. Sempre que penso nisso,chego a conclusão que nossos avós eram mais felizes…

Antonio VK
Antonio VK
14 anos atrás

Concordo! Menos a parte do Gurgel, claro! rsrs

Hugo
Hugo
14 anos atrás

Seria bem melhor para nós se soubéssemos dos fatos escritos, estampados, filmados, desenhados, esculpidos, mostrados, falados, gritados ou até mesmo murmurados dessa forma, pelo menos de vez em quando, para lembramos que somos responsáveis pelo mundo em que vivemos e pela vida que vivemos.

É bom refletir sobre isso…
…pelo menos de vez em quando.

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
14 anos atrás

Enquanto o Universo tem bilhões de anos o ser humano esta no planeta talvez uns 100 mil anos e olhe lá,e seguindo a logica não vai ficar por aqui por muito mais tempo, porque nos ultimos 100 anos ele fez de tudo para abreviar a estadia,portanto nada mais logico e realista afirmar que a cada ano a situação piora cada vez mais.O pior é que a maioria não tem a minima boa vontade de se esforçar para conter a corrida para o fim,segue o cortejo no conformismo e na filosofia de viver o presente ao maximo antes que o cara do lado faça isso antes. Não é filosofia,é pura logica matematica,basta fazer a conta que é muito facil,basta somar mais gente, mais carro, mais eletricidade,mais isso, mais aquilo, menos o Planeta e ver qual o saldo final,se negativo ou positivo não esquecendo de levar em conta o tempo de recuperação do Planeta.

Onde Não é Chamado
14 anos atrás

FG… os caras te pedem para fazer um balanço do ano… e vc fala q é tudo uma merda???? hahahahahah

blz… o freio do Rubinho tava uma merda nas 6 primeiras corridas, mas ele ainda brigou até o finalzinho pelo título…. o Castroneves fez uma merda de temporada, mas ganhou a Indy 500… o Palmeiras… o Palmeiras… ta bom… ta bom neste eu concordo.. foi uma MERDA mesmo!!!! hahahah

Feliz 2010!!! Este ano eu vou pela primeira vez a Interlagos ver a F1…. e eu sou brasileiro e não desisto NUNCA… esse ano vai… RB na Willians… vai dar o título que o Senna ia ganhar em 94! (começando o ano com pensamento positivo hahahaha)

Gerson Vecchi
Gerson Vecchi
14 anos atrás

Tudo bem que o mau humor é a graça do seus textos, mas não precisava ser tão negativo. O mundo já foi bem pior – é só olhar para sua garagem.

Tohmé
Tohmé
14 anos atrás

Não sei se o Hélio tomou umas a mais pra te chamar.
Mas o texto é irretocável.
Um Feliz 2010 pra você e toda a família.

sérgio barros
sérgio barros
14 anos atrás

Pois é, nos remete inclusive a pensar como na música do Arnaldo Batista, “Eu não quero virar bolor”

Daniel Batista
Daniel Batista
14 anos atrás

Flávio, como você diria “one comment” – “Texto do CARALHO”, me desculpe as palavras, mas nao teria como dizer outra coisa, realmente FODA.
Quando a SuperClassic vier para londrina em 2010, pode ter certeza de que eu irei la, nao somente para ver as maravilhas correndo, mas para te dar um abraço e te dar parabéns pelo modo como escreve. Pois, apesar de diversas ocasiões pensar diferente, ou até discordar, não posso negar que que você nasceu com o DOM para os textos.
Um abraço, e um ótimo 2010 FG.

Não-ganhador da mega-sena
Não-ganhador da mega-sena
14 anos atrás

Flávio, sei que não tem muito a ver com o assunto (mas tem, considerando o pessimismo da sua coluna), mas… o que acontece na Finlândia??? Tão copiando os EUA, do nada surge um louco mandando bala na galera em plena luz do dia… Parece que não foi o único caso em 2009 naquele país. Seria excesso de vodca? (estereótipo Kimi Raikkonen…)

renato powell
14 anos atrás

Um homem pode fazer a diferença…esqueceu de dizer que a Super Máquina voltou. Aposto que vc não gosta desse revival. Eu gostei. Discordo de muita coisa que vc escreve. Mas tu escreve muito bem. Façamos a diferença.

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

Já faz um tempo a Soninha (vereadora de SP) disse que para cada exemplo ruim existia milhares de exemplos bons, de gente fazendo o bem, de gente fazendo caridade, sendo solidário, sendo gente boa, mas que tudo isso náo gera interesse da mídia, nao vende. Eu concordo com ela, mas ao mesmo tempo, nao sei se cada vez mais dopado pela midia, meus olhos só tem a visto tudo de errado que há por ai.. Do caos no transito, a crueldades com as crianças. Da falta de civilidade a falta de educaçao. Da grosseria das multidoes a sujeira espalhada por todo lado,, da total falta de bom gosto ao descaso dos politicos… Sao essas coisas que fazem 2009 igual a qualquer outro pois as promessas de um ano melhor nunca acontecem… na verdade cada ano que passa fica mais complicado mudar tudo isto. … e o pior é que a culpa de tudo isto é de todos nós.. Feliz 2010

Lio
Lio
Reply to  Eduardo
14 anos atrás

CARA que texto não sei por que não pois na integra no blog…se serve de consolo no Canal 14 passa o Kung Fu,Perdidos no Espaço, Gine é um Genio, desenho do Manda Chuva, Jecsons, e muito mais que esqueci…o problema é que passam bem cedo…alguém precisa ligar para os caras passarem em horário nobre…VAI DERRUBAR A AUDIENCIA DE TODO MUNDO como o Pica Pau derrubou…
abraços e Feliz ano novo à todos…

Luis Fernando
Luis Fernando
14 anos atrás

FG, Flávinho, Kamarada Gomov. Que em 2010, tenhamos muitos mais textos iguais a estes, e que pelo menos 10% dos formandos de jornalismo (e outras também) deste País, se inspirem e aprendam com eles.
Muita saúde, paz e umas fumacinhas no ano novo.

Alexandre Rodrigues Alves
Alexandre Rodrigues Alves
14 anos atrás

Belo texto; Triste, mas bem real.

De todo modo, tentamos tocar nossa vida para frente, é o que nos resta e tentar fazer isso da forma mais honesta.

Feliz 2010 para você e sua família, com muita saúde, paz e sucesso!

Schmitt
Schmitt
14 anos atrás

não pude deixar de perceber a cara de presidiario do Alex Flemming nessa foto, além do “grande” texto que ele escreveu. Mas suas palavras chegam a machucar de tão verdadeiras. Parabens

Vitor
14 anos atrás

Excelente texto, muito bem escrito, mas o conteúdo é mt negativo.

É tudo verdade, mas não diz o que foi o ano.

Acredito que seja verdade para muitos, mas com certeza é verdade para mim: apesar das merdas que aconteceram no ano (e acontecem todo ano), o ano foi muito bom, com suor e conquistas pessoais, com vitórias e derrotas dos nossos times, com alegrias e decepções.

Que venha 2010, recheado de merdas para superarmos e valorizar nossas conquistas.

jugger
jugger
14 anos atrás

o mundo é uma merda, mas conhece algum melhor? Menos FG, menos…

Daniel Gomes
14 anos atrás

Grande texto. Lucido! Atraente! Perfeito!

Cardoso Filho
Cardoso Filho
14 anos atrás

Vivemos para sermos felizes. Desejo a todos que em 2010 continuem felizes.
Você pintou um mundo triste em seu comentário. Prefiro ficar com a esperança de um mundo melhor , luto por isso, e sei que você Flávio também luta. Você é um formador de opinião e penso que batalha por ideais honestos ( exemplo crônica Acostamento ).Alimente seus leitores e os Gominhos com otimismo.

José Baroni
José Baroni
14 anos atrás

Flávio, belíssimo texto, como sempre.
Tenha um 2010 como muita SAÚDE, PROSPERIDADE E BANDEIRAS QUADRICULADAS.

Diógenes Pacheco
Diógenes Pacheco
14 anos atrás

Porra, Flávio! Que deprê, velho!
Não vou dar uma de Poliana, não, mas você tá precisando relaxar um pouco! Afinal, seja o mundo como for, a gente tem uma vida só, e tem que tentar – não implicando isso em irresponsabilidade – aproveitar!

[]´s

fabio
fabio
14 anos atrás

Parabéns Flávio, seu texto está Maravilhoso. Vou aqui, imitar um velho Jornalista e Locutor de Rádio que já não está mais entre nós. O texto é de Fávio Gomes e a sensibilidade é toda sua. Maravilhoso, Imperdível, parabéns.

Andy
Andy
14 anos atrás

Credo, Alex Flemming. Má companhia. Tenho pesadelos quando passo pelo Metrô Sumaré.

Arnold
Arnold
14 anos atrás

….deprê demais hein..
e pra finalizar, meu último comentário de 2009, que provavelmente será esse :
BOM ERA QUANDO EU NÃO SABIA DE NADA!!!!

Jaison
Jaison
14 anos atrás

Flávio! Eu vou falar onde eu queria viver, resumindo tudo o que voçe falou:
“Numa ilha deserta, onde não tem tecnologia nenhuma. Só uns pés de coco e sete mulheres gostosas, uma pra cada dia da semana!”

CESAR FLORINDO
CESAR FLORINDO
14 anos atrás

Flavio Não gostei do texto!!!!!!!!!. Pensando bem acho que não gostei de tanta verdade. Porém é ela que nos mostra a nossa dura realidade, assim sendo Feliz 2010, e que pelo menos nossas verdades sejam mais felizes. Valeu cara, 2009, foi bom demais.

mauricio
mauricio
14 anos atrás

O seu modo de ver a vida é de uma singularidade que impressiona.E consegue descrevê-lo muito bem.
abraços

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Flavio, um dia escreverei como voce. Paulo.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

“… Queria morrer dizendo os verbos no presente, mas a cada ano que passa, eles vão para o passado. E eu vou ficando, cada vez mais só num mundo que não é legal, não. A cascata que escrevi para meu filho era só isso, uma cascata para enganar uma criança que ainda não sabia ler…”

Voce mente muito mal, FG.
Tem muito a aprender comigo, que minto tão bem que às vezes até eu mesmo acredito.

Cadê o pseudo-piloto-jornalista-comunista-em-fase-de-crescimento tão jovial, simpático, sorridente e condescendente, verdadeira unanimidade na Internet?
O mais querido da Stock (Estoque) Car (carro)?

Circunstancialmente o mesmo cara das opiniões mais contundentes, antipáticas, sinceras e duras da Internet e desse nosso mundinho da gasolina na veia.
Opiniões que tambem são as únicas – únicas! – ao mesmo tempo corajosas, independentes e absolutamente pessoais num mundo de impessoalidades, de uma profissão que relata mas não trata.

Esse FG que a maioria odeia com prazer e não confessa, aquele mesmo que dá logo no meio da cara… O mesmo cara que habita essa cabecinha feinha e cérebro genial não apareceu para escrever o texto da “Brasileiros” – a melhor revista que temos, dentre as muitas gigantes que pereceram.

O cronista excepcional, o mago das palavras e conceitos, aquele mesmo que para a sorte de quem partilha com ele o grid como piloto é um exuberante e criativo escritor está perdido em algum lugar não-identificado do Guarujá com seus Gominhos.

Saiu de férias, mandou um outro dizer que era ele.
De novo, FG: Mentes mal pra cacête.
Se foi de propósito, nem assim colou.
Voce não tá aí.

Então se está, só ser for… Já sei!
É a tensão pré-menstrual que se instala, antecipando os suores em asfaltos novos, em terras do sul, a bordo de máquinas históricas e desconhecidas!
É o terror do cronometro, relógio cruel e insensível que cravará aquele segundo por volta que tomará, impiedosa e cruelmente!
É o terror do placar que fixo está em CC 2 versus FG Zero há mais de dois anos! E que se ampliará a meu favor, tão acachapante quanto o time que torces!

Ou então é teu alter ego, Nick B. que anda sumido…
Porque mentira é meu departamento. Assim sendo, Nick B. é a tua cara.
Nick B. para presidente da CBA!

Como voce diria em dias melhores, FG-Nick B.:

“Ouvindo Tim Maia…
Gostava tanto de voce…”

Feliz Ano Novo pra Voce Tambem, Meu Amigo.
Como Dú, eu te odeio mas eu te amo.
A propósito…
Contas no sul, tuas.
Tempos baixos, meus.

regi nat rock
regi nat rock
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Dois mentirosos.
OS DOIS!
Um “mentidor” definitivamente conhecido e competente e o outro, bom de pena mas um desastre nas mentiras.

Ambos estão errados nas afirmativas mentirosas pró fim do mundo.
Não sabiam que é tudo ilusão?

Até sua deprê.

Tá faltando sol (a estrela) na tua vida.

Chuva dá deprê mesmo, especialmente fora de casa e num apê apertado, cheio de gente, dependendo de uma reforminha aqui ou ali, colchão diferente, travesseiro idem, e ainda mais pra ajudar, sem sol?

Assim não dá, assim não pode….

Jackie Fã #1 (O(###)O) DKW #96 !!
Jackie Fã #1 (O(###)O) DKW #96 !!
14 anos atrás

Lógico q é engano, afinal vc não sabe escrever !!
Li o texto, achei +/-…

Marcos Reis
Marcos Reis
14 anos atrás

E viva Orson Welles e seu “1984”!!! Me senti como se o estivesse lendo…

Excelente texto, Gomes!! Paraéns!

Peixe
Peixe
Reply to  Marcos Reis
14 anos atrás

Orson Welles???
Tem certeza cara?

regi nat rock
regi nat rock
Reply to  Marcos Reis
14 anos atrás

relaxa Peixe.

O Orson escreveu “aquele”com pseudônimo.

Cê não sabia?

Henrique Moretti
Henrique Moretti
14 anos atrás

Grande texto. Entre os fatos do esporte, só senti falta de Roger Federer, que se coroou como o tenista mais vencedor da história. Para mim, um fato mais impressionante que recordes de Bolt, por exemplo.