CEMITÉRIOS (1)

a403_aircraftSÃO PAULO (minhas cinzas, no Canindé) – O Ricardo Divila mandou uma série superbacana de links que, nos próximos dias vou pingar aqui. São cemitérios monstruosos espalhados pelo mundo. De aviões, trens, carros, tanques, barcos.

Começamos com Tucson, no Arizona. É no deserto que a Força Aérea dos EUA mantém milhares de aeronaves ou desativadas, ou ainda em condições de uso. E depois reclamam que a natureza está se revoltando. Quanto tem de metal aí? As imagens são realmente impressionantes.

Esse cemitério aí é fácil de encontrar no Google Earth. Se alguém achar, coloque as coordenadas nos comentários, ok?

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
patricia matarazzo
14 anos atrás

RESPOSTA PARA QUEM COMENTA SOBRE O MUSEU MATARAZZO SEM CONHECER A HISTÓRIA:

ME PERGUNTO O QUE O SENHOR FAZ OU FEZ PELA SOCIEDADE. NÃO DIGO TRABALHAR, QUE É O’MÍNIMO, MAS AJUDAR VOLUNTARIAMENTE A CONSTRUIR UM PAÍS MELHOR. POIS É ISTO QUE MINHA FAMÍLIA SEMPRE FEZ E CONTINUA FAZENDO.

O SENHOR NÃO NOS CONHECE, NÃO SABE NOSSA HISTÓRIA, NÃO ACOMPANHOU NOSSA LUTA E, NEM SEI SE JA VEIO AO MUSEU.

SÓ TENHO PROPOSTAS DE AJUDA DAQUELES QUE QUEREM NOSSO ACERVO. ACERVO ESTE, 90% COMPRADO E RESTAURADO PELO MEU PAI E 10% DOADO.

SERÁ QUE SE O SENHOR POSSUÍSSE BENS COMO OS NOSSOS, ALÉM DE VALOR HISTÓRICO, VALOR FINANCEIRO, SERIA TÃO NOBRE AO PONTO DE EXPO-LOS? POIS BEM, MEU PAI OPTOU POR NÃO SE VANGLORIAR, NÃO SAIR DESFILANDO COM OS MESMOS, GUARDA-LOS PARA SI, E SIM, EXPO-LOS COM O INTÚITO DE AJUDAR NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DO NOSO PAÍS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SE O MASP UM DOS MAIORES MUSEUS DO PAÍS TEM PROBLEMAS, IMAGINE NOSSO MUSEU NA ATRASADA BEBEDOURO.

QUANDO O SENHOR QUISER FALAR DE ALGO, SE APROFUNDE, BUSQUE SOLUÇÕES, INCENTIVE, NÃO TENHA UMA ATITUDE DESTRUTIVA COM AQUELES QUE TENTAM FAZER ALGO PELO PAÍS!!!!!!!!!!!!!!!!.

AINDA ASSIM COVIDO-LHE PARA UMA VISITA AO MUSEU E UM ALMOÇO ONDE O SENHOR PODERÁ APRESENTAR TODAS AS SOLUÇÕES PARA OS MUITOS PROBLEMAS DO MUSEU.

PATRICIA MARTA MATARAZZO

Isa DAher
Isa DAher
14 anos atrás

as coordenadas do cemitério. é só colar e copiar
no espaço para busca do google earth

32 09 15.15 N 110 49 51.98 W

Rodrigo Prado
Rodrigo Prado
14 anos atrás

Na verdade, esse não é um cemitério, é um depósito de aviões. Os aviões passam por um processo completo de desativação, incluindo aí essa “pintura” anticorrosiva cinza que dá pra ver na maioria. Os motores são desmontados ou totalmente imersos em produtos também finalizando a conservação. E quando precisam da aeronave (para uso próprio ou para venda), a aeronave passa por um rigoroso processo de ativação, para deixá-la em perfeitas condições de uso. A escolha do local é também pelo fato do clima seco, desértico, minimizar a probabilidade de oxidação. As aeronaves de patrulha novas que a Força Aérea Brasileira está começando a receber ano que vem vieram, se não me engano, saíram de um desses depósitos, para modernização dos aviônicos na Espanha.
Sds, Prado.

Samuel
Samuel
14 anos atrás

Ah…segue link para o cemitério de mojave

http://www.panoramio.com/photo/3088143

Samuel
Samuel
14 anos atrás

Tem um cemitério de aviões no deserto de mojave-california … Neste, há mais aviões comerciais…

Kryos
Kryos
14 anos atrás

caracass olha o tamanho dissoo
se o brasil tivesse 1/4 disso tava bem na fita

lat=32.1566841907, lon=-110.833941667

Leo Couto
Leo Couto
14 anos atrás

Bem pertinho desse cemitério de aviões tem uma base aérea da USAF com pilhas de F16 , F18 e A4 fritando sobre o sol escaldante do AZ.
Eu tive a oportunidade de conhecer a região em 2005 e é realmente impressionante. O que a USAF tem largada sobre o sol é maior que toda a força aérea da AL juntas.
Bem pertinho da base aérea tem um museu de aviões com MIGs , o Força Aérea 1 do Kennedy e outras belíssimas raridades.
Enquanto faziamos a visita a céu aberto às beldades aéreas expostas podíamos também presenciar os caças (alguns Tornados e F18s …) levantarem voo da base. Um dos funcionários da base me explicou que usam Tornados para treinamento.
No galpão da WWII tive a oportunidade de entrar em um B17 e conversar com um veterano da guerra do pacífico que era voluntário do museu.
Se alguém algum dia passar por Tucson e gosta de aviões , recomendo a visita.
Também pode ser visto no Google Earth.
Abraços,

Leo Couto
Leo Couto
Reply to  Leo Couto
14 anos atrás

Leia-se A10 ao invés de A4 … A4 são os aviões que a MB comprou em 2a mão de um país do Oriente Médio (Kuwait se não me engano) para decolar do NAe São Paulo e estão jogados na Base Aérea da Marinha em São Pedro D’Aldeia – RJ.

Clenio A. Vilela
Clenio A. Vilela
14 anos atrás

Cara…estou impressionado com tudo isso. E o Nuno Kopio entende demais de aviões, tanto quanto eu entendo de cachaça! Valeu.

profandrebraga
14 anos atrás

Mais um cemitério de aviões. É pequeno, mas o abandono é quase total: Museu do Automóvel de Bebedouro -SP (pertencente à família Matarazzo). Mandarei em breve algumas fotos do estado deplorável de aeronaves históricas.

fabio
fabio
14 anos atrás

os cemiterios começam na cidade de littletown, obs:tem uma marca ja escrito cemiterio de avião

Antonio Augusto Coelho Braga
Antonio Augusto Coelho Braga
14 anos atrás

Pessoal, como não tinha nada para fazer, um dia resolvi contar quantos aviões tinham na foto fo google. Se não errei, eram apenas 4360 avioes e helicopteros.
Façamos amor, não a guerra.

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Flavio,
Acho que todo mundo já encontrou.
Mas aqui está o endereço no Google mapas.

32.15218,-110.840464

ou se preferir:

5555 S Kolb Rd, Tucson, AZ 85747, USA.

Abraços.
Roberto.

Nfontes
Nfontes
14 anos atrás

endereço no Google Earth :
Latitude : 32° 8’59.38″N
longitude : 110°50’11.38″O

Paulo Franco
Paulo Franco
14 anos atrás

Por que os EUA não vendem os F-14, mas vendem os F-16 e F-18?
O que os faz tão especiais assim?
Não são menos evoluídos que os outros?
Gosto das máquinas de guerra, só das máquinas!

Nuno Kopio
Nuno Kopio
Reply to  Paulo Franco
14 anos atrás

Os EUA não vendem os F-14 devidos aos avançados sistemas electronicos que dão aos F-14 a vantagem sobre todos os outros aviões da altura, e sem esses mesmos sistemas os F-14 são muito inferiores ao MIG’s russos da mesma altura.

Os EUA não querem que essa tecnologia caia nas mãos de paises errados. Os F-16 e F-18 só são vendidos a paises aliados com a salvaguarda que no fim da vida destes eles sejam destruidos ou “devolvidos” aos EUA.

Maurice Stambouli
Maurice Stambouli
14 anos atrás

Esse é um assunto interessante , procede e só tenho pequenas dúvidas quanto à veracidade do que ocorreu REALMENTE durante o período da “Guerra Fria”.
Chamar de Cemitério é um pecado; ali estão aviões com pouquíssimas horas de vôo, retirados da ativa por conta das crises aéreas. Com a volta da normalidade, são revisados e retornam aos vôos normais.
Valeu ! Ver as Grandes Águias jamais me cansarão, pelo contrário

Nuno Kopio
Nuno Kopio
Reply to  Maurice Stambouli
14 anos atrás

Ali encontram-se aviões saidos directamente da fabrica, especialmente entre a frota de F-16 e F-15. Tucson é basicamente um armazem ao ar livre.

Calso Dramen
Calso Dramen
14 anos atrás

E mesmo de admirar quanto os Estados Unidos ja fizeram pelo mundo… e ainda tem gente mal agradecida que mete o pau neles!

Nuno Kopio
Nuno Kopio
14 anos atrás

http://www.airliners.net/ procurando as bases aereas de Tucson – Davis-Monthan AFB ou Mojave (MHV), vão encontrar milhares de fotos de aviões armazenados alguns para lixo outros são peças de museu ou considerados marcos da história americana.

Nuno Kopio
Nuno Kopio
14 anos atrás

Como escreveu o rubem rodriguez gonzalez não é cemitério mas armazem.

Dos aviões presentes em tucson, somente os B-52 nunca mais vão voar.

Os F-4 vão servir para drones para treino de pilotos.

Os F-14 estão de reserva e em condições de voarem em menos de 48h, estes nunca serão vendidos pois é politica dos EUA não vender F-14 a paises estrangeiros

Os F-15 pertencem às reservas, pois já não se fabricam e quando cai um é ai que os vão buscar, ou então para peças.

Os F-16 que lá se encontram tambem se encontram em condição de voltar a voar em 48h e tambem servem para vender para paises aliados.

Os F-18 Hornet são de reserva e para venda a paises aliados.

Nota- Todos estes aviões excepto os B-52 estão en condições de voltarem a voar em 48h ou menos se necessário ou se os EUA entrarem em full scale war.

Existem a equivalente o equivalente civil no deserto de Mojave, ai tambem existem aviões em fim de vida, para spares mas tambem alguns armazenados devido às excelentes condições climatéricas do local.

Nota: Não sei se mais algum dos seus leitores trabalha na industria aeronautica como eu, mas se trabalham de certeza que já fizeram inspeções a aviões que lá estiveram e necessitaram de regressar ao activo.

Andre Luis
Andre Luis
Reply to  Nuno Kopio
14 anos atrás

Cara, acho q Israel opera alguns F14 ou F15.

Sidewinder
Sidewinder
Reply to  Nuno Kopio
14 anos atrás

Apenas o Irã comprou os F-14. E isso aconteceu antes da revolução derrubar o último xá, que era aliado dos EUA.

Nuno Kopio
Nuno Kopio
Reply to  Nuno Kopio
14 anos atrás

Sim é verdade o Irão tinha F-14 mas já não voam, ou se voarem serão apenas 1 ou 2.

André é verdade Israel opera F-15’s, tambem o japão opera F-15, a Arabia Saudita e Coreia do Sul. Sendo todas estas versões inferiores à versão americana, execpto talvez a versão Israelita pois normalmente os israelitas compram os aviões na versão base e o resto fazem eles.

Lionel
Reply to  Nuno Kopio
14 anos atrás

Boa explicação era isso que ia falar todos nossos caças vem de lá ja estão ultrapassados…e pensar que o brasileiro inventou o avião é uma VERGONHA a gente não fabricar nada ..nem aviões nem navios e nem carros …taí uma sujestão para o Flavio de reportagem ..o que realmente é brasileiro é nosso ..Nós inventamos e fabricamos e vendemos…o que …que Eu me lembre acho que só o Guaraná…refrigerante…

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

É só digitar AMARC no Google Earth.

Só pra se ter uma idéia do poderio bélico dos “hómi”: tem mais caças F-4 Phantom (aquele que o Brasil quis comprar na década de 70, mas eles se negaram a vender) ali enferrujando do que todos os caças de todas as Forças Aéreas da América Latina juntas.

Sds.

Marcio Ferreira
Marcio Ferreira
14 anos atrás

Muito interessante. Obrigado por compartilhar.
É incrível como os cidadãos pagam impostos, e o dinheiro é usado para se comprar armamentos que no futuro serão depositados nesses monumentos à nossa ignorância e intolerância. Pense em quantos bilhões de dólares estão ali, apodrecendo ao sol enquanto milhões passam fome…

Marinho
Marinho
14 anos atrás

A reciclagem nem chega perto de 100% são tiradas umas pucas peçãs e o resto é destroçado com um gigantesca retroescavadeira, até parecendo um dinossaouro faminto, e então o metal é aprovitado.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

No deserto de Mojave tem um outro… esta bem pequeno por esses dias:

Rotary Rocket ATV Mojave Spaceport

Abraço

Imperador

Saulo caridade
Saulo caridade
14 anos atrás

Ola FG. Como o colega acima já enviou as coordenadas deste cemitério, envio aqui um link para uma pagina com dezenas de coordenadas do Google Earth com bases militares espalhadas pelo mundo todo, é bem interessante.
Veja aqui:
http://www.uai.esp.br/Links%20Google/base_militar.txt

Saulo caridade
Saulo caridade
14 anos atrás

Ola FG. Como o colega acima já enviou as coordenadas deste cemitério, envio aqui um link para uma pagina com desenas de coordenadas do Goole Earth com bases militares espalhadas pelo mundo todo, é bem interessante.
Veja aqui:
http://www.uai.esp.br/Links%20Google/base_militar.txt

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Saulo caridade
14 anos atrás

Espetacular… muita coisa nova (para mim) naquela relação.

Nas coordenadas da primeira base da Coreia do Norte falta um numero “3” logo no inicio da sequencia alfa numerica.

Muito bom… Abraço

Imperador

marcos garcia
marcos garcia
14 anos atrás

e a gasolina que isso tudo aí já queimou…. é crédo de carbono!, crédito é pouco.

Mauro Crapino
Mauro Crapino
14 anos atrás

Assisti outro dia na tv a cabo. Na verdade estes aviões estão aí para servir como peças de reposição, que no geral sai mais barato tirar de uma destas maquinas, do que mandar fazer. O que não tem mais jeito mesmo, eles mandam para reciclagem de metal. Tem também cemitérios de tanques, porta aviões, enfim tudo que foi usado nas guerras dos EUA, estão parados nestes locais.

Kleber Gabriel
Kleber Gabriel
14 anos atrás

Flavio ai vão as coordenadas do Google Earth
32°09’20.74″N
110°50’19.47″O

Abraço

Léo Engelmann
Léo Engelmann
Reply to  Kleber Gabriel
14 anos atrás

…e é grande a área.

Duque
Duque
Reply to  Kleber Gabriel
14 anos atrás

Pra que coordenadas, macacada ? Se vc quiser visitar qualquer cidade do mundo pelo Google Earth, basta digitar na própria ferramenta de pesquisa do Google, acrescida da palavra “google earth” e vc já tem um link direto para as fotos do satélite !!! Exemplo: quero fotos do Rio de Janeiro, então digito “Rio de Janeiro Google Earth”, OK ??? Simples como tomar uma coca-cola !!!

rod
rod
Reply to  Kleber Gabriel
14 anos atrás

Valeu pelas coord Kleber.

Duque o Arizona não é do tamanho do Rio

Rodrigo Borges
14 anos atrás

Ah, Tucson. Onde, segundo John e Paul, morava o solitário Jo Jo. Foi embora de sua casa por um pouco de maconha da Califórnia (comentário sem sentido inspirado em Get Back, dos Beatles).

Insatisfeito com Tudo e com Todos
Insatisfeito com Tudo e com Todos
Reply to  Rodrigo Borges
14 anos atrás

Gostei….. então GET BACK!!!!!!

rafael jorgens
rafael jorgens
Reply to  Rodrigo Borges
14 anos atrás

Boa, muito boa. Lembro de uma reportagem da globo sobre a volta de Ronald Biggs para Inglaterra ao som de Get Back. Ouço bastante essa música no você Tube, o pessoal canta em riba do prédio da apple. Vou ver algo sobre a Loretta.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Permita-me corrigir, isso aí não é um cemitério mas aeronaves inativas do inventário da USAF.
Sem entrar no mérito da questão e nem em discussões pacifistas é a maneira economica que a USAF e até empresa privadas colocam numa espécie de “purgatório” a espera de alguma opecionalidade ou mesmo almoxarifado para outras aeronaves.
Ae escolha do deserto do Arizona se dá pelo baixissimo nivel de umidade e um indice pluviometrico perto de zero, as aeronaves tem suas partes eletronicas protegidas ou retiradas e aguardam por um periodo, depois disso elas são desmontadas e o índice de reciclagem alí é de 100%, portanto se todos os cemitérios tivessem o zelo desse espaço aí não haveria muito problema com produtos fora de linha.
Quanto a desmontagem de equipamentos fruto de tratado de desarmamento, eles são desmontados e depois o país pactuado é avisado da localização exata e um satélite fotografa o mesmo para o inventário do tratado, isso ocorre tanto nos EUA quanto na extinta URSS.

Vaaalney
Vaaalney
14 anos atrás
Mauro
Mauro
14 anos atrás

Não é bem um cimitério. Pelas condições climáticas de Tucson, deserto com baixa umidade relativa com pouquisspimos dias de chuva por ano os aviões são “guardados” lá. As companhias comerciais (American, Delta etc) fazem o mesmo e tiram seus aviões de lá quando o volume de passageriros aumenta. Todos os aviões ficam selados para que a areia do deserto não penetre nos motores e cabines. Já vi com meus próprios olhos não preciso de Google Earth, e a informação foi do pessoal de aviação de lá, pois a minha reação primeira foi a mesma das suas .

Peixe
Peixe
14 anos atrás

Na verdade o tanto de metal é o de menos! Imagina quantas bombas esses aviões fantásticos já jogaram por aí?
E quanto estrago poderiam ter feito se alguém resolvesse tocar o foda-se!
Ainda bem que se seguraram!

Agora, dá pena de ver! Eu aoro aviões, e eles foram feitos pra voar! Se eles foram feitos pra causar estrago, isso é culpa nossa. Deixar essas maravilhas assim, no chão, empoeirando dá pena.

Será que se eu pedir um eles me dão? Afinal, tem tantos! Meu predileto é o F-104.

Joaquim
14 anos atrás

Um reparo ao meu comentário anterior: em 2000, quando estive na Davis Monthan AFB era maior a quantidade de aviões de transporte militar do que caças e bombardeiros. Claro que atualmente a situação deve estar bem diferente.

victor dariano
victor dariano
14 anos atrás

Esses B-52 são lindos, tenho um modelo de plastico que montei com meu tio aos 10 anos. É importante dizer que estes aviões, no cemiterio, servem como estoque de peças pra avioes em atividade…o B-52 entrou em serviço no vietinã e ainda está em uso, peças mecanicas desgastadas são trocadas por outras em boas condicoes encontradas nesses aviões.

Joaquim
14 anos atrás

FG,

É a Davis Monthan Air Force Base, localizada em Tucson, AZ. Logo ao lado fica o Pima Air & Space Museum. Daí vieram os 16 Orion P3 (versão militar do Electra II da Lockheed Martin) que o governo brasileiro comprou em 2003, governo Lula.

Ao contrário do que possa transparecer, a maioria das aeronaves ali parqueadas são ou foram adaptadas ao transporte militar. Poucos caças e bombardeiros, proporcionalmente falando, é claro.

Estive aí umas três vezes, quando trabalhava na Bombardier de Tucson, em 2000. Já conversamos sobre isto…

Abs

Alfredo Aguiar - Orlando, FL USA
Alfredo Aguiar - Orlando, FL USA
14 anos atrás

Melhor ali, para ser desmontado e reciclado que no fundo do Tiete ou da baía da Guanabara. Já que você postou o cemitério e fez sua opnião ecologica “politicamente correta” pode também procuara o vídeo da discovery onde eles desmontam os aviões e reciclam praticamente 100% de tudo o que está lá!!!!, Mas as foitos são legais.

Sípoli
Sípoli
14 anos atrás

Na verdade a maioria das aeronaves saí estão a poucas de entrarem na ativa, o ferro-velho real de desarmamento mantém aeronaves CORTADAS, sejam asas, sejam cabines ou caudas, este aí na verdade é um depósito a espera de uma guerra…

Fernando Mozart
Fernando Mozart
14 anos atrás

Impressionante. Parabéns Flávio pela boa idéia

liebfraumilk
liebfraumilk
14 anos atrás

Caramba,

Lembrei do River Raid…uma pá de aviãozinho….

Tudo passa, aviões, river raid, lombardi, michael,cigarro,velotrol,guerra fria, barichello, ops este não passa….nem no tempo , nem na pista….

abraços.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Facil… basta ir no Google Earth e digitar:

“Davis Monthan AFB”

Voce chegará ao lado de um dos mais famosos cemitérios de aviões… dá até para ver os B-52´s sendo desmontados (detalhe curioso: eles ficam desmontados por um tempo para que os satelites russos possam fazer a certificação de sua destruição – acho que é um tratado SALT qualquer).

Se voce quiser passear por outras bases é só digitar o nome da base seguido de “AFB”… mais ou menos assim:

– Nellis AFB (grande base).
– Lackland AFB
– Minot AFB (tem uns B-52 no patio)
– Edwards AFB (tem uns B-1 dando sopa do lado de um Predator ou Global Hawk e de outros B-52)
– Laughlin AFB (pouco conhecida)
– Andrews AFB (perto de Washington – sempre movimentada).
– Eielson Air Force Base – no Alaska – um monte de caças a exposição bem como alguns B-1 a poucas horas de voo da “Mãe Russia”… rs!!
– Hickam Air Force Base – No Hawai… uma base importante no apoio das Forças no Pacifico.
– Ramstein AFB – Na Alemanha – coloque o mapa em cima da Alemanha e peça pela Base… tudo diferente do que voce viu nos EUA… uma série de Bunkers e casamatas nos paiois… tudo do tempo da Guerra Fria.
– Spangdahlem AFB – Outra gigantesca base na Alemanha, tenho duvidas se era da USAF ou sempre foi da Luftwaffe.

Adoro passear pelo Google Earth, tenho muitos pontos pesquisados como as Bases Navais Americanas e Russas, é bem legal, dá pra ver muita coisa.

Fecho com uma indicação que vai fazer voce chorar…

Engels Air Force Base – posicionar o mapa na Russi (pode ser em Moscou mesmo) e procurar pela base… o software te leva perto… se subir um pouco o mapa da pra ver alguns Bear´s parados e alguns Tu-160 prontos para a operação. Esta é uma das principais bases Russas.

Abraços

Imperador
“Piloto de kart e de avião… rs””

Lionel
Reply to  Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Os caras estão tão na frente da gente que devem ter até cemitério de discos voadores da área 51…rsrsrrsrsr

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

De avião sinceramente eu não me importo, ainda mais avião de guerra do país fomentador de guerra, tem mais que apodrecer como merecem apodrecer todo e qualquer exército e coisas que lhe pertençam

Duro é ver o monte de cemitérios de ônibus surgidos do pouco caso da Prefeitura de São Paulo (seja ela sob comando de demos mensaleiros, de tucanos cascateiros e dos petelhos incoerentes – aliás, a queridinha Martaxa de alguns foi a precursora do assassinato dos ônibus elétricos da cidade, muitos em ótimas condições de uso e até novos para a época do crime) que estão espalhados por diversos terrenos da cidade… pelo Google Earth deve ser possível mapeá-los também… e bem mais pertinho do que terras ianques…

marcio cordeiro
marcio cordeiro
14 anos atrás

Imagina quanto de aço tem por ai?o certo nao seria dizer quanto de aluminio tem por ai.se fosse de aço nem com reza braba saia do chao!!!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  marcio cordeiro
14 anos atrás

Já arrumei, ato falho.

Túlio Parodi
Túlio Parodi
14 anos atrás

Impressionante, é do tamanho da soberba dos caras…

Fábio Labs
Fábio Labs
14 anos atrás

E o pior é que uma das funções desses lugares era mostrar aos soviéticos os armamentos que iam sendo desativados pelos acordos de desarmamentos. Encosta um bombardeiro (tipo um daqueles B-52 que estam nas fotos), aí passa um satélite espião meio assim de bobeira (já que eles sabem os horários e rotas de todos) e pimba! Lá vai uma fotinho pros milicos comprovarem o comprimento dos acordos…. Um grande abraço.
P.s.:Clicando nas fotos que aparecem no Google Earth, dá pra entrar nos links de alguns museus aéreos.

victor freire
Reply to  Fábio Labs
14 anos atrás

corretíssimo. além disso, as peças desses aviões muitas vezes são recicladas – canibalizadas, como eles dizem. sem falar que o clima seco do deserto conserva melhor as aeronaves.

Lvcivs
Lvcivs
14 anos atrás

Aço? Não tem quase nada de aço aí!!! Avião é feito de alumínio!

YPVS
YPVS
Reply to  Lvcivs
14 anos atrás

Pior ainda! mais de 50% do valor do alumínio é o gasto com energia elétrica meu caro

Rogério Silva
Rogério Silva
14 anos atrás

Caracas! Só o que eles tem lá se tivesse a funcionar já quase que batia a força aérea brasileira. kkkk Muito legal ver pelo Google Earth!

RoBruschi
RoBruschi
14 anos atrás

toneladas de alumínio…

Talles Ameida
Talles Ameida
14 anos atrás

O tamanho é realmente absurdo
32º10’20″N
110º51’28″O
Acho que lá tem mais aviões do que a força aérea da América Latina inteira.
XD

Rafael
Rafael
14 anos atrás

32° 9’3.24″N 110°50’2.49″W