DIREITO DE RESPOSTA

SÃO PAULO (meus sais…) – Não sei se vocês se lembram, mas dia desses o vice-presidente da CBA, Antonio dos Santos Neto, foi preso. Não sei se já soltaram. Na ocasião falei aqui sobre o tipo de gente que comanda o automobilismo brasileiro. O cara, antes de ser vice da CBA, era presidente da Federação Paraense de Automobilismo.

No “Limite” da semana passada, na ESPN Brasil, eu, o Mauro Cézar e o João Carlos fizemos alguns comentários sobre o ocorrido. E eu devo ter dito algo sobre o próspero automobilismo paraense, que cedeu ao país este excelente quadro como vice-presidente da CBA, o preso. Algo que, pelo jeito, desagradou o atual presidente da Federação Paraense, a Fepauto (parece nome de loja de autopeças), que por sua vez mandou um e-mail para a TV e também para meu endereço pessoal.

E é essa mensagem que segue, na íntegra, sem revisão alguma, já que o pedido de resposta foi requisitado lá (e li trechos, no programa que vai ao ar à noite) e aqui, uma vez que ela também foi enviada ao meu e-mail pessoal:

Belém/Pará, 08 de Setembro de 2010.

À
ESPN Brasil
Programa “LIMITE”
ATT.: FLÁVIO GOMES
NESTA.

Prezado Senhor Flávio Gomes,

Em atenção ao programa exibido em 07/09/2010, venho através desta requerer o democrático Direito de Resposta, nos seguintes termos:

“Na edição passada de seu programa, LIMITE do dia 07/09/2010, fomos surpreendidos com um comentário que não condiz com a verdade, qual seja, de que no Pará não existe automobilismo capaz de conduzir alguém a Vice-Presidente da CBA. Certamente V. Sª. ainda pensa que o Brasil só gira em torno das regiões sul e sudeste, onde por todas as condições econômico-sociais tudo é mais fácil, ou seja, fazer automobilismo em São Paulo, ao lado das grandes montadoras, com todos os meios de comunicação voltados para o evento e patrocinando-os, com toda estrutura pronta de autódromos e kartódromos internacionais, equipes formadas de comissários e diretores de provas profissionais, enfim tudo pronto, bastando abrir a bilheteria.

Para sua melhor informação, o Estado do Pará, através da Federação Paraense de Automobilismo-FEPAUTO, dispõe de 130 pilotos federados junto à CBA, alguns dos quais participam de campeonatos nacionais, tais como: Mitsubishi Cup, com os Irmãos Bortolanza; Gaúcho de Marcas; Paranaense de Arrancada, Nordeste de Kart. Aqui mesmo no Estado do Pará, desenvolvemos campeonato de Arrancada, Rallye de Regularidade, Autocross, Kartcross e Off-Road in door, todos com dificuldades em patrocínio e divulgação, graças ao pensamento como o manifestado por V.Sa.

Por fim, atrelar um problema empresarial ao cargo ocupado na Vice-Presidência da CBA, demonstra e corrobora o pensamento discriminatório e preconceituoso para com o Estado do Pará e a Região Norte que, por não possuir as condições elencadas acima, merece não só ter um representante na Vice-Presidência como, no futuro, na Presidência da CBA.

Esperamos ter contribuído para deixá-lo um pouco mais informado sobre o nosso grande Brasil, do qual o Estado do Pará também faz parte. E merece respeito.

Atenciosamente,

Fernando Maia- Presidente da FEPAUTO.”

Legal, está dado o amplo direito de resposta ao presidente da Fepauto, e espero que ele não me processe só porque eu acho que o automobilismo em seu Estado não existe. Adoro receber cartas formais. Ainda mais quando elas vêm com esse “NESTA” depois do nome. Um dos maiores mistérios da humanidade. O que quer dizer esse “NESTA”?

Aproveito para agradecer profundamente ao emérito mandatário por ter confirmado o que eu disse na TV, que não há mesmo automobilismo no Pará. Os exemplos citados, lamento, não configuram um padrão de competições no Estado. Não há um autódromo no Pará. Arrancada não é corrida. Autocross, kartcross e off-road indoor, seja lá o que for isso (como pode ser “off-road” e “indoor” ao mesmo tempo?), são, no máximo, hobbies para alguns. Aliás, dá para perceber no site oficial da entidade, cuja última atualização é de junho, que as atividades automobilísticas no Pará não são exatamente frenéticas.

E os 130 federados à CBA, presidente, esses o senhor poderia ter omitido. Citar pilotos que correm na Mitsubishi Cup, no Paranaense de Arrancada e no Nordeste de Kart seria o mesmo que ouvir do Professor Carpinelli, secular presidente da FASP, que sua federação se orgulha de ter um certo Flavio Gomes que corre na Classic Cup. Tenha dó.

Desculpe, presidente, mas neste blog aqui, nem meus leitores e nem eu somos bobos. E não coloque a culpa pela inexistência, em seu Estado, do esporte cuja federação o senhor preside no “pensamento como o manifestado por V.Sa.” — que devo ser eu, segundo sua carta. Não tenho nada a ver com isso. Mas se vale como consolo, não é só o Pará que não tem automobilismo. Para sermos bem realistas, existe automobilismo de verdade hoje, no Brasil, em quatro Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina (na terra), Paraná e São Paulo. Os espasmos de Fortaleza e Caruaru, ou mesmo os raros eventos de Campo Grande, Jacarepaguá, Brasília e Goiânia, não são representativos.

Portanto, não venha com essa conversa, presidente, tentando provar que no Pará existe algo parecido com automobilismo de verdade. Uma federação de automobilismo no Pará faz tanto sentido quanto uma federação de surfe no Tocantins, ou uma de bobsleigh no Amapá. Se vocês fossem competentes aí no Pará, teriam uma pista de corridas. Não têm. A imensa maioria das federações de automobilismo no Brasil, qualquer tonto como eu sabe disso, serve a um único propósito: eleger o presidente da CBA. E gerar alguma receita vendendo carteirinhas de piloto, fonte de renda bem lucrativa, de custo baixíssimo e não-poluente.

E é gozado como tem gente que se esconde nesse papo-furado de que somos preconceituosos, que discriminamos o Norte e o Nordeste, essa baboseira toda. A carta do presidente da Fepauto é quase uma peça cômica, nesse sentido. Vejam este trecho, que repito no original:

Certamente V. Sª. ainda pensa que o Brasil só gira em torno das regiões sul e sudeste, onde por todas as condições econômico-sociais tudo é mais fácil, ou seja, fazer automobilismo em São Paulo, ao lado das grandes montadoras, com todos os meios de comunicação voltados para o evento e patrocinando-os, com toda estrutura pronta de autódromos e kartódromos internacionais, equipes formadas de comissários e diretores de provas profissionais, enfim tudo pronto, bastando abrir a bilheteria.

Alguém que escreve uma sandice dessas não conhece automobilismo. É um desinformado. As grandes montadoras estão aqui, sim, como estão também no Rio, em Minas e na Bahia. E no Centro-Oeste. E sei lá mais onde. Tem bastante fábrica de automóvel por aí. E nenhuma delas, em região alguma, participa do automobilismo brasileiro. Fazem, quando muito, eventos privados para compradores de seus produtos. Há anos que as fábricas estão longe das pistas, das federações e das confederações. Porque não confiam nos dirigentes, simples assim. Tente ser recebido, presidente, por algum diretor da Volkswagen, ou da Fiat, ou da Ford. Diga que, como presidente da importantíssima Fepauto, tem um grande projeto para a montadora. Possivelmente não vão lhe dar nem um crachá de visitante.

E a mensagem ainda afirma que os meios de comunicação daqui dão uma enorme cobertura ao automobilismo. E nos patrocinam! Ôpa. Claro, são páginas e mais páginas nos jornais, minutos intermináveis de nossos campeonatos na TV, milhões de dólares em patrocínos…

Afemaria. Em que mundo esse sujeito vive? Que jornal lê? Que canal assiste? Qual empresa de comunicação patrocina o automobilismo do Sul/Sudeste? Se está falando da Truck e da Stock, alvo errado. Essas categorias não são do Sul/Sudeste. São nacionais. E se não correm no Pará, talvez seja pelo fato de que não há onde correr no Pará. Porque elas correm no Mato Grosso do Sul, em Pernambuco, na Bahia…

Por fim, presidente, se há aqui diretores de prova e comissários profissionais, receio ser essa a função de uma federação, não? Formar gente para trabalhar nisso. Se a Fepauto não os tem, novamente peço que me isente de culpa. Não tenho nada a ver com isso.

E termino destacando mais um trechinho:

Por fim, atrelar um problema empresarial ao cargo ocupado na Vice-Presidência da CBA, demonstra e corrobora o pensamento discriminatório e preconceituoso para com o Estado do Pará e a Região Norte que, por não possuir as condições elencadas acima, merece não só ter um representante na Vice-Presidência como, no futuro, na Presidência da CBA.

Esperamos ter contribuído para deixá-lo um pouco mais informado sobre o nosso grande Brasil, do qual o Estado do Pará também faz parte. E merece respeito.

Juro que tentei compreender esse raciocínio meio tortuoso, que relaciona a falta das “condições elencadas” ao merecimento de uma eventual presidência da CBA. Será que temos aqui alguém se lançando candidato nas próximas eleições? Não sei. Só sei que a única frase do presidente com a qual concordo inteiramente, em seu longo e-mail, é a última.

Claro que o Pará merece respeito. O que o Pará não merece é ter dirigentes cujos nomes aparecem mais no noticiário policial do que no esportivo.

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Marco Barral
Marco Barral
8 anos atrás

E a coisa continua do mesmo jeito até hoje cara, Queria poder compartilhar com meus conterraneos um pouco da história do pouco que existe do esporte por lá e não sei onde e nem com quem o fazer; Esse pouco a que me refiro são textos do mestre Joca que iniciou suas incursões no esporte lá em Belém.

Mihaly Hidasy
Mihaly Hidasy
13 anos atrás

Flavio Gomes..Um grande abraço.
E bom que hoje não estou mais atuando. Esta tudo muito difernte. Mais gosto de estar a par dos assuntos automobilisticos. Vejo , ouço coisas que me arrepiam.
Mais um vez grande abraço, e vai em frente amigo.

Mihaly

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Mihaly Hidasy
13 anos atrás

Prazer em vê-lo aqui, amigão! Como estão as coisas?

Leonardo Araújo
Leonardo Araújo
13 anos atrás

Ai, ai, ai…
A tentativa (frustrada) do Presidente da Fepauto de usar o bairrismo e o “fazer-se de vítima” para justificar a defesa de interesses estranhos na federação de automobilismo é correspondente ao bairrismo sulista em se achar melhor e mais competente que o resto do país. Dois lados da mesma moeda. Alguns aí, Poupem-me.
Aceitar que a Federação do Pará, assim como a CBA, não fazem seu trabalho é defender o automobilismo no Pará. A crítica é para essa estrutura desmobilizante do esporte. Não é só no automobilismo. É no futebol (RT na CBF), no basquete, no atletismo, no judô e até no vôlei de resultados.
Federação de esportes, em regra, é máfia. Uma vergonha que sustenta sangue-sugas, independendo dos resultados obtidos pela modalidade.
Flávio, tratarei esse debate como peça clássica de argumentação que vence esses argumentos espúrios e o preconceito para colocar as coisas em seu devido lugar.

Acelera!

E.Martinez
Reply to  Leonardo Araújo
13 anos atrás

Quem se utilizou de bairrismo em primeiro lugar foi o presidente da CBA paraense.

Se em outro forum de discussão alguém do Sul-Sudeste se valer também de bairrismo para enconbrir a própria incompetência, situaremos este argumento no seu devido contexto.

marcão
marcão
13 anos atrás

É, o presidente da FEPAUTO tá achando ruim de ter poucos pilotos filiados a 130,00 por cabeça…..
Ué 130,00 de cada da um bom din din pra quem também não faz nada o tempo todo…
E quando ensaia fazer alguma coisa sai em defesa do “segundovice”..
E ainda por cima se auto anuncia candidato a pres da CBA. nas próximas…
Tô ficando véio mesmo, vendo essas barbaridades todas escritas por esses que pensam que quando dão uma cagada o cheiro da bosta é dsiferente…
Fede tudo igual….. E o caminho deve ser esse mesmo, presidente de uma Fepauto e depois primeiro, segundo terceiro, vice…..
Então sr pres da CBA, o sr também já foi vice, indicou esse segundovice dai, e agora?
Tá lendo as coisas que as pessoas estão falando?
Por acaso o sr está lendo? Aquilatou a “”responsabilidade”” dessas ações? Já formou um parecer?
Vossa Altesa poderia nos dar a grande honra de dar a sua opinião?
Nós estamos esperando o “rei” falar!

E ele não fala… continua calado….. e calado ficará, pelo jeitão …
Bom, Gp Brasil se aproxima, os campeonatos brasileiros estão acabando.. Uma hora ou outra ele fala alguma coisa
Agora esse dai da Fepauto tá perdendo um monte de boas oportunidades de ficar calado….

Jessé F. Alves
Jessé F. Alves
13 anos atrás

Hoje, finalmente vi o que sempre quis! Um jornalista falar algo, o que se diz ofendido (quase SEMPRE sem razão) revidar e o jornalista bater o pé, continuar falando as verdades e ponto. Ótimo, Flavio, colocou esse rapaz no lugar dele. Com todo respeito ao Pará, mas arrancada?!
Bom, em Piracicaba aqui do lado, tem corrida de gaiola, será que algum desses pilotos tem chance na F2? GP2? DTM? Não desmoralizando quem corra de gaiola, até pq é muito bacana, mas isso aí é mesma coisa do que chamar o torneio Tereza Herrera de campeonado internacional.

Sem contar que é modinha essa coisa de “preconceito” com Norte, Nordeste….na boa, sou Paulista, com orgulho,admiro demais o sul, o sudeste do Brasil e foi no nordeste que fui zuado pq eu “trabalhava demais, como trouxa”. Então, se por aqui, tem estrutura (não essa viagem de montadora, disso e aquilo que ele falou, estrutura de verdade), foi com muito trabalho e vontade de melhorar e, claro, excluindo alguns (sempre tem aqueles…), por paixão ao automobilismo. Se em outros lugares, o pensamento do conformismo e da espera de ajuda predomina, então que esperem o Bolsa Pista tbm….
Engraçado que para mandar email quilometrico essa gente pára o que tá fazendo e manda….pra parar 10 minutinhos e fazer um resumo do que estão fazendo pelo automobilismo local, dai fecham a cara. Tipinhos assim que não precisamos. Só lamentamos.

Parabéns, Flavio!
SImplesmente perfeito!

Dudu (de Joinville/SC)
Dudu (de Joinville/SC)
13 anos atrás

Caro Sr Presidente da FEPAUTO,

Deixo abaixo um pequeno e sábio ditado para reflexão

“Contra fatos não há argumentos”

Acredito que tenha tempo para ler e refletir. E boa sorte na sua vida empresarial.

E um abraço Flavio

Thiago
Thiago
13 anos atrás

Toda vez que se fala algo de alguém ao norte do paralelo 20 eles começam com essa ladainha de preconceito. Trabalho com muita gente do norte e nordeste, e fui xingado esses dias porque disse que seria melhor não ter copa do mundo em Manaus e gastar o dinheiro com saneamento básico pro Amazonas… Às vezes dá vontade de ser preconceituoso mesmo.

E.Martinez
13 anos atrás

Agora sobre dirigentes esportivos e estados longiquos…

A grande novidade é dirigente esportivo ir parar na cadeia, de resto o de sempre. Aliás o mal exemplo vem de cima. Presidentes de CBF’s e COB’s da vida dão o tom da ética e boa gestão do esporte.

Mas outra diferença que há também é que se o cara é presidente da Confederação de Bolinha de Gude do Amapá ele se utiliza de bairrismo contra o “sul rico perseguidor” (clichê gasto já) assim, fazendo um populismo, uma média com os locais, tira a atenção de suas próprias falcatruas e de quem de fato é o algoz da boa vontade dos seus…

otaviano nunes
otaviano nunes
13 anos atrás

Matou a pau!

Jean
Jean
13 anos atrás

Você escreveu Estoque errado: “stok”… atenção ao texto, seu FG!!! heheheheheheh

São sete páginas de comentários, não as lerei todas.
Meu comentário é: deixe o cara para lá. ele não deve ter muito tempo disponível para ficar debatendo automobilismo, já que possui uma agenda “entulhada” de eventos automobilísticos no Pará. Ah! Para, né!

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Os caras reclamam quando falamos que Arrancada não é automobilismo.

Se certa forma até que é, mas é o tipo de evento que atrai publico (só machos) e dá alguma graninha para o dono do carro… e só. O “grosso” disto vai para o bolso de alguém.

Este tipo de evento não tem muito custo, a não ser uma certa organização que nem deve custar muito, pois a exemplo de um campeonato de arrancada que eu vi em Cosmópolis em 2006 não tinha nem ambulancia para socorrer ninguem.

Os caras chegam com seus Gols turbinados com a traseira levantada achando que correm mas que ferrari, chanham uma prova e deixam de ser meros desconhecidos para se tornarem o “cara do golzinho turbo”.

Estes nordestinos também tem uma mania de “se pôr” preconceito!!! Eu li umas 3 vezes a carta e os comentarios para ver onde deu a entender que estaria subjulgando o estado deles.

Manoel
Manoel
13 anos atrás

Realmente como já falado aí em cima, dá pena de quem briga com você quando o campo de batalha são as letras.
Podemos concordar ou discordar de suas opiniões e gostos, mas que tú é um baixinho arretado, pode se orgulhar.

FERNANDO JORGE MAIA
FERNANDO JORGE MAIA
Reply to  Manoel
13 anos atrás

ERREI DE NOVO O CORRETO É dirigentes

Dom Quixote de las Pistas
Dom Quixote de las Pistas
13 anos atrás

Segundo o emérito presidente, a Fepauto tem 130 pilotos e alguns correm nos regionais do Paraná e do Rio Grande do Sul. E por que pilotos filiados à federação do Pará participam de regionais em estados do sul e do sudeste? São paraenses em busca de um lugar ao sol no ultradesenvolvido e superprofissionalizado automobilismo do sul e sudeste?

É claro que não. Boa parte desses 130 filiados são paranaenses, gaúchos, paulistas e outros que pagam muito menos por uma filiação à Fepauto do que pagariam, por exemplo, à FASP ou à FPA. Isto eu vi acontecer em pleno autódromo de Interlagos: piloto que fez uma filiação de emergência a uma federação (por acaso – ou não… -, era justamente a do Pará) para poder disputar uma prova regional em São Paulo. Ele se baseou em dois critérios: rapidez para sair a filiação e… valor da mesma. Não lembro os valores, mas era uma diferença absurda – algo como R$ 700 para se filiar à FASP e R$ 30 para a Fepauto.

(Flavio, preferi omitir meu nome verdadeiro por questões “operacionais”. Mas pelo e-mail você sabe quem escreve. Abraços.)

FERNANDO JORGE MAIA
FERNANDO JORGE MAIA
Reply to  Dom Quixote de las Pistas
13 anos atrás

Prerezado Flávio,
NESTA
De fato a imagem dos direntes não das melhores pelo nenos para o seu seleto público, porém um comentário dos 157 me chamou atenção, o cidadão pede que seja feita pelo MP auditoria nas contas da FEPAUTO ( não é loja de peças), seria ótimo pois assim eu saberia quanto coloco do meu suado dinheiro por ano nela, para que o Pará tenha automobilismo ou não.
No mais tenho que concordar com o seu seleto público quando diz que você é o CARA, diante disso proponho um desafio a V.sa, como nós presidentes só servimos para eleger o Pte. da CBA, proponho de Vsa. se candidate na proxima eleição e nos mostre como se faz um automobilismo competente, afinal deve ser fácil para o ARÀUTO do automobilismo mostrar como se FAZER aumobilismo de verdade ou seja mostre na prática o Sr. faz tão bem falando e escrevendo. Vai grande Flávio aceite o desafio e acabe de vez com a cartolagem no automobismo.
Fernando Maia.
FEPAUTO ( não é…)
P.S. Não acredite em tudo que a maioria pensa pois aqui no norte as pessoas pensam cada coisa de Jornalistas com ou sem diploma e nem por isso é tudo verdade.
P.S. 2. COM FLÁVIO PRESIDENTE TUDO SERÁ DIFERENTE. TEREMOS DIRENTES DECENTES…

FERNANDO JORGE MAIA
FERNANDO JORGE MAIA
Reply to  Dom Quixote de las Pistas
13 anos atrás

Onde se lê direntes leia-se Didigentes.

FERNANDO JORGE MAIA
FERNANDO JORGE MAIA
Reply to  Dom Quixote de las Pistas
13 anos atrás

Qual é Don Quixote de Las Pistas, o anonimato é a arma dos incompetentes… as quetões “operacionais” seria melhoe dizer COVARDIA.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Dom Quixote de las Pistas
13 anos atrás

Presidente, aquilo que escolhi fazer na vida eu faço direito. É inútil partir para esse tipo de embate comigo.

FERNANDO JORGE MAIA
FERNANDO JORGE MAIA
13 anos atrás

Prezado Flávio, o NESTA que você tanto gostou, significa em bom português, nesta data ou neste momento, quanto ao valor das carteiras a nossa é a mais barata do Brasil custa r$ 190,00, com esse valor não se pode fazer muito nem ficar rico com elas como Vsa. comentou… no mais não ha como brigar com um jornalista como Vsa. pois o sr dispõe de TV, Blog, etc. e eu só de um pouco de vontade.

Cordialmente,
Fernando Maia.
FEPAUTO
P.S. não é nome de loja de peça para carro.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  FERNANDO JORGE MAIA
13 anos atrás

Presidente, o blog está à disposição para o senhor escrever o que quiser. Mas eu recomendaria que, antes, lesse todos os comentários. Para perceber qual a imagem que os dirigentes do automobilismo brasileiro têm junto ao público em geral. No mais, não estou brigando com ninguém. Apenas emitindo minha opinião.

Elvidio Rui Farina Junior
Elvidio Rui Farina Junior
13 anos atrás

Flávio, se você for processado, pode contar comigo, eu ajudo nas despesas de advogado! Resposta na lata, certeira e verdadeira! Estou contigo e não abro mão!

acacio
acacio
13 anos atrás

este senhor nao sera candidato mais nem sindico do predio onde ele mora. abraços Campeao.

Tuta
Tuta
13 anos atrás

Ao Digníssimo Presidente do Clubinho do Gominha, por meio desta desejo declar que no que se refere à sua pergunta a respeito da supramencionada NESTA, venho a termos informá-lo que trata-se tão-somente da concubina daquele que é conhecido pela alcunha de NESTO.
Atenciosamente,
Tuta.

E.Martinez
13 anos atrás

Claro que arrancada é automoblismo FG. Há muitos componentes em comum entre um carro de circuito e um de arrancada. Porque você diz que não é? Porque é em linha reta? Porque dura menos tempo?

Então eu posso dizer que a prova de 100m rasos não é atletismo? Somente a maratona é porque talvez eu goste mais de maratona? Arrancada é automobilismo, agora se você não gosta é outra coisa. Não transforme subjetivismos em critério técnicos.

E digo mais, um carro de rua adaptado para provas de arrancada é muito mais um carro de corrida do que uma bolha de fibra imitando mal e porcamente um carro. Porque era com base em um carro de rua que se fazia carros de corrida de circuito.

E não é porque também eu não goste de chassis tubulares que eu digo que a Stock Car por exemplo não é automobilismo, Todo esporte tem modalidades e categorias diversas e não podemos ser puristas ao ponto de determinas as que são representativas de um esporte porque gostamos ou não de uma ou outra.

acacio
acacio
Reply to  E.Martinez
13 anos atrás

xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Adriano Souza
Adriano Souza
Reply to  E.Martinez
13 anos atrás

Quero só que você o E.Martinez me diga até onde chegou um “piloto” de arrancada no automobilismo? Forma o que? Arrancada é Hobby, pôe isso na cabeça. Ou você acha que é automobilismo só pq paga a taxa para correr? Acorda meu isso é racha oficializado, pode ser até profissional, mas é um racha oficializado, nada mais men a menos.

Romo
Romo
13 anos atrás

Graaaaaande Flávio!!!, é isso Gomes, não dê moleza pra esses caras não, acham que a população é toda idiota, quê isso sô! E não se acanhe em continuar falando a verdade em entrevistas e principalmente na TV. Abraço.

Romo

JuniorSP
JuniorSP
13 anos atrás

SENSACIONAL Flávio….Parabéns, vc escreveu com toda propriedade ao presidente da Fepauto. Esses caras estudam todos nas mesmas faculdades…idem as confederações do Futebol, basquete e outros esportes do Brasil. Qdo empresas como VW, Fiat, Ford, GM, etc, não tem interesses em patrocinar uma categoria está claro o motivo, o principal é o desvio de dinheiro, qquer empresa visa produzir c/ qualidade, satisfazer seu cliente, fortalecer sua marca, obter lucros, etc, mas os dirigentes são muito amadores no Brasil, querem é mamar na TETA, por isso estas grandes empresas ficam de fora, há outros trocentos tipos de mídias p/ que estas marcam se destaquem e sem estes dirigentes espertalhões no meio de campo!! O mesmo vale p/ COB e CBF, os clubes estão quebrados mas dirigentes “ricos”, as empresas não apóiam o esporte “amador” pelo mesmo motivo, o sr. Nuzman(que deve estar uns 20anos no poder) levar a cada olimpíada maior quantidade de atletas p/ olímpiadas, mas onde estão as verbas p/ poderem treinar, condições técnicas, centros de treinamento, etc, são inexistentes, nada são feitos… tivemos o Pan, ridículo, roubaram nosso dinheiro c/ obras superfaturadas e alguns prédios encostados, outros já nbecessitando de reformas…espero que estas eleições possamos limpar nossa política e o mesmo p/ estas confederações!!!

Marcelo Braga
Marcelo Braga
13 anos atrás

A sua resposta foi perfeita…

enio
enio
13 anos atrás

Realmente Voçe e o Cara……..Flavio parabens……..

Decio
Decio
13 anos atrás

Flavio e amigos, O Binho Carcasci, esteve como conselheiro da CBA , estive muito preocupado com ele, pois é meu amigo e conforme o dito “diga-me com quem andas…” Já sabe, mas ele caiu na real e esta fora, ufa, infelizmente para o Kart, mas ótimo para ele. Não mistura, boas intenções com o resto.

rodrigo
rodrigo
13 anos atrás

Vou deixar esse comentário só para que o presidente da FEPAUTO veja que tem mais gente comentando aqui do que pilotos cadastrados na Federação dele. Um Estado inteiro com 130 “pilotos” cadastrados é motivo de orgulho pra quem, Senhor Presidente?

rafael pipoca na praia
rafael pipoca na praia
13 anos atrás

Gomes, “pena de aço”, dá dó de quem briga com você quando o campo de batalha são as letras. Cabra, ainda que a grana que o automobilismo nacional faz girar é ínfima perto do futebol, fale lembrar que existe um sarney vice presidente da CBF. A teta da bola é muito maior que a teta da graxa.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
13 anos atrás

O presidente da CBA é o digníssimo pernambucano Clayton Pinteiro que presidiu por não sei quantos anos a dignissima Federação Pernambucana de Automobilismo cuja sede está interditada porque a pocilga, digo, casa ameaça ruir sobre a cabeça de quem ainda a frequenta e cujas reuniões para definir o preço das carterinhas são feitas atualmente numa empresa de guinchos. Ah, nós temos autódromo aqui em Pernambuco. Mas seria piada de mau gosto dizer que temos automobilismo.

José Medeiros
José Medeiros
13 anos atrás

Faltou mandar o sujeito para a P… que o Paráriu!!!

Alessandro Neri
Alessandro Neri
13 anos atrás

Perfeito Flavio. O automobilismo brasileiro está morto e enterrado realmente, como mostra a surreal missiva do dignissimo representante da potencia automobilistica , que é o estado do pará. No diminutivo mesmo.

Paulo Barros
Paulo Barros
13 anos atrás

O que eu gostei foi do “Off-road in door”. Já que o Pará tem muita madeira, deve ser uma categoria específica para cupins, pois pelo que entendi é realizada dentro de portas!

Primeiro eles treinam os cupinzinhos para escavarem a pista. Como hoje em dia tudo é “nano”, devem ter desenvolvidos jipinhos minúsculos (o automodelismo de lá deve ser muito desenvolvido) para que possam ser pilotados pelos nobres bichinhos devoradores de madeira. O resto é fácil, é só instalar microcâmeras e iluminação. Pronto!!! Mais legal que Cingapura! Com a vantagem que a porta cabe facilmente em qualquer lugar e sendo assim o evento pode ser itinerante!

Genial!!! Essa Fepauto é o máximo!!!

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Simplesmente sensacional, Flávio. Vc é o cara

Andre
Andre
13 anos atrás

Disse tudo Flávio!!!
Que também sirva de lição para a FADF.

alexandre
alexandre
13 anos atrás

Ha sim,o off road indoor.Nos USA o pessoal prepara pistas com obstáculos diversos(rampas etc)dentro de estádios e pick ups preparadíssimas(de equipes de fábricas!!!),disputam CORRIDAS nesses locais.Há ainda uma variação dentro de estádios. São competições de big foots,mas nesse caso são consideradas as melhores manobras,saltos etc.Podem ser vistas atualmente no canal pago Speed.

Paulo TRS
13 anos atrás

Tudo certo.
Sou de Natal/RN, portanto do NE.
Não me senti discriminado em momento algum.
Essa é a pura verdade.
A federação daqui tambem é uma porcaria…

Marcelo David Macedo
Marcelo David Macedo
13 anos atrás

Eu fui lendo a resposta do Gomes e minha cara foi esquentando, de vergonha alheia…

Acho que aqui ninguém discute o preconceito que existe contra os nortistas, os nordestinos. É um fato inegável. Mas o que ninguém também pode discutir é a existência de dirigentes – esportivos, políticos – que escondem a sua incompetência e a sua leviandade nessa chavão de preconceito-do-sul-maravilha-contra-o-norte-nordeste.

Rui P. Piva
13 anos atrás

Boa Flavio, muito boa. Tô com o saco cheio dessa gente.

Andre Cardoso
Andre Cardoso
13 anos atrás

NESTA é aquele beque da Italia, que joga no Milan…

João
João
Reply to  Andre Cardoso
13 anos atrás

Boa….

claude bes
claude bes
13 anos atrás

porque fazer um autodromo se não ha pilotos, como ter pilotos se não ha autodromo, e mais quem ensina pelo menos os primeiros ensinamentos…, sera que no Para ha quem tem ideia de como se prepara um carro de competição…..

mario aquino
mario aquino
13 anos atrás

Se quiser sacanear todos estes caras de Federações e Confederação, chama o Ministério Público e manda Auditar as contas destes caras, não vai sobrar ninguém no pedaço, vai todo mundo assistir o GP de Dubai sem passagem de volta.
Não esqueça que o TCU tem tudo a ver com isto.

CLAUDIO AUN
CLAUDIO AUN
13 anos atrás

TODOS QUE CONHECEM UM POUCO DO AUTOMOBILISMO NACIONAL, SABE QUE A MAIORIA DAS FEDERAÇÕES ESTADUAIS EXISTEM SOMENTE PARA ELEGER O CONTINUISMO DA CBA.
O DIRIGENTE PODERIA TER CITADO MARCIO GUEIROS QUE TEM ALGUNS FEITOS NO AUTOMOBILISMO,OU ELE NÃO SERIA FILIADO DA FEDERAÇÃO?

Fabricio Cavalcante
Fabricio Cavalcante
13 anos atrás

Adoro!

Luck2000
Luck2000
13 anos atrás

Perfeito, como sempre…
Parabéns Flavio.

Allan Jurk
Allan Jurk
13 anos atrás

As federações de todos os esportes são um mal-necessário . As de esportes a motor sempre estão nas mãos de poucos.
O que tem de ditador por aí……..

Fernando
Fernando
13 anos atrás

FLAVIO WINS

FATALITY !! K.O.

jefferson
jefferson
13 anos atrás

SERÁ QUE ELE VAI PEDIR PRO JORNAL NACIONAL COLOCAR AS LAMENTAÇÕES DELE NO AR TODO DIA IGUAL O SERRA ????????? KKKKKKKKKKKKK

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
13 anos atrás

Podem até mencionar que os paulistas discriminam o pessoal do norte/nordeste mas, o maior preconceito vem deles e de outros estados próximos tb, senão veja pelo mapa eleitoral (sem querer entrar no tema político):

Carioca não vota em candidato de SP;
Mineiro fica em cimado muro até o último instante para ver de onde tirará maior vantagem ou por simples birra não vota no partido de seu eterno governador para presidente. E até decide eleição por conta disso.
Norte e Nordeste não votam em candidatos do sul.

E nós, trouxas aqui, produzimos mais de 50% do PIB do país, o que permite ao governo criar inúmeros programas sociais, damos emprego a seus imigrantes e recebemos isto de volta.

Tô de saco cheio!

Vitor
Vitor
13 anos atrás

Omevéio! FG, você tava nervoso porque o DKW engasopou? Antes acho que o sujeito não tinha direito de resposta. Agora DEVERIA ter. Ele não deve ter culpa de nada disso. Grande Abraço.

Felipe Santos
Felipe Santos
13 anos atrás

meu esse cara não tem moral nenhuma eu fui agora no site da cba ve se tinha alguma coisa por la e não tem nada, o que ele disse é pura ladainha.

Dú
13 anos atrás

Como disse o Paulo, neguinho se filia pois é mais barato. São vendedores de carteirinhas de piloto. Mas o seguinte, a partir que o piloto é federado no Pará, ele não pode pontuar no Paulista por exemplo…, só em provas nacionais.

Luciano
Luciano
13 anos atrás

O que preocupa nesse falatório todo é que não temos um automobilismo em nível nacional com várias categorias para formar pilotos para “exportação”, vamos ficar sem representantes na F1 por exemplo, sem esquecer a motovelocidade, o último representante que corria no exterior se aposentou recentemente.

Renan Moura
13 anos atrás

Só rindo pra não chorar…. Parabéns Flávio Gomes, mandou bem!