E O BELVEDERE?

SÃO PAULO (um elefante nunca esquece) – Anos atrás, não sei se vocês lembram, uma das bandeiras deste blog (que, como sempre, não resultam em nada) era a defesa incondicional do Belvedere da estrada que liga o Rio a Petrópolis. Coisa mais linda, marco arquitetônico que acabou sendo destruído e está largado por quem deveria cuidar daquele pedaço. Vejam no link acima quantos posts, quantos comentários, teve até resposta (evasiva) da tal de Concer, que administra a estrada. E necas de pitibiribas.

Recebi ontem e-mail do André Passatowski, que reproduzo aproveitando para perguntar: e aí?

Dando uma passeada nas minhas pastas de fotos, acabei chegando em uma com imagens de um encontro de antigos que fui em Petrópolis. Na volta do evento, dois amigos e eu resolvemos parar no Belvedere para algumas fotos dos Passat (dois LSE, incluindo o meu, e um raro Plus 84). Lembrei de sua campanha para o “renascimento” do Belvedere e selecionei estas fotos pra enviar. As condições de conservação não são das melhores. O antigo chafariz virou um reservatório de água parada, o local do restaurante está totalmente depenado e só resta concreto. O acesso ao andar superior é fechado por tijolos. Apesar de tudo, e mesmo sem a conservação devida, é um belíssimo local. No dia destas fotos (final de maio), foi difícil conseguir algum momento em que só os Passat pudessem ser enquadrados. Toda hora chegava algum carro com uma família… Isso em um local sem a menor estrutura pra receber visitantes, sem banheiros, sem local pra comer e ainda com um certo receio pela total ausência de policiamento. Se ali fosse instalado novamente algum tipo de estabelecimento comercial com uma infraestrutura decente e um mínimo de segurança, não tenho dúvidas de que teria bom movimento.

Mas é pedir demais, não André? Afinal, custa dinheiro… Mas vamos insistindo.

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Luiz A Amaral
11 anos atrás

O Movimento realizado por artistas, motociclistas, ambientalistas, empresários e pessoas de toda a região demonstraram que o local será revitalizado muito em breve.
Agradeço o seu contato.

Abs

AMARAL

http://oglobo.globo.com/serra/pela-revitalizacao-do-mirante-de-belvedere-do-grinfo-5949406

Márcia
Márcia
13 anos atrás

Politicos, façam alguma coisa com o Belvedere, ele ñ pode ficar fechado. É um local que merecia fazr alguma coisa. Façam um avaliação. Eu fiquei encantada só com a estrutura imagine esse ele reabrir acho que todos vão adorar.

EMMANUEL CORREIA
EMMANUEL CORREIA
13 anos atrás

Eu sou um amante do passat LSE tenho um azul todo original, em perfeito estado, consevado e estou precisando vendelo… Onde posso arruma um interesado?!
Obrigado

Cachorro Cotó
Cachorro Cotó
13 anos atrás

Podemos enviar ao Órgão de preservação do estado do rio de Janeiro (INEPAC) pedido de tombamento da construcão. Acredito que exista um escritorio tecnico em petropolis

O tombamento é garantia de se cuidar ou intervir no bem de forma respeitosa e criteriosa, obedecendo os ditames do decreto lei 25/1937

Segue abaixo o link do instituto
http://www.inepac.rj.gov.br/index.php

Giovanni Moreira Afonso
Giovanni Moreira Afonso
13 anos atrás

É triste ver o Belvedere assim, eu como tenho apenas 25 anos, não pude vê-lo funcionando, mas meus pais tiveram a oportunidade, eu tenho uma foto do meu Fusca com mais 3 amiguinhos.

http://img188.imageshack.us/f/dsc02313k.jpg/

o meu é o Vermelho da foto, que está sendo reformado e voltando as características originais da época…

adilson
adilson
13 anos atrás

Esse Passat Plus era demais… A mãe de um amigo comprou zerinho um igual ao da foto. A molecada ficava babando…. Nunca mais vi um desses rodando…. Que saudade!

Abel Souza
Abel Souza
13 anos atrás

Um lugar lindo, que merecia ser bem cuidado e muito bem preservado..Mas, Brasil mostra a tua cara..

Bruno Stern
Bruno Stern
13 anos atrás

No filme “Proibido Proibir” de Jorge Duran tem uma cena mujito boa nesse local.

Vale a pena assistir.

Thiago
Thiago
13 anos atrás

Flávio, o link não está levando para o seu post anterior de anos atrás, mas para o atual.

Leo
Leo
13 anos atrás

Ninguém vai investir dinheiro algum em um estabelecimento no meio de uma rodovia sem nenhuma segurança. A Rio-Petropolis é sempre motivo de notícia de assaltos , bandidos fecham a rodovia e roubam tudo que para. O lugar (apesar de lindo) é isolado e sem nada perto , nenhuma segurança , seria alvo de assaltantes no dia da inauguração … triste …

Tuta
Tuta
13 anos atrás

As pessoas querem ir direto de um ar condicionado a outro, de preferência num carro com ar condicionado. Parar nas estrada é para os românticos, e vocês sabem, romantismo não dá dinheiro.

William
William
13 anos atrás

Será que nenhuma rede de refeição ligeira (Bobs, Mac Donalds, Casa do Alemão) se interessaria por um ponto de venda, e ao mesmo tempo adotar o Belvedere, trazendo de volta toda a beleza, que tinta antes?

Fernando Vieira
13 anos atrás

Passo sempre por ali, desde a infância. Agora que sou morador de Petrópolis e trabalhador do Rio então nem se fala. Eu vi o Belvedere como restaurante mas nunca parei por lá, pois família humilde, sabe como é.

Sempre quis parar ali para ver, mas justamente por não ter nenhum policiamento em um local deserto, dá um certo medo. Na próxima paro por lá.

Parece que o pessoal de parapente usa o local como ponto de aterrisagem também. Legal saber que o pessoal de SP se preocupa com ele. Ninguém fala do Belvedere em Petrópolis

Luiz Carlos Fortes Braga
Luiz Carlos Fortes Braga
13 anos atrás

O Belvedere é lindo;faz até voltarmos no tempo….mas passando por lá outro dia,achei que ele estava mais limpo,capinado,deram um “trato esperto” no local.Quem sabe alguem se aventura……..

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Atualmente na rodovias paulistas o que mais vemos são praças de pedágio. É o jeito tucano de governar. E vem mais um por aí. Eba! (Pessoal, o “eba” foi uma ironia)

Decio
Decio
Reply to  Fabio
13 anos atrás

Os brasileiros, tem um jeito todo especial de ver seus governantes, depois da ditadura, diga-se 82 em diante quem faz o governo são os eleitores, parabéns a todos nós fadados a fazer escolhas ridículas. Um pais em que muitos pagam seus impostos ,dos mais altos, e ainda paga-se plano de saúde, escola particular, segurança privada …. , vamos reclamar dos pedágios?
Ótimo, se for o início do resgate de nosso país.

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
13 anos atrás

Sou habituê do Belvedere do Grinfo – paro lá quase todas as semanas para fotografar carros de teste.
De dois anos para cá, a Concer passou a cuidar mais do lugar – leia-se: eles têm aparado o matagal e limpado a área.
O principal é que a entrada para o carros foi reaberta. Antes os automóveis tinham que passar por cima do canteiro para chegar ao mirante.
O movimento é grande: a toda hora chega um visitante, famílias ou namorados. Fico imaginando como seria se reabrissem o restaurante.

André Grigorevski
Reply to  Jason Vôngoli
13 anos atrás

Jason, eu passava em frente ao Belvedere a anos e sempre quis parar ali. Porém, com a entrada fechada para os carros não tinha como… Não queria subir no canteiro com o carro. De fato, foi ótimo que a Concer tenha liberado o acesso.

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Tem um projeto da Concer na BR040 que vai ligar Itaipava a Xerém sem passar pelo Belvedere na descida.

Jayme
Jayme
13 anos atrás

Infelizmente esse tipo de lugar era quando as estradas também eram voltadas para o lazer das famílias, eu mesmo parei nesse local, também chamados antigamente de mirantes. Não sei se alguém se lembra mas a antiga Raposo Taváres tinha vários lugares para se fazer um churrasco ou um pic-nic e minha família se reuniu nesses locais várias vezes. Hoje nas estradas tem placas dizendo NÃO pare no acostamento, pra que servem então?

Jayme
Jayme
13 anos atrás

Esses Passat LSE eram os Passat “Iraque”? Meu pai era um adorador de Passat teve alguns, o último um Iraque vermelho, até o estofamento era de veludo vermelho, era completo e muito confortável.

André Grigorevski
Reply to  Jayme
13 anos atrás

Sim, Jayme! Estes LSE são os conhecidos “Iraque” vendidos aqui em 86 e 87, de interior vermelho como o que seu pai teve (exceto o azul… esse tinha interior cinza).

Antes houve Passat LSE também (entre 78 e 82), porém não são “Iraque”.