TÁ LIVRE?
SÃO PAULO (herói da resistência) – Recebo mensagem simpaticíssima de Luiz Dellano, de Ubá (MG). Palmas para o Opalão e para o “seu” Naim!
Caro Flavio Gomes, tudo bem? Acompanho seu blog e sempre quis contribuir e agora acho que tenho essa oportunidade. Uma das lendas que ouvia sempre sobre Opalas é a do taxista em uma cidade do interior de Minas Gerais, bem velhinho, que ainda trabalhava com seu Opala na “praça”… No domingo, dia 29/08, após ir ao encontro nacional de veículos antigos em Barbacena, tive a visão que muito me emocionou. Lá estavam eles: “seu” Naim e seu Opala tirado 0km e que sempre foi táxi… Conversei com o “seu” Naim, muito educado e de bem com a vida, e ele disse que o carro não tem placa preta porque para trabalhar é obrigado a usar a placa vermelha de táxi. Domingão, horário da missa, sino tocando, pula-pula na praça, casalzinho de adolescentes se beijando em pé sem graça na mureta da praça, o bêbado engraçado, o pipoqueiro antigo… E o Opalão lá, pronto para fazer mais uma corrida.
Sou de Barbacena, conheço o Sr. Naim e já tive o prazer de fazer uma corrida neste Opala maravilhoso!
Sou de Barbacena, tenho um opala 74 todo original, conheço este sr da foto, ele continua firme trabalhando com o seu valente opala na praça da Piedade em Barbacena MG
BACK TO THE OLD TIMES!!
fantástico! parabéns para ele! que história!
Nossa, que beleza, esse preserva a história do carro, fiquei feliz de ver a dupla na ativa, sou proprietário de um Opala de Luxo, 77, mas bem longe desse estado impecável, banco interiço, interior monocromático, que lindo.
Parabéns a dupla!
Esse é do tempo em que se usava roupa combinando com o carro…
Em Além Paraíba tem um 74 sedan branco, e um 85 diplomata cupe na praça, em Mar de Espanha tinha um Corcel sedâ, acho que 70… mas esse tem tempo que não vejo. Fora as Brasilias, Fuscas, Corcel II, Del Rey…Como sei? Em Além vou sempre, Já os outros, os taxis das roças proximas vem em JF trazer o pessoal para consultas médicas… É só passar de manha na frente do prédio do SUS ou do hospital-escola para ver… eu mesmo sempre era escalado apra levar os avós da minha esposa no médico, e o maior carro disponivel era meu opala 70 vermelho de interior vermelho.
Um abraço.
Iverson
Cara isso é de encher os olhos, outro dia esta passando por Casa Branca interior de SP, e vi um taxista com um chevete, não sei dizer bem o ano, mas parece ser os primeiros, marrom, dos faróis redondo, nossa lindo msm!
Vcs notaram que o Sr Naim tem a roupa “monocromática” para combinar com o Opalão dele???? rsrsrsrs
Em Triunfo – Pernambuco, existe uma Veraneio antiga que serve de Taxi. O motorista Antonio barruada que de tanto transportar de graça policiais e prostitutas entre Serra Talhada e Triunfo, escrevera na porta a seguinte frase: não carrego puta nem policial. O delegado ficou sabendo, chamou o barruada e ordenou que tirasse os dizeres da porta. Dia seguinte, barruada, cumpridor da ordem do delegado, apagara a primeira frase, porém escrevera outra: apaguei, mas num carrego!.
Muito legal mesmo, isso que eu chamo de amor de verdade, que o tempo não foi capaz de destruí-lo…No mais, merece uma matéria no prog. Limite.
De Ubá-MG.
Amigos isto é lindo , Na cidade de Bauru até 2007 havia um Opala 73 laranja Boreal taxi , mas o mais show é na cidade de Jaú uma Veraneio 74 Marron Taxi. estarei procurando em meus arquivos as imagens e enviando a vc Flavio .
Abraço
Parabéns ao seu Naim!
O Opalão dá pinta de estar inteiraço! Muito bonito.
O que a GM está esperando para fazer uma propaganda com essa dupla sensacional?
Parabéns ao senhor Naim pelo seu impecável Opala, que se estivesse em linha até hoje, venderia muito.
O meu diplomata, que não passa no Controlar e que ainda não pode receber placa preta, não vendo por nada.
Parabéns Flávio, por nos proporcionar oportunidades como essa, em seu blog.
Henrique Inacio
Esse é dos meus… um legítimo veterano!! Só falta ele estar escutando Creedence em seu Roadstar!! uaehauheaa
Merece uma matéria no Limite.
Repararam que dono e carro estão com as mesmas cores? Feitos um para o outro mesmo.
Estava pensando o que comentar? Acho que o correto é apenas dar os parabens ao sr. Naim, tanto pelo carro, como pela sua “filosofia de vida”.
Reparem na cor do Opala e das roupas do seu Naim. Até isso ficou sensacional!
Eu penso que deveriam criar alguma forma para que, carros de grande importancia histórica para estas cidades, fossem preservados em sua função, como este Opala. Imaginem um burocrata qualquer resolve mudar a legislação e decretar que carros com mais de “X” anos estão proibidos de continuarem como táxi?! Seria o mesmo que proibir os carros mais antigos de circularem por não possuirem todos os equipamentos modernos obrigatórios… Uma canetada burocrática pode jogar no lixo este restinho de nostalgia.
Para quem perguntou, os Fuscas ainda circulam no bairro da Usina, mas penso que por pouco tempo ainda…
Lindo, e se não me engano, este tem alavanca de cambio na coluna de direção, digo isso por causa do banco dianteiro, meu pai teve uma Caravan assim.
Fantástico!
Respondendo ao Pietro, a exemplo de Brasília (coment. do Venax), Porto Alegre também limita a idade máxima de seus táxis e, com os incentivos fiscais, a frota se renova constantemente. Se ainda rodassem carros como esse na “praça” de POA, eu andaria de táxi mais seguidamente.
Por volta de 82 ou 83 (eu tinha 11 a 12 anos) fomos visitar parentes em Itajubá-MG. Chegando lá de ônibus, vindos de SPO, na rodoviária pegamos um táxi Corcel 4p, 70 ou 71, azul. Na volta, veio nos buscar em casa um táxi VW TL 4p, 73 ou 74, marrom. Lembro como se fosse hoje. Como naquela letra do O. Montenegro, em que o pescador “se encanta mais com a rede que com o mar”, os táxis antigos me encantaram mais do que a viagem em si.
Voltando aos Opalas, tive um 2500 ano 70 desde os meus 18 anos (em 1989), até 2006. Em 2005 tinha comprado um Diplomata Cupê 4cil, ano 87. Vendi-o em ago/07 e o recomprei agora, em ago/10. Não consegui ficar sem Opala, mesmo tendo vários outros carros mais modernos, em paralelo, ao longo desses 21 anos.
Que Opalaço, tchê! …vou de táxi. Com os contornos cromados, pintura lisinha, estofados monocromáticos e um taxista dono de bem com a vida. Muito legal!
digo, Opalaço!
Que Olalaço, tchê! …vou de táxi. Com os contornos cromados, pintura lisinha, estofados monocromáticos e um taxista dono de bem com a vida. Muito legal!
Que beleza de Opala. Parece que saiu da fábrica hoje.
adoro o Opala sedã >1980, mas este Opala à moda antiga me causou o desejo de babá-lo e tê-lo.
A risada dele me lembrou a do vídeo do senhor com sua BMW 2800CS (2.8L L6 a 170hp).
“It has a soul!”
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/09/10/it-has-a-soul/
Rio de Janeiro ainda tem os seus carros antigos rodando como táxi. Não tanto quanto o Opala do Sr. Naim, mas há, principalmente na porta dos Supermercados da Zona Oeste, alguns Unos, Gols, Voyages, Paratis e demais do final dos anos 80… tinha aquele ponto na Usina que só tinha Fuscas…
Venax, o DF deve ter a frota de táxis mais nova do Brasil, é difícil ver um carro de antes de 07 rodando como táxi!
“De bem com a vida” isso exemplifica bem porque ambos chegaram à esta altura da vida.
Em Butiá RS, cerca de 80 kms de Porto Alegre, tem um Gol 82 e um Opala 80 na praça, em ótimo estado.
Epa!
minha terra!!
aquela casa azul clara antiga ali a esquerda era o consultório da minha dentista, quando eu era pequeno.
agora bateu uma nostalgiazinha…
Ubá… Passava algumas férias escolares nesta cidade; nem sabia nada de carro, e lá estava o opalão…
Estou sem palavras para descrever a minha admiração pelo Opala e pelo sorriso alegre do “seu Naim”.
Que foto linda!
Não sei quem está mais feliz, seu Naim ou o Opala?
Style! Parabéns ao tiuzinhu! Dos meus.
De bem com a vida. E a GM investindo milhões em mkt.
opalão tá impecável, hein…
Que beleza!!!
Saudades dos Opalas e Caravans que passaram pela nossa família (De Gabriel à Rê Bordosa – sim, nossos carros tinham nomes, o que talvez era uma forma de expressar que eles realmente faziam parte da gente).
Abç´s, Túlio.
que demais ! Ainda bem que exitem lugares simpáticos que pararam no tempo … no bom sentido !
Só me Minas, mesmo! Adoro esse lugar…
se ele estivese em uma fila no ponto de taxi não hesitaria em dizer para o primeiro a fila que eu prefiro ir no opalão, muito legal manter carro antigo como taxis, aqui em Porto Alegre não pegaria porque ninguem gosta de carro antigo, uma pena
Deveria haver mais “seu” Naim, Opalas 75 (76?) conservados ao extremo, igrejinhas com suas missas dominicais e pracinhas, etc.
De fato, um herói da resistência!
Tá rindo a toa o Sr. Naim, também é claro com um Opalão neste estado de conservação e obviamente rodando (o que é melhor!)
Num brinquedo deste andaria de táxi um bom tempo…..
Abraço
Coisa mais linda esse Opala! Parece 0km mesmo. Um carro de coleção sendo usado normalmente na batalha, sem perder seu brilho.
Parabéns ao Luiz pelo registro e ao Sr. Naim por preservar uma maravilha como essa. Deu vontade de dar um passeio em Barbacena…
Aqui em Niterói, só sobrou o velho Zé do Caixão, ainda bem em pé, mas sem esse brilho todo de 0km do Opalão mineiro.
Lembro de ter lido uma matéria sobre um museu de Fordinhos no interior de São Paulo, onde havia um Ford 1929 (porque a maioria é 1929?) que foi utilizado como táxi até 1981 ou 1982.
Proponho aos blogueiros uma caçada aos táxis antigos que ainda circulam pelo Brasil. Acredito que teríamos belos achados.
De encher os olhos, Parabens para o Seu Nain, por conservar tão bem o carrão, e é monocromatico ainda rsss
abraço
Repara só na roupa dele combinando com o carro, a vida é feita da soma de pequenas coisas que se tornam grandes mesmo.
Essa foto é uma volta ao passado, não aparece nada de moderno nela praticamente.
Creio que a coisa mais moderna mesmo seja a placa do Opala. Até o Chevette lá no fundo é mais velho.
Sensacional !