AGORA É TARDE

SÃO PAULO (leite derramado) – E Jean Todt, mais de oito anos depois, se diz arrependido da ordem de equipe em Zeltweg, para Barrichello entregar a vitória a Schumacher. “Era cedo demais”, falou. Ah, não diga.

Foi das bobagens mais desnecessárias da história do automobilismo universal. E não se enganem. Foi por essa, e só essa, que a Ferrari ganhou a fama irreversível de equipe antipática e armadora de trambiques. Talvez injusta, porque quem gostava mesmo dessas coisas era Todt.

Enfim, fez a fama, deita na cama, como diz o ditado. Tem um ditado que diz isso, não?

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Marco Aurélio
Marco Aurélio
13 anos atrás

Resumindo Schumacher é um bosta, que quase mandou Barrichello pro andar de cima por não suportar ser ultrapassado por um motor Cosworth tendo um carro campeão

Paulo Coimbra- Coimbra Motorsport
Paulo Coimbra- Coimbra Motorsport
13 anos atrás

Todt, o mesmo “pagé” no episódio da Peugeot do Paris-Dakar lá pelos idos de 80/90 envolvendo Jackie Icks e Ari Vatanen…
eis que a poucos quilometros da chegada…na praia… lá estava a voz de Todt ao rádio…
A m…. é a mesma… os mosquitos às vezes voltam ou deixam herdeiros do seu reino PODRE!

Manuel
Manuel
13 anos atrás

Cara de Pau esse Todt! Tava em boa companhia (Brawn e Schumacher) – Todos cara de paus! O Todt dá uma declaração oito anos depois do ocorrido em 2002 e se considera com a razão. A declaração dele deixa claro que a Ferrari só tinha olhos para o alemão. O Rubens quando chegou a Ferrari com certeza realizou um sonho de pilotar para a Rossa e se permitiu considerar a hipótese de ter pelo menos os mesmos direitos do alemão para disputar corridas e vencer. Mas a Ferrari só tinha olhos para o Rubens quando lhe interessava. Lembro-me de ter lido que em 2002 e 2003 existiam pessoas dentro da Ferrari que defendiam a igualdade de condições entre os dois pilotos (mas foram votos vencidos). Fez muito bem o Rubens de ter permitido a ultrapassagem do alemão somente na última curva da última volta. Mostrou ao mundo a jogatina da Ferrari. Em 2003 o Rubens liderava o GP Brasil e deixaram-no literalmente sem gasolina. Mas no final do campeonato o Schummy quase perdeu o campeonato para o Raikkonen (McLaren), mas aí precisavam do Rubens e talvez tenha sido a única vez que ele (Rubens) teve o tratamento VIP do alemao – resultado – Rubens fez barba, cabelo e bigode (pole, melhor volta e vitória). Essa performance garantiu o título para o alemão. O alemão quando pilotou para a Benetton, tinha como chefe o sacana do Briatore (que acabou com a carreira do Piquet Jr na F1). Schummy venceu o campeonato de 94 jogando o carro em cima do carro de Hill. Tentou fazer o mesmo em cima do Villeneuve Jr em 96. Em 2010 com o seu retorno à F1 tomou pau do alemãozinho Rosberg e de outros pilotos que cansaram de ultrapassá-lo. Também efetuou manobras muito perigosas e suicidas (sujas) contra Massa e Barrichello. Schummy é um grande talento, mas joga sujo. Lembro-me também de uma corrida na F3 em Macau que o alemão jogou o Mika Hakkinen no guard-rail (isso na F3 – vasculhem o Youtube). Teve a sorte de não ter muitos adversários a altura (exceção para o Mika Hakkinen – que ganhou dois títulos em cima do alemão). Aí vem aquela conversinha (desculpas) quanto aos pneus utilizados nesta temporada (dificuldade de aqueciemento). Sabemos que os pneus são os mesmos para todas as equipes e pilotos (também não cola a justificativa da adapta’vão dos pneus aos carros – basta comparar as performances de Rosberg (Mercedes) e Alonso (Ferrari) – tiveram desempenho muito superior aos seus companheiros. O Shummy dependia mito das orientações de Brawn nos tempos da Ferrari (havia reabasteciemento e trocas de pneus). Os 7 títulos conquistados devem-se a esses fatores acima citados (falta de adversários, táticas de equipe e some-se a tudo isso, que entre 2000 e 2004 a Ferrari construiu carros fantásticos muito superiores a concorrëncia). Em condições normais penso que no máximo o alemão teria conquistado 3 ou 4 títulos mundiais. Gênio é o Valentino Rossi (Moto GP). Outra se o Rubens tvesse tido chances talvez tivesse ganho pelo menos um tíyulo mundial (2003 ou 2004). O grande erro do Rubens foi ter permanecido na Ferrari após o episódio da Austria 2002. Deveria ter ido para a Williams-BMW. Hoje ele está lá e recebe elogios de todos na equipe. Quando o Brawn ficou com o espólio da Honda, Rubens foi o escolhido para desenvolver o carro e o próprio Button (gente boa) reconheceu as virtudes de Rubens. Se Barrichello não fosse um excelente piloto não partindo para a 19a. temporada na F1. Infelizmente, muitos Brasileiros, acharam que Rubens seria o substituto de Ayrton Senna. Mas Senna é Senna e Barrichello é Barrichello. Infelizmente a maioria dos brasileiros não tem memória esportiva.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

Alguém imagina fatos assim no tênis, por exemplo? Imaginem dois jogadores numa semifinal, um entregar o jogo para o outro por serem da mesma equipe?
Todo tenista sempre joga pra ganhar, mesmo no último ponto do último set, é quest~]ao de honra. E se descobrem gente entregando jogo, a turma toda é expulsa do esporte…
A F1 precisa ser moralizada para deixar de considerar essas atitudes históricas, que fazem parte de muitos times, como algo normal, ou que faça parte do jogo. O jogo é ganhar, correr o mais rápido possível para ganhar, qualquer coisa diferente não faz parte do jogo não, é imoral e freustrante para aqueles que sustentam o esporte, os torcedores.

Carlos Renato
Carlos Renato
13 anos atrás

Fg e amigos comentadores
foi algo estupido o que ocorreu em 2002, mais ainda do que o desse ano. Todt demonstra toda sua hipocrisia quando critica rubens e sua forma de agir nesse gp, ou seja se fosse de outra maneira que nao despertasse atençao, não haveria problemas.
Eu, su fã confesso do Shummy(melhor de todos) e de Rubens também,porém fico com a pulga atrás da orelha se esse tipo d coisa não aconteceu mais vezes e talvez tai o motivo do choro do brasileiro. Acredito que Shumacher poderia ter algumas vitorias a menos no curriculo, ou até um titulo a menos, mas seria ainda recordista em tudo e melhor piloto que Rubens, que alias fez o certo em entregar a vitoria em cima da linha, porem deveria ter saido da ferrari ao final do ano de2002

Elton
Elton
13 anos atrás

Isso tudo veio a tona com a Red Bull dizendo que não iria ter jogo de equipe. E acho que não teria mesmo. Mas a razão é porque o dono da Red Bull tinha medo de um jogo de equipe manchar a reputação e vendas de seu energetico.

Enquanto o negocio da Red Bull é vender bebida, a Ferrari é vender carros. E os ricaços que podem comprar Ferrari muitas vezes a compram por status. Não estão nem ai pelo esporte ou a lenda atras do cavalinho rampante. Ou alguem acha que aqueles xeiques podres de ricos de Dubais e afins ficaram p**** da vida com jogo de equipe?

Gilberto H
Gilberto H
13 anos atrás

Na boa: como disse o Toddynho, o acordo era, desde sempre, deixar passar se voltasse na frente depois do Pit Stop. O Barrica foi é teimoso e quis jogar para a torcida, mostrar que ele é que foi obrigado a deixar passar, assim como o Massinha (de pastel) esse ano. Ridículos os dois.

Ordem de equipe é ordem de equipe, tem que cumprir sem choro nem vela. Se acha ruim, ou se impõe que nem homem ou pede o boné e vai para casa. Esse charminho de deixar claro que deixou passar e carinha de choro depois é patético.

#prontofalei

alberto
alberto
Reply to  Gilberto H
13 anos atrás

O #prontofalei foi meio gay mas eu assino embaixo do resto. Penso exatamente o mesmo. Ou o cara assume que é número 2 e faz o serviço limpo, como fazia o Coulthard, ou manda todo mundo às favas e mantém a posição. Ou pode ainda entregar do jeito que quiser,a meio metro da linha de chegada que seja, mas depois pede o boné. Eu ficava puto em ver como o Ron Dennis fodia o Coulthard, mas ele aceitava; se reclamava, fazia de forma privada. E depois de aposentado, após o episódio de Hockenheim, defendeu o jogo de equipe com unhas e dentes. Eu não concordo com a manipulação dos resultados, ainda mais quando os dois pilotos tem chances de títulos, mas respeito o piloto que se propõe a fazer isso sem reclamar. O que não dá para aturar é a auto-vitimização de uns e outros depois. Massa nem tanto, Barrica principalmente.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
Reply to  Gilberto H
13 anos atrás

Tudo Bem, isto prova que Barrichello seria campeão em cima do Shumacher.

Pra mim isto prova que Schumacher é um bosta. campeão de meia pataca

Pronto falei também

porsche 917
porsche 917
13 anos atrás

A ferrari não é mal vista somente pelos episodios de entrega de posições; se o Nigel Stepney não tivesse entregado que a equipe usava assoalho móvel, burlando o regulamento, sabe-se lá à quanto tempo, continuariamos achando, até hoje, que ela fabrica carros invencíveis como foram os F 2002 e F2004; agora sabemos de onde vinha a performance e de como alguns titulos do xume, provavelmente foram conseguidos.

Rodrigo Saraceno
Rodrigo Saraceno
13 anos atrás

Ele não se lamentou pela ordem, se lamentou por ter sido pego.

A Ferrari deve continuar com a fama que batalhou para ter nos últimos anos. De equipe antidesportiva.

Ainda bem que a Red Bull venceu.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Por isso disse algumas vezes, e digo de novo.

Em relação a pilotos de F1:

Surfistas, pilotos de asa-delta, pilotos de rally e pilotos de moto merecem MUITO mais respeito.

Alguns vem defender a tese de que F1 é espetáculo, que existem performances e que não é para apreciá-la co como esporte.

Gostaria de saber se tivesse script a ser seguido, como em novelas ou teatro, se continuariam a assistir.

Os ferraristas gostam de vencer de qualquer maneira. Acham que somente diz respeito as equipes o jogo de equipe. Mais quando um piloto passa a ser um bloqueador em vez de um competidor, como elogiar o piloto principal do time?

Deram o exemplo do Berger na McLaren junto com o A.Senna. Senna sabia se defender sozinho, era brutal com os adversários. Fechava mesmo. Fazia as poles. Berger nunca foi páreo. Assim como acredito que Barrichello também não era páreo para Schumacher. Tudo isso é exagero. Que as coisas se resolvam na pista.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

A Mclaren fez igual em 97 e 98 e ninguém disse nada sobre falta de ÉTICA, em 97 nas últimas voltas do GP da EUR a ordem era: Villeneuve/Coulthard/Hakkinen. Nessa corrida teve o VERGONHOSO jogo de EQUIPES entre Williams e Mclaren, nem advertidas foram. Coulthard bem que tentou resistir:

“Coulthard, deixe Mikka passar,ok”
“Não entendi pode repetir?”
“Deixe Mikka passar!”
“Problemas no rádio, pode repetir?”
“Coulthard, aqui é R.Dennis, deixe Mikka passar ou será DESPEDIDO!!!”

F1 1997 European GP: Hakkinen pass Coulthard and Villeneuve
http://www.youtube.com/watch?v=3RMX9NiBZd0&feature=related

Voltas depois Villeneuve entrega a vitória a Mikka, Coulthard já estava em terceiro, e eu pergunto: “Se Mikka não estava disputando o título, porque a vitória não foi do Coulthard que estava a frente?”

Lembrando que seria a primeira vitória de Coulthard na F1, o curioso é que em 94 a Williams também impediu Coulthard de vencer o GP de POR para ajudar D.Hill na briga com Schumacher!

Em 1998 na PRIMEIRA prova do ano, GP da AUS, Coulthard também liderava, só que DE NOVO teve que ceder a posição ao Hakkinen, detalhe nos anos seguintes era comum ver Coulthard entregando posições a Hakkinen, inclusive outra vitória.

David Coulthard allows Mika Hakkinen
http://www.youtube.com/watch?v=aHd8n1D4wkM&feature=player_embedded

PRIMEIRA corrida em 1998, cadê a ética da Mclaren, Coulthard não merecia vencer? Esse GP da AUT 02 já encheu muito o saco, Coulthard foi mais prejudicado que Rubens e não fica todo ano lembrando do passado! Rubens entregou APENAS uma vitória a Schumacher (nunca comentou outro caso), Coulthard entregou pelo menos 3 vitórias na carreira. Schumacher curiosamente entregou mais vitórias que Rubens aos companheiros de equipe, foram duas, a primeira em 99 na MAL para Irvine e a segunda para o CHORÃO(GP do USA 02), fez isso para compensar o GP da AUT, no GP do Brasil esse ano Schumacher também cedeu posição ao Rosberg pensando na equipe.

Jogo de equipe ou primeiro piloto sempre existiu na F1, Berger em algumas corridas era mais rápido que Senna em 90/91/92, mas sempre evitava passar o brasileiro para não lhe tirar pontos, isso pra mim também é jogo de equipe, Otário Berger também sacrificava sua corrida para BENEFICIAR Senna, isso ninguém comenta! Tirando Prost em 88/89 o que os companheiros de equipe de Senna ganharam? Eles nem existiam na equipe…Senna só não mandou na Mclaren em 88/89 porque tinha Prost já estava lá e era uma raposa velha, mesmo assim se queixou de Senna ser favorecido na equipe e caiu fora, indo correr na Ferrari.

Alguns vão dizer que até 2002 podia fazer jogo de equipe, então o que foi feito na AUT 02 estava tudo dentro das regras, porque entrou a proibição de jogo de equipe em 2003, só porque o BEBÊ CHORÃO Rubens, começou a ESPERNEAR? Vamos parar com hipocrisia, jogo de equipe sempre existiu desde 1950. Stewart era o queridinho na Tyrrel nos anos 70, Peterson foi impedido de lutar com Andretti pelo título em 78, com G.Villeneuve aconteceu o mesmo no GP da ITA em 79!Jones era favorecido na Willliams em 80 e 81, Mansell na mesma Williams em 86 e 87, Senna na Lotus, Mclaren (sem Prost), e Williams em 94, Alonso na Renault em 05/06, Hamilton na Mclaren desde 07, Alonso na Ferrari em 2010, Vettel na RBR…mas o mundo só sabe reclamar do Schumacher na Ferrari! Rubinho foi um baita criador de caso, verdadeiro BUNDÃO, sempre se fazendo de vítima, sempre jogando para a torcida! Ele só não reclamava do GORDO SALÁRIO na Ferrari, se não estava bom porque ficou 6 anos na equipe? Alonso começou por baixo na Renault em 03, trabalhou no carro e foi campeão em 05/06, porque Rubens não saiu da Ferrari e fez o mesmo? Kimi saiu da Mclaren para ser campeão na Ferrari, com certeza Rubens levou em conta o GORDO SALÁRIO na rossa. Piloto mediano, sem ATITUDE, chorão e mercenário. Rubens atingiu seu principal objetivo na Formula 1, ficou MUITO RICO!!!

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Marcelo,
As pessoas gostam de se auto-alienar.
Não tem muito jeito…

Se Rubens fosse um piloto rápido, teria dado um pouco de trabalho pro Button. E teria sido tetra-vice.

Vécio Peixoto
13 anos atrás

Se o que Barrichello fez foi errado, porque a Ferrari não o demitiu no final do ano? O cara queima o filme da empresa, dá prejuizo, e a empresa ainda continua com ele por mais tempo.

Sobre Massa este ano, acho que, depois do ocorrido na Alemanha, ele não quis mais correr o risco de ajudar Alonso e por isso foi tão apático.

galileu
galileu
Reply to  Vécio Peixoto
13 anos atrás

o massa foi pior que o burrinho.

tiago
tiago
13 anos atrás

o banana disse isso pq viu a red bull levar o caneco sem ordens de equipe num campeonato bem mais disputado q o de 2002.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

Discordo, acho que a Ferrari sempre foi assim. A culpa disso ter aparecido na mídia foi do rubens, como o todt mesmo apontou. Mas o time sempre teve a mesma mentalidade.

Maxwell B. Medeiros
Maxwell B. Medeiros
13 anos atrás

A Ferrari tinha um carro muito melhor que os das outras equipes, não precisava de uma marmelada dessas. O que tenho em mente é que para a equipe, era melhor ter um schumacher campeão do que o Rubens. Apesar das críticas, esta foi uma das duplas mais vitoriosas de todos os tempos.

Ps: Todd ainda apioa o jogo de equipe, tanto que aliviou para a Ferrari naquele episódio medonho deste ano

Giuseppe
Giuseppe
13 anos atrás

MEU DEUS DO CÉU SERÁ QUE ESTOU LOUCO OU SOU BURRO MESMO??? NÃO HOUVE NENHUM ARREPENDIMENTO. Ele completou dizendo que se arrependeria caso tivesse perdido o título por 2 pontos. LOGO ELE REPETIRIA A ATITUDE. SERÁ QUE SO EU LI ISSO? ESTAO TODOS LOUCOS???

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Esse Frances, pensa que o mundo inteiro é tonto. Primeiro vem com essa conversa que se arrependeu de ter dado a ordem. Agora , depois que levaram fumo na ultima corrida e perderam o campeonato, diz que a pista de Abu Dhabi, nao é interessante. Entao ele que converse com o Sr. Bernie, e troquem as pistas, por pistas de verdade, e nao por essas MERDAS, que estao ai só por dinheiro.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Tutti pagliacci! Va’fan’culo! Scusi per il donne!

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

Na linha do agora é tarde vamos ver o vai dizer a CBA quando acabar o automobilismo no Brasil.
Vivem todos em função do F1 organizar campeonatos dá muito trabalho para os parasitas do esporte.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Arrependimento? Onde?
Primeiro ele disse que se arrependeu por que, ao final do campeonato, viu que a manobra foi desnecessária: Schumacher seria campeão de qualquer forma.
Mas depois disse que se arrependeria mais ainda se tivesse perdido o campeonato por dois pontos.
Como ele não tem o poder de prever o futuro, deduzo que, se a situação se repetisse, ele faria tudo do mesmo jeito.

João
João
Reply to  Mauricio
13 anos atrás

Exatamente.
Para que arriscar, se dá para garantir?

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Jean Todt perdeu a oportunidade de calar a boca. Como se diz: Abriu a boca para falar merda!

Como você disse: “agora é tarde” e eu até acredito que ele tenha dito isso de coração, mas por mais arrependido que ele estivesse, deveria sustentar a palavra e ponto final.

Agora, quase 10 anos depois, este comentario besta não terá nenhum efeito prático, apenas pagar um pau pelo que a Red Bull defendeu o ano todo e ele sempre foi contra.

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
13 anos atrás

Em uma das primeiras vezes que fui a Interlagos, o que mais me chamou atenção foram os barulhos e um desses barulhos, ou melhor, sinfonia que mais gostei foi de uma Ferrrari 512…..que música.
Desde então a escuderia me era simpática, nem tanto pela meia descendência que tenho, mas sim pelo som.
Depois vieram Emerson, Piquet , Senna, mas a simpatia estava lá, mesmo e apesar de Prost com uma das mais belas Ferrari já construidas contra Senna.
Depois veio Schumacher e Todt e Brawn e toda a simpatia se foi, bem antes de Barrichello.Talvez eu tenha o eterno sentimento do exército de Brancaleone……mas é melhor perder com ternura do que vencer a qualquer preço.
As vezes, me envergonho pelos outros……me envergonho por Berlusconi e Domenicalli……sei que idiotas nascem em qualquer país e não é exclusiva, mas que as vezes da vergonha a origem italiana, a isso dá.
Por fim, a cereja é “Rubens sabia que tinha que ceder, o problema foi ter feito do jeito que foi feito……” tem que fazer bobagem, mas bem feita….e nem se questiona a ordem primária.
Abraços !!!

Gilberto H
Gilberto H
Reply to  Antonio Luiz Siqueira
13 anos atrás

Só para constar para o Luiz, que deve ser novo e não se lembra: o Senna foi campeão com o Prost na mesma equipe que ele, em 88, no seu primeiro ano na McLaren e com o Prost já campeão do mundo.

Roberto Vix
Roberto Vix
13 anos atrás

O que mais me chamou atenção nas palavras do Todt , foi a revelação de que tudo aconteceu por que Rubinho não cumpriu o combinado, que era entregar a posição na parada de boxes.
Conclusão :
1-a Ferrari deve ter feito isso trocentas vezes sem chamar tanta atenção como nessa ai.
2- o Rubinho sem peito para desobedecer mostrou para todo mundo como as coisas aconteciam , ao deixar para entregar na ultima curva.
Sacanagem dele ao tornar publico e constranger a todos , uma coisa que ele devia aceitar ou resolver internamente.

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  Roberto Vix
13 anos atrás

Com certeza! Não só a Ferrari… mas a Mclaren, a Renault, a Williams… até a Redbull esse ano fez jogo de equipe e todas elas tem seus primeiro e segundo pilotos praticamente definidos. Se não for definido… em mais ou menos 3 fins de semana de GP dá pra ter uma noção de quem ta melhor com o carro. Todas as equipes estudam minuciosamente a performance de cada um em todas as sessões de treinos. No GP da Alemanha, Massa só tinha alguma chance pro Galvão e os alienados dele…

Além disso, todas têm seus respectivos “códigos” de manipulação de seus pilotos. “Baixar giro do motor”, “poupar motor”… enfim… depende da equipe.

Até a Redbull tratou Mark Webber como segundo piloto. Só não viu quem não quis. O ano todo foi assim, tanto que já em Silverstone ele disse o que disse, ao fim da corrida.

O problema disso tudo, no fim das contas, é a regra mal textualizada e a forma como Rubens e Massa agiram. Pq a F1 é um esporte de equipes de 2 carros e tem como uma das finalidades, o título para a melhor equipe.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Roberto Vix
13 anos atrás

cetas teorias só funcionan para quem enxerga somente equipes.

Não parece dar atenção para campeonato de pilotos. E assim não existe lisura em opiniões.

Não se pode manipular um campeonato esportivo por nenhum motivo.

Se é para dar prioridade para o campeonato de equipes, que se acabe com o campeonato de pilotos. Sem defender as atitudes corretas, o resto é hipocrisia.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Já ví o Senna dar corrida para o colega de equipe, jamais o vi mendigar ou pedir para ganhar corrida dos outros, era duro na escolha de companheiros e como todo o multicampeão não arrumou o seu espaço distribuindo flores mas nunca precisou descer tão baixo na pista, quem souber de algum episódio dessa magnetude com o Senna que atire a primeira pedra. E não vale blá blá blá de veto a companheiro de equipe. Isso até o Piquet já fez e era um direito que o primeiro piloto tinha, mas ambos se impunham aos seus companheiros na pista e sem essas histórias tenebrosas que cercam o Schumacher e seus companheiros(?) de equipe.

Luiz
Luiz
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Puxa Rubens , vc não ouviu falar de um certo Gehrard Berger? O Senna nem precisava pedir para passar o Berger se estivesse na frente na largada, dava um jeito de antes de terminar a primeira volta, o Senna passar. Inclusive, só ganhou campeonato com ele como escudeiro. Ganhou do Prost quando o mesmo já estava na Ferrari. Na McLaren é tão claro o jogo de equipe que mandaram o Coulthard esperar o Schumacher numa chuva de lascar e bater para tirá-los da prova e favorecer o Hakkinen. No dia o Coulthard nem tirou o capacete nos Boxes para não apanhar.

Eric
Eric
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Nuuuooosssaa….essa foi a do ano hein…..quantas vezes o Berger largou na frente do Senna???

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Ouvi sim luiz, e ele se encaixa exatamente no primeiro caso, o do crivo do primeiro piloto, ele nunca representou nenhum tipo de risco par ao Senna, até porque estava a anos luz dele e reconhecia o fato, quando vc viu o Berger resmungando pelos cantos dizendo que era preterido ou teve que ceder algo para o Senna? a não ser que o capeonato que passava em marte aonde vc provavelmente estave nessa época chegava editado.
Já disse que o primeiro piloto têm direito a crivo, mas o Schumacher é tão “mediano” que mesmo com os adversarios escolhidos a dedo, cercados de chicanes contratuais os seus segundos pilotos se sentiam tentados a consequir algo mais, tarefa essa impossível de acontecer entre os top drivers da categoria e seus segundos pilotos escudeiros, só mudavam as coisa quando colocavam duas fera na mesma equipe, tipo Emerson X Peterson, Senna X Prost, Piquet X Mansell e nesta temporada Hamilton X Button.
Recorta e cola aqui alguma declaração do Bergher neste sentido, quando foi que ele foi obrigado a sair da frente ou ter que ridiculamente parar na pista para dar passagem, quem fez isso em forma de agradecimento foi exatamente o Senna com o Bergher, e dizem que foi a contragosto, nisso o Schumacher , o Senna ou qualquer um desse time não gosta d efazer mesmo.

saavedra
saavedra
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Senna ganhou campeonato em 1988 com Prost como companheiro de equipe e perdeu em 1989 por ter sido desclassificado pelo Ballestre que, alguns anos mais tarde, assumiu que tomou tal atitude para beneficiar Prost. Quanto ao resto do seu post, são apenas elocubrações de sua mente fértil.

Conrado Andrade
Conrado Andrade
13 anos atrás

Sobre o título “Agora é tarde”: só fica realmente TARDE, depois que o alvo das desculpas não está mais entre nós.

Como no caso de Ballestre. Imperdoável. Não pq eu assim acho. Mas pq Senna não estava aqui pra sequer considerar.

gustavo giroti
gustavo giroti
13 anos atrás

uéw, shummy devolveu a vitória em indianapolis….1 x 1, empatou e ponto!

Flavio Cocati
Reply to  gustavo giroti
13 anos atrás

Na epoca eu tinha lido que Shummy tinha se enganado sobre a linha de chegada.

Allan
Allan
Reply to  gustavo giroti
13 anos atrás

Exatamente. Miguel queria a “menor” diferença entre o primeiro e segundo lugar. Pra variar, tudo “forjado”.

Mansur
Mansur
13 anos atrás

Os pilotos devem correr pela equipe, então a ordem é válida quando se está disputando o título…mas essa foi demais. No meio do campeonato e na época, o alemão sobrava. Sem necessidade nenhuma.

cesar
cesar
13 anos atrás

Assim, nao justifica, mas a descricao que o Todt oferece da atitude do Barrichello muda um pouco a forma como a gente sempre olhou para isso, nao?

Conrado Andrade
Conrado Andrade
13 anos atrás

O jogo de equipe no GP da Alemanha foi facilmente justificado, exclusivamente pela falta de competitividade do Massa no ano inteiro, e pelos resultados de Alonso. Ponto.

Ter chegado a duas corridas do fim, na liderança do campeonato, com esse carro é mais que prova disso. O Massa simplesmente foi o PIOR piloto das equipes grandes em praticamente todas as corridas do ano. Sem contar Kubica e Rosberg. A Ferrari tem tempo demais na F1 pra não entender isso. Não teve nada haver com o caso de 2002. Somente pela forma como o Massa agiu, que foi semelhante ao do Rubens.

Jean Todt em dois dias deu duas baitas notícias. A primeira é esse reconhecimento público pela cagada que fez. Isso é muito legal da parte dele, independentemente de ser politicagem ou não. A segunda, é essa notícia ( http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/11/18/presidente+da+fia+pode+mudar+pistas+da+f1+para+aumentar+ultrapassagens+10169594.html ) maravilhosa.

É MUITO BOM ver que o presidente da FIA compreende – e quer fazer algo pra mudar, aparentemente com certa urgência – que o grande problema da falta de combatividade é das pistas E DOS CARROS. Isso é muito animador mesmo!!! Vamos ver o que sai daí…

A Ferrari continua sendo, pra mim, uma equipe extremamente íntegra no que diz respeito a ser um TIME. Ela sempre deixou claro que se põe na frente dos pilotos, mesmo quando o campeonato de pilotos era mais importante que o de construtores. Todo piloto que entra sabe disso de antemão. Os tifosi são esses torcedores que admiram o trabalho em equipe. É muito simples! Quem gosta, torce. Quem não gosta, torce pra outro. Odiar uma filosofia de trabalho em equipe, é simplesmente pura ignorância, na minha opinião. Pessoalmente, torço por vários pilotos – não sou patriota, embora goste de torcer pelos brasileiros qndo estão na disputa. Admiro Kimi, Alonso, Vettel, Kubica… Mas sou Ferrarista antes disso. Desde 93, qndo fui a Interlagos, me apaixonei pelo som daquele carro vermelho. E uma das coisas que valorizo muito na minha vida e dos que estão a minha volta, é o senso de trabalho em equipe; é essa noção… esse principio de cooperação.

A Formula 1 é uma competição entre times de 2 carros. E a Ferrari entende isso do mesmo modo que eu. Os times devem brigar entre si. Se um time permite seus pilotos brigarem entre si, isso é uma questão de filosofia de trabalho da equipe.

Essa máxima de “fez a fama, deita na cama” é pra quem gosta de generalizar. E isso simplesmente não cabe numa análise direta… na realidade, generalizações, quase sempre são injustas.

Como vc mesmo diz Flávio, “FOI POR ESSA, E SÓ ESSA, que a Ferrari ganhou a fama…”

Todo mundo erra. Nem todos admitem. Agora quero ver quem perdoa.

Abraços

claudio aun
claudio aun
Reply to  Conrado Andrade
13 anos atrás

Conrado, ta na hora de rever seus conceitos,,,,,Integra ? toda equipe caga montes ao campeonato de equipe querem o de pilotos no bolso. Sendo assim manipular resultados em facvor de um ou de outro não uma atitude integra

João Luís
João Luís
Reply to  Conrado Andrade
13 anos atrás

O problema que até mesmo esse reconhecimento de erro, na minha opinião, ficou capenga. Logo em seguida do mea culpa ele critica o Barrichello por ter “exposto” a ordem, ao invés de disfarçar a manobra…

Ou seja, ele não se arrepende da ordem em si, e sim da repercução que a ordem causou após ter sido escancarada…

De bonzinho o sapo francês não tem nada mesmo…

Luiz
Luiz
Reply to  Conrado Andrade
13 anos atrás

Caro Claudio, vc deve rever seus conceitos. A Ferrari se importa mais com o campeonato de construtores que o de pilotos. Os pilotos se vão, a Ferrari fica. Foi assim a vida toda e será assim eternamente.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Conrado Andrade
13 anos atrás

O Conrado, ignorância sua achar que pode-se manipular os resultados do campeonato de pilotos por que a Ferrari é a Ferrari.

“A Formula 1 é uma competição entre times de 2 carros.”

Meia verdade, este é o problema. Para justificar sua preferência você vem com meia verdade. Também é uma competição individual no que diz respeito ao campeonato de pilotos. Então que as regras sejam respeitadas, a Ferrari não tem o direito de burlar regras. Que lute para defender sua tese e mudar as regras.

Porque você não defende a extinção do campeonato de pilotos e que fique somente o de construtores. Seria mais lógico para encaixar o que você disse.

Todos venceriam, todos seriam um time.

Acontece Conrado que os Ferraristas tem um problema muito sério. Não se importam em como vencer, só querem vencer simplesmente. E acabam por mostrar teorias hipócritas bem escritas, só isso.

Ora, como engolir que um piloto ganhe prestígio mundial por ser campeão de F1 com resultados manipulados.

A Ferrari quer deitar o cabelo e fazer o que bem entender? Que faça sua própria categoria. Ou que contrate pilotos de ponta que não tenham medo de se arriscar em ultrapassagens.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Conrado Andrade
13 anos atrás

Preciso corrigir.

Ora, como engolir que um piloto ganhe prestígio mundial por ser campeão de F1 com resultados manipulados?

RCRG72
RCRG72
Reply to  Conrado Andrade
13 anos atrás

E tem mais, não sei como você enxerga isso, mas a meu ver, lutará para defender sua tese de jogo de equipe. Afinal Jean Todt é o presidente da FIA. Não é mesmo?

FTrack
FTrack
Reply to  Conrado Andrade
13 anos atrás

Perdoar a Ferrari? Como? Pra quê?

Não torço por ela mesmo….

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  Conrado Andrade
13 anos atrás

RCRG72, não precisa ficar “nervosinho”. rs… só dei minha opinião.

Aliás, qndo ficar mais calminho, lê de novo… vc não entendeu nada. Só pra começar, NÃO disse que a Ferrari pode manipular corridas ou campeonatos. Eu disse que ela pode gerenciar o SEU time como ela bem entender.

Tambem NÃO defenderia essa tese absurda (“extinção do campeonato de pilotos”). Mas não me importaria em ver 1 piloto por equipe (forçando assim, a união dos dois campeonatos; ou na real, ficando só com o de pilotos).

Acontece que… pra sua ignorância, não é assim que é a Formula 1. Felizmente pra uns, infelizmente pra outros.

Se fossem 2… ou 3, 4 pilotos por equipe,… que esta regra (contra o “jogo de equipe”) entre em vigor de uma vez, deixando claro o propósito, sem margem pra códigos, ou, que seja a partir do momento em que um piloto não tem mais chances matemáticas de disputar o título – o que faz MUITO mais sentido. Muito simples… mas do jeito que está é simplesmente ridícula, pq é contra a natureza do esporte…

…Tanto é que TODAS as equipes foram unânimes em MUDAR a regra pro ano que vem. Até aquelas que não seguem a filosofia de equipe da Ferrari. Esse era pra ser o momento em que te xingo… mas vou continuar com o ignorante, mesmo…

Eu diria que a ignorância é sua. Pq não falei o que vc disse (sobre a Ferrari deitar e rolar na categoria). Vc leu tudo errado, pôs palavra onde não pus e ainda me chamou de ignorante… podia ter assinado pelo menos, pra não ficar tão covarde… (sem contar, que gratuitamente, chama quem torce pra Ferrari, de hipócritas).

Eu disse que a Ferrari (e qualquer outra equipe) tem direito de fazer o que bem entender dentro de sua equipe; dentro de suas limitações – desde que obviamente, não interfira em outros pilotos na pista. É muito simples. Ela (e as outras) tem o Direito de manipular (ta bom vai… “gerenciar”) SEUS DOIS pilotos. Isso é problema dela com eles, via contratos e acordos.

Pra sua magnifica sabedoria, saiba que isso acontece em TODAS elas, querendo vc ou não. Até na Mclaren, WIlliams, etc. Pq vc acha que Webber ficou tão puto, qndo viu que não recebia o mesmo tratamento na RBR?!

Outra parte de sua ignorância, vem da falta de compreensão da importância (financeria principalmente) do Campeonato de Construtores no cenário da F1 atual. É simplesmente mais importante que o Campeonato de Pilotos. Dá mais dinheiro, dá mais visibilidade pra todos os patrocinadores envolvidos… enfim… não vou ficar ensinando menino a ler… aliás, de vez enquando ignorância é bênção… não saber disso, deixa o esporte mais puro, mais bonito…

Outra parte de sua ignorância é dizer que os pilotos da Ferrari não sabem partir pro ataque. Praticamente só os pilotos de ponta acabam lá! Como é possivel? Nesse momento, vi que vc tava querendo só provocar… tipo bebê, sabe?

A Ferrari não é como Williams, esta Renault, a Redbull, Force India…
Pra Ferrari, a F1, é palco de desenvolvimento pra seus carros de rua. A Ferrari vive de carros exóticos. Todos os carros da Ferrari tem tecnologia herdada da F1. O modo como ela vai encarar um campeonato, vai ser sempre diferente de uma Williams… de uma Force India… ou de qualquer equipe que só esteja voltada pra F1. Quem ta querendo tomar o mesmo rumo da Ferrari, é a Mclaren…

Não tem “meia verdade” nenhuma. Vc que não entende o tamanho do “esporte”.

O Campeonato de Pilotos é muito importante sim. Especialmente nos casos de Hamilton e Vettel, que são cria da casa. Pq vc acha que a Redbull não quis priorizar Webber?! Se ela o fizesse, teria ganho o campeonato umas 3 ou 4 corridas antes do fim. Acontece que o campeonato de pilotos é objetivo secundário.

Por que a Redbull se arriscaria a perder o de campeonato de pilotos?? O que ela mais queria, ela ia levar com certeza… é óbvio que ela fez o possível pro Vettel levar.

Chega de gastar tempo com sua ignorância… vc não merece…

RCRG72
RCRG72
Reply to  Conrado Andrade
13 anos atrás

Já escrevi diversas vezes sobre chances matemáticas. Minha opinião é esta também. Mas não dá para justificar que a Ferrari possa manipular o campeonato transformando um de seus pilotos em um bloqueador de adversários só porque ela vive de fabricação de carros exóticos.

Todas as equipes têm que entender que estão disputando um esporte. O campeonato de pilotos é individual, e a troca de posições na Espanha NÃO é justificável por causa disso. Os pontos da equipe não mudam. Não existe justificativa. Nem BLÁ BLÁ BLÁ que resolva.

Murilo
Murilo
13 anos atrás

Todt disse uma coisa que me chamou atenção.
Segundo ele , Rubens já estava sabendo o que aconteceria caso ele estivesse na frente do Schumi, pois tudo foi combinado no dia que antecedeu a corrida.
Achei estranho , parece que surgiu um novo capítulo nessa novela.
Abs.

galileu
galileu
Reply to  Murilo
13 anos atrás

isso já fica acetado na assinatura do contrato, quando a ferrari trouxe o jody sheckter falou para o gilles villeneuve, ele vai ser o campeão, voce vai correr para ele, e aSSIM FOI COM TODOS OS SEGUNDOS PILOTOS DELA, então não tem essa de tudo acertado na vespera, é no começo da temporada, e isso vale para as outras equipes tambem.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
Reply to  Murilo
13 anos atrás

Ísto é um fato novo, se foi dito isto antes da corrida, alguém garante que não era prática corrente da Ferrari, digo sempre que Barrichello estiver em primeiro e Schumacher em segundo, Barrichello deve ceder a posição seja na estratégia de box ou problema hidraulico, Começo a entender alguns erros cometidos por Barrichello

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  Murilo
13 anos atrás

Na entrevista que Rubens deu ao Top Gear, ele diz apenas, que houve uma discussão durante as ultimas 8 voltas…

Allan
Allan
Reply to  Murilo
13 anos atrás

Acredito no Rubens, nesse caso. Ele é chorão, resmungão, mas mentiroso não é. O que reforça a tese é que o Todt justamente agora, tanto tempo depois, veio dizer que Rubens já estava avisado quando a prova começou… Ora, não seria azo de justa causa por quebra de contrato? E por que ficaram com ele mais 3 anos, aliás, foi Rubens quem quis sair da Ferrari…
E mais! As ordens sempre foram “após o ultimo pit, conservem suas posições”?
Conversa fiada do pequeno Napoleon… Ah! Se Vatanem tivesse vencido a eleição, teríamos até Buenos Aires de volta ao mundial de F1, mandaria reconstruir Hockenheim, utilizaria o anel esterno de Monza (ok, brincadeira, mas valorizaria os circuitos tradicionais e com curvas perigosíssimas), o Rally teria 6 carros oficiais, pelo menos, e por aí vai…

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Criar uma boa reputação leva anos. Destruí-la, só um equívoco. Continuar se equivocando já é burrice.

Renato Breder
Renato Breder
13 anos atrás

A Ferrari, historicamente, sempre gostou das ordens de equipe… é só trazer à memória (através das leituras feitas e não por testemunho ocular!) as corridas dos anos 50 quando a ‘direção compartilhada’ era permitida… sempre o primeiro piloto era privilegiado nas trocas de direção.

A partir do banimento da ‘direção compartilhada’, o favorecimento aos primeiros pilotos aconteceu de formas diversas…. e mais sutis….

No episódio de 2002, Todt & Cia escancararam o favorecimento ao primeiro piloto… assim como na mesma Áustria em 2001, ou quando o Irvine disputou o título, em 1999, ou… ou… e aí a lista não pararia…

um abraço

galileu
galileu
Reply to  Renato Breder
13 anos atrás

renato, foi assim que o fangio conquistou 5 titulos, com a direção compartilhada, o raul boesel e seu tão falado titulo com a jaguar fez a mesma coisa, ele recebia a bandeirada no carro que estava na frente, eos pilotos dos outros carros não eram trouxas, martim brando, jan lammers, johnny herbet. quanto ao irvine, dizem que houve um trato com a maclarem que ficaria com o titulo de pilotos e a ferrari com o de construtores, jamais o irvine iria ser camp eão antes do alemão.

Daniel
Daniel
13 anos atrás

É aquele negócio… uma vez canalha, sempre canalha.

PauloZ
PauloZ
13 anos atrás

Meu caro e estimado Flavio Gomes e amigos,

daqui da terra do Trabant, onde estou de passagem, lhes digo: a F-1 é uma categoria do esporte-motor que, criada em 1950, teve anos de OURO, de coisa séria em termos esportivos e competitivos.

Há alguns anos, no entanto, a F-1 passa por uma sobrevida NESTE sentido, DESCULPE FALAR ASSIM TÃO SECAMENTE para você e os demais amigos.

Reveja(m) o filme de John Frankenheimer! A F-1 era um “circo” no sentido da multiplicidade de pistas e países, e no sentido da doação pessoal de pilotos e equipes para a qualidade PRIMOROSA do espetáculo.

A admissão de responsabilidade citada na sua matéria mostra que hoje a F-1 é um esporte-demonstração. Sendo assim a atribuição de colocação a Schumacher, realmente melhor piloto em atividade, está neste contexto. E portanto não se use a F-1 para apostas, não é competição, é ESPETÁCULO.

No espetáculo não ocorrem injustiças, ocorrem performances! Schumacher “performou”. Está tudo bem, vamos em frente. Saudações

Carlos Tavares
Carlos Tavares
13 anos atrás

O mais ridículo da história, é que se Barrichello já sabia o que devia ser feito – foi previamente acordado – , Todt teve que chamá-lo no rádio “umas 50 vezes”, e a Ferrari ainda pagou 500 mil dólares…Por que diabos não foi até o fim sem deixar Schumacher passar????

Teria sido bem melhor. Pra ele, Barrichello, principalmente.

José Brabham
José Brabham
Reply to  Carlos Tavares
13 anos atrás

… e não faria a mínima diferença para o campeonato.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Acho que eu vi em outras ocasiões jogos de equipe mais discretos na época de Barrichello e Schumacher. Esta o Barrica entregou o que ocorria na pista. Schumacher declarou este ano, que se for bem feito, sem ninguém saber ou perceber, está valendo.

Mas é opinião minha. Não posso afirmar com certeza. Só sei dizer que Schumacher não é menor do que sabemos, nem Barrichello é maior do que sabemos.

Mas este tipo de atitude faz com que Alonsos da vida se achem no direito de ultrapassar por força de contrato. Isto estraga a F1. Tem telemetria que pode esclarecer a culpa de algum piloto em acidentes por disputa de posição entre companheiros de equipe. Dizem muito por aí que imagens valem por mil palavras. Então deixem os pilotos resolverem nas pistas o quanto puderem. Se for culpa de alguém que jogou sujo e provocou acidente, que seja demitido por justa causa então.

No acidente de Webber e Vettel, o Vettel foi culpado pois foi atabalhoado e sem juízo. Hamilton no mesmo GP espremeu Button, que fez manobra correta e conseguiu a posição. Logo mais a frente Hamilton deu o troco. Então na McLaren foi possível este ano a disputa entre seus pilotos sem prejuízo.

A F1 tem nos novos circuitos a dificuldade para ultrapassagem. Alonso reclamou de Vitally Petrov no último GP deste ano, então porque não aparecem pilotos dispostos a reinvindicarem mudanças nestas pistas?

Não gosto do Choronso Chantagista, mas claro que a corrida seria mais emocionante se o pulha tivesse pelo menos um ponto de ultrapassagem para utilizar. Vitally poderia se defender neste ponto de ultrapassagem, ou seja, façam o seu melhor “cavalheiros”.

Falta mais personalidade para os pilotos de hoje em dia. Tanto para não assinarem contratos que os obriguem a fazer o que não gostam, tanto para aceitarem a esportividade no máximo possível.

Repolho Roxo
Repolho Roxo
13 anos atrás

hahaha, hoje não, hoje não, hoje sim?, hoje sim!?…. hahahaha

Se o rubinho tivesse peitado, nada disso teria acontecido, enfim…

Hugo
Hugo
13 anos atrás

Foi essa, mas não só essa… infelizmente repetiram este ano em Hockenheimring… E não tinha Todt.

Fizeram fama, e deitaram e rolaram na cama! [2]

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Boa noite Flávio 69, por essas e outras que eu deitei na cama e rolei de dar rizadas. Quem rir por ultimo…. Esse é outro pateta. Sem comentários mesmo, o cara depois de anos dar uma de madalena arrependida. Vão tudo a pqp.

alberto
alberto
13 anos atrás

Concordo, essa aí foi bem pior que a de Hockenheim. Gostando ou não, nesse ano os dois pilotos estavam tomando pau de McLaren e Red Bull e a equipe optou por manipular o resultado para ajudar seu piloto nº 1 a buscá-los. Nessa temporada aí o alemão passeava. Acho a fama da Ferrari meio injusta sim, vamos combinar que Benetton/Renault e até a respeitável McLaren com sua espionagem tem ambas um currículo de trambicagem bem mais invejável.

Artur
Artur
13 anos atrás

Disse tudo Flávio. O Todt sempre armou esses trambiques por onde passou e agora quer pagar de santo.

Que francesinho hipócrita!!!!!

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
13 anos atrás

Posso estar enganado, mas não tem um pouco da maneira Commendatore nestas ações? Digo, O próprio Enzo não fazia esse tipo de jogo com os seus pilotos?

Abraço

Edu
Edu
13 anos atrás

Tem o ditado, sim senhor

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Não foi só por essa não. O Schumi também adorava armação. E esse papo de arrependimento não cola. Mesma coisa fez o Balestre, depois que o Senna morreu,assumindo a armação em Suzuka em 89 e a perseguição ao Ayrton para favorecer o Prost. E daí?? Depois de todo aquele tempo? Conversa mole.

Luciano Martinelli
Luciano Martinelli
13 anos atrás

Com o Massa continua tudo da mesma forma, veja o desempenho dele neste campeonato, ridículo e desmotivado.

Luiz
Luiz
Reply to  Luciano Martinelli
13 anos atrás

Continua igual pq o Massa aceitou assinar um contrato com esse tipo de clausula. Se não quisesse aceitar não assinava com a Ferrari. Vaga não faltaria, quem sabe ele estivesse no lugar do Webber e com possibilidade de campeonato?
Garanto que ele está ganhando muito bem para aceitar essa condição.

Carlão
Carlão
13 anos atrás

Foi desnecessária essa atitude na Áustria. Mas no Automobilismo deve haver dezenas de casos parecidos. Sempre houve algum tipo de jogo de equipe. Ficou uma imagem ruim pra Ferrari, pro Schumacher e depois, a fama de chorão pro Barrichello. Etâ palhaçada à Italiana.

Luiz
Luiz
Reply to  Carlão
13 anos atrás

Caro Carlão, na “época de ouro” da F-1, se o carro do Fangio quebrasse, a equipe mandava o companheiro de equipe parar e ceder o carro a ele. Naquela época o carro não tinha vinculo com o piloto e enm numeração fixa, portano o que valia era quem chegou na linha de chegada e não qual carro.

Polemico
Polemico
13 anos atrás

A Red Bull disse que não ia dar ordens, como não precisou nunca saberemos.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
13 anos atrás

E quando o alemão pegava o carro acertado do Barrichello?, e quando a asa dianteira abria em alta velocidade? e quando Schumacher atrapalhou o treino em MOnaco ?, e quando as estratégias de corrida favoreciam o alemão? e quando os pits do Barrichello eram mais demorados, e quando o carro do Shumacher corria como uma lebre e o do Barrichello só dava “problemas hidráulicos”, e quando largaram o carro de barrichello no cavalete? e quando não chamaram barricheelo para o PIt e secou o tanque? meu Deus quando foi a ultima pane seca da F1, e a quebra da supensão que disseram que Barricheelo era muito violento ao atacar as zebras?

Lucas
Lucas
Reply to  Marco Aurélio
13 anos atrás

O problema de toda essa história é o nascimento desses seres abissais,como esse aí de cima,fanáticos pelo Barrica,chorando e resmungando pelos cantos. Esse foi o legado mais triste disso tudo…

Luiz
Luiz
Reply to  Marco Aurélio
13 anos atrás

Nossa, que histeria. Vc realmente acha que a Ferrari fez de propósito uma pane seca para favorecer o Schummacher? Sabe quantos milhares de dólares valem cada ponto que a equipe ganha? Bastava mandar ficar no canto dele epronto. Na Brawn a suspensão do Barrica quebrou e ainda quase matou o massa, será que a equipe fez isso para proteger o Button? E as duas quebras do Red Bull do Tião esse ano? A equipe fez isso para criar expectativa no campeonato? Quebras acontecem sem a vontade da equipe bossal. Larga de ser fanático. Vc deve achar que se o Barrica não tivesse deixado o Schummy passar ele seria campeão? com uma vitória a mais somente? desculpe, é muita falta de visão.

Kobayashi
Kobayashi
Reply to  Marco Aurélio
13 anos atrás

Marco Aurélio, Parabéns !
Vc lembrou de vários episódios que atestam que Rubens
era carne de pescoço para Schumacher. Agora pergunto aos seres abissais e bossais Lucas e Luiz: quando que alguma dessas infelicidades citadas pelo Marco Aurélio, ocorreu com o queixudo ? NENHUMA.

1. o contrato do Rubens com a ferrari, dizia que todos os privilégios seriam do Schumacher, mas que se ele estivesse na frente e fosse máis rápido não era obrigado a ceder a posição, daí a sua insatisfação quando surgiam as ordens absurdas.

2. Para não precisarem tanto destes artifícios e não correrem o risco do Rubens não acatar, começaram a sacaneá-lo de outros modos, como os que foram citados acima.

3. O Schumacher era tão superior ao Rubens que não precisava disso ? Talvez. Porém, o Jean Todt acho que não acreditava muito nisso, tanto que não queria nenhum tipo de disputa entre eles, e daí precisavam anular o Rubens com essas atitudes.

4. Seres abissais e bossais são aqueles que não sabem argumentar no mesmo nível dos colegas e daí partem para a agressão verbal. Chorão são voces 2 – Lucas e Luis.

Rosemeyer
Rosemeyer
13 anos atrás

Incrivel!E esse verme ainda e’ presidente da FIA.Safado e vendido.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Não, Gomes.

Teve uma outra nessa mesma pista, só que o Schumy obteve a segunda posição (acho que foi no ano anterior – lembro do Kleber Machado narrando: “Hoje, não, hoje não, hoje sim…). Sem falar na vibração do Todt no último ano que essa pista teve corrida, quando o alemão ganhou. Parecia que tinha conquistado um título. Essa vibração foi muito reveladora.

Certamente tem outras que não vieram a público e outras que o Irvine diz ter acontecido quando ele era o parceiro do Schumy.

Teve carro trocado para o GP de Ímola em 2003, acho (o Rubinho tinha sido muito rápido na classificação e o alemão quis o carro dele logo antes da corrida – e conseguiu).