MENU

Monday, 8 de November de 2010 - 16:57Arquitetura & urbanismo

FINALMENTE!

SÃO PAULO (quero ver) – Várias pessoas me mandaram na semana passada este vídeo institucional da Concer, concessionária que administra a estrada Rio-Petrópolis, onde fica o xodó arquitetônico deste blog, o Belvedere do Grinfo. Há anos que falamos dele aqui e foram muitos os posts sobre o assunto.

Bem, parece que os caras vão fazer uma estrada novinha. Uma obra monumental. Lá pelos 4min do vídeo, o narrador fala do Belvedere, que será restaurado e tal.

Legal, não?

30 comentários

  1. antonio camilo says:

    Oi Flavio gomes, sou ex-leitor da coluna warm up, eu acho que este campeonato ficou parecido com a disputa de villeneuve e schumacher em 97, que terminou villeneuve saindo vencedor,
    ou seja merecidamente os jornais do mundo todo estamparam em primeira pagina. O mundo merecia que o resultado saisse assim. valeu.camilo.

  2. joao paulo says:

    Uma pena , só o q tenho a dizer .
    O prazer que restava aos petropolitanos amantes do prazer de dirigir lhes será tirado. A cidade de petropolis e seus acessos por meio da serra tanto de subida como descida são das coisas mais prazerosas para quem sabe o prazer que é pilotar por curvas sinuosas. Espero que pelo menos que o tal do tilke de uma voltinha por aqui antes da mudança para ele saber o que são curvas desafiadoras.
    As serras possuem curvas de alta , baixa , sequencias de curvas com tranferencia de peso subitas , freiadas fortes e mto mais. Coisas que apenas quem conheçe sabe como toda a região se parece com um gigante autódromo. Mto prazeroso .
    Ha ! e eu adorava levar meu kart nos domingos ao belvedere para acelerar também no estacionamento qdo a área era fechada e abandonada.(morrendo de medo da policia aparecer).
    Uma Pena!

  3. Mozart says:

    Esse comercial lembra aqueles antigos filmes de propaganda, que passavam no canal 100, que antecediam os filmes no cinema e eram obrigatórios. Sempre enaltecendo o governo da ditadura ( anos 70 )

  4. KLAUS says:

    Só vão conseguir fazer a obra se os ignorantes, inúteis e estúpidos ecocomunistasxiitas do ibama deixar. Capaz de barrarem o progresso e conforto por causa de alguma pedra…

  5. O Pedágio existente no km 104 será transferido para o km 102, ponto inicial da obra. Sobre o Túnel de 5km, muitos moradores estão reclamando, dizendo que será muito perigoso e tal. Falácia.

    A estrada é um luxo e finalmente vão resolver um dos gargalos existentes no sentido norte da rodovia, a antiga subida para Petrópolis.

    Sobre o Belvedere, nada a comentar. rs

  6. Ricardo Bigliazzi says:

    Eu não sou engenheiro… mas acredito que o tunel seria mais inteligente se tivesse o seu sentido de circulação na descida e não em subida como mostra a animação.

    É assim nas principais “serras” do mundo… até mesmo no “novo” tunel da Imigrantes.

    São inumeras as razões para isso.

    Quanto ao Belvedere, bem legal o resgate… é o minimo que podem fazer.

    Imperador

  7. Antonio says:

    Pra mim bastava a ligação Bingen – Quitandinha e a restauração do Belvedere. A subida da serra é a mais linda e prazerosa estrada que eu conheço. Espero que não estraguem Esse tunel é completamente desnecessário. Alguém vai ganhar muito dinheiro com essa obra.

  8. Thiago Macedo says:

    Até Petrópolis a estrada não tem problema nenhum. Problema é pelos lados de MG.

    Uma obra dessa vai levar décadas e eu não acho interessante fazer mão dupla, mesmo que separada por mureta, em descida.

    Os trechos mais sinuosos da descida são bem largos, facilitando as tangências dos caminhões pesados. Mureta não segura caminhão…

    To achando que é motivo pra aumentar o (já caríssimo) pedágio. A BR101 foi privatizada e até agora só puseram tachões e praças de pedágio na estrada. Ir a Petrópolis está ficando muito caro. Andar de carro está cada vez mais caro.

  9. Sidney Cardoso says:

    Muito legal!
    Podemos dizer que foi uma vitória nossa capitaneada por você Flávio. Lembro-me bem das prensas que você deu aqui nos caras.

  10. Leo says:

    Gostei … acho que vou me mudar para Petropolis , capaz de ser mais rápido até o centro do Rio do que sair de Niteroi pela Ponte ou pegar as Barcas.

  11. Luiz Carlos Fortes Braga says:

    A CONCER sempre cumpriu o que prometeu,embora alguns deem o contra.hoje Rio Juiz de Fora é viagem de prazer,visual fantástico,estrada muito boa e JK nela para o próximo encontro do AGMH

    • Luiz, se você for o proprietário do JK vermelho de Juiz de Fora, meus mais sinceros parabéns! Saiba que eu fico babando cada vez que vejo esse carro nos eventos.

      E poucas coisas são melhores do que dirigir um antigo nessa estrada. Sem contar que dá umas fotos sensacionais…

    • PauloZ says:

      A concessionária ganhou o contrato em um edital que previa a construção de uma nova subida da serra e quando o prazo estava para se completar pediu ao DNIT para adiar a obrigação.

      A obrigação do edital de concessão está agora apresentada com muitos anos de atraso. Sds

  12. Alexandre Salvador says:

    E o locutor é o de comerciais do SporTV…e viva o Belvedere! Se restaurarem o Belvedere, já será uma vitória!

  13. RIguel Esch says:

    parece que a Concer ainda não conseguiu raciocinar e fazer um planejamento viário de acordo com a demanda e uso da rodovia, todos que utilizam a rodovia de subida sabem que o trafego de caminhões, ônibus e outros veiculos pesados com apenas duas faixas de rolamento, acarretam engarrafamentos e fluxo lento, aos finais de semana é desanimador subir a serra… e este projeto já está para sair há quase 15 anos… e o fluxo de camimhões só aumenta!! só acredito vendo!!

  14. Tiago Mio says:

    Vai ser uma bela eatrada sem duvida.

  15. Marcelo says:

    Maravilha, essa estrada só me traz boas recordações, o que intriga é que esses caras devem arrecadar muito menos que os da Dutra e nem se houve falar de duplicação da descida sentido Rj que é ridícula para os dias de hoje. Um trecho que está, apesar de algumas melhoras, praticamente igual a quando foi inaugurado 60 anos atrás. Virou mão única mas é muito perigoso para os veículos pesados e enormes atuais. Será que esperam verba do BNDES, tiveram para comprar e ainda querem para reformar??

  16. Adriano Reis says:

    Achei solução meia-boca. Túnel só para uma das pistas, poucos trechos retificados… Tem que ter mais túneis, túnel novo também para a descida etc e tal. E viva o Belvedere!

    • Renan says:

      Pelo o que eu entedi é um trecho de tunel mão dupla, com dois tuneis!!
      so vai ter uma estrada por fora para interligação com o que parece ser a rodoviaria e outras coisas!!
      mas como eu estou vendo sem som posso estar falando besteira!

  17. Rodrigo Moraes says:

    Projetão bem bacana!

  18. Issac Nemach says:

    É impressão minha ou essa obra vai ser um pretexto para abrir mais um pedágio?

  19. Sensacional! Não falo apenas sobre o Belvedere, mas sobre o projeto como um todo. Já tinha lido a respeito, mas o video mostra bem o que será feito. digo… o que a gente espera que seja feito. Tomara que não fique na promessa.

    A BR-040, a partir de Xerém e em direção a MG, é uma das estradas mais agradáveis que existem. A estrada é muito boa, com poucos problemas de pavimentação, bem sinalizada, sem contar o visual que é demais. Mas o trecho de subida da serra, apesar de ser uma delícia quando há pouco trânsito, de fato é problemático. Esse trecho possui, sim, problemas de pavimentação, a pista é muito estreita e sinuosa. É comum acontecer por ali algum problema com caminhões ou ônibus e bloquear o trânsito. Acaba sendo um atraso de vida, principalmente para quem passa por ali constantemente.

    Como, espero, futuro morador de Petrópolis, acho que será uma obra de grande utilidade tanto para a cidade quanto para aqueles que se deslocam para MG.

    Mas que de vez em quando vou subir pelo trecho antigo pra matar as saudades, ah, isso vou!

    • PauloZ says:

      Exatamente, a pavimentação da subida (com traçado projetado nos anos 20 do Séc. XX) NÃO está boa! Infelizmente a concessionária está fazendo obras e as placas de concreto recém concluídas NÃO estão em bom estado.

      A nova subida estava prevista no edital de concessão e creio que alguma parte dos custos do projeto já tenhamos pago anteriormente. Salvo erro a concessionária pediu anteriormente, e o DNIT concedeu, o abandono temporário da OBRIGATORIEDADE da construção da nova subida.

      Creio que a própria concessionária tomou conhecimento das limitações do trecho de subida, ou seja, como o comentarista acima relata é problemático. Que seja feito:PONTO PARA PETRÓPOLIS!

  20. Rodrigo Tosetti says:

    A concer administra a BR040 entre Rio e Juiz de Fora , são 3 pedágios , dá muito dinheiro a estrada é excelente , já podia ter arrumado o Belvedere há tempos , cada pedágio Em torno de R$ 7 , 8 reais , para um trecho de menos de 200 kms

  21. Victor says:

    Não, esse dinheiro pode e deveria ser investido em algo que se faz mais necessário a população do que um simples predio

    • Jason Vôngoli says:

      Um simples prédio? É uma estrada toda nova cara…

    • Jason Vôngoli says:

      Um simples prédio? É uma estrada toda nova cara… Você se deu ao trabalho de ver o vídeo antes de criticar?

    • E mesmo que fosse “um simples prédio” (sem conta a parte mais importante, que é a nova subida da serra), ele reativado seria um ponto de parada na estrada, que geraria empregos diretos, manteria alguns indiretos, geraria impostos… Sem contar que será feito com dinheiro da Concer (ok, dinheiro do pedágio que pagamos), que deve ser usado exatamente pra melhoria da estrada mesmo.

      Se isso não é benefício pra população, não sei mais o que seria…

    • Cleiton Pessoa says:

      Cara, lindo mas pra falar a verdade, duvido q isto esteja pronto nos próximos 10 anos, e lá se vai a grana do contribuinte. Pra você ter idéia a duplicação entre goiânia e brasilia, que são somente 200km até hj não está totalmente concluída, reparos pra caramba e ainda resta um viaduto pra fazer, sem contar que começou na era FHC e passando por Lula perdura até os dias atuais. Esse video é uma piada. Esse tunel, pelo que sei, nao devem fazer em menos de 20 anos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *