MIL E UMA NOTAS (5)

SÃO PAULO (o dia começa agora) – Vettel é o maior talento que surgiu na F-1 depois de Alonso, e acho que isso não se discute. Por isso, é ótimo ver um título de um campeonato tão disputado nas mãos de alguém como ele. Jovem, o mais jovem campeão de todos os tempos aos 23 anos, 4 meses e 11 dias. Atirado, marrento, precoce. Ganhou sua primeira corrida de Toro Rosso em 2008, lembrem-se. Na época, eu disse que ele já tinha feito mais que Senna. E tinha, mesmo. Não quer dizer que será um piloto melhor que Senna, ou que Prost, ou Schumacher, ou que ninguém. Isso não importa muito. Hoje ele é o melhor do mundo. O que importa é que a taça foi para o lugar certo.

Lugar certo porque a Red Bull, e as circunstâncias colaboraram, mostra que esse negócio de jogo de equipe é bem discutível. Se tivesse ordenado a troca de posições em Interlagos, perderia a taça. Webber, com sua corrida apagada em Abu Dhabi, ajudou muito. Graças a ele, opaco nesta reta final do Mundial, o time não precisou fazer escolhas. Ao menos escolhas visíveis. Porque é clara a preferência da equipe por Tião Alemão. Uma preferência que, no entanto, não se manifesta com sacanagens. O hoje triste Canguru Man não pode reclamar de muita coisa, exceto aquela asa dianteira de Silverstone, que no fim não deu em nada — ele ganhou a corrida. A Red Bull lhe deu as mesmas chances de fazer o que Vettel fez. E, se não deu, ele que conte.

A corrida árabe foi, como se esperava, chata, pouco digna do grande campeonato de 2010. E lá pela metade já dava para saber que Vettel seria o campeão. Porque só uma série de quebras ou batidas levaria Alonso para a frente. E em pistas como essa, nada acontece.

Alonso, El Fodón de las Astúrias, não correu como campeão. Ao contrário, mostrou-se um péssimo perdedor ao reclamar de Petrov e ao não cumprimentar, pelo menos diante das câmeras, o novo campeão. Foi, hoje, El Chorón de las Astúrias. Perdeu o título ao ser ultrapassado na largada por Button e porque no safety-car da primeira volta dois pilotos, Rosberg e Petrov, aproveitaram para trocar pneus. Assim, quando Fernandinho parou, voltou atrás de ambos. E ficou encaixotado atrás do russo, sem ameaçá-lo em nenhum momento. Houve apenas uma tentativa real de ultrapassagem. No mais, ficou atrás dele, inerte, apático, quase. Mesmo se passasse, ainda teria um longo caminho pela frente. Precisaria passar Rosberg, primeiro. E depois Kubica, que adiou sua parada e quando voltou, o fez à frente do parceiro de mesas de pôquer — Alonso e Kubica gostam de uma jogatina.

Em resumo, foi um desastre o domingo ferrarista. Alonso largou em terceiro e chegou em sétimo. Massa largou em sexto e terminou em décimo. O time foi conservador e medroso. E teve gente que se virou, como a Renault e a McLaren. E até a Mercedes. Nada, absolutamente nada a contestar no título de Vettel.

Ganhou o melhor carro, feito pelo melhor projetista, de uma equipe que de um modo ou de outro mostrou que dá para ser campeão sem muitas patacoadas extrapista. Claro que se Alonso ganhasse o título por menos de sete pontos, todos incensariam a troca de posições de Hockenheim, que no fim se revelou uma tolice, mais uma, de um time que não dá muita bola para a opinião pública. Talvez porque quem compra seus produtos, carros Ferrari, não dê também. Mas quem compra latinhas de energéticos cuja publicidade é movida pelo culto à jovialidade, aos desafios, à aventura, gosta desse estilo “fazemos aquilo que nossos corações mandam”. Ingenuamente, talvez, sou levado a acreditar que Didi Mateschitz realmente não se importaria de perder o título se tivesse de ordenar algo que vá contra os princípios que norteiam a venda daquilo que fabrica. E como não precisou, jamais saberemos.

E se é verdade que Alonso fez uma corrida medíocre, assim como Webber, é verdade também que é uma pena ver um título sendo decidido numa pista tão sem graça, que oferece tão poucas alternativas a quem briga por alguma coisa. Para ser honesto, Alonso e Webber não foram os únicos que tiveram atuações ruins em Abu Dhabi. Ninguém fez nada. Massa, por exemplo, ficou a corrida toda atrás de Alguersuari. Os que se deram bem, como Button, Rosberg e a dupla da Renault, conseguiram escalar o grid mais por conta de estratégias arriscadas do que propriamente por arrojo ou algo que o valha.

Mas, voltando ao início, está em ótimas mãos o troféu de 2010. Sebastian Vettel é um garoto que combina com aquilo que a gente que gosta de corridas quer ver na pista. É o Tião Campeão. Chora de alegria, não de ressentimento. Gosta de carros, faz carinho nos pneus. É simpático, como Hamilton, outro jovem campeão. E como Button, mais veterano, mas um gentleman. Ou até Raikkonen, encantador em sua indiferença, seu jeitão desengonçado e “cool”.

O grande perdedor de 2010 foi Alonso. Menos por ter sido derrotado na pista, que isso acontece. No esporte, ganha-se e perde-se. E, tecnicamente, foi uma façanha lutar pelo título até o fim com um carro que não é lá essas coisas.

O espanhol foi o grande perdedor do ano porque não soube perder. E isso é feio.

Subscribe
Notify of
guest

379 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
O PENSADOR
O PENSADOR
13 anos atrás

Concordo com vc Flavio, desde o inicio do ano disse que o Vettel é o sucessor do Shumacher e nesta matéria vc foi além e disse que ele foi melhor do que o tal do Senna (que diga-se de passagem só fazia marketing), isto é com certeza que o Vettel é melhor do que o tal Senna… parabéns Flavio e parabéns Vettel, apesar do ano que vem o mestre (Shumacher) ganhar mais uma, mas a partir de 2012 começará a era Vettel na F1… quem viver verá… para deixar as viuvadas de queixo caido…rs…rs…rs…

boca
boca
13 anos atrás

Corrigindo: …estaria a dois pontos de Choronso…

boca
boca
13 anos atrás

É,
Sabemos que o “se” não entra em campo ou na pista, mas “SE” o Hamilton tivesse chegado em quarto (posição que ocupava qdo bateu em massa) na Itália e chegado pelo menos em quinto em Cingapura, duas corridas que ele admitiu os erros, estaria com 22 pontos a mais e teria chegado a Abu Dhabi empatado com Choronso MIMIMI.

E dadas as circunstâncias da corrida, ele seria BiCAMPEÃO.

Mas só o fato de Choronso ter sifu tá valendo.

Antonio Skoldharougs
Antonio Skoldharougs
13 anos atrás

Está de parabéns a RBR, mostrou que esporte se ganha com limpeza e honestidade, e não com maracutaia e arroubos de boçalidades.
Tá de parabéns o Austríaco Dietrich Mateschitz dono da equipe RBR e principalmente o engenheiro Christian Horner, eles mostraram ter mais caráter que o Stefano Domenicali e o próprio Rob Smedley, engenheiro da Ferrari que “matou” massa para o esporte, ele acabou com o baixinho de macacão vermelho.
O nanico se sente o próprio Barrichello agora.
Quero ver se Massa não vai aceitar o convite da RBR que o chamou para engrossar as fileiras da equipe em 2011, querem mandar o Webber para Austrália.

CorredorX
CorredorX
13 anos atrás

Ele confundiu os carros… achou que a Ferrari do Massa tava de amarelo – a cor oficial da Ferrari.

Antonio
Antonio
13 anos atrás

A RBR queria mesmo o Vettel campeão e ponto final

Bastava o Webber parar nos boxes durante o safetyu car e ele hoje seria o campeão..

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

FRASE DO ANO

“Fernando, Sebastian está mais rápido. Você entendeu a mensagem?”

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Então dois pontos:
1 – Hamilton é mais piloto que Vettel. Mais rápido, mais arrojado e pilota muito em todas as circunstâncias.

2- Não é possível que você continua achando que Vettel fez mais que Senna, naquela pobre comparação de Toro Rosso em Monza 2008 contra Toleman em Monaco 1984. Vettel tinha um carro até que decente na época. Fez a pole e venceu sobre chuva, quando os principais protagonistas largaram do fundo por terem feito bobagens. Bourdais, largou em 4 e chegou por ali. Mostrando que Vettel foi bem, mas não foi gênio (lembrando que Boudais tinha atuações péssimas, ao ponto de ser mandado embora no ano seguinte). Vettel não precisou passar ninguém e as condições da pista estavam longe de estarem péssimas. O único “rival” dele era um lento e perdido Kovalein.

Já Senna, largou em 13. Passou todo mundo (em monaco). Era cerca de 3 segundos mais veloz que Prost (correu contra protagonistas, como Mansel e Lauda). Iria se tornar líder antes da metade da prova. As condições da pista eram horríveis.

Sei que você não gosta do Ayrton, mas ele foi gênio e ninguém pode negar. Vettel é somente um bom piloto e por enquanto não dá para afirmar mais do que isso.

Juliano Silveira Alves
Juliano Silveira Alves
13 anos atrás

É muito estranho nos anos que as equipes correm risco de tomar uma punição da FIA elas acabam entregando a rapadura na última corrida. (Vide MacLaren X Ferrari em 2007 e agora Ferrari X Red Bull em 2010). To achando que esta F1 está igual ao campeonato Brasileiro, decidido “debaixo dos panos” em intermináveis reuniões sobre punir ou não uma equipe, seja por caso de espionagem ou jogo de equipe.

rogerio
rogerio
13 anos atrás

Todos reclamando mas se a corrida fosse em Monza,Interlagos ou Spa o Alonso chegaria à frente e teríamos um Dick tri-campeão.

wanderson
wanderson
13 anos atrás

EXEMPLO A SER SEGUIDO PELA FERRARI,ISSO É QUE É EQUIPE DE F1.CAMPEONATO SE GANHA É NA PISTA E NO BRAÇO,E Ñ DANDO ORDEM PRA PILOTO DEIXAR OUTRO PASSAR E SOMAR PONTOS.BEM FEITO…DA NOJO VER UMA DISPUTA DE CORRIDA A FERRARI ESTANDO NA FRENTE.MUITO BOM PRA LEVANTAR A MORAL DSSE ESPORTE.COMO DIZ O VELHO DITADO:QUEM ROUBA DEUS Ñ AUMENTA.

Acarloz
Acarloz
13 anos atrás

Perfeito, assino embaixo! e salve o novo fenomeno alemão, fruto de uma geração embalada pelo sucesso de Schumacher.

flavio
13 anos atrás

como pastor maldonado conseguiu colocar 1,3 segundos em cima do tempo de classificação do bruno sena?
ele vai voar e wilians

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Nossa, o final de campeonato mais chato de todos os tempos. Que saco…..nenhuma disputa, de dar sono. Carros que não permitem ultrapassagem, com pista idem. Pior que isso só aturar o Galvão.

O Vettel é um grande talento sem dúvida, mas não sei ainda se é tudo isso que falam. De qualquer forma, o título foi merecido.

O papelão ficou mesmo para o Alonso. A Ferrari errou na estratégia, o cara não atacou o Petrov em nenhum momento e ainda faz aquela barbaridade? Ridículo.!!!!

André
André
13 anos atrás

“DOMENICALI, HORNER is smarter than you. Can you copy?”

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Título em boas mãos. Mas parem de querer crucificar o Alonso. Tdo isso é dorzinha de cotovelo pela surra q ele deu no Massa. Por acaso, se Massa tivesse ganho o GP da Alemanha, ele teria chegado a Abu Dhabi com chances? Suas performances foram mediocres!

Já q a gde discussão era a presença de Petrov na frente de qm estava disputando o título, alguém se lembra do GP do Japão de 98? Schumi largou de ultimo no grid e todo mundo deu passagem, até chegar em Damon Hill, 6º colocado.

Fabio de Deus
Fabio de Deus
13 anos atrás

Eu acho q o Alonso estava com a razão de reclamar de Petrov. Uma coisa era perder o título em uma disputa direta com um concorrente, naõ conseguir ultrapassa-lo e tal. Outra coisa é ser atrapalhado por um piloto medíocre que não tem chances nenhuma de conseguir nada. Eu acho que seria sim, de muito bom tom, o Petrov facilitar a ultrapassagem, para deixar os candidatos ao título disputarem diretamente, como foi a disputa Webber x Alonso

Paulinho
Paulinho
Reply to  Fabio de Deus
13 anos atrás

Concordo, tem muita gente acreditando em papai noel, aqui ó, que o petrov fez isso por conta própria ou esportividade, a renault tinha todo interesse de segurar a ferrari, seu motorzinho estava em jogo lá na frente,

Alexandre Paíga
Alexandre Paíga
13 anos atrás

FG, e os dois australianos amarelaram no final:
Mark Webber e Will Power.

Roque
Roque
13 anos atrás

Eu acho que a gente tem que parar de ser inocente. Formula 1 nao eh mundo pra gente boazinha! “Ai, o alonso eh carrasco, a Ferrari eh isso.”. Tem que dar ordem de equipe sim, com isso a Ferrari quase ganhou um titulo q nao tinha a menor chance pq apostou em um piloto. Quase ganhou um titulo com um carro que foi soh o terceiro nos construtores. E nao adianta exaltar a Red Bull nao, certeza que soh nao fizeram jogo de equipe porque era o mimado Vettel q tava atras. Nao vou negar que ele nao tem talento, mas agora falar que alonso eh malvado e o Vettel eh bonzinho nao da. Vettel nao tem nada de bonzinho, qdo trocaram as asas do carro ele nao disse nada em nenhum momento; sempre faz questao de dizer que nao eh amigo do webber. Formula 1 eh isso ae.. pra ganhar tem q ter braco e cabeca… como tem alonso, como tinha senna, schumacher.. nenhum destes eh bonzinho, e por isso sao os melhores!

sérgio castro
sérgio castro
13 anos atrás

Viva o esporte, viva a honradez, viva a honestidade e justiça…
Chupa Alonso, chupa Ferrari…

Sandro Alves
Sandro Alves
13 anos atrás

Flávio, vc fala no Limite que acha o jogo de equipe normal… e agora engrossa o coro do Galvão, dizendo que ganhou a equipe mais “esportiva”.
Na minha opinião, o corpo mole do Webber não foi nada mais que jogo de equipe da Red Bull. Jogo de equipe é mais que dar passagem quando se tem dois carros na frente.

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Alonso o grande perdedor de 2010? Chegar em segundo com o terceiro carro do ano é ser um grande perdedor? Webber é o que então? Vc foi muito infeliz neste comentário. Sei que você simpatiza com Vettel talvez pela nacionalidade dele que é a mesma do seu ídolo Schumacher, mas negar que Alonso foi junto com Kubica o melhor piloto do ano? Vettel converteu 10 poles em 5 vitórias com o melhor carro. Pouco não?

Igor - Brasília
Igor - Brasília
Reply to  Paulo
13 anos atrás

As Alonsetes estão muito nervosas!

Luciano M. de Oliveira
Luciano M. de Oliveira
13 anos atrás

Da Ferrari para Alonso depois da prova: Vamos tesouro, não se misture com essa gentalha.

galileu
galileu
Reply to  Luciano M. de Oliveira
13 anos atrás

é assim: vamo tesoro mio, dexare estes farabutos, filhos de um cane pra lá, aquele maschiafone do berilo, digo petrov aonda vai precisare de un emprego en ostra equipo, vamo que o babo (domenicalli) ta te espmerando pra da a papinha, hoje tem massinha ao molho de tartaruga.

angelo pedro sanches
angelo pedro sanches
13 anos atrás

Flávio, como seria a reação do Galvão se no lugar do Alonso fosse o Massa que estivesse decidindo o título e ficasse preso atrás do Petrov? Arrisco um palpite: ele deceria da cabine atravessaria a pista na frente do Petrov.

Henrique Santiago
Henrique Santiago
Reply to  angelo pedro sanches
13 anos atrás

– Angelo, Galvão não corre…

galileu
galileu
Reply to  angelo pedro sanches
13 anos atrás

e jogaria o microfone na cabeça do russo, ele não corre mas atrapalha um bocado.

Henrique Santiago
Henrique Santiago
13 anos atrás

– A grande perda foi de Massa, se bobear, 2011 sera seu ultimo. Não fara falta, menos um chorão para envergonhar. O resto dos brasucas, tirando o Rubinho, ta junto e misturado, vai pagando caro pra correr. Aja p.p. diniz….

galileu
galileu
Reply to  Henrique Santiago
13 anos atrás

será que haverá 2011, e aonde?

Junior
Junior
13 anos atrás

Tá Louco?! Ele tinha o melhor carro, e é um ótimo piloto, qualquer outro ótimo piloto teria sido campeão com um carro tão melhor que os outros!

galileu
galileu
Reply to  Junior
13 anos atrás

ele está falando de quem^?

emerson
emerson
13 anos atrás

ninguem e melhor que o senna sr gomes, ninguem pega um carro que hoje seria uma virgen e em baixo de chuva na sua quarta corrida em monaco teria vencido, so nao venceu por que os filhos da puta tiram as coisas dos brasileiros e ainda a gente fica queto, o unico que nao ficava quieto foi SENNA, SIMPLESMENTE O MELHOR.

Henrique Santiago
Henrique Santiago
Reply to  emerson
13 anos atrás

– Emerson, concordo quando voce dis que Senna era show, mas ta na hora de parar com esse papo de brasileiro perseguido, convenhamos né!

galileu
galileu
Reply to  emerson
13 anos atrás

pelko menos alguem reconhece, da-le emerson

emerson
emerson
13 anos atrás

os 3 melhores da formula 1 hoje sao em primeiro lugar hamilton, em segundo vettel e em terceiro o idiota do alonso

Emerson
Emerson
Reply to  emerson
13 anos atrás

Xará, na minha opinião a ordem também é essa. Mas são 3 grandes pilotos. Só que Alonso é muito sujo, nunca vai contar com meu apoio. Reconheço o talento, mas nunca vou apoiar as artimanhas feitas por ele.

Geckodriver
Geckodriver
13 anos atrás

Esse campeonato já poderia ter sido decidido muito antes se os 2 pilotos da Red Bull não tivessem feito tanta besteira durante a temporada. Webber e Vettel erraram bastante mas deva pra ver que a RB tinha o melhor carro.
Apesar de ter sido uma surpresa, venceu o melhor do ano (carro e piloto).
Espero que para o ano que vem ele esteja mais maduro para encarar certas situações de corrida, aí ninguém segura o moleque…

Henrique Santiago
Henrique Santiago
Reply to  Geckodriver
13 anos atrás

– Realmente não vi essas besteiras, não mais que Senna e Prost, Mansel e Piquet, Alonso e Hamilton, Massa e Alonso…

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
13 anos atrás

algumas coisas que não saíram no rádio, mas que acredito que o Petrov deve ter dito hehehe:

rádio: “Petrov, Alonso is faster than you. do you copy?”

Petrov: “Yes. I copy”

rádio: “Petrov, Alonso is faster than you again…”

Petrov: “I know! but I´m not a Ferrari driver!”

Petrov (falando em russo): этот клоун думает, что я что? Дядя товарищ Сталин и Путин все видим!

(esse palhaço tá pensando que eu sou o que? tio Putin e Camarada Stalin estão de olho!)

e apenas para descontrair:

“В Советской России Петров, это ты!”

(Na União Soviética Petrov passa você!)

(modo Star Wars ON)

Parabéns ao Vettel que fez o Darth Alonso e sua Maranello Wing valtarem para a fortaleza intaliana!

Mas o imperador do lado vermelho da força continua a tramar sua vingança, cabem aos jovens padawans Vettel e Hamilton e aos Jedi Button e Webber impedirem que Darth Alonso e Darth Massa tomem a Galáxia da F-1 e que assim a força mantenha-se em ordem…

OBS: Quem seria o Chubacha na F-1?

OBS2: Quem seria o Yoda na F-1?

(Modo Star Wars OFF)

hehehe

nakago sam
nakago sam
13 anos atrás

o massa continua como segundo piloto? ou terceiro? quem?

Henrique Santiago
Henrique Santiago
Reply to  nakago sam
13 anos atrás

– É nakago, esse ano Massa se superou!

galileu
galileu
Reply to  nakago sam
13 anos atrás

ninguem sabe

Alexandre Lourenço -SP
Alexandre Lourenço -SP
13 anos atrás

O herói disso tudo é o patrão que não permitiu nem dentro de sua propria equipe o nojo que se chama jogo de equipe, Agora o Vettel é o único alemão que tem um título realmente limpo, ja o sr. Schumi, nem te conto!!!!!

Jackson S. Batista
Jackson S. Batista
13 anos atrás

Pergunta, se a Redbull é mesmo totalmente igualitária como jornalistas esportivos de diversos sites tem apregoado aos 4 ventos.. porque só Vettel teve a nova asa dianteira.. (sorte que Webber nao ficou em silencio e respondeu na pista)

Jackson S. Batista
Jackson S. Batista
13 anos atrás

É fácil exaltar Vettel depois que ganhou o campeonato.. concordo que ele seja rápido.. mas não que seja o maior talento (entendo por talento piloto completo). Acredito que o Kubica seja muito mais piloto no sentido de entender do quer está fazendo e não simplesmente ser rápido.. ou você viu o Vettel ser o lider de uma equipe como Alonso, Barrichelo, Webber (durante o ano todo a frente, apesar de patinho feio). Lembremos que as cagadas que Vettel fez nao foram poucas.. quem larga onze vezes na frente, pra ganhar 03 … Senna, Schumacher, Alonso ? Parabens a Red Bull pelo carro que deu a Vettel, parabens a Vettel por fazer bom uso dele.. mas se colocassem kubica, kobayashi, ou qualquer outro piloto de ponta, com esse mesmo carro, a obrigação seria a mesma..

Leonardo Araújo
Leonardo Araújo
13 anos atrás

FG, excelente análise do negócio Ferrari X negócio Red Bull.
Agora é que as latinhas vão vender muito, com o garoto propaganda campeão.

Suas crtíticas ao circuito são fundadíssimas. YAS Marina de Abu Dabi é tudo, menos pista de F1. Que coisa modorrenta foi a prova. E pagam caro ao engenheiro pelo traçado. Quanta incompetência. Dinheiro demais e criatividade de menos.

Já os iates ancorados, … que coisa! Tem gente passando sede e esses sheikes nadando no petróleo…

Leonardo Araújo
Leonardo Araújo
13 anos atrás

Eu fico batendo nessa tecla: desde a infância, eu escolhia para quem torcer pelo caráter (fora o Piquet, que era pela nacionalidade). Larguei mão disso.
O Alonso é um vigarista campeão como muitos outros.
Do Vettel ninguém sabe nada ainda.
Hamilton, Alonso e etc, é um pior que o outro.
O negócio é avaliar arrojo e talento. Neste caso, os grandes pilotos da atualidade são Alonso, Hamilton e Vettel com carro; Schumacher fora de forma, mas já mostrou; Kubica e Koba sem carro.
Quando um desses leva, seja qual for, o título fica em boas mãos, independente das artimanhas.

Ricardo de interlagos
Ricardo de interlagos
13 anos atrás

MERECIDA A VITÓRIA DA RED BULL E DE VETTEL.

MUMMMMM
agora toda a galera vai defender a marca dos dois touros como se fossem símbolo de integridade e do jovem!!!!???

“calma muita calma nessa hora”
menos marketeiros…
um jovem é jovem pois está chegando ao mundo com espírito puro, hormónios em alta, ideais e não política, plena saúde…MUITA SAÚDE MESMO!
e essa bebida não acrescenta nada ao jovem, SÓ ACELERA BATIDA NO CORAÇÃO!
…como o cigarro acrescentasse charme na hollywood dos anos dourados…subeliminares CRIADAS para o cofrinhos de alguns.
menos marketeiros…
e para um bom bebedor de whisky esse negócio de acrescentar red bull no whisky acaba com aroma e o sabor do malte…coisa para as casas noturnas ganharem dinheiro..em cima da moçada manipulada…e tem gente que acha chique!!!
e para todos os marketeiros desta ou daquela linha do tipo “just do it”
menos…menos…

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Olá, prezados. Concordo sobre Vettel ser uma grande revelação, mas a melhor depois de Alonso, é discutível. Apesar dos erros do Hamilton, ainda aposto nele. Pena que o cara não teve carro suficiente para mostrar isso durante o ano, mas até a metade da temporada, foi o piloto que deu mais show em ultrapassagens. E por falar em ultrapassagem, essa é uma área em que o novo campeão precisa trabalhar, vide os grotescos acidentes com Webber e Button em 2010.

Rony
Rony
13 anos atrás

Bom, infelizmente acabou! Agora teremos que esperar um montão para começarem os comentários, achismos e outras coisas. A taça está em boas mãos! Só nos resta escolher para quem torcer no próximo ano, e quando digo torcer, não é sonhar… Até porque nenhum brasileiro é atualmente patrocinado por uma grande multinacional que tem interesse no Brasil e isso posto infelizmente não podemos sonhar, não com um campeonato, somente com algumas vitórias, no máximo…
Um grande abraço à todos e em 2011 voltamos a reclamar de um monte de coisas na F1 !!!

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Rony
13 anos atrás

Eu posso.
Desde que com um carro da McLaren, qualquer um que ganhar tá valendo.
Preferencialmente Hamilton, mas se for o Button, tá ótimo também.

Tomaz Robinson
Tomaz Robinson
13 anos atrás

Parabens ao Wettel, porém o melhor foi a DERROTA do espanholzinho chorão, só porque conseguiu o patrocinio do SANTANDER, acha que sua vontade tem que ser feita, senão fica chorando e reclamando de todo mundo.
Será que aprendeu a lição que corrida se ganha na pista e qe precisa ter braço para conseguir vencer
Ai que saudades do PIQUET

Tomaz Robinson
Tomaz Robinson
13 anos atrás

A minha maior alegria foi ver a DERROTA

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Flavio, concordo com voce em numero, genero e grau.

Ezequiel pereira
Ezequiel pereira
13 anos atrás

Vettel nao mereceu o titulo,mas em esporte nem sempre ganha quem merece, tudo é um conjunto de erros que no final decide o resultado final,se webber nao tivesse quebrado,se hamilton nao tivesse sofrido com as duas batidas iguais em duas corridas seriam 20 pontos…mas em esporte é assim,e Hamilton nao é melhor desse ano,mas é o melhor piloto da formula 1 na atualidade.ele nao tem medo de brigar e sempre quer vencer a qualquer custo.isso so me lembra senna.

Felipe Gofman
Felipe Gofman
13 anos atrás

Ainda que bem que a taça ficou com Vettel. Apesar de todos os equívocos ao longo do temporada, ele foi o melhor. O GP de Abu Dhabi provou que Fernando Alonso é um mau-caráter daqueles de filmes B de Hollywood ou Bollywood, tanto faz. A cena do espanhol discutindo com o Petrov foi ridícula, o que mostra que, apesar dos dois títulos que tem, Alonso não entende que corridas são corridas e que o russo está lutando por seu emprego na Renault no ano que vem. Problema é de Alonso se está atrás. Que passasse, então. Mas chegar ao ponto de exigir que Petrov desse passagem, ora, ora, ora…
Já Webber, bem, este sempre achei o verdadeiro Dick Vigarista na F1. A maneira como lidou com Pizzonia na Jaguar em 2003 foi uma das coisas mais desonestas e traiçoeiras que já vi. Agora que a Red Bull, ex-Jaguar, privilegia Vettel, ele reclama, acha injusto e isto ou aquilo. Dane-se o Webber. Como dizem os antigos: o mundo dá voltas, australiano, dá muitas voltas…

Gilberto Martins
Gilberto Martins
13 anos atrás

Não sei como ainda não apareceram teorias conspiratórias tipo, Petrov segurou Alonso para que um piloto com motor Renault fosse campeão. O título do Tião Alemão foi muito bom principalmente para Ferrari ver que campeonatos se ganham na pistas em disputas limpas,e não a palhaçada que ela nos obriga a engolir.

Raphael Mendes
Raphael Mendes
13 anos atrás

Flávio, sou fã seu, gosto muito do seu blog. Mas vc tem que ser mais coerente com suas opiniões. Quer dizer que agora o Vettel é o maior talente que surgiu depois do Alonso? hummm…e o Hamilton? Só porque não foi campeão ele deixou esse posto? Virou um qualquer. Isso porque vc já escreveu coluna só falando de quão bom ele era. Vettel foi campeão com um combinação de sorte e, principalmente, ter o melhor carro. Alonso ter ficado preso atrás das estratégias da Renault e da Mercedes foi sorte. Se não tivesse o safety-car não teria acontecido. Mas do mesmo jeito Vettel teve o motor estourado na coréia….então, tudo ficou no seu devido lugar. Agora, ficar escrevendo frases de efeito ao sabor dos resultados é comentário de nível pobre. Não tem análise profunda, séria, verdadeira. Alonso por muito pouco não ganha um campeonato com um carro visivelmente inferior. Hamilton é o melhor de todos em pilotagem pura. Lembra muito o Senna. Não foi campeão porque cometeu um erro grave em Monza (o de Cingapura foi azar, um toque daquele raramente quebra o carro) e o carro não ajudou nas provas finais. Sem falar que temos outros bons pilotos como Kubica, mas ainda não podemos afirmar nada porque não vimos ele com um carro que disputa título. A partir do momento que se tem a obrigação de conseguir vitórias é que vemos o piloto. Por isso Kubica não entra na lista ainda. Escrever uma frase como essa, ignorando Hamilton, é quase infantil, o que não demonstra o conhecimento e capacidade muitas vezes aqui mostradas.

hermes leandro goiania
hermes leandro goiania
13 anos atrás

sempre leio o q vc escreve e sempre concordo com tudo q leio, entretanto tenho uma critica para lhe fazer hoje; percebo q vc nao gosta muito de lewis hamilton, e um absurdo vc dizer q vettel e o maior talento q apareceu depois de alonso, em 2007 o espanhol nao tinha a preferencia da equipe, mas tinha o mesmo carro q o ingles, e foi superado na pista pelo calouro na epoca, q hoje e um piloto mais forte ainda, engoliu kovalainen, q da uma boa canseira no trulli, q ja deu boas canseiras em alonso, sei q vc e fa do espanhol, eu tb sou, acredito q hamilton,vettel,alonso, schummi e senna sao os pilotos mais talentosos q vi na vida, mas se eu tivesse q apontar um deles friamente, com o coraçao apertado infelismente seria o ingles, pois engolir um alonso em sua temporada de estreia, foi o maior feito q ja vi um piloto de formula 1 fazer, sei q nao concordara comigo como sempre concordo com vc, eu tb sou um piquetista como vc, e nos vimos um schumacher novato colocar tempo no nosso tricampeao, isso fez com q achassemos finalmente alguem melhor q airton os anos foram passando e nosso schummi sempre melhor q todos so pros carros daquele engenheiro e mesmo assim dava um trabalho fora do comum teria ganho 99 se nao tivesse quebrado a perna e ganharia tb 98 se couthard nao tivesse praticamente parado o carro na hora de tomar uma volta debaixo daquele temporal, creio q scummi ate hoje lembra daquele incidente eu nunca esqueci, entao apareceu alonso , na minardi ja se percebia q ele era diferente, em 2004 a ferrari tinha um baita carro e me lembro de 2 corridas espetaculares do espanhol, numa ele antecipou a parada e mesmo assim ganhou o segundo lugar de barrichelo e a outra ele ganhou de ponta a ponta, no ano seguinte foi campeao com um carro muito inferior ao de kimi, e ainda foi bi com um carro um pouco inferior ao de schummi que deu muito azar naquela temporada, esse ano quase foi campeao sem o melhor carro do grid de novo e isto fascina qualquer fa deste esporte magico, porem lewis me parece mais rapido ele coloca button pra inventar alguma coisa em quase todas classificaçoes porque a diferença de tempo entre eles e muito grande, e button tem um ritmo parecido com o de rubens q por sua vez tomava um bom tempo de schumacher, mas era um tempo menor q button toma de lewis nas classificaçoes. Quanto aos brasileiros definitivamente nao sao pilotos de ponta sao bons pilotos somente isso, pelo q massa fez antes de entrar na formula1 eu gerei muita expectativa em relaçao a ele, mas tem muita gente melhor q ele por ai,um abraço pra vc espero que entenda o meu ponto de vista

José Antônio
José Antônio
13 anos atrás

Vettel mereceu. Afinal, um cara que se relaciona com seus carros, a ponto de batizá-los com nomes de garotas, não podia ser outra coisa que não o campeão do mundo.

Juiz
Juiz
13 anos atrás

Não sei por que os pseudos alemães estão felizes, os pilotos brazucas estão sempre atrás, desmotivados e sem carros, enquanto os pseudos alemães festejam a vitória do vettel e gozam do alonso, carreras são carreras, deixem de gozar com pau alheio porque no ano que vem todos os pseudos alemães se tornaram pseudos ingleses, alemães,poloneses..etc…assim caminha a globalização, alonso é o novo inimigo do povo sem piloto.

esdras
esdras
13 anos atrás

RIDIULO ALONSO E VOCE!!! COM UM CARRO FERRARI NAO CONSEGUIR FAZER UMA ULTRAPASSAGEM NA CORRIDA.COMO VOCE FALOU NA ALEMANHA,QUANDO O MASSA ESTAVA NA SUA FRENTE QUE ISSO ERA RIDICULO,RIDICULO E VOCE ALONSO!!! ENTAO POR QUE NAO SE CALA COMO DISSE O REI DA ESPANHA!!!