PAULISTÂNIAS (24)

SÃO PAULO (20 graus, 21 no asfalto) – Ah, não tem problema algum cair no clichê de vez em quando. Todo mundo vai manchetar “O INCRÍVEL HULK”. E nós no Grande Prêmio também. Será quase uma disputa estética nos jornais e sites. O título é o mesmo, monotemático, que nem no carnaval de 2000, 500 anos do descobrimento, quem souber lidar melhor com o tema leva.

Incrível, incrível mesmo esse Hülkenberg. E só mesmo Interlagos para dar uma cor especial à F-1. Verde, no caso. Interlagos é o único circuito imprevisível do mundo. Onde um cara como Nico Hülkenberg, de uma equipe como a Williams, é capaz de fazer a pole contra Red Bull, Ferrari, McLaren, Renault. Em todos os outros dá para apontar favoritismos, há uma certa lógica. Mas não há lógica no clima de Interlagos. Tem que respeitar a represa, amigo!

Bom, acho que todo mundo viu a classificação. Começou com pista molhada, bem molhada, e o Q1 eliminou os de sempre, seis nanicos, mais Sutil.

Todos usaram pneus intermediários. Os tempos começaram a ser registrados na casa de 1min22s. No fim, Alonso foi o mais rápido com 1min18s987 — era o trilho se formando, claro. Destaques para Kubica em terceiro e Kobayashi em quarto. Lá no fundão, os dois brasileiros perderam para seus companheiros de equipe. Senna-sobrinho ficou em último e Di Grassi, em antepenúltimo.

No Q2, a chuva deu uma diminuída e foi parando, parando, até parar. Quem conhece Interlagos sabe que essa pista seca rápido. Se a chuva não voltasse mais, estava na cara que o Q3 seria para slicks. Webber fechou a segunda parte da classificação em primeiro com 1min18s516. Kubica voltou a andar bem, terceiro. Os degolados foram Button, uma decepção, Kobayashi, outra, Rosberg, mais uma, e os já esperados Buemi, Heidfeld e Liuzzi. Schumacher e Barrichello, lá na frente em quinto e sexto, abriram seus veteranos sorrisos para as condições que teriam pela frente, nas quais normalmente se saem bem.

O Q3 teve todo mundo saindo dos boxes com intermediários só para dar uma olhada. Os tempos começaram a vir na casa de 1min17s e foram caindo. Kubica foi o primeiro macho-man a colocar slicks. Hamilton, o segundo. E todos vieram atrás. O trilho era visível. Interlagos seca rápido, se alguma equipe tivesse me pedido consultoria, eu dava, Cobrando, claro.

Mas estava fácil de errar. É o grande charme dessa pista, a chuva que vem e vai, e deixa tudo muito ardiloso, é preciso saber conversar com esse asfalto traquinas, compreendê-lo, não pisar no centímetro quadrado errado.

Aí surgiu Hülkenberg, que fez tudo isso. De slicks, enfiou 1min16s373 no cronômetro. Seguiu em frente, os pneus precisavam de mais temperatura, a volta boa viria na segunda ou terceira. Hamilton baixou, 1min16s274. Alonso entrou em 1min15s989. Mas o incrível Hülk não perdoou: 1min15s462 e, para acabar de decepar as pretensões dos rivais, 1min14s470.

Uau.

Desde o GP da Europa de 2005, em Nürburgring, que a Williams não fazia uma pole. Na ocasião, o piloto era outro alemão, Heidfeld. Desde o GP da França de 1999, em Magny-Cours, que um motor Cosworth não aparecia em primeiro no grid. Na ocasião, o piloto era o atual companheiro de Hülkenberg, Barrichello, numa equipe que não existe mais, a Stewart, que virou Jaguar e hoje é a Red Bull.

São as voltas que o mundo dá.

O campeonato? Pelo menos no grid, o sábado ficou de bom tamanho para a Red Bull. Vettel ficou em segundo e Webber em terceiro. Hamilton, meio intruso, aparece em quarto. Alonso, o líder do Mundial, só em quinto. Massa não vai poder ajudar muito, de novo, porque larga em nono. O título será decidido em Abu Dhabi.

Vettel e Webber tratarão de se livrar de Nico, o Incrível, logo no começo. A corrida deve ser disputada no seco e o alemãozinho, uma Cinderela esvoaçante nesta noite, começará a virar abóbora amanhã a partir das duas da tarde.

Mas não faz mal. Já fez muito. Uma pole histórica, como foram as de Rubens na Jordan e na Stewart, de Vettel na Toro Rosso, de Fisichella na Force India, de Kubica na BMW Sauber…

Incrível, esse Hülk aí.

Subscribe
Notify of
guest
118 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
leandro luiz de souza
leandro luiz de souza
11 anos atrás

Banana Joe

vc é um banana mesmo

entao massa,schumi..ou ate mesmo vettel alonsito etc deveriam sumir…rubens fez otima classificaçao em sexto com a willians..que seria quinto nao fosse o tempo extraterrestre do hulk

ps:hamilton intruso???eu tenho que escutar de tudo mesmo…

Carlos
Carlos
11 anos atrás

Não se trata de desmerecer o Rubinho nem tampouco dizer que o Hulk é melhor que ele…
O fato é que o Rubens, em q pese seja um bom “acertador” de carros, não tem sorte, é só olhar seu histórico nas outras equipes – sempre estava melhor e seu companheiro é que acaba tendo o melhor resultado…
O Frank devia deixar o Rubinho de piloto de testes/acertador, colocar o Maldonado e o Hulk pra correr…

Alemão
Alemão
11 anos atrás

Em 2011, com o Hulk adaptado a F1, o Barrichello vai “tomar couro”, com certeza, pois o Hulk, que ganhou tudo por onde passou, mostou ontem como é que se faz…botou 2.6 seg em Massa!!! O moleque é dos bons…acho até que melhor que Vettel!

Banana Joe
Banana Joe
11 anos atrás

Sinceramente depois dessa pole do Hulk o barrichello deveria sumir…

André Miranda
André Miranda
11 anos atrás

Tá na cara que o Hulk estava com configuração wet e o resto da turma com configuração dry segurando no braço, não me impressionei não… só que se chover forte amanhã, o Hulk vai rasgar toda a roupa e ficar só de calção…

Orlando Salomone
Orlando Salomone
11 anos atrás

Esse tipo de coisa é sempre muito legal de se ver.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
11 anos atrás

O tio Frank e aquela bicha velha do Patrick Head vão ter arrumar grana de outro jeito. Mandar o esse (outro…) alemãzinho embora agora seria um tiro no pé.

Ronald
Ronald
11 anos atrás

Que cena ver a alegria na garagem da Williams… O Patrick Head pulando lá no meio… Interlagos é um espetáculo sempre.

Pista boa é pista antiga…

[]s

Paulo Coimbra- Coimbra Motorsport
Paulo Coimbra- Coimbra Motorsport
11 anos atrás

Méritos do Barrichelo!
Quem tirou a Williams do buraco???
Quem dá as dicas de acertos?
Certo que quem está no volante é o Hulk…, mas… e os 300 e tantos GPs do Barrica?

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Hulkenberg só colocou pneus slick após ouvir o engenheiro dizer que RB tinha colocado. Até então, ele próprio achava que não dava para slick.
Foi a junção do talento e sorte dele com a experiência do Rubinho. Se fosse só por ele, teria saído com intermediário.

Ron
Ron
11 anos atrás

Essa estória do contrato do Rubens já estar pronto pelo lado dele mas não pela equipe está com cara de que há um tempo atrás disseram para o Hülkenberg algo assim:
“Rapaz, o negócio é o seguinte: a grana está curtíssima para o ano que vem. A gente vai dar uma segurada no Rubens por enquanto e tem o Pastor também. Se quiser ficar, se vira para arrumar dinheiro.”
O Rubens, apesar da experiência, que fique atento para não acordar “a pé” qualquer dia desses após o fim do campeonato.

Romulo
Romulo
11 anos atrás

parabéns ao Hulk, baita piloto, dava um pau nesse tal de pastor Maldonado na GP2, e foi ótima essa pole p/ ele e p equipe no entanto aposto no Rubinho, Massa mt mt fraco !

Daniel
Daniel
11 anos atrás

Quanta bobagem somos obrigados a ler… Quer dizer que o Tio Frank não vai ter coragem de fazer com o Hulk, 15º colocado no campeonato, com um sexto lugar como melhor resultado, o mesmo que já fez com o Mansell campeão do mundo? Só por causa de uma pole? Então tá.

Adoramos ver estes resultados inesperados, e de fato o Hulk mereceu a pole, mas acho que, amanhã, no final da primeira volta ele já vai ter sido superado pelas Red Bull.

Mosley
Mosley
11 anos atrás

Com pole do Hulk algumas coisa podem ser desencadeadas:

1- Hulk fica com Maldonado e Barrica sai?
2- Se ficar Hulk e Barrica, Maldonado leva a $$$ pra Lotus e Bruno Senna dança?

Carlos E.
Carlos E.
11 anos atrás

Porque um consegue ficar em primeiro e o outro nem em segundo? me expliquem por favor? Qual será a desculpa dessa vez?

Cesar Cardoso
Cesar Cardoso
11 anos atrás

Se o Schumacher ainda estiver com os neurônios em dia, transforma o Heidfeld em piloto de teste, pega o Hulkenberg, passa uns dois anos burilando o moleque e vai ver a Mercedes F1 ser trocentas vezes campeã do mundo com o Hulk.

Impressionante a leitura que ele fez da condição da pista no Q3. Ninguém chegou perto!

rafanov
rafanov
11 anos atrás

Quanta bobagem!! Nico saiu com full dry setup no Q3 e aparentemente os outros nao. deu sorte que a pista secou e nao cometeu erros, e foi so. Ate o FG fazia a pole nessas condicoes.

Leonardo
Leonardo
Reply to  rafanov
11 anos atrás

Acho que foi o oposto, os demais pilotos estavam com acerto de seco e o Hulkenberg estava com ajuste para pista molhada.

Zeuxis
Zeuxis
Reply to  rafanov
11 anos atrás

ele poderia descartar sua ultima volta, que mesmo assim seria pole, ou seja ele fez a pole em uma condição de pista pior que os outros que vieram depois e ainda sim não conseguiram bater o segundo melhor tempo de hulk.

Edimar Carlos
Edimar Carlos
Reply to  rafanov
11 anos atrás

Reveja a volta do Nico, o carro “espalhava” para todos os lados. Ele teve foi muito “braço” e competência, arriscou tudo e deu certo. Reparem em outro detalhe no vídeo, ele não estourava o giro nas saídas de curva e acelerava mais cedo q todos os outros.

Henrique - botafogo RJ
Henrique - botafogo RJ
11 anos atrás

Se eu fosse o Frank Williams mandaria o FG embora! E ficaria com o Pastor Maldonado como comentarista e blogueiro!

OLIVIER
11 anos atrás

Tudo bem Flavio ? quero ver amanha quem chega na frente o garoto ou o Rubens ? eu aposto no Rubens (quem faz pole no templo mostra que tem talento ) abraco.

marcão
marcão
11 anos atrás

Amanhã é outro dia, mas que a tomada de tempos oficial foi diferente foi!

Ver uma Willians largando na pole não é novidade, já aconteceram outras inúmeras vezes, no passado.

É bom ver que o “templo” continua a fervilhar de emoções no que interessa…. Amanhã tomara que chova um pouco , não muito. Chuva é sempre determinante em interlagos….

Se não chover, o Hulk cetamente não vai deixar ninguem passar, o povo atrás vai embolar, vai ser um corridão…..

E o “Templo” mais o tempo, aprontando das suas, de novo, apesar do 70.0, continua jovem, e tomara que para sempre….

Fabio
Fabio
11 anos atrás

Parabéns ao Hulk pela fantastica pole, acertou tudo no Q3.

Mas eu me impressiono mesmo é com a quantidade de gente que só fala asneira nese blog, que não entende nada de F1 e vem aqui esculachar o Rubens. Bastou o cara fazer a pole e o Rubens virou um piloto mto pior que o Hulk. Para com isso.

O cara ta com 12×6 de vantagem nas classificações no ano. Tem 47 x 18 nos pontos. Fez grandes corridas nesse ano com um carro muito inferior, e que hj só disputa Q3 por ele ter desenvolvido o carro.

Nico eh bom, e Rubens ainda é mto bom piloto. Melhor q mais da metade dos pilotos do grid hj. Só que hj o cara foi o Hulk.

Melhor coisa pra Williams seria manter os dois pro ano que vem.

Zeuxis
Zeuxis
Reply to  Fabio
11 anos atrás

Hulk 1°ano, Rubens 17°ano sem mais comentarios

K. Mões
K. Mões
Reply to  Fabio
11 anos atrás

O Hulk deve estar comovido com teu parabéns.

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Tá provado que o Massa é mesmo o segundo piloto da Ferrari e não sairá disso…largar atrás do Hulk e Barrica tá de brincadeira…e depois vem a choradeira de que o Alonso ultrapassou na entrada do Box ou a Ferrari pediu para que deixasse o Alonso passar isso são desculpas por falta de atitude e compêtencia.Amanhã caso caia uma chuvinha mesmo que de leve aposto ou no Shumi ou Barrica.

Humberto Corradi
Humberto Corradi
11 anos atrás

RBR virou Red Bull na Globo.

Bonner e Fátima brincam (ao vivo no Jornal Nacional) com a moça do tempo grávida.

O papelão da Globo na eleição presidencial deve estar fazendo estragos na audiência e credibilidade.

valeu

Bianchini
Bianchini
11 anos atrás

Flávio, pode ficar tranquilo que a Folha não vai fazer manchete citando “O incrível Hulk”. Em compensação, no site deles tem, em 3 (repito, 3) manchetes diferentes de notícias diferentes, uma citação à “zebra alemã”. Acho que prefiro “o incrível Hulk”…

Humberto Corradi
Humberto Corradi
11 anos atrás

RBR virou Red Bull na Globo.

Bonner e Fátima brincam (ao vivo no Jornal Nacional) com a moça do tempo grávida.

O papelão da Globo na

Winston
Winston
11 anos atrás

Sera que o contrato do Rubens ta assinado mesmo?
Acho que o Hulk, se garantiu hoje e afinal são 23 anos de idade contra 23 anos de F1.
Se fosse eu? Fiacaria com o hulk, contrataria o Rubens para piloto de testes.
Que achas FG?

Muller
Muller
11 anos atrás

Ele acertou o ponto de frenagem na junção já no Q1, arriscou os slicks, mas quem saiu antes foi Kubica, que fez a melhor 1ª parcial mas passou reto justo na poça da junção. Quem viu as voltas do Hulk, principalmente as saídas de curva no miolo e a freadas na junção, percebeu que o cara tava fazendo diferente de todo mundo. Foi simples: achou o ponto certo no lugar mais molhado do circuito e ninguém mais conseguiu. Nem Rubens.

Agora, dizer que ele apenas tava no momento certo, que a pistava tava secando rápido e por ter aberto a volta no finzinho ele conseguiu o tempo é no mínimo não entender de automobilismo. Ok, tava secando mesmo; mas caramba, ele já era pole antes de abrir a última volta… e o resto da galera, fez o quê, nesses 1m10s restantes? Desistiu?

Marcos
Marcos
Reply to  Muller
11 anos atrás

No on bord da pra ver o trabalho que ele teve corrigindo o carro nas entradas de curva.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
11 anos atrás

Espero que a Williams consiga um bom patrocínio e mantenha a atual dupla. O Rubinho, além da experiência, tem muita lenha pra queimar ainda. E o Nico melhora a cada corrida. Ele foi sensacional hoje! Tomara que consiga segurar a “tchurma” amanhã.
Esse autódromo é muito especial!

Felipe
Felipe
11 anos atrás

Eita, a galera viaja tb hein…. o cara mandou bem e pronto, mas o campeonato teve outras 17 corridas, amanhã dificilmente ele segura essa posição e se conseguir um pódio já está bom demais!

fernandofn
fernandofn
11 anos atrás

Durante a transmissão o Galvão e o Burti falavam que a renovação do Rubinho era uma questão de tempo, ele só não ficaria na williams se acontecesse algo excepcional. E ACONTECEU. Eu torço para o Rubinho, mas eu acho que hoje foi decretada a sua aposentadoria. A Williams não vai abrir mão do dinheiro do maldonado, e agora com essa pole do Hulkenberg…

Nilton
Nilton
11 anos atrás

He he he treino mais espetacular do ano !!!!
O Hulk vem evoluindo muito e hoje foi show de bola.
Espero que o menino tenha carro para correr ano que vem, ele merece continuar.
O Gaga estava com tudo, insistir que o G era um O, e o Leme ainda vem que deveria ter um Q ??? Alquensuari ?? kkkkkkkkkkkkkkkkk.
Impressionante ninguem falar absolutamente nada do Schummy, consistente entre os promeiros, deu uma lavada no Nico e esta mostrando que tem muita lenha para queimar.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

E vamos fazer contas, se Webber terminar em 2° e no prova seguinte ficar em 1° o australiano chegará aos 263 pontos.
Caso Alonso termine em 3° e na prova seguinte ficar em 2° chegará aos 264 pontos.
Se esse prognostico acontecesse o campeonato seria decidido de novo por 1 ponto.

Olhando a largada de hoje Webber está mais perto de cumprir esse prognostico, vai lagar em terceiro com grandes chances de assumir a 2ª posição ou quem sabe vencer.

Já olhando para a posição de Alonso, aí a coisa aperta, terá um faminto Hamilton na sua frente, acredito que os 5 primeiros superarão Hülkenberg, se isso seguir o espanhol terminará em quarto, chegando aos 243 pontos.

Ainda há uma longa corrida pela frente e tudo pode acontecer, esperamos uma grande corrida (tomara).

mendes
mendes
Reply to  Marcos
11 anos atrás

O Hamilton apavora om o Alonso na sua cola, derrapa e dá uma escapadinha, vai ser presa fácil. As Red Bull sim seram mesmo impossivel superar. É torcer pro Weber, pupilos de chefe não merecem campeonatos.

Gabriel de Amorim
Gabriel de Amorim
Reply to  Marcos
11 anos atrás

Carajo, mendes…

tens tu bola de cristal???? – sem trocadilho com o carajo!!!

ALEX B.
ALEX B.
11 anos atrás

Olha que o Barrica vai bailar em 2011? Quem sabe a Warm up traz o Hulk pra pilotar o MEDIANUEV??? O Petrov é doido! :)

Magno
Magno
11 anos atrás

Ok, sem Barriichello na equipe neste ano, queria ver o Hulk colocar o carro entre os 10…