SERIA ASSIM
SÃO PAULO (quase igual) – O Jônatas Boer, como faz sempre, me mandou a classificação do Mundial com a pontuação do ano passado. Não mudaria muita coisa. Mas Hamilton, por exemplo, que só tem chances se vencer em Abu Dhabi, também teria alguma possibilidade com um segundo lugar, pelo sistema antigo.
A situação dos três primeiros é idêntica. Um resultado igual ao de Interlagos, por exemplo, deixaria Webber e Vettel empatados chupando o dedo com o vice e o título com Fernandinho. Com posições invertidas entre os pilotos da Red Bull e Alonso ainda em terceiro, título para o australiano.
Veja abaixo como estaria a classificação de 2010 pelo sistema de 2009:
1) Alonso, 99 (246 em 2010)
2) Webber, 96 (238)
3) Vettel, 94 (231)
4) Hamilton, 92 (222)
Em resumo, esse novo sistema de pontos só serviu para atrapalhar as contas.
Não acho que ficaria igual não, com a pontuação antiga não veríamos algumas disputas porque a diferença de pontos era bem menor.
Opa. Sempre tem alguém que reclama do sistema de pontuação. A minha referência de melhor sistema é o 10, 6, 4, 3, 2, 1. Mas se ficarmos comparando, sempre acharemos que um é melhor que outro, dependendo de nossa torcida.
Como alguém disse, para piorar, as equipes jogam com o sistema atual, e é difícil prever as vezes em que eles se conformaram com um 3o lugar porque o sistema os favorecia.
Eu calculei a pontuação de acordo com o sistema praticado na maior parte de minha vida de F1, o 10, 6, 4,… O campeonato ficaria assim:
alo 81
vet 81
web 70
ham 66
but 61
mas 31
ros 25
kub 25
sch 11
bar 6
sut 5
pet 2
kob 1
hul 1
liu 1
Vejam que Vetel e Alonso estariam empatados com 81. Webber estaria numa posição muito complicada e Hamilton não teria nenhuma chance.
Minha cabeça ainda nos 25 pontos. Na verdade Webber não teria nenhuma chance também, pois iria aos 80 pontos no maximo. Seria uma corrida das boas. Quem chegar na frente é campeão!!
Meus Caros,
O Don Alonso já é TRI, salvo se acontecer a terceira guerra mundial. A próxima é só pro forma para fechar o campeonato.
De vez em quando, os melhores não vencem. Jogar com as regras faz parte da competição. É isso.
Acabando o ano, Tio Bernie vem com a história das medalhas novamente.
A Red Bull já é vencedora por não fazer jogo de Equipe. O que desperta interesse em uma competição é o imprevisível, a zebra preferencialmente, a sorte, etc. O Alonso, pode ser o campeão, mas…..
È mais ou menos como comparar a Seleçaõ de 82 com a de 94, que ganhou, mas….
precisa cortar os zeros, chama um economista brasileiro. Melhor não, capaz do cara inventar de cortar o 5 !
Eu prefiro a pontuação antiga, não privilegia tanto a vitória, mas privilegia mais a regularidade. Privilegiar muito a vitória é sinônimo de privilegiar os pilotos com o melhor carro, pois se eles erram e batem, ainda podem chegar em primeiro pra recuperar. Um Kubica se fizesse vários pódios e quartos lugares com uma Renault merecia entrar na briga, e com a pontuação nova isso não é possível.
Boa noite a todos! Bem não vamos nos iludir. É claro que o jogo de equipe da Red Bull vai depender do cenário em Abu Dhabi. Só haverá inversão se Vettel estiver matematicamente “fora” e Webber “dentro” e, claro!, é óbvio que acontecerá. Não devemos, como toda a imprensa tem feito, nos esquecer que Webber marcou cinco poles nessa temporada, ou seja, fez o resultado necessário por seus próprios méritos, inclusive sem “asa voadora”. Se for o vencedor, parabéns marsupial, pois terá vencido por suas performances. Agora vamos lá… Piloto por piloto, sem patriotada ou coisa que valha, Fernando Alonso é um dos grandes pilotos da categoria, contra outros de grande destaque, apenas isso. O espanhol é o mais completo, o mais competitivo, o “osso duro de roer” de sua geração. É exclusivamente o único piloto com capacidade para “tirar o coelho da cartola”, superar as limitações do carro e impor-se por seu estraordinário talento. O barato no próximo domingo será acompanhar se Fernando confirmará a todos nós sua entrada no seleto grupo dos maiores pilotos da categoria. Um título estratégico, sob a confiança do equipamento. O segundo, um “mano a mano” espetacular contra simplesmente o maior vencedor da era moderna. O terceiro… aguardemos! A todos um abraço.
se Alonso for campeão por menos de 7 pontos de diferença sua pergunta já está respondida meu caro!
GOSTEI DESSE COMENTÁRIO!
Abu Dhabi, últimas 5 voltas… Vettel em primeiro, Webber e Alonso. No rádio, a Red Bull orienta Vettel a deixar o caneco pro Webber. Vettel atende (contra sua vontade, óbvio). Volta seguinte, estoura o motor do Alonso. Pergunta: Alguém acha que Webber devolveria a posição a Vettel??
Duvido! =)
Não sei se admiro a posição da Red Bull, ou os qualifico de otários. O que prova que todos nós, a partir de um certo ponto, deixariamos a esportividade de lado.
– Credo para os pilotos brasileiros, ta ruim demais. Massa ta dando vergonha na gente e o Rubens virou engenheiro do time e se escondi por ai. O resto não merece nem ser lembrado.
A nova pontuação valoriza um pouco mais as vitórias e há dois cenários na última corrida que comprovam isso. Em primeiro lugar, já descrito, Hamilton pode ser campeão se todo mundo se estrepar, mesmo chegando em segundo. Além disso, Vettel precisaria que Lloronso chegasse apenas em quarto lugar para sagrar-se campeão, em uma eventual vitória. O que eu já acho uma grande diferença, não é um absurdo imaginar Lloronso andando em quarto; Cacildes pode andar na frente dele. Agora chegar em quinto já são outros 500, em situação normal de corrida. Quem vai se meter na frente dele? Zaca, Butão, Kupizza? Pouco provável.
Obs: as hipóteses que coloquei valeriam se estivesse em vigor a pontuação antiga
Flávio, eu mandei antes três posts semelhantes porque deu erro aqui ou no seu blog. Se elas apareceram considere apenas a última, ok ? abraço
Odeio esse tipo de comparação, porque se fosse o sistema antigo o campeonato seria totalmente diferente, porque todos jogaram pensando na regra do sistema novo, então esse tipo de reportagem pra mim é pra “encher linguiça”….. Pra finalizar, tomara que o sistema antigo não volte NUNCA mais
Se fosse no sistema antigo seria até melhor, com realmente 4 pilotos na briga!
Alguém sabe como seria o campeonato, se a pontuação fosse 10,6,4,3,2,1 ?
Mudando um pouco de assunto, vamos levantar uma hipótese…
Abu Dhabi, últimas 5 voltas… Vettel em primeiro, Webber e Alonso. No rádio, a Red Bull orienta Vettel a deixar o caneco pro Webber. Vettel atende (contra sua vontade, óbvio). Volta seguinte, estoura o motor do Alonso. Pergunta: Alguém acha que Webber devolveria a posição a Vettel??
Duvido! =)
mas é claro que o vettel só cederá a posição na última volta, quando não houver mais chances de título…
Além de atrapalhar as contas, atrapalha também as estatísticas, 100 pontos de 10 vitórias, são obtidos agora em 4.
RBR, já campeã de construtores vai cagar pro Marsupial Webber, fazer 1-2 com Vettel em 1º, eles ficam com a mesma pontuação,maior número de poles e vitórias e etc, e El Fodon de las Asturias será tri campeão.
O Alonso vai ser campeão com a vitória que obteve na Alemanha, sendo o diferencial. Pois na próxima corrida o “Tião alemão” não aguentará a pressão e rodará. Webber irá ganhar e não levará, pois os tais pontos que uma galera faz questão de relembrar estão ai e mais uma vez a Ferrari mostra que o jogo de equipe é valioso na Formula 1.
A Red Bull ainda vai acabar por amargar as decisões que anda a tomar…
E que não venham reclamar depois… o regulamento muda… os pneus mudam… os motores mudam… e ela corre o risco de virar uma Brawn GP/Mercedes…
Com muita historia para contar mas vendo os outros a andarem mais rapido.
Segue o jogo.
Imperador
Ainda acho q o acréscimo de 20% para 28% de pontos do primeiro para o segundo privilegia a vitória. Como o honrado Flavio Gomes disse, se fosse a pontuação antiga, Hamilton ainda teria chances reais, mesmo tendo ganho apenas 3 corridas, diferente de Alonso, que ganhou 5, e dos dois rubrotaurinos, que ganharam 4 cada.
Vettel só tem chances ainda porque ganhou no Brasil, senão babau….
Acho q mudou sim, a vitória vale mais, porém bagunçou no sentido de aumentar o número de pontos, o que é desnecessário… antes tivessem aumentado de 10 pra 12 pontos o primeiro e mantido o resto igual… seria ainda melhor
E se fosse no sistema anterior, com apenas os seis primeiros pontuando (10 -6 -4 -3 -2 -1)?
Ficaria assim:
Alonso 81
Webber 76
Vettel 74
Hamilton 70
Não mudaria muita coisa, mas o Hamilton já estaria fora da disputa, num resultado igual ao de Interlagos, o Vettel seria vice (sem depender de nenhum critério de desempate) e o Alonso continuaria dependendo apenas de um segundo lugar para ser o campeão. Acho que vale a curiosidade…
Xará, não vi vc comentar sobre o troféu.
Achei feio para baralho!
Acho que o mais feio que já ví na F1.
É verdade… Não gostei nadinha desse troféu. Feio pacas…
Fora as cagadas da Red Bull, o Sr. Massa, tambem tem responsabilidade neste resultado, por ser PAU MANDADO.
Não fosse a pataquada do Sebastião na Turquia, hoje ele estaria em primeiro com 249, Mark “not bad for a number two driver” Weber teria 248 e Alonso 244.
tbm fiz essa mesma conta! e tbm fiz quando ainda era até o 6º colocado que pontuava! e tbm daria Alonso El Fódon da mesma forma…
Por isso que eu preferia o sistema em que a pontuação era 9,6,4,3,2,1!
Mas, fazer o que né!?
Eu também, mas com o primeiro fazendo 10 pontos.
Acho que a vitória deve ser amplamente valorizada.
Este sistema atual é chato pra boné!
Seja qual for a pontuação, ontem a RED BULL deu o título pro Alonso ao não trocar o Vettel pelo Weber.
Muitos criticaram a Ferrari por trocar de posição naquela tal corrida. Mas foi decisivo.
A proporção é a mesma por isto não muda muito ,apenas a distancia dos valores absoluto aumentam ,e podem deixar esperanças para os com menos pontos, e dificultar a aproximação para os que tem mais pontos, caso do Hamilton.