ASSUNTO ENCERRADO

SÃO PAULO (enche, como enche…) – Vou procurar ser o mais bem-educado possível ao relatar os fatos que seguem.

Ontem, recebi de um leitor um monte de fotos dos restos do carro de Gustavo Sondermann largados em Interlagos, perto das caçambas de lixo. O autódromo está um nojo, e não me espanta que nove dias depois do acidente estas tristes lembranças da morte de um piloto ainda estejam lá.

Mandei as fotos para meu editor, o Victor Martins, que encarregou nossa repórter, Evelyn Guimarães, de escrever um texto sobre o assunto. O texto está aqui. Tem 11 parágrafos. Apenas o primeiro faz referência ao mórbido entulho. Os outros dez relembram tudo que aconteceu, a repercussão, as consequências. Para contextualizar o assunto. Não há uma palavra sequer que insinue que Sondermann morreu por causa de uma eventual fragilidade do carro da Copa Montana. Nada.

Muito bem.

No final da tarde, Zequinha Giaffone, que me telefonara no início da semana passada para falar sobre o assunto e fazer o mesmo convite que seu irmão Felipe fez por escrito aqui no blog, para visitar a fábrica onde os carros são feitos, ligou para a Evelyn. Irritado, foi bastante rude com minha repórter. Não sei o teor exato da conversa, porque não temos o hábito de gravar telefonemas. Depois de ouvir alguns impropérios, ela me ligou razoavelmente nervosa para perguntar o que fazer diante da ira de Zequinha, que nos acusou de prejudicar seu trabalho, o trabalho de construção dos carros, e disse que o chassi estava em poder da polícia, ou algo assim, e que as fotos mostravam apenas pedaços carenagens e não sei mais o quê.

De fato, as fotos mostram apenas pedaços de carenagens. O texto, aliás, diz isso também. Quem fez críticas a esse desleixo, a esse abandono inaceitável de pedaços de carro que poderiam ajudar numa investigação completa do acidente, fui eu hoje de manhã neste post aqui. Não foi a Evelyn, que apenas escreveu um texto bastante completo sobre o acidente, sem nenhum juízo de valor, sem emitir opinião nenhuma. Texto que contém, por exemplo, o parágrafo abaixo, que nada tem a ver com os restos da carenagem:

Ainda em resposta ao grave acidente, a CBA também confirmou a formação de uma comissão de segurança, além de promover uma investigação minuciosa das causas do acidente. A informação foi confirmada ao Grande Prêmio por Paulo Gomes, que integra a diretoria da CBA. “A CBA também vai investigar esse acidente. Vamos fazer um trabalho muito minucioso, para saber todas as causas. Essa investigação será conduzida como são feitas as investigações de acidente de aeronaves. Vamos usar os mesmos critérios”, disse Paulão.

O incomum grifo em vermelho é meu.

As investigações de acidente de aeronaves não descartam pedaços de fuselagem no lixo. Qualquer peça é importante, pode revelar causas, pode orientar medidas futuras. As investigações que a CBA diz que vai fazer (e não vai) não deveriam descartar nada, absolutamente nada. Como descartar, por exemplo, o parabrisa, mesmo depois de tantos testemunhos de pilotos que disseram ser impossível enxergar qualquer coisa nesses carros quando chove?

Portanto, o que publicamos é mais do que pertinente. Não estamos minimamente preocupados com quem faz os carros, ou com quem não faz. Se eles vêm de Cotia ou de Marte. Se os donos da fábrica são Giaffones ou Matarazzos. Estamos, apenas, mostrando que o discurso da seriedade das investigações, sempre proferido à farta depois de acidentes como o de Sondermann, não passa disso: discurso, cascata, mentira.

O descaso com enormes pedaços do carro no qual Sondermann morreu não tem justificativa alguma. Não importa se são só restos de carenagem. Podia ser um parafuso, apenas. Numa investigação séria, deveriam ter sido preservados. Pode ser até que não sirvam para nada, mas isso quem tem de dizer é um perito, e não os garis de Interlagos. E não vai haver perícia alguma.

O texto da Evelyn não aponta o dedo para ninguém. Não menciona a JL, empresa dos Giaffone. Não atribui a ninguém em especial a responsabilidade pelo descarte de peças que, numa perícia de verdade, numa investigação de verdade, deveriam, sim, ser tratadas com cuidado e zelo absolutos.

Muita gente tem me perguntado se eu, ou alguém do site, vai aceitar o convite feito para conhecer a fábrica. Depois do que aconteceu hoje, respondo que declinamos do convite. Não seria muito útil. Não tenho conhecimento de engenharia e projetos para ver carros de corrida sendo montados e afirmar se são seguros, ou não. Quem tem de visitar a fábrica é a polícia, acompanhada de engenheiros capazes de produzir laudos técnicos confiáveis. Que poderia também visitar a Vicar, organizadora do campeonato. E poderia dar uma passadinha na sede da CBA, que o chancela. Não para prender ninguém. Mas para descobrir se as coisas estão sendo feitas como deveriam. Para evitar que mortes como a de Sondermann se repitam.

Mas não vai acontecer nada, esqueçam. No máximo, vão nos telefonar de novo. Peço apenas aos queixosos que não aborreçam meus repórteres com telefonemas raivosos. Eles não têm culpa de nada e estão apenas cumprindo sua missão de informar. Se quiserem incomodar alguém, liguem para mim. No horário comercial.

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Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Marcelo Ribas, não compromete o nobre nome que tu tens…..

Para escrever isso, por favor, para o bem da coletividade, para de ler o Flavio Gomes…

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Esse Sens é “Sens noção!!!!”

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Leandro Santos, você é como o Luis Carlos, outro acéfalo que escreveu…

“Porque não te calas?”

Para escrever isso por favor, para o bem de todos, pare de ler o Flavio Gomes, veja o Glamurama, José Simão etc…

Luiz
Luiz
13 anos atrás

Flavio não perde teu tempo…que investigação séria pode ter quando o presidente do CTDN é empregado e muito bem pago pela VICAR. o teu trabalho, e foi maravilhoso, foi denunciar todas essas irregularidades e barbaridades que acontecem principalmente na CBA. mas o fim está proximo.

Odilon - Cachoeiro de Itapemirim - ES
Odilon - Cachoeiro de Itapemirim - ES
13 anos atrás

Flávio, permita-me chamá-lo assim, vc é demais. “…Me ligue no horário comercial…”. Foi fantástico.

Leonardo Araújo
Leonardo Araújo
13 anos atrás

Não se pode ter certeza, mas só a atitude dos caras já levanta suspeitas. Queimou o filme legal.

Fábio Bonato
Fábio Bonato
13 anos atrás

Em todas as entrevistas o Giaffone está sempre muito nervoso e neste episódio com a Evelyn mais uma vez ele deixa transparecer um nervosismo que, pelas afirmações dele de que o carro ficou inteiro e tal, não esté de acordo com o que ele afirma sobre o acidente. Realmente muito estranho. No programa Linha de Chegada ele parecia bastante preocupado.

Samora Jr
Samora Jr
13 anos atrás

Um dos melhores posts que li em toda minha vida… Parabens.. Quiça todos jornalistas fossem iguais a vc… Vou colocar no facebook..

galileu
galileu
13 anos atrás

seguro é o teu carrio de rolimã. maia de comentar o que não sabe, se toca luiz, o papo aqui é sério.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

psicologia explica. Quando fazemos uma cagada que nos dá culpa, e a culpa é insuportável, tendemos a nos desculpar culpando outro.
Quem nunca derrubou um copo e disse “mas quem foi que colocou o copo aí”, brigando, como se a culpa fosse de outra pessoa. Fugimos da nossa culpa culpando os demais.
Zeca Giaffone mostrou a culpa que sente ao culpar a sua repórter por coisas que apenas ele viu na reportagem, que foram irresponsáveis, que não estão levando nada a sério, etc etc, isso tudo é como ele se vê, por isso a Evelyn não precisou escrever nada.

Israel
Israel
13 anos atrás

Isso demonstra a pequenês da CBA, preocupada em emitir carteirinhas, da fabricante dos carros, preocupada com as críticas justas de um jornalismo isento e sensato. Não pensaram nem um pouquinho no quanto a família deve estar sofrendo com a morte de um filho. Só estão olhando pros seus próprios umbigos.

Luiz Dranger
Luiz Dranger
13 anos atrás

Flávio, de tudo que aconteceu acho mesmo que o assunto está encerrado. Voce falou e disse tudo ! O que não me conformo foi a GoodYear não se pronunciar sobre o pneu trocado. Isso é inaceitável para uma empresa que está no mercado. Sugiro que voce, como jornalista vá atrás e cobre uma resposta oficial aqui no blog.
Abr, Luiz Dranger

galileu
galileu
Reply to  Luiz Dranger
13 anos atrás

luiz dranger, a goodyerar não tem nada a vr com o fato, elea não monta o pneu no carro, somente na roda.

galileu
galileu
13 anos atrás

flavio, desde o inicio estou contigo nesta briga, e voce deve ter lido os meus posts a respeito da gaiola antiga, a fibra de vidro da carenagfem e até o parabrisas,
continuo afirmando tudo o que já escrevi a respeito.
seu Zeca, (pai) é uma figura idônea, mujito séria e preocupado com segurança, alguem postou que ele e o irmão afonso só fizeram cagadas no automobilismo, discordo plenamente pois conheço o carater de ambos.
quanto ao zequinha maltratar a evelyn, estou estupefato, sempre o achei um cara afavel bom de conversa e negócios.
quanto a visista na fabrica, como já disse voce vai encontrar um ambiente saudavel, tudo perfeitinho, vão furar teu olho, não vai, não vale a pena
conte sempre com o amigo, quanto a evelyn, não liga não é puro desespero, pois estão vendo agora o resultado dessa tralha que eles chamam de carro de corrida, quando digo eles me referio a vicar e a cba tambem.

ags
ags
13 anos atrás

FG……….Respeitemos o Zeca……………………………….mas manda ele plantar batata………………. a raça não nega o intruxo que ele o Afonso,foram anos atrás.manda eles ir ver marolinha em qq lugar…………………………………………………………………abarços.

jugger
jugger
13 anos atrás

Po Flavio, é só dizer que a culpa é do piloto que tá tudo certo, ele nem pode se defender mesmo…. da CBA, da Vicar ou da ZL é que não é, não é mesmo…

André, o Amaral
André, o Amaral
13 anos atrás

Boa

Ewerton
13 anos atrás

Muito bem Flávio, todo jornalista deveria agir assim. Investigar e esclarecer os fatos para seus leitores. A verdade, doa a quem doer. Me sinto um privilegiado por poder ler o seu Blog.

Max - Olinda-PE
Max - Olinda-PE
13 anos atrás

Boa Flávio.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Perfeito o comentário do Charles Henrique Schweitzer, já fui convidado a fabricas e revendedores de equipamentos aonde era recebido com rapapés e embromação, convite para churrascarias caríssimas no almoço e inclusive algumas “cantadas”.
Devo ter a mesma média de erros de um ser humano normal, mas me orgulho e posso olhar os meus filhos na cara que nunca passei do cafezinho e da água mineral, afinal estava alí na condição de tecnico para colher provas que poderiam incriminar ou inocentar a empresa. Levo ese orgulho para a sepultura e ainda mais emblemático é que hoje praticamente afastado da Petrobrás a maioria desses gerentes e supervisores de empresas contratadas são bons amigos, o corruptor suborna o corrupto mas não o perdoa pelo seu ato, jamais gozaria da amizade deles se um dia entrasse como corrupto nas suas empresas.

O que você deve fazer como perito é simples: ser escravo das provas e evidências , por mais esdrúxulas que possam parecer, NÃO DESPREZAR NENHUM DADO OU ÍTEM, POR MENOR E MAIS INSIGNIFICANTE QUE POSSA PARECER. o testemunho e os depoimentos mesmo fantasiosos devem ser levados em consideração , pois depois de checados podem moetrar alguma evidência e todo e qualquer caco ou porca quebrada deve ser analisada até a exaustão., só deve ser descartada depois de você “perguntar a ela qual a sua participação no acidente” e obter a resposta. Descartada não!!!! colocada de lado , pois ela respondeu uma pergunta, mas deve ser guadada pois outras “perguntas” podem ser feitas a o memso material e o seu descarte prematuro inviabilizaria o prosseguimento da investigação.
Partimos do principio que a resposta está ali na nossa frente, só que escrito em de uma forma inelegível, cabe a nós decifrarmos essa carta enigmática que caiu em nossas mãos.de uma forma isenta, com todo o aparato tecnico disponível, muita paciência e principalmente isenção. Devemos fazer perguntas – iguais a do tipo que o Flávio Gomes fez – procurar as respostas e solucionar o enigma de forma isente sem pensar em perdedores ou ganhadores, devemos saber que um laudo de perícia é paenas consequencia do que ocorreu, pode ser tanto uma peça de defesa ou de ataque e o perito e/ou profissionais envolvidos não devem se contaminar com as consequencias.

PORTANTO E FINALIZANDO ESSE ASSUNTO RIDÍCULO O FLÁVIO GOMES ESTÁ COBERTO DE RAZÃO E NADA EM HIPÓTESE NENHUMA PODERIA SER DESCARTADO ATÉ UM RELATÓRIO CONCLUSIVO E ASSINADO POR PERITOS – QUE NA REALIDADE É UM CONJUNTO DE TECNICOS E PROFISSIONAIS ALTAMENTE GABARITADOS, NÃO EXISTE A FUNÇÃO ESPECÍFICA DE PERITO/FODÃO/MCGYVER, O LAUDO PERFEITO EQUILIBRA UM GRUPO DE ESPECIALISTAS E CADA UM FAZ A SUA PARTE – E A ATITUDE DESSE CONSTRUTORES DE GAIOLAS PARA BATE-BATE DE PARQUINHOS É DESPREZÍVEL E DESPROVIDA DE QUALQUER RESQUÍCIO DE RESPEITO PELA VIDA DOS QUE SE FORAM, É MUITO FÁCIL COLOCAR A CULPA EM TERCEIROS, NA FATALIDADE OU ENTÃO NOS VILÕES DE SEMPRE : O SOFÁ!!!!!! PERDOEM: NO MURO E NA CURVA….. DEPRIMENTE.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

ah, existe sim a função de périto, inclusive muito laudo por aí é feito por pessoas sem conhecimento específico da área, já conheci perito que não tinha cnhecimento colegial de física fazendo laudo de acidente de carro.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Pedro, eu falei exatamente o mesmo que você, existe a função de perito, mas quis dizer que um laudo correto é uma decisão colegiada e o bom perito junta a sua experiencia e capacidade aos laudos dos especialistas das áreas envolfvidas, aí temos como resultado um parecer tecnico multidisciplinar que é o corretoe acertado para um caso desses.

Ivandro
Ivandro
13 anos atrás

Flavio, parabéns pela forma de abordar o assunto. Veja o post http://www.interney.net/blogs/saloma/2009/03/25/bimotor_a_fera_paranaense, acho que em nível de competência técnica esta engenhoca e o stock estão pau a pau…

Zé Clemente
Zé Clemente
13 anos atrás

Flávio, você está muito correto em relação ao descarte de parte do carro, como mostrado nas fotos.

Há muitos anos eu já fabriquei peças para a Embraer e depois disso tive uma curta passagem numa editora de uma revista de aviação, que já deixou de circular. Lá eu li vários resumos de relatório do Ministério da Aeronáutica. Nada se descarta que tenho sido encontrado no evento, mesmo que seja algo que não tenho comprometido a segurança diretamente. Mas participou do evento então é recolhido.
Em todos os relatórios do Ministério há um capítulo no final onde se fazem recomendações. Não se trata de atribuição de responsabilidades, mas de recomendações especificamente. E num evento como esse do Sondermann, uma investigação especializada, sem dúvida acabria fazendo ao menos uma recomendação focada no carro. Do evento participararam (até inde sei), o carro, um muro e mais outro carro. Não há um determinante isolado, tudo faz parte.

Dalton Yamashita
Dalton Yamashita
13 anos atrás

Viva a imprensa livre!
Evelyn, você faz um excelente trabalho! Continue assim!!
Não sei qual a mágoa de noticiar pedaços de carro jogados no autódromo.
Vamos nos preocupar com coisas mais importantes!
Jornalismo independente é o que precisamos, principalmente no BRASIL.

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes
13 anos atrás

Aqui de Londres estou com algumas dúvidas. Pelo que sei, esse chassi antigo da Stock não é um projeto de ZF nem da JL, mas sim, de um garagista argentino chamado Edgardo Fernandéz. Edgardo vendeu o projeto para a ABPE no final dos anos 90, associação de pilotos e equipes da Stock Car, portanto, legítima dona do projeto e do carro. A dúvida é: Como este chassi/projeto foi parar na JL? Compraram da ABPE, construíram sob licença? Pagam royalties para a ABPE ou seria a ABPE a verdadeira culpada? Nas minhas investigações, não consegui achar nenhum compromisso de venda ou arrendamento deste chassi/projeto a favor da ZF ou JL. Portanto, será que eles estão pirateando? Humm, bem, se a CBA vai investigar, certamente vai elucidar a questão, até porque o Paulão Gomes, hoje homem executivo da CBA, era da ABPE, vai ser moleza. Mas eu daria uma sugestão: O cara que realmente sabe tudo sobre esta história chama-se Washington Bezerra, este sim pode responder às questões da Evelyn, pois carregou a Stock e a ABPE nas costas por muito tempo. Não que ele seja um doce de pessoa, mas uma coisa ele é: autêntico. Que tal uma entrevista com ele, seria o máximo!

galileu
galileu
Reply to  Sherlock Holmes
13 anos atrás

elementar meu caro sherlock, o Washingtom bezerra é um cara muito sério, e não foi a toa que ele parou com a stock car, se dedicando à copa porche.
a categoria fiou muito cara e insegura, na época dos monoblocos ele teve grandes ,pilotos na sua equipe.
nas gaoilas o rodrigo sperafico correu lá juntamente com o 2°filho mor.

André
André
13 anos atrás

Não sei se repararam, mas algumas pessoas concordam com os Giaffone. Precisa dizer que é tudo pau mandado ou amigos vindo aqui falar em defesa? Na minha opinião, eles simplesmente mostraram que, se não tivessem nada a temer, não estariam fazendo isso. Obs. Não me liguem.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Roberto Mota
Roberto Mota
13 anos atrás

Flávio:

Atitudes como a sua mostram o caráter ilibado que tens.Ao defender,e sobretudo,assumir a notícia dada,protegendo sua colega dos ataques desmedidos e hipócritas do senhor Giafone,fica claro pra mim a pessoa honrada que és.
Parabéns,e um abraço.

Luciano Silveira
Luciano Silveira
13 anos atrás

Um “erro” não justifica outro.
.
Sou um dos que achou seu comentário sobre a carenagem “incendiário”, desnecessário.
.
Como podemos ter certeza que aquele material já não foi visto pelo perito, e dispensado devido a não importância do mesmo para o resultado do acidente?
.
Apesar dessa minha opinião, a resposta do Z.Giaffone é completamente injustificada, burra, e certamente feita sem pensar antes de pegar o telefone. Puro acesso de raiva. E que tira, muito, a credibilidade do cara perante o público. Quer soltar impropérios? Solte, na sua sala. Agora, se não gostou, não faz mal conversar com educação. E conversar com que manda e resolve, sempre.

Luiz Cavacchini
Luiz Cavacchini
Reply to  Luciano Silveira
13 anos atrás

Alguns anos atrás, um ônibus espacial se desintegrou durante a reentrada na atmosfera.
Causa do acidente: Um pedaço de espuma de poliuretano que se soltou do tanque de combustível e atingiu a asa da espaçonave durante a decolagem.
Como chegaram a essa conclusão? Além de fotos e vídeos do lançamento, todas as peças do Onibus Espacial foram recolhidas, e estas estavam distantes mais de 500km devido a velocidade e altitude do onibus no momento do acidente. TODAS as peças foram recolhidas.

Sem exeção.

luiz oliveira
luiz oliveira
13 anos atrás

Mais um absurdo neste “samba do crioulo doido” que se tornou o automobilismo brasileiro. Não dekxo de acreditar que os nervos de todos os envolvidos estejam a flor da pele, já que pululam provas de descaso e malversação de verbas. Como já dizia Chico Buarque, “Chamem o ladrão”.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Luiz Carlos, aproveita esse seu amor pela JL e pede um carro da Montana para fazer a curva do Café na chuva. De preferência com uma pancada de “apenas” 140km…
Porque não te calas?
Abraços fraternos…

Zé Zanine
Zé Zanine
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Isso aí Marcelo

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Flavio, quero fazer uma pergunta ou dar uma sugestão caso ninguém fez nada sobre isso…
E a GM, o que está achando de uma morte no “SEU CARRO, A PICAPE MONTANA”?
Confesso que, mesmo sabendo que é um carro da JLego, quando olho uma Montana na rua perdi o gosto de ter uma. Acho que as vendas da Saveiro e da Strada subiram…

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Tenho uma Marcelo, acho honestamente que ela é mais resistente do que essa “bolha” escrota colocada em cima dessa gaiola rídicula e mal construída ou como podem querer os puristas : INADEQUADA”, pois pela resistência que paresenta deveria ter propulsores Tobata ou quem sabe Lada… ( não resisti, tive que tirar um sarro) jamais propulsores de mais de 300 hp, isso é o verdadeiro crime, fazer essas gaiolas para parquinhos ou carros a pedal vá lá, agora querer colocar um motor destes numa merda daquelas é confiar demais em são cristovão ( não entendo muito de santos, não sei qual é o padroeiro dos pilotos, pelo ideário popular acho que o padroeiro dos motoristas acumula essa função….)

Luiz Fernando
Luiz Fernando
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Amigo, esses “carros” são apenas bolhas, o que vale neles é a estrutura tubular.

Mas uma pergunta singela: Não se faz crash test nessas coisas??????

Não vi ninguem dizendo que o chassis passou nesse ou naquele teste, pois pode ser forte e ter aguentado a pancada, mas como estamos cansados de saber em se tratando de prototipos de alta performance tem que se adaptar a deformação pra diminuir o tranco que o piloto sofre.

Pois até onde sei qualquer categoria filiada a FIA tem que realizar os testes baseados nos limites de tolerancia da FIA.

Só não quero vir a saber que não fizeram pra não estragar meia duiza de chassis, que custam menos que a vida de qualquer um.

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

A única pergunta que ninguém fez são: Fizeram crash test nessas estruturas? Tem documentação disso? vídeos? ou a grana é curta pra fazer esses testes?Após fazerem redesenharam ou adequaram a estrutura para aguentar mais?

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Piazza, apenas para completar seu comentário – o Zequinha ganhou o que no automobilismo? Porque ele parou de correr? Para ajudar o Felipe?
Ele parou de correr porque era ruim demais, o Felipe o ofuscou…

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Amigo Flavio,

Li agora todas as mensagens, e face as novas variáveis do caso, venho expor minha opinião:

– O pouco respeito que tinha pela JL devido única e exclusivamente ao Felipe Giaffone deixei de ter pela atitude do Zequinha com a Evelyn. Quem não deve não teme, quem tá com o “rabo” sujo age da maneira que ele agiu…
– Outro detalhe que passou despercebido e não foi explorado – piloto morrendo com impacto de 160Km/h (dados da telemetria)? Pode bater em “T”, em “X” ou “Z”, o carro é frágil! Na Nascar tem pancadão acima de 200 km, tem pancada na Indy, na F1, o piloto machuca porém vive! Não é Felipe Giaffone que tem pino no corpo inteiro devido às batidas na Indy? Zequinha, em alguma batida do seu irmão ele ficou em coma na Indy? Zequinha, e a desaceleração dos acidentes do Felipe? Salvo engano, o acidente do Felipe em Indianápolis foi com 250 km, e aí? O Felipe quebrou a perna, colocou pinos porém está vivo! Ganhando e pilotando como ninguém na Truck…
– Legal fazer área de escape? Legal, mas e a casca de ovo que são estes carros? E a “Formula Totó” que o parachoque da frente é o freio complementar dos pilotos?
– O Paulão falou que a CBA vai investigar tudo. Não recolher “provas do crime” é cascata! Paulão, não se queime, cuidado com sua credibilidade! Ninguém tem interesse de analisar porque analisar é achar culpados e ninguém quer se comprometer. As peças vistas no lixão é apenas a constatação do nível de preocupação de todos com o acidente…
– Sobre as peças da bolha do carro que vimos nas fotos uma pergunta – E a J-Star? A bolha é o desenho da equipe, ninguém tomou cuidado em “preservar” sua imagem? Para mim, por uma simples questão de respeito, acho que a J-Star deveria retirar tais peças e sei lá, bota fogo, entrega à família Sondermann mas no lugar onde está só mostra o descaso da equipe. Passa para mim a impressão de que o Gustavo servia na hora de angariar os patrocínios (comprar a vaga), mas como morreu vamos correr atrás de outro que traga dinheiro. A “casca do Gustavo” não serve pra nada, afinal ele já morreu. Apenas para informação, a Williams recebeu o carro do Senna após todo o inquérito e botou fogo! O mesmo aconteceu com o capacete dele…
– Flavio, acreditava que era importante a visita na JL, demonstraria sobretudo profissionalismo. Mas após a falta de profissionalismo do Zequinha (até ética), estou contigo. Não deve mais ir na JL sobretudo porque nesta hora eles já “maquiaram” suas estruturas. Afinal Flavio você é apenas um jornalista, e que “brinca de correr” como disse o Felipe.

Flavio, é por isso que você (através do Grande Prêmio, BLOGP, Victor Martins etc..) é minha referência de automobilismo todos os dias. Quem não gostar de você que deixe de ler…

Abraços e parabéns pelo seu profissionalismo e de sua equipe…

leonardo muntoreanu
leonardo muntoreanu
13 anos atrás

Pelo que sei o Gustavo não tinha fraturas no corpo, ok ! Então a gaiola de proteção funcionou,não vi jornalistas ou pilotos falarem sobre quebra de soldas ou coisa parecida, uma batida lateral como aquela em qualquer categoria seria fatal, vcs deveriam estar falando do real motivo que fez um acidente normal ficar trágico , o muro do autódromo que está muito perto da curva não tendo area de escape ,fazendo com que o carro voltasse a pista .

Filipe
Filipe
Reply to  leonardo muntoreanu
13 anos atrás

se fosse uma gaiola de proteção eficiente teria absorvido o impacto da batida e não transferido 100% deste impacto para o piloto

galileu
galileu
Reply to  leonardo muntoreanu
13 anos atrás

ele quebrou a primeira vertebra, e isso ocsionou sua morte, a gaiola não funcionou, pois nõ absorveu a energia cinetica contida dentro do carro no9 momento do acidente.
o traumatismo craniano deveu-se , (presiumo eu), ao fato da desaceleração brusca e o cerebro tger virado uma geleia dentro da caixa craniana, (pegue um pote com gelatina, fech-o e o sacuda violentamente por um segundo e veja o que acontece).
hokje os carros atuais com suas frageis latarias, são muito mais eficientes na protgeção do motorista em caso de batida doque aquelas banheiras da decada de 40/50.
exp.erimente correr um quarteirãoa pé, dando tudo o que voce pode, e tente pararn derrepente. voce pode desmaiar ounsofrer outro tipo9 de lesão no cerebro.

Ivo
Ivo
13 anos atrás

Flávio, são mtos comentário e não vi todos. Mesmo correndo o risco de ser repetitivo, ontem no linha de chegada o Boesel que se acidentou com o falecido Sondermam afirmou que os carros da montana são ultrapassados, modelos de alguns anos atras.
Ainda usando casos ultrapassados a taxa pela temporada é de 600 mil? Me desculpe, mas é mta burrice dos participantes pagar essa grana toda e não exigir o mínimo.
É triste alguém morrer, mas com este tipo de atitude não é surpresa ter ocorrido…po, paga essa grana toda e não exige nada?
Se fossem pilotos atuantes, essa categoria estava vazia.

pequim
pequim
13 anos atrás

Flávio
Infelizmente não é só aqui que as coisas vão no bundalele quando o assunto é morte em pista.
Até hoje o caso Senna gera controvérsias quanto ao que realmente houve na Tamburello…
Mas enfim, se ficarmos calados, o bundalele continua.
O problema ali nem acho que foi do carro, mas do todo: situação da pista, falta de área de escape, visibilidade no momento do acidente e a força da pancada.
Acho que ali, panca na lateral, nem que fosse um F1….

Abraços

Nilo Sérgio
Nilo Sérgio
13 anos atrás

Grande Flavio.

Aqui no Ceará diriamos isso para voce…. Eita cabra macho…..

Valeu.. Grande abraço

Mário Gasparotto
13 anos atrás

Flavio é lógico que eles vão jogar os restos da carenagem no lixo. Vai que acabam descobrindo que o “carro” é uma joça. Também não li aqui no site “Grande Premio” ninguém acusando ninguém de nada. Aquela pancada poderia ser fatal até na Formula 1. Porém a forma como se dá a investigação após um fato como este é que é discutida. Por que não investigam se o pneu montado de forma inversa aos outros do carro influenciaram ou não para o acidente, a configuração da pista, o ângulo da batida, a força do impacto, a posição do piloto dentro do carro, se contribui para sua morte ou não, o Hans se funcionou como deveria, o resgate, que acredito ter sido da melhor possível, enfim um relatório que poderia ter pelo menos umas 500 páginas, que certamente contribuiria para melhorar a segurança dos pilotos a fim de evitar novas tragédias. Agora dizer que a investigação será como em acidentes com aeoranave, faça o favor. Gostaria que o Paulão assistisse um só programa da National Geographic sobre desastres aéreos. Provavelmente jogarão no memso lugar a gaiola do carro do Sonderman junto com a gaiola do carro do Sperafico. E por favor, não atendo ligações a cobrar!

Lucas Albuquerque
Lucas Albuquerque
13 anos atrás

Flavão… To contigo e nao abro…

Filipe
Filipe
13 anos atrás

Flavio se esse fera te ligar peça a ele fatos concretos que comprovem a segurança do carro como por exemplo os laudos dos testes estruturais supostamente feitos com o carro, o projeto do carro e principalmente o engenheiro que o assina, para que seja verificada se o mesmo possui competência técnica para tal empreitada (leia-se cursos, especialização ou vasta experiência na área) lista de materias utilizados na construção do carro, bem como o laudo dos testes aos quais esses materias devem ser submetidos, em resumo peça a ele que desminta todas as críticas feitas ao carro que produzem.

Abraço

Leonardo
Leonardo
13 anos atrás

Pessoas que ficam nervosas quando indagadas ou quando esfregam a verdade em suas caras é porque estão com medo.

Se esses carros fossem seguros não morreria tanta gente dentro deles. A verdade é que existe muito patrocínio envolvido, então foda-se que de vez em quando morre um. o importante é a marca farmacêutica viciante aparecer e pau no cú dos pilotos que morrem, não é?!

Se jogaram aquelas carenagens fora é porque não vai dar em bosta nenhuma essas investigações, aliás muito me admiro jogarem coisas que possam servir para provar algo lá na frente.

De repente eles fazem isso justamente pra não provar merda nenhuma.

Que belos carros seguros estes que de vez em quando matam, aliás, podem até jogar a culpa nos pilotos … quem mandou escapar na curva e voltar para a pista na hora errada.

Bando de verme nesse automobilismo.

Jeambro
Jeambro
13 anos atrás

Boa Flavio, esse é realmente o papel do jornalismo; informar, esclarecer, criticar, doa a quem doer. Presidentes já foram derrubados pela imprensa. Quando ela é séria, sem corporativismo, tem o papel de transportar a indignação da sociedade, sendo sua voz.
Infeliz é quem erra e não tem a mínima humildade para reconhecer e ao menos tentar reparar o erro. Parece-me que todos são donos da verdade, e que ultimamente, anda existindo muitas verdades.

Zé Maria
Zé Maria
13 anos atrás

Peço ajuda a todos para identificar o autor desta letra de musica muito apropriada para a questão em pauta neste post:

“Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão!!”

Obrigado.

Zé Maria

Eduardo Britto
Eduardo Britto
13 anos atrás

Eu não ia escrever nada, porque boiei na discussão, mas… quando vi a foto dos restos carrenagem junto às caçambas da Multilixo, pensei: Isso só pode ser coisas de “Brasil, Ó meu Brasil!… ” Mais um dos absurdos que já encheu meu caderno universitário de 511 páginas!

Piazza
Piazza
13 anos atrás

Em nada me surpreendem os fatos descritos por FG. Tive a oportunidade de conhecer comercialmente os Goaffone e posso afirmar que Zequinha (pai) e Felipe são pessoas equilibradas, educadas, responsáveis e bem intencionadas mas, quanto ao 3º elemento (Zequinha filho), o discurso muda. Trata-se de um personágem manipulador, arrogante, maleducado e incompetente. Foram inumeras as ocasiões onde tal “funesto personágem” interferiu prejudicando equipes e competidores que, digamos, não rezassem segundo sua cartilha. Poderia escrever um livro sobre tal assunto, demonstrando inequivocamente as “pataquadas politico tendenciosas” deste senhor. Na verdade nem consigo entender por que a própria família não o afasta dos negócios dada sua generalizada antipatia no meio.

Henrique
Henrique
13 anos atrás

É a velha história de saber ler e interpretar, que poucos no Brasil conseguem.

O tal Zeca Giaffone mostrou não saber ler, tão pouco interpretar. Qual a novidade disso no Brasil??? Nenhuma !

Porém, quem faz os carros que os próprios pilotos dizem não ser seguros, não sou eu, nem o Flavio, nem a Evelyn … poxa, é o tal Zea, vejam só que coincidência !

Isto é o mais curioso. Ligar para falar alguma coisa que seja concreta, é impossível. Ligar para avisar que pediu que os admnistradores do autodromo guardem os restos do acidente em um local devido, também não tem como fazer. Mas Ligar para xingar uma pessoa que está ltrabalhando, sim .. isso sim o tal Zeca deve fazer !

Que papelão. Além de construir carros ridículos, o cidadão ainda grita e xinga mulheres !!
Que exemplo das pessoas que estão no nosso automobilismo !!

É Flavio .. o automobilismo brasileiro está mesmo largado …. uma pena.

fabio
fabio
13 anos atrás

Só para saber… Se as montadoras são obrigadas por lei a fazer o crash test para carros 1.0. As empresas que fabricam carros de competição não deveriam fazer o mesmo? Se esta fabrica tiver alguma foto ou video deste teste que publique. E se não tiver quem autorizou a fabricação sem o mesmo?

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
13 anos atrás

Ops, cliquei enter sem querer. Concluíndo, gente que gosta de intimidar, inibir. O melhor a fazer é ignorar e continuar fazendo o seu trabalho. No caso, a Evelyn, continuar fazendo o trabalho dela. Você o seu. Desde muito cedo eu aprendi que sem platéia não tem show, nem circo.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
13 anos atrás

Boa Flavio. Sempre com muita responsabilidade, sempre com muito cuidado com o que se fala, mas não se priva de falar o que pensa. Não gosto de pessoas mal-educadas, de gente que tenta inibir uma jornalista como a Evelyn. De gente que acha que ganha no grito. Não conheço o Zequinha, não sei se é gente boa, mas o ato dele foi bem repugnante.

Se é pra ver quem ganha no grito, então vamos gritar. Isso não é civilizatório, isso é do tempo das cavernas, mas ainda estamos rodeados de gente

vitão
vitão
13 anos atrás

podiam aproveitar a visita , e além de periciar o carro podiam também dar uma espiada nos livros contábeis da CBA. Deve ter mais gato que poste em favela.

Bira
Bira
13 anos atrás

Investigação em acidente sempre foi e continuará sendo conduzida de acôrdo com os interesses dos mais fortes, são sempre eles que ditam os laudos.
Vejam nesse acidente da Air France e que voltou a midia por conta somente de um mini submarino que fotografou alguns destroços. Estão tentando afirmar que a única forma de elucidar o caso é se encontrar a tal Caixa Preta! Prá quê existir caixa preta hoje?
Um caminhão (muito mais barato que um avião desses) tem tudo, digo tudo, monitorado via satelite sem precisar de caixa preta alguma. A telemetria de um F1 também é assim.
Será que ainda vão continuar insistindo que “só achando a caixa preta”?
Com tanta eletrônica, gps, etc. será que algum avião ainda precisa de tubo de pitot?
O mesmo se dá com a comunicação de aeronaves que ainda utilizam o VHF em AM!!!! Com tanta tecnologia, celular, etc. ainda usar métodos arcaicos? Depois falam que o problema é a rádio pirata.
Reclamam das rádios piratas. Os tempos mudaram e as desculpas continuam as mesmas, esse povo precisa aprender a inventar novas mentiras.

Microempresário
Microempresário
Reply to  Bira
13 anos atrás

Nada como ter um engenheiro aeronáutico que sabe tudo sobre aviação comentando no blog…

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Gosto das coisas que você escreve, Flávio, mas é preciso que você tome cuidado com algumas coisas que você afirma categoricamente aqui em seu site, você pode acabar pagando caro (caro mesmo, pagando em dinheiro) por afirmar coisas sem poder comprová-las.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Roberto
13 anos atrás

O quê, por exemplo?