A PRIMEIRA CABEÇA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 24 de maio de 2011 - 15:27F-1

A PRIMEIRA CABEÇA

SÃO PAULO (não será a única) - Aldo Costa não é mais diretor-técnico da Ferrari. A equipe anunciou hoje que ele vai assumir outras funções na equipe, sem dizer quais. Gola Profonda, meu informante em Maranello, mandou um SMS. “Vai projetar caminhão”, escreveu. Não dei muito crédito.

A Ferrari é daquelas equipes que adoram uma crise. Normalmente duradouras. Basta lembrar o período de 1979 a 2000 sem títulos. Que só se converteu na fase mais exuberante de uma equipe na história na F-1 graças ao quarteto Schumacher-Brawn-Todt-Byrne. Juntar tanta gente boa leva tempo. Era um grupo perfeito de piloto, estrategista, gestor e projetista. Hoje o time só tem piloto. Falta todo o resto.

Eu, se fosse Luca di Montezemolo, iria atrás de David Richards para ser o novo Ross Brawn. Com Alonso, não me preocuparia tanto com piloto. Buscaria uma forma de arrancar Adrian Newey da Red Bull, mesmo sabendo que é bem difícil. Se não desse, iria atrás de Rory Byrne de novo. E tentaria encontrar alguém jovem e menos devoto às coisas do Cavalinho Rampante (como Domenicali) para fazer o papel de Christian Horner — um gestor moderno, de outra geração. Gil de Ferran, talvez?

Enfim, a única coisa capaz de recolocar a Ferrari numa trilha vencedora, hoje, é uma revolução. A equipe tem muito a cara da Itália atual, “berlusconizada”, antiquada, careta, rançosa. O problema é que Luca é tudo isso. Passou do ponto, também.

109 comentários

  1. Piazza disse:

    Sinceramente, não entendo essa gritaria revanchista e rancorosa. Alguns comentarios beiram a “italo-fobia”…, coisa de mentes restritas. Questionar a história da Ferrari, seus metodos, seus homens e principalmente suas conquistas sob o foco da nacionalidade é, no mínimo, demonstrar grande ignorancia. O fato é que um povo que, com 10% do nosso territorio e nehum recurso natural, consegue se manter no topo das mais importantes conquistas da humanidade, seja na engenharia, arquitetura, medicina, musica, gastronomia etc…e tem um IDH substancialmente melhor do que o nosso, causa certo desconforto aos brazukas resmungões, que nada fazem além de resmungar.

  2. José Marcelo disse:

    Depois daquele episódio RIDICULO da Alemanha do ano passdo eu torço de coração que a Ferrari vá para o buraco mais profundo..

    Estu adorando esse 2011…. kkkkkkkkk

    Que eles se danem!!!!!!

  3. smoker disse:

    …cuidado que o próximo podera ser o Zacarias…

  4. claude bes disse:

    COMPUTADOR so faz o que lhe ensinaram…,muito computador na Ferrerri pouco genios p/ ensinar…

  5. fernandofn disse:

    Como se pronuncia Gola Profonda?

  6. claudio aun disse:

    É largar a italianada que dão cabeçadas sozinhos.
    A epoca de ouro da ferrari só tinha “estrangeiro” no comando.

  7. EDSON CASTRO disse:

    EU TORÇO P QUE A FERRARI CONTINUE ASSIM, P PAGAR PELAS MAFIADAS QUE COMETEU. podiam levar o tartaruga de volta e correr com tres carros, e não tres pilotos.

  8. Xizum disse:

    Seu flavio
    raramente concordo com suas opiniões, mais pra mochilão da F1, sem as obeservações de quem entende do oficio, mas confesso que seus comentarios fizerem sentido no bad momento ferrarista.
    abs

  9. Andre disse:

    a verdade é que desde que Jean Tod Saiu a ferrari ficou ma M&rd@. Sincermanete esse pessoalzinho que está ai nada faz. Felipe vem sendo sabotado de forma sutil, vejam poque tudo funciona para alonso e nada para Felipe? nao sei mas a ferrari que tanto era copiada hoje passa a ser a que mais copia seu rivais. Nao vejo mais a ferrari com segunda euquipe, e se brincar ela perde o 3° posto no mundial. Sem duvida a ordem e Redbull disparado com a Mclaren atras. Ta na hora de uma revolucao, e chamar logo aquele cara do caso da espionagem pra trabalhar, outra coisa que nao entendi, se a ferrari esta desesperada por resultados e melhorias no carro porque o cara so vai entrar no meio da temporada heim Flavio? já era para estar trabalhando desde antes.
    Abracos e felicidades a todos

  10. Felipe disse:

    É por isso que sou McLaren :D vai Hamilton!!!

  11. Flávio disse:

    Quero mais que a Ferrari se exploda!

    Sou anti-ferrari assim como anti-CUrinthians.

    A Ferrari pilotada pelo arrogante do Alonso (acho ele o melhor piloto do grid) tomando uma volta em plena Espanha, não tem preço.

    Fica a questão, quem voltará a ser campeão primeiro, Ferrari ou o CUrinthians ?

  12. Jacaré e Capivara do Tietê disse:

    Ma questa vittoria non arriva!
    A culpa é do pneu, que até o ano passado era o Potenza agora é o:
    Incompetenza!
    Porca Miséria!

  13. Luiz Sala disse:

    Flavio, voce esqueceu que além de todos estes problemas de falta de pessoal capacitado o presidente Lucca tem (com certeza) que obter a aprovação e benção do todo poderoso FERNANDO ALONSO, pois quero ser mico de cavalinho se no seu novo contrato não tem nas entre linhas um aparte que tudo e todas as modificações a serem feitas devem ter sua aprovação. Por este fato é que não seria nada estranho a contratação de Flavio Briatore o que a curto prazo seria o fim da carreira de Massa na Ferrari.
    Se eu sou o presidente chamaria de volta Ross Brawn como estrategista e gestor de projetos e como chefe de equipe o David Richards e de quebra Rory Byrne.
    Abraços a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>