A PRIMEIRA CABEÇA

SÃO PAULO (não será a única) Aldo Costa não é mais diretor-técnico da Ferrari. A equipe anunciou hoje que ele vai assumir outras funções na equipe, sem dizer quais. Gola Profonda, meu informante em Maranello, mandou um SMS. “Vai projetar caminhão”, escreveu. Não dei muito crédito.

A Ferrari é daquelas equipes que adoram uma crise. Normalmente duradouras. Basta lembrar o período de 1979 a 2000 sem títulos. Que só se converteu na fase mais exuberante de uma equipe na história na F-1 graças ao quarteto Schumacher-Brawn-Todt-Byrne. Juntar tanta gente boa leva tempo. Era um grupo perfeito de piloto, estrategista, gestor e projetista. Hoje o time só tem piloto. Falta todo o resto.

Eu, se fosse Luca di Montezemolo, iria atrás de David Richards para ser o novo Ross Brawn. Com Alonso, não me preocuparia tanto com piloto. Buscaria uma forma de arrancar Adrian Newey da Red Bull, mesmo sabendo que é bem difícil. Se não desse, iria atrás de Rory Byrne de novo. E tentaria encontrar alguém jovem e menos devoto às coisas do Cavalinho Rampante (como Domenicali) para fazer o papel de Christian Horner — um gestor moderno, de outra geração. Gil de Ferran, talvez?

Enfim, a única coisa capaz de recolocar a Ferrari numa trilha vencedora, hoje, é uma revolução. A equipe tem muito a cara da Itália atual, “berlusconizada”, antiquada, careta, rançosa. O problema é que Luca é tudo isso. Passou do ponto, também.

Subscribe
Notify of
guest

109 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Piazza
Piazza
12 anos atrás

Sinceramente, não entendo essa gritaria revanchista e rancorosa. Alguns comentarios beiram a “italo-fobia”…, coisa de mentes restritas. Questionar a história da Ferrari, seus metodos, seus homens e principalmente suas conquistas sob o foco da nacionalidade é, no mínimo, demonstrar grande ignorancia. O fato é que um povo que, com 10% do nosso territorio e nehum recurso natural, consegue se manter no topo das mais importantes conquistas da humanidade, seja na engenharia, arquitetura, medicina, musica, gastronomia etc…e tem um IDH substancialmente melhor do que o nosso, causa certo desconforto aos brazukas resmungões, que nada fazem além de resmungar.

José Marcelo
José Marcelo
12 anos atrás

Depois daquele episódio RIDICULO da Alemanha do ano passdo eu torço de coração que a Ferrari vá para o buraco mais profundo..

Estu adorando esse 2011…. kkkkkkkkk

Que eles se danem!!!!!!

smoker
smoker
12 anos atrás

…cuidado que o próximo podera ser o Zacarias…

claude bes
claude bes
12 anos atrás

COMPUTADOR so faz o que lhe ensinaram…,muito computador na Ferrerri pouco genios p/ ensinar…

fernandofn
fernandofn
12 anos atrás

Como se pronuncia Gola Profonda?

claudio aun
claudio aun
12 anos atrás

É largar a italianada que dão cabeçadas sozinhos.
A epoca de ouro da ferrari só tinha “estrangeiro” no comando.

EDSON CASTRO
EDSON CASTRO
12 anos atrás

EU TORÇO P QUE A FERRARI CONTINUE ASSIM, P PAGAR PELAS MAFIADAS QUE COMETEU. podiam levar o tartaruga de volta e correr com tres carros, e não tres pilotos.

Xizum
Xizum
12 anos atrás

Seu flavio
raramente concordo com suas opiniões, mais pra mochilão da F1, sem as obeservações de quem entende do oficio, mas confesso que seus comentarios fizerem sentido no bad momento ferrarista.
abs

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Xizum
12 anos atrás

Você, que entende do ofício, poderia montar um site, um blog e outras coisas mais. Quando o fizer, mande o link.

vitão
vitão
Reply to  Xizum
12 anos atrás

prezado Xizum xing-ling, gostaria de saber o que você tem “obEservado” a respeito .

Andre
Andre
12 anos atrás

a verdade é que desde que Jean Tod Saiu a ferrari ficou ma M&rd. Sincermanete esse pessoalzinho que está ai nada faz. Felipe vem sendo sabotado de forma sutil, vejam poque tudo funciona para alonso e nada para Felipe? nao sei mas a ferrari que tanto era copiada hoje passa a ser a que mais copia seu rivais. Nao vejo mais a ferrari com segunda euquipe, e se brincar ela perde o 3° posto no mundial. Sem duvida a ordem e Redbull disparado com a Mclaren atras. Ta na hora de uma revolucao, e chamar logo aquele cara do caso da espionagem pra trabalhar, outra coisa que nao entendi, se a ferrari esta desesperada por resultados e melhorias no carro porque o cara so vai entrar no meio da temporada heim Flavio? já era para estar trabalhando desde antes.
Abracos e felicidades a todos

Felipe
Felipe
12 anos atrás

É por isso que sou McLaren :D vai Hamilton!!!

Flávio
Flávio
12 anos atrás

Quero mais que a Ferrari se exploda!

Sou anti-ferrari assim como anti-CUrinthians.

A Ferrari pilotada pelo arrogante do Alonso (acho ele o melhor piloto do grid) tomando uma volta em plena Espanha, não tem preço.

Fica a questão, quem voltará a ser campeão primeiro, Ferrari ou o CUrinthians ?

Jacaré e Capivara do Tietê
Jacaré e Capivara do Tietê
12 anos atrás

Ma questa vittoria non arriva!
A culpa é do pneu, que até o ano passado era o Potenza agora é o:
Incompetenza!
Porca Miséria!

Luiz Sala
Luiz Sala
12 anos atrás

Flavio, voce esqueceu que além de todos estes problemas de falta de pessoal capacitado o presidente Lucca tem (com certeza) que obter a aprovação e benção do todo poderoso FERNANDO ALONSO, pois quero ser mico de cavalinho se no seu novo contrato não tem nas entre linhas um aparte que tudo e todas as modificações a serem feitas devem ter sua aprovação. Por este fato é que não seria nada estranho a contratação de Flavio Briatore o que a curto prazo seria o fim da carreira de Massa na Ferrari.
Se eu sou o presidente chamaria de volta Ross Brawn como estrategista e gestor de projetos e como chefe de equipe o David Richards e de quebra Rory Byrne.
Abraços a todos

Marcelo Granzotto
Marcelo Granzotto
12 anos atrás

Ferrari é Ferrari. Uma legítima pasta italiana. Os anos fenomenais de Schumi foram uma singularidade explicada pela genética do time na época. Não tem Alonso ou $antander que façam milagre.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
12 anos atrás

Mandou bem hein, Flávo!

Sou um ferrarista teimoso há quase trinta anos, atravessando períodos negros e de glória, mas com uma certeza, todos com um significado particular.
Você tem razão, a Ferrari está infelizmente “berluscomizada”, como acredito esteja grande parte daquele pessoal. O italiano, de uma maneira geral, se acha com o rei na barriga, só não sei por qual motivo. Adoro a Itália, até já morei lá, porém, dizer que aquilo é uma grande potência, soa para mim uma piada.
Mas tenho certeza que a equipe vai voltar aos tempos de glória, parece bobagem, mas prefiro ver um piloto lutando contra as limitações de seu carro que ver um simples passeio na pista em primeiro lugar.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
12 anos atrás

Como falei em alguns outros comentários, acredito que podem fazer a mudança que quiserem Fllávio, SEM SCHUMACHER essa equipe será pra sempre uma coadjuvante… Sem ele, andava no fund do grid; com ele, PENTACAMPEÃ; sem ele depois, meio do pelotão!!!!!!!!!!!!

Lucas
Lucas
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Eu seria capaz de jurar que teve um tal de Kimi Räikkönen que foi campeão em 2007…

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Sim, ele de fato foi campeão, mas porque o Schumacher acertou aquele carro ao longo de 2006!!!!!!!!!!!!

Ricardo Arcuri (Paddock Press)
Ricardo Arcuri (Paddock Press)
12 anos atrás

Flavio, permita-me responder às suas indicaçoes para a Ferrari. Gil de Ferran tem sua ligaçao com a Honda. Por isso e pelo mal desmepenho na equipe de fabrica na categoria, eles nem cogitariam a ideia dele. Rory Byrne é outro que cansou da F-1 e esta muito feliz dando cursos de mergulho em alguma ilha do Pacifico (que nao sei qual é, mas é uma daquelas que estao no ultimo ou primeiro fuso horario).

David Richards poderia ser uma boa, mas ele ja falou muita coisa insultando a Ferrari e as cabeças de Maranello nao esquecem essas coisas. O jeito é achar alguem novo mesmo.

Abraço!

André
André
12 anos atrás

Pelo que li, os diretores (de projeto, aerodinamica, etc) terão de se reportar diretamente ao Domenicali. Ora ora, não terão outro diretor técnico? Aí seria o fim.
Diretor técnico tem de ser um cara que entenda muito do projeto, como o Newey faz. David Richards seria mais um cara pra substituir o próprio Domenicali do que o Aldo Costa.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Dynastes Neves Marinho
Dynastes Neves Marinho
12 anos atrás

FG

Na boa .. A F1 tá … deixa eu procurar a palavra.. Patética .. seria ?!?!
Assisto a F1 há mais de 30 anos e pela primeira vez estou achando uma corrida demasiadamente confusa e falsa !!
Esse lance do pneu tá ridículo !!!
O que tem haver com as equipes ? Para mim tudo
De um ano para outro nada é aproveitado e sempre tem algum regulamento que na minha opinião é escrito para neutralizar a superioridade , nivelando os carros e as tendência por baixo.
PÔOOOO.. Quem diria que a Pirelli foi tão eficiente em fazer pneus muuuuittooo ruins .. Com diferença de 2/3 segundos.
Asa Móvel .. piada !! Porsche e Audi já tem asa móvel ..
KERS … covardia !!!
Tem cosia mais frustante e sem graça do que vc tá com pneu ruim no final da reta e vem um carro com pneu novo , kers e asa móvel !!!
Brincadeira !!!
Toda equipe de ponta leva de 3 a 5 anos para subir no grid. Investi milhões contratando e montado equipe. Ë muito detalhe e muita mudança.
Engenheiro e projetista da F1, me parece, tem que ser sempre super gênio !!
Ahhhh contrata o Adrian que ele resolve ?
Só que ele vai levar alguns anos até montar novamente o time e começar a produzir.
Além do Costa temos o Sam da equipe do Barrichello. Equipes com orçamentos diferentes,
mas menos com toda experiência não consegue traduzir e se adaptar as novas regras e não conseguem fazer um carro mais competivo.
Mclaren e Renault foram as únicas que estão se sobressaindo com projetos inovadores em algumas partes do carro e a RBR tá indo pelo mais comum: Time que tá ganhando não se mexe !!
Agora Ferrari é Ferrari !! Com o contrato até 2016 com o Alonso é claro que eles estão pensando a longo prazo. Nenhuma surpresa para mim
Até talvez deva ter o dedo do Alonso nessa história !!
Vai montar a casa como ele deseja agora !!
Acho que é isso que esta acontecendo !!

Abraço

Dynastes N. Marinho
Brasília – DF

Sonegheti
Sonegheti
12 anos atrás

Bom, já que é bom chutar cachorro morto (ou vivo, mas que vai assumir outras funções), é uma leitura divertida a que o Octavio Guazzelli escreveu pro finado site “pit stop”, que diz um pouquinho sobre o comportamento do Aldo Back, ops, Costa, enquanto escreve sobre o time brasileiro de telemetria da Minardi (lembram-se?). O texto é longo mas é bão:
http://www.f1total.net/faster/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1237

Carlos Roberto da Silva Junior
12 anos atrás

Dentro das mudanças radicais da Ferrari esta á saída do Felipe Massa isso por que o seu prazo de validade dele já venceu.

Andre
Andre
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
12 anos atrás

Concordo..Massa nada vem fazendo de bom..Eu acho que nao existe mais espaco para ela na Ferarri, talvez na Red Bull ao lado de Vettel, qdo sair Webber mas la ele leva um pau de Vettel.rs.

Marlos
Marlos
12 anos atrás

No Gil de Ferran forçaste um pouco no bairrismo.

vitão
vitão
12 anos atrás

parte da culpa é do próprio Luca, ele tem um estilo gerencial tipo “morde-assopra, delega-mas-atropela” , não gosta de ninguém que lhe faça sombra. Lembra um executivo brasileiro, ex-presidente da Rhodia, que para cada promoção extinguia o cargo anterior dele para evitar comparação ( Musa era o sobrenome) . E a equipe só confia em chefe de fora, quem é de dentro está comprometido com o esquema, não tem força de cobrar dos subordinados porque fez as mesmas merdas que eles fazem hoje. Lembra do primeiro teste do Shumacher ? ele chegou as 6;30 hs, a equipe chegou depois da 7 para preparar o carro. A primeira volta foi depois da 9 hs, e pararam as 11 pro almoço. A pedido dele o Todt determinou que os testes começavam as 7 , com o carro pronto, e iriam at´´e o por do sol, sem parada para almoço. Depois o próprio Schoey pagava a pizza delivery enqunato revisava os dados (não , ele não usava cartão corporativo) e dormia na casa do Enzo, ao lado da pista.
Pra ser campeão tem que ter 10% de inspiração e 90% de transpiração. Tá faltando suor em Maranelo. E a falta de testes de pista não explica o caso.

Joao Helio da silva
Joao Helio da silva
12 anos atrás

O pior de tudo isso é ver que o massa infelizmente afinou para o Alonso ( Igual quando GALO perde a briga)
leia-se : Pizônia x Webber.

ags
ags
12 anos atrás

FG……………………………………Do que adianta ter fogão..panelas..e excelentes cheffs…………………se os garçon não valem nada..tirando o EL FODON.. a SF tá mais manca que cabguro com caimbra……………………………….deveria é madar o PULA PIRATA… de volta pra SP…e concebntrar em um só carro………ja que esse ano ja foi tudo pra RB… esse Zacarias..e agora denotado PULA PIRATA..é o mais novo comediante da Venus Platinada.. Boas noitessssss….

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Qual é a surpresa? A FERRARI sempre foi isso aí. Muito dinheiro e pouco profissionalismo. A era Schumacher foi uma grande exceção porque não havia italiano algum no comando (exceto o Montezemolo que é presidente). Eles são atrapalhados e sempre foram e ninguém consegue dar certo naquela desorganização. A verdadeira Ferrari é a que impossibilitou Massa de ser campeão. É a que erra com Alonso e que errou com Raikkonen, Prost, Mansell, Alboreto, Lauda, Villeneauve, Regazonni, e até Schumacher.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  MARCO ANTONIO
12 anos atrás

A era Schumacher foi uma grande exceção, sim, porque foi a ERA SCHUMACHER!!!!!!! Simplesmente o maior nome de todos os tempos em qualquer esporte a motor!!!!!!!! Não tem nada a ver com a nacionalidade dos chefões!!! Foi Schumacher e pronto, acabou!!!!!!!!

gian_racer
gian_racer
12 anos atrás

projetista, rory byrne….,estrategista david richards….,preparador de motores paolo martinelli,pilotos fernando alonso e rubens barrichello…,pronto tai a equipe pra peitar de frente com a red bull e mclaren…

Ron
Ron
12 anos atrás

Se o Briatore ficar quieto com as confusões na Ferrari e não der nem um pio negando uma volta, é porque tem coisa aí.

Wolfpack
Wolfpack
12 anos atrás

Alguém pode me corrigir, mas este Aldo Costa não era o cara que veio do RH da Ferrari? se sim. o resultado está ai…
Se não fosse italiana esta equipe eu apostaria no genoma brasileiro para ela tamanha as trapalhadas que aprontou nos últimos anos.
[ ]s

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Pior é que é verdade, o termo “berlusconizado” cabe muito bem. Ver como todos aceitam e até apóiam, dão continuidade a situações “tortas” é algo que esta acontecendo na Ferrari e na Italia, de maneira geral.

totiy
totiy
12 anos atrás

P.S. além de não deixarem o EDDIE Irvine ganhar , quando o alemão quebrou a perna…

totiy
totiy
12 anos atrás

injustiças à parte né Flavio?
toda essa gente só encontrou o tempero do molho quando o Barrichello pois os pés lá justamente em 2000 , perderam para Villeneuve , e para o outro Kimi, às vezes sua parcialidade me irrita, mas deixa pra lá…

Muchacho
Muchacho
12 anos atrás

Trabalhei em multinacionais não italianas que por conta das estruturas multidisciplinares, unidades de negócios e linhas de report direto e indireto, ocorria de trabalhar com italianos. Meu Deus!!! o que sobrava de criatividade e iniciativa, faltava em organização e senso de direção, os caras eram muito bagunçados (com algumas exceções) e isso era unanimidade nos grupos. Concordo com o FG, o quarteto nos anos 2000 fazia uma puta diferença, e a italianada subalterna seguia a linha deles.

Paulo Franco
Paulo Franco
12 anos atrás

Putz, Gil de Ferran na Ferrari??
“Inclua-o fora” desta, pelo amor de Deus!!
O Gil é gente boa, ele não merece entrar naquele imbruglio.

Piquetada
Piquetada
12 anos atrás

O certo não seria Rubinho-Brawn-Todt-Byrne? Segundo os fãns do Rubens, ele foi o grande responsável pelos títulos de Maranello nos anos 2000. Rubinho desenvolvia os carros e ainda o pilotava por TELEPATIA para o alemão ser campeão.

Esse negócio de colocar muito italiano na Ferrari nunca deu muito certo, italiano é muito emotivo, atrapalha, tem que misturar com gente de sangue-frio. O Schumacher mesmo sempre avisava: “Se deitarem em berço esplêndido por causa dos títulos, vou rever meu contrato”, o MEDO de perder o alemão para o rival fazia todos darem 110%, Schumacher saindo, levaria Brawn-Todt-Byrne. Curioso é que, em 2004, a própria Ferrari admitiu que tinha duvidado da motivação do alemão nas pistas, acabou sendo o melhor ano de Schumacher na Ferrari, campeão com 13 vitórias.

A Ferrari tinha PAVOR de perder Schumacher para a rival Mclaren>Mercedes, que sempre sonhava com o alemão, pelo menos, por 3 vezes tentou tirar Schummy da Ferrari, isso foi revelado recentemente, por isso, a Ferrari tralhavam como um relógio… nunca mais uma equipe vai ter estabilidade como teve a Ferrari entre 1996 e 2006, foram 11 anos com expectativa em alta, em seu último ano Schumacher deixou a equipe novamente no topo como 7 vitórias, não foi campeão, mas o que ele fez entre 05/06 não foi pouco…deixou a equipe prontinha novamente para ser campeã em 2007. Sem essa ajudinha do alemão, dificilmente Kimi seria campeão. Todos sabem que Kimi(apesar de pilotar muito), não gostava de perder tempo em desenvolver equipamento e organizar equipe. É aquela coisa, ser campeão com carro pronto, não é complicado, mas desenvolver o carro e fazer a equipe crescer até chegar ao título é completamente diferente, na era moderna da F1, só vi acontecer com:

Piquet, Brabham e Williams
Lauda, Ferrari e Mclaren
Prost, Mclaren, deu continuidade no trabalho do Lauda.
Schumacher, Benetton e Ferrari
Alonso, Renault, bastar rever o ano de 2003
Vettel, Toro-Rosso e RBR, afinal é do mesmo dono, o foco sempre foi Vettel.

O resto pegou tudo “mastigado”, fizeram o básico, bateram o companheiro de equipe até o título…

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Dessa lista, o único que realmente desenvolveu a equipe, levando-a ao título, foi o Schumacher!!!!!!!!!!!!! E você pode incluir nessa lista, além de benetton e ferrari, a MERCEDES!!!!!!!!!! Já em 2012, escreve!!!!!!!!!!

mas concordo quando você fala em “resto”, e nisso, certamente, o principal é Senna, que só pegava o melhor carro, tinha medo de trabalhar a longo prazo, e não sabia acertar!!!!!!!!!

gilles
gilles
12 anos atrás

Boa noite,Flavio, o proximo e’ o Domenicalli, talvez apareça o Briatore, que ja foi visto pelas bandas de Maranello,quanto ao Luca nao esqueçam que a Ferrari e’ da Fiat e quem manda na FIAT e’ o Luquinha junto com a famiglia Agnelli.
Abraços.

Barao vermelho
Barao vermelho
12 anos atrás

Os vigaristas estão voltando (vide Williams) por que não o Briatori?

Barao vermelho
Barao vermelho
12 anos atrás

SANTANDER 1 x 0 FERRARI ( e depois dizem que não é o dinheiro)
Vamos ficar atentos ao próximo gol.

Se o Massa continuar nessa performance e reclamando, talvez daqui a 3 ou 4 corridas levará o segundo gol. Alguém tem que pagar e o Montezzemolo será o defenestrador para não ser defenestrado e não expor o bobão do Dominicalli….que, mais um pouco a frente, será o próximo da fila.

Joao
Joao
12 anos atrás

Ô flávio, acorda, quem vai fazer o papel de manager da ferrari é o flávio briatore, alonsito vai cuidar disto. Se não der pra ganhar na boa ele sempre tem um recurso a mais. Se bobear coloca o Dick vigarista que está pilotando a mercedes como assessor.

marcão
marcão
12 anos atrás

Ê ai entra o Briatore no lugar do cara!

A Ferrari está nesse negócio de F-1 a um tempão! Será que não aprendeu ainda?

Só que em vez de ter uma equipe campeã é bem capaz dos cumplices Alonso, Briatore e quem eles troxerem venderem a Ferrari prum Coreano qualquer….
Tá mais do que na cara, A bola foi cantada!

diogo campos
diogo campos
12 anos atrás

BUNGA BUNGA NA FERRARI! A COISA DEVE ESTAR MUITO BOA NOS BASTIDORES, PORQUE NAS PISTAS TÁ UM DESASTRE!

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
12 anos atrás

Boa noite Gomes 69, Gil de ferran é uma boa como gestor. esses caras que você falou, saiu da Ferrari sera porque em? olha, para mim, essa equipe é uma merda. deve ser o lugar mais chato do mundo para se ficar. Eu, to achando é muito bom isso tudo esta acontecendo lá dentro.
Não pelo Felipe, mais porque o sentimento esportivo lá dentro esta longe dos olhos de qualquer um. Red Bull, Maclaren, Sauber e Willians pra mim é Top 10 em materia de amor ao esporte a mortor e publico que gosta de corridas.

Luciano Adjafre
Luciano Adjafre
12 anos atrás

O primeiro da fila de demissão tem que ser o Stefano Domenicali. Esse sujeito não faz nada que preste, nem treinar uma equipe de pitstop ele consegue. O Massa disse que a Ferrari treinou intensamente as operações de pitstop após o GP da Turquia e o que vimos em Barcelona foi a repetição dos fiascos. Que raio de treinamento foi esse?
O segundo a ser demitido é o Tombazis, chefe de aerodinâmica, justamente a maior deficiência do projeto atual, a F150th Italia.
O maior responsável pelo período de glórias da Ferrari de 1999 a 2004 não foi nem Schumacher e nem Ross Brawn, mas sim o projetista Rory Byrne, do mesmo quilate que o Newey. Foram seis títulos de construtores consecutivos, fora os cinco de Schumacher. Nem McLaren nem Williams e nem Lotus, em seus períodos de auge, conseguiram façanha parecida. Sem um ótimo projeto, Michael Schumacher + Ross Brawn + Jean Todt jamais teriam alcançado tal feito. Mas não adianta chamar o Byrne de volta que ele não larga a escola de mergulho dele. E o Newey já declarou que não possui o menor interesse em trabalhar para a Ferrari.
A saída é contratar o projetista da Renaut (Lotus preta), o estrategista da Red Bul, colocar o David Richards no lugar do Domenicali e substituir o Massa pelo Kobayashi.

Luciano Adjafre
Luciano Adjafre
12 anos atrás

O primeiro da fila de demissão tem que ser o Stefano Domenicali. Esse cara não faz nada que preste, nem treinar uma equipe de pitstop ele consegue. O Massa disse que a Ferari treinou intensamente as operações de pitstop após o GP da Turquia e os fiascos se repetiram em Barcelona. Que raio de treinamento foi esse? E o segundo a ser demitido tem que ser o Tombazis, chefe de aerodinâmica, justamente a maior deficiência do projeto atual.
O grande responsável pelo período glorioso da Ferrari de 1999 a 2004 foi o Rory Byrne. Foram seis títulos de construtores consecutivos (fora os cinco de Schumacher). Nem Williams nem McLaren e nem Lotus em seus períodos de auge conseguiram isso. Sem um ótimo carro, Michael Schumacher + Jean Todt + Ross Brawn jamais teriam alcançado tal façanha. Mas não adianta tentar trazer o Byrne de volta que ele não vai deixar a escola de mergulho dele por nada deste mundo. E o Newey já declarou que não tem interesse em trabalhar para a Ferrari. O negócio é tentar contratar o projetista da Lotus Renault (preta), colocar o David Richards no lugar do Domenicali e fisgar o estrategista da Red Bull. Ah, e substituir o Massa pelo Kobayashi.

Barao vermelho
Barao vermelho
Reply to  Luciano Adjafre
12 anos atrás

Dominicalli é um palhaço de circo…tem cara e bobo não de lider.

Barao vermelho
Barao vermelho
Reply to  Luciano Adjafre
12 anos atrás

Kobayashi??????a Ferrari tem grna para trazer gente melhor e mais experiente.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Luciano Adjafre
12 anos atrás

Como assim, o maior responsável é Rory Byrne???????? O Flávio foi diplomático ao citar os outros 3, na verdade, só schumacher!!!!!!!!!!! Pusessem qualquer, eu disse, QUALQUER outro piloto, de QUALQUER outra época naquela ferrari, e NUNCA teriam saído da fila!!!!!!!!!!!!!! Ainda tem viúva que diz que Senna é que iria pro lugar da Ferrari em 1996, hahaha, se fosse, NUNCA SERIA CAMPEÃO!!!!!!!!!!

Lucas
Lucas
Reply to  Luciano Adjafre
12 anos atrás

Pô, Roberto, agora você chutou o balde. Se você acredita que “nenhum outro piloto seria campeão naquela Ferrari”, como você explica que o Eddie Irvine, piloto bem abaixo da média (vivia apanhando do Rubinho na Jordan) quase foi campeão com a Ferrari de 1999?

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Luciano Adjafre
12 anos atrás

Eu já expliquei isso!!!!!!!!!!!! O Schumacher vinha arrumando o carro desde 1996, e em 1999 bateu, por falha mecânica – diferente do caso do senna, que era trapaça direção hidráulica, como o FG nos falou!!!!!! -, quando ia vencer a corrida e o campeonato fácil, porque o carro, QUE ELE ARRUMOU, já estava perfeito!!!!!!!!!!!!!!

Lucas
Lucas
Reply to  Luciano Adjafre
12 anos atrás

Bom, visto esse post, acho que qualquer outra coisa que eu falar é perda de tempo. Acreditar que Schumacher foi quem “arrumou o carro” é demais pra mim. Fico imaginando a cena: o Schumacher na prancheta fazendo todos os projetos e cálculos, fazendo um monte de simulações no computador e no túnel de vento, e depois dando ao Rory Byrne uma pilha de papéis e uma chave de fenda, falando: “agora vai lá e faz tudo que eu escrevi aqui. E nem pense em fazer nada diferente!”. Como eu disse na outra mensagem, isso não é admiração, é religião. E religião não se discute. Afinal, a fé dos crédulos não se abala nem quando a realidade diz o contrário (e a realidade está aí: depois de Schumacher projetar e “arrumar” o carro da Mercedes, a equipe nem sequer está igualando o desempenho de 2010 – ano passado, a equipe já tinha dois pódios até o GP da Espanha). Piloto não faz carro. O último que fazia, se minha memória não falha, era Jack Brabham, e isso já faz uns quarenta anos.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Luciano Adjafre
12 anos atrás

Não falei que ele construiu o carro!!!!!!!!! Mas sim, que mesmo com um projeto de qualidade, faltava algo, e esse algo a mais, SOMENTE Schumacher conseguiu!!!!!!!!!! É só por causa dele que o carro andou tudo que andou, e qualquer piloto que ali estivesse, mesmo esse tal de Brahhan não conseguiria!!!!!!!!! muito menos, Senna!!!!!!!!!

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
12 anos atrás

Hum… algo me diz que o Briatore vai pintar por lá.

Falando sério, eles precisam reformular tudo… inclusive a presidência da empresa.

Abraço!

Barao vermelho
Barao vermelho
Reply to  Gabriel, o Pensador
12 anos atrás

Principalmente a presidencia…aquele velhusco que quer parecer play boy…ultrapassado e mafioso. MAs fique tranquilo o mundo gira pelo dinheiro e os acionistas querem resultado…senão investem o dinheiro nas Casas Bahia.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  Gabriel, o Pensador
12 anos atrás

Reformular, não trazer parasitas.

Barao vermelho
Barao vermelho
12 anos atrás

Vejo muita gente criticar a formula 1…vai do piloto até a imprensa. Entendam uma coisa fundamental. Todos que fazem comentários, são apaixonados pelo esporte e procuram ler diversos jornalista em todos os sites. Cada jornalista e cada apaixonado pelo espore tem seu estilo e a sua visão das coisas. O que temos que entender é que a formula 1, a exemplo de qualquer esporte , vive de patrocinio, seja para colocar um piloto no cock pit, seja para colocar combustivel no carro, seja para fazer um projeto novo de carro, seja para transmitir a corrida, enfim…tudo é grana. E quem alimenta tudo isso? Eu e voces que estão lendo, sem nós não existe imprensa, patrocinio e coisa nenhuma, portanto vamos parar de criticar.
Isso estabelecido, vamos aos fatos:
Quem curte formula 1, não depende de brasileiros correndo…é verdade que seria bem melhor, e , que esses brasileiros tivessem condições de serem campeões. Quem diz que Massa e Barichelo não são bons pilotos, estão apenas saudosos de Piquet, Senna, Fitipaldi e Moco, eles já deram provas que o são e por isso estão na turma seleta da F1. As mesmas pessoas que os crucificam os elogiarão o dia em que eles ganharem um gp…não precisa ser um campeonato, Por que? Simplesmente porque nos transportamos para aqueles bólidos e fazemos cada curva com o piloto…isso é automobilismo…é para quem gosta de guiar…e quem curte a perfeição de otimizar o traçado de uma pista em alta velocidade…isso é viciante.
É verdade, estamos magoados , feridos e carentes porque o mix de grana, excepcional piloto e tecnologia ainda não sorriu para nós brasileiros desde Senna. Somos um País novo nesse negocio de F1…cheio de cobras e crocodilos a arquitetar há muito + tempo. Não somos um País construtor de carros nem somos um País com grana para bancar a F1 (a não ser a Petrobras), portanto dependemos apenas da pericia de nossos pilotos. Aqui entre nós….não é um mau curriculum o deles. quantos passaram po lá e já sairam? Temos que ter paciencia e torcer para que as coisas mudem, não só na visão de patrocinio de empresas brasileiras(vide o sobrinho do Senna que está fora por falta de grana) como na atitude de um piloto que não leva em consideração um pedido de um executivo de uma scuderie pedindo para deixar passa seu companheiro. Isso é a derrota moral.
Falando de Ferrari, acho que o Luca de Motezzemolo é um ultrapassado e romantico dirigente de F1, já não tem mais espaço. Eu no lugar dele já tinha feito a limpa, começando pelo inexpressivo e inseguro chefe de equipe. Se fosse acionista teria pedido a cabeça dele (Montezzemolo).
Falando de imprensa..ela que nos atualiza e alimenta a nossa paixão, fazendo o papel de mediadora e muitas vezes de fomentadora de discordâncias de opinião, o que nos leva a comentar nossos pontos de vista , a exemplo do que faço aqui. O resto é babozeira, vamos ser lúcidos.

marcão
marcão
Reply to  Barao vermelho
12 anos atrás

Tá certo vc, nos comentários!!!

Quem gosta mesmo de F-1 não critica os brasileiros, entende bem o que acontece com eles…

Se tá ruim com eles hoje, fica pior sem eles lá!!

Agora a vitória do Massa em 2006 em interlagos foi marcante, como foi o titulo do Kimi em 2007! Lá na taça tinha um dedo do Kimi e nove do Massa!
Em 2008 o Massa não foi campeão por erros da Ferrari, ela é quem estragou tudo, o piloto fez seu papel com maestria….
Então temos sim como vc mesmo disse pilotos de ponta…. E não temos o direito de critica-los…..
A F errari tá errando faz um tempão, é preciso mudar mesmo, só não coloquem lá o Briatore, senão ai a vaca vai pro brejo mesmo….

greyhound
greyhound
12 anos atrás

Schumacher-Brawn-Todt-Byrne. Sejamos justos, faltou aí o Rubinho, não ?

Barao vermelho
Barao vermelho
Reply to  greyhound
12 anos atrás

Comentário patético e sem agregar nada. Só engraçado.

Daniel
Daniel
12 anos atrás

Dizer que a Itália toda é hoje a cara do Berlusconi é uma bobagem imensa. Um baita de um preconceito bobo. E se o país for em seguida governado pela esquerda, sua população vai deixar de ser, de uma hora para outra, antiquada, careta e rançosa?
Isso bem demonstra sua canhestra visão do mundo. Um País é muito mais do que seus governantes. O Egito que o diga.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Daniel
12 anos atrás

Canhestro é você.

Barao vermelho
Barao vermelho
Reply to  Daniel
12 anos atrás

Ele faz parte do continuismo…isso que o Flavio qui se referir.

Vinicius
Vinicius
12 anos atrás

São muitos erros seguidos, não podemos esquecer, 3 pra trás, perde o taco.

Vinicius
Vinicius
12 anos atrás

Ricardo Divila na ferrari.

Barao vermelho
Barao vermelho
Reply to  Vinicius
12 anos atrás

Estás brincando.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  Vinicius
12 anos atrás

Já que é para zuar, coloca o Ronaldo gordim do corintia. Vai virar o bondi do cavalo sem freio.