PURE, BY POLLOCK

SÃO PAULO (lá vem ele) – Lembram de Craig Pollock, o ex-empresário e babá de Jacques Villeneuve, dono da BAR e tal? Pois ele está de volta. Montou uma empresa que vai fabricar motores para a nova F-1 de 2013, quando serão adotados motores de quatro cilindros, 1.6, turbo. Eles vão se chamar PURE, sigla para Propulsion Universelle et Recuperation d’Energie.

Pollock já juntou um monte de gente no projeto, que será tocado em parceria com a Mecachrome — que cuida dos Renault na F-1 há décadas. Será a Mecachrome a responsável pela fabricação dos motores na França, sob o comando de Jean-Pierre Boudy, que trabalhou na Renault nos anos 70 e na Peugeot na década de 90, sempre fazendo motores de F-1. Ele tem uma boa experiência com 4 cilindros turbinados.

Pollock quer ser um dos principais fornecedores de motores para a categoria quando o novo regulamento entrar em vigor. A FIA, via Jean Todt, já abençoou o escocês e disse estar muito feliz com sua volta ao mundo maravilhoso das corridas.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anderson
Anderson
12 anos atrás

e se a Vigin usar esse motor? Vai ser Vigin Pure?

Roberto
Roberto
12 anos atrás

Têm alguém da RedBull aí?
Coloquem uma equipe na Indy também!

Renato
Renato
12 anos atrás

Já que está em francês o nome vai ser lido como? “Purê”?

iRineu
12 anos atrás

Tem muita sigla, já, na F1. Entidade que una os pilotos, o que seria bom, nunca vinga. Já teve GPDA e mais uma ou outra. Nenhuma com nome forte. Se alguém tivesse usado Formula One Drivers Association, teria tido continuidade.

petrafan
petrafan
12 anos atrás

pra mim tinha que ser liberada a configuração, mantido o limite de cilindrada.
queria mesmo ver um V12 compacto correndo contra um 4 cilindros turbo.

Alexandre Salvador
Alexandre Salvador
12 anos atrás

Pure vai ser o nome do motor? Então teremos, por exemplo, Williams-Pure? Hispania-Pure (se é que a Hispania vai durar até lá…rs)?

Roberto
Roberto
12 anos atrás

Tinha que ser 3 litros, V8, V10, V12, H16, qualquer coisa, mas carburado, sem limitador de giros, cambio manual, sem apoio aerodinâmico, pneus estreitos… voltei no tempo, pelo menos 44 anos, hehehehe….

Celso Guzella
Celso Guzella
Reply to  Roberto
12 anos atrás

Roberto ,vc falou o que sempre achei .Vai colocar esses caras de hoje pra andar com o Jim Clark pra ver .Sairão todos cagados e pedindo nescau pra mamãe.Pelo charutinho V8 sem aerodinâmica de pneu fino e só no braço !

Sds !

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
12 anos atrás

Essa foi melhor do que a do Usāmah Bin Muhammad bin ‘Awæd bin Lādin…a F1 usando motor
” AP 1.6 turbo”!!!!!!!!!! parece até gol bolinha,kkkkkkkkkk. Daqui a pouco terão aqueles relógios na coluna, volante Shutt, neon abaixo do carro e um bando de manolo pilotando. É o fim da picada, sou do tempo dos V12 e isso que era motor, aí vem o blá,blá,blá de consumo, poluentes e tudo mais. Definitivamente, tá difícil de acreditar, como diz ou dizia a Neuzinha Brizola, parece até: “Mintchura” !

André
André
12 anos atrás

Isso sim é sigla para motor de carro. Vai ser bem legal esses motores turbo. Se bem que ouvi falar que serão bem mais silenciosos que os atuais, será que vai ser uma coisa boa? Aguardando 2013, isso se o mundo não acabar antes…

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

Quatro cilindros, 1.6 e turbo? Quem redigiu essa regra? O pessoal de Munique? É a formatação do motor que deu o bi a Piquet…

kbssaum
kbssaum
12 anos atrás

Eu não acredito que uma F-1 de quatro cinlindros seja o que os fãs querem ver. Eu acho que os dirigentes da categoria deveriam fazer uma pesquisa aberta com o público para poder direcionar o futuro do esporte. Eu acho que muitas mudanças que foram feitas recentemente desgradaram o público, principalmente por que tais mudanças vieram para tirar o brilho dos pilotos. Não estou aqui pregando a volta do câmbio manual nem o fim da direção hidráulica. Mas acho que a F-1 deveria se concentrar em promover mudanças que valorizem o piloto. Esquecer esta história de ter duzentos botões no volante seria uma ótima idéia. Colocar nas costas do piloto um propulsor que seja digno de ser chamado de “motor de corrida”, outra! Por que, sinceramente, quatro cilindros por quatro cilindros, tá cheio de moleque no Brasil que tem. Basta procurar no youtube pelos AP da vida turbinados até o talo, com mais de 600 cavalos no dinamômetro.

Outra coisa horrenda é esta tal de asa móvel, com local de uso pré-determinado. Fala sério… A F-1 está ficando extremamente burocrática. Daquia pouco vão criar um botão no volante para que o piloto peça autorização para ultrapassar. Ridículo!

Se o intuito é ajudar nas ultrapassagens, basta diminuir o efeito turbulência causado pelo carro da frente. A solução? Simples: permitir o efeito solo, banido nos anos 70 (é isso?) por questões de segurança. Mas naquela época fazia sentido banir o efeito solo. Os carros não tinham a célula de sobrevivência como se tem hoje, nem os inúmeros dispositivos de segurança que tornaram os F-1 modernos extremamente seguros. Acho que a volta do efeito solo, com a segurança que se tem hoje, é perfeitamente aceitável.

Bem… É isso. Abraço a todos que acompanham o blog.

Eric Py
Eric Py
12 anos atrás

E em 2015 serão utilizados motores de “enceradeira Walita”.

paulomaffi
paulomaffi
12 anos atrás

Motores quatro cilindros 1.6 turbo! Acredito que as regras estejam visando um grande mercado consumidor emergente e não mais o segmento de clientes de super esportivos, pois a assimilação desses motores com a grande massa é infinitamente maior (vide a discussão de também se modificar o diâmetro das rodas e pneus, feitas recentemente). Espero que melhore a categoria de verdade e não seja mais uma dessas opções ‘sustentáveis/mercadológicas’ (acreditem! sustentabilidade não existe no sistema capitalista, isso é mais um nicho de mercado)que existem por ai.
Abraço

victor freire
12 anos atrás

vai ser 1.6 turbo? motor lada na cabeça! :P

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Porra, 4 cilindros? Bota o Meianov na jogada que é capaz de você se dar bem. Esse lance de cortar custos tem limite.

Ricardo Arcuri (Paddock Press)
Ricardo Arcuri (Paddock Press)
12 anos atrás

Se os motores forem bons, que venha! É ate bom ver as terceirizadas dando sinal de vida, como a Cosworth vem fazendo!

rodrigo
rodrigo
12 anos atrás

Motores 4 cilindros na F1, sera que vai ser legal?
Daqui ha alguns anos mais, estaram correndo com motores de moto 2cil. 2 tempos rsrsrsrs

Askjao
Askjao
12 anos atrás

Não creio nessa história de 4 cilindros turbo. Isso me soa como balela, e na hora H eles vão manter o que tem hoje.

Fábio Eduardo
Fábio Eduardo
12 anos atrás

Prefiro os notores atuais, a F1 não precisa se preocupar com economia de combustivel, são carros de corrida. Esses 1.6 4cc nem vai economizar tanto assim.

Wanderson Di Oliveira
Wanderson Di Oliveira
12 anos atrás

Uai sô que trem bão!!! Motor 4 cilindros 1.6 turbo … será que a F-1 esta querendo voltar aos tempos nostálgicos e românticos.
Quero ver isso, acredito que será um sucesso.

Colega preciso relatar algo aqui; O autódromo internacional Ayrton Senna sediado na capital mais linda do Brasil, 100 modéstia que e cidade de Goiânia – Go. se encontra em total abandono! Lá se encontra de tudo, menos esporte a motor, esta um lixão.
Grande abraço.

Goiânia – Goiás
[email protected]

Wanderson Di Oliveira
Wanderson Di Oliveira
12 anos atrás

“Uai sô, bão de mais!!!” Motor 4 cilindros 1.6 turbo.
Será que a F-1 esta querendo volta aos tempos de nostalgia e romântico.
Quero ver isso…

Colega preciso relatar algo aqui; O autódromo internacional Ayrton Senna sediado na capital mais linda do Brasil, 100 modéstia que e cidade de Goiânia – Go. se encontra em total abandono! Lá se encontra de tudo, menos esporte a motor, esta um LIXÃO.
Grande abraço.

Goiânia – Goiás
[email protected]

Fabio Amparo
Fabio Amparo
12 anos atrás

Quero ver como andarão esses motores 1.6 turbo.

Do jeito que estes engenheiros são mágicos, os carros serão capazes de ficar ainda mais rápidos.

Abraços.
Fabio Amparo

André
André
12 anos atrás

Tomara que incomode os motores de montadoras. Mas não sou fã dessa ideia de motores verdes, se ficarem mais silenciosos, sou contra.
André / Piloto no http://www.f1bc.com