QUERO UM JÁ

SÃO PAULO (mas quero mesmo) – O menor carrinho do mundo, o Peel P50, vai voltar a ser produzido na Inglaterra em edição limitada. É o que prometem os caras que assumiram a marca do microcarro feito na Ilha de Man de 1962 a 1965 com motorzinho DKW dois tempos. Foram construídas 50 unidades, apenas.

A firma original, Peel Engineering, fechou em 1974. Mas o nome voltou com novos donos que prometem também fazer o modelo Trident, que parece um pequeno disco-voador. Agora tudo com motor quatro tempos, que atinge velocidade máxima de 65 km/h. Preço: dez mil libras. Garante a nova empresa que eles serão capazes de rodar legalmente em qualquer país da Europa e nos EUA. Mas serão vendidas réplicas também. Vejam aqui no site oficial, na área “Buy a Peel”.

Essas pecinhas de coleção estiveram no “Top Gear” numa matéria divertidíssima do Jeremy Clarkson anos atrás. É uma das reportagens clássicas do programa, de morrer de rir do começo ao fim. Acho que já pinguei este vídeo aqui, mas vai de novo. Seguido de uma pergunta, para reflexão: vocês não acham que TODOS os carros do mundo deveriam ser assim?

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
gera
gera
12 anos atrás

Versão pro Brasil: Pel Sedan (com amplo porta-malas) prata.

celso
celso
12 anos atrás

Viveríamos em um mundo melhor, se todos os carros fossem assim.

João Rabay
João Rabay
12 anos atrás

Enquanto isso, em São Paulo..

João Carrieri
João Carrieri
12 anos atrás

Flávio Gomes, sei que o assunto não tem a ver com o esse post, mas sensacional aquele seu desenho dos uniformes do Campeonato Brasileiro 1978. Aquilo que era campeonato! É interessante porque estou numa pesquisa danada para fazer os 74 times em futebol de botão. Ainda bem que cheguei tarde em casa ontem e consegui ver, lá pelas 2:30hs.numa reprise do Pontapé Inicial. Me lembrou o Álbum do Campeonato Brasileiro de 1976 que na contra capa tinha as figurinhas em forma de camisa de todos os times do Nacional, lembra desse?. E aquela do Mixto hein? Muito boa pra quem tinha 11 anos! Abraços.

Cristiano
Cristiano
12 anos atrás

Isso me lembra uma vez em que o Jô Soares entrou no palco do programa de Romi-Isetta.

Richard Baumgarten
Richard Baumgarten
12 anos atrás

Quase 70 porcento dos carros na rua de São Paulo são ocupados apenas pelo motorista. O cara sai com um puta mega sedan de quatro metros de comprimento, capacidade pra cinco passageiros, mas tá lá sozinho e o que é pior, uma cavalaria de motor pra andar não mais do que 30 km/h em média. É a alternativa mais inteligente pro dia a dia. Se fosse barato então, valeria à pena a aquisição, deixando o carro da familia para os finais de semana.

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
12 anos atrás

Pensa nisso para um deficiente físico! Com um motorzinho elétrico adicional, para movimentação em locais fechados e o motor à explosão para a rua.

Nelson
Nelson
12 anos atrás

Genial.Não sei o que é mais engraçado:o carrinho ou o Jeremy.Lá neguinho com muito ou pouco dinheiro compraria e usaria,já no nosso Brasil quem tá melhorando um pouco de vida não se conforma em comprar nada menor que um SUV 4×4 para rodar NO ASFALTO.O brasil tem as pick ups e suvs mais limpas do planeta!!!!!

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
12 anos atrás

Na Marginal lotada as motos fariam êles de trampolim!!!!!!!

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
12 anos atrás

Pra cidade onde moro acho que não serve , tem cada subida!!!!!!!!!!

Leduard
Leduard
12 anos atrás

A idéia é muito legal, solucionaria um monte de problemas se adotado em massa. Mas, inexplicavelmente, o mercado corre para o lado contrário. Os carros crescem cada vez mais e seus motores oferecem cada vez mais potencia não sei por que. Andar nestes congestionamentos com carros de 200,300,400 e até mais hp’s é de uma imbecilidade total. Mesmo nas nossas rodovias é impraticável explorar a potencia destes carros sem colocar em risco a vida de um monte de gente. Me pergunto se alguém tem direito de andar acima dos limites de velocidade, uma vez que a vida de terceiros está em jogo. Hoje penso que qualquer um de nós poderia impedir alguém de andar acima dos limites legais, pois a minha ou a sua vida está correndo perigo. Porque eu devo permitir que alguém coloque em risco a minha vida, ou de alguém da minha família? Na maior parte das vezes não precisamos mais do que desses carrinhos, mesmo porque jamais poderemos contar com o transporte público neste país enquanto o nível moral de nossos políticos e governantes ( e empresários também) permanecer assim como é hoje.

Microempresário
Microempresário
Reply to  Leduard
12 anos atrás

Me explica melhor esse “poderia impedir alguém de andar acima dos limites?”

Vai se enfiar na frente? Jogar tachinhas? Atirar nos pneus?

E se alguém julgar que VOCÊ é quem está colocando a vida dos outros em risco, tem estes direitos também?

Banana Joe
Banana Joe
Reply to  Microempresário
12 anos atrás

Aqui no Brasil o que define “acima dos limites” é a quantidade de dinheiro que o governo quer arrecadar do pobre cidadão.
Ninguém está nem aí para segurança, acidentes, mortos, feridos, etc…
É única e exclusivamente uma questão de arrecadação (falo de cadeira pois sou engenheiro e já trabalhei em uma empresa contratada para instalar e manter radares em uma grande capital brasileira ).
Se a arrecadação vai mal comprem uns quinhentos radares e grudem bem escondidos nas ruas e rodovias que a grana vem de certeza…

Leduard
Leduard
Reply to  Microempresário
12 anos atrás

Andar acima do limite de velocidade dentro da cidade ou na estrada é colocar a vida de outros em risco. NINGUÉM tem direito de fazer isto. Se alguém quer se matar que se mate sozinho, mesmo porque em menos de uma semana nem a mãe, esposa ou filhos estarão mais chorando. Se vc se acha “O” piloto e tem um carrão, vá para um autódromo. Na maioria das vezes o cara deixa de se achar. E se vc tivesse entendido o que eu quis dizer em não colocar a vida de outro em risco, jamais colocaria como opção jogar tachinhas ou dar tiros em pneu para impedir um imbecil qualquer de exceder a velocidade. Talvez não saiba, mas todo o cidadão brasileiro tem o direito de dar voz de prisão ao flagrar alguém desobedecendo a lei e não é impossível encontrar o imbecil em questão parado num posto ou semáforo. Numa ação coletiva, com testemunhas, seria possível. Utópico, sem dúvida. Mas, a rigor, ninguém tem sequer o direito de andar acima dos limites legais. Sociedade, meu caro. Vivemos em sociedade e para isto precisamos respeitar regras para que as coisas não sejam uma zona, como é o caso do nosso país.

Leduard
Leduard
Reply to  Microempresário
12 anos atrás

A minha resposta a vc foi postada erroneamente para o Banana Joe.

Paulo
Paulo
12 anos atrás

Na Holanda também já vi vários carrinhos deste tipo, com 4 rodas (a marca é JDM). Para aquelas ruas de Amsterdam, é uma boa. Mas também vi em cidades menores. Alguém sabe mais?

Marcos Arcosy
Marcos Arcosy
12 anos atrás
Paulo
Paulo
12 anos atrás

Valeria se tivesse que ser adotado em massa. Para andar sozinho no carro, teria que ser obrigatoriamente um destes. Pois se não fosse assim, sempre haveria um espertão com sua SUV andando sozinho, com um colante “you at the top” no vidro traseiro e pronto a passar por cima dos outros, se achando o rei da cocada preta. Mas um dia, bem no futuro, as novas gerações irão rir de um certo tempo, durante os 50 anos finais do século XX e os 50 primeiros do XXI, no qual uma pessoa de em média 80 a 90 kg andava num veículo que pesava 1800 kg e ficava lá dentro muito tempo para se deslocar por poucos quilometros, porque ninguém queria usar um veículo menor que agilizasse a fluidez do tráfego.

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
12 anos atrás

Queria ver uma batida de frente entre um Ford Landau e essa praguinha de plástico da barbie. Enquanto tiver dinossauro pra queimar eu vou andando no meu carrão. Nem o playmobil usava um carrinho tão feio. NUNCA!!!!!!!!!

preto
12 anos atrás

Bonitinho, mas caro prá caralho.Se acontecer,vai virar bibelô,chaveiro,sei lá,de nego abonado,como acontece com o SMART.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
12 anos atrás

Seria um caso a pensar, se não fosse o preço.

Quatro carrinhos desses, cada um com, obrigatoriamente, um ocupante, ocupariam na rua o espaço de um carro convencional, que também leva um só ocupante por pura opção!
Ou seja, o conceito de coletividade está satisfeito, na medida em que no mesmo espaço haveriam quatro pessoas ao invés de apenas uma.
Isso sem falar na economia de combustível!!

Maxwell B. Medeiros
Maxwell B. Medeiros
12 anos atrás

Eu queria o carro com motor movido a ar comprimido ou a água.

Microempresário
Microempresário
Reply to  Maxwell B. Medeiros
12 anos atrás

A ar comprimido já existe. Se fosse tão bom, todo mundo usaria.

A água, falta alguém inventar. Pode ser sua chance de ficar mais rico que o Bill Gates.

Igor Soares
Igor Soares
12 anos atrás

Não necessariamente desse tamanho, mas todos os carros deveriam ser menores. De forma que possa viajar, levar mais de uma pessoa, consumir menos, etc. Mas ficar do jeito que está não dá.

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás
Banana Joe
Banana Joe
12 anos atrás

Não.
Nem todos os carros deveriam ser como esse.
Pra viajar não dá pra usar, então precisaríamos todos de dois carros, um para a cidade e outro para a viagem e daria no mesmo.
mas todos os programas sobre carros deveriam ser como o Top Gear, isso sim.
Por sinal agora não precisa mais procurar TGear na internet, está disponível no Brasil na BBC HD, legendado e etc.

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
12 anos atrás

Sonho de consumo………não sei se seria a solução para o trânsito das grandes cidades, mas que seria muito mais simpático ter um monte desses do que um monte de SUV .

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Antonio Luiz Siqueira
12 anos atrás

SUVs que nunca rodarão em 1 m de lama, barro ou estrada de terra e transportarão quase sempre uma pessoa. Muito fora da racionalidade.

João
João
Reply to  Paulo F.
12 anos atrás

Excelente comentário, falou tudo!

Edson Henrique
Edson Henrique
12 anos atrás

Pq não temos carros pequenos assim? Alguém tem uma teoria?

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Edson Henrique
12 anos atrás

Tivemos.

O Gurgel BR-800 que tinha tudo para ser mais desenvolvido pelo fabricante e se tornado um grande sucesso!
A realização de um visionário que foi devidamente detonada pelo lobby das grandes montadoras multinacionais!

Oitocentas cilindradas, consumo menor do que 20km/l, ideal para o uso urbano, manutenção barata e, o mais importante, totalmente nacional!!

Microempresário
Microempresário
Reply to  Mauricio Alves
12 anos atrás

Tinha tudo para ser desenvolvido? Porque não foi, ou melhor, porque não desenvolveram antes de lançar?

Admiro o Sr.Gurgel, mas a verdade é que o BR-800 era minúsculo, desconfortável, cheio de problemas mecânicos. Barato de manutenção, também não era. E “totalmente nacional” (que para mim não é um fator importante), também não era. Sua mecânica era um conjunto de peças “emprestadas” de vários outros carros.

Em minha opinião, a Gurgel achou que convenceria o governo a criar um privilégio tributário que seria só deles. Quando não conseguiu esta “exclusividade”, não pode competir. O BR-800 custava quase o mesmo que um Uno Mille e era muito inferior.

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
Reply to  Edson Henrique
12 anos atrás

Ninguém estaria disposto a pagar por um carro de 1 lugar o preço de um carro de 4 lugares mais porta-malas.

João
João
Reply to  Edson Henrique
12 anos atrás

Geralmente o “ego” da maioria dos “motoristas” não caberia num carrinho assim pequeno.

Fabricyo
Fabricyo
12 anos atrás

Para trânsito urbano sim, claro, usaria… para viajar, nem fud%*&$!

Carlos Santista
Carlos Santista
12 anos atrás

Para ir sozinho ao trabalho, na academia, na farmácia, na padaria, na vídeo locadora ( existe isso ainda?), não é preciso mais do que isso.

Com o preço certo, pode sim ser uma boa alternativa.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Carlos Santista
12 anos atrás

No site eles falam em preços a partir de dez mil libras, o que dá cerca de R$35.000,00.

Acho um pouco alto para o veículo que é…

Victor
Victor
12 anos atrás

Acredito que a solução para o problema esteja no desenvolvimento de ferramentas voltas a coletividade (além da mudança dos oitenta porcento da população que andam sozinhas em carros com vários lugares) não a singularidade.

Mas, sem duvidas, carros do tipos seriam uma das ferramentas a serem utilizadas.

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Eu sou da opinião que em metrópoles de trânsito caótico, só se poderia circular no meio da semana com um veículo assim. A verdade é que transporte coletivo nunca vai ser solução definitiva, pois as pessoas querem a comodidade de sair de suas casas com seus carros, com sua privacidade, sem ter de esperar em ponto de ônibus debaixo de chuva ou ter que bater perna até o ponto de metrô.
Já que 80% das pessoas andam sozinhas em seus carros, que seja então com um veículo desse no dia-a-dia, e os veículos maiores seriam para levar a família para passear no final de semana ou viajar.

Levi Davet
Levi Davet
12 anos atrás

Prefiro a Isetta.

Telegrafista
Telegrafista
12 anos atrás

O Mansell já foi prefeito dessa ilha.

EduardoRS
EduardoRS
12 anos atrás

O futuro da mobilidade já passou “várias vezes” ao longo da história: carros elétricos, mini e micro-carros… na real a única alternativa de verdade para desafogar o trânsito é o transporte coletivo de qualidade. Mini-carros seriam muito legais para o transporte individual dentro das cidades grandes, e não seria difícil criar alternativas esteticamente atraentes para uma faixa maior de pessoas.

Mas é só pra andar dentro da cidade mesmo, pois a velocidade máxima tem que ser baixa pra compensar a falta de zonas de absorção de impacto. Sem falar que o mercado pra esse tipo de veículo aqui no Brasil, no momento, é zero. Talvez daqui umas 2 ou 3 décadas o panorama mude. Na Europa acho que uma proposta assim (devidamente atualizada) venderia relativamente bem.

Pereira
Pereira
Reply to  EduardoRS
12 anos atrás

Mercado zero no Brasil?
Não concordo. Não teria a mesma fatia de um Gol, Palio, etc.
Mas eu mesmo cogitaria comprar um negócio desses, dependendo do preço.
Baixo consumo, estacionamento fácil, manutenção barata (afinal não tem muito no que fazer manutenção).

JT
JT
12 anos atrás

De todas os carros que a Peel fez, o P50 foi o único que prestou.

YPVS
YPVS
12 anos atrás

SENSACIONAL!!!

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
12 anos atrás

Pena que não daria certo no Brasil, pois aqui tentariam vendê-lo pelo mesmo preço de um carro comum, com 4 lugares.

Luís Henrique
Luís Henrique
12 anos atrás

O carrinho é sensacional! Dois tempos e 50cc, e como Clarkson disse, “with an engine of a Mopet”, que vem a ser a nossa saudosa Mobilette.
Para mim, Top Gear é o melhor programa automobilístico de todos os tempos (com sua vênia para o uso desta expressão, Gomes). Uma mistura excelente do sarcástico humor britânico com informação e entretenimento. Só mesmo em um país com a maturidade social e política da Inglaterra é que os apresentadores têm liberdade total para falar simplesmente o que pensam sobre quaisquer carros. Já cansei de ver episódios em que Clarkson, Hammond e May disseram literalmente: “Não comprem este carro. É um lixo”. Alguém imagina essa liberdade de manifestação no Brasil?

Durvaldisko
Durvaldisko
12 anos atrás

Lembra carrinhos de circo,palhaços trombando, muita fumaça e…alegria..É por aí ,mesmo.

Gabriel Araújo
12 anos atrás

Acho que poderia ser assim. Seria bem legal, e muitos vêm pensando nesta solução – carros pequenos – para o mundo agora, ou seja, muito tarde. Isso me lembra uma matéria que você fez no antigo “Limite” (alô ESPN, vamos voltar com o programa!) com um colecionador de minis e micro carros, do qual eu já tinha conhecimento por ler uma matéria no ‘Jornal da Tarde’, e acho que até comentaram isso. A coleção do cara era fantástica, tinha – dos que me lembro, sem pesquisar – Goggomobil, Romi-Isetta e outros.

Jeambro
Jeambro
12 anos atrás

Este é o conceito ideal de transporte urbano. O problema é que teríamos que acabar e começar de novo do jeito certo.

Rafael
Rafael
12 anos atrás

Muito legal esse vídeo.
Carros como esse até poderiam postergar o problema dos congestionamentos (até que houvesse um monte deles nas ruas). Mas haveria uma série de novos problemas. Por exemplo, seria impossível deixar esses carrinhos estacionados na rua. Se os atuais já são furtados facilmente, imagine esses… Não vai ter corrente que segure. E é claro que nem sempre podemos levá-los para dentro do escritório, do barzinho, da balada etc.
Outra coisa: será que já fizeram um chash test do Peel?

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
12 anos atrás

Não, penso que essa seria a solução para o transporte nas grandes cidades. A idéia de se reduzir o espaço físico ocupado por um automóvel convencional é um norte, mas esbarra no problema da bicicleta -é singular-. A solução para o transporte de pessoas é a coletividade.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to  Ernesto Longhi
12 anos atrás

Não, NÃO penso que essa seria a solução…

Pereira
Pereira
12 anos atrás

Parece ser tão seguro quanto uma scooter com carenagem.
Sobre todos os carros do mundo serem assim, me pergunto o projeto da Ferrari para um carrinho desse. Algum designer dando sopa por aí?

Pereira
Pereira
Reply to  Pereira
12 anos atrás

*Me pergunto sobre como seria

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
12 anos atrás

Quero ver você andando em Perdizes com um desse. É só morro!

Fabio Frederico
Fabio Frederico
12 anos atrás

Respondo tua pertinente pergunta com outra: ruas entupidas com centenas destes microcarros, cada um com 01 mautorista dentro, mudariam muito o cenário do do trânsito caótico atual?

Mas o carrinho é supimpa. E a matéria do JK, prá variar, é hilária. Meu moleque de 07 anos sempre pede para ver de novo o “vídeo do carrinho que anda de elevador” no Youtube.

Marcio Vieira
Marcio Vieira
Reply to  Fabio Frederico
12 anos atrás

Reforçando o que o FG disse, mais de 80% dos carros em SP só tem 1 pessoa durante o dia.

Esse carro é quatro vezes menor e duas vezes mais estreito. Se todos tivessem um desse, o trânsito de SP diminuiria em 8x!

Fernando Melo
Fernando Melo
Reply to  Marcio Vieira
12 anos atrás

Em Florianópolis é igual. Sem querer comparar com os congestionamentos monstros de São Paulo, claro. Mas esse negócio de carro grande com um peão dentro é um negócio que rola na maioria dos lugares.
No mais, muito legal o carrinho. O “disco-voador” principalmente.

Fabio Frederico
Fabio Frederico
Reply to  Marcio Vieira
12 anos atrás

Na minha humilde opinião o microcarro não apenas não colaboraria para melhorar o trânsito mas, provavelmente, tornaria a situação bem pior. Simplesmente porque o congestionamento seria igual porém com 3x mais veículos ocupando o mesmo espaço! Some a isto falta de estrutura viária e motoristas de m.

Adoro carros mas eles, sejam SUVs ou PEELs, nunca serão solução para o trânsito neste mundo superpopuloso.

fernando carvalho
fernando carvalho
12 anos atrás

sensacional…..e ficam falando em carro conceito e bla-bla-bla-….