QUERO UM JÁ
SÃO PAULO (mas quero mesmo) – O menor carrinho do mundo, o Peel P50, vai voltar a ser produzido na Inglaterra em edição limitada. É o que prometem os caras que assumiram a marca do microcarro feito na Ilha de Man de 1962 a 1965 com motorzinho DKW dois tempos. Foram construídas 50 unidades, apenas.
A firma original, Peel Engineering, fechou em 1974. Mas o nome voltou com novos donos que prometem também fazer o modelo Trident, que parece um pequeno disco-voador. Agora tudo com motor quatro tempos, que atinge velocidade máxima de 65 km/h. Preço: dez mil libras. Garante a nova empresa que eles serão capazes de rodar legalmente em qualquer país da Europa e nos EUA. Mas serão vendidas réplicas também. Vejam aqui no site oficial, na área “Buy a Peel”.
Essas pecinhas de coleção estiveram no “Top Gear” numa matéria divertidíssima do Jeremy Clarkson anos atrás. É uma das reportagens clássicas do programa, de morrer de rir do começo ao fim. Acho que já pinguei este vídeo aqui, mas vai de novo. Seguido de uma pergunta, para reflexão: vocês não acham que TODOS os carros do mundo deveriam ser assim?
Versão pro Brasil: Pel Sedan (com amplo porta-malas) prata.
Viveríamos em um mundo melhor, se todos os carros fossem assim.
Enquanto isso, em São Paulo..
Flávio Gomes, sei que o assunto não tem a ver com o esse post, mas sensacional aquele seu desenho dos uniformes do Campeonato Brasileiro 1978. Aquilo que era campeonato! É interessante porque estou numa pesquisa danada para fazer os 74 times em futebol de botão. Ainda bem que cheguei tarde em casa ontem e consegui ver, lá pelas 2:30hs.numa reprise do Pontapé Inicial. Me lembrou o Álbum do Campeonato Brasileiro de 1976 que na contra capa tinha as figurinhas em forma de camisa de todos os times do Nacional, lembra desse?. E aquela do Mixto hein? Muito boa pra quem tinha 11 anos! Abraços.
Isso me lembra uma vez em que o Jô Soares entrou no palco do programa de Romi-Isetta.
Quase 70 porcento dos carros na rua de São Paulo são ocupados apenas pelo motorista. O cara sai com um puta mega sedan de quatro metros de comprimento, capacidade pra cinco passageiros, mas tá lá sozinho e o que é pior, uma cavalaria de motor pra andar não mais do que 30 km/h em média. É a alternativa mais inteligente pro dia a dia. Se fosse barato então, valeria à pena a aquisição, deixando o carro da familia para os finais de semana.
Pensa nisso para um deficiente físico! Com um motorzinho elétrico adicional, para movimentação em locais fechados e o motor à explosão para a rua.
Genial.Não sei o que é mais engraçado:o carrinho ou o Jeremy.Lá neguinho com muito ou pouco dinheiro compraria e usaria,já no nosso Brasil quem tá melhorando um pouco de vida não se conforma em comprar nada menor que um SUV 4×4 para rodar NO ASFALTO.O brasil tem as pick ups e suvs mais limpas do planeta!!!!!
Na Marginal lotada as motos fariam êles de trampolim!!!!!!!
Pra cidade onde moro acho que não serve , tem cada subida!!!!!!!!!!
A idéia é muito legal, solucionaria um monte de problemas se adotado em massa. Mas, inexplicavelmente, o mercado corre para o lado contrário. Os carros crescem cada vez mais e seus motores oferecem cada vez mais potencia não sei por que. Andar nestes congestionamentos com carros de 200,300,400 e até mais hp’s é de uma imbecilidade total. Mesmo nas nossas rodovias é impraticável explorar a potencia destes carros sem colocar em risco a vida de um monte de gente. Me pergunto se alguém tem direito de andar acima dos limites de velocidade, uma vez que a vida de terceiros está em jogo. Hoje penso que qualquer um de nós poderia impedir alguém de andar acima dos limites legais, pois a minha ou a sua vida está correndo perigo. Porque eu devo permitir que alguém coloque em risco a minha vida, ou de alguém da minha família? Na maior parte das vezes não precisamos mais do que desses carrinhos, mesmo porque jamais poderemos contar com o transporte público neste país enquanto o nível moral de nossos políticos e governantes ( e empresários também) permanecer assim como é hoje.
Me explica melhor esse “poderia impedir alguém de andar acima dos limites?”
Vai se enfiar na frente? Jogar tachinhas? Atirar nos pneus?
E se alguém julgar que VOCÊ é quem está colocando a vida dos outros em risco, tem estes direitos também?
Aqui no Brasil o que define “acima dos limites” é a quantidade de dinheiro que o governo quer arrecadar do pobre cidadão.
Ninguém está nem aí para segurança, acidentes, mortos, feridos, etc…
É única e exclusivamente uma questão de arrecadação (falo de cadeira pois sou engenheiro e já trabalhei em uma empresa contratada para instalar e manter radares em uma grande capital brasileira ).
Se a arrecadação vai mal comprem uns quinhentos radares e grudem bem escondidos nas ruas e rodovias que a grana vem de certeza…
Andar acima do limite de velocidade dentro da cidade ou na estrada é colocar a vida de outros em risco. NINGUÉM tem direito de fazer isto. Se alguém quer se matar que se mate sozinho, mesmo porque em menos de uma semana nem a mãe, esposa ou filhos estarão mais chorando. Se vc se acha “O” piloto e tem um carrão, vá para um autódromo. Na maioria das vezes o cara deixa de se achar. E se vc tivesse entendido o que eu quis dizer em não colocar a vida de outro em risco, jamais colocaria como opção jogar tachinhas ou dar tiros em pneu para impedir um imbecil qualquer de exceder a velocidade. Talvez não saiba, mas todo o cidadão brasileiro tem o direito de dar voz de prisão ao flagrar alguém desobedecendo a lei e não é impossível encontrar o imbecil em questão parado num posto ou semáforo. Numa ação coletiva, com testemunhas, seria possível. Utópico, sem dúvida. Mas, a rigor, ninguém tem sequer o direito de andar acima dos limites legais. Sociedade, meu caro. Vivemos em sociedade e para isto precisamos respeitar regras para que as coisas não sejam uma zona, como é o caso do nosso país.
A minha resposta a vc foi postada erroneamente para o Banana Joe.
Na Holanda também já vi vários carrinhos deste tipo, com 4 rodas (a marca é JDM). Para aquelas ruas de Amsterdam, é uma boa. Mas também vi em cidades menores. Alguém sabe mais?
Crei que esse aqui também lhe agradaria bastante
http://www.webmotors.com.br/comprar/dkw-vemag/belcar/1-0-3-cilindros-gasolina-4p-manual/2-portas/1962/8266039
Valeria se tivesse que ser adotado em massa. Para andar sozinho no carro, teria que ser obrigatoriamente um destes. Pois se não fosse assim, sempre haveria um espertão com sua SUV andando sozinho, com um colante “you at the top” no vidro traseiro e pronto a passar por cima dos outros, se achando o rei da cocada preta. Mas um dia, bem no futuro, as novas gerações irão rir de um certo tempo, durante os 50 anos finais do século XX e os 50 primeiros do XXI, no qual uma pessoa de em média 80 a 90 kg andava num veículo que pesava 1800 kg e ficava lá dentro muito tempo para se deslocar por poucos quilometros, porque ninguém queria usar um veículo menor que agilizasse a fluidez do tráfego.
Queria ver uma batida de frente entre um Ford Landau e essa praguinha de plástico da barbie. Enquanto tiver dinossauro pra queimar eu vou andando no meu carrão. Nem o playmobil usava um carrinho tão feio. NUNCA!!!!!!!!!
Bonitinho, mas caro prá caralho.Se acontecer,vai virar bibelô,chaveiro,sei lá,de nego abonado,como acontece com o SMART.
Seria um caso a pensar, se não fosse o preço.
Quatro carrinhos desses, cada um com, obrigatoriamente, um ocupante, ocupariam na rua o espaço de um carro convencional, que também leva um só ocupante por pura opção!
Ou seja, o conceito de coletividade está satisfeito, na medida em que no mesmo espaço haveriam quatro pessoas ao invés de apenas uma.
Isso sem falar na economia de combustível!!
Eu queria o carro com motor movido a ar comprimido ou a água.
A ar comprimido já existe. Se fosse tão bom, todo mundo usaria.
A água, falta alguém inventar. Pode ser sua chance de ficar mais rico que o Bill Gates.
Não necessariamente desse tamanho, mas todos os carros deveriam ser menores. De forma que possa viajar, levar mais de uma pessoa, consumir menos, etc. Mas ficar do jeito que está não dá.
Sem querer ser do contra… E se fosse um desse aí?
https://cratonoticias.wordpress.com/2011/05/16/carro-fica-prensado-entre-dois-onibus-no-rio-e-motorista-se-fere/
Não.
Nem todos os carros deveriam ser como esse.
Pra viajar não dá pra usar, então precisaríamos todos de dois carros, um para a cidade e outro para a viagem e daria no mesmo.
mas todos os programas sobre carros deveriam ser como o Top Gear, isso sim.
Por sinal agora não precisa mais procurar TGear na internet, está disponível no Brasil na BBC HD, legendado e etc.
Sonho de consumo………não sei se seria a solução para o trânsito das grandes cidades, mas que seria muito mais simpático ter um monte desses do que um monte de SUV .
SUVs que nunca rodarão em 1 m de lama, barro ou estrada de terra e transportarão quase sempre uma pessoa. Muito fora da racionalidade.
Excelente comentário, falou tudo!
Pq não temos carros pequenos assim? Alguém tem uma teoria?
Tivemos.
O Gurgel BR-800 que tinha tudo para ser mais desenvolvido pelo fabricante e se tornado um grande sucesso!
A realização de um visionário que foi devidamente detonada pelo lobby das grandes montadoras multinacionais!
Oitocentas cilindradas, consumo menor do que 20km/l, ideal para o uso urbano, manutenção barata e, o mais importante, totalmente nacional!!
Tinha tudo para ser desenvolvido? Porque não foi, ou melhor, porque não desenvolveram antes de lançar?
Admiro o Sr.Gurgel, mas a verdade é que o BR-800 era minúsculo, desconfortável, cheio de problemas mecânicos. Barato de manutenção, também não era. E “totalmente nacional” (que para mim não é um fator importante), também não era. Sua mecânica era um conjunto de peças “emprestadas” de vários outros carros.
Em minha opinião, a Gurgel achou que convenceria o governo a criar um privilégio tributário que seria só deles. Quando não conseguiu esta “exclusividade”, não pode competir. O BR-800 custava quase o mesmo que um Uno Mille e era muito inferior.
Ninguém estaria disposto a pagar por um carro de 1 lugar o preço de um carro de 4 lugares mais porta-malas.
Geralmente o “ego” da maioria dos “motoristas” não caberia num carrinho assim pequeno.
Para trânsito urbano sim, claro, usaria… para viajar, nem fud%*&$!
Para ir sozinho ao trabalho, na academia, na farmácia, na padaria, na vídeo locadora ( existe isso ainda?), não é preciso mais do que isso.
Com o preço certo, pode sim ser uma boa alternativa.
No site eles falam em preços a partir de dez mil libras, o que dá cerca de R$35.000,00.
Acho um pouco alto para o veículo que é…
Acredito que a solução para o problema esteja no desenvolvimento de ferramentas voltas a coletividade (além da mudança dos oitenta porcento da população que andam sozinhas em carros com vários lugares) não a singularidade.
Mas, sem duvidas, carros do tipos seriam uma das ferramentas a serem utilizadas.
Eu sou da opinião que em metrópoles de trânsito caótico, só se poderia circular no meio da semana com um veículo assim. A verdade é que transporte coletivo nunca vai ser solução definitiva, pois as pessoas querem a comodidade de sair de suas casas com seus carros, com sua privacidade, sem ter de esperar em ponto de ônibus debaixo de chuva ou ter que bater perna até o ponto de metrô.
Já que 80% das pessoas andam sozinhas em seus carros, que seja então com um veículo desse no dia-a-dia, e os veículos maiores seriam para levar a família para passear no final de semana ou viajar.
Prefiro a Isetta.
O Mansell já foi prefeito dessa ilha.
O futuro da mobilidade já passou “várias vezes” ao longo da história: carros elétricos, mini e micro-carros… na real a única alternativa de verdade para desafogar o trânsito é o transporte coletivo de qualidade. Mini-carros seriam muito legais para o transporte individual dentro das cidades grandes, e não seria difícil criar alternativas esteticamente atraentes para uma faixa maior de pessoas.
Mas é só pra andar dentro da cidade mesmo, pois a velocidade máxima tem que ser baixa pra compensar a falta de zonas de absorção de impacto. Sem falar que o mercado pra esse tipo de veículo aqui no Brasil, no momento, é zero. Talvez daqui umas 2 ou 3 décadas o panorama mude. Na Europa acho que uma proposta assim (devidamente atualizada) venderia relativamente bem.
Mercado zero no Brasil?
Não concordo. Não teria a mesma fatia de um Gol, Palio, etc.
Mas eu mesmo cogitaria comprar um negócio desses, dependendo do preço.
Baixo consumo, estacionamento fácil, manutenção barata (afinal não tem muito no que fazer manutenção).
De todas os carros que a Peel fez, o P50 foi o único que prestou.
SENSACIONAL!!!
Pena que não daria certo no Brasil, pois aqui tentariam vendê-lo pelo mesmo preço de um carro comum, com 4 lugares.
O carrinho é sensacional! Dois tempos e 50cc, e como Clarkson disse, “with an engine of a Mopet”, que vem a ser a nossa saudosa Mobilette.
Para mim, Top Gear é o melhor programa automobilístico de todos os tempos (com sua vênia para o uso desta expressão, Gomes). Uma mistura excelente do sarcástico humor britânico com informação e entretenimento. Só mesmo em um país com a maturidade social e política da Inglaterra é que os apresentadores têm liberdade total para falar simplesmente o que pensam sobre quaisquer carros. Já cansei de ver episódios em que Clarkson, Hammond e May disseram literalmente: “Não comprem este carro. É um lixo”. Alguém imagina essa liberdade de manifestação no Brasil?
Lembra carrinhos de circo,palhaços trombando, muita fumaça e…alegria..É por aí ,mesmo.
Acho que poderia ser assim. Seria bem legal, e muitos vêm pensando nesta solução – carros pequenos – para o mundo agora, ou seja, muito tarde. Isso me lembra uma matéria que você fez no antigo “Limite” (alô ESPN, vamos voltar com o programa!) com um colecionador de minis e micro carros, do qual eu já tinha conhecimento por ler uma matéria no ‘Jornal da Tarde’, e acho que até comentaram isso. A coleção do cara era fantástica, tinha – dos que me lembro, sem pesquisar – Goggomobil, Romi-Isetta e outros.
Este é o conceito ideal de transporte urbano. O problema é que teríamos que acabar e começar de novo do jeito certo.
Muito legal esse vídeo.
Carros como esse até poderiam postergar o problema dos congestionamentos (até que houvesse um monte deles nas ruas). Mas haveria uma série de novos problemas. Por exemplo, seria impossível deixar esses carrinhos estacionados na rua. Se os atuais já são furtados facilmente, imagine esses… Não vai ter corrente que segure. E é claro que nem sempre podemos levá-los para dentro do escritório, do barzinho, da balada etc.
Outra coisa: será que já fizeram um chash test do Peel?
Não, penso que essa seria a solução para o transporte nas grandes cidades. A idéia de se reduzir o espaço físico ocupado por um automóvel convencional é um norte, mas esbarra no problema da bicicleta -é singular-. A solução para o transporte de pessoas é a coletividade.
Não, NÃO penso que essa seria a solução…
Parece ser tão seguro quanto uma scooter com carenagem.
Sobre todos os carros do mundo serem assim, me pergunto o projeto da Ferrari para um carrinho desse. Algum designer dando sopa por aí?
*Me pergunto sobre como seria
Quero ver você andando em Perdizes com um desse. É só morro!
Respondo tua pertinente pergunta com outra: ruas entupidas com centenas destes microcarros, cada um com 01 mautorista dentro, mudariam muito o cenário do do trânsito caótico atual?
Mas o carrinho é supimpa. E a matéria do JK, prá variar, é hilária. Meu moleque de 07 anos sempre pede para ver de novo o “vídeo do carrinho que anda de elevador” no Youtube.
Uai, as ruas estão entupidas com carrões enormes com um motorista dentro…
Reforçando o que o FG disse, mais de 80% dos carros em SP só tem 1 pessoa durante o dia.
Esse carro é quatro vezes menor e duas vezes mais estreito. Se todos tivessem um desse, o trânsito de SP diminuiria em 8x!
Em Florianópolis é igual. Sem querer comparar com os congestionamentos monstros de São Paulo, claro. Mas esse negócio de carro grande com um peão dentro é um negócio que rola na maioria dos lugares.
No mais, muito legal o carrinho. O “disco-voador” principalmente.
Na minha humilde opinião o microcarro não apenas não colaboraria para melhorar o trânsito mas, provavelmente, tornaria a situação bem pior. Simplesmente porque o congestionamento seria igual porém com 3x mais veículos ocupando o mesmo espaço! Some a isto falta de estrutura viária e motoristas de m.
Adoro carros mas eles, sejam SUVs ou PEELs, nunca serão solução para o trânsito neste mundo superpopuloso.
sensacional…..e ficam falando em carro conceito e bla-bla-bla-….