FUTURO INCERTO
SÃO PAULO (pode se mexer) – A Williams anunciou hoje que o austríaco Toto Wolff vai assumir uma função de diretor-executivo em Grove. A notícia poderia passar despercebida, e não teria maior importância, não fosse Wolff, entre outras coisas, gestor da carreira de Valtteri Bottas.
Wolff, 40 anos, foi piloto. Hoje, atua no mercado financeiro, investe em empresas de tecnologia, é um jovem milionário e, desde 2009, tem 16% das ações da Williams. Ou seja: faz xixi de porta aberta na fábrica.
Bottas tem patrocínio pessoal do conglomerado finlandês Wihuri, que emprega 5 mil pessoas e no ano passado faturou 1,7 bilhão de euros. Desde 2010 é vinculado à Williams e, neste ano, tem feito os primeiros treinos livres de sexta-feira com o carro de Bruno Senna. Recebe, todas as semanas, muitos elogios públicos de seus chefes. Ao final da temporada, terá no currículo pelo menos uma hora e meia de prática num F-1 em todos os circuitos que fazem parte do calendário.
Maldonado, o primeiro piloto do time, tem patrocínio da PDVSA, que no ano passado despejou na conta da Williams nada menos do que 29,4 milhões de libras, o que dá pouco mais de 45 milhões de dólares. Para quem duvida, o recibo está aqui. Pastor pode murchar os pneus da cadeira de rodas de Frank Williams que não será demitido. De quebra, ainda ganha corrida, como fez em Barcelona. O time, com o venezuelano, está no lucro. Ele só sai para suceder Chávez na presidência de seu país.
Diante deste quadro, alguém duvida que Bottas será titular no ano que vem?
Por isso, Bruno Senna precisa começar a se preocupar com o futuro. O brasileiro não tem sido um bom piloto em seu terceiro ano de F-1. Teve alguns brilharecos no ano passado com a Renault, agora Lotus, e nesta temporada fez corridas boas na Malásia e na China. Em classificações, tem sido batido com frequência por Maldonado — o placar é de 8 a 2, salvo engano. A seguir nesse ritmo, dispensá-lo no final do ano não será tarefa difícil para a Williams.
Cabe ao primeiro-sobrinho, na segunda metade do campeonato, fazer com que, pelo menos, uma dispensa pareça injusta. Isso ele só vai conseguir com bons resultados. Algo que, eventualmente, pode lhe abrir algumas portas para 2013. Caso contrário, a substituição pelo finlandês será recebida com a maior naturalidade do mundo.
Grosjean é muito mais piloto que Maldonado. Mas esses caras sao o futuro. Bruno é como o Button que ficou um tempo no mediocre mas se consolidou.
Fato é: Não tem mais piloto brasileiro bom na F1. Dinheiro é importante? Sem dúvida. Mas dinheiro a Force India tem e fica lá no meião sem encher o saco nem se preocupando com gente atrás. O cara ganha um porrilhão pra ser figurante, mas ganha um porrilhão.
Massa é um piloto mediano pra baixo. O acidente lhe tirou o pouco de audácia que tinha. Quando não se tem arrojo numa modalidade automobilística não adiante. Felipe está com os dias contados.
Senna é um sobrenome de peso. Bruno é um piloto sem traquejo, sem coragem, sem determinação. Na conjunção dos nomes, o primeiro se sobressai e o outro desperta saudades. Não vai longe.
Poderemos ter dentro de algum tempo uma Fórmula Um sem brasileiros? Provavelmente. Fará falta? De jeito nenhum. Um país muito mais íntimo com a história da F1, a Itália, com campeões como Ascari e equipes como Alfa Romeo e Ferrari não tem um piloto no grid. Alguém percebeu isso? Alguém ao menos se lembrou? Saudades desses que se foram, alguém sentiu?
É uma pena, mas pra ter gente correndo na meiúca e dando graças a Deus pro chegar num Q3, melhor não ter ninguém. Ah, você TORCE pro Massa? Eu não perco meu tempo. É como torcer para o LInense no Paulistão. Se eu falar que ele vai ser campeão vão rir de mim. Prefiro, pois, acompanhar as corridas pelos grandes que a disputam. Não tem nenhum brasileiro, mas… Paciência.
Só o fato de Bruno ter que ceder o carro ao Bottas, num treino a cada GP, mostra que ele (caso haja substituição na equipe) é a bola da vez.
Estimados, frank Williams quando fez a opcao por Senna, o fez por dinheiro e se o dinheiro do finlandes for maior vai levar. Ateh o Barrichelo tinhaum pacotinho por tras dele, o mesmo que levou para a Indy. Assim tudo se resume muito facilmente ao quanto vc pode colocar na equipe. Diria que hoje foras as 3 grandes que nao t6em esse problema, as demais somente o Raikkonen nao deve precisar trazer bala.. o resto eh quem trouxer mais tem preferencia e ai reside o problema do outro brasileiro caso saia da Ferrari, ele nao tem de onde tirar, mas acho que bem ou mal o Senna fica em alguma outra equipe de menor expressao..
Eu diria que Bruno Senna já está fora.
O 1o. sobrinho não fez nada ate agora para ficar na equipe. Demorou!
Gente, ninguém percebe que isso é coisa daquele comissario de prova que puniu o Primeiro Sobrinho? Claro que é!!! Bem que o Galvão Nostradamus Bueno falou!!!! Todos sabemos que o Bruno Lalli (quem é esse cara?!.. Ah, o sobrinho do falecido!) é bem melhor que todos ali, bem melhor na chuva, bem melhor em curva reta, bem melhor em tudo!!!!
Ps.: Que frustração, hein Galvão e Globo? Acharam que fariam mais um heroizinho das ”manhãs de domingo”…
Assim como todos também esperava um desempenho melhor do Bruno, porém, não gostaria de ter talento e estar na pele dele. Ele não teve um contrato descente na formula até agora, uma coisa é correr por uma equipe pequena, média ou grande, outra coisa é não ter sequência. Em 2010 teve a tralha da HRT, que nem de longe é um carro de F1, foi demitido no final do ano, em 2011 assume um carro na metade do campeonato, sem ao menos conhecer o carro e novamente é demitido, agora em 2012, outro carro completamente diferente, novamente o mesmo cenário contrato de 1 ano e ainda tem que dividir o carro.
Isso mexe demais com o psicológico de qualquer piloto, trabalhar sabendo que no próximo ano tem emprego é facil, trabalhar sem saber se tem emprego ano que vem é meio complicado, o caso do Alguersuari e o Buemi mostra isso, eles tiveram tempo para mostrar a que veio. Alias, acho muito injusto com os pilotos esses contratos de 1 ano, a F1 deveria repensar e estipular o mínimo de 2 anos de contratos, acredito que dessa forma seja possível validar o talento de um piloto, primeiro ano ele aprender sobre o carro, sobre a equipe e no segundo será cobrado pelo desempenho.
Mexe com o psicológico? F1 não é para os fracos, ou vc tem uma cabeça no lugar ou não serve para piloto! Seu comentário é ufanista e de quem está com muita pena do Bruno. A vida é uma competição, nada cai do céu, ou vc se esforça ou alguém que se esforce mais do que vc irá lhe passar a frente, nada mais justo!!!
a parte psicologica conta também. Veja o Maldonado! traz tanta grana que nao precisa se preocupar por 5 anos!!! o cara pode se concentrar e rir pelo padock o tempo todo. Ja o Bruno precisa dizer sempre a si mesmo que as coisas vao melhorar etc.
Tem eleição esse ano na Venezuela. Apesar de estar tudo direcionado para a reeleição do “el comandente” Chavez, vai que dá uma zica????
Aí o Maldonado perde o rico patrocínio e a Williams segura o Senninha e seu “budget” de patrocinadores.
Ah, e o brasileiro já reclamou, timidamente, do fato de não treinar nas sextas e ceder seu carro ao Bottas. Isso ocorreu em Hockenhein, quando o finlandês bateu e destruiu o carro.
cool. alias obrigado Eike Batista pela forca dada ao Bruno.
Eike é um visionário. Nao investe em perdedores. Ainda seremos todos muito gratos a ele. Bruni ainda vai decolar e dai o chamaremos todos de Senna, nao de Lalli ou Bruno.
Maldonado tem muito a aprender…
Mas vai ver o talento do venezuelano compensa. Já Senna, o Bruno, não tem psicológico e nem talento suficiente.
Talvez na Stock…
Onde eu assino ?
Sinceramente não entendo tantas criticas a Bruno. Em treinos, eu concordo, afinal ele precisa melhorar muito e bem rápido. Agora em corrida, geralmente seu ritmo é igual ou quase sempre superior ao de Maldonado (exceto em Barcelona, óbvio).
Esse Pachequismo é muito estranho. Garanto que se ganhasse alguma, metade do povo mudaria de opinião.
Concordo com o que escreveu abaixo um lucido torcedor.
‘A Williams perdeu muito mais com a demissão do Barrichello do que com a contratação do Eike Senna.”
Fato!
verdade que Rubinho já teria agora no minimo , por baixo 2x mais pontos que Maldonado mas gente… estava na hora de dar chance para alguem jovem e Rubinho nunca decolou, sempre foi segundo piloto. Tava mesmo na hora de “desocupar” a moita para o Bruno, o que ja deveria ter acontecido na Brawn.
Não tem nada a ver com o post, mas você falou em fazer xixi de porta aberta e me veio uma coisa na cabeça: O tal do Totto é tão mandão que fez a mina dele mudar de nome depois que casou. Todo mundo a conhecia como Susie Stoddart. Pois ele não fez mudar pra Sisie Wolff? Não me pareceu uma opção dela. Simplesmente sumiu do mapa seu Twitter, Facebook, página, etc… e depois reapareceu “Susie Wolff”, como se tivesse nascido denovo.
O cara deve ter uma piroca bem gostosa pra moça se sujeitar.
Nome artístico não se muda. Tanto que a Fátima é Bernardes, e não Bonner, até hoje, por exemplo…
Austriaco é pior que alemao. desculpem a observacao. Podendo passo de largo.
Sendo bem honesto, se a f-1 ficar sem brasileiros não irei assistir.
A indy anda bem mais interessante com brasileiros lutando pelo título.
Isso mesmo amigo, o importante é ser feliz, mesmo que seja com “Rei Rrunter Rei e Simone di Silvestre”…
Que eu saiba o Helinho está lutando pelo título
É isso mesmo o Flavio, aqui poderia falar mais do Rubinho, do Helio, do Toni . da belissima Bia ..do Nelsinho e deixar um pouco os gringos pra lá .rsrsrsrrs tem até as minas americanas com os peitões d efora quando o brasileiros ganham …rsrrsrsr
Alerta vermelho: pacheco detected !!!!!
A tua “desconfiança” Flávio, é pertinente. E realmente é o que pode acontecer. O tal do Toto Wolff, trabalhar ainda mais agora, para que o Bottas assuma uma vaga na Williams no ano que vem, seja esta vaga de quem for.
Só que vejo um problema nessa questão. E não for mencionar aqui quem é melhor que quem. Se Bruno, Maldonado, Bottas.
O problema que vejo, é que a Williams está se perdendo em si mesma. Esse negócio de ficar negociando vaga em equipe, como quem estivesse vendendo um apê em Copacabana, não vai levar a Williams a lugar algum.
Bottas pode ser um bom piloto, quem sabe? Mas na Williams passou um promissor Hulkenberg, e o cara foi tratado como.. sei lá.. nem sei que palavra poderia usar. O cara logo no seu ano de estreia, foi muito mais consistente que o próprio Maldonado, por exemplo. E a equipe o descartou.
Ou seja, em termos hipotéticos, talves, nem se Bruno Senna estivesse realizando um ótimo trabalho na Williams, a garantia no final do ano, seria mínima do mesmo jeito. É claro que o Hulk, não quis levar grana pesada pra Williams.
Mas aí é que tá.. a questão lá Williams não é técnica, muito menos “esportiva”, é grana. E quando este é o fator que pesa numa escolha, fica dificil. Pois a qualquer momento pode aparecer alguém oferecendo mais. E mesmo que um trabalho bom estivesse sendo feito, ele não é a garantia.
Como falei, não estou aqui comparando quem é melhor piloto. E penso inclusive que Bruno tem que melhorar bastante para merecer ficar na equipe, pelo fator “piloto”. Mas mesmo que daqui pra frente, comece a fazer corridas muito boas e se destaque. Nada impede, que Bottas assuma, por exemplo. Até porque no caso dele, tem a questão da grana, o interesse de acionista, e do diretor da equipe.
Mas o que lamento mesmo, é que a Williams hoje, me parece mais com um time de futebol aqui do Brasil. Onde conselheiro quer indicar um jogador, colocar um filho bom de bola nas categorias de base… onde empresários tem muita força e influência.. essas coisas.
Só que aí, as coisas vão complicando para a própria Williams, e não apenas para os pilotos que estão lá. Pois a Fórmula 1, como categoria que é, não permite erros, muito pelo contrário. Exige que todas as coisas (carro, equipe, piloto, pit stop, decisões técnicas, atualizações) funcionem em perfeita harmonia. Pois só assim o resultado vem. A prova está aí no próprio campeonato deste ano. Campeonato que a Williams é apenas a sétima no mundial de construtores.
E Vinicius essa situação também já foi vivida pela Bruno na Lotus. Éric Boullier também cuida da carreira de Romain Grosjean (que na minha opinião e um piloto comum lembra-se de sua estreia na F1 em 2009 substituindo Nelsinho Piquet e sua temporada atual com muitas batidas principalmente nas largadas) então Bruno tem que ter um resultado muito positivo tendo em vista que Maldonado já venceu corrida neste ano. Então Bottas sim e um adversário direto (agora muito forte) de Bruno na vaga da Williams para 2013.
brunom senna, a grande decepção deste ano, tinha tudo para mostrar a que veio, mas se perdeu pelo,caminho.
não tem lugar garantido entre as equipes, só se for nas pequenas.
maior erro: ter abandonado as corridas, (talvez porpressões familiares), na época da morte do tio, depois veio o acidente com o pai, resolveu voltar a correr tarde de mais e até que chegou longe, mas também não conseguirá ir mais longe que isso.
frank willians é um mercenário na f 1, pagou levou, não importa talento, importa é grana e isso já ficou demonstrado várias vezes durante as temporadas de formula 1, é puro comercio.
quanto aos filhos do galvão acima citados, eles aprenderam a ficar de boca fechada. o cacá é inegavelmente o melhor piloto da stock, mas também prima pela sua arrogância e prepotencia diante dos mecanicos, (se bem que na equipe do andreas a coisa deve ser diferente, lá quem manda é o alemão), o popó quem conhece as corridas dele na eqwuipe do WB sabe o enrolador que ele é.
acho o razia muito superior ao nars, pena a falta de grana.
Concordo plenamente que o Razia é superior ao Nars (que é um bom piloto), mas o baiano não tem o sangue azul da patota do automobilismo brasileiro. Basta ver as transmissões do SporTV com o Razia disputando as primeiras colocações e o Lito Cavalcante só falando no Nars. Será que é por força de cláusula contartual?
No ano passado achavam que Romain Grosjean era melhor que Bruno, e é verdade: o piloto franco-suíço é muito melhor que o brasileiro.
Agora a história volta a se respetir. Desta vez a comparação é entre Bruno e Valteri, e pelo que sei, o finlandês parece ser melhor que Bruno também.
Resumindo: acho que Bruno estará fora no próximo ano.
É Senninha, sua batata está assando….
Maldonado, Senna, Hulk, Bottas…. Rubinho era melhor que todos esses aí.
Sabe quando o Arrelia ganharia uma corrida com a Williams como Maldonado fez? Nunca.
pior de tudo e que é verdade. Na hora de ganhar Rubinho sempre deu a honra ao colega de equipe. Jonny Herbert, Button…
Con Schumi porem a coisa foi de Máfia. Empresário Weber e Brawn garantiram vitórias interminaveis de Schumacher.Rubens recebeu sempre a 2nd estrategia e 2nd equipamento
Esse Bottas só é bom nem Biusines ..Deus não da dois dons grandes para o mesmo cara …e Botas é fera em negocios ..o moleque ganha rios de dinheiro numa piscada …saca coisas que ninguem saca .. e quer brincar de corrrer de Formula 1 …é só isso brincar…pode até se matar na primeira ou na segunda corrida..Eu não acredito que tire o lugar de Leonardo….o problema é o proprio Leonardo..começou tarde…e o Maldonado que é um bostão ..esta anadando melhor..e o Tio Frank vai tirar ..se aparecer um piloto com mais grana do que o Elke deu US 5 milhões por 1 ano …ai o Leonardo ta fora ..agora se não aparecer …talvez fiquem trocando uma corre Botas outra Leonardo ..e assim vai….
A unica coisa que pode salvar é uma vitoria..
Mas mesmo assim na Williams já era..
Vejo ele ano que vem na Marucia……piloto fraco…
simples assim.
Bruno é um cara inteligente e simpático, mas em termos de velocidade ele está tendo bastante dificuldade em enfrentar Pastor. O placar nos treinos de sábado é bastante claro, e isso pega mal, o que é uma pena, porque o brasileiro ainda assiste F1 basicamente para ver como estão os brasileiros.
Fica a dúvida de como Rubens estaria se estivesse enfrentando Pastor… Ano passado foi mais equilibrado que este…
Atenas, urgente:
Nada disso. A FIA já prometeu ao governo da Grécia -metida na maior crise de sua história desde a Guerra do Peloponeso- que vai obrigar os dirigentes das maiores equipes da F1 a colocar o tatara-tatara-bisneto de segundo grau do grande filósofo Sócrates no cockpit de um carro para vencer corridas e conquistar o mais breve possível o primeiro título grego da categoria. Com esta medida a FIA acredita que estará contribuindo decisivamente para a rápida solução da grave situação pela qual passa a Grécia.
Posso estar errado, mas acredito que Senninha sai este ano por falta de foco, concentração e sabedoria. Rápido é, mas é só, e de vez em quando..
Massa, mesmo parecendo melhor, está no corredor da morte e só se safa se fizer muito bonito neste final de campeonato. Determinado e concentrado, tem alguma chance.
Melancólico o Brasil na F1 atualmente. Uma crise a ser estudada.
Depois que findar o ano de 2012, os pilotos brasileiros que desejarem a F1, terão que desbravar caminho com talento e competencia nas categoria menores e sem duvida alguma só subiram a F1 aqueles que vencerem a GP2 (com méritos).
Massa e Seninha, estão desvalorizando os brasileiros a cada prova que largam do grid.
Batalha de Grid:
Maldonado 7×3 Bruno
Batalha pelo Q3:
Maldonado 6×0 Bruno
Vitórias:
Maldonado 1×0 Bruno
Poles:
Maldonado 1×0 Bruno
Pódios:
Maldonado 1×0 Bruno
Colocação no Mundial:
10º-Maldonado, 29 pontos
15º-Bruno, 18 pontos
Bruno já corre o risco de ter que deixar Bottas correr um GP esse ano, ele tem contrato, mas isso é o de menos…contratos tem “cláusulas”, pra F.Williams colocar Bottas é um pulo, e se o rapaz for bem…adeus Bruno na temporada! F.Williams rasga qualquer contrato e paga qualquer multa…afinal de contas quem paga a conta é Maldonado com seu forte patrocício de 150 milhões por 5 temporadas. Alguém tem dúvidas que ele é o primeiro piloto? Maldonado salvou a Williams da falência…no mundo comercial da F1, o sobrenome Maladonado vale mais que um Senna…
Paciência…mas é a realidade!
Nãoreparenoserros,estoumeiochapado! Horadecomemorar,meugatonãoperdeuoolho,foioperadoedeutudocerto!Éfodalerchapadoné…fui!
Putaquepariu,acabeidederrubarojarrodevinhoputacagadaquefezaquinochãoohhhhhhhhhhhhhhhcaralhodevida.bebadoéumamerda!!!amanhãeuvolto!!!desculpaaígomes..táfoda!
Cara chato.
gato?? hum não sei não..
Também acho esse negócio de gato altamente suspeito
Pensei o mesmo
apesar de ser contrario aos seus comentários, fiquei contente pelo seun gato, (não seim o que aconteceu com ele), espero que ele se recupere bem.
para nós gatófilos esses seres peludos são uma alegria sem par.
tenho um cara desses que pesa 6kg, mas não é gordura, é tamanho mesmo.
boa sorte com o bichano.
boa sorte com o bichano.
Pra ver como o Maldonado não é grande coisa. Dos 29 pontos, 25 foram daquela vitória. Em todas as outras corridas ele só marcou 4 pontos. Não apostaria meu dinheiro no Bruno, mas muito menos no Maldonado. Que cara tem chance de conseguir alguma coisa sendo tão irregular assim?
Tem razão, a Williams deveria demitir o irregular Maldonado, que vence corrida, anda na frente, disputa posição com McLaren, etc. e pegar de volta o Arrelia.
Arrelia sempre foi muito regular com a Williams. 0 vitórias e 0 poles em todas as provas, enquanto os irregulares Maldonado (1 vitória) e Hulkenberg (1 Pole Position) tem picos de bom desempenho, o que é inaceitável.
Bruno Senna pontuou em 5 corridas. Maldonado pontuou em apenas 2, sendo que em uma delas ele chegou atrás de Bruno Senna (pontuando menos que o companheiro de equipe).
Suas “estatísticas” de nada valem perante estes números, e se não fossem os 25 pontos da vitória (que não vou entrar no mérito de ser duvidosa ou não) de Maldonado ele estaria 14 pontos atras de Bruno Senna.
Posição ao término da corrida:
Bruno 6 x 4 Maldonado
Vinicius vc esta MUITO MAL INFORMADO, olhe o que fez Bottas nas categorias de base e compare com o sobrinho, chega ser um vexame…
http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Senna
O Bottas já chega como fora de série, e Bruno aquele que só sem mantém na F1 graças ao sobrenome e GRANA!!!
Hilário são alguns comentários na net dizendo que Bottas não tem chance porque Bruno tem patrocínio mais forte, ué…então dessa vez o que vale é a GRANA e não o TALENTO?
Mas será que a Williams esta precisando de mais grana, ou um novato fora-de-série?
Bruno teve sua chance em 2011 na Renault e na Williams em 2012, não pode reclamar que não teve chance, se ele fosse piloto DIFERENCIADO, estaria no lugar de Grosjean, fazendo pódios ao lado de Kimi, mas não é o caso.
Vamos cair na REAL, Bruno só veste o macacão na F1…nunca foi piloto de verdade, pode colocar o Cacá Bueno(mesmo acima do peso) que vai fazer muito melhor que Bruno.
Pode escrever, Bruno não bate Cacá na Stock-car, e acredito quem Rubinho bate, Cacá na Stock, esta muuuuito “afiado”, ele tem uma ótima equipe…mas esta pilotando uma barbaridade. Em termos de automobilismo nacional, ninguém pode negar isso, e é bom lembrar…cada categoria tem suas feras. Basta ver Rubinho na Indy que só passa vexame….
E olha que eu odeio o Galvão, mas vamos ser justos…Cacá é o melhor piloto dentro do Brasil, e nem parece filho do Galvão, o mesmo acontece com Popó, ambos quando abrem a boca…são bem ponderados!
Concordo totalmente com suas observações.
Bruno Senna deveria procurar vaga na Stock tupiniquim pois penso que é onde conseguiria ser um piloto no mínimo razoável.
E quem investiu nesse cavalo paraguaio chorará moedinhas………..Será que teremos uma temporada 2013 sem brasileiros ??……Está parecendo.
Desde o Emerson Fittipaldi em 1972 a F1 não deixou de ter um piloto brasileiro… (ou deixou? não tenho certeza, veio o Pacci, o Piquet, o Gavião Bueno, o Ayrton, o Barrichello, o Massa e outros que ficaram pelo caminho, mas um ano inteiro… ficamos?) Eu só sei que no ano que vêm não digo com certeza porque o cara é bem velhinho e está ameaçado de ir em cana… Estaremos presente em grande estilo, ou melhor, permaneceremos representados nada mais, nada menos do que pela primeira dama do “esporte” (já falei que se automobilismo é esporte, poker, jogo de dados, totó (pebolim) e sinuca também são… decidam… esqueci, soltar pipa e balão de piromaníaco também…), a brasileiríssima esposa de Bernie Ecclestone, Fabiana Flosi Ecclestone.
O fato é que os direitos televisivos vão cair de valor… A Globo, a ESPN ou a Band-Indy não vão topar pagar o mesmo valor… Europa em crise profunda, com diversos GPs ameaçados ou pedindo desconto, a ponto de Nurburgring estar insolvente (e a gente pode pagar para dar umas voltas com qualquer carro, baratinho, mesmo assim falida…) a ponto do Ecclestone oferecer bancar a brincadeira pessoalmente (o cara é avaliado em 3 bi) e ficar com o que der… e eles estarem topando… E os direitos televisivos é onde está o grande faturamento da FOG (nebulosa como o Bernie… e os ingleses não fazem essa piada… Formula One Group) ou da FOM-FOM (Formula One Management).
A vitoria de Maldonado na Espanha foi a coisa mais suspeita que eu já vi na F1… No dia do aniversário do amigo pessoal do coroa?! C’mon… give me a break…Hummm… Parece coincidência de filme lamê chapa-branca… Acho que a Fabiana instalou a Globo Internacional no apê de Londres e tá fazendo o véio dormir com as novelas, como se fosse Sherazade que contou as mil e uma noites… “Berzinho dá o premiado da Pirelli para a Willians nessa corrida, até aquele garoto propaganda do proto fascismo mameluco ganha com o pneu “du bom”… Seu amigo cadeirante vai ficar todo contente…”
Sendo assim, Bernie vai cobrar o favor… Deixa o clone falhado aí… eu dou um jeito, você não vai perder… Já o Massinha… Vai brincar de índio em Indianápolis, ou vestidinho de cowboy dando tiros pro ar no pódio do TMS.
Também pensei o mesmo, quem iria reparar que a altura da Williams estivesse irregular (permitindo gerar muito mais downforce como naquele treino em que o Barrica liderou na Espanha), se os próprios fiscais fossem ordenados a fazer vista grossa???
Não nos esqueçamos do incêndio provocado no box da Williams logo após a corrida de Barcelona… Onde a prova do crime, seja o pneu “du bom”, seja uma regulagem proibida, foi queimada… a perfeita e verdadeira queima de arquivo.
O fato é que nada justifica, o rendimento da equipe retornar aos patamares anteriores a vitória… Seria o fim da coerência. E onde não há coerência onde a sorte (chuva, acidente dos líderes, etc.) não pode ser a explicação, encontraremos sempre o escuso escondido no escuro.
Pedra de crack…
“Desde o Emerson Fittipaldi em 1972 a F1 não deixou de ter um piloto brasileiro… (ou deixou? não tenho certeza, veio o Pacci, o Piquet, o Gavião Bueno, o Ayrton, o Barrichello, o Massa e outros que ficaram pelo caminho, mas um ano inteiro… ficamos?)”
“Gavião Bueno” pilotou na F1? Essa é nova! kkkkkkkkkkkkkkkk
Bem feito para o burraldo do Frank que sempre escolheu ou dispensou pilotos na hora errada ..fez cagada quando não contratou Airton no começo da carreira quando deu voltas no carro Willians e bateu todos records ( só um idiota não contartaria ..) dispensou Montoia no auge ( idiota) contartou Airton na hora errada ..ja tinha tirado toda tecnologia do carro e fizeram uma PUTA GAMBIARRA que terminou na morte do Airton …infernizou a vida de Barrichello quando corria na Brawn em abril até conseguir fazer um CONTRATO DE MERDA com Barrichello impedindo dele no fim do ano em ir para McLaren que estaria ate hoje ..e por final dispensou Barrichello no fim pegando o coitado do Leonardo tudo por causa de alguns trocados que outro idiota do Eike sei la Batista resolveu patrocinar dando 5 milhões para Leonardo achando junto com o idiota do Frank …que o mundo ia fazer fila para entrevista-lo…que Ele iria bater os records igual ao Tio …IDIOTA Airton só nasce uma vez a cada 100 anos e olhe la… se tivesse mantido Barrichello ja teria ganho varias corridas e varios milhões..Barrichello dava de 10 em Maldonado..todo mundo sabe ….IDIOTA …o Flavio, é bomzinho em falar murchar pneus Eu colocava é uma bomba no rabo dele naquela cadeira de merda…
Perfeito. Concordo.
Parabéns! Falou tudo!
Quando o Maldanado bate eu dou risada até kkk
O Bruno coitado, agente nem ve ele direito nas corridas, tentou duas vezes, até que conseguiu comprar a cadeira do Barrichello, mas blz tá pagando o preço. Esse Bottas ai é bom, tinha que trocar logo o Bruno por ele, se não vai ser outra burrice deles…kkk
Maior erro de sua carreira: A. Senna. Deixar de contratar na hora certa e o fazê-lo na errada. Aliás, fosse eu dono de equipe em 84, já o teria procurado depois de Mônaco. Não restava mais dúvidas de que faria estragos com uma máquina boa na mão.
Aliás, minto, já o teria procurado depois dessa corrida aqui:
http://youtu.be/swlgR4BB8ZA
kkkkk…reparem no vídeo o Senna tirando sarro do Lauda no pódio
Assino embaixo.
A melhor opção da Williams era ter ficado com Barrichello.
Não tinha que “dividir” um dos carros com dois pilotos? Então, com o Rubinho o trabalho de acertar o carro tendo apenas dois treinos livres seria muito melhor. Ele conhece os circuitos, tem um bom conhecimento tecnico do carro.
A Williams só teria a lucrar com a permanencia do Barrichello na equipe.
Hoje tão ae com um piloto trapalhão que só vive entrando em confusão e um “piloto” com pouca experiençia de F1 que tem que emprestar o assento do seu carro para outro piloto treinar. Que beleza!
Alias, pra qual finalidade seria o Bottas em 15GPs, participar de um treino livre completo??
É claro e evidente que é pra ele ir pegando experiençia com os circuitos pra em 2013 já virar piloto oficial da Williams!
Bruno Senna, vai cuidar da fazenda do teu avô (se é que ele sabe fazer isso) e para de envergonhar o sobrenome do maior idolo brasileiro.
Nem o desempenho ridículo de Arrelia na segundona dos monopostos (Indy) convenceu as Barriquetes de que a Williams fez bem em mandar embora. Além de não fazer nada como Bruno Senna não está fazendo, ainda ía perder a grana do Eike Batista. Se tem uma coisa que o FW não é, é burro.
Olá!
Iria postar esse comentário no inicio da temporada quando fiquei sabendo que o Senna tinha apenas um ano de contrato com a Williams e ainda cedendo o seu lugar no primeiro treino em praticamente todas as corridas.Percebi q Senna esta de tapa buraco pra dar experiencia ao finlandês, sendo automática a sua promoção a titular em 2013, penso que o brasileiro aceitou esse contrato apenas como ultima cartada para fazer uma temporada alem das expectativas e despertar a atenção de outras equipes para o ano que vem, sabendo que sua permanência seria praticamente impossível, mas infelizmente até agora isso não aconteceu, mas continuo na torcida, acho q na Williams é muuuuito difícil sua permanência, independentemente dos resultados até o final da temporada.
mais um finlândes e uma duvida me fez presente a alguns dias: como que nesta “expansão” da F-1 em novos territórios, não foi parar na finlândia, acredito que lá teria mercado, (3 titulos nos ultimos 15 anos), um campeão ainda na ativa, acredito que lá teria muito mais sentido do que corrida nas Cingapuras e Malásias da vida, além de não duvidar que teria empresas que teriam visibilidade mundial para cotas de patrocinio como a Nokia por exemplo
“Pastor pode murchar os pneus da cadeira de rodas de Frank Williams que não será demitido. De quebra, ainda ganha corrida, como fez em Barcelona. O time, com o venezuelano, está no lucro. Ele só sai para suceder Chávez na presidência de seu país.”
kkkkKkkkkkkkkk adoro seus textos cara,são de um humor negro perfeito.
Acho que o Bruno, piloto medíocre, cheio de desculpas, dança nesse ano mesmo!
Até acho que ele não fica dando desculpas, ele sempre diz que errou neste ou naquele momento, o problema é que neste nível o cara não pode errar tanto nas voltas de classificação (principalmente), acho que pelo quadro colocado pelo Flávio o Senna já dançou, a não ser que ele tenha alguma carta na manga (ou muitos doláres a mais no bolso para o ano que vem).
Alvíssaras!!!!
Espero que isso aconteça agora mesmo no “summer break” da categoria!
Sei não…
Pode até acontecer, mas neste caso estarão trocando um ruim por um pior.
Agora fiquemos de olho na nova geração de brasileiros que vem subindo. Espero que vinguem.
Muito bom texto Flavinho! Nossa esperança era nele,mass seu texto esclarece muita coisa! Parabens
É primeiro sobrinho, o gato subiu no telhado.
será que foi o gato do marcelo?
O Bruno Senna não foi bom só na Malásia e China…e a Inglaterra, esqueceram? De qualquer forma ainda é extremamente insuficiente, especialmente se observarmos que o companheiro de equipe já até venceu corrida esse ano, numa corrida sem nada do tipo “chuva”, “condições absurdas” – condições que geralmente dão margem à zebras, a vitória do Maldonado foi superlativa em condições absurdamente normais. É um dado de comparação contundente e pressiona o Senna.
Observando os treinos classificatórios é que vemos na verdade quem é quem e Massa e Senna geralmente tem feito classificações muito parecidas, muitas vezes até um largando do lado do outro, o que é um indício de que talvez os dois pilotos estejam num mesmo patamar.
Eu diria inclusive que o Massa consegue a proeza de ser pior porque está se classificando mal com uma Ferrari. Tudo bem que esse carro da Ferrari não é lá grandes coisas, mas é uma Ferrari e é o carro do líder do campeonato, quer dizer, algo de estranho tem acontecido e o defeito realmente é a peça que fica entre o volante e o banco. Essa peça tem um defeito crônico. Isso tudo sem contar que o Massa é cínico, todo mundo vendo que o cara é ruim e ele não dá o braço a torcer, age como se nada tivesse acontecendo e os resultados na mesma mediocridade de quase sempre. Recebendo um super salário pra ter atuação de moleque novato no F1 de Playstation 3. Acorda Massa!
O alvo do Eike é agora o Felipe Nasr, que tem o BB e boas relações para impulsionar. E mais importante de tudo tem se demonstrado um excelente piloto. Pena é o Razia não ter bala na agulha. Ele e o Di Grassi são os maiores desperdícios dos últimos anos.
Fecha a conta e passa a régua. (by João Canabrava)
Flávio,
É impressão minha ou a “Emissora Oficial Brasileira da F1” está boicotando o Luiz Razia.
Tá certo que o Nasr é bom piloto e tudo mais, mas o Razia tá destruindo lá e a emissora não diz nada. Será que tem alguma equipe de olho nele?
Espero que ele não fique uns 3 anos na GP2 e depois vá correr de DTM ou Stock.
Tomara que não.
abraço
No programa “Auto Esporte”, que foi ao ar após a corrida, fizeram uma matéria com o Razia em goodwood. Creio que trouxe alguma exposição pra ele. Mas concordo que os elogios ao Nasr estão um pouco exagerados considerando os resultados de ambos.
Sei não, acompanho o Nasr há algum tempo, nas categorias anteriores à GP2, é um bom piloto. Na GP2 começou o ano sem conhecer as pistas, andando no bloco intermediário e até fazendo alguns pódiuns (como se escreve esta merda de palavra?). Agora já está dando pau no Valsechi (como se escreve este nome?). Creio que é um piloto promissor.
A bobo noticia no começo da transmissão da F1 quando o Razia vai ao podio (na corrida longa) …..Na curta é ignorado pela bobo e bobo news……A bobo só noticia algo no esporte quando recebe um “jabá”, seja por patrocínio ou por vias indiretas…..Ali é bandidagem explícita
Há também a possibilidade de o Maldonado procurar outra equipe. Em uma entrevista ele disse que está com o futuro em aberto e que pode mudar de ares em 2013.
Quanto ao Bottas, parece ser um bom piloto, mas ser rápido num descompromissado primeiro treino é bem mais fácil do que fazer o final de semana completo.
O Bruno precisa mostrar serviço tanto para ficar na Williams como para arrumar outra equipe. A tendência é que ande melhor na segunda metade do campeonato, pois são pistas em que ele já correu no ano passado, quando teve um F1 de verdade.
Cara, to me rachando de rir aqui imaginando os pneus murchos da cadeira de rodas do Frank. E primeiro sobrinho também foi pra matar!!!
Mas é isso mesmo, não vejo muita possibilidade do Bruno ficar na Williams no próximo ano. E o desempenho dele é o suficiente apenas pra pega uma vaga nas equipes de “GP2” que insistem em andar na F1.
Duas coisas boas pra quem gosta de F1: 2013 sem brasileiros e sem Rede Globo. ESPN na F1 já!
Sonhar faz um beeeeem…
Mas delirar não.
É ou periga ser.
A equipe de Frank Williams é o maior exemplo de equipe “quem paga, corre” da F1!! Dá a impressão até que foi Frank Williams quem inventou a idéia!!
Uma coisa é a Ferrari que tem o Santander pelo Alonso. Outra é vender o cockpit pra qualquer desconhecido, só pela grana. O Maldonado tem lá seu talento, bom nível.
Bruno Senna não passa confiança. Acho que não ficaria mesmo ano que vem, não por grana, mas por falta de regularidade, competência. E acho que esse Bottas aí não deve ser muito melhor…
A Williams teve Hulkenberg. Mas não valorizou. Acho o “Hulk” melhor que Maldonado, Senna e esse Bottas. A Wlliams está parecendo equipe da Indy. Tem cara que só corre Indianapolis…pagando, claro!
Bobear chegará uma hora que vai ter 3 pilotos pagantes pelo mesmo carro em uma temporada, quero dizer, fulano corre 3 corridas, outro corre mais cinco, e outro chega com mais $$ toma o lugar dos outros 2 e corre o resto campeonato.
Não dá mais pra levar Frank Williams e a sua equipe tão á sério. Infelizmente.
Falou muito bem do Hulk. Ele parece ser um piloto regular que erra pouco. Bota o Maldonado no bolso tranquilo. Di Resta começou badalado mas começa a tomar pau do alemão. Torço pro Senna virar o jogo agora contra esse chavista (FG nao se incomode com esse termo, só forca de expressão). Lembremos que tirando 01 mísera corrida vencida largando da Pole, que outra corrida Bruno ficou atras do Pastor?
Esse Bottas é um Bostta.
Quanto ao Bruno, precisa melhorar.
ou ele erra no treino ou erra na corrida e o resultado não vem.
Se o Bottas é um bostta,o senninha que erra no treino ou na corrida é o quê? O cocô do cavalod do bandido? rs
Por que o bruno insiste na F1. Acho que desde que recusou a oferta da Mercedes para correr na DTM acabou com a carreira, no sentido de vencer algo. Afinal a F1 não é tudo e ele fez bonito no Mundial de Endurance chegando ao pódio algumas vezes na equipe Oreca.
Vamos ver se o Mister shEIK rasga dinheiro.