TRI IN SAMPA (21)

SÃO PAULO(tombem Interlagos) – Um thriller, esta corrida. Um ano espetacular de Alonso. Uma prova fenomenal de Massa. Um título merecidíssimo. Tudo que podia acontecer de errado para Vettel aconteceu. Tudo. Menos o resultado final. Batida por trás, rodada, erro na hora de colocar pneus médios, pit stop ruim, ataques de Webber, rádio quebrado, Fernando crescendo, chuva, chuva, chuva…

Interlagos é um circuito incrível. Vocês, que devem estar ansiosos, comentem, comentem, comentem. Daqui a pouco eu volto.

Comentários

  • Corrida espetacular!

    Interlagos deve ser tombada, realmente.

    Não sei se alguém aqui comentou mas, para se ter uma idéia, moro na zona sul de São Paulo e aqui não caiu UMA gota de água sequer durante o GP.

    Inacreditável, surreal. Só em Interlagos, mesmo.

    Abs

  • Para Bernie Eclestone que queria colocar chuveiros nas pistas de F1 para “dar mais graça” ás corridas, Interlagos deve ser sua pista favorita.

    Aqui, é imprevisível a corrida toda!! Quando está sol, nunca se tem certeza absoluta que não vai chover no fim da corrida. E quando está chuvoso, nunca se sabe se a chuva vai passar e no final está coma pista seca novamente!!

    Se a Prefeitura de SP souber negociar, a F1 não sai de SP enquanto Bernie estiver na F1…

  • Torci muito pro Vettel. Não gosto do Alonso, nunca gostei. Sei lá, o cara é bom, mas o santo não bate. Talvez por ser um tipo Dick Vigarista, tal qual Schumacher. Não gosto de quem compra equipe e faz do segundo piloto seu vassalo mais por força do dinheiro do que pelo braço. Vettel bateu todos seu companheiros na pista. Alonso já entrava nela com seus comanheiros amordaçados… Só não foi assim na McLaren – exemplo a ser seguido – e deu no que deu. Em condições iguais, ele é no máximo igual. Vettel não. Guardou no bolso o tetra da ChampCar Bourdais, guardou no bolso o “destruidor de colegas de equipe” Weber. É mais piloto. É gênio. É o cara!

    Meu maior medo nas voltas finais era que Button entregasse o ouro. Sabe como é. O Santander patrocina as duas equipes, coisa e tal. Nas condições de poista, cometer um erro de propósito não seria difícil. Mas a McLaren não tem dessas… Amém.

  • Como eu disse em outro post, foi meu primeiro GP Brasil na arquibancada.

    Ou eu escrevo um monte de coisas ou basta dizer que foi espetacular.

    Fiquei no setor A, na frente de onde o Grosjean largou… A emoção da largada é inenarrável… A corrida cheia de mudanças foi sensacional…

    • Falando no Koba, a Lotus bem que poderia dar um tchau ao Grosjean e contratar o Japa! Com a dupla Raikkonnen-Kobayashi a Lotus seria de longe a aquipe mais adorada da F1 atual. Eu compraria jaqueta, camiseta e boné…

  • Corridaça!!! Sem mais para descrevê-la.
    Sobre a punição ao Hülkenberg: diria que foi mais pela quebra do Hamilton do que outra coisa, mas também dá para desconfiar de uma favorecida da FIA ao Alonso.
    Massa e Webber trabalhando direitinho a favor dos companheiros (traduzindo: saindo do caminho para não atrapalhar).
    Grande recuperação do Vettel após o choque com o Bruno. Aquela parada sem nexo dele quase pôs tudo a perder (ali achei que o Alonso fosse ganhar).
    O passeio do Raikkönen por aquele trecho externo do circuito foi incrível. O pior é que é bem capaz de Bernie e cia. reclamarem disso (para arrumar mais grana, é claro).
    Sobre a transmissão da Globo: assim como a Indy, acho que vou começar a pensar em ver as corridas por outros meios.
    E agora só no ano que vem. :-(
    PS. Torcendo para o Koba-san arrumar um carro e que Lotus e Mercedes façam uns carros decentes.

  • foi sem duvida uma grande corrida ,
    Interlagos sempre tem uma carta debaixo da manga
    em termos de surpresas , assim como de espetáculo.

    seria bom , que são paulo procurasse , executar as
    necessidades impostas pela fia , mas que não mexesse
    no traçado assim como em sua aparência , e topografia
    onde temos um traçado natural , sem aquela de um papel
    em branco em cima da mesa , e vamos desenhar um circuito.
    e depois monta umas construções que parecem shopping centers ,
    aeroportos bancos e etc.

    na minha opinião , onde não tenho técnica e não sou nenhum especialista
    coloco o traçado de Austin , como um traçado a moda antiga , considerando
    ate mesmo as suas instalações , valeu a iniciativa dos americanos.

    quanto a corrida , foi lamentável a atitude de punição a Hulkenberg,
    não vi nada de mais alem de uma tentativa de ultrapassem ,
    e foi provado também que sera uma perda muito grande
    não termos o “koba” no grid do ano que vem ,
    nao concordo que houve “barbeiragem” do Senna com relação ao vettel
    e massa que correu muito bem , superando em habilidade por varias ocasiões
    o alonso , porem nao foi legal as artimanhas da Ferrari , que mais um ano usa de
    jeitos e trejeitos , deixando de lado a logica da competição.

    porem foi uma temporada interessante , melhor do que nos últimos anos.

  • Tem gente que não pensa mesmo.
    Se o “Dick Vigarista II” é tão bom assim por que não foi campeão em 2007?
    Aconteceu a mesma coisa com o Piquet na Willlians em 1986 e a equipe queria beneficiar o Mansel que era inglês e passava todas as informações do carro do Piquet para ele e mesmo assim o Piquet foi o campeão.
    E o “Dick Vigarista II”? Saiu correndo da Maclaren e foi se refugiar debaixo das asas do Flavio Briatore outro farsante e pior deu com a lingua nos dentes sobre o caso de espionagem só por que não foi o beneficiado, se ele fosse o campeão daquele ano jamais falaria sobre o caso.
    Não sei por que falam tanto que é o melhor, que é o mais completo e ect., para mim não passa de um FARSANTE!!!

    • Meo Deoosss!!

      Já elegeram outro pra Cristo. O fato dele ser dos mais rápidos e mais jovens campeões da história da F1 já foi esquecido. Nem que ele SEMPRE é mais veloz e competente que o segundo piloto (um brasileiro de novo – Será que é por isso???) o faz merecedor de respeito.

      Vamos falar sério? Todo campeão de F1, foi campeão com o melhor carro do grid. E os campeões sempre procuram a melhor equipe/carro para serem campeões novamente. Só que é o “braço” do piloto que faz a diferença. Tem de ser melhor que os os outros para ser diferenciado, campeão. Se for medíocre/mediano ou fraco, nem segura o carro na pista. Lembram do Fisichella na Ferrari??? Quanto mais disputar um título e bater recordes!

      Tenho 40 anos e só vi dois pilotos que não foram campeões com a equipe mais estruturada/rica/tradicional: Piquet (Brabham) e Schumacher (Benneton). Alonso (Renault) bateu Schumacher de Ferrari e tudo porque fez daquele carro o melhor daquela(s) temporada(s). E é um baita piloto!! Isso é pegar o limão e fazer a limonada!!

      Fittipaldi não foi campeão com o Copersucar. E quando a McLaren estava em declínio Senna chegou a declarar que correria pela Williams “de graça”. Será que se Senna ficasse na Lotus até o fim da carreira teria conquistado seus títulos como na McLaren??

      De qualquer modo todo campeão merece respeito ainda mais aqueles que por inúmeras corridas e treinos mostraram talento e capacidade acima da média.

      Então, calma lá com as “idéias”.

      Ê Brasil…

      • E antes que digam qualquer coisa, na minha opinião Vettel foi campeão com muito merecimento!!

        Os melhores do grid (em 2013) Vettel, Hamilton, Alonso…Kimi, Hlkenberg, Button…e depois os jovens pilotos ainda irregulares que devemos aguardar mais um pouco para carimbar o selo de qualidade.

        O Grosjean, um caso á parte, continua o débil mental de sempre. Idiota veloz. Muito sem noção. Quase fez merda na última corrida (também!).

        Deveria ser trocado pelo Kobayashi.

      • Dizer que a Benneton em 94 não era o melhor carro do grid…..só pode ser coisa de torcedor apaixonado mesmo…..é pra caba!!!

        Melhor e irregular….igual combinação jamais iremos ver: Briatore/Schumacher

  • Chupa Galvão… chupa Globo…

    Contra tudo e todos (dentro da pista) o Vettel ficou Tri Campeão.

    Parabens Vettel… que superou o Senna, Webber e a propria equipe a fazer burradas na estratégia e fez uma corrida espetacular. Era o ultimo colocado na 1a. volta… numa corrida pra lá de estranha (como queria um certo piloto Idiota).

    Todo mundo andando a falar que a chuva ajudaria o Idiota do Alonso… mas acho que todo mundo esqueceu que o Vettel sempre andou bem na chuva… pelo jeito TODOS se esqueceram de sua 1a. Vitoria com uma Toro Rosso numa Monza encharcada.

    Segue o jogo… fica a torcida para que a Red Bull continue a dominar em 2013… depois vira a Mclarem com o Button e Perez e a partir de 2016 o Hamilton com a Mercedes começa a dominar a F-1 por mais de um par de anos… o duro vai ser aturar o Galvão Bueno a torcer descaradamente pelo Idiota do Alonso enquanto ele toma pau nos proximos 7 anos…

    Imperador

  • boa noite Gomes e galera.

    ,os DEUSES do AUTOMOBILISMO …salvaram MERECIDAMENTE o TRI -CAMPEAO VETTEL…aquele CRASH provacado pela Sauber/147 do Perez jogando o carro do Bruno Senna em cima do carro do VETTEL…foi PROPOSITAL…o que as trairas / 147 nao esperavam e que o carro dele comtinuase em COMBATE…hahahahahaharsss e aquela ESTUPIDEZ PROPOSITAL …do Hulk em cima do LIDER da prova …tambem foi um golpe sujo …tipico de quem vai andar de sauber/147 …tentar passar a FERA Lewis fora do trilho SECO…???? nem uma ANTA tentaria isto…valeu.

    • a mafia eh sinistra! concordo com vc! bando de lixo… mas isso jah vem desde antes do balestre! senna neles! tinha que jogar alonso/prost pra fora na primeira curva, para provarem do proprio veneno… infelizmente isso eh tb eh errado,.. mas que o senha tinha colhones que o vettel nao teve

    • seguindo o seu raciocinio poderia se dizer que a Renault armou quando as suas lotus tiraram alonso de duas provas ok? tudo balela! pelo menos a Ferrari terminou em segundo nos construtores, a frente de MCLAREN E MERCEDES!! e olha que correu com apenas um piloto a metade do campeonato, depois de 2007 a Ferrari pode ficar mais 21 anos na fila, tem nada não…

  • Corrida digna de um filme,fechou o ano com chave de ouro de uma grande temporada,e ganhou quem mereceu ganhar,”Vettel”,tão bom quanto Alonso só que menos sisudo,mais gente boa e tranquilo,não é preciso ser escroto para ser campeão.Interlagos é e vai continuar sendo sinonimo de GP Brasil,têm historia e tradição como poucos circuitos do mundo e merece ficar no coração da F1,reformem o que for necessario mas não mexam no traçado.
    Grande ano e não vejo a hora de chegar em março de 2013.

  • Interlagos deveria ser tombado. Deveriam ainda instalar sistema de irrigação no asfalto, com disparo aleatório, de intensidade variável e movimentos giratórios, para garantir o espetáculo em caso de sol.

  • A estrutura de Interlagos, comparado a de outros circuitos, é uma das mais zoadas. Se não for o mais zoada. Mas tratou-se da melhor corrida do ano. Interlagos sempre proporciou espetáculos como o que vimos hoje. Tem muita história, presenciada pelas arvores que cresceram ali e agora aparem nas tomadas de câmera. Monza tem algo parecido. A Petrobrás e a Globo teriam 1 bilhão de Obamas na niqueleira para investir ali para moderzinar e alinhar com a estrutura de outros autódromos no mundo. Autódromo tem que ter topografia para dar certo. O outros circuitos são construídos em quadras de tênis. O Alonso foi um exemplo de perdedor. Barrichello foi muito bem, mostrou que no fim das contas existe uma admiração mutua entre ele e o Schumacher. Uma pena não ter tido tempo deles conversarem ao vivo na TV. Rabudo o Vettel, tivesse sido com qualquer outro piloto, qualquer um daqueles fatores já teriam tirado o título.

  • Incrível também a lisura do Kimi em evitar a batida na traseira do Vettel na largada na freada da reta oposta. O Iceman teve sua pior corrida do ano mas admirei a manobra pra evitar o acidente que impactaria na decisão do campeonato. Ninguém comentou na tv porque logo depois teve a batida do Bruno Senna

  • Ganhou o melhor…o alemãozinho é um baita piloto, belíssima corrida como em Abu Dabi, o cara tomou um pancadão do Senninha e teve que remar várias vezes contra tudo e contra todos, c/ rádio sem funcionar, chuva cai, chuva pára, etc…
    Só não entendo pq falam que a Red Bull era o melhor carro?? No começo do ano o seu Alonso abriu tamanha vantagem devido a confiabilidade e não estar desenvolvido o carro RBR, o Vettel abandonou uma corrida ganha em Valência, deu Alonso 25 x 0!! Se a Ferrari foi melhor na 1ªmetade pq não soube sustentar a vantagem enorme sobre a RBR, ainda mais fazendo o joguinho de ter apenas 1piloto?? O Massa só trabalhou p/ ele!! A RBR e McLaren ficavam dividindo os pontos cada hora um ganhando, ou seja, a vantagem do espanhol só aumentava. Perderam o campeonato devido as “manobras” p/ furar o regulamento como em Austin e não pensar grande como deveria ser uma Ferrari, ficaram pensando pequeno ao invés de trabalhar e desenvolver seu carro!!!
    É muito bom qdo o resultado premia quem mais se dedicou e trabalhou corretamente, ficar agitando guerrinhas psicológicas não adiantaram seu Alonso!! FALA MUITO!!!!

    • Fera…vc realmente viu a temporada 2012?? Vettel largou na pole em quase todas as ultimas corridas com o Webber do lado, ou seja, oq isso significa? Red Bull tem o melhor carro sim! Mas Vettel é exepcional tbm, assim como Alonso e Hamilton, porém este ano Alonso fez por merecer o título, seu carro só foi melhor na Alemanha e acabou por ai. Assista mais corrida antes de escrever asnera.

  • Uma pista à moda antiga, feita a olho, sem projeto, cheia de gambiarras e remendos feitos ano a ano. Uma pista que evoluiu aleatoriamente. Proporcionando corridas que só a aleatoriedade pode proporcionar!

  • Que corrida!!! Pra fechar o campeonato com chave de ouro, campeonato esse que sem duvidas foi o melhor que eu vi… E apesar de estar torcendo pro Alonso, parabéns pro Vettel que hoje se superou!!

    CORRIDAÇA, JÁ ESTOU COM SAUDADES DA F1 !

    PS- AINDA QUEREM TIRAR A F1 DE INTERLAGOS????????????

  • Mesmo após a conquista do título, Sebastian Vettel não deixou de lembrar a estratégia que a Ferrari utilizou em Austin, quando rompeu o lacre da caixa de câmbio de Felipe Massa para deixar Fernando Alonso mais à frente no grid.
    Ao ser questionado sobre a conquista após o complicado GP do Brasil deste domingo, ele alfinetou a equipe rival dizendo que sempre tentou ser o mais honesto possível na disputa.
    “Quero que vocês entendam minhas palavras, mas tentaram fazer de tudo contra a gente esse ano. Mas eu aprendi desde criança a ser honesto. E ganhamos esse campeonato assim, na honestidade”, declarou o alemão.

    Palavras de Vettel após a conquista épica de tri. Preciso dizer mais???

    Os desonestos, embora as vezes ganhem, não merecem vencer.

    • Honestidade o caralho!!!!! estavam fora do regulamento no motor até quase a metade do campeonato(esquema do mapeamento)…..quem “Fez” de tudo foi a Lotus(Spa e Suzuka) jogando seus carros em cima de Alonso

  • A Globo cobre a F1 o ano todo para no final….no Brasil….nao mostrar a homenagem ao alemão…nao dar cobertura ao novo tricampeão…nao mostrar p nenhuma….
    O pior…..na programacao um programa de auditório ou sei lá q p e aquela….lamentável….

  • Vettel foi campeão com total merecimento. Entretanto, Fernando Alonso foi melhor em 2012.

    Lutou até o último segundo. Tivesse a Ferrari feito um carro um pouco melhor esse título seria dele! Sem sombra dúvidas, El Fodon é o melhor piloto da atualidade e um dos melhores que já correr.

  • vettel está pilotando muito,muito,com uma pista molhada do jeito que estava ela voava baixo.mostrou que na atualidade é o melhor piloto,no momento.mereceu o tri campeonato de formula 1.

  • O Vettel mereceu o tri-campeonato, mas o Alonso é um piloto fantástico. Terminar o ano com três pontos de diferença foi uma façanha. Pena que ele foi atropelado em SPA, senão a história teria sido outra…

  • Na boa, brasileiro é uma raça que só por Deus mesmo.
    Uma coisa que eu não consigo compreender é: Porque o brasileiro tem a mania de, quando gosta ou torce para um time ou atleta, desmerece ou até mesmo deprecia o caráter do adversário ?
    Quer dizer, o Vettel foi campeão com total merecimento, e o fato de ter vencido o Alonso só engrandece ainda mais seu título, e se o contrário tivesse ocorrido seria o mesmo, pois são dois grandes, como o Schumacher foi, como o Senna, o Prost, Piquet e outros do passado.
    Pelo amor de Deus povinho rídiculo de cabeça pequena, para “amar” um não precisa odiar o outro, e principalmente, parem de julgar o caráter de pessoas que vocês nem conhecem, isso é de uma arrogancia e de uma crueldade que vocês não imaginam. Fica a dica.

    • “Pelo amor de Deus povinho rídiculo de cabeça pequena”
      “brasileiro é uma raça que só por Deus mesmo”

      “parem de julgar o caráter de pessoas que vocês nem conhecem”

      Leia as suas próprias palavras e reflita…

      Você acabou de julgar o caráter, não só de uma pessoa, mas de todo o povo brasileiro! rsrs

    • para julgar o carater nao precisa conhecer a pessoa pessoalmente, e so ver as suas atitudes, e as atitudes do sr. alonso sao vistas sempre, como as do dick vigarista . nao interessa se esta se aposentando e tem que ser o “grande”. sem duvidas ele tem numeros, mas, muita nuvem no seu passado tb.

    • pois eh…. como podemos avaliar e ser contra o comportamento de um desportista, soh pq vimos durante o ano inteiro um time usar de todas as artimanhas possíveis aos olhos do público, indo contra o que a maioria acredita do que deve prevalecer no esporte.
      A mensagem da ferrari eh simples, para eles os fins justificam os meios, não ha certo nem errado, somente ganhar interessa… quem se identifica com tal linha de pensamento não merece minha companhia…
      essa eh a questão aqui! compreende? torço contra mesmo, bando de gangsters, espero que nunca atraiam pessoas de mérito…

      e umas poucas pessoas normais quando trabalham pra essa gente se sentem desmotivadas, como o felipe durante o inicio do ano, que teve que fazer tratamento psicologico para poder continuar naquela merda, quando deveria na verdade mudar de time

      • Não concordo com desonestidade, agora falar que somente Ferrari é desonesta é no minimo muita inocência ou burrice. Todas as equipes de F1 sempre usaram e usam de todas as possibilidades que podem e não podem, disse TODAS, Mclaren, Ferrari, Willians, até as que não existem mais como Tyrrel, Benetton etc, usavam de artemanhas e furos no regulamento para se beneficiar. É muito fácil sentar no rabo e falar dos outros…

  • E ainda tem neguinho querendo tirar a F1 de Interlagos… Corrida de tirar o fôlego! Alonso provando mais uma vez que é gênio, mas o alemãozinho é f…! Só ele, Fangio e Schumi tri-campeões consecutivamente!

  • Grande corrida!

    Interlagos é um dos poucos circuitos, assim com em Spa na Belgica, que as corridas nos remetem ao fins dos anos 60 e década de 70.

    1 Vettel mereceu, porque correu contra tudo e contra todos, contra punições injustas, contra defeitos do carro, contra aqueles que teimam em deprecia-lo, contra as artimanhas da Ferrari. Mereceu pela bela corrida quando largou em último em Abu Dabi provando a todos que não é campeão por sorte ou por ter o melhor carro. Mereceu porque não fica dando “chilique” contra eu companheiro de equipe.
    2 Alonso não mereceu, porque nos tempos de McLaren fez de tudo para ferrar o Hamilton tentando, com seu staffy de mecânicos, sabotar o carro do companheiro, não mereceu porque sabia da tramoia da espionagem e jogou tudo no ventilador porque não se beneficiou disso dentro da equipe prateada, não mereceu porque participou da aramação no Gp de Cingapura na época de Renault com o Nelsinho Piquet se fez de vítima, não mereceu porque, em 2009 quando Massa liderava o início daquele campeonato, rapidamente deu “chilique” e exigiu que os carros fossem diferentes, para não acontecer o que aconteceu na McLaren. Não mereceu porque depreciou Vettel durante toda a temporada em seus ataques de arrogância, não engolindo que um piloto bem mais novo será o maior vencedor em atividade em 2013 com seus 3 títulos. Não mereceu porque exigiu da Ferrari em prejudicar o Massa em Austin com a artimanha do lacre do cambio. Não mereceu porque é desonesto, e os desonestos, embora as vezes ganhem, não merecem vencer.
    3 Hamilton mostrou o que pode fazer com um carro bom ou mediano, assim como o Alonso. O inglês não brigou pelo título, por cauda de um pouco de azar, confiabilidade do carro, erros da equipe e porque a McLaren não preferencia pilotos.
    4 Massa não mereceu melhor sorte, devido a sua subserviência, escolha sua claro, então que aceite as críticas. Deus sorte que o Alonso não foi campeão, se não, ano que seria insuportável na equipe. Terá que mostrar serviço logo no início do campeonato em 2013 andando na frente do Espanhol chiliquento, não dando sopa, para mostrar aos de fora que que no início do campeonato a Ferrari não poderá privilegiar seu companheiro. Se fizer isso, Alonso mostrará suas garras, e ele, Massa poderá obter vantagem com isso dentro da equipe, porque o espanhol não irá ajuda-lo, como fez esse ano o brasileiro, e a equipe exigirá isso dele, e assim seu “carisma” em Maranello irá se desfazer.

    Abraço a todos.

    • Perfeito seu comentário Fernando, concordo totalmente c/ vc e as razões citadas, o Leonardo acha que julgamos o caráter, nada a ver, realmente não conheço o espanhol e sua vida, nem sou juiz p/ julgá-lo, mas como já trabalhei na F-1 falo pelas atitudes, assim como a própria imprensa relatam os fatos e que são verdadeiros!!
      Que é um baita piloto isso não se discute, mas saiu o Dick Vigarista Senior e continuaremos com o Dick Vigarista Jr, tbém é um fato!!
      P/ o Massa resta se impor e FORTE p/ 2013 ou fim de F-1!!!
      abçs.

    • Este é o melhor comentário já feito, para explicar a diferença entre os dois pilotos!
      Fernando Alonso é um bom piloto, mas andam enchendo demais a bola dele.
      Vettel mereceu o tricampeonato. O cara é Bom!!!
      Já escreveu o nome dele na história do esporte a motor. Mas não vai parar por ai. Vai fazer mais.

    • Ao lado? Acho que ele é bem melhor que o geriátrico. Briga com mais honestidade e tem sangue frio de conseguir o melhor resultado possível mesmo quando esse resultado não é uma vitória…