TRI IN SAMPA (25)

SÃO PAULO (quase no fim) – Para não esticar muito o assunto, que ninguém mais lê tanta coisa, alguns pensamentos imperfeitos deste domingo de vastas emoções, tendo sido a maior delas, evidente, a vitória da Lusa sobre o Inter de Santa Maria em Porto Alegre.

– Prometeram uma grande homenagem-surpresa para Schumacher, mas suspeito que a única foi aquela volta antes da largada levando um bandeirão onde estava escrito “Thank you”. É singelo, mas honesto. E a recíproca, camarada, é verdadeira. Michael terminou a última de suas 308 corridas em sétimo, pilotando o carro número 7, mesma posição de largada de seu primeiro GP, lá em 1991 na Bélgica. E sete foram seus títulos mundiais. Ao final da prova, pelo rádio, Michael agradeceu a todo mundo de novo. E, de novo, nós é que agradecemos, camarada.

– Na corrida, um pneu furado no começo comprometeu a prova de Schumacher. Mas ele se recuperou bem e foi buscar os pontinhos da despedida. Quem viu, viu. Quem não viu, que veja no YouTube.

– Dos 25 pilotos que largaram em ao menos um GP neste ano (a única substituição foi a do suspenso Grosjean por D’Ambrosio em Monza), 18 marcaram pontos. Os seis nanicos zeraram de novo, mas hoje Petrovconseguiu o melhor resultado da Caterham, um honroso 11° lugar, o que colocou a equipe à frente de Marussia e HRT na classificação final. Isso deve querer dizer alguma coisa em termos de grana no ano que vem.

– Petrov, possivelmente, disse adeus à F-1, assim como Kovalainen. Pic já fechou com o time verde e a segunda vaga tem fila na porta. Senninha e Razia estão entre eles.

Hülkenbergfoi pedir desculpas a Hamilton depois da corrida. Ele liderou 30 voltas em Interlagos, por ter sido, ao lado de Button, o único que não ficou com medinho da chuva. Macho pacas, o alemão. É um excelente piloto. A Sauber vai se dar bem com ele no ano que vem. Achei até que ia ganhar, e merecia um pódio. Cometeu um erro quando Hamilton o ultrapassou, mas o toque no inglês, depois, foi daqueles de corrida. Punido injustamente. Não dá para punir ninguém numa corrida disputada nessas condições. Ainda assim, terminou em quinto. Se ainda dessem o Motorádio depois do jogo, meu voto seria para ele.

– Ainda não falei do grande vencedor, este incrível Button, piloto que sabe como poucos ler uma corrida complicada. Largou bem, passou Hamilton logo na oitava volta e enquanto todos quebravam a cabeça sem saber o que fazer, foi ficando, foi ficando, como Hülkenberg, e se virou como podia com os pneus slicks na pista ora seca, ora úmida, ora molhada. Fez apenas duas paradas. Na primeira, colocou slicks de novo. Na segunda, intermediários. Chegou, junto com o piloto da Force India, a abrir mais de 40s para o terceiro colocado. Mas o primeiro safety-car, para limpar a pista, anulou a vantagem. Ainda assim, sem spray na cara e monitorando todo mundo, levou a McLaren a uma linda vitória. Fechou o ano como começou, ganhando. E algo me diz que vai engolir Pérez no ano que vem.

Hamiltonse despediu da McLaren depois de seis temporadas, 110 GPs, 21 vitórias, 49 pódios, 26 poles, 12 mehores voltas e 913 pontos. Com um título, em 2008. Acho que ninguém tem nada a reclamar do outro. É um superpiloto. A Mercedes fez um grande negócio. Lewis, porém, terá de exercitar uma qualidade que pouca gente tem, ainda mais nesse meio: a paciência. Não vai ser fácil chegar chegando. Mas em 2014 mudam o regulamento dos motores. E todo mundo sai mais ou menos do zero. Vai ser muito interessante acompanhar Hamilton com atenção longe do guarda-chuva da McLaren.

– E Ron Dennis nem veio para falar tchau.

Comentários

  • Perez vai anda junto ou na frente de Button. Hulkenberg ter sido punido foi um absurdo realmente. Gastei todo meu vocabulário de baixo calão no site da FIA. Essa punição são uma dessas coisas que as vezes eu me pergunto pq ainda gosto deste esse esporte. Numa pista molhada, o cara da uma traseirada e é punido. Porra se ele tivesse enchido a lateral do Lewis, travado os freio, passado reto em direçção ao muro e termi nado com a prova do outro, aí tudo bem, mas ele apenas de uma erradinha, que tirou o outro é verdade, mas isso é corrida de carro e não disputa de trem que anda em cima de trilhos.

  • Caramba!!!! Eu não tinha noção que a estatística de Lewia era tão impressionante na McLaren: vitória quase 10% dos Gps disputados, podio em quase 50% e poles em mais de 20% , Ele vai se arrepender de mudar de ares,,,

  • F1 bizarra essa que demite Koba e Kovaleinein. O finlandês até que fez muito montado naquela carroça verde. E Koba, sem comentários.

    Achei a saída de Hulkenberg para a Sauber precipitada, ou ele estaria já com a vaga vendida. A Sauber caiu muito de produção. Não investiu e ficou pra trás. Não fosse os lances de genialidade dos pilotos… Resumindo, Hulkenberg engatou uma ré na carreira.

    É lasca ver o Koba sair e ainda ter que aguentar Galvão dizendo que Maldanado é rápido. Meu amigo, pisar fundo até macaco pisa, quero ver terminar a corrida. Esse venezuelano não tem habilidade para descascar uma castanha-do-pará, quem dirá conduzir a Williams. Fez uma corrida que preste na vida e ganhou mas por desacerto dos rivais do que por mérito próprio, num fim-de-semana desastroso para McLarens, RBR e Renault. Eram menos 7, porque Massa ali não estava e só tinha Alonso numa Ferrari meio capenga àquela altura.

    Pior é que Bruno sai da Williams, não que o ache ótimo, mas merecia destino melhor que Carteham. Deus do céu. E Grosjean? Tsc, tsc. Se fizessem psicotécnico para superlicença, suspeito que seria reprovado.

    • A MACLAREN DEVERIA DE TER CONTRATADO O HULKENBERG. NÃO ENTENDI ESSA DO WILLY WEBER EMPRESÁRIO DO SHUMI E DO HULKENBERG. POR DAR UM MOLE DESSES !!! TERIAM FEITO BINGO ACUMULADO !!! O POTENCIAL TOTAL DELE NUMA GRANDE EQUIPE TERIA AFLORADO TOTALMENTE !!! TERIA SIDO PÁREO DURO PARA O BUTTON E VETTEL…

  • Na boa: Para o Hamilton querer sair da McLaren e ir pra Mercedes, o Ross Brown deve ter tido o seguinte diálogo:

    RB -Hamilton, a gente tem pro ano que vem um carro parecido com aquele da Brown, em que o teu colega foi campeão.
    LH -Serio?
    RB -Sério. Quer assinar? Você vai ser o primeiro piloto com todas as regalias possíveis.
    LH -Sério?
    RB- Sério.
    LH -Então, fechou.
    RB -É nois.

  • torci para a Ferrari mas de novo por pouco não deu, esse RBR(me recuso a chamar pelo nome certo) é F… nem batendo anda mal, a Ferrari precisa de um estrategista urgente, Alonso deveria ter feito a ultima parada antes, viram que volta de merda ele deu ate parar? vettel merece, faz por onde, onde esse moleque vai chegar?

  • Ainda não consigo aceitar o fato do Kobayashi ficar de fora da F1 no ano que vem. Vettel e Alonso disputando o título com a pista em condições críticas e o Koba ultrapassa os dois sem medo de ser feliz, o único piloto que partiu pra cima dos postulantes ao título. Infelizmente com a pista muito molhada, não deu pra passar o Schumacher e chegar em sétimo, rodou mas ainda assim terminou nos pontos mais uma vez.
    Dá gosto assistir uma corrida com um cara como o Kobayashi, deixa a prova mais movimentada e emocionante. Fará muita falta no grid do ano que vem se não conseguir fechar com alguma equipe. Perde a F1, perdem os fans.

    ***

    Acabei de ler algumas declarações do Koba no Sky Sports que mais ou menos dão uma ideia do futuro dele:

    Kobayashi não teve nada de concreto para adicionar, mas insistiu que o processo de obtenção de uma vaga tinha, pelo menos, movido um passo adiante. Ele mencionou um “papel” – uma referência, talvez, a um acordo com um patrocinador que seria fundamental para ele conseguir um assento em alguma equipe. Kobayashi acrescentou que, ao não procurar ativamente em outros lugares, ele poderia considerar-se “aposentado” do esporte.
    “Eu estou falando com outra equipe. Se eu não falar, então eu me retiro – Simples assim. Não é nenhuma surpresa. A Sauber anunciou outro piloto e por isso, eu estou falando com outra equipe. Isso é normal.”
    “Depois que eu pegar esse papel, eu posso trabalhar com outra equipe. Ainda é muito cedo para dizer, mas eu tenho tentado.”
    “Estou trabalhando muito duro para conseguir patrocinadores. Espero que não seja muito tarde.”
    Kobayashi disse que não estava pensando em corridas em outras categorias e também deu pouca atenção à idéia de se tornar um piloto reserva da F1.
    Da Le Mans, ele disse: “Eu realmente não estou muito interessado. Eu quero é estar na Fórmula 1. Eu acho que ainda posso ser mais bem sucedido se eu tiver uma chance. Eu vou tentar, vamos ver.”
    “Não é fácil esperar em torno de 20 corridas, sabe?” acrescentou Kobayashi, quando foi sugerido que ele poderia voltar para o tipo de papel (piloto reserva) que ele usou para se apresentar na Toyota.
    “A viagem é muito cansativa e se você ficar aqui (na F1) sem pilotar, é como se estivesse na cadeia.”

  • Bom, sobre o Schumys, eu só vi mesmo foi a falta de respeito de Kimi. Onde já se viu dar aquele passão por fora no “S” do Senna em piloto em plena despedida. Ahhh…vá!

    Sobre o Hulk, ótimo garoto. Chegou como quem quer tudo na Force India e aos poucos foi se mostrando mais do que o Di Resta (que tb é bão). Merece o Motorádio.

    E lá se vai Hamilton. Tomara tenha feito boa escolha. Se não, será mais um ano sem título para alguém com tão grande potencial.

    De tudo, o mais triste é a despedida de Koba Ninja com tanta gente ruim pagando pra ficar.

  • eu denovo FG, que injustica com o Hulk hoje, lastimavel, horrivel! ( a F1 ferrou um cara sem necessidade nenhuma, isso prejudica o esporte e chateia o publico, quem foi o responsavel por essa m. de punicao!!!!, ao inves de punicao, o Hulk merecia uma medalha!!!!) , ora, foi uma simples disputa de posicao, o problema foi a pista escorregadia, o que eles queriam, que o Hulk ficasse esperando o ham abrir as pernas……. ou sera que queriam dar uma mao ao alonso (deesculpe me essa teoria conspiratoria, mas me veio na mente sinceramente), ,afinal o alonso foi bem sortudo, ganhou as posicoes de Hulk e hAm de graca, senao nem podio ele pegava…., e o massa, que fiasco, tanta dedicacao ao alonso em vao!!!!!
    O GP Brazil foi otimo, tomara que seje sempre assim!!! a pista estava em boas condicoes, e ja e um circuito tradicional, nao vejo razao para mudanca, talvez se a F1 quisesse poderia fazer uma segunda corrida no Br, em SC????? Mas SP permanece!!!! Interlagos tem caracteristicas proprias , é o mais de volta mais curta em tempo, e apesar de ser meio travado ( parece um kartodromo gigante) sempre da margem a varias possibilidades!, vejam as decisoes do Kimi em 07, Do Ham em 08 e essa de hoje! E o Kob hoje ultrapassou dois campeoes que estavam disputando mais um Titulo, quem mais na F! faz isso?????
    F1 É ACIMA DE TUDO COMPETICAO, SEM ISSO É SOMENTE UM ESPETACULO CIRCENSE!!!!
    V A L E U !!!!!

    *É VERDADE QUE O ALONSO FOI VAIADO?……

  • e o Kobayashi?!?!

    faltou um comentário sobre o koba!

    eu gostei muito da corrida do japa. largou lá atrás, 14o, 15o, sei lá, e esteve sempre na zona dos pontos, disputando (assim como em 2009) curvas com postulantes ao título, sem tremer nas bases nem nada (como sempre).

    a tentativa frustrada com o alemão foi lance normal de corrida, tipo o takuma sato em indianápolis – ele tinha que tentar. e depois, foda-se se ele não conseguisse mais pontos pra sauber, né? o Perez conseguiu seu lugar ao sol e depois disso não fez mais nada…

    um pecado esse cara ter que sair da F1

  • Movimentada a corrida no brejo paulista naquele chove – não chove…….Hulkenberg foi o grande nome da corrida e o motorista de táxi, o sobrinho, fez mais uma patuscada…….Aquele que quase f***** com o Vettel, poderão dizer …..Faltou carro para os demais e para o Webber faltou sorte.

  • So complementando FG, o Kob realmente vai fazer falta na F1, uma pena mesmo, tomara que volte, tem tanto piloto mediano dispensavel….. e o massa, lamentavel, pessoalmente nao gosto dele, mas reconheco que ele foi massacrado pelo alonso e ferrari, certamente ele sabia que seria assim…. pra mim, o massa e um cara pra disputar o campeonato!, se ele fosse companheiro do Seb, como o Web, livre pra disputar e sem ob rigacao de servir o cumpanheiro, acho que ele chegaria no final do campeonato com chances de titulo, mais ate que o Web talvez… E hoje que corrida! esse ano foi excelente, com um final eletrizante! Quanto ao alonso, acho ele um bandido competente, e por ja ser bicampeao nao prescisava ser tao mau carater e o massa parou de beber guarana e passou a tomar a copia de redbull devido pagtrocinador? A F1 deveria exigir circuitos mais elaborados para termos corridas mais disputadas, nada de trenzinhos e cirandinhas….. penso que pistas mais largas sejam interessantes, Thanks FG, a F1 prescisa de jornalistas assim.

  • E deu Vettel de novo… Agora entramos naquele período ma-ra-vi-lho-so (entendam aqui uma ironia implícita) que é esperar o mundial do ano que vem e acompanhar a movimentação do mercado de pilotos e equipes…
    … Mais ou menos, afinal essa virada de 2012/2013 tá uma parada mais sem-graça que GP da China… Só pra eu entender como tá a questão do mercado:
    Ferrari (Massa/Alonso), McLaren (Button/Pérez), Red Bull (Vettel/Webber), Mercedes (Rosberg/Hamilton), Lotus (Raikkonen/Grosjean), Sauber (Hulkenberg/Gutierrez), Willians (Maldonado/Bottas) e Toro Rosso (Ricciardo/Vergne) já estão fechadas pra ano que vem, mesmo que não contratualmente, ao menos tecnicamente, por que não vejo nenhum outro nome sendo vinculado pra esses certames acima descritos…

    Tem lugar sobrando na Force India (Di Resta/——–) que é a nova Canaã da F1 pra ano que vem e onde, ouvi dizer, estão tentando Sutil, Kobayashi, Razia, Petrov, Bianchi, Alguersuari e Senna.
    Caterham (Pic/——) que tem no páreo Kovalainen, Petrov, Razia, Senna, Chilton e Van der Garde.
    Marussia (Glock/——) que tem Petrov, Senna, Razia, mas se fala muito pouco dessa vaga (até por que, como diria o galvão, “quem tá interessado no rádio do Pic?!”)
    E no fim do grid, tem uma paradinha chamada HTR, que no melhor espírito “Black Friday” foi posta à venda para qualquer grupo ou pessoa com dinheiro e coragem pra pagar a bagatela… E só da pra apostar em algo quando soubermos quem são os donos (e, claro, se essa galera corre ano que vem….).

    Agora, só um adendo: o Valsecchi deve ser o campeão mais meia boca nos últimos 8 anos de GP2, por que o cara ganha, e o segundo e terceiro colocados da GP2 tem mais contatos pra F1 que ele. E eu achando que depois da aposentadoria do Trulli e do Fisichella teríamos outro “empiastro” italiano correndo, gesticulando e italianando as coletivas…

    Alguém tem outros boatos a esse respeito?

  • Esqueceu de comentar que quando qualquer outro piloto raspa no outro, o Galvão já chama o sujeito de barbeiro, despeja um sermão de direção perigosa, etc, etc. Hoje um BRASILEIRO quase tira o título to Vettel. o Galvão ficou pianinho. Quis ate defender.

    • caro alex

      não acredito que Senna (sobrinho) esteja a altura de ser um
      grande piloto da formula 1, assim como não acredito que
      esteja no circo ano que vem.
      porem ser o responsável no acidente do vettel , deve ser
      uma especie de brincadeira.