MENU

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013 - 9:34DKW & cia.

SALTO ALTO

SÃO PAULO (elegante demais) - Faltam alguns detalhezinhos… Mas Miss Universe está quase pronta. Colocamos as rodas originais, enviadas da Alemanha por Dom Peter Von Wartburg, nobre tedesco-atleticano que as tinha no porão de seu castelo. Trocamos os sapatinhos, enfim. De salto alto ela ficou linda. A parte mecânica está ótima, e o som desse motor, com o escapamento igual ao do Candango (banjo na dianteira), é deliciosamente metálico.

Emblemas estão OK, botões do painel também. Vou atrás de um rádio de época hoje mesmo, lá no Centro. A tapeçaria feita pela Modelo ficou esplêndida. Acho que vou ter de trocar um vidro lateral, da porta do passageiro. Sem problemas, é plano e um dos poucos que não têm “DKW” estampado. Já deve ter sido trocado alguma vez nestes 56 anos e pouco de vida. O espelho do lado direito será removido.

Terei dificuldades com as calotas. A ponta de eixo traseira é muito saliente e fiquei com a impressão de que calota nenhuma entra ali. Por enquanto é o grande drama da peruinha, que está ficando como essa do desenho — que era a ideia original, depois que descobrimos sua cor de nascença.

40 comentários

  1. Ricardo disse:

    Flávio, meu grande amigo! parabéns mesmo pela restauração, fico muito contente em ver que existem pessoas como você que tratam desses carrinhos como merecem, como verdadeiras preciosidades que são! Seu blog é uma inspiração pra mim, e este carinho que você tem por estes carros, o perfeccionismo em cada detalhe, a evidente paixão pelo antigomobilismo me influenciou muito a decidir restaurar um fusca que comprei há 2 anos atrás, e apesar de estarmos falando de um automóvel muito mais humilde, sei o quanto é prazeroso e ao mesmo tempo complicado restaurar um carro antigo. Teu carro está lindo, aliás LINDA! Parabéns e que ela continue te trazendo muita felicidade! E obrigado por compartilhar as etapas da restauração conosco!

  2. tá ficando linda. só nao gostei da cor, por motivos óbvios.

  3. Rafael disse:

    As calotas parecem ser bem arredondadas, como mostra essa foto aqui:

    http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/10/198_1642-alt-P1956-VEMAGUET.jpg

    Não creio haver problema. Se bem que olho de longe, e não estou in loco.

  4. Rafael disse:

    Ô invejinha boa!!!

  5. Eugenio Chiti disse:

    De fato, linda! Tenho uma dúvida sobre as rodas, pois em muitas fotos antigas os furos de ventilação são diferentes, em maior número — creio que 8. Talvez esta seja a razão da dificuldade com as calotas… será?

  6. Mauricio disse:

    Belo trabalho de restauração. Parabéns.
    Não se preocupe. tenho certeza de que tudo dará certo no final.

  7. Nelson disse:

    Mereceu a sorte de te-la achado.Está ficando ótima!

  8. Paulo Mendes disse:

    DKW Wallpapers
    Crei que já tenh visto este site, mas vai assim mesmo:
    http://www.galawallpapers.net/gallery/3953/DKW

  9. Batista Lara disse:

    A do desenho parece ter as rodas mais “pra fora”. Elas estão quase rentes ao para lamas o que sugere ter um flange ou alargador de bitola, como disse o Luiz alguns comentários antes desse. Assim caberiam calotas.

  10. Yuri Nehy disse:

    Já vi muitos DKWs restaurados por aí, mas esse tá ficando muito bem feito!
    A tapeçaria ficou primorosa!
    Bancos vermelhos são sempre bacanas…
    Impressionante o trabalho na pintura… azul único e especial!
    Reparando bem nos detalhes nas fotos, dá pra ver que a funilaria também foi caprichada.
    A parte cromada dos parachoques, as dobradiças, as emendas… tudo no lugar!
    Coloca um rádio bacana, quem sabe um Telefunken…
    A placa preta, vc vai conseguir?

  11. Daniel Granja disse:

    Simplesmente maravilhosa…….

  12. ALEX B. disse:

    Baaahhhh, Flavinho! DAS WUNDER mesmo!!!

  13. Flavio Gomes disse:

    Bonito é qual?

  14. Anderson disse:

    Flavio, está é a ultima semana antes do primeiro dia de teste da F1. O Grande Premio não tem nenhuma informação sobre as vagas restante da F-1.

    Impressionante essa demora, vamos ter carros sem pilotos dia 5.

  15. Márcio Rezende disse:

    Tá ficando digna do nome… Parabéns pela dedicação, que pode até ser um desejo pessoal, mas é, sem dúvida, um reagate histórico da indústria automobilística nacional.

  16. Coisinha disse:

    Que inveja!
    A calota original daria certo? Ou vc teve que fazer alguma coisa no eixo que complicou a vida?

  17. Tarcisio Bastos disse:

    Que coisa mais linda! Fico muito feliz em ver carros tão bem restaurados!

  18. Luiz disse:

    Parabéns, a peruinha é 10!
    Sugiro uma flange, entre a panela e a roda, tipo alargador de bitola, que é fácil fazer.

  19. DOuglas disse:

    Está muito bonita, tudo legal, pena que a funilaria e pintura não estão tão boas quanto tapeçaria, mecanica e detalhes.

    • Flavio Gomes disse:

      Como não? Você viu de perto? O carro está sujo. O trabalho não terminou. Esses carros eram quase artesanais, e assim estão sendo feitos funilaria e pintura.

      • DOuglas disse:

        Ainda não vi de perto. Teve algumas fotos do passado que pareceu que tinham pontos (dentro das portas, curvas de chapa e local de solda além de cantos) com marca de lixa ou ondulações um pouco maiores. Acho que no fim vai ficar ótima. Mas ainda acho que a tapeçaria e mecânica ficaram melhores ainda que a lataria.

  20. Thiago (Aracaju-se) disse:

    O 10º carro feito no Brasil, restaurar a história é para poucos. Está linda ela!

  21. J.Martinez disse:

    Parabens Flavio!

    Camarada, faz um tempo bom que acompanho seu trabalho/historias e confesso que foi atraves de vc que mudei minha relação com os “velhinhos!”

    Por isso mesmo não me desfiz de um fiat premio, ano 86!rss …Ok! Não é exatamente um classico, mas tem mta historia pra contar… E tambem pretendo deixa-lo “original” ate prq, mesmo hoje ele ja chama atenção por onde anda. E é algo curioso o prazer que da, ve-lo vencendo e ou andando lado a lado com essa trapizongas orientais!!!rss

    Mais uma vez, parabéns e obrigado por compartinhar com a gente.

    Abraços
    J.Martinez

  22. Luiz Oliveira disse:

    Tá bonita mesmo, parabéns!

  23. Parabéns pelo resultado está maravilhoso deu até vontade de desenhá-la.

  24. retka disse:

    legal!! os farois parecem do fusca 71 72! ta ficando linda.

  25. Luiz AG disse:

    Muito linda parabéns. O problema que isso é viciante, quando termina dá vontade de arrumar outro.

  26. adriano disse:

    Flavio, qual é o seu fornecedor para rádios antigos?

  27. Betão disse:

    FG, publica umas fotos do processo de restauração…

  28. Squarizziforgivesman disse:

    Parabéns, um trabalho como este envolve muita entrega. Que tudo fique como planejou!

  29. Jefferson disse:

    Por favor, coloque mais fotos!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>