CATERHAM CT03
SÃO PAULO (pularam um) – Outro carro novo que pintou hoje em Jerez foi o da Caterham. É, das nanicas, desde o início, a mais promissora. Mas segue zerada em três anos de vida, sem um pontinho sequer. No ano passado, graças a um 11° lugar de Petrov, a equipe conseguiu o décimo lugar entre os construtores, o que lhe valeu algumas passagens da CVC e hospedagem de graça em albergues. Isso ajuda no orçamento.
Não se sabe direito por que o nome do carro é CT03, já que a lógica indicaria que a numeração fosse 02 — é segundo da linhagem Caterham, uma vez que em 2010 e 2011 a equipe se chamava Lotus. CT vem de “carro tosco”. Pode ser que algum numerólogo tenha decidido que somente números ímpares devam ser usados. Saberemos no ano que vem, se o próximo modelo se chamar CT05.
Tecnicamente falando, é evidente que a inscrição na asa traseira aponta na direção de um projeto todo ele dedicado a otimizar a passagem do ar, especialmente nesse ponto nevrálgico do veículo. O ar será atraído pela expressão “Airbus”, ou “ônibus voador”.
Taí uma equipe que eu adoraria ver marcando pontos, largando mais a frente, aparecendo naquelas fotos de largada com a metade da frente de grid…
Acho que, pela coragem e organização, Tony Fernandes e sua trupe tem todo o direito de andar na frente de Williams, Toro Rosso, Marussia e Force India.
Só falta, como sempre, pilotos mais capazes.
Eu pintaria as rodas de amarelo.
totalmente CT mesmo! Na mosca, tosco, muito tosco! E a pintura, que era o único ponto positivo do time, piorou.
A HRT foi pro saco ainda no ano passado. A Marrussia está indo agora (deve fazer algumas corridas e fechar no meio do ano, estilo Arrows). Desconfio que a Caterham fecha no final do ano.
Certamente o CT02 não conseguiu otimizar a passagem do ar e jogaram o projeto fora após o túnel de vento.
Comissão de frente: notaaaaa 06
Abre alas: notaaaaa 07
Visual: notaaaaa 7,8
Desempenho: notaaaa 5,5
Pilotos pagantes: notaaaaa 10
Comissão traseira: notaaaa 6,8
Agora leiam com a voz informando os resultados das escolas de samba do dia da premiação. Por favor.
Me lembrou o F1 da Jaguar. E muito de longe, o Jordan 191 “Seven-Up”
Não é tão feio/grosseiro como o da Marussia
A Ligier também só utilizada números ímpares para batizar seus modelos…
Adoro essas descrições de carro. Depois que acabarem os lançamentos, você poderia fazer isso para alguns dos carros históricos. Seria interessante ler uma descrição sua do Eiffeland.
O mais bonito do grid.
Já ví locomotivas com desenho mais atraente.
Nem o vigor dos motores Renault faz desse carro ser algo razoável.
Pior pintura de todas. Pobreza de criatividade e cores…
(Vixe! Parece comentário de carro alegórico! kkkkkkkkkkkkkkkk)
Equipe fraquinha, carro ruinzinho…tá tudo combinando mesmo.
Square!!!!!!
Carro Tosco? Eu pensava que era Carroça Tecnológica…
Acredito que esse ano a Caterham deve melhora o downforce do seu carro e ter um carro que poça chegar nos pontos em corridas mais conturbadas que tiverem muitos abandonos. Agora temos que ver se dois pilotos novos serão capaz de tirar 100% do carro nas corridas.
Só existem 3 possiveis explicações para a AIRBUS patrocinar este time…
1) desenvolvimento barato de tecnologia, a Airbus dá a Caterham materiais e aerofólios para serem testados, se der certo ela usa nos Aviões…
2) a EADS (dona da Airbus) tem o mesmo interesse do item 1. usando a AIRBUS como fachada ou por causa do nome famoso…
3) o pessoal de Toulouse fumou muita maconha, e pra piorar era maconha estragada…
Não se esqueça que Tony Fernandez tem uma companhia aérea. Portanto compra aviões. Se o cidadão compra 10 , 15 grandes aviões, é ele mesmo que está se patrocipando: se eu vende 1 bilhão pra alguem, o que seriam 10, 15 milhões de dólares em patrocínio né….Detalhe: A Air Asia tem uma frota de 97 aeronaves…tu imagina, vender dez A320?
Parece que a passagem de ar desse é mais otimizada que a da Marussia. Gostei da cor.
caramba, pelos tempos do teste a Caterham e a Marussia continuam dois segundos mais lentas que o resto da manada..
até qdo eles vão fazer parte de outra categoria? que segredo é esse que as nanicas não aprenderam ainda ?
kkkkk, eu adoro a piadinha com a passagem de ar , CT ‘carro tosco ” kkkkkk
Com essa duplinha de pilotos pode perder para a Marussia.
Otimizar a passagem do ar, de onde voce tirou isso Flavio kkkkk. se voce esquecer de falar isso em algum carro de corrida eu vou te lembrar.kkkkk..Valeu…
Faltou falar de um (mas deve ser top secret), qual a tática para otimizar a passagem de ar no meianov em 2013??!??
Os pilotos são piores que os do ano passado. O carro parece igual àquela draga de 2012. Só sai da lama se o motor Renault empurrar muuuuito.
Sorte deles que a Marussia consegue ser pior.
O carro é muito bonito tá com cara de ser bom,Tomara, a f1 precisa de mais carros competitivos.
Bacana a pintura metálica. Sobre o 03: número de pontos esperados + o número de pilotos reservas pagantes no playstation.
É impressão minha ou eles substituíram o british green por outro tom de verde?
Flavio,
Para 2014 haverá ainda restrições ao desenvolvimento dos motores como é com os atuais aspirados?
Flavio, por que as equipes de F1 colocam esses nomes “alfanuméricos” nos carros? Elas podiam ser mais criativas e criar nomes… tipo os que o Vettel cria por conta própria pros carros da Red Bull.
Sei lá, eu chamaria esse carro de Green Goose. O da Red Bull, Deep Purple. O da McLaren, Silver Salsa. O da Ferrari, de Subito Rosso. O da Marussia, Russian Rocket. Ou não…
Com essa pintura e esse bico, olho pra esse carro e vejo uma colheitadeira.
Caterham? Não, Caterpillar…
Mas acho que o verde é SLC John Deere, right?
Com apenas 11 equipes no campeonato e uma fraca Marussia que não põe pressão em ninguém, de certo ocuparão novamente a 10ª posição na tabela de construtores.
Pois é, se o MR da Murussia é de “muito ruim”, super coerente que o CT da Caterham seja de “carro tosco”, é um pouco melhorzinho que o carro dos vizinhos.
A cor do carro é um profundo verde drop’s Dulcora. Não sei se é essa equipe que está testando um coletor Flatônico denominado Kur’s para justamente otimizar a passagem do ar. Dizem também que o principal problema deste coletor é a conexão na extremidade da fonte emissora. Acho que é boato senão o Kartikean(?) seria miseravelmente piloto de teste dada a riqueza de condimentos da culinaria indiana.
Já encheu o saco a piadinha da passagem de ar !
Sério? Não gosta? Vai ler outra coisa e não me encha o saco.
E isso da passagem do ar nem é antigo, antes a expressão era – embora óbvio – “aumentar o downforce”.
Teremos um mês de uma louca para otimizar a passagem do ar até a estréia…
kkkkkkkkkkkkkkkk Demais !!!! Simplesmente Demais !!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
pior que, por mais que seja piada, o FG não está errado…tudo é pra otimizar a passagem de ar mesmo.. rs
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA, Gomes não perdoa!
Ficarei despontado se parar de escrever sobre a passagem de ar… seus textos são ótimos!
Alias , o saco, a grande mae natureza otimizou para a passagem de ar quente …
O povo reclama de tudo também, credo. Deixa a passagem do ar quieta, meo!
Achei que só eu tinha achado essa coisa de passagem de ar meio forçada, já que teve gente fazendo piadinha também, mas não leio só essa blog. Não acrescenta nada, só atrapalha uma conversa mais inteligente, acho muito mais divertido especular por que uma aleta tá ali, se a suspensão é push rod, a diminuição das entradas de ar laterais, etc. A Caterham foi bem agressiva, depois da Sauber, foi quem mais me chamou atenção, esse ano tem carro pra pontuar, o problema serão os pilotos estreantes… Kova deve estar se remoendo!! Pra quem gosta de detalhes técnicos recomendo esses sites:
http://www.f1technical.net/forum/viewforum.php?f=12
http://somersf1.blogspot.co.uk/?m=1
O Flavio só tá curtindo com os “especialistas” web afora, sobretudo dos grandes portais de esporte. Comparar foto de carro de 2012 e 2013 é brincar de jogo dos sete erros apenas.
O lance é que, sem carro na pista, qualquer avaliação é besta. Qualquer coisa além disso faz pouco sentido, além de ver a nova estética do carro.
Bom, é o que acho.
Discordo Thiago, a física é uma só, aerodinâmica é uma ciência como outra qualquer, se não conhece sobre o assunto contrata um Ricardo Divilla ou qquer outro engenheiro pra discorrer sobre o tema, no Brasil nao há algo parecido com o que esses sites acima fazem, o que é uma pena. Mas também, vendo os comentários aqui acho que é perda de tempo, melhor fazer piadinha mesmo.
Eu ri horrores!!! Ainda mais com essa do “air bus”!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Essa do Airbus foi foda, hahaha.
O carro é bonito, mas não gostei da dupla de pilotos-milionários e acho que ainda vai ficar longe das “não-nânica”