MENU

domingo, 27 de outubro de 2013 - 19:36F-1

ÀS LISTAS

SÃO PAULO (vamos lá) – Depois do título, Vettel recebeu elogios de todos hoje em Buddh. Mas uma declaração em comunicado oficial foi curiosa, a de Massa. Ele colocou o alemão ao lado de Schumacher e Senna como um dos grandes da história. Ato falho ou sinceridade, e fico com a segunda opção, o fato é que ele não incluiu Alonso na lista.

Com um novo tetra na praça, talvez seja hora de todos refazerem suas listas de maiores/melhores de todos os tempos. Os cinco mais, digamos. Minha relação, e nela incluo apenas os que vi correr, tem Piquet, Senna, Schumacher, Prost e o recém-promovido Vettel. A ordem é aleatória.

E a de vocês?

vetteltetra200

284 comentários

  1. Lúcio Madruga disse:

    De 1975 prá cá:
    petterson, moco, lauda, rindt, regazzoni, piquet (show! disputavam com mais uns 10 que tinham chances reais de ganhar corridas e campeonatos).

    Mensão honrosa:
    prost, senna, shumi, hakinnen, vettel, alonso (porém nunca tiveram vários adversários há não ser o próprio companheiro de equipe)

  2. Galvao Bueno disse:

    Em ordem:

    Rubinho, Senna, Massinha, Prost, Schumacher

  3. Luiz Carlos disse:

    Fangio – Prost – Senna – Schumi – Vettel

  4. João disse:

    De 87 pra cá: 1 – Schumacher, 2 – Senna, 3 – Prost, 4 – Piquet, 5 – Vettel, 6 – Alonso, 7 – Mansell, 8 – Hakkinen, 9 – Raikkonen, 10 – Hamilton.

  5. ms disse:

    colocaria em minha lista os mesmos nomes que vc colocou Flávio, tendo o mesmo critério ou seja listaria os melhores que vi correr somente acrescentaria mais um nome, o de Jim Clark, que quase não vi correr, mas incluo seu nome não só pelo pouco que vi mas principalmente por algumas opiniões de gente do ramo e muito bem qualificada que acompanhou de perto sua trajetória, babando e ficando de quatro com aquilo que viram e presenciaram ele fazer nas pistas, dizem que foi coisa de monstro….. e que nenhum outro piloto fez igual….nem antes…nem depois….então vamos lá…minha lista teria a seguinte ordem:
    1º Vettel
    2º Jim Clark
    3º Shumacher
    4º Nelson Piquet
    5º Prost
    6º Senna

  6. Leo RJ disse:

    Tem os que eu acho os melhores e tem os que me viciaram em F1. Vamos primeiro aos melhores: Piquet, Senna, Lauda, Prost e Vettel.

    Quanto a segunda lista, os nomes são intermináveis assim como as razões: Villeneuve, Hakkinnen, De Cesaris, Patrese, Watson, Reutmann, Boutsen, Berger, Alboreto……

  7. Hector disse:

    Mais velozes: Senna, Clark, Fangio, Mansell, Ronnie Peterson.
    Os que mais “entendiam” o carro: Piquet, Brabham, Clark, Lauda, Schumacher.
    Os mais completos: Piquet, Clark, Fangio, Lauda e Brabham.
    Dos atuais Vettel é diferenciado, não apenas pelos títulos, mas também porque a cada temporada comete menos erros, por vencer com um Toro Rosso que nunca foi uma grande equipe. Por aguentar a pressão psicológica de seus adversários, principalmente o Alonso.
    Claro que Vettel tem um excelente carro a disposição, mas se a Red Bull fosse essa “coca-cola” toda Webber teria chegado sempre em segundo, e nunca chegou.

  8. Lucas Silva disse:

    Colocar o Vettel em uma lista de top 5 é pura sacanagem né? Ele ganhou de quem? Tanto que em 2009 não tendo o melhor carro ele foi batido pelo incrível Button. Então bem menos!

    • Paulo Pinto disse:

      Ao contrário. Vettel estava chegando no Button. Mais dois GPs e o inglês perderia o campeonato, da mesma forma que Rubinho perdeu o vice. E ambos, com o melhor carro da temporada.

    • Fabrizio disse:

      Lewis Hamilton – Campeão do Mundo (por muitos o especialista em Poles)
      Fernando Alonso – Bi-Campeão do Mundo (por muitos o maior estrategista)
      Kimi Raikkonen – Campeão do Mundo (por muitos o maior talento nato e o mais regular)
      Jenson Button – Campeão do Mundo (por muitos um grande especialista em pista molhada)
      Michael Schumacher 3 anos de Mercedes – Hepta Campeão do mundo ($$$ jorrando na equipe)

      Por fim, derrotou 4 anos seguidos as poderosas equipes de fábrica Ferrari, Mercedes e a grande McLaren.

      Detalhe: O Adrian Newey já estava na Redbull em 2006, quando em 2008, a STR de Sebastian Vettel ganhou corrida e a equipe chegou na frente da Redbull.

      Em 2008, enquanto o fudido Lewis Hamilton (sem ironia) sagrava-se Campeão do Mundo em Interlagos, tomava um puta passão do Vettel de STR na chuva.

      Portanto, você só pode estar brincando com o que escreveu!!

  9. Pétrison Rocha disse:

    Fangio
    Senna
    Vettel
    Schumacher
    o resto

  10. Israel Cesar Ribeiro disse:

    Flavio, vc disse que o Vettel foi “recém promovido”. Quem constava na sua lista antes?? Por tudo que mostrou na sua carreira e pelos números, considero Schumacher o “Maior dos Maiores”. Desde que entrou na F1, combateu sujeitos como Ayrton/Prost (ambos em fim de carreira, é verdade), foi campeão no seu terceiro ano de F1 e conseguiu ser um dos poucos que ganhou de lavada dos carros do Newey (94, 95 com a Benneton e 00, 01, 02, 03, 04 com a Ferrari). Acompanhei a melhor fase da carreira dele e só não torcia por ele por ele estar em um time rival, afinal, sempre torci pra McLaren. Em segundo lugar, eu colocaria (pelos números) Ayrton Senna. Esse mostrava a mesma garra que vejo no Vettel, aquela vontade de sempre ser o melhor no que faz. Isso era nítido pelo seu comportamento na pista e pelo numero de pole positions que conseguiu, nunca superado até hoje. Em terceiro lugar eu colocaria o Vettel, pois mesmo com um equipamento muito superior aos demais, é impressionante sua garra e obsessão pelos números. Pela sua pouca idade, tem tudo pra se tornar o maior de todos os tempos. Em quarto lugar eu colocaria Piquet, mas se for analisar somente o estilo de pilotagem/combatividade/desenvolvimento de carros, ele supera os 3 que estão acima. Ele só está em quarto pelos números, mas é o piloto mais combativo e raçudo que já vi correr.
    Em quinto lugar eu coloco Prost. Seu estilo me lembra muito o do Alonso: rápido a corrida inteira, inteligente e muito combativo quando necessário. Seu estilo de pilotagem não empolga, mas os resultados são indiscutíveis.

  11. Antonio Seabra disse:

    Clark, Rindt, Peterson, Gilles, e Moco.
    É uma lista com poucos titulos e muita “bota”, muita habilidade natural, e muitissima garra.

    Há muito tempo que não se criam pilotos como esses…Deu me livre de colocar numa lista esses “robozinhos” de hoje em dia, empastelados pela eletronica. A continuar assim, daqui a pouco vamos estar aplaudindo pilotos de autorama….err….pra ser mais atual, diria de videogame.

    Dos atuais o que mais chegou perto de ser um notavel foi Kubica: habilidoso e com muita garra. Pena que o acidente no rali tenha abreviado a carreira dele, senão hoje, com um carro razoavelmente bom (Mercedes ou Lotus), ele estaria sendo campeão, ou no minimo, dado trabalho ao fantástico carro da Red Bull, mesmo nas mãos do Vettel.

    Antonio

  12. Davi Ribeiro disse:

    Dos que eu vi – 1983 para cá – foram os seguintes:
    1o Prost. O mais regular e rápido. Mas era ruim de chuva.
    1o Senna. Melhor que o Prost nos extremos: na chuva, ganhava mais corrida, mas por arriscar mais também cometeu erros crassos, como a batida em Monaco e em Interlagos.
    2o Piquet. Pelos títulos e capacidade mental de detonar o adversário. Conseguiu o que poucos conseguiram, ou seja, ser campeão dentro de uma equipe que trabalhava para seu companheiro (Munsell) ser campeão naquele ano.
    3o Munsell. Muito bom piloto. Show Man. Capaz de coisas incríveis e de erros crassos. Mas um excelente piloto.
    4o Hakkinen. Conseguiu só dois títulos. Mas batalhou contra concorrentes de verdade. Não teve um super carro como Schumacher e Vettel que só tiveram que derrotar o companheiro de equipe naquela temporada.
    5o Vettel: ganhou quatro títulos, tendo disputado 3. O desse ano foi nadando de costas. Conseguiu desbancar Alonso nos dois últimos anos, embora tivesse um carro um pouco melhor, sempre foi melhor que seu companheiro de equipe e produz o máximo do carro gerando como resultado vitórias.
    6o Schumacher: Ganhou 7 títulos; 4 nadando de costas, tendo como companheiro de equipe um pulha como o Barriquello. E um deles jogando o carro em cima do companheiro. Mérito nos dois outros.

  13. Jonas disse:

    Piquet, Senna, Schumacher, Prost e RBR.

    hahahaha

  14. Peter Perfeito disse:

    Essa é para aquele cara que afirma que na sua opinião, Piquet não estaria entre os 4 ou 5 melhores: “Piquet ficaria apenas entre os 10 melhores”, já que foi sempre “superado pelo Mansell” na pista.

    Quem colocou Villeneuve entre os melhores da história e deixou de fora dos primeiros os CAMPEÕES Piquet, Schumacher e Vettel…

    Aqui vai uma prova que não basta ser o MAIS RÁPIDO, nem o mais OPORTUNISTA para ser melhor. Precisa ser rápido, inteligente, oportunista, técnico, ser habilidoso, raçudo e conhecer o seu carro como ninguém. COMPLETO.

    Piquet tinha o que de melhor tinham Prost (tático-cerebral), Senna(arrojo) e Mansell(Velocidade)…Mas estes não tinham todas essas qualidades juntas.

    Piquet com uma BENNETON contra Prost, Senna, Mansell. (McLaren, Ferrari)

    Babem.

    http://www.youtube.com/watch?v=d4wc5ME0P-k

    • Nilton Marcelino disse:

      Acrescentando
      Era um piloto de 38 anos, em final de carreira, porém, continuava sendo o mestre das ultrapassagens!
      Vide as ultrapassagens em cima do Prost, do Berger e principalmente em cima do Mansel na freada da chicane.

  15. Nilton Marcelino disse:

    Pilotos que vi correr:

    1-Piquet
    2-Senna
    3-Lauda
    4-Schumacher
    5-Prost

  16. Banana Joe disse:

    Dos que eu vi (79-80 pra cá) concordo com o Gomes.
    Em ordem cronológica:
    Piquet
    Prost
    Senna
    Schuma
    Vettel
    Mas tem uma lista dos pilotos mais legais de se ver correr, que sinceramente são aqueles caras que me faziam acordar mais cedo no domingo pra ver os malucos… daí vai:
    G. Villeneuve
    Piquet
    Mansell
    Senna
    Schuma (principalmente na época do Dick Vigarista)

  17. Fabrizio disse:

    1 – Fangio
    2 – Vettel
    3 – Senna
    4 – Shumacher
    5 – Prost

  18. João Evangelista disse:

    Tenho 27 anos e vejo Formula 1de 1990 pra cá, então:

    1-Shumacher
    2-Vettel
    3-Prost,Senna
    5-Don Fernando Alonso das Asturias
    6-Mansell
    .
    .
    1041 Mazzacane
    1042 Rubinho

    Mas minha opinião não vale m… nenhuma, rsrsrs

  19. Guilherme Luiz Rezende Cunha disse:

    Piquet
    Senna
    Lauda
    Prost
    Vettel

  20. LEONARDO ALCANTARA disse:

    Segue a minha ordem, acompaho de 98 para cá, segue a lista dos 5, não necessariamente nessa ordem:
    - Hakkinen;
    - Schumacher;
    - Vettel;
    - Alonso;
    - Raikkonen.

  21. Paulo Pinto disse:

    1- Barrichello.
    2 – Massa.
    3 – Couthard.
    4 – Berger.
    5 – Cévert.

    É a lista dos maiores/melhores escudeiros de todos os tempos.
    Alguém discorda?

  22. Alexandre Novaes disse:

    Sem dúvida os dois maiores pilotos da história da F-1 são: Alexander Wurz e Justin Wilson.
    Cada um com 1,90m mais ou menos.

  23. Henrique disse:

    Dos que vi correr desde 1981, os melhores na minha opinião:
    1 – Piquet (ganhou sem ter o melhor carro em duas vezes e contra a equipe uma vez)
    2 – Senna (por ter ganho duas do Prost)
    3 – Prost (por ter ganho uma do Senna)
    4 – Niki Lauda (por ter ganho uma do Prost em 1985)
    5 – Raikkonen (ganhou das Mclarens e do Massa em 2007)
    6 – Schumacher (em função dos títulos, pois nunca teve adversário)
    7 – Vettel (em função dos títulos, pois somente será grande quando ganhar de um adversário de verdade dentro da equipe)
    8 – Alonso (só pelos títulos)
    9 – Mansell (pelo folclore)
    10 – Hakkinen (pelos títulos)

  24. Paulo Travaglini disse:

    Primeira coisa: colocar apenas Schumacher, Senna e Alonso numa lista curta beira a insanidade. O espanhol é bom piloto, o mais talentoso da sua geração, mas já foi derrotado por um monte de gente, está a anos na equipe mais rica e nada. Em suma, é um perdedor nato.

    Quanto aos melhores da F1 de todos os tempos, aí vai:
    1o-Fangio : campeão com 4 carros diferentes. Ninguém fez isso, nem Schumacher (2 carros), Vettel (1 carro), Lauda (2 carros)
    2o-Fangio: ganhou 5 títulos começando aos 43 anos. Se tivesse começado aos 21….
    3o-Clark: ganhou 70% das corridas num ano. Morreu antes de ser penta.
    4o-Senna:1s mais rápido do que qualquer um do grid, incluídos bi-, tri-, e tetra-campeões. Qualquer um que assistisse um treino e uma corrida sabia que ele era o melhor.
    5o-Senna: campeão como 2o piloto da equipe. Ninguém nunca fez isso, nem Fangio. Morreu antes de ser hexa.
    Empatados em 6o: Lauda, Schumacher, Stewart, Fittipaldi.
    10o. Vettel. Começou bem. Se mudar de equipe e for campeão por mais 3 equipes, pode chegar ao primeiro lugar da lista. Eu não apostaria.

    • Paulo Travaglini disse:

      Completando o 6o. lugar: Piquet e Prost. Aí Vettel cai prá dôzimo.

    • Henry disse:

      Legal você citar o Clark.

    • Mauricio disse:

      Com todo respeito as conquistas do Fangio,mas comparar um piloto que correu na época do total amadorismo com outros que correram na era profissional não me parece correto. Sabe quantas corridas o Fangio abandonou na carreira inteira? Quatro,tudo porque o piloto podia encerrar a corrida com o carro do companheiro de equipe caso o dele tivesse tido algum problema. As épocas são muito diferentes,sem falar que fabricas e pilotos dividiam suas atenções entre a F1 e as corridas de longa duração que eram tão ou mais importantes que a propria F1. Fangio e outros foram heróis,mas na sua época,sem comparações.

    • Ron Denis disse:

      Concordo que o feito do Fangio foi o mais difícil de todos.
      Schumacher teve quase 20 temporadas.
      Ser pentacampeão depois dos 43 é um feito muito mais difícil do que ser tetra campeão antes dos 30.

      E quanto ao Senna, também concordo, o tempo que ele conseguia tirar em cima de Prost, Lauda, Piquet e Mansell era coisa de louco.

  25. Gabriel disse:

    Sem ter um bom carro pode-se até ganhar algumas corridas mas, não dá para ser campeão ( a menos que os concorrentes sejam muito ruins)
    O mesmo vale para piloto, só são campeões os melhores, que fazem direitinho a lição de casa ( ou seja, trabalham muito) e que tenham sorte também ( não sejam envolvidos em acidentes involuntariamente, nenhum componente do carro quebre e a equipe faça tudo certo)
    Ninguém é campeão apenas na sorte e muito menos bicampeão, tri ou tetracampeão.

  26. Ilmar disse:

    Dos que eu vi: 1-Senna; 2-Schumacher; 3-Vettel; 4-Prost; 5-Piquet.

  27. Fabiano Lacerda disse:

    Schumacher, Piquet, Senna, Vettel e Alonso.

    Senna e Alonso sendo os mais legais de se ver correr, e os outros três os mais completos.

  28. marcelo disse:

    Gille Vileneuve,
    Ronnie Peterson
    Vitorio Branbilla
    Nigel Mansell
    Airton Senna
    Estes, indendente das conquistas, foram os maiores, na minha opinião
    abs

  29. Ricardo Bigliazzi disse:

    Bela lista, concordo. Como Deus coloco o Emerson Fittipaldi, como piloto mais desprezivel coloco o Alonso “Eu não sabia…”.

    Imperador

  30. Andre Souza disse:

    Continuo com a minha lista, observando que são os que vi correr:

    Senna
    Schumi
    Prost
    Piquet
    Gilles

  31. Israel Pegado disse:

    Dos que eu vi, em qualquer ordem:

    Piquet, Prost, Senna, Alonso e Hamilton

  32. 1 – Schumacher
    2 – Piquet
    3 – Senna
    4 – Alonso
    5 – Vettel

    Nessa ordem, dos que eu vi correr. Lembro de assistir desde 82, quando eu tinha 4 anos.

    No top ten coloco, 6 Prost, 7 Mansel, 8 Hakkinen, 9 Hamilton e 10 Raikkonen

    O que levo em consideração? Um misto do todo, não só números, mas o que cada um contribuiu para a F1 em vitórias, títulos, poles, dedicação, caráter, desenvolvimento técnico, arrojo, frieza e o extra pista.

  33. fabio disse:

    Apenas uma ” alma” abaixo citou o velho Jackie Stewart…comigo, agora, duas. Vou esperar o Vettel terminar a carreira pra botá-lo na lista.

  34. Fernando Henrique Alniezi disse:

    Alonso talvez entre na lista dos 20, e não dos 5 melhores.

    E sim, Vettel é fantástico, além de bom, demonstra ser um cara centrado e sem arrogância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>