O SOM AO REDOR

SÃO PAULO (já usei esse título antes…) – Este vídeo é ótimo para comparar o som dos motores V6 turbo 1.6 com os V8 2.4 aspirados usados até o ano passado na F-1. São imagens tomadas em Jerez nesta semana e na pré-temporada de 2013.

Não adianta, vamos ter de nos acostumar.

Subscribe
Notify of
guest

127 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Paiva
Pedro Paiva
10 anos atrás

Não acho assim tão ruim. Aquele grito agudo era um pé no saco. Quando introduziram, todo mundo falava que era motorzinho de dentista. Esse som novo, mais encorpado, vai ficar mais bonito a hora que o piloto sentar o pé. Ainda é cedo pra definir que esse será o som do motor, porque o povo ainda ta economizando. Mas, gostamos mesmo é de desdenhar do que temos hoje e o ontem, ah, o ontem, o ontem é que era bom…

Wilcker
Wilcker
10 anos atrás

O som do motor da Mercedes parece de mais com os de final dos anos 80, escutando isso chegou dar um arrepio, pensei que veria a antiga F1 mas é só sonho mesmo!

Daniel Boyadjian
Daniel Boyadjian
10 anos atrás

Sendo bem direto, é o mesmo q comparar o som de um peido com o de um assobio.

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
10 anos atrás

Que bosta!

Juca
Juca
10 anos atrás

Excelente, vou ver F1 pela TV e F-Truck ao vivo, o som é o mesmo e economizo um montão!

Marcio
Marcio
10 anos atrás

Parece o som dos motores que tem em alguns videos antigos de f-1, mas mais do que isso parece que o motor é muito “preguiçoso”, parece que demora uma eternidade pra acelerar depois da curva.

eduardo urashima
eduardo urashima
10 anos atrás

Parece o som de uma motocicleta

Alberto Gomes Guimarães
Alberto Gomes Guimarães
10 anos atrás

Flavio,

Não sei se concorda…

Os anteriores soavam mais “cheios”.

Os novos soam como carros elétricos…

Muito esquisito….

jão
jão
10 anos atrás

A F1 deveria parar de frescura e liberar o uso de V12 de 6.0 litros biturbo.

Rafael
Rafael
Reply to  jão
10 anos atrás

Pô velho… aí você quer um foguete e não um carro…mas tenho certeza que o ronco seria do outro mundo(o que seria demais)…hehehehe =)

Andre
Andre
10 anos atrás

muito melhor o som de 2013…infelizmente vamos ter que nos acostumar mesmo..mas quem ama esse esporte se acostuma rapidamente.

hausensson
hausensson
10 anos atrás

Nossa, que diferença gritante!!!

Mas monstruoso mesmo era o ronco dos V12. saudades deles…

É a realidade. Ainda veremos motores elétricos na F1, logo, logo…

Wallace Junior
Wallace Junior
10 anos atrás

É a atual fórmula pobreza. Carro tem que economizar pneu, gasolina, não pode abastecer.. Kd os velhos tempos onde o importante era ser rápido e só. Seja com 1 ou 5 paradas só ganhava quem andasse o tempo todo no limite e não quem anda mais na banguela ou guia suavemente..

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
10 anos atrás

Gostei do som, mas gosto mais dos aspirados. Agora… pelo vídeo dá para ver facilmente a grande diferença de força. Sei-lá, podia ser um motor 1.8 ou 2.0.

Levi Davet
Levi Davet
10 anos atrás

Ficou bom, o som. O barulho do motor é abafado pelo assobio do turbo, em comparação com o V8. Mas eu nunca gostei dos V8 da F1, pra mim tinham som de aspirador de pó. Os V10 eram muito mais espetaculares.

PH
PH
10 anos atrás

Em baixa até que é bacana, mas na reta é lamentável! Parece uma enceradeira…
(Confesso que ainda ficou melhor do que esperava)

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
10 anos atrás

O ronco dos atuais V6 é horrível…nem comparação…o V8 era muito mais lindo…

renata
renata
10 anos atrás

Eu achei o som estranho, parece um pato engasgado, sei lá. Mas a única coisa que me interessa é: vai ter ultrapassagem, por causa desses turbos?

José
José
10 anos atrás

Ok, o som é uma bosta. A gente já sabia que ia ser uma bosta. Nada demais.

O que queria saber é se f1 é ainda a categoria mais rápida? me digam aí, vocês que manjam muito de tudo, o tempo de volta já não é quase de uma gp2?

hausensson
hausensson
Reply to  José
10 anos atrás

A F1 já não é a categoria mais rapida á decadas. Sua maior vantagem é a agilidade nas curvas…

Nessa pista aí de Jerez, eles viraram hoje 1:28s. em plena forma, vai, virariam 1min 23s, chorado.

O recorde do Senna, de 1990, é de 1:18s…

Leandro
Leandro
Reply to  hausensson
10 anos atrás

Quando Senna estabeleceu o recorde em 1990, a pista era um pouco diferente, com o trecho mais travado sendo substituído por uma reta bem mais longa, e também com um trecho final mais rápido, pois não havia a chicane próxima aos boxes. Acredito que os carros devem virar 1:21 ou 1:22 nas condições ideais, portanto, com tempos semelhantes aos de 1997, quando a pole foi feita em 1:21.0 (a propósito, foi aquela corrida em que Villeneuve, Schumacher e Frentzen fizeram exatamente o mesmo tempo).
Em resumo, o tempo de volta dos F1 nos últimos 15 anos está praticamente estável, sendo que em 2004 e 2005, com motores V10, tivemos os carros mais rápidos.

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

Aos 00:36 parece um cabrito!

Wagner Brunca
Wagner Brunca
10 anos atrás

Ficou espetacular, o som da turbina é de arrepiar. Detalhe, da pra ver perfeitamente que não estão elevando o giro do carro porque está em acerto ainda, isso vai ficar muito bom!

Pai Baô
Pai Baô
10 anos atrás

Opaaa a Formula Indy voltou a andar na Europa ?

Leandro
Leandro
10 anos atrás

Se eu mandasse nessa bagaça toda, minha regra seria motores V12 com no mínimo 7 litros, no mínimo 4 saídas de escapamento.

Vitor
Vitor
10 anos atrás

Eu acho que eles estão é com medo de enfiar o pé e dar o limite nesses motores ai que estão dando problemas.Parece que ta cedo ainda.Melhor a gente ter paciência,por enquanto ainda prefiro 1000x o motor V8. Alguém concorda comigo?

Everson Bento
Everson Bento
10 anos atrás

Todos dois são muito bons!!!

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Não se compara …. o som “de” 2014 ficou uma merda!
Mas, daqui a pouco a RedBull (via Renaut) vai descobrir uma maneira de fazer mais barulho para intimidar a “concorrência”. Ou …. esperar pela Honda!
Mesmo assim, esse pode ser o som do futuro … que tende a ficar ainda mais silencioso, com essa panaceia do politicamente correto.

pedro afonso scucuglia
pedro afonso scucuglia
10 anos atrás

Esquece tudo isso, moçada. Só vale umca coisa, flaviogomes. Como disse o profeta e poeta Ariano Suassuna, AO REDOR DO BURACO TUDO É BEIRA!

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

O som não é muito diferente dos turbos dos anos 80. Gostei do ronco e principalmente do barulho da turbina, bem audível nas entradas de curvas.

O ronco dos V8 do ano passado não era lá grande coisa. O ronco dos V10 usados até 2005 era bem melhor. Mas o melhor ronco de todos, era o dos motores V12 e V10 3.5 de 1989 a 1994.

Rodrigo

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Carro de F1 o que interessa é andar e isso êles vão fazer e até mais. Agora baixar
de 19 para 15.000 giros gera uma diferença no quesito ruido , porem o do turbo
a 100% , vai ser legal.

vitão
vitão
10 anos atrás

De arrepiar mesmo era o 6.5 L V-12 das Murcielagos do FIA – GT que correram em Interlagos . As Maseratis MC-12 (neé Ferrari Enzo) também eram bem interessantes .

Luiz
Luiz
10 anos atrás

Não existe comparação de som de motores em “V” (aspirados) com nenhum outro motor (mesmo os mais silenciosos Maurício!). Qualquer motor turbinado (não confundir com os que tem compressor, neste a alteração do som é quase imperceptível), sempre terá este som de mistura de assobio com o som do motor se não possuísse o turbo. Quem já ouviu um Simca “berrando” sabe o que digo – mata qualquer som de Stock Car. Mas entrem no You Tube e acessem Ford GT40 soud e quando abrir a página procurem Gulf Racing Ford GT40 MkI Soud on the Track e se deliciem.

Alexandre Novaes
Alexandre Novaes
10 anos atrás

Imaginem se houvesse a FIM – Federação Internacional de Música -, e que esta FIM fizesse uma nova regra: as principais bandas de rock do mundo (Metallica, Iron Maiden, Deep Purple, Van Halen, Aerosmith, Whitesnake, Red Hot Chili Peppers, Queen, Led Zeppelin, Black Sabbath etc. – incluindo as do passado claro) teriam que tocar suas músicas sem guitarra.
Imagine… todas estas e muitas outras bandas sem guitarra… sem a essência da coisa.
Pois é, exatamente…
É assim que vejo a F-1 com estes insossos motores V-6.
Triste, muito triste. Quem ouviu os motores V-10 e V-12 no passado chora com isto…
Os V-8 (que não eram lá grandes coisas em comparação com os V-10 e V-12) davam de 100 a 0 nestes turbos.
A F-1 virou uma Indy melhorada.
Enfim… RIP, F-1.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
10 anos atrás

Gostaria de saber se alguém aqui com mais de 35 anos não gostou do som do motor. Pois àqueles que estão criticando, saibam que esse som remete a uma época áurea da F1 para o Brasil e não há como não ficar arrepiado. Melhor isso só os V12 aspirados

paulo
paulo
10 anos atrás

Nada, na minha opinião, se compara a isso aqui: http://www.youtube.com/watch?v=CKIc1BcWDlM

Alessandro Neri
Alessandro Neri
10 anos atrás

Impressionante a capacidade da F1 no século 21 , de cada vez ficar pior. Som pavoroso dessa nova geração de motores. Coisa horrorosa.

allan
allan
10 anos atrás

Ok, comparação direta, mas obviamente ou temos muitas crianças aqui ou povo de memória curta pra ser saudosista de algo que não vale a pena. Os motores já havia perdido ronco em diversas oportunidades – ou o motor de dentista V8 2.4 se equipara a um V12 3.5 dos anos 90 ou mesmo os Matra V12 e Ferrari e Alfa B-12 dos anos 60/80. Os motores turbo de primeira geração impressionavam muito mais pelos espirros que pelo ronco! Tá no youtube.
Enfim, Tio Bernye mostra que sua memória se foi, especialmente ao criticar o caos – ele mesmo que deu a idéia de molhar as pistas (obviamente artificialmente, já que não é Deus nem São Pedro) para ver o circo pegar fogo. Até os anos 80 fazia parte da graça ver carros quebrando e vencendo em uma corrida e chegando fora dos pontos na outra… Essa temporada aparentemente vai ser assim, um misto de 1982 (nego mal sabia se colocava aerofólio na frente ou não) com 1985 (crise da gasolina…) e 1989 (sem turbo).

Surubim Volador
Surubim Volador
10 anos atrás

Caraca…vamos fazer o que?
Adorava os V12, ai fiquei com os V10…. os velhos V8… voltaram… e agora estes V6!
Espero estar morto quando inventarem de correr com um V4…

edkaefer
Reply to  Surubim Volador
10 anos atrás

Para com isso, o Piquet ganhou campeonato com motor BMW de quatro cilindros em linha…..

José Brabham
José Brabham
10 anos atrás

Peraí, peraí… Serão muito diferentes dos 1.5, repito MIL E QUINHENTAS CILINDRADAS, que empurravam as baratas nos saudosos anos de 1981 a 1988? Não me lembro de ninguém achando ruim. E o tom do som, sendo mais agudo nos motores no ano passado, e função do número de cilindros, não do fato de ter ou não ter turbo.

edkaefer
Reply to  José Brabham
10 anos atrás

As bagacas chegavqm a 1000hp na configuração de treino….. e o ronco dos turbos dos anos 80 não eram muito diferentes dos atuais…

Michel
Michel
10 anos atrás

É esquisito! Esses motores de 2014, não sei se escuto um barulho de centelha queimando, um escapamento que parece que tá entupido! A verdade é que os motores de 2013 dava pra sentir a saúde e esses motores turbo parece que ficam engasgando! Queria ver um ronco grave semelhante ao que ouvimos em motos de alta cilindrada, mas nada disso se ouve!
Tudo que se ouve é um barulho estranho que nada parece com um F1 !

Alessandro Silva
Alessandro Silva
10 anos atrás

Eu curti! Como sou cria dos anos oitenta, lembrou muitos os carros da era turbo (que na época eram 1.5l e quatro cilindros) e que andavam muito.
Outra coisa, som de motor é bonito quando é eficiente. Carro de corrida tem de pipocar nas baixas! É assim e sempre foi! Carro que tem ronquinho suave em baixa rotação é carro de rua, com injeçãozinha eletrônica e os escambau…
E mais! São os primeiros metros desses motores em carros de Fórmula 1. Eles ainda não estão dando tudo. Ainda não dá pra comparar. O Zé das Medalhas (tio Bernie) só não tá gostando porque a Renault errou a mão e deixou o Tião Alemão à pé. Caso contrário estaria achando tudo ótimo!
Resumindo: Gostei! A pipoqueira nas baixas ta show, o assobio do turbo nas reduções de marcha estão de arrepiar e vão ficar melhor a medida que ganharem mais quilometragem.

PC Crusca
PC Crusca
10 anos atrás

Tá com som de carro. Antes, em 2013, o som era de motor de moto.

Achei muito positivo que tenham feito essas alterações na F1. Não gosto de mesmice. E dizer que o barulho estridente é inerente à Formula 1 é inverdade, porque os motores turbo eram usados na década de 80, uma das épocas mais apreciadas pelos fãs.

O fato de um dos motores elétricos manterem a turbina em rotação alta mesmo quando o motor está em rotação baixa é sensacional. Elimina o turbo lag sem a necessidade de usarem duas turbinas.

E, pelo que entendi (provavelmente entendi errado) acho que esse ano os pilotos não precisarão ativar o ers. O motor elétrico, ligado no virabrequim, dá potência extra direto, sempre que não estiver carregando nas frenagens.

Estes sistemas de aproveitamento de energia, sobretudo o calor das frenagens e dos gases de escapamento com a turbina, na minha opinião, são a dose perfeita entre potência, desempenho e a malfadada sustentabiliade.

Soluções assim deveriam ser mais encorajadas na indústria automobilística.

Jonas Martins
Jonas Martins
10 anos atrás

Pessoal gosta de reclamar de tudo… continua sendo a Formula 1, e os roncos dos motores ainda são espetaculares. São apenas diferentes do que eram, mas espetaculares a sua maneira.

Tiago Albino Borges Souza
10 anos atrás

Realmente um lixo o “ronco” dos motores turbo.

Perdeu muito da graça que tinha até o ano passado.

Como você mesmo falou, vamos ter que acostumar… Fazer o quê?

Alvaro
Alvaro
10 anos atrás

Nos anos 80, a fórmula 1 já teve motores V6 turbo, e até mesmo um 4Cilindros que era a Brabhan com a qual Piquet foi campeão, e eu nunca vi ninguem reclamar que eram ruins ou que o ronco era ruim e nada disso, então por que agora essa frescura e dizer que os V8 são maravilhosos, nada a ver isso tudo. Vai continuar bom do mesmo jeito.

Luiz Guimarães
Luiz Guimarães
10 anos atrás

Saudade dos Cosworth dos anos 70….(em termos de ronco, lógico!).

Hanri
Hanri
10 anos atrás

Queria dar um comentário longo, mas vou até a garagem ligar o meu Clio 1.0 por que o barulho dele está mais legal que os novos f1…..triste…

Raphael
Raphael
10 anos atrás

Pra mim, carro de corrida é fascinante de qualquer forma. Incluindo os híbridos (já os elétricos não tem som, é estranho). Não acho que tem som melhor que o outro. Achei interessante que os motores desse ano soam mais diferentes entre si do que os V8 e, especialmente, os antigos V10.

Esses carros estão me lembrando os monstros dos anos 80. É estranho imaginar porque as pessoas idolatram o Lotus 97T () ou o MP4/4 e acham o som de hoje horrível. São muito parecidos. Mas a falta de potência me incomoda.

Raphael
Raphael
Reply to  Raphael
10 anos atrás

Oops, baguncei o link do som do 97T:

Ouçam

charles
charles
10 anos atrás

Parece Gol quadrado de manolo com turbina 3 “quilimei”,. Kkkkkkkk

ADONIS
ADONIS
10 anos atrás

Que bosta!! Ronco mais bonito que de motor V8 (qualquer) e Honda Four ainda não inventaram!

Wilson Rosa
Wilson Rosa
10 anos atrás

Gostei,parece um avião,muito legal.

Fernando Silva
Fernando Silva
10 anos atrás

Lembram os da Indy e os Toyotas do WEC