Não sei porquê tanta histeria que li em todos os comentários de lançamento desses carros. Na minha opinião ficaram bem mais bonitos que os do ano passado e, finalmente, temos carros diferentes uns dos outros, mostrando que não existiu conspiração dos engenheiros. Parem de chorar e vejam como é bonito o novo, pois.
Ademilde Fonseca
10 anos atrás
Esse é o bico PÁ DE LIXO!
Sandro
10 anos atrás
Perai….entendi a piada, mas em 1980 não tinha “Photoshop”, era tudo no lápis e papel, hoje vc projeta um carro sem precisar ter uma borracha ao lado, só precisa de um ponto de energia. Será que esses caras que projetam os carros não tinham uma segunda opção? Porque do jeito que estão ninguém comprará miniaturas dos carros 2014.
Fernando Carvalho
10 anos atrás
e tinha tambem o March 711, de 1971….
Maurício
10 anos atrás
Pena que não tem o GIles… mas tem o KOBA MITO!!! O que é quase a mesma coisa!
Rodrigo Brayner
10 anos atrás
Flávio, várias das soluções que os projetistas encontraram neste ano remetem aos anos 70 e 80… essa Ferrari da foto, a Toleman que ficou anos com o mesmo chassis até 84, alguns desses carros lembram tb as partes dianteiras dos carros do fim dos anos 80 com o bico bem baixo e a frente quase no chão…aquele nariz quebrado do FW14B e que virou tendência… um pouco do B191 da Benetton (Modelo Tubarão), enfim. eu confesso que gostei, tá interessante saber o que os caras encontraram para essa peça que virou de fundamental importancia…
kiko
10 anos atrás
Podem até ser feios, os carros deste ano, mas pelo menos são diferentes entre si.
Nada de mesmice.
Thales Toledo
10 anos atrás
Falando em carro rodo, o patrocínio ali no cantinho é “feRODO” HA!
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás
Se nao me engano foi por causa desse bico que o Enzo Ferrari disse que carro bonito eh o que vencee corrida.
Imperador
Ashpool
10 anos atrás
1980, uma das piores temporadas da história da Ferrari.
Começou bem a Caterham …
sandro
10 anos atrás
Acabei de ligar para um amigo que serve cafezinho na Catherman e ele me confidenciou que viu o Koba sugerindo em uma das suas primeiras visitas a fábrica que o carro fosse feito assim pois ele tinha visto esse carro durante o ano passado inteiro na ferrari.
E o Domenicalle nem para ir no estoque ver o carros que tinha lá
Delano Braga Santos
10 anos atrás
Oi Flávio Gomes,
Na verdade esse carro era a evolução do modelo Ferrari 015 3.0 F-12 de 1979. Era feio mas faturou o título construtores e também de pilotos com Jody Scheckter e o vice campeonato com Gilles Vileneuve.
Quando vi a foto do CT05 lembrei dessa Ferrari aí na hora.
Felipe Souza
10 anos atrás
É pensar que as preocupações no final do ano passado eram sobre o barulho dos V6 turbo. O barulho do motor agora é o de menos perto dos bicos bizarros.
José Brabham
10 anos atrás
Uma das Ferraris mais feias esteticamente falando, mas como já disseram aqui, se vence corridas, fica bonita…
Eduardo
10 anos atrás
Olhando para a posição do volante, onde fica o pé do piloto nesse carro? Que meda!
Não diria fiasco, mas sim fim-de-festa. O projeto durou muito! E olha que de tradicional não tinha NADA! Era um pesado boxer 12 cilindros, extremamente largo, que foi vencedor com câmbio longitudinal (B3), transversal (T), sem tomada de ar superior (T2), com minissaia (T3), com efeito-solo (T4). Enquanto isso quem venceu tanto no mesmo período, e ainda mais com o mesmo projeto?
O modelo apresentado no post (312 T5), somou 8 magros pontos no mundial de 1980. Seis pontos com Gilles (14º) e dois com Jody (19º).
A Ferrari ficou em 10º lugar nos construtores, a pior colocação em toda a sua existência na F-1. A equipe conseguiu a “façanha” de ficar atrás da Copersucar (que já se chamava Fittipaldi).
Reforço o que disse nos parênteses: é o maior fiasco da Ferrari.
Victor de Andrade
10 anos atrás
Eu levantei essa lebre no orkut (sim, ainda uso orkut) e facebook usando essa mesma foto! E os carros 312T4 e 312T5 são muito parecidos e os bicos idênticos!
o Comendatore dizia (repito)
CARRO BONITO E CARRO QUE VENCE CORRIDAS
Scheckter, o “barbeirao”, o “grosso” da F1 vindo da Africa foi CAMPEAO com esse carro “feio”.
Alo Alo Realengo, AqueleAbraco.
Scheckter estava longe de ser grosso amigo. Fez miséria pela Tyrrel e chamou muita atenção com o projeto da Wolff, por isso foi escolhido pra substituir Niki Lauda que debandou para a Brabham. Ta precisando rever um pouquinho a história da F1 antes de se intitular o sabichão!
E tínhamos o Williams “prestobarba”, acho que de Montoya e Pizzonia.
RL
10 anos atrás
Nem se compara a beleza desses carros de antigamente com esses atuais…. os desse ano então…. um mais feio que o outro, menos feio só a Sauber….. Eu duvido que esse bicos tão feios melhorem tanto assim a eficiência aerodinâmica dos carros…. não é possível….
Carrinho feio pra raio essa Ferrari aí hein? Ao menos tinha piloto
Clayton Moura
10 anos atrás
Olha, moçada… Essa tal de “linha-rodo-chupeta-tubarão-martelo-com-fluxos-otimizados” deve ter sido inaugurada com as Ferrari 312-B3 do Mauro Forghieri (1974?)… Época em que corriam Lauda e Rega!!! Os carros eram beeeemmmm mais bonitos!!!
P.S.:
1 – Sugiro que os aerodinamicistas (arghhhh) da F1 ouçam uma bossa-nova do Vínicius (“as feias que me desculpem…”). Beleza é fundamental!!!
2 – Tô velho, pacas!!!
Os fluxos de ar do projeto de 1979 foram muito otimizados, justamente para garantir o efeito solo, pela forma do bico e assoalho, permitidos na época. Essa piadinha de otimização e sei lá o quê, é de quem não entende o mínimo da F1!
TUTA
10 anos atrás
Flaviola, numa boa que a primeira coisa que pensei quando vi esses narizes: dá pra dar um toquinho no cara da frente sem quebrar a asa. UEBA!
egberto
10 anos atrás
Um monte de patrocinadores com suas marcas discretas no “coquepiti”, dá até parta ver o numero do carro. Show.
Leandro
10 anos atrás
Posso estar errado, mas acho que as equipes ainda vão fazer muitas modificações nos próximos meses, estas soluções malucas não duram meia temporada…
De qualquer forma, este regulamento resgatou um pouco do que havia sido perdido nos anos 70 e 80, quando cada carro possuía a sua identidade. Pelo menos, não há aquela mesmice dos últimos anos, com todos os carros praticamente iguais.
As expectativas para este ano são muito boas, com motores Turbo e carros muito diferentes. Espero que não seja mais um passeio da Red Bull e de Vettel.
Eu prefiro 1000 vezes a mesmice de entre 1985 e 2008, do que esses monstrengos de 2009 pra cá, ainda bem que deixei de ver a Fórmula 1 no final de 2010, deveria tê-lo feito no final de 2008. Pra mim, fórmula 1 só no YouTube.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Não sei porquê tanta histeria que li em todos os comentários de lançamento desses carros. Na minha opinião ficaram bem mais bonitos que os do ano passado e, finalmente, temos carros diferentes uns dos outros, mostrando que não existiu conspiração dos engenheiros. Parem de chorar e vejam como é bonito o novo, pois.
Esse é o bico PÁ DE LIXO!
Perai….entendi a piada, mas em 1980 não tinha “Photoshop”, era tudo no lápis e papel, hoje vc projeta um carro sem precisar ter uma borracha ao lado, só precisa de um ponto de energia. Será que esses caras que projetam os carros não tinham uma segunda opção? Porque do jeito que estão ninguém comprará miniaturas dos carros 2014.
e tinha tambem o March 711, de 1971….
Pena que não tem o GIles… mas tem o KOBA MITO!!! O que é quase a mesma coisa!
Flávio, várias das soluções que os projetistas encontraram neste ano remetem aos anos 70 e 80… essa Ferrari da foto, a Toleman que ficou anos com o mesmo chassis até 84, alguns desses carros lembram tb as partes dianteiras dos carros do fim dos anos 80 com o bico bem baixo e a frente quase no chão…aquele nariz quebrado do FW14B e que virou tendência… um pouco do B191 da Benetton (Modelo Tubarão), enfim. eu confesso que gostei, tá interessante saber o que os caras encontraram para essa peça que virou de fundamental importancia…
Podem até ser feios, os carros deste ano, mas pelo menos são diferentes entre si.
Nada de mesmice.
Falando em carro rodo, o patrocínio ali no cantinho é “feRODO” HA!
Se nao me engano foi por causa desse bico que o Enzo Ferrari disse que carro bonito eh o que vencee corrida.
Imperador
1980, uma das piores temporadas da história da Ferrari.
Começou bem a Caterham …
Acabei de ligar para um amigo que serve cafezinho na Catherman e ele me confidenciou que viu o Koba sugerindo em uma das suas primeiras visitas a fábrica que o carro fosse feito assim pois ele tinha visto esse carro durante o ano passado inteiro na ferrari.
Tive um bem parecido no meu Autorama Estrela Emerson Fittipaldi.
http://img.clasf.com.br/2013/10/13/Autorama-emerson-fitipaldi-20131013100550.jpg
Mas parece que esse carro-rodo também fez parte da coleção:
http://images04.olx.com.br/ui/1/40/69/1383763478_563853169_1-Autorama-Emerson-Fittipaldi-Serie-Curvas-Gavea-Santa-Rosa.jpg
E o Domenicalle nem para ir no estoque ver o carros que tinha lá
Oi Flávio Gomes,
Na verdade esse carro era a evolução do modelo Ferrari 015 3.0 F-12 de 1979. Era feio mas faturou o título construtores e também de pilotos com Jody Scheckter e o vice campeonato com Gilles Vileneuve.
Ferrari 312T4
Quando vi a foto do CT05 lembrei dessa Ferrari aí na hora.
É pensar que as preocupações no final do ano passado eram sobre o barulho dos V6 turbo. O barulho do motor agora é o de menos perto dos bicos bizarros.
Uma das Ferraris mais feias esteticamente falando, mas como já disseram aqui, se vence corridas, fica bonita…
Olhando para a posição do volante, onde fica o pé do piloto nesse carro? Que meda!
Era assim no final da década de 70 e inicio da 80…
Perigoso mas lindíssimo…
pensei a mesma coisa….
FAMILIA 312T
3 Litros (3000 CC) (3)
12 cilindros (12)
Cambio transversal (T)
……312T
cartilha pros newcomers
Um dos maiores (senão o maior) fiascos da Ferrari.
Não diria fiasco, mas sim fim-de-festa. O projeto durou muito! E olha que de tradicional não tinha NADA! Era um pesado boxer 12 cilindros, extremamente largo, que foi vencedor com câmbio longitudinal (B3), transversal (T), sem tomada de ar superior (T2), com minissaia (T3), com efeito-solo (T4). Enquanto isso quem venceu tanto no mesmo período, e ainda mais com o mesmo projeto?
Amigo, agora tenho certeza que vc não entende nada de F1 mesmo!
Não estou falando de projeto e sim, de modelo.
O modelo apresentado no post (312 T5), somou 8 magros pontos no mundial de 1980. Seis pontos com Gilles (14º) e dois com Jody (19º).
A Ferrari ficou em 10º lugar nos construtores, a pior colocação em toda a sua existência na F-1. A equipe conseguiu a “façanha” de ficar atrás da Copersucar (que já se chamava Fittipaldi).
Reforço o que disse nos parênteses: é o maior fiasco da Ferrari.
Eu levantei essa lebre no orkut (sim, ainda uso orkut) e facebook usando essa mesma foto! E os carros 312T4 e 312T5 são muito parecidos e os bicos idênticos!
E com desempenho bem diferentes.
o Comendatore dizia (repito)
CARRO BONITO E CARRO QUE VENCE CORRIDAS
Scheckter, o “barbeirao”, o “grosso” da F1 vindo da Africa foi CAMPEAO com esse carro “feio”.
Alo Alo Realengo, AqueleAbraco.
Jody foi campeão com o carro do ano anterior. Veja o nº 2 no carro de Gilles.
Cara, nem se a Caterhan for campeã com o dobro de pontos do segundo colocado aquela coisa fica bonita.
Scheckter estava longe de ser grosso amigo. Fez miséria pela Tyrrel e chamou muita atenção com o projeto da Wolff, por isso foi escolhido pra substituir Niki Lauda que debandou para a Brabham. Ta precisando rever um pouquinho a história da F1 antes de se intitular o sabichão!
Scheckter foi contratado pela Ferrari para substituir o argentino e eterno vice Carlos Reutmann que se transferiu para a Lotus.
E tínhamos o Williams “prestobarba”, acho que de Montoya e Pizzonia.
Nem se compara a beleza desses carros de antigamente com esses atuais…. os desse ano então…. um mais feio que o outro, menos feio só a Sauber….. Eu duvido que esse bicos tão feios melhorem tanto assim a eficiência aerodinâmica dos carros…. não é possível….
Seria bonito, não fosse a frente.
Carrinho feio pra raio essa Ferrari aí hein? Ao menos tinha piloto
Olha, moçada… Essa tal de “linha-rodo-chupeta-tubarão-martelo-com-fluxos-otimizados” deve ter sido inaugurada com as Ferrari 312-B3 do Mauro Forghieri (1974?)… Época em que corriam Lauda e Rega!!! Os carros eram beeeemmmm mais bonitos!!!
Segue o link:
http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2012/06/ferr-312b3-good-2012-31.jpg
P.S.:
1 – Sugiro que os aerodinamicistas (arghhhh) da F1 ouçam uma bossa-nova do Vínicius (“as feias que me desculpem…”). Beleza é fundamental!!!
2 – Tô velho, pacas!!!
Deveriam ter ouvido desde 1994, concorda?
… ter ouvido EM… (corrigindo)
Só a idéia permaneceu. A Ferrari espanca em elegância, já que a forma pouco importava para que os fluxos fossem otimizados.
Os fluxos de ar do projeto de 1979 foram muito otimizados, justamente para garantir o efeito solo, pela forma do bico e assoalho, permitidos na época. Essa piadinha de otimização e sei lá o quê, é de quem não entende o mínimo da F1!
Flaviola, numa boa que a primeira coisa que pensei quando vi esses narizes: dá pra dar um toquinho no cara da frente sem quebrar a asa. UEBA!
Um monte de patrocinadores com suas marcas discretas no “coquepiti”, dá até parta ver o numero do carro. Show.
Posso estar errado, mas acho que as equipes ainda vão fazer muitas modificações nos próximos meses, estas soluções malucas não duram meia temporada…
De qualquer forma, este regulamento resgatou um pouco do que havia sido perdido nos anos 70 e 80, quando cada carro possuía a sua identidade. Pelo menos, não há aquela mesmice dos últimos anos, com todos os carros praticamente iguais.
As expectativas para este ano são muito boas, com motores Turbo e carros muito diferentes. Espero que não seja mais um passeio da Red Bull e de Vettel.
Eu prefiro 1000 vezes a mesmice de entre 1985 e 2008, do que esses monstrengos de 2009 pra cá, ainda bem que deixei de ver a Fórmula 1 no final de 2010, deveria tê-lo feito no final de 2008. Pra mim, fórmula 1 só no YouTube.
Flávio, essa da foto é a 312T5, de 1980… abs!
Já está corrigido.