S DA SALVELINA (2)
SÃO PAULO (sim, é um tchau) – A entrevista mais forte de hoje em Interlagos foi a de Jenson Button. Resumindo: ele está puto. E não fica mais na McLaren. Equipe que, inclusive, como se diz, descascou com gosto. “Estou cansado de não ganhar nada desde que fui campeão”, falou. Está tudo no link, não vou ficar repetindo. Mas posso tirar algumas conclusões, especialmente depois de conversar com um misterioso amigo, cujo nome não vou nunca dizer que é Américo T. Chamá-lo-ei apenas de “Júnior”, para não revelar a identidade.
A história é que Button e Ron Dennis já não podem mais dividir a mesma mesa de rummikub. Jenson, obviamente, sabe que Alonso está chegando. E não se conforma com a opção do time por Magnussen como seu companheiro em 2015. Ouviu do chefe, de acordo com “Júnior” (vocês nunca saberão quem é!), que apenas no caso de a McLaren ser obrigada a alinhar um terceiro carro, se faltar quórum, o inglês estaria nos planos. E por que ficar com Kevin? Porque é mais barato, ora.
Claro que o piloto mandou Dennis à merda. Afinal, é um campeão mundial. E suas relações antigas com a Honda poderiam ser muito úteis na nova fase da equipe. Por isso a decepção e o espanto com o que vem escutando em Woking. E hoje foi muito claro ao deixar aberta a possibilidade de correr de outra coisa, se tiver de sair da F-1. O que parece provável, porque onde mais Button poderia correr com condições de ganhar corridas?
WEC pode ser seu destino. É a cara de Jenson. Ou DTM, sempre uma boa opção.
Button é um bom piloto, muito dependente do carro, mas é (pouco) acima da média.
Injusto isso, o cara foi campeão mundial e disputou de igual para igual com o Hamilton, ganhando corridas com um Mclaren que não era a melhor do grid. O título de 2009 não caiu no colo dele, ele foi claramente superior e a Brawn não era tão forte assim na segunda metade do campeonato.
Nesse ano, o britânico, está na frente da Magnólia. É piloto de ponta e precisa de carro para vencer. O problema é que os torcedores de F1 só admiram os “combativos” e idiotas.
Se for pro WEC, Button faz as 24h de Le Mans com duas paradas. Uma delas pra mijar.
Infelizmente, saindo quase da mesma maneira do Rubinho. Triste… daqui a pouco só vai ter moleque correndo, Fórmula 1 Júnior…
WEC ou DTM…. ambas muito mais legais que essa F-1 atual falida. Nem parece que vai ter corrida em São Paulo. Abs a todos.
Por favor, n tente segurar a onda do Américo. Aquele “furo” dele que era uma furada. Ele cantou que o Alonso tinha assinado a 2 meses atrás e é fato que ele nem assinou ainda. Por favor, e é um pedido mesmo, quando o Alonso realmente assinar (se assinar, ainda que a probabilidade seja alta) não venha puxar saco do Américo como se ele tivesse acertado e como se o Alonso já tivesse dentro da Mclaren desde setembro. Seria uma mentira deslavada. Todos sabem q Alonso esta tentando arrancar dinheiro da Ferrari e todos sabem q ele não queria assinar um contrato de 3 anos c a mclaren. O americo chutou (pq era a escolha mais obvia pro alonso) e se deu mal. q vc e ele aceitem o erro com elegância.
Vai cagar, rapaz. Alonso assinou, nós já publicamos. Ponto final.
Há previsão de alteração no desenho da pista? (Como aquela que previa uma extensão da reta oposta??)
Jenson é mais caro, mas ele entregou quase o dobro dos pontos do Magnussen nesse ano.
Se a McLaren aposta no Magnussen pra piloto pro futuro, é porque o outro piloto é o piloto pro presente e pra entregar resultado.
Jenson puto é sinal que já está de saída e encaixa com ao ida do Alonso. Nada mais óbvio. Questão de tempo o anúncio.
Pelo menos avisaram antes.
Button não demonstra “estar puto”, pelo contrário, está se humilhando atrás de um posto em alguma equipe de ponta.
Gostava do Button, até ver ele hoje, em um evento da Johnny Walker, na Vila Madalena, empurrar uma menina que queria presenteá-lo com um grande quadro fotográfico com fotos da sua carreira (inclusive imagens com o pai). Pilotinho sem sal que só é “cavalheiro” em frente as câmeras.
O que eu acho legal do Button é essa história do ano em que ele foi campeão: a Honda simplesmente acabou, e o Ross Brawn, pra não deixar a equipe na mão, improvisou uma com o que a Honda deixou. E com uma genial invenção aerodinâmica, massacrou a concorrência no início do campeonato, foi campeã de tudo, e deixou de existir. Acho muito difícil essa história se repetir. Vai ser lembrado por muito tempo por isso. Foi campeão, ficou milionário, pilotou por grandes equipes, tem casas pelo mundo inteiro, não pode reclamar da vida. Vai testar Le Mans… Deve ser divertido.
Sendo bem sincero, o Button é um Massa que deu mais sorte na carreira. Pilotos que passaram a carreira acima da imensa maioria. No nicho da F1, tão um nível abaixo dos lendários contemporâneos (Alonso, Vettel, Hamilton, Schumacher). Mas se você comparar com todos os pilotos do mundo, teve muito sucesso. O cara foi campeão da F1. A ideia da Lotus é uma boa, mas sinceramente, se eu estivesse no lugar dele, eu correria outra coisa. Tem muitos campeonatos legais pelo mundo afora: Dtm, Wec, Rally, Nascar, etc. Para todos os gostos. O Barrichello por ex parece ter pegado gosto pela Stock (apesar de ser cismado com a F1).
O lugar de Massa na Williams tá mesmo garantido?
Gostaria de ver o Button na Lotus-Mercedes. Pena que não terá vaga por lá. A Lotus precisaria de um piloto como Button e seria interessante uma equipe como a Lotus correndo por fora (espero que ela corra)
Feche a porta ao sair, por favor…
Ferrari, oras. Terceiro carro
Vettel, Raikkonen e Button…ja pensou num pódio todo vermelho?
Meu amigo Chará,
Comente sobre a disputa do Campeonato….As manobras da Mercedes para prejudicar Lewis ao longo do Ano……10 Vitórias e mesmo assim pode perder……..Você ta parecendo o Galvão !!!!! As suas palavras tem poder nesse
mundo do automobilismo…..credibilidade e respeito.
chará não existe , é Xará. E se voce acompanhasse o blog saberia que a corrida de domingo, foi extensamente comentada até segunda-feira. E quanto ao regulamento foi extensamente abordado durante o ano…
Ai pessoal, me desculpem pela formação no exterior….Xará. Não acompanho o Blog porque acho que isso é coisa de viado…(.como diria o Zamponi)…..notei sim que o “Xará” não é mais o mesmo…..Saudade dos Diàrios de Viajem ou é Viagem ??? é assim que se escreve ????….
o que vi ontem foi um Hamilton de calma e precisão suíças. Não pressionou na largada e gastou o tempo necessário para avaliar o comportamento do companheiro e estudar o ataque. Esperou a hora certa, e sua manobra foi cirúrgica.
Lewis usou o elemento surpresa. Todos esperavam o ataque a qualquer momento, com o uso da abertura do aerofólio. Nico certamente partilhava dessa expectativa e ficou menos atento em outros pontos da pista. Foi mortal. Hamilton surgiu como um foguete, passou e, daí em diante, só controlou a corrida, poupando pneus e combustível.
Esse Itibere é realmente muito bom !!!!!
Você só viu ontem? Cara, tu tá mais atrasado que carro de arrancada.
Aqui em Abu dabi, não pega sinal……de Internet.
Cá entre nós, Button não tem nada o que reclamar da vida que teve na F1. Entrou moleque e ficou milionário da noite para o dia. Perdeu a cabeça no início da carreira como perdem tantos boleiros meninos que de repente começam a ganhar muito. Como um bom piloto mediano teve uma carreira razoável. Se não andou sempre com carros de ponta, porque teve que pagar os pecados na Honda, sempre ganhou muito bem. E ainda teve o título caído no colo com a super Brawn. Título que também poderia ter ficado com o Barrica, outro piloto mediano tão bom quanto ele.
Portanto não concordo nem um pouco com o mimimi. A fila anda.
Concordo em gênero, número e degrau!
Mas este é um ano complicado para ele. Começou perdendo seu grande amigo,protetor e pai, depois tomou um “caldo” de um estreante e agora perde o emprego.
Tem que dar um desconto para o amargor dele!
Concordo que a fila anda, mas não podemos dizer que ele teve uma carreira razoável. Ele foi campeão mundial! E não, o título não poderia ter ficado com o Barrichello, pois Button foi claramente superior. Aliás, o vice naquele ano foi Vettel, e não Barrichello. Lembrando que em 2011 ele superou o então companheiro Hamilton, e em 2012, tiveram desempenhos bem próximos (GP do Brasil 2012 ilustra isso bem). Entendo a posição da Mclaren, pois Button é caro e Alonso vem aí para ocupar o lugar de piloto com mais experiência.