S DA SALVELINA (3)

SÃO PAULO (tudo no jeito) – Na condição de usuário desta pista, onde brilha o bravo soviético Meianov, fui ver de perto as duas grandes mudanças realizadas na primeira fase das obras de Interlagos. E gostei muito. A começar pelo S da nova entrada dos boxes, que bem poderia se chamar S da Salvelina.

salve004

O mais importante nesse trecho foi redesenhar o leito da pista, eliminando aquela quina que marcava o início do muro que delimita o pit-lane. Era perigoso pacas, porque todo mundo lambia a parte interna para cortar caminho e passava muito perto daquele troço. Quem cortar a linha, agora, será punido. E não tem mais quina, e sim um murinho com pneus em ângulo apenas para proteger aqueles que estiverem na segunda perna do S da entrada. Ficou ótimo e muito mais seguro.

Já o S do Senna ganhou uma nova área de escape que havia muito se fazia necessária.

salve003 A segunda perna do S do Senna sempre foi muito perigosa. Qualquer coisa errada ali acabava com uma estampada no guard-rail. Ao empurrar a cerca metálica coisa de 10 metros para dentro, foi preciso também redesenhar a saída dos boxes. Ficou ótimo. Assim como o asfalto, já que a tecnologia empregada no último recapeamento foi a mesma. Ninguém mais reclama de ondulações em Interlagos faz tempo. E esse asfalto escuro tem boa aderência. Meu Lada não reclama.

O piso do pit-lane também foi refeito, com concreto na parte interna e asfalto na faixa de passagem dos carros. Essas obras, pelo que sei, custaram coisa de 50 milhões de dilmas, pouco mais, pouco menos. No final do ano começam a ser erguidos o novo edifício dos boxes, os escritórios para as equipes e o novo paddock, que será ampliado e coberto. No total, 160 milhões serão gastos para adequar o autódromo às necessidades da F-1.

Todo mundo vai aproveitar. Eu adoro o paddock atual, acho que está tudo ótimo, mas nem todos compartilham desta opinião irrelevante. Principalmente os caras da F-1. Então, que façam o que tem de ser feito.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

A pista ficou ótima mesmo. Alguém saberia dizer o tipo de asfalto???

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Antes que digam preto, com piche, etc.., o motivo da pergunta é que nesse tipo de asfalto os Pirelli funcionam melhor, a pista está mais rápida, com asfalto verde. Em Sochi, foram muito resistentes, em Interlagos, estão muito rápidos no asfalto novo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

O tipo de asfalto? Preto, com piche, etc.

Paulo F.
Paulo F.
9 anos atrás

Teve há uns anos um acidente pavoroso em uma prova de motociclismo no local. Espero que tenha tornado mais seguro para as outras modalidades também.

Junior
Junior
9 anos atrás

Só eu que achava graça na galera que passava raspando o muro da entrada dos boxes? Tudo bem que era perigoso, mas essa porra toda é perigosa mesmo!
Quanto ao S do Senna ele é perigoso para motos em track day com pouquíssima segurança, deveriam fazer um traçado alternativo (chicane, uma meia reta passando por fora da pista, qualquer coisa) para ser usado exclusivamente para motos. Muitos circuitos modernos tem isso e Interlagos não serve só para F1.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
9 anos atrás

Essas faixas pintadas tem cores insuportáveis e deixam os autódromos com um quê de artificial…Não é bonito….Cores mais naturais amenizariam. O Juncadella acabou de saracutiar na zebra multicolorida e sifú!

Aliandro Miranda
9 anos atrás

A quina da entrada dos boxes realmente era muito perigosa, justamente pelo que você falou, todo mundo dava uma chegada para a esquerda, por dentro. Era preciso mudar aquilo, realmente, era perigoso por uma questão milimétrica.

Mas… Devia ser duca tirar um fino daquela quina!!!!

PRNDSL
PRNDSL
9 anos atrás

Há previsão de alteração no desenho da pista? (Como aquela que previa uma extensão da reta oposta??)

PRNDSL
PRNDSL
9 anos atrás

Lembro que no primeiro treino da sexta-feira de 2002 (eu esava bem na frente deste ponto) o Hakkinen deu uma vacilada (vou ou entro??) e rodou, entrando na via do box de RÉ !!! por pouco dá de lado na quina daquele muro …

Cezar
Cezar
Reply to  PRNDSL
9 anos atrás

Putz…
E eu achando que o Hakkinen tinha parado de correr em 2001. Mas se tu viu, não tem como contestar…

Thiago Christao
Thiago Christao
9 anos atrás

O mesmo velho comentário quando se fala do asfalto de Interlagos, quem dera a prefeitura/estado , culpem quem quiser, usasse o mesmo asfalto na cidade toda …No mais taca-lhe pau #44 que o alemãozinho não é de nada….

Rafael Banzales
Rafael Banzales
9 anos atrás

A entrada do box ficou melhor. Deu mais segurança na reduzida. Por mim deveriam era acabar com o S do Senna. O cara fez a bagaça, morreu e ninguém sabe de verdade como fazer aquela curva. Minha opinião, deveria ser um hairpin tipo de Spa só que para o lado contrário. Iria ficar muito mais complexo e mais disputado.

PRNDSL
PRNDSL
Reply to  Rafael Banzales
9 anos atrás

Também acho! deveriam fazer uma reta eliminado a segunda perna, ligando o apex da primeira perna com a curva do Berguer…

DD
DD
Reply to  Rafael Banzales
9 anos atrás

WHAAAAAAAT?!

Dú
9 anos atrás

A 2ª perna do S ficou show, motos sofriam lá. O Café continua, eterno e inocente, afinal nunca teve culpa. FG, duas equipes a menos deixaram os boxes tranquilos, menos aperto em relação a 2013, e reparei que menooooosssss pneus, muito menos a Pirelli trouxe este ano. Agora da reforma, como disse um amigo em comum: Pode de início parecer exagero, mas está adequada ao futuro da F1 e garantirá Interlagos por mais 20 anos no mínimo.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
9 anos atrás

Com essas reformas previstas a partir do fim do ano, como ficam as competiçoes regionais que usam o autódromo?

Robertom
Robertom
Reply to  Silvestre Zanon
9 anos atrás

Não ficam !
A pista só será reaberta para provas nacionais em abril ou maio segundo prometeram.
Serão quase 10 meses sem corridas locais…

paulo
paulo
9 anos atrás

Flavinho, só uma pergunta, sem querer gerar intriga, de jeito algum, só me surgiu a dúvida: O Lívio saiu do UOL porque você assinou com eles?

Dan Patricio
Dan Patricio
9 anos atrás

O Meianov não estava aposentado?
Quem aposenta primeiro? Meianov ou Rogério Ceni?

Robertom
Robertom
Reply to  Dan Patricio
9 anos atrás

Ceni.

José Brabham
José Brabham
9 anos atrás

Também gostei da mudança da entrada dos boxes. Um de meus pesadelos recorrentes nessa pista era ver alguém encher aquela quina e chover pedaço de carro e piloto por todo o pit-lane e arquibancada…

Robertom
Robertom
Reply to  José Brabham
9 anos atrás

Em condições normais é difícil bater ali, mas no ano passado, correndo na chuva, o Corsa (Marcas Paulista) do piloto Nelson Fortes rodou e acertou de traseira a ponta da mureta.
Saiu ileso, apenas hematomas e dores no corpo todo, mas o carro …