SOBRE ONTEM DE MANHÃ

SÃO PAULO (hoje é feriado?) – A polêmica toda do GP da Itália acabou ontem mesmo, com a decisão de não punir Hamilton. Não havia mesmo motivo. Como os comissários escreveram, é preciso dar uma olhada nesses procedimentos de fiscalização. Não sei também se estabelecer calibragem mínima é um caminho. Melhor seria fazer pneus que não fossem tão vulneráveis a esse tipo de coisa. Mas entendo a Pirelli, da mesma forma. Pneus de F-1 são muito específicos e exigidos, como diz o amigo, no “limite extremo”. Se os caras que fabricam dizem que a pressão mínima é X, melhor que se respeite isso.

Mas… Sempre há um mas. Se não puniram Hamilton, por que os comissários puniram dois pilotos da GP2 pelo mesmo motivo? Hein? Hein? Hein?

Bem, vamos ao rescaldo do domingo italiano, o último europeu da temporada. Sim, eu sei que a Rússia fica na Europa e ainda tem corrida lá. É apenas modo de dizer, fim da temporada europeia, a sequência de provas no Velho Continente. A corrida de Sochi é meio que ponto fora da curva nesta sequência final do campeonato pela Ásia e América.

– Parece que tem gente criticando o estilo de vida mucho loko de Hamilton. É ele mesmo quem diz isso numa coluna para o site da BBC. E pede para que o deixem em paz, lembrando tudo que já conquistou. Caramba… Mesmo se ele não tivesse conquistado nada, se fosse o pior piloto de todos os tempos, teria todo o direito de fazer o que bem entendesse. De viajar, pular carnaval, namorar, ir a cassinos, se vestir de palhaço, pintar o cabelo, ficar com meninos e meninas, tatuar o corpo inteiro, ninguém tem absolutamente nada a ver com isso. Hamilton é um garoto de 30 anos que vive como acha que deve viver. Não fazendo mal a ninguém, que é o único comportamento que deve se exigir de qualquer pessoa, todo o resto é aceitável. Mas sei bem como é conservador o meio da F-1 — do automobilismo, em geral. O conservadorismo é a grande praga dos nossos dias.

italy15d

– “Foi o melhor segundo lugar da minha carreira”, “Dias como este fazem a vida valer a pena”, “Em termos de emoção, foi mais do que uma vitória”. As frases são de Sebastian Vettel, em sua primeira corrida pela Ferrari na Itália. O segundo lugar foi comemorado pelos torcedores, claro, porque lá os caras entendem de F-1 e sabem que, neste momento, bater a Mercedes é impossível. Vettel jamais vai esquecer deste domingo em Monza. Mas ainda acho que sua primeira vitória, de Toro Rosso em 2008, foi bem mais emocionante do que o segundão com a Ferrari.

– Ericsson fez pontos pela terceira vez consecutiva, só para registrar. Nesta segunda metade de campeonato, tem sido muito mais eficiente que Nasr. O brasileiro precisa se mexer. Marcus chegou em nono e só foi ultrapassado por Ricciardo na última curva da última volta.

– “Minha largada foi legal e de repente eu estava em nono. Aí, infelizmente, era só ficar esperando pelos carros que estavam atrás nos passarem. E os caras estavam me passando em lugares que eu antigamente achava que era impossível ser ultrapassado. Tinha que ficar olhando no espelho a cada entrada de curva. No fim, perdi a chance de uma boa batalha com Alonso. Tivemos uma bela luta por três voltas, mas aí ele abandonou. Seria uma disputa interessante. Para os outros carros, é fácil passar a gente. Mas não é fácil para um de nós passar o outro, então seria bem divertido…”. Button, Jenson.

– Brigando com a Lotus pelo quinto lugar entre os construtores, a Force India sai fortalecida de Monza com um sexto e um sétimo lugares. Fez valer a potência dos motores Mercedes. O time foi a 63 pontos com os 14 que somou. A Lotus zerou e ficou com 50.

– A Ferrari anunciou ontem que renovou com a Shell por mais cinco anos.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Lewis, para levantar o tri, basta “correr para o gasto”. Os demais estão “correndo atrás”, literalmente falando.

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
8 anos atrás

Engraçado como a mídia esta dando tanta importância para o que o Hamilton faz fora das pistas. Se ele não estiver usando drogas ilícitas em público, não dirigir embriagado, não ser pedófilo, foda-se! O James Hunt pilotava embriagado e drogado!! Deixa o cara em paz!

John Player
John Player
8 anos atrás

Nasr, se não me engano teve mais quebras que o Ericsson. Tanto nos treinos como nas corridas. É mais piloto que o companheiro de equipe. Mas é muito “estranho” a diferença de rendimento, VELOCIDADE, de seu carro para o carro do Ericsson.
E eu não sou pacheco. Taí pra todo mundo ver.
E a largada do Kimi hein? “Complicado” né, largar com uma Ferrari em Monza!
Vai ser sempre assim. Bem nos treinos, mal na corrida. Mal nos treinos, mais ou menos na corrida.
Ah essa Ferrari nas mãos de Perez, Hulkenberg, Button, Kyviat, Ricciardo,…e até o Alonso!
Aposenta Kimi.

Felipe Montoya
Felipe Montoya
8 anos atrás

Imagina que no proximo Grande Premio de F1, o amigo Lewis Hamilton poderá alcancar a marca de um certo Ayrton Senna, por acaso, seu mais do que declarado idolo… Agora, imagine tambem que no GP de Sochi, o ingles estará largando pela centesima sexissagesima primeira vez, em portugues claro, serao as mesmas 161 largadas realizada pelo Senna. Acho que em tempos de crise, qualquer marketing é bem vindo… Ainda mais um desse calibre… Oder?
Seria uma bela homenagem… Sob meu ponto de vista, reciproca, ja que o ingles trataria de colocar a si mesmo num patamar que sempre buscou estar.
Esperar pra ver.

Felipe Montoya
Felipe Montoya
Reply to  Felipe Montoya
8 anos atrás

Em tempo, 161 largadas em Cingapura.

Fábio #11
Fábio #11
8 anos atrás

Falando do Nasr, acho também que precisa começar a ficar esperto. Nas últimas corridas tem feito treinos (quase todos) e corridas piores que o Ericsson, que se não é fraco como parecia também não tem nada de diferente, É um piloto comum, na média. Já fico com uma “pulga atrás da oreia” se o Nasr é realmente o piloto top que imaginava. Passar sufoco com o sueco realmente não imaginava

Tem mais um ano de contrato com a Sauber, isso é importante, mas se começar a ficar pra trás com frequência talvez não vire 2017 na F-1,

David Felix
David Felix
8 anos atrás

Tá certo que não faria diferença alguma… mas regra é regra… se o pessoal da GP2 que é a categoria “escola” da F1 foi desclassificado, nada mais justo que na principal a punição ser a mesma…

Honestamente, o MC Hamilton está certíssimo em curtir a vida adoidado, no lugar dele faria o mesmo… porém no lugar dele não choraria tanto com as críticas, e fofocas e notícias sensacionalistas… é escroto essa galera querendo regular a vida dele ? Claro… obviamente que sim… mas vejo como um preço pequeno a ser pago pelo sucesso obtido… acho que ás vezes ele chora demais a respeito, devia apertar um fod@-$e e seguir com a vida do jeito que ele quiser…

Vettel exagerando ? Marromeno… deve ser meio foda de ver aquela multidão de vermelho te aplaudindo em uma pista mítica que por coincidencia é o mesmo lugar onde voce obteve a primeira vitória de sua carreira na maior categoria do automobilismo e não se emocionar…

Nasr não é brilhante e se acomodou no quinto lugar da Australia é verdade… mas ontem ele deu um pouco de azar, largou bem e pulo para 7o. porém foi sanduichado pelos tresloucados da Lotus que compraram a superlicença – Maldanado/Grojã – o pneu furou logo no começo e aí já era a corrida dele…

E muito legal o pódio do Massa… o mais legal é colocar o Sapattos no lugar dele… futuro campeão ? HAH !!! Prefiro o Hulk que fez pole com Williams/Cosworth, já liderou corrida com a Force India e venceu Le Mans… esse finlandezinho é bem fraquinho…

Fontana o poderoso
Fontana o poderoso
8 anos atrás

Politicamente correto é uma merda realmente, Gomes. E pintar o cabelo de loiro nem é novidade no meio da Fórmula 1, Villeneuve fez a mesma coisa em 1997 e foi campeão no final do ano. Só não vale o Hamilton passar a chamar o Rosberg de Frentzen e chamar o Vettel de Schumacher. E a cara de preocupação do Toto Wolf foi algo cômico.

Alessandro Barasuol
Alessandro Barasuol
8 anos atrás

Não vejo motivo para tanto alvoroço nessa história da Mercedes.

Lewis ganharia essa corrida até mesmo se corresse com os pneus vazios.

A concorrência leva uma luneta de 1 a 2s por volta dos platinados (agora todos são rsrs) e ficam de mimimi por uma diferença quase imperceptível… tenham dó!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

Deixem o MC HAMILTON levar a vida que quiser, enquanto não influir no seu
desempenho , ( Como diz o Zeca : deixe a vida mi levar, vida leva eu )

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Celio Ferreira
8 anos atrás

Esse “Mi” que você fala foi uma referência ao “Mi mi mi” dos perdedores?

EduardoRS
EduardoRS
8 anos atrás

Faz tempo que eu digo que o Nasr é piloto comum, dentro dos padrões do automobilismo de alto nível. Já expressei essa opinião em alguns fóruns de automobilismo, e só faltaram me linchar, pois eu estava “torcendo contra um piloto brasileiro”. O Nasr é brasileiro, mas poderia ser canadense, japonês, alemão, congolês ou marciano – ele continuaria sendo um piloto comum. O Ericsson é um piloto comum e os dois andam no mesmo ritmo (na média geral). Se o Nasr fosse um fora-de-série, deveria estar destruindo o sueco. A pachecada parece não entender que querer que um piloto seja fenomenal não vai fazer com que ele realmente seja fenomenal.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  EduardoRS
8 anos atrás

Prá resumir, o “Nasser” é só mais um. . .
Não fede nem cheira. . .
Zé Maria

irio lourenço
irio lourenço
8 anos atrás

Vi no grande Premio que o tempo de Piquet no GP de Monza de 1987 foi de 1min23s559 …o traçado mudou? Ou a pole dele foi mais rápida do que em 2015?

Paulo
Paulo
8 anos atrás

No site do Sky Sports tem uma reportagem explicando direitinho, quem quiser saber mais detalhes é só ler (claro, está em inglês):
http://www.skysports.com/f1/news/12472/9982325/f1s-deflate-gate-explained-why-stewards-cleared-mercedes-in-italy

Fernando
Fernando
Reply to  Paulo
8 anos atrás

Este comentário explica mais do que a própria matéria.

“…I can’t see anywhere in these discussions that measuring pressures of gases is meaningless without knowing the temperature and volume of the gas. In this case if we assume volume is not changing significantly (and it doesn’t) then the temperature (T) and pressure (P) is linked by P1/T1 = P2/T2 so at max blanket temp (110 degrees C = 382.15 degrees K) the pressure was set at 19.5 lbs/square inch. Therefore it follows that at 100 degrees C :- pressure = 18.99 lbs/square inch 90 degrees C = 18.48 80 degrees C = 17.97 So what temperature were the tyres when the on grid pressure measurement was made? Could this account for a 0.3 lbs / square inch difference? The stewards thought so…”

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Tenho cá uma suspeita que a Mercedes depois de informada que seus dois carros estavam fora do regulamento deu um jeito de sacrificar o Rosberg para livrar o Hamilton.

Se imaginavam que o Hamilton levaria 25seg de punição por estar com o pneu 0,3 abaixo, imaginaram que o Rosberg com 1,1 tava phodido.

E agora basta que todas as equipes tirem a capa termina dos pneus um pouquinho antes para a “pressão cair” legalmente.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
8 anos atrás

Com os resultados que está apresentando, Hamilton está com moral para fazer o que der na telha. Esses resultados o deixam resiliente ás críticas . Agora existe uma linha tênue entre a moral e a implicância, basta começar a perder corridas ou mesmo o título. Rosberg por outro lado, mesmo parecendo correto, está sem moral de continuar agindo como um CDF sendo que os resultados estão aquém de Hamilton.

Iuri Jacob
Iuri Jacob
8 anos atrás

Caro Flávio, existe um erro na penúltima nota, no início da frase. Onde lê-se “pela Lotus” creio que queria escrever “com a Lotus”.
Abraço.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Hamilton, além do talento e do carro, está com sorte de campeão:

No GP passado, Vettel, quase no final da corrida, perde 15 pontos com um pneu nas tripas.
Neste GP, Rosberg, na mesma situação, perde os mesmos 15 pontos com um motor aposentado.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

kkkk……desde quando Hamilton, ou Alonso, precisam de sorte pra vencer Vettel?? Nem Ricciardo precisou!!

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
Reply to  Micromax
8 anos atrás

O Alonso precisa. Aliás sempre precisou. E aliás, nunca conseguiu.

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Micromax
8 anos atrás

“Choronso” não precisa de sorte mesmo, precisa do Briattore…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Micromax
8 anos atrás

Vemos que vc não tem o mínimo entendimento sobre a questão! Só pra clarear um pouco sua memória aqui vão algumas vitórias de Alonso em cima do tedesco fake++jr.:

2010:
Bahrein, Alemanha, Itália e Cingapura

2011:
Inglaterra

2012:
Malásia, Europa e Alemanha

2013:
China e Espanha…………….Sendo que neste período o alemão teve sempre nas mão o foguete que era a RBR!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Micromax
8 anos atrás

Acorda, Segafredo/Micromax/Tag Heuer!

Há sete temporadas seguidas que Alonso fica atrás de Vettel (2009-2015). E, pelo visto, vai continuar atrás.

E Hamilton ficou cinco (2009-2013).

Os dois provaram o amargo sabor da poeira tedesca!

Tag Heuer
Tag Heuer
Reply to  Micromax
8 anos atrás

kkkkkkkkk……..só mesmo vc Pinto!! desapega dessa matrix de nrs e acorda pra realidade meu filho!

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Micromax
8 anos atrás

Esse Segafredo perde a oportunidade de ficar quieto:

Em 2010, foram 4 vitórias do Choronso, e Vettel campeão.

Em 2011, uma vitória do pilotinho, Vettel campeão.

Em 2012, foram 3 vitórias do pior campeão da História da F1, e Vettel campeão novamente.

Já em 2013, acachapantes duas vitórias do Choronso, com Vettel campeão de novo!!!

HUAHUAHUAHUAHUA

E sim, teve o melhor carro do grid e não decepcionou, algo bem parecido com o que o Choronso fez em 2005 e 2006.

Daqui a pouco vai virar para o lado do Hamilton, “só foi campeão pq tinha uma Mercedes”.

Qual a culpa que Vettel e Hamilton tem de saberem escolher as equipes, coisa que o Choronso não sabe fazer???

Quem essas “dançarinas de castanholas” querem enganar???

Micromax
Micromax
Reply to  Micromax
8 anos atrás

Vettel é a 2ª maior mentira da F1, só perde pro seu compatriota alface! Em 2010 com um carro muito inferior à RBR Alonso mostrou porque é o melhor piloto dessa geração, conseguindo 4 vitórias e o vice campeonato……..a mesma situação temos neste ano, porém na Ferrari não encontramos piloto do gabarito de Fernando Alonso para repetir o feito de 2010, 2012 e 2013!! Vettel pode ter nrs melhores que Alonso….assim como Schumacher tem melhores do que Senna……porém nenhum dos 2 possuem o talento, a velocidade e a técnica dos outros!! Tomar pau do jeito que Vettel levou de Ricciardo expressa bem esse quadro!! Torçam o quanto quiserem….gosto é gosto….agora não venham com balela de nrs melhores porquê não cola não!!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Sorte teve Vettel…..se o motor de Rosberg não estoura, sobraria o 3° lugar pro fake jr!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

A realidade? Aqui, ó:

178 x 11

Micromax
Micromax
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

A sua realidade né Pinto!?!

AS
AS
8 anos atrás

“… Não fazendo mal a ninguém, que é o único comportamento que deve se exigir de qualquer pessoa, todo o resto é aceitável. ” … ahh !! o mundo seria um lugar maravilhoso de se viver .