VELOCISSIMO (4)

veglia0005SÃO PAULO (demorou, mas saiu) – Só duas horas e meia depois de receber a quadriculada que MC Hamilton pôde, enfim, cantarolar. “Deixa eles falar enquanto nóis tá festejando, eu posso parar, mas não paro, nem to parando nessa vida louca”, e com seus cabelos oxigenados guardou o troféu do GP da Itália, olhou no espelho e disse: “Quarenta, negão”.

Quarenta vitórias. A de hoje ficou sub-júdice até as 17h48 locais, porque às 15h04 a Mercedes recebeu a informação da direção de prova de que havia um probleminha nos pneus de Hamilton e Rosberg. A pressão foi medida no grid (dos carros da Ferrari também) e os pneus traseiros esquerdos dos dois mercêdicos estavam abaixo das 19,5 libras que a Pirelli estabeleceu como valor mínimo, por questão de segurança. Lewis tinha o pneu 0,3 PSI abaixo. Nico, 1,1.

A equipe entrou no rádio imediatamente. Comandante Amilton liderava a corrida com folga. Faltavam apenas cinco voltas. “Lewis, acelera a bagaça aí. A gente explica no final, não pergunta nada”, disse o engenheiro do inglês. A vantagem dele para Vettel, o segundo colocado, era de 23s573. Lewis não falou nada e acelerou. “O que eu faço agora?”, perguntou, depois de uma sequência de voltas boas. “Nada, continua acelerando”, ouviu.

A Mercedes, informada da investigação sobre a irregularidade, imaginou que uma punição possível seria acrescentar 25s ao tempo total de prova de Hamilton. Mandou pisar fundo para abrir mais do que isso em relação ao segundo colocado. Lewis cruzou a linha 25s042 à frente de Tião Italiano. Sem saber direito o que estava acontecendo. Por 0s042, caso tivesse de pagar 25s, ganharia a corrida.

Mas tal esforço acabou sendo desnecessário. Os comissários discutiram a questão em detalhes por horas, ouviram todas as partes e analisaram toneladas de dados até emitir o veredito. Os pneus estavam com a pressão correta quando foram montados no carro de Hamilton — já não falavam mais de Rosberguinho, porque o pobre alemão abandonara a duas voltas do final com seu velho motor estourado, quando estava em terceiro. Só que os cobertores térmicos foram desconectados antes do que deveriam, no grid, e quando os fiscais mediram a pressão, a temperatura da borracha era bem menor do que em outros carros. Quando a temperatura baixa, a pressão do ar cai também. Os comissários consideraram que a Mercedes seguiu as recomendações de segurança da Pirelli. E sugeriram que, para que tais episódios não se repitam, medições e manuseio dos pneus obedeçam a protocolos mais claros.

italy15cLogo depois da corrida, houve até bate-boca (a distância, é verdade) entre Hamilton e Paul Hembrey, o homem da Pirelli. “Se estabelecemos um valor mínimo, há uma razão para isso. No fim das contas, trata-se, sim, de obter alguma vantagem“, disse o dirigente. “Sabíamos que seria uma corrida de apenas uma parada. Seriam muitas voltas com um só jogo de pneus. Por isso, todos têm de seguir os planos que fornecemos.” Lewis rebateu: “A gente trabalha no limite. Se é 20, a gente tenta usar 20,0001. F-1 é assim. Não ganhei hoje por causa desse 0,3 PSI nos meus pneus, mas porque fomos mais rápidos”.

Palavras ao vento, serão esquecidas, porque afinal tudo se resolveu. E ainda bem que a vitória foi mantida, porque MC Lewis mereceu amplamente. Foi o mais rápido em todos os treinos, largou bem, da pole, e desapareceu do resto.

O GP da Itália começou com um susto no grid. Kimi Dera Fosse Tudo Automático, segundo no grid, empacou e todo mundo passou por ele. Felizmente, nenhum por cima. “Ele se atrapalhou com os dedos”, explicou Maurizio Arrivabene, o chefe. O finlandês caiu para último. Mas na quarta volta já estava em 11º. Na sexta, em nono. Depois, demorou um pouco mais para escalar o pelotão. Foi assumir o oitavo lugar só na 32ª volta, ao passar Sonyericsson, e o sétimo, na volta seguinte — atropelando Hülkenberg. Na volta 50, superou Pérez. Com a quebra de Rosberguinho, terminou em quinto. Uma performance digna. Mas chegaria ao pódio, se não tivesse se embananado na largada.

Em longa entrevista, que reproduzimos na íntegra abaixo — já pedindo desculpas pelo inconveniente, porque ninguém tem tempo para textos muitos longos –, Raikkonen explicou tudo.

“Fiz  o que sempre faço.”

A primeira volta da prova de Monza tirou de combate a dupla da Lotus. Grojã quebrou e Maldanado foi tocado por Felipe II. Como o grid acabou de ser montado apenas pela manhã, porque a direção de prova precisava alocar 168 posições perdidas por punições, alguns pilotos que foram muito mal nos treinos largaram no meio da galera, como a dupla da McLaren. Isso fez com que Button, por exemplo, fechasse a primeira volta num espantoso décimo lugar.

[bannergoogle] Rosberguinho, que largou mal, caiu de quarto para sexto na primeira volta. Foi se virando, até chegar em Sapattos na volta 14, lutando pelo quinto lugar. À frente deles estavam, pela ordem, Hamilton, Tião Italiano e Massacrado, que largou muito bem de novo. Na volta 19, Nico teve uma boa ideia. Como não passava Bottas na pista, foi para os boxes. Trocou os pneus e encaçapou uma volta muito boa, tão boa que Massa, que parou na volta seguinte, perdeu a posição para ele. Bottas, que fez sua troca na 23ª, também voltou atrás. Na TV, o narrador que só fala do “Filipe” e do “Filipinho” especulou que a parada de Massa tinha sido muito ruim, um desastre, e que por isso ele voltou atrás de Rosberg. Dados: a parada de “Filipe” durou 25s207, contra 24s657 de Nico — da entrada à saída dos boxes. A diferença de 0s550 não foi o que  determinou a perda da posição. Foi o alemão que acelerou direito.

Vettel trocou os pneus na volta 26. Hamilton, na 27. A corrida se acomodou. Rosberg chegou a se aproximar de Tião Italiano, 3s na volta 44, mas não deu em nada. Quem se esfolava mesmo era Raikkonen, com boas ultrapassagens e um grande esforço para recuperar-se da cagada inicial. As derradeiras emoções ficaram para a Williams. Bottas chegou em Massa no momento em que o motor de Rosberguinho ia para os ares, garantindo de vez o segundo lugar de Sebastian. Felipe resistiu bravamente ao assédio do companheiro e conseguiu um pódio merecidíssimo. Brincou com a equipe, ao final da prova: “Estou muito velho para essas coisas”, disse.

italy15e

Pódio bonito, como sempre em Monza, com dois pilotos queridíssimos dos italianos — Vettel, que na Red Bull era vaiado pelos ferraristas, e Massa, pelos anos de vermelho — e um terceiro que está em estado de graça. Hamilton vai empatar com Senna no número de vitórias. Falta apenas uma. Será um momento emocionante, pois ele sempre colocou o brasileiro no topo de sua lista de ídolos. Depois do trio, fecharam a zona de pontos Bottas, Raikkonen, Pérez, Hülkenberg (bem, a Force India), Ricciardo, Ericsson (outro que vem mostrando serviço) e Kvyat.

Na classificação, Hamilton deu um salto enorme. Foi a 252 pontos, contra 199 de Rosberg. A diferença foi de 28 para 53 pontos. Se Nico tivesse terminado em terceiro, seriam 38. Vettel tem 178, se aproximando (será um vexame enorme, se Rosberg não ficar com o vice), e Massa saltou para quarto, uma ótima posição, com 97 pontos. Deixou para trás Raikkonen (92) e Bottas (91).

O campeonato acabou? Desconfio que sim. No que se refere, claro, ao título. Mas as corridas, com uma exceção ou outra, têm tido bom nível, embora sejam previsíveis lá na frente. Pena que a fase europeia acabou. Não tem nada como uma pista na Europa, com público de verdade, história e tradição. De bom, nesta fase final da temporada, Suzuka, Interlagos e México. Estou doido para ver o Hermanos Rodriguez cheio de loucos, apesar de a Peraltada não existir mais.

Subscribe
Notify of
guest
83 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
Paulo Pinto
6 anos atrás

Recadinho para a dupla de pilotos da “McLata”:

Vão pra casa, Padilhas!

Eddy
Eddy
6 anos atrás

Sobre a transmissão da rede mãe domingo e a transmissao da rede filha mais tarde……

“Teria sido melhor ir ver o filme do pelé!”

Tira os narradores tresloucados.
Deixa o Reginaldo Leme narrando e pronto. A audiencia volta rapidinho…… serio.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
6 anos atrás

Porra !!! A turma da TV é fraca demais ficam chutando o porque a Mercedes mandou o Hamilton descer a bota e ninguém para imaginar que era logico que já sabiam que o motor do Nico estava para explodir e quando antes a corrida terminar era melhor para o time, pois faltavam poucas voltas,

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
6 anos atrás

Isso está um verdadeiro pé no saco…agora nem calibrar os pneus a seu gosto pode mais, o que diria Nelson Piquet que entortou os ponteiros do calibrador para enganar a turma do Nigel Mansell.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
6 anos atrás

“(será um vexame enorme, se Rosberg não ficar com o vice).”

O mesmo Vettel arrebatou o vice do Rubinho, quando o mesmo pilotava outro “foguete” em 2009.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Corrigindo: quando o brasileiro pilotava outro “foguete”…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

…quando o brasileiro pilotava outro “foguete”…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Acontece que na Ferrada não existe piloto competente o bastante pra realização de tal façanha, hahahahahahah!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

O piloto é o mesmo. Aguardemos.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Alonso foi competente o bastante pra tal feito, Já esse outro…….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Alonso foi competente o bastante para derrotar o companheiro de equipe. Já o resto…

Thiago Lemos
Thiago Lemos
6 anos atrás

A corrida foi um saco, previsível. As forças do campeonato são bem definidas.

Hamilton e Vettel claramente os melhores pilotos do ano, mas o Hamilton vence a maioria porque tem muito mais carro. E o outro é sempre batido. Aí não tem briga, e é mais do mesmo dos tempos de vários campeonatos seguidos de Schumacher e de Vettel.

Araujo
Araujo
6 anos atrás

Rosberg não ser vice este ano seria tão humilhante quanto foi Barrichello não ter sido vice em 2009 com a Brawn GP.

eduardo
eduardo
6 anos atrás

Os ex pilotos são os maiores criticos do Vespa,talvez por o adolescente com um ano de F3 esta conseguindo mais que eles com seis ou sete anos de categorias de base

eduardo
eduardo
6 anos atrás

O Kviat depois de disputar com excesso de agressividade com o Riccardo no inicio do ano deixando a equipe com os cabelos em pé mudou de atitude e vem sendo um garoto comportado pontuando em todas as corridas e andando sempre próximo do garoto sorriso, o Sains que é um piloto técnico e tranquilo e vem de uma maré de azar deu um chega pra la no Haikkonem e andou abanando o carro pra todo lado na frente do Riccardo sem ninguém falar nada o que não aconteceria se fosse o Vespa,ele chegou a F1 muito cedo a inexperiência pesa mas não demais e seus erros não foram muitos e sua pilotagem agressiva pesa mais que sua inexperiência,o Nasr deu um toque em um rival na largada pela terceira vez e de novo toma pau de seu mediano companheiro de equipe,é bom acender a luz amarela.Esta faltando imparcialidade nos comentarios sobre os jovens pilotos ,se dependessem dos comentarios dos comentaristas nacionais o Nasr já teria um pre contrato na Ferrari e o Vespa teria seus dias contados e esta mais para acontecer o contrario

Leo D. Guerra
Leo D. Guerra
6 anos atrás

E a FIA é Brasil, caga regra pra todo lado e a toda hora, depois escolhe qual lei segue ou deixa passar, depende de quem é, em qual equipe, em que fase do campeonato. Não interessa se teve ganho de performance ou se “muda” a cara do campeonato, fez merda, paga a punição, se limpa e presta a atenção para não fazer de novo, é tão simples … educa, fiscaliza e pune.

MARIO FIELDS
MARIO FIELDS
6 anos atrás

Até onde se sabe os pneus são cheios com nitrogênio, justamente para não haver variação de pressão com a variação da temperatura.
Portando esse papo de cobertor térmico e o escambau não cola.
Isso tá cheirando a trambique, ´porque teriam que desclassificar também a Ferrari… mas jogando em casa nenhum fiscal ia fazer isso.

luigi
luigi
Reply to  MARIO FIELDS
6 anos atrás

O nitrogênio é para que durante a período de uso do não haja uma variação de pressão muito expressiva pelo calor gerado durante a prova e o cobertor térmico é para aquecer a borracha para que tenha uma aderência adequada no inicio de uso uma vez que os valores de torque são muito altos e com a banda de rodagem fria pode haver perda de aderência.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  MARIO FIELDS
6 anos atrás

O nitrogênio, como qualquer gás sofre mudança de pressão com mudança de temperatura. Uma mudança menor, por ser um ar “seco” sem a presença de moléculas de água, mas sofre mudanças consideráveis. A grande vantagem do nitrogênio é ser mais “leve” e por ter moléculas mais densas, ser menos propenso a escapar pelos poros da borracha dos pneus .

roxxon valdez
roxxon valdez
6 anos atrás

F_1 em tarde de futebol brasileiro com decisão no tapetão. e sem o ‘”brilho”” de galvão pachequeando.

fernando fernandes
fernando fernandes
6 anos atrás

Mercedes foguete. Comandante novamente sem muito esforco p ganhar. Rosberg-passivo qdo cara p vento tira quase 2 seg numa volta e passa as willians, e sem muito esforco ou sem cagada ou problemas completa dobradinha.

Nao entendo do pq nao trocar o motor do carro do rosberg. Seria apenas punicao, entretanto motor confiavel. Ou querem dar emocao?

Gabriel P.
Gabriel P.
6 anos atrás

Flávio.
Como sempre seu texto foi e é ótimo, divertido e informativo na medida certa.
Já não bastam as tantas frescuras da FIA que estão resultando em tantas punições desnecessárias, agora vão até se intrometerem na pressão dos pneus?
Já não é suficiente a frescura da obrigação de usarem 2 tipos de pneus durante a corrida?
Daqui há pouco vão cismar até com a cor dos capacetes??
Qual a punição se Vettel resolver usar capacete azul?
No que estas frescuras interferem nas corridas?

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Gabriel P.
6 anos atrás

Daqui há pouco não. Já cismaram.

Gustavo Segamarchi
Gustavo Segamarchi
6 anos atrás

Ontem, a F1 foi MASSA!

Oi?
Oi?
6 anos atrás

O narrador oficial tava mais preocupado com a cor do cabelo do Hamilton do que com a corrida em si.
Bottas, traiçoeiro, foi cozinhando o galo em banho maria para dar o bote no final. Foi por pouco, hein, Massa?

luigi
luigi
Reply to  Oi?
6 anos atrás

Foi é estranho ,ninguém tira 6 segundos em duas voltas e depois não consegue passar . mas como aqui é Brasil todo torcedor tem o direito de pensar o quer ,não é mesmo ? E em que ponto chegou o automobilismo brasileiro ,que para um piloto tupiniquim chegar ao pódio os concorrentes mais aptos tem que um ter um problema sério na largada e outro ter o motor estourado, já vai longe o tempo em que piloto brasileiro era considerado mais um postulante a vitória,atualmente só fazem é compor grid para narrador néscio em automobilismo ficar falando bobagens e tentar alavancar a audiência declinante da emissora ( e na minha opinião particular ,este Luiz Roberto consegue ser mais chato que o chefe dele a unica coisa que se salva é quando ele fala o bordão da emissora não agride tanto aos ouvidos como o locutor oficial ,pelo menos na minha opinião .)

Ricardo Lacerda
Ricardo Lacerda
6 anos atrás

Na verdade ainda há uma corrida na Europa: O GP da Rússia em Socchi. É estranho, mais é Europa.

Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

O Hamilton é o Hamilton! O Massacrado continua tendo sorte até o momento. O Rosberg já não luta mais pelo Campeonato e sim pelo Vice. O Vovô Räikkönen já não sabe mais o que é Largar na Primeira Fila. O campeonato acabou, e só resta ver pra quem vai ficar o que sobrar!

Jr.
Jr.
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

Quando o cara faz uma baita corrida, se defendendo dos ataques do companheiro de equipe e chega na frente é sorte…. Ah, cara, na boa, vai pescar

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
6 anos atrás

Isso também tá um pé no saco, agora querem proibido calibrar os pneus a seu gosto…desse jeito o Nelson Piquet não mandaria entortar os ponteiros do calibrador para enganar a turma do Mansel.

Leandro Batista
Leandro Batista
6 anos atrás

Bernie deve estar louco em querer excluir Monza do circulo da F1. Louco!

Paulo F.
Paulo F.
6 anos atrás

Tão de sacanagem com Rosberg!. O motor dele tava mais rodado que taxi de Salvador!
Massa fazendo uma boa corrida, e a Willians não fez lambança (masi precisa melhorar a troca de pneus).
Vettel foi rápido e consistente.
Acorda Kimi! (Escapou de um acidente monstro hoje, do mesmo naipe que os Peterson e do Riccardo Paletti!)
Lewis & o Mercedão : soberbos. Parecia relógio suíço ( daqueles dos bons, ie. Jaeger-LeCoultre).

Ataíde
Ataíde
6 anos atrás

Mercedes dando shows sem cobrar couvert artistico nos, pitstops , Hamilton poderia ter tomado um capuccino machiato com a vantagem que consolidou .Rosberg ou loirinha na sua parada passou as duas Williams de uma vez ,como pode isso pareceu as marginais do Haddad aonde menos é mais rapido !

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 anos atrás

A não punição da Mercedes, como bem foi punida a Red Bull de Ricciardo na Austrália no ano passado, sendo desclassificado em casa pela bomba injetora de combustível estar fora do regulamento, só faz piorar a imagem da F1.

Vão deixar a picaretagem reinar novamente como nos tempos de Briga à Toa e Picaretonso?

Hamilton deveria ter sido sumariamente desclassificado como foram os dois carros da GP2.

Não fosse o estouro do pneu na corrida passada Ve44el já estaria hoje a apenas 1 ponto do Rosberg, E se o Hamilton tivesse sido desclassificado como deveria, Ve44el já estaria na frente do Rosberg e a “apenas” 27 pontos do inglês.

Até o campeonato ganharia outra graça.

A FIA se acovardou. E abriu um precedente perigoso; qualquer um pode agora trapacear e alegar jurisprudência.

Uma dúvida: Amonso correu hoje?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Alonso correu tanto que conseguiu chegar atrás dos pilotos da Marussia.

Triste fim de carreira.

Alonsão
Alonsão
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Correu, mas QUEBROU!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alonsão
6 anos atrás

Quebrou, é? Que pena…

Gene Mendes
Gene Mendes
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Tão mimizento e babaca que nem assim esquece o Alonso… hahahah que otário!

Fernando
Fernando
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Quanta bobagem, bomba injetora é uma coisa, fluxômetro é outra. Não vou explicar porque vc não vai compreender, mas a Red Bull foi avisada várias vezes durante a corrida que Ricciardo estava excedendo o limite de fluxo “momentâneo” de combustível, e não corrigiu a irregularidade, por isso foi desclassificada.

As Mercedes em Monza tiveram a pressão de seus pneus medida de forma ERRADA, com a temperatura desconhecida, culpa da FIA e da Pirelli que não sabem sequer medir pressão de pneus. Hamilton, Rosberg e a Mercedes não tiveram culpa nenhuma no episódio dantesco de incompetência, o que é comum, da FIA e da Pirelli. Informe-se.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Fernando
6 anos atrás

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Não vamos misturar.
A única coisa que podemos misturar é o “Arrastonso” disputando posição com os marússicos…

Repetindo: triste fim de carreira.

Alberto
Alberto
Reply to  Fernando
6 anos atrás

“Informe-se”

Pediu demais. Informação, coerência e sensatez não são o forte dessa dupla fálica. A especialidade dos dois é a ignorância, o mau gosto e o hábito recorrente de fazerem papel de bobos na seção de comentários do blog.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

O leitorzinho de Autosport, Motorsport, vai inventar quantos fakes ainda!!?

Allez Jado!

Chupa Allonzo!

#EuRioDoÚltimo!!!

tazio
tazio
6 anos atrás

ah Monza! meu sonho acelerar nessa pista, quem sabe um dia…Rosberg não é adversário para o Hamilton e ainda é burro pois forçar o motor daquele jeito só mostra o desespero dele em diminuir o prejú para o Hamilton. olhando aquelas curvas inclinadas do traçado antigo não dá para não pensar que antes tudo era mais legal!!
alonso meu filho esqueça a Ferrari, parece namorado arrependido! Petrov manda lembranças…

fabiom
fabiom
6 anos atrás

De umas 5 ou 6 corridas pra cá o Felipe Nasr vem descendo a ladeira bonito hein!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
6 anos atrás

o GP dos EUA tem sido legal também! é uma boa pista, apesar de não ser tradicional, cabe entre essas bacanas que faltam

Gustavo Segamarchi
Gustavo Segamarchi
Reply to  Rafael Chinini
6 anos atrás

É um Tilkódromo!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Gustavo Segamarchi
6 anos atrás

Não mate a ilusão de alguém que acredita em algo.

luigi
luigi
Reply to  Gustavo Segamarchi
6 anos atrás

Eu preferiria um Road América do que mais este Tilkodromo .

Zé Maria
Zé Maria
6 anos atrás

Flávio, seguinte:
Como bem pontuaram tanto o VM como o Corradi, esse problema com a pressão dos borrachudos foi motivo de 2 punições na GP2 lá mesmo em Monza, durante o final de semana.
Dois pesos e duas medidas então? Agora tá valendo?
Aguardo comentários.
Abraço.
Zé Maria

Zé Maria
Zé Maria
6 anos atrás

E o tal do “Nasser”, hein?
De “menino-prodígio” à “zérruéla” em 30 segundos. . .
Seguidamente levando ferro do Ericsson, aquele “que só estava lá por ser ‘filhinho-de-papai'” . . .
E sempre com uma desculpinha tipo “o pneu é preto, o freio esquenta e o banco é duro. . .”
Falasééério!
Zé Maria
PS: achei que você gostasse de Austin, Flávio. Errei?

luigi
luigi
Reply to  Zé Maria
6 anos atrás

Quem que pratica automobilismo, motonáutica ,iatismo não é de família ,pelo menos ” bem remediada ” Automobilismo não é como futebol que você pode começar jogando até com bola de plástico ou de meia e quem sabe ter seu talento descoberto por algum olheiro . o custo é outro , nunca foi esporte fácil de populares pratica-lo .Fangio que talvez tenha sido o grande campeão que veio de família mais humilde foi bancado primeiramente por amigos e depois por Peron .

Edson
Edson
6 anos atrás

Flavinho… já temos um novo campeão….

José San Pedro
Reply to  Edson
6 anos atrás

novo?!!

Edson
Edson
Reply to  José San Pedro
6 anos atrás

kkk…. novo, velho!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  José San Pedro
6 anos atrás

O Flavinho entendeu…

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
6 anos atrás

Prezado F&G : Hamilton fez um corridão,Niko dançou com o motor falha da equipe. Foi a melhor corrida de Massa na temporada de 2015. Botas e Vetel são fantásticos . Mika-Ferrari têm seu valor. El Fodon tá pagando mico na Honda/Maclaren.

John Paul Jones
John Paul Jones
6 anos atrás

Sempre que você achar que sua vida está ruim, lembre-se do Rosberg…

valter
valter
Reply to  John Paul Jones
6 anos atrás

Pobre do Rosberg, baterista….

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  John Paul Jones
6 anos atrás

Ou do Alonso.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
6 anos atrás

a de se Parabenizar o Brasileiro …Massa !!!

deu PAU no Jovem osso duro de roer .. Bottas…o final de semana inteiro…finalizando de forma Excelente a carrera de hj…mostrando que ainda tem Muito Braço e Coragem……valeu Massa !!!.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  LUZ PRATA
6 anos atrás

“Há” do verbo “Haver” é com “H”.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

caro CHUPEZ…grato pela Valiosa dica…hahahahahaharsss …valeu.

Fernando
Fernando
6 anos atrás

Todas as matérias do GP estão, digamos, capciosas demais na minha opinião. É como se o caso da pressão dos pneus das Mercedes tivesse dado em nada porque… ninguém diz! Ora, a medição foi feita de forma errada, a fiscalização foi mal elaborada, como foi feito ficou impossível “provar” que a Mercedes teve a clara intenção de burlar algo. Medir e comparar a pressão de um pneu da Ferrari quente e um da Mercedes mais frio – por ter os cobertores desligados – é de uma burrice inimaginável. E os outros carros, alguém sabe algo sobre isso? Penso que o GP deveria falar disso e não ficar dissimulando, dando ares de decisão política – a omissão faz parecer isso – para um caso puramente técnico, no caso, um caso óbvio de incompetência técnica para medir uma simples pressão de pneu. Perdão, vocês são muito melhores.

Edgard
Edgard
6 anos atrás

Além de só xaropar com ‘Filipâncias’, como só os dois interessassem, o narrador ainda praticou sua locução ‘meu ouvido não é pinico’, como se estivesse narrando uma partida de futebol – de várzea.

Cristina
Cristina
Reply to  Edgard
6 anos atrás

Mas a transmissão da rede mãe nem chegou aos pés da diarreia verbal da rede filha. Na primeira só tivemos que aturar gritos, Filipinho, o bacuri adivinho que acertou mais um pódio do papai e a discussão sobre o loiro natural do cabelo da repórter, na rede filha a coisa foi pior: vamos torcer pra Hamilton não igualar as vitórias do Senna, vamos torcer pela desclassificação, fora o menino comentarista-piloto que achou por bem dizer que Hamilton era egoísta porque não queria que a Mercedes fornecesse motor para RBR, acusou o piloto de não pensar no campeonato, apenas em si. Mas gente, isso é F1 ou comunidade hippie alternativa? Claro que o cara é egoísta. Enfim, é ver no mudo em qualquer canal.

André Viana
André Viana
6 anos atrás

Pode até não ter sido um “desastre” a parada do Massa, mas a Williams, pelo seu tamanho, história e o que almeja no campeonato, não pode ficar fazendo paradas na casa dos 3s (a do Bottas foram 4s!!). Até a Force Índia fez parada em 2.7s hoje.

Luz prata
Luz prata
6 anos atrás

boa tarde Gomes e galera.

SHOW… do agora Loirinho… LEWIS… O n1 do Grid…o Melhor piloto pos…ET SENNA………valeu.

Alonsão
Alonsão
Reply to  Luz prata
6 anos atrás

Ah, tá!

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Alonsão
6 anos atrás

caro Alonsao…quem foi melhor entao ???

na sua opiniao os filhotes do Briatore…Dick/Shumacher…depois seu sucessor no Cretino team 147 …o Bonzinho e correto… Alonso… ???? hahahahahaharsss vc ta de brincadeira cumpadi ???? hahahahaharsss se liga…o Negao e Muito Melhor que esses 2 juntos…hahahaharssss valeu ????

Vial
6 anos atrás

Parabéns.. Seus textos são muito divertidos e ao mesmo tempo ultra informativos.. Você é o melhor. Bem, Lewis é demais.. Se não fosse essa melação com o Ayrton.. Seria perfeito!.. Rs

igor
igor
Reply to  Vial
6 anos atrás

Se não fosse a melação com o Flávio e com o Lewis seu comentário seria perfeito!

Chico K.
Chico K.
6 anos atrás

De acordo com o que foi publicado por Fábio Seixas em seu blog, Hamilton teve que acelerar no final com o objetivo de encerrar a corrida mais cedo em resposta ao abandono de seu companheiro. O Hamilton também estava com o mesma unidade de força pela sexta corrida consecutiva?

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Chico K.
6 anos atrás

Até porque não faria sentido nenhum a equipe achar que o motor pudesse dar problemas e mandar o cara forçar esse motor e meter o pé. No mais o motor do Hamilton era novo, o do Rosberg é que era velho, porque o novo do Nicko deu problemas nos treinos.

tazio
tazio
Reply to  Chico K.
6 anos atrás

O Fábio pisou na bola dessa vez, não faria sentido mandar acelerar para a corrida acabar logo se fosse problema de motor, o correto seria mudar o mapeamento do ‘engine’ sacrificando a potência, bem, todos aqui sabem disso.

Jaudy
Jaudy
Reply to  tazio
6 anos atrás

Essa coluna dele foi bizarra. Falou nada com nada. Muito mal escrita , foi bem infeliz.

André Luiz
André Luiz
Reply to  Chico K.
6 anos atrás

O motor do Rosberg estava em sua sexta corrida, por isso quebrou com o aumento da potência. O motor do Hamilton era novo.

Pacheco
Pacheco
Reply to  Chico K.
6 anos atrás

Ele está tão mal informado que o acertou os 3 primeiros hoje.

Carlos Tavares
6 anos atrás

Raikkonen deve ter seguido alguma dica dada pelo Barrichello para largar desse jeito. Rubens era o melhor em aproveitar o anti-stall.

Hamilton pode igualar as 41 vitórias de Senna com as mesmas 161 corridas disputadas, o que seria emblemático.

Um crime não utilizarem a Peraltada, mas melhor com o México do que sem.

Arrisco dizer que esse campeonato tem sido o terceiro melhor da carreira do Felipe Massa, perdendo só para 2006 e, obviamente, 2008.

Paulo
Paulo
Reply to  Carlos Tavares
6 anos atrás

Eu acho que em 2007 ele foi melhor que 2006…

Carlos Tavares
Reply to  Paulo
6 anos atrás

Discordo.

Em 2006 era o primeiro ano de Ferrari, com o Schumacher ao lado.

Mesmo assim, teve vitórias convincentes na Turquia e no Brasil, e o terceiro posto na tabela no final do mundial.

O ano seguinte, 2007, seria o ano de se impor perante o novo companehiro, Raikkonen.

E foi apenas o quarto, ao passo que o nórdico sagrou-se campeão.

Daniela
Daniela
6 anos atrás

Parabéns para o Lewis, Sebastian e Massa! Uma dúvida. Alonso abandonou pra não chegar em último? A Manor não conta né?? Que vergonha McLaren!!!! Alonso esquece a Ferrari meu filho, vc tem problemas maiores.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Daniela
6 anos atrás

É quase uma dor de corno. Ele vive com um olho na garagem da McLaren o outra nos carros de Maranello.
Ter sido chutado com justa causa sem direito a sacar o FGTS deve ter sido difícil!!!