JURA, CINGAPURA? (2)

New Singapore coinsSÃO PAULO (olha…) – É preciso dizer. Se fosse Hamilton a enfiar uma luneta de 0s7 em Rosberg numa classificação, estaríamos todos aqui louvando o arrojo, a técnica, a faca nos dentes, o fodástico inglês. Com todos os clichês possíveis.

Pois foi Rosberguinho quem enfiou a luneta para fazer a pole em Marina Bay, e a ele devemos dedicar todos os clichês possíveis. A volta que fechou a definição do grid para o GP de Cingapura foi realmente espetacular. Espetacular. E desmontou todas as teses que apontavam Ferrari e Red Bull como concorrentes sérios para a Mercedes na prova asiática, por conta do mau resultado prateado no ano passado.

A Ferrari, principalmente — que deu vexame. A Red Bull ainda pode incomodar um pouco. Mas pelo retrospecto recente de Nico-Nico, se ele largar bem vai conseguir controlar a corrida. Palpite (e quase torcida): sai da feérica cidade-estado na liderança do campeonato. Por que torcida? Porque torço para essa bagaça se arrastar ponto a ponto até o fim do Mundial. Simples assim.

[bannergoogle]Comecemos com o vexame ferrarista. Ele se materializou no Q1, quando Vettel, a cada curva que fazia, via uma roda dianteira se levantar do asfalto. “Que porra é essa?”, perguntou. Chamaram-no para os boxes, mexeram aqui e ali, mandaram de volta para a pista.

O mesmo. “Por que me mandaram de volta desse jeito?”, perguntou Tião Italiano. Estou inventando as falas. Boxes de novo.

Aparentemente, a barra estabilizadora traseira (antes que comecem a dizer “claro que é traseira”, é bom informar que muitos carros têm barras na dianteira; a maioria, aliás) quebrou. Não sei como um negócio desses pode quebrar num F-1, mas que não estava funcionando, não estava. Talvez não tenham fixado a dita cuja direito. Um erro de montagem. Estou esperando a Ferrari falar algo.

O fato é que por conta de ter de andar com um triciclo, Vettel ficou em último e é em último que larga amanhã, tendo sido limado da festinha da classificação ao lado de, pela ordem, Excelência, a partir do 17º: Magnólia Arrependida, Felipe II, Palmolive, Wê Lá, Hein? e L’Ocon. Na ponta, Ricciardo fez o melhor tempo na casa de 1min44s255. Os dois pilotos da Mercedes, colocando o carro na banguela em algumas retas, ficaram em quarto (Hamilton) e oitavo (Rosberguinho).

No Q2, Nico resolveu dar uma aceleradinha em virou uma volta em 1min43s020, aquilo que a gente chama de temporal. Para isso, usou os pneus ultramacios. A Red Bull resolveu fazer suas voltas com supermacios — um pouquinho menos gosmentos e, portanto, mais duráveis — para largar com eles e adiar a primeira parada. É uma estratégia. E os tempos não foram ruins. Ricardão em terceiro a 0s913 de Rosberg, e Verstappinho em quarto, a 1s092.

[bannergoogle]Não foram ruins, mas também não foram sensacionais. Os ultramacios que usariam no Q3 seriam mais rápidos o bastante para encostar em Rosberguinho?

Eu achei na hora que não, e estava certo, como se verá a seguir.

Mas antes de falar disso, os degolados, pela ordem, Meritíssimo, a partir do 11º colocado no grid: Sapattos, Massacrado, Bonitton, Gutierros, Grojã (que bateu e causou uma amarela que, segundo Massa, atrapalhou sua volta porque ele tirou o pé, e outros pilotos não tiraram, e tem de ter investigação, chama o MP do Paraná para fazer um PowerPoint já) e Sonyericsson.

Ah, a Williams… Como pode? Os dois carros da Force India, que brigam com a equipe de Sir Frank pelo quarto lugar no Mundial, foram ao Q3. É bem provável que terminem na frente amanhã, retomando a posição — que no final da temporada representa alguns milhõezinhos de dólares a mais de premiação. Assim como passaram os dois da Toro Rosso, a dupla da Mercedes, a da Red Bull, e um de cada de McLaren e Ferrari.

polenicocin16

Assim que a luz verde se acendeu no Q3, Rosberg foi para a pista. E fez uma volta assombrosa em 1min42s584. Para se ter uma ideia (preparem-se para um monte de números), foi 0s704 mais rápido que Hamilton, 0s956 melhor que Raikkonen, enfiou 1s157 em Ricciardo e 1s259 em Verstappen. Tá bom procêis?

Como se nota, a Red Bull não melhorou grande coisa com os ultramacios. Pareciam, seus dois pilotos, fora da briga. A segunda rodada de voltas rápidas foi aberta pelo Comandante Amilton, que logo na primeira curva já fez uma cagada e estragou a sua tentativa. No segundo trecho do circuito, errou de novo e completou o serviço. Péssimo, diga-se. “Não é meu fim de semana”, falou, elogiando Rosberg.

Ricardão e Verstappinho melhoraram um pouco em relação ao que conseguiram na primeira saída, mas nem chegaram perto de Rosberg, que também não conseguiu superar seu tempo da primeira volta rápida, embora tenha ficado perto — na real, ele ficou com a primeira fila sozinho, porque fez primeiro e segundo tempos no Q3; se fosse ele, reivindicaria esse direito.

Foi uma pole, em resumo, obtida com enorme autoridade e superioridade. Fodástica, com a faca nos dentes, arrojado, combativo, ousado, perseverante, dedicado, esforçado, não desiste nunca, busca o limite extremo. “Foi uma das três melhores da minha vida“, falou o platinado que, amanhã, completa 200 GPs na F-1.

[bannergoogle]Viram como é ridículo adjetivar qualquer coisa exageradamente quando o elogiado não é nosso queridinho? Fica a dica.

Foi a sétima pole de Nico-Nico no Fubá em 2016, 29ª na carreira. Ele ainda não venceu em Cingapura. É bom lembrar, como escrevi ontem, que em seis das oito edições dessa prova (75%) o pole ganhou.

Ricciardo ficou em segundo no grid, a 0s531 do alemão. Hamilton e Verstappen dividem a segunda fila. Ah, como quero ver essa largada! É bom que Lewis tome alguns cuidados. O menino maluquinho da Red Bull não tem muito a perder se bater — no máximo, Helmut Marko tira o PlayStation dele por uma semana. Raikkonen ficou em quinto, seguido pela ótima Toro Rosso com Sainz Jr. em sexto e Kvyat em sétimo. Hülkenberg, Alonso e Pérez fecharam a turma dos dez primeiros.

Andaram falando que pode chover amanhã. Entrei no aplicativo que se chama “Tempo” no meu celular, escrevi “Cingapura” e apareceu, para domingo, uma nuvenzinha com um raio, temperaturas entre 25°C e 32°C. Aí notei que tem uma espécie de hora a hora, e a nuvenzinha com um raio estará presente das 11h às 14h locais, e de noite, na hora da corrida, tudo que temos é uma nuvenzinha com uma lua, sem raios, nem trovões. O que me leva a crer que não vai chover coisa nenhuma.

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Aline
Aline
7 anos atrás

Não sei a quem a Ferrari quis matar de desgosto com aquela suspensão do Vettel, mas, descanse em paz.

Costa
Costa
7 anos atrás

Se tivesse uma cota para desculpas e lamentações (no máximo 50, por exemplo), o Massacrado seria punido antes da etapa européia da F1..

Arriba Alonso!
Arriba Alonso!
7 anos atrás

Eu venho dizendo, nada como uma noite atrás da outra, já que é uma corrida noturna. Alonso, mais conhecido como El Fodón, vem trazendo a McLaren cada vez mais perto da pole position! E o chucruttel tá no fundo do grid… que é o seu devido lugar… kkkkkk!
E isso é só o começo!!!

#AlonsoCampeão2017!

Costa
Costa
Reply to  Arriba Alonso!
7 anos atrás

Arriba!

Charles
Charles
7 anos atrás

Não se iluda Flávio, não temos um campeonato, amanhã ou na próxima corrida o Hamilton recoloca as coisas no lugar. Mas não é porque o Hamilton põe o Rosberg no bolso que não temos um campeonato, é porque os outros 22 carros têm motor 1.0 enquanto que aos dois prateados foi permitido correr com um 2.0 turbo.

ags
ags
7 anos atrás

Essa Vettelina… é uma chorona.. nazis boy chorona..Quando..desde quando ele é do nivel do Hamilton ou Aloso… ele é do nivel do Tartaruga massa… e olhé lá..
Vai dar um strike na largada..e o mimi rosberana fica no muro..Hamilton ganha de novo,

Danielle
Danielle
Reply to  ags
7 anos atrás

É verdade, é possível um strike, mas que vai beijar o muro é sr. “Amilton”, isso depois de levar um chega pra lá do menino de ouro do touro vermelho, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Éder
Éder
7 anos atrás

Só lembrando que em 2008 teve a patacoada do Nelsinho que tirou a vitória do pole, então essa estatistica seria ainda maior.

Vicellez
Vicellez
Reply to  Éder
7 anos atrás

Nelsinho tirou a vitória do pole e deu para quem merece! O piloto mais completo do grid.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Vicellez
7 anos atrás

Nelsinho não sabia que estava tirando inclusive o campeonato do pole.

Mônica
Mônica
7 anos atrás

Não pode ser! O que o meu gatão viu nessa magrela? Ela não passa de uma cópia mal feita da Mortícia.

Rafael
Rafael
7 anos atrás

Pois é… daqui a pouco aparecem os “fãs” do Hamilton falando que a Mercedes sabotou o carro dele e que esse ano eles querem dar o mundial pro Rosberg e que a FIA está por trás disso pra dar alguma emoção ao campeonato e blá, blá, blá… será que é tão difícil assim reconhecer que o Rosberg é um bom piloto e que o cara tem esse ano toda capacidade dade de disputar o título com o Hamilton de igual pra igual?

Daniela
Daniela
7 anos atrás

Espero que o Hamilton ja tenho cometido todos os erros do final de semana pra ter alguma disputa amanha. Não creio que em condições normais a Red Bull possa vencer. Ei, vc que está com o boneco de vodu do Vettel já pode parar. Oh zicaaaaa!

Vicellez
Vicellez
Reply to  Daniela
7 anos atrás

Eu não vou parar! Eu não vou parar! E vou espetar novamente o Chucruttel… Êpa! Espetei o cara errado! Coitado do Hulk…

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

O visual dessa corrida, eu acho quê vai ser a única coisa boa.

moisesimoes
moisesimoes
7 anos atrás

– Hahaha. Nem queria comentar, mas o texto foi tão bom que já digito algo. Hehe, Vossa Excelência esqueceu de mencionar no inquérito “com sangue (sangue?) nos zóio” , “com o cão nos coro ” , “botou pra quebrar”, “fez comer poeira”e “com os caralhos(?)”.
A corrida pode ser boa amanhã com esses 10 melhores da F1 atual. E Vettel.
Mas se tiver só uma nuvenzinha com apenas um raio, capaz de cancelarem a corrida na hora. Já foi o tempo em que havia corrida na chuva na F1.

A cena do powerpoint com aquele diagrama estático foi coisa de calouro no primeiro seminário da faculdade. É de se espantar com tamanha caricatura. Vossa “escelença” parecia estar convicto de ter mapeado o cérebro de Albert Einstein.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

Se pole rendesse campeonato, Senna, com 65 poles, seria hexa.

kkkk!
kkkk!
7 anos atrás

Ver o Vettel se fuder na Ferrari e o Ricciardo separar as Mercedes não tem preço. Não por acaso a RedBull mandou o Vettel embora, por outro lado, a Ferrari ganhou só 3 décimos de 2015 pra 2016. A Mclaren mais de dois segundos!!! É incrível como andaram pra sem o espanhol pra liderar a equipe, enquanto isso, Alonso vai pro Q3 e separa as force india. Kkkkkk!
#GoKimi!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  kkkk!
7 anos atrás

Preste atenção, Vicellez:
Foder se escreve assim. Exemplo: Button deu pau no Alonso, ano passado (ou seja, o espanhol se fodeu na equipe, perdendo até para o companheiro semi-aposentado).

Entendeu ou preciso desenhar?

Mônica
Mônica
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Não seria mais bonito dizer que Vettel se ferrou na classificação e Button deu um passeio em Alonso em 2915?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Já vi que você é a Penélope Charmosa do blog. Sua unha deve ter escorregado na tecla, errando o ano da “surra” do Button.

Ah, sim! Teu gatão é um exímio piloto (admiro sua condução precisa).

kaio
kaio
7 anos atrás

Chama mesmo o MP do Paraná, pois aqui se tiver errado vai pro xilindro. Não importa quem seja.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
Reply to  kaio
7 anos atrás

Como não importa quem seja??? Tem juiz que não sabe nem o endereço da Claudia…

pedro araujo
pedro araujo
Reply to  kaio
7 anos atrás

Kaio, já ouviu falar de um banco chamado Banestado?

guilherme
guilherme
7 anos atrás

Cena rara ultimamente, Kvyat estava sorrindo nas entrevistas. Nada perto daquele sorriso rasgado do auge, dando passão a rodo logo antes de descer ao inferno, mas é bom ver o russo ensaiando um retorno à forma. Acho que a ressaca está começando a passar e ele pode voltar a justificar o macacão nesse fim de temporada.

Nem um palavra sobre Button e bandeira amarela? Meio como aquela secada na cunhada no churrasco da família, uma triscadinha discreta com consequências desastrosas. Vai dormir no sofá, o inglês.

Ainda em assunto maclárico, Alonso ficou à frente de uma Force India. Ainda não é muito, mas já não é pouco.

kkkkez Alonso
kkkkez Alonso
7 anos atrás

Recordar é viver (com remorso?):

https://youtu.be/qVoLbUyI0YE

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  kkkkez Alonso
7 anos atrás

A vitória mais vergonhosa da Fórmula-1.

Vicellez
Vicellez
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Como assim, a mais vergonhosa? A troca de posições foi feita de comum acordo!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Concordo com você. A vitória da Alemanha, apesar de proibida a troca de posições (na época), não foi a mais vergonhosa. Cingapura/2008 leva o troféu”.