JURA, CINGAPURA? (3)

cin16b

SÃO PAULO (bom demais) – Tem corrida que é boa sem ser boa. Digo: sem ter grandes manobras, ultrapassagens mirabolantes, lances épicos. Foi assim o GP de Cingapura. Um espetáculo tático, decidido nas tomadas de decisão rápidas, um show de precisão das duas principais equipes da categoria hoje, Mercedes e Red Bull. E depois de quase duas horas de prova, com estratégias diferentes, escolha de pneus distintas e pilotagem próxima da perfeição, menos de meio segundo separou Nico Rosberg de Daniel Ricciardo. Foi sensacional, para ser bem honesto.

Nico-Nico sai de Marina Bay com moral lá em cima. São três vitórias seguidas, 100% de aproveitamento pós-férias, e a liderança do Mundial reconquistada: 273 x 265 contra Hamilton, terceiro colocado — pódio obtido graças a uma parada para troca de pneus na hora exata, que lhe permitiu recuperar a posição perdida, na pista, para Kimi Raikkonen. O finlandês foi o quarto. E o quinto foi Vettel, com uma corrida exuberante depois de largar em último — deve levar o título de “Piloto do Dia”.

Largar bem seria fundamental para Rosberg, e ele fez isso. A corrida entrou em safety-car logo nos primeiros metros, depois que Hülkenberg, tocado por Sainz Jr., rodou e bateu no muro. Incrivelmente ninguém o acertou. E tudo começou quando o espanhol teve de desviar de Verstappinho, que patinou no grid.

[bannergoogle]A relargada foi autorizada na terceira volta — com um comissário ainda na pista limpando detritos, um perigo absurdo –, Lewis esboçou um ataque a Ricardão, o segundo, mas foi só ameaça. Rapidamente as coisas começaram a se estabilizar, com Nico abrindo 4s4 para Hamilton, o terceiro colocado. Entre os dois, Ricciardo tinha pneus supermacios, insinuando que faria seu primeiro stint mais longo que a dupla da Mercedes, de ultramacios.

Para não esquecer: lá atrás, Vettel, que largou com os pneus macios (os mais duros do fim de semana), começava a jantar todo mundo. Entraria na zona de pontos na 15ª volta.

Verstappen abriu a janela de pit stops, na volta 14. Estava em sexto, voltou em 15º. Na passagem seguinte, Ricciardo e Hamilton pararam juntos. O australiano repetiu a dose com supermacios. Lewis colocou os de faixa amarela, macios, mais lentos do lote para Cingapura. No fim das contas, a ideia da Red Bull de esticar o primeiro trecho da prova acabou não se confirmando. Rosberg faria sua primeira parada na volta 16, colocando pneus iguais aos de seu companheiro de equipe.

Ninguém imaginava, porém, uma corrida de apenas um pit stop. O GP de Cingapura tem 61 voltas, e o padrão, o “plano A” de todo mundo, seria parar duas vezes. Depois que Raikkonen, o quarto colocado parou, na volta 17, as coisas se estabilizaram novamente. E Rosberg já tinha, sobre Hamilton, 9s6.

[bannergoogle]Um momento divertido aconteceu nessa hora, altura da 19ª volta, quando Verstappinho chegou em Kvyat para brigar pelo oitavo lugar. O soviético não quis saber. “здесь нет!”, gritou pelo rádio. Acho que gritou. Mas não passou, mesmo. Foram três tentativas e três defesas ferozes, por motivos de esse cara tirou meu lugar na equipe e é um filho da puta.

Foi na volta 25 que Vettel, já em sexto, fez sua primeira parada — outro que esticou tudo no primeiro stint foi Pérez. A corrida parecia caminhar para um tédio infinito, mas ainda tinha coisa para acontecer. Ô, se tinha. Na volta 26, Raikkonen começou a se aproximar de Hamilton. Ali valia pódio. Rosberg, na ponta, mantinha-se seguro 4s1 à frente de Ricciardo e com 13s5 de folga para Lewis. Ricardão parou na volta 33. Colocou pneus macios. Iria até o fim com eles? Kimi, na mesma volta, aproveitou uma vacilada de Hamilton e passou o inglês sem pestanejar.

As coisas começaram a se desenhar para a segunda metade da prova quando Nico-Nico e Raikkonen pararam na volta 34. Ambos colocaram pneus macios. A sensação era de que iriam até o fim com aqueles pneus. Hamilton veio na volta seguinte, macios também. Igual: duas paradas, não mais.

Só que não foi assim. Em dez voltas, Lewis saiu voando para cima de Raikkonen para recuperar o terceiro lugar. Quando encostou de vez, a equipe o chamou para uma terceira parada. Surpresa geral. Colocou supermacios. A Ferrari não sabia o que fazer. Nessa indecisão, acabou chamando Kimi, também. Ultramacios, para fechar a corrida no pau. Mas a volta a mais que Raikkonen levou para tomar a decisão de parar foi fatal. Voltou atrás de Hamilton, que reassumiu o terceiro lugar.

E o lance final de emoção começou a ser desenhado na volta 48, quando Ricardão também foi para uma terceira parada. Faltavam apenas 13 voltas para o final, e ele colocou pneus supermacios. Voltou mais de 20s atrás de Rosberguinho. E começou a voar. Tirava, em média, 3s por volta do alemão. Àquela altura, a Mercedes não podia mais chamar Nico. Se tivesse de fazer isso, teria de ser na mesma hora que Ricciardo.

[bannergoogle]Então, começou uma corrida contra o relógio fantástica. Na volta 51, a diferença de Rosberg para Ricardão, com seus pneus macios velhos trocados na volta 34, caiu para 18s7. Nas voltas seguintes, 15s4, 12s1, 9s8, 8s1, 6s7 e, pelo rádio, a Red Bull avisou: você chega nele a quatro voltas do final. Rosberg, por sua vez, se preocupava imensamente com os freios. Pelo rádio, a equipe pedia que ele cuidasse deles, porque já estavam no osso. Na volta 57, quando os rubro-taurinos imaginavam que Ricciardo já teria encostado, a diferença ainda era de 5s4.

O australiano perdeu tempo com alguns retardatários. Passou 5s3 atrás na volta 58, mas não desistia. Na 59, 3s8. Na 60, 2s3.

Aí, Rosberg só perderia se cometesse algum erro — o que não estava fora de questão, pela pressão e pelos freios em pandarecos. Mas o alemão fez suas últimas voltas com um olho no peixe e outro no gato, não pisou fora da linha nenhuma vez, e mesmo com Ricardão enorme em seu retrovisor, manteve a calma e recebeu a bandeirada 0s488 à frente. Um espetáculo.

Espetáculo que, além de devolver a ele a liderança do Mundial, caiu muito bem para comemorar sua 200ª corrida na F-1. Foi a 22ª vitória na carreira, oitava no ano. Um fim de semana perfeito, com um resultado que deve ser dividido com a equipe, sem dúvida, mas que teve muito de seu estilo frio e preciso de pilotagem que sempre vem à tona quando consegue controlar uma corrida desde o início. Frieza mais do que necessária nos momentos finais, porque ali não era qualquer um que seguraria a onda, não. Rosberg é melhor do que as pessoas pensam.

Lá em cima eu tinha parado no quinto, Vettel. Fecharam os pontos Verstappinho, El Fodón de La Sétima Posición, Maria do Bairro, K-Vyado e Magnólia Arrependida. De Alonso para trás, todos merecem aplausos. A Force India passou a Williams de novo, que zerou com Massa em 12º e com o abandono de Bottas. Agora, o placar do Maraca aponta 112 a 111 para os forceíndicos.

cin16a

Depois da festa do pódio (na qual Ricardão esqueceu de tirar o boné na hora do hino…), Rosberg foi entrevistado por Martin Brundle, que também é comentarista de TV. Deu uma patada no ex-piloto inglês. “Não se comporte como se estivesse feliz por mim. Todos sabemos que você torce pelo Lewis”, falou. A cara de bunda de Brundle foi indisfarçável, como se vê acima.

O coice tinha endereço. A imprensa inglesa, que vive fazendo fofocas com o alemão. Nico, hoje, foi o cara.

Subscribe
Notify of
guest

128 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bola da Vez
Bola da Vez
7 anos atrás

Você deve ser fã de corridas de cavalos. Só sabe dar patada!

André Fonseca
André Fonseca
7 anos atrás

Caceta, não botava fé na Rosdiva???

Será que teremos um campeão tão sem carisma quanto o PICARETONSO???

perna quebrada
perna quebrada
7 anos atrás

Essa “tretinha” do pódio era uma das coisas que estavam faltando na F1…

Cristiano
Cristiano
7 anos atrás

Olá Flávio, você poderia compartilhar alguma informação sobre o momento em que Nico deu esta declaração? No vídeo do pódio abaixo não aparece isto: https://www.youtube.com/watch?v=rwxLDwEzxSk

samucon
samucon
7 anos atrás

Das 06 corridas que faltam, quem ganhar pelo menos 04, tirando uma quebra de motor ou algum contratempo será o Campeão. Ainda levo fé no Hamilton. Lembrando que o Rosberg está no último motor e sofrerá uma punição a qualquer momento. Se a Mercedes der a ele um motor igual do Hamilton… acho que ele ficará um pouco atrás….

Tales Guimarães
Tales Guimarães
7 anos atrás

Eu queria mesmo é saber quantos milímetros o carro do Hulk passou da asa dianteira do Verstappen…

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Tales Guimarães
7 anos atrás

Dois pentelhímetros.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Bola da Vez
7 anos atrás

É isso aí! Um novo sistema de medidas.

João
João
7 anos atrás

O desempenho da Williams tá caindo mais que a Portuguesa…desse jeito a Mclaren vai passar também.

Jammal
Jammal
Reply to  João
7 anos atrás

Estou ansioso por mais um belo texto do FG no tradicional post anual “Caiu, levanta”…

André
André
7 anos atrás

FG, gostaria da sua opinião. A falta de safety cars numa pista tão tecnica, e com um carro com um torque ainda mais monstro por conta do turbo, representa uma maior qualidade dos pilotos do pelotão intermediário e de fundo, ou uma maior bunda-molice dos mesmos, arriscando menos e tal?

Moy
Moy
7 anos atrás

O Hamilton ficou P da vida.
Tanto que não respeitou o hino pro Nico. Não vestiu o macacão e ficou enxugando o rosto com a toalha, durante a execução.
Não sabe perder e nem reconher a vitória dos outros na boa. Mimado.

LUIZ
LUIZ
7 anos atrás

Flavio, assisti o podium e em momento algou eu escutei o Rosberg falar isso! Voce poderia postar o link?

https://www.youtube.com/watch?v=rwxLDwEzxSk

Roberto Tremper
Roberto Tremper
Reply to  LUIZ
7 anos atrás

Alo Luiz, o link que você publicou falhou (já tiraram do ar) mas o serviço bucaneiro da Internet já disponibilizou todos os arquivos de todos os eventos gravados em HD e na sua língua preferida. Pois bem, baixei tudo e procurei pela fala fatídica.
Não achei.
Inclusive o quadro publicado no post do blog que mostra Roberg com o dedo indicador esquerdo em riste e Brundle com “indisfarçável cara de bunda” é, na realidade, do justo momento em que Rosberg está falando sobre o fim da corrida e da perigosa aproximação de Ricciardo e, assim, aponta para ele, o qual estava atrás de Brundle.

Ricardo Barbosa
Ricardo Barbosa
Reply to  Roberto Tremper
7 anos atrás

Sobre a imagem, é isso, Roberto. A primeira parte da resposta ele fala que foi um fim de semana incrível e tal. Na segunda parte da resposta, entre 3:56 e 3:57, um pouco inaudível, ele fala alguma coisa como “bother for me”, que deve ser relativo à equipe, correlacionando à primeira parte da resposta, que ele diz que foi um fim de semana incrível atc.

E acho que Ricciardo e, principalmente, Hamilton, não deixariam passar este tipo de provocação, pois o último não comentou nada neste sentido na sua resposta.

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Pelos números do Rosberg só fica faltando mesmo um campeonato para se tornar completo. Vettel continua zicado, mas foi recompensado pelo bom quinto lugar no final da corrida. Pro Hamilton só sobrou mesmo o terceiro lugar, ufa! O Bottas pegou uma sobra do Hulkenberg desgovernado na largada acabando com sua corrida, e pro Massacrado só fica faltando o fim do ano pra esse pesadelo acabar logo de vez. O comissário também merece uma champanhe por ter escapado de um atropelamento sem aviso da direção de prova. na relargada.

Luis
Luis
7 anos atrás

Flávio, sábado um piloto daqueles de arrancada sofreu um acidente e morreu em Piracicaba.

Gabriel P.
Gabriel P.
7 anos atrás

Parem com isso
Nico só ganhou porque fez uma troca de pneus a menos e mesmo assim por só 0,4s a frente.
Mas como quem ganha nem sempre é o melhor piloto, mas sim com a melhor estratégia, Nico mereceu a primeiro assim como Hamilton o terceiro.
Vettel fez o que se esperava dele e prova que é tetra, aliás se até Schumi levou 5 anos para ganhar na Ferrari, para Vettel voltar a vencer e ser campeão é só questão de tempo.
E que a Mercedes aproveite bem este ano que ainda está conseguindo algo, ano que vem acaba a graça, ou melhor começa a graça de ter 3 equipes brigando por vitórias.

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
7 anos atrás

Precisou de 200 corridas pro Rosberg ter um final de semana dominante.

Sim, o Rosberg não é tudo isso que falam. Mas sim, está num momento melhor.

Julio
Julio
7 anos atrás

Pqp achar essa corrida boa? Esses caras não superam 2008. Corrida boa é quando essa Barbie de merda ganha?!????!!?

José
José
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

O problema não é falar palavrão. O problema é quando você só sabe falar usando palavrão…

Daniel Cruz
Daniel Cruz
7 anos atrás

Flávio
Boa noite

Já havia pensado isso há algum tempo. Porem, o excesso de acontecimentos me fez perder a vergonha na pergunta:
Já notou que quando existe algum problema crônico em um dos carros da mercedes o outro têm o mesmo? Será que não existe algo estranho nisto. Se possível, poderia verificar a veracidade desta coincidência em números?
Abraços

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
7 anos atrás

Interessante é nem você nem seu site terem tocado no assunto de o Arrivabene ter ficado atrás das grades por seis horas e pago uma multa por ter atirado uma bituca de cigarro no chão em Cingapura.

E não sei de onde você tirou que o Nico falou aquilo para o Martin Brundle, nada nem parecido foi dito em nenhum momento

João Paulo Dias Evangelista
João Paulo Dias Evangelista
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Olha o jumento ae

Foi esse Jegue que deu uma de espertalhão da noticia , agora que ficou comprovado que é mentira some.

Cheio de querer ser o espertão do TV Fama.

Vai debater no site do Nelson Rubens,

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

Bôa corrida , mas é FIM DE FEIRA pra Williams, problema mecanico em cinto
de segurança…pelamor.

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Meu irmão, o Fernando Alonso é muito bom piloto! Olha no site do Grande Prêmio a “maior” velocidade dele durante o gp. O cara é sinistro parceiro!!!

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Fernando
7 anos atrás

Alonso gosta muito do circuito de Cingapura. Foi aí que a fama dele se espalhou…

Alfredinho
Alfredinho
7 anos atrás

O piloto do dia, na minha opinião, foi Vettel. Largando em último e chegando em quinto num circuito de rua, onde os erros são cobrados à vista.

cesar
cesar
7 anos atrás

O mateus leite tem razão flavio, queremos ler seus comentários da corrida, ultimamente vc ta escrevendo o que todo mundo já viu, queremos mais as suas analises da corrida beleza, agora alguém sabe dizer por que a tv que transmite a corrida bota a porcaria daquele narrador quando tem um cleber machado e um galvao no quadro de narradores, eh uma tortura sem fim ouvir o funcionário que botaram pra transmitir viu, coitado de nos, tem que abaixar o volume pra ouvir a transmissão do odinei edson na band pra nos salvar, abraços

Marcelo
Marcelo
7 anos atrás

Boa corrida e uma vitória , com autoridade do Rosberg. Contudo , apesar da corrida de hoje, ainda considero o Hamilton favorito ao título e um piloto muito melhor que Rosberg. Todo mundo falando em três vitória consecutivas e tal… mas vamos lembrar as circunstâncias dessas vitórias : Spa , Hamilton trocou o motor e teve que largar em último ; Monza, Hamilton largou na pole , mas teve um problema de embreagem , na largada, problema esse confirmado pela própria Mercede ; Cingapura , Hamilton não andou no TL2 e sequer pode trabalhar o ritmo de corrida do carro. Assim , aos mais entusiasmados e ,sobretudo , aos fãs de Rosberg, eu recomendaria muita calma antes de sair falando que Rosberg é tão bom quanto Hamilton , que já botou as mãos na taça etc. Lembrando-os que , num passado bem recente, Hamilton recortou uma diferença de 43 pontos em menos de quatro corridas e a ampliou para 18 pontos , ou seja , um total 61 pontos a mais que Nico . Então, não achem que o jogo acabou por causa de 8 pontos., pois ainda há 150 pontos disponíveis até a última corrida .

José
José
7 anos atrás

Quem olha só o grid e o resultado final não dá pra ser chamado de fã. Emoção não se resume a ultrapassagem. Ultrapassagem com asa, pra mim vale menos do que uma boa disputa que não resulta em ultrapassagem. Olhar simplista demais. Hoje, os quatro primeiros andaram o tempo todo no fio da navalha, mesmo nos momentos em que estavam andando de forma “burocrática”. Se Rosberg e Hamilton tivessem forçado o ritmo o tempo todo, por exemplo, provavelmente o primeiro não teria vencido e o segundo não teria chegado ao pódio. Aí você teria um resultado diferente do grid e menos emoção ainda.

David Santos
David Santos
7 anos atrás

Rosberg fez o que se espera deste sem dúvida um dos melhores bólidos que a F1 já viu! Se continuar com esta constância e o Hamilton ter mais duas ou três corridas ruins o título ficará com o Nico. Ricciardo tá provando que antes de palavras-bombásticas e do oba-oba na imprensa, tem de mostrar na pista que tem ganas de campeão.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
7 anos atrás

Ricciardo “amarelou” na hora H. Se fosse Vettel nessa Red Bull, o hino alemão em Cingapura não seria para Rosberg.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Mais um pau do aposentado KIMI.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Clayton Araujo
7 anos atrás

Onde?

Sr. Pinto
Sr. Pinto
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

kkkkkkk…….Se fosse o coxinha do vetell nem pódium conseguiria!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Sr. Pinto
7 anos atrás

Essa “amarelada” do Canguru na hora do “vamos ver”, mostrou a todos que ele não possui a têmpera de um campeão.
Será mais uma promessa não cumprida no altar da Fórmula-1.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Piada do ano: Vettel completa um ano sem vitórias, mas ainda crê na melhora da Ferrari na fase final da temporada 2016………..Não aguento mais rir.

jean
jean
7 anos atrás

Vettel fez uma corrida boa, ao contrário do que tem feito ultimamente. ele corre bem quando tem ótimos carros e se o piloto adversário já tiver mais idade. Piloto do dia foi roseberg, sem dúvida.

luigi
luigi
Reply to  jean
7 anos atrás

Meu caro ,pegue um bom (muito bom ) Honda Civic entre em uma pista junto com uma BMW 328 e veja se é capaz de andar mais rápido ,mesmo que o motorista da BMW seja um velhinho como eu ,se conseguir seu comentário seria válido ,caso contrario escolha um comentário mais inteligente e guarde para uma outra ocasião oportuna .

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  jean
7 anos atrás

Corrida exuberante…kkkkk
Menos, bem menos, muitíssimo menos. Aliás, menos não. Nada mesmo.
O cara largou tranquilo, sem preocupações. De cara um (Hulkenberg) já bateu e ficou pelo caminho. Depois os abandonos de Grosjean, Button, Bottas. Para chegar em 5o ele passou Verstapen, porque o resto é só resto mesmo e não conta. Manor, Sauber, Haas, Toro Rosso, McLaren e Renault são times de F1 com motor de GP2. Ah… não sou eu que estou falando, foi o Alonso.
O piloto do dia foi Nico Rosberg e em segundo lugar o Hamilton, porque ambos correram com problemas nos carros e preservaram suas posições.
Abs.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Anselmo Coyote
7 anos atrás

Mas pro aposentado na Hungria,você não fez o pouco caso que faz agora com o anticristo seu.

Coerência realmente não é o seu forte, né seu Coyote…

Fosse o Finlandês aposentado,voce ia estar vomitando todas as suas baboseiras de que o kimi é o tal e etc,mas como é o Vettel que você tanto espuma de ódio, ai é desdenhar e sentar o malho…

Achou que mudando de blog tu ia estar de boa,né?

Mateus Leite
Mateus Leite
7 anos atrás

FG…seus comentários sobre a corrida eram bem melhores quando você comentava a corrida! Essa sua narração das corridas ficaram chatas e longas de se ler! É só minha opinião.

Fabiano
Fabiano
Reply to  Mateus Leite
7 anos atrás

Não achei!!! Relato perfeito da prova. Só fica chata quando fala do Temer golpista, que, aliás, teve o voto do FG…eheheheheheh

GunneR
GunneR
7 anos atrás

Eu sempre achei o Rosberg um piloto muito bom, porém não bom o suficiente pra bater o Hamilton. No entanto, devo admitir que estou começando a acreditar que estive enganado por todo esse tempo e que o alemão pode, sim, bater o inglês. Assim espero!

Números que o igualam a campeões ele já tem, agora só falta um título pra coroar essa carreira. Seria uma pena se não viesse…

luigi
luigi
Reply to  GunneR
7 anos atrás

Eu acho melhor não se iludir com as aparências , depois que a F 1 passou a ser um show televisivo muita coisa pode ser feita para que a audiência não desanime de os telespectadores de ver corridas . Afinal quanto maior a audiência ,maiores são os lucros ,não é atoa que no automobilismo americano até “Pangaré “ganha !(de vez em quando) e agora a F 1 com americanos mandando ,teremos os shows de bandeiras amarelas ,re largadas e aquela já conhecida “competência e rapidez” para liberar uma pista ,após qualquer acidente . (até atropelamento de formiga devera ser motivo para bandeira amarela) .Quem viver verá !

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  GunneR
7 anos atrás

Eu tenho a impressão que a Mercedes já escolheu o campeão do ano e o outro piloto já aceitou ser vice.

Vitor
Vitor
7 anos atrás

Ainda acho que foi “sorte de vice-campeão” do Rosberg, e olha que torço por ele no campeonato, mas acho que não dá para derrubar o inglês não. Mas deixando a disputa pela ponta de lado (uma das duas únicas corridas do ano em que as características do circuito mais travado permitem que os carros não Mercedes pelo menos disputem a vitória, ora bolas, e nas outras??), é bisonho ver aquelas faíscas que saem quando o fundo do carro raspa no asfalto, resultado do atrito da placa que antes era de madeira e foi colocada de titânio ou sei lá que outro material, colocada de propósito pelo nosso querido dono de circo octagenário, que assim quis para “melhorar visualmente o espetáculo”…. ( ???? ) Façam-me um favor….. Pirotecnia? Ainda bem que ele não conseguiu implementar a idéia de molhar as pistas com mangueira para dar emoção nas corridas, mas conseguiu implementar o espinafre do Popeye (asa móvel bizarra), e também os pneus auto-esfarelantes. Eu se fosse uma fornecedora de pneus jamais aceitaria expor minha marca e meus pneus para que se acabassem com duas ou três voltas para fazer com que os carros entrem no pit e provoquem “emoção” na corrida, sai fora, Fórmula 1 bizzarra.

José
José
7 anos atrás

Da mesma forma que você falou ontem, Flavio, se o vencedor hoje fosse o queridinho de quem fala, mereceria muitos elogios. Rosberg foi preciso, rápido e cerebral. O bom momento que estava com Hamilton, depois das férias parece ter virado novamente pro lado do alemão.

Ainda não sei se será o suficiente pra ser campeão, pois Lewis é muito bom e a diferença é pequena, mas quem antes das férias apostaria que Rosberg conseguiria reassumir a liderança?

Estou falando de cabeça, mas acho que nunca houve um vice campeão que tenha vencido 8 corridas num ano, teve? Acho que Schumacher em 2006 foi quem mais venceu (empatado com o campeão Alonso, com 7). Acho que esse ano isso vai acontecer, acho que Hamilton ainda vence pelo menos mais 2 corridas e Rosberg já tem 8. De qualquer forma, como gostam de dizer os americanos nesses casos, Rosberg “makes a statement”.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  José
7 anos atrás

Bem lembrado, José. Todos os pilotos que venceram oito ou mais corridas no mesmo ano, levantaram o título daquele ano.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  José
7 anos atrás

E em algum ano tivemos 21 GP’s?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Clayton Araujo
7 anos atrás

No ano do terceiro título da Mercedes.

Zé Maria
Zé Maria
7 anos atrás

Talvez meu comentário seja irrelevante, mas justiça seja feita:
Por várias vezes já critiquei o Burti, mas hoje ele estava afiado!
Apesar de um ligeiro vacilo ao dizer “manter”, ao invés de “mantiver” (Professor Pasquale detected. . .desculpem-me pelo preciosismo!), foi cirúrgico ao identificar de imediato e informar os ouvintes, quando dos percalços tanto de Massa (perdeu o tal do “banquinho do macaco”) como de Bottas (cinto de segurança frouxo).

luigi
luigi
Reply to  Zé Maria
7 anos atrás

Mas eu acho que poderia dizer que o Massa é frouxo e o Bottas estava sentado em um desconfortável banquinho de macaco .

Kkkk
Kkkk
7 anos atrás

Vendo o Kimi e o Vettel nessa boa Ferrari, muito melhor que os carros de 2012, 2013, por exemplo, me pergunto como a Ferrari perdeu o vice no mundial de construtores…
Singapura foi o ponto fora da curva no ano passado, a Ferrari sobrou, esse ano, mesmo com um carro excelente e pneus novos o tempo todo não fez nada demais, mais uma corrida que teve o carro mais rápido e não capitalizou nada, mais um pódio perdido, dessa vez com o Kimi.
O sábado pra mim foi claro, Vettel não é mais querido em Maranello, foi um recado claro dos mecânicos.
Alonso é gênio, entrega mais que o carro dá. É o contrário do Vettel, que sempre entrega menos.
Ricciardo mostrou porque chutou a bunda do alemão fake hoje, foi sensacional, pra ver como título não quer dizer nada mesmo… Não tem nenhum e é muito mais completo que o Vettel.
Kvyat também, sensacional, colocando o holandês no lugar dele.
Pergunta do dia:
Como alguém que demora 3 voltas de pneus novos pra ultrapassar o Nars ganha o piloto do dia?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Kkkk
7 anos atrás

“Alonso é gênio, entrega mais que o carro dá.”

Verdade, Vicellez. Entrega até a posição para um moleque e num circuito de rua.
Triste fim de carreira.

Kkkk!
Kkkk!
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

Alonso anda de drs aberto o tempo todo e não perde posição, no Bahren, Vettel de barra traseira solta não consegue andar na frente da Manor em circuito de rua.
Parece que o alemão deu chilique porque não tinha como prender a traseira sem usar mais asa, daí os mecânicos deram jeitinho, hahahaha! Vettel merece mesmo…

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Paulo Pinto
7 anos atrás

O tempo de Alonso já acabou, Sr. KKKK. O tempo de Vettel ainda está passando, Sr. Pinto, mas se ele continuar nessa marolinha, vai ficar só com os títulos ganhos nos energéticos.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Kkkk
7 anos atrás

Pergunta da noite:
Como alguém que demora dez anos em equipes de ponta e não consegue ultrapassar os dois magros títulos, pode ganhar a fama de “piloto mais completo do grid”?

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Kkkk
7 anos atrás

O Kimi não foi para o pódio porque os carcamanos, burros e arrogantes que são, atrasaram a troca do Kimi que devia ter sido uma antes do Hamilton ou na mesma que ele e jamais depois. Se vc assistiu a corrida viu que o Kimi passou o Hamilton no braço na pista e que a Ferrari ferrou o finlandês e o Hamilton o passou Kimi nos boxes.
Amigo, Ferrari… olha, é melhor deixar pra lá. É só arrogância e peito estufado para dizer que é histórica, tradicional etc etc etc. Fazer carro competitivo que é bom há quase uma década não conseguem.
Abs.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Anselmo Coyote
7 anos atrás

A Ferrada fez cagada mais uma vez. Mas infelizmente o Kimi seria ultrapassado pelo Hamilton de qualquer jeito. Hamilton quando foi liberado pela Mercedes para um tal plano B, ficou muito mais rápido. E, com a tal asa móvel já sabe né? Seria mamão com açucar! Um abraço.

Kkkk!
Kkkk!
Reply to  Anselmo Coyote
7 anos atrás

To ligado, imagina se Vettel não tivesse batido duas vezes no Kimi. A Ferrari demorou muito em mudar a ordem de primeiro e segundo pilotos, em 2014, a Redbull só demorou 6 corridas, mesmo o alemão trocando 5 vezes de chassis… Burros mesmo!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Anselmo Coyote
7 anos atrás

Vettel conquistou quatro títulos seguidos na Red Bull. Vamos ver quantos t[tulos o Ricciardo vai ganhar na mesma equipe.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Anselmo Coyote
7 anos atrás

Estou com tanta dó do aposentado. ..

Mônica
Mônica
7 anos atrás

Juro que eu não entendo? O meu gatão só tem feito corridas amornadas! Deve ser culpa daquela magrela que fica postada que nem uma múmia! E eu aqui, querendo que ele esvazie uma garrafa de vodka pelas curvas do meu corpo…
Esse mundo é muito injusto!

José
José
Reply to  Mônica
7 anos atrás

hahahaha… baita comentário. Me fez rir, aqui.

Mônica
Mônica
Reply to  José
7 anos atrás

Não vejo graça nenhuma.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  José
7 anos atrás

Uma garrafa de champanhe é mais elegante…

Mônica
Mônica
Reply to  José
7 anos atrás

É? E já vendem bebida alcoólica para menor de idade?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  José
7 anos atrás

Eu posso conseguir um litro de batida de pêssego no bar do Chicão.

Mônica
Mônica
Reply to  José
7 anos atrás

Batida de pêssego? Que falta de imaginação! Faz o seguinte, cresça e depois apareça com a garrafa de champanhe.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  José
7 anos atrás

Kkkkkkkkkkkk! Podia dormir sem essa, Pinto!

Eduardo_SC
Eduardo_SC
7 anos atrás

Talvez se o Nico segurasse a onda na afetação, a imprensa britânica pegaria mais leve.

D
D
7 anos atrás

Esse lance da entrevista do podium ai não aconteceu. Se ele disse isso mesmo pro Brundle foi em outro momento. Aliás a foto onde é apontada a cara de bunda do entrevistador também está fora de contexto, nesse momento Nico respondia a primeira pergunta e apontava para Daniel falando sobre a pressão dos momentos finais da corrida, Brundle apenas esperava Nico terminar a resposta, sorrindo inclusive.

Confirme no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=cLPOtjb7cLA

Mauricio
Mauricio
Reply to  D
7 anos atrás

Verdade. Ia comentar a mesma coisa. Vi a entrevista toda e a tal cutucada não aconteceu. Pelo menos nāo no podium

D
D
Reply to  Mauricio
7 anos atrás

FG deu uma Galvão Buenada.

Fernando
Fernando
Reply to  D
7 anos atrás

Eu também não vi isso não.

valter
valter
7 anos atrás

Rosberg mandou bem em Cingapura.O carro da Mercedes mostrou que agora é bom em qualquer pista.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  valter
7 anos atrás

E até com superaquecimento nos freios.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Anselmo Coyote
7 anos atrás

Se é que realmente houve o tal superaquecimento.

Daniela
Daniela
7 anos atrás

Vettel fazendo grande corrida e a Ferrari fazendo besteira novamente na estratégia. Hamilton errando o final de semana inteiro e entregando o ouro pro Rosberg. Gostei muito do Kvyat tbm. Hoje ficou provado que a McLaren ainda está muito atrás de Ferrari e Red Bull. Falta carro além de motor.

luigi
luigi
Reply to  Daniela
7 anos atrás

Desculpe-me Daniela ,mas na minha opinião à RedBull só falta um pouco mais de potência na unidade motriz ´pois de resto tem tudo que uma grande equipe precisa ; um bom chassis , aerodinâmica primorosa e dois muito bons pilotos . Tem que ser louvado o trabalho que a ILMOR fez neste motor Renault .coisa que o próprio fabricante não consegue , quem observou ,viu a facilidade que o menino maluquinho passou e abriu do carro da Renault ,abriu em saída de curva ,isto é torque e potência bem superior ao do adversário ,prova de um motor mais potente .(onde estão os detratores da RedBull ,quando esta reclamava da fraqueza do motor Renault ,que achavam que ela tinha que ficar quietinha com a porcaria que comprava ,talvez pesando que estes motores eram filantropicamente doados a equipe). No caso da S F (já que a RGT insiste ridiculamente em chamar a equipe dos energéticos de RBR poque não chamar a Rossa di Maranello de S F) falta muita coisa a começar pelo comando ,estrategistas e projetistas ,pois pode pegar os melhores pilotos de todos os tempos ,que com este carro só seria vencedor em uma conjunção astral muito favorável . ( em relação a Mercedes e RedBull “manca potenza”no motor)

Daniela
Daniela
Reply to  luigi
7 anos atrás

Eu falei da McLaren, não da ter Bull. Abraços.

Valmir lopes
Valmir lopes
7 anos atrás

Tive a mesma impressão da corrida. Gosto sempre de dar notas as corridas, e dei nota 9. Torci pelo galego.

Vicellez
Vicellez
7 anos atrás

Eu venho falando a mesma coisa em toda corrida. Esse garoto da RBR vem fazendo ultrapassagens perigozíssimas, chegando a passar dois carros ao mesmo tempo!
Por isso que Alonso o deixou passar, só para evitar um acidente com consequências imprevisíveis.
O piloto mais completo do grid sabiamente se poupou, marcando pontos importantes para a equipe. Está de parabéns.

kkkkez Alonso
kkkkez Alonso
7 anos atrás

Incrível como a Ferrari é uma equipe amadora.

Não bastasse ter fodido (sim, é com “o”) a classificação do Vettel com um erro juvenil na montagem do carro, resolveu foder (mais uma vez, é com “o”) a corrida do Kimi.

Ou faz a parada imediatamente depois do piloto que vem atrás, ou não para, como fez o Rosberg.

Em todo caso, não é à toa que Ve44el é tetra lá em Cingapura. Havia ganho metade das corridas até então realizadas neste circuito.

Largou em último e chegou 1’2″ (1 min e 2 seg, 1 minuto e dois segundos, um minuto e dois segundos, 62 segundos!) na frente do Michelonso que era o 5º na relargada.

Fodeu (se não aprender agora não aprende mais) com o Picaretonso. Dava, vejam vocês, para em uma das paradas ter ido ao banheiro, feito xixi, lavado as mãos, recolocado o cinto, e ainda assim chegaria na frente daquele que levou (SIC) 2 segundos para a McLata do ano passado pra cá. Não foi o carro, não foi a Honda, foi o piloto mais ultrapassado pelo Versttapen de todos os tempos. Nem o Kyviat foi ultrapassado!

Fato é que a Ferrari jogou fora a possibilidade de um pódio duplo, quiçá uma vitória em Cingapura.

É foda (com “o”!).

Em todo caso, há 10 anos and counting, Michelonso chega sempre beeeem depois do Ve44el. A não ser se o Nelsinho bater!

Deve doer, não?!

Todo castigo pra bandido é pouco.

Chuuuuuuupa Allonzo!!!

Tetra é Luxo!!!

Allez Mão!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  kkkkez Alonso
7 anos atrás

O Vicellez é um adolescente que, pelo visto, não faz o dever de casa.

kkkkez Alonso
kkkkez Alonso
Reply to  kkkkez Alonso
7 anos atrás

Sim, mas do tempo que estamos aqui, já dava para ele ter se alfabetizado.

Deve ser a lavagem cerebral que sofre na Matrix.

E deve doer lá no fundo…do grid!

Allez Jado!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  kkkkez Alonso
7 anos atrás

Eu não sabia, Sennafredo, que você era eleitor do Tiririca.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  kkkkez Alonso
7 anos atrás

Depende com quem estou conversando. Entendeu ou preciso desenhar?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  kkkkez Alonso
7 anos atrás

Imagine um lápis de cor desenhando uma casinha com um sol amarelo. Outro lápis de cor (verde) traça pequenos riscos inclinados, imitando uma graminha à volta da casa. Acrescente-se a isso, uma cerca e um portão com lápis marrom.

Taí o desenho.

Jorge
Jorge
7 anos atrás

Nunca imaginei Temer presidente, e hj ele está aí, também não imagino Nico campeão, então nessa lógica Nico será………………….

Fernando
Fernando
Reply to  Jorge
7 anos atrás

Então, eu também não, só que o Hamilton precisa fazer um monte de cagadas prá isso acontecer, só então a situação pode ser comparada.

Não, não se engane, eu também acho tudo que esta acontecendo no país inaceitável e deprimente, por motivos um pouco diferentes, nem tanto, mas diferentes.

Marcelo Araujo
Marcelo Araujo
7 anos atrás

Cara, eu achei a corrida chata pra caramba.

Bacana é esse resumo preciso e detalhado que você consegue fazer da corrida em tão pouco tempo. Sempre me deixa impressionado. Parabéns.

Se as corridas de F1 tivessem 1/10 da emoção das corridas de Moto Gp o meu entusiasmo pela categoria voltaria num piscar de olhos.

Abração.

Jorge
Jorge
7 anos atrás

??

Jorge
Jorge
7 anos atrás

Ele agora vai se chamar Martin Bundalelê.

Leonardo Silva Conrado
Leonardo Silva Conrado
7 anos atrás

Olha, não quero ser precipitado, mas essa reação do Nico Rosberg, nestes últimos GPs, estão dando pinta que ele pode ser o campeão de 2016, e calar a boca de muita gente que diz que ele não tem perfil de um campeão de F1, o campeonato é longo, ainda faltam 6 corridas, mas parece que este ano é dele.

Jorge
Jorge
7 anos atrás

Parabéns ao Nico! Mas Ham ainda está em vantagem, dados os “problemas mecânicos” que enfrentou desde o início do Campeonato, e toda a diferença que chegou à 43 pontos, se não tiver mais “problemas mecânicos”, como embreagem ou “outras coisas ” , “como cuide bem dos pneus” leia-se não se aproxime do Nico, tem todas as condições de ser campeão.

Gustavo
Gustavo
7 anos atrás

Foi a melhor corrida da F-1 no ano, o que não me faz ter ilusões quanto ao resto do campeonato, que continua chato.

Pedro Teixeira
Pedro Teixeira
7 anos atrás

E o Choronso, de Mclata velha, vai passar o Amassa…sábia decisão de parar.

Igor
Igor
7 anos atrás

Que corrida. Ricardão merece uma vitória esse ano. Pilotou muito bem esse fds. Rosberg mostrou que esse é o ano pra ser campeão. Sua última chance com um carro de extrema supremacia. Mostrou personalidade e guiou demais.

Hamilton também. Na hora que devia andar rápido ele andou e ainda acho favorito pro titulo.

Chupa, Vestarpinho. Extremo talento mas Ta merecendo levar umas roladas, tem que se por no lugar.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Igor
7 anos atrás

Só porque passou Alonso com autoridade?

Eltontoptec
Eltontoptec
7 anos atrás

Votei no Kvyat hoje.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Eltontoptec
7 anos atrás

Seu voto foi validado. Piloto com pouca visibilidade não sofre impeachment.