BUS STOP

RIO (país estragado) – Conta o Jason Vôngoli, no Facebook: “O mais perfeito símbolo da desindustrialização do Brasil: o último veículo produzido em Xerém, pela Marcopolo, nas históricas instalações da Fábrica Nacional de Motores. A mesma FNM criada por Getúlio Vargas nos anos 40 para servir como modelo de industrialização ao país, transformando agricultores e padeiros em operários. Não faz muito tempo, essa unidade da Marcopolo era a maior fábrica de ônibus urbanos da América do Sul”.

Nem sei o que dizer. Ah, a Marcopolo não fechou, continua fazendo ônibus em outras fábricas.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Deus Carmo
3 anos atrás

Escrevo o romance Noite em Paris no blogue de mesmo nome por isso fico futucando tudo na esperança de encontrar algo para colocar no meu romance. Este blogue me me traz muitas lembranças e provavelmente alguma coisa dela será aproveitada. Parabéns pelo trabalho.

Diego Antelo
Diego Antelo
3 anos atrás

Não sei o que é pior nesta notícia. Se o segundo fechamento da FNM, ou o fim da era da Ciferal, que foi parte importante na indústria de ônibus brasileira.
A Ciferal, enquanto estatal, salva pelo Leonel Brizola, que a adquiriu via Banerj nos anos 80, havia se instalado em Xerém, onde a planta estava abandonada há anos. Foi um ótimo negócio, já que a planta dela na Av. Brasil era muito pequena.
Numa tacada só, ficam pelo caminho a indústria de ônibus e caminhões que já tivemos. É muito triste.

Rafael
Rafael
3 anos atrás

Flávio, até onde conheço, pesquisei, essa fábrica fechada da Marcopolo era a fábrica da Ciferal, a partir de 1992. A Ciferal passou a ser controlada pela Marcopolo em 2001 e, logo depois, deixou de ter ônibus produzidos com sua marca, desapareceu :-( A mesma Ciferal marcou muito anos 60 e 70 com algumas carrocerias históricas, principalmente as vendidas para Cometa e batizadas na pintura da empresa como Turbo Jumbo, Dinossauro. Até mesmo as primeiras unidades, fotos, do famoso Tribus da Itapemirim eram carroceria Ciferal.

rafaelle
3 anos atrás

desindustrialização vem desde 1992,
https://www.youtube.com/watch?v=QTbrHmKl300 >”Paulo Henrique Amorim X FHC”
https://www.youtube.com/watch?v=XiMga6Cn8AM&feature=youtu.be&t=3966 >”CCJ – Voto impresso – TV Senado ao vivo – 06/03/2018 – Especialista Diego Aranha Responde na CCJ do Senado Federal – 10:00 minutos- ”
https://www.youtube.com/watch?v=XIKky6aF1-A >”007 com licença para matar… NOSSA ESPERANÇA!”

Rio 2054, Os Filhos da Revolução (Jorge Lourenço)
Caramba, o livro deve sair da seção ‘Ficção’ e ser vendido no Museu do Amanhã, na seção’Prognóstico’…
Mas não levou em conta, a digitalização do dinheiro e seu fim físico; que está ocorrendo, cédula 200r$, difícil acesso as moedas e notas menores, que empurrarão todos a digitalização, reféns do sistema bancário único. (talvez façam leis criminalizando o escambo)
Triste futuro do país do futuro.

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
3 anos atrás

Flávio,
Eu mesmo fiquei curioso ao lembrar da fábrica da DKW e … “googlei”.
Encontrei o site cujo link passo abaixo. Achei bem interessante.
Boa leitura a quem desejar:
https://www.saopauloantiga.com.br/vemag-uma-fabrica-que-agoniza-no-tempo/

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
3 anos atrás

Por mais que a gente sinta tristeza pelo fechamento de uma fábrica “histórica”, pelo menos a produção da Marcopolo continuará. Pior seria repetir, por exemplo, o que aconteceu com as fábricas da DKW ou da Autolatina, que não só fecharam, mas deixaram de produzir.
São inúmeras as empresas, de diversos setores, que “enxugam” custos sem necessariamente deixarem de produzir.

Thiago Bosco da Silva
Thiago Bosco da Silva
3 anos atrás

É o retrato desse governo, cada vez menos empregos, cada vez menos dinheiro pro trabalhador. Querem formar um exército de padeiros e motoboys de aplicativo, sem tempo pra reclamar, só trabalhar pra comer.

Thiago Bosco da Silva
Thiago Bosco da Silva
3 anos atrás

É o retrato desse governo, cada vez menos empregos, querem que voltemos a ser um monte de padeiros e motoboys de aplicativos, para que não tenhamos tempo de reclamar, só trabalhar pra sobreviver.

Simão
Simão
3 anos atrás

O Brasil é um país onde os dominantes são egoistas escrotos que querem tudo só para eles. Já os dominados é um grande conjunto de imbecis cuja prioridade é futebol e cerveja.
Além disso a classe política tem como melhor representante do seu baixíssimo nível, um jegue genocida que chamam de “mito”
Não tem como dar certo!

Fernando
Fernando
Reply to  Simão
3 anos atrás

Pois, retrato correto do país. Só não devemos esquecer que apesar de agora termos o pior dos “jegues” o retrato sempre foi assim, desde os negativos de vidro. E enquanto acharmos que a culpa é só deste “troço” nada vai mudar. O Brasil nunca deu certo, não esta a dar certo, e parece que não tem mesmo como dar certo.

ALESSANDRO
ALESSANDRO
3 anos atrás

Precisamos entender no que vai ser feito da fábrica, que é uma instalação histórica e deveria ser tombada.

lula
lula
3 anos atrás

flavinho tive uma discussão com amigos sobre qual partido político o ayrton senna seria apoiador hoje em dia. vc tem alguma opinião? cheguei a conclusão que ele seria do partido novo, alguns amigos acham que ele seria bolsominion. fale sobre.

murilo
murilo
Reply to  lula
3 anos atrás

Senna seria Bolsomínion, defensor da família tradicional, do posse de arma, do ensino domiciliar, ferrenho crítigo do governo Lula. Ah, e Senna teria toda sua fortuna centrada em algum paraíso fiscal. ZERO imposto em solo nacional.

Kleber
Kleber
Reply to  murilo
3 anos atrás

Aqui no blog mesmo o Flávio postou alguns anos atrás o contrato dele para a temporada de 87 se não me engano. Nele, quem negocia com a Lotus é uma empresa de participações com sede nas Bahamas(!). Daí já se tira uma medida do caráter. Eu salvei esse contrato e vou procurar para ler de novo. Se eu encontrar coloco em algum servidor e posto o endereço aqui.

Kleber
Kleber
Reply to  murilo
3 anos atrás
Miguel
Miguel
3 anos atrás

A depender deste governo lambe botas, submisso, corrupto e incompetente, em breve até nossa alimentação básica dependerá de importação, táokey?

Costa
Costa
3 anos atrás

75% do RJ é dominado por milícias e traficantes. Mais um motivo para se mudar.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
3 anos atrás

Em linguagem astrológica, estamos vivenciando o ciclo do planeta Brasil retrógrado.

Luciano
Luciano
3 anos atrás

Cada fábrica que fecha, morre um pedaço da indústria nacional. Mais uma notícia triste, para um país que viu tantas fábricas encerrarem as atividades nos últimos 5 anos.

murilo
murilo
3 anos atrás

Em plena era da tecnologia no orgulhamos por exportar soja, boi, petróleo e minério de ferro. TRISTE.

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
Reply to  murilo
3 anos atrás

Caro Murilo,
Respeitando sua opinião, fico feliz por termos essa “vocação”. Claro que seria ótimo se pudéssemos nos orgulhar por estar na ponta em vários setores, mas eu me orgulho muito por exportarmos alimento ao mundo. Sem alimento, não existe todo o resto.
Abraços,

murilo
murilo
Reply to  Ricardo Talarico
3 anos atrás

Opa Ricardo, eu fico muito triste em viver num país exportador de commodities. Não se manufatura nada no Brasil! Não se produz tecnologia! Exportamos petróleo para importar gasolina refinada. É infinitamente mais rentável exportar chips de comutador do que toneladas de minério de ferro.