CADEIRA CATIVA: OS RECORDISTAS

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Sobre o Autor

Flavio Gomes

Flavio Gomes é jornalista, mas gosta mesmo é de dirigir (e pilotar) carros antigos.

2 Comentários

  • É muito interessante se observar CONTRA quem e COMO Schumi e Hamilton conseguiram esses números:
    Schumacher(conseguiu 89 vitorias e seus 7 títulos no período 94-06 que é o mais relevante a se considerar ) x Hamilton (07-20):
    1- Concorrência interna (companheiros de equipe)- Schumacher: Jos Verstappen, Letho, Herbert, Irvine, Barrichello, Massa. Hamilton: Alonso, Kovalainen, Button, Rosberg, Bottas. A de Hamilton é muito mais forte.
    2- Concorrência externa (campeões)- Schumacher: Hill, Villeneuve, Hakkinen, Alonso. Hamilton: Alonso, Raikkonen,Button, Vettel e o próprio Schumi. A de Hamilton é muito mais forte.
    3- Equipe: A equipe Ferrari girava em torno de Schumi, que inclusive trouxe da Benetton Ross Brawn e Rory Byrne e não permitia que ninguém o desafiasse. A Mclaren e Mercedes nunca giraram em torno de Hamilton, sempre permitiram disputa entre companheiros de equipe.
    4- Carro: A Mercedes 2014-2020 tem um domínio muito maior (7 anos e 73.6% de vitorias até 2019) do que a Ferrari 2000-2004(5 anos e 67,06%)
    5- O numero de corridas que Schumacher demorou para alcançar vitorias e pódios é ligeiramente menor em termos percentuais, ao passo que em voltas mais rápidas seus números são melhores que os de Hamilton. Em poles Hamilton é bem superior tanto em termos absolutos como percentuais.

    Por fim teríamos que colocar pesos relativos em cada um destes 5 aspectos abordados para verificarmos qual piloto foi mais eficaz. Acredito que somente com um programa de computador isto seria possível, no mais se torna um debate subjetivo.

Por Flavio Gomes

Perfil


Flavio Gomes é jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.” Sua carreira começou em 1982 no extinto jornal esportivo “Popular da Tarde”. Passou pela “Folha de S.Paulo”, revistas “Placar”, "Quatro Rodas Clássicos" e “ESPN”, rádios Cultura, USP, Jovem Pan, Bandeirantes, Eldorado-ESPN e Estadão ESPN — as duas últimas entre 2007 e 2012, quando a emissora foi extinta. Foi colunista e repórter do “Lance!” de 1997 a 2010. Sua agência Warm Up fez a cobertura do Mundial de F-1 para mais de 120 jornais entre 1995 e 2011. De maio de 2005 a setembro de 2013 foi comentarista, apresentador e repórter da ESPN Brasil, apresentador e repórter da Rádio ESPN e da programação esportiva da rádio Capital AM de São Paulo. Em janeiro de 2014 passou a ser comentarista, repórter e apresentador dos canais Fox Sports no Brasil. Na internet, criou o site “Warm Up” em 1996, que passou a se chamar “Grande Prêmio” no final de 1999, quando iniciou parceria com o iG que terminou em 2012. Em março daquele ano, o site foi transferido para o portal MSN, da Microsoft, onde permaneceu até outubro de 2014. Na sequência, o "Grande Prêmio" passou a ser parceiro do UOL até maio de 2019, quando se uniu ao Terra por um ano para, depois, alçar voo solo. Em novembro de 2015, Gomes voltou ao rádio para apresentar o "Esporte de Primeira" na Transamérica, onde ficou até o início de março de 2016. Em 2005, publicou “O Boto do Reno” pela editora LetraDelta. No final do mesmo ano, colocou este blog no ar. Desde 1992, escreve o anuário "AutoMotor Esporte", editado pelo global Reginaldo Leme. Ganhou quatro vezes o Prêmio Aceesp nas categorias repórter e apresentador de rádio e melhor blog esportivo. Tem também um romance publicado, "Dois cigarros", pela Gulliver (2018), e o livro de crônicas "Gerd, der Trabi" (Gulliver, 2019). É torcedor da Portuguesa, daqueles de arquibancada, e quando fala de carros começa sempre por sua verdadeira paixão: os DKWs e Volkswagens de sua pequena coleção, além de outras coisinhas fabricadas no Leste Europeu. É com eles que roda pelas ruas de São Paulo e do Rio, para onde se mudou em junho de 2017. Nas pistas, pilotou de 2003 a 2008 o intrépido DKW #96, que tinha até fã-clube (o carro, não o piloto). Por fim, tem uma estranha obsessão por veículos soviéticos. “A Lada foi a melhor marca que já passou pelo Brasil”, garante. Por isso, trocou, nas pistas, o DKW por um Laika batizado pelos blogueiros de Meianov. O carrinho se aposentou temporariamente no início de 2015, dando o lugar a um moderníssimo Voyage 1989. Este, por sua vez, mudou de dono em 2019 para permitir a volta do Meianov à ativa no começo de 2020.
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