Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredinho
Alfredinho
3 anos atrás

Se os japoneses (que nunca foram bobos) estão pulando fora, é porque enxergaram algo que os demais ainda não viram ou teimam em não ver.

CRSJ
3 anos atrás

A McLaren (de 1988 até 1992) no auge do motor Honda foi a equipe que tirou maior proveito dando até uma rasteira na Williams que mantinha uma política de guerra com Piquet e Mansell entre 1986 e 1987, mas essa mesma política de guerra se repetiu na McLaren em 1989 com Prost e Senna onde a Honda só não caiu fora da equipe porque o então Tricampeão Prost saiu.
Hoje podemos considerar a Red Bull a melhor equipe e o melhor piloto Verstappen com o motor Honda, mas bem longe daquele auge da década de 80 e início de 90.
Para o futuro a F-1 está ficando cada vez mais difícil e se entregando a própria sorte, com certeza hoje está bem longe de agradar todo Mundo como em algum lugar do passado.

Jonny'O
3 anos atrás

Realmente o futuro está incerto quanto ao marketing a seguir para uma fabrica da carros, talvez o mundo do automóvel não tenha visto tamanha incerteza desde que a paixão pelo automóvel se misturou as necessidades básicas ao mais luxuoso status simplesmente.
E concordo com o Flavio quando ele diz que a F1 precisa olhar para si mesma e pensar em um plano B , aquele onde não terá mais fabricas , no momento é uma possibilidade remota mais acima de tudo uma incerteza.
Eu sempre concordei com a ideia de ciclos , em tudo na vida tem , e na F1 talvez seja o momento de sair desse glamour da ostentação e dar um passinho pra trás , olhar com carinho alguns exemplos bem atuais ( como o que aconteceu com o WEC e como se saiu bem a IMSA, a própria FE é categoria de base , olhem o quanto custa aquele negocio, com um tostão da F1 chamaram todas as fabricas pra lá ) e entender que os tempos estão difíceis pra toda humanidade e que esse mundo de ostentação delirante ( autódromos 5 estrelas e etc) está meio ,digamos, cafona , fora do tom.
Um exemplo grandioso e positivo da F1 atual ??? a demonstração da eficiência dos respiradores desenvolvidos a tempo record e “custo baixo record” , ou seja ,tecnologia não significa gastança desmedida.

Ivanor Tozzo
Ivanor Tozzo
3 anos atrás

Concordo. muita coisa vai mudar no futuro, o que fica são os alimentos essenciais que precisaremos sempre, tipo Feijão, macarrão, arroz,….Os hábitos serão diferentes. Vamos ter saudades do cheiro da gasolina, mas se for para o bem, vamos enfrentar.

glauber
glauber
3 anos atrás

O Futuro que eu vejo é o seguinte, sabe estas bicicletas do Itaú que vc tem os lugares onde vc pega com seu aplicativo e desbloqueia e paga por tempo/trajeto de uso? Com os carros será a mesma coisa, haverão bolsões/estacionamentos, onde existirão carros estacionados (carregando suas baterias) só esperando o próximo usuário. Quando o usuário clicar no aplicativo próximo a estação de “pick up” e definir o destino e quantidade de pessoas, ele irá dizer qual dos veículos presentes ali é o mais adequado para ele!!! Chegando próximo ao destino dele, ele deverá deixar o veículo na estação mais próxima e segue a vida!!!

Talvez, e digo talvez, em um futuro mas futuro mesmo, ainda teremos os modelos da Yellow, onde poderemos alugar e deixar os carros em qualquer lugar. Porém acho difícil. Creio mesmo que em um futuro próximo, veremos um modelo de negócio parecido com as bicicletas do Itaú (aqui no Brasil) e do City (em NY), que é o citado acima, por exemplo!!

Costa
Costa
Reply to  glauber
3 anos atrás

Funciona até a próxima pandemia…

murilo
murilo
Reply to  glauber
3 anos atrás

Isso já é realidade amigo, desde 2014 em Recife, e há inúmeros exemplos mundo afora, basta pesquisar.

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/12/recife-e-1-cidade-do-brasil-testar-sistema-de-carro-compartilhado.html

Nós já estamos no futuro. Pena que uns namorem com o período iniciado em 64. Desses, eu tenho pena.

Felipe T
Felipe T
Reply to  glauber
3 anos atrás

Aqui em São Paulo ja tem um aplicativo para alugar o carro, depois você estaciona ele em qualquer vaga de rua mesmo e pronto, não cresceu apesar de ja existir há uns anos por que é caro. Tem pra moto também.

Ja vi outros em vários outras cidades do mundo, esse não é o futuro, é o presente.

Paulo F.
Paulo F.
3 anos atrás

Flavio
O plano B passa por um regulamento mais simples!
Honda aventura-se na F1 desde a década de 1960, e foi um fiasco, basta ver quantas vezes foram e voltaram.
A Renault batalhou em cima de um conceito ( turbo ) e teve a carteira batida pela BMW que levou o 1º título da era turbo com Piquet.
E a MB comprou o pacote feito da empresa de um ex-funcionário da Cosworth chamado Mario Illen.
Quando em 1966 a FIA decidiu que o motor ia ser de 3 litros só havia uma equipe com motor pronto para essa receita: Ferrari, Mas o campeão usou um motor feito com bloco de Oldsmobile e bielas de série do Daimler Majestic! E era feito Down Under!!!
O mundo vai ser elétrico?
Talvez. Mas ele já foi Wankel, , foi a vapor, já foi até à álcool, Depois da crtse do petróleo nos anos oitenta, os carros estadunidenses deram uma encolhida, mas hoje o que vende nos USA é pick up e SUV!!
Que futuro é esse?

Gus
Gus
Reply to  Paulo F.
3 anos atrás

Belo comentário!

Paulo Moreira
3 anos atrás

Pode ser que agora a FIA ou a Liberty Media, façam soar ao alarmes e vejam que é preciso fazer alguma coisa para trazer novos construtores para a F1.

Abraço

visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

karlo
karlo
3 anos atrás

Quero só ver se a F1 vire uma atração secundaria o que os caras que querem construir o Autodromo de Deodoro vão fazer para recuperar o investimento…

Carlos Almo
Carlos Almo
Reply to  karlo
3 anos atrás

Que investimento?????
Se sequer honraram compromisso com a Dorna? E não fosse o suadouro da Disney, ficaríamos sem a Moto Gp na telinha.
Ahhhh esses milicianos metidos a empresários…
E que fiquem longe de Deodoro!

Valmir Passos
Valmir Passos
3 anos atrás

Parece que custos elevados, complexidade dos motores e novas tendências explicam a saída da Honda da F1. Esses motores não servem pra nada fora das pistas. Mas por que a Honda decidiu ficar na Indy? Por ser mais barata e mais simples?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Valmir Passos
3 anos atrás

Sim, marketing direto -> Honda Vence… Honda é melhor… Honda é sucesso.

Tanto faz o combustível… basta vencer. Isso acontece nos EUA.

Alex
Alex
3 anos atrás

Quem sabe surja daí a condição de uma nova F-1, mais simples, mais barata e equilibrada, com novos “garagistas”, e principalmente, com algo similar ao que foi o motor ford-cosworth DFV? Até então, parecia impossível essa regressão, por conta da presença das grandes montadoras e seus orçamentos estratosféricos

WILSON JMINI
WILSON JMINI
3 anos atrás

Essa estória da Honda sair por mudança de rumo, visando uma indústria automobilística mais sustentável, também vale para o fornecimento de motores na Formula Indy ?
🤔

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  WILSON JMINI
3 anos atrás

Sim, a tecnologia da Indy deriva para as ruas… o que se faz na Formula-1 é como recriar um Frankstein, Os motores da F-1 nunca serão utilizados nas ruas. É complexo demais, é caro demais, tão caro que faz com que os carros puramente elétricos se tornem baratos (olha que são carissimos).

Dessa forma, não faz sentido estar na F-1 com aquele regulamento. Os japoneses são mais simples e diretos em suas ações, e estão saindo com a honra não tão manchada assim.

Murillo Sperandio
Murillo Sperandio
3 anos atrás

Triste demais. Será que existe a chance da Red Bull adquirir o motor de alguma montada e ela mesma modificá-lo? Lembro que na época da rescisão com a Renault algo assim chegou a ser especulado. Acho que seria um caminho legal pra equipe e pra F1 – Abriria uma porta diferente.

Bom, vamos aguardar…

Tenho muita simpatia pela Red Bull. Ela soa como aquelas equipes ‘outsiders’, que surgem do nada pra bater em grandes montadoras. Espero que encontrem uma solução legal pra isso.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Murillo Sperandio
3 anos atrás

Pelo que acompanho nos comentários do Rico Penteado (Engenheiro Renault) essa possibilidade é praticamente zero. Do jeito que está hoje a fabricação de motores é negócio para os grandes fabricantes e não para Equipes (mesmo que sejam ricas).

Se uma Honda não vê viabilidade economica como uma Equipe de F-1 pode ter?

Carlos Silva
Carlos Silva
3 anos atrás

Análise fantástica! Excelente!

Leonardo Marcolini
Leonardo Marcolini
3 anos atrás

FG, já tem uns 3 anos que eu e meus irmãos não temos mais carros, só minha mãe ainda tem, e quando precisamos, usamos o carro dela, rachamos o combustível e demais despesas, fora isso é aplicativo e locação, o custo é muito alto, cresci cheirando gasolina e lavando carro do meu pai na garagem da casa no domingo de manhã, mas, tá tudo mudando muito rápido. Meus sobrinhos que já são maiores e poderiam tirar a “carta”, estão nem aí para isso, o celular basta… Novos tempos…