N’EMILIA-ROMAGNA (2)

SÃO PAULO (clássicos são clássicos) – Reparem na elevação em tons de verde à direita da foto acima. Ali fica a Colina da Paixão. Antigamente, em Imola, não havia os degraus para a turma se sentar. Era uma colina mesmo, gramada, e ela ficava abarrotada de gente para ver as corridas. Quando chovia era uma desgraça, saía todo mundo sujo de barro. Mas ninguém reclamava. Depois fizeram essa arquibancada meio improvisada para tentar organizar a bagunça, mas o espírito festivo se manteve. Vivêssemos tempos normais, a colina estaria lotada hoje, para aplaudir a bela pole que Valtteri Bottas fez para o GP da Emilia-Romagna, na volta da F-1 a Imola depois de 14 anos.

Como o campeonato está decidido, sigo me apegando às irrelevâncias para tentar dar alguma cor a estes intermináveis textões de fim de semana de corrida. No caso, hoje, fiquei atento ao encantamento que o circuito causou em pilotos que nunca tinham pisado em Imola antes. Alguns, é verdade, já tinham corrido lá. De F-1, só Raikkonen. Outros já haviam disputado provas de categorias menores — como Hamilton, na GP2, Verstappen, na F-3, e talvez um ou outro em formulinhas de base; confesso envergonhado que não fiz um levantamento preciso e não sei exatamente quem já tinha estado no especialíssimo Parco delle Acque Minerali, que dispensa tradução.

Em Imola, aliás, as curvas têm nome, e isso distingue um circuito clássico dessas coisas meio plastificadas que surgiram nos últimos anos. Vejam abaixo:

Curvas com nomes, não números: assim são as pistas antigas, com personalidade e história

Do traçado original, desapareceu a Variante Baixa, que ficava mais ou menos onde está escrito “Paddock 2” no desenho acima. Foi nela que Barrichello bateu nos treinos para o GP de San Marino de 1994, o primeiro dos graves acidentes daquele fim de semana trágico. A Tamburello, claro, já não é mais a mesma. A curva que vitimou Senna foi modificada já no ano seguinte, com a criação de uma chicane. O mesmo foi feito na Villeneuve, onde morreu Ratzenberger.

Mas os nomes estão lá, e são muito familiares a quem acompanha a F-1 há mais tempo. Sempre falamos dessas curvas com certa intimidade. Você viu como Fulano chega na Tosa? Quem faz melhor a Piratella? Na Acque Minerali a Williams ganha tempo. Zezinho não consegue fazer bem a Variante Alta. É na Rivazza que a gente vê como Joãozinho guia. E por aí vai. Ou ia. Hoje, os pilotos só se referem às curvas por números, uma tristeza.

Mesmo com as modificações feitas ao longo dos anos, Imola segue sendo uma pista muito rápida. Se perdeu velocidade com a adição das variantes na Tamburello e na Villeneuve, ganhou com a remoção da Variante Baixa, e a média da pole de Bottas hoje superou os 240 km/h.

Todos amaram a pista, alguns até literalmente. “A gente aprende muito nestas pistas clássicas. Imola, te amo!”, escreveu Grosjean no seu Twitter, talvez já saudoso do que não vai viver mais — o francês, tão simpático quanto atrapalhado, já recebeu o bilhete azul da Haas e está de malas prontas para tentar a vida na Indy. “Precisamos de mais pistas como essa, definitivamente”, falou George Russell, que tinha 8 anos de idade quando a F-1 passou pela última vez pelo circuito de Santerno. “Nunca me diverti tanto numa volta de classificação andando no limite, isso aqui é demais!”, extasiou-se Daniel Ricciardo.

Mesmo Hamilton, um tanto desgostoso com a perda da pole que, segundo ele, deveu-se a “uma volta miserável”, derreteu-se em elogios ao traçado. “É um lugar lindo, as velocidades que atingimos são inacreditáveis”, disse. Mas fez a ressalva: “A corrida amanhã vai ser chata. Há pouquíssimas chances de ultrapassagem e onde dá para passar me parece que a pista é muito estreita.”

Quando fala em beleza, é às imagens acima que Lewis se refere. Os velhos fotógrafos da F-1 mataram as saudades da luz muito particular da Emilia-Romagna, que me pareceu semelhante agora, no outono europeu, à da primavera — quando o GP de San Marino era realizado antes, no final de abril ou começo de maio. JR Duran, que nos lê de vez em quando, pode explicar essa história da luz. Não entendo nada disso, apenas sinto. Aquela região da Itália sempre me pareceu muito especial e nisso incluo suas cores, sons, cheiros e sabores.

Falando do que aconteceu hoje na pista, nenhuma grande novidade ver a Mercedes na pole de novo — fez todas neste ano –, e nem mesmo o fato de Bottas ter ficado em primeiro deve causar algum espanto. Ele virou em 1min13s609 e foi apenas 0s097 mais rápido que Hamilton. “O suficiente”, como disse pelo rádio ao comemorar a 15ª pole de sua carreira e quarta no ano. Está 9 x 4 para Lewis no placar das classificações, um placar que espelha bem o que vem sendo esta temporada.

Gasly: quarto no grid, grande fase e destaque do dia

Surpresa mesmo foi ver Gasly em quarto, sua melhor posição de grid até hoje, e o glorioso título de “melhor dos outros”, atrás dos três primeiros que têm sido cativos na frente no ano: a dupla da Mercedes e Verstappen. Max ficou em terceiro apesar dos problemas no início da classificação, quando seu carro começou a perder potência. Na correria, a Red Bull identificou uma vela defeituosa, trocou e o holandês teve de se virar para arrancar um tempo com pneus médios no Q2. No Q3, confirmou a posição que já havia conseguido outras seis vezes no ano.

O quinto foi Ricardão, seguido por Albon, Leclerc, Kvyat, Norris e Sainz nas dez primeiras colocações. O Q2 registrou algumas decepções, como as eliminações precoces da dupla da Aston Point, Pérez (11º) e Strolll (15º). Vettel em 14º, atrás de Russell, nem pode ser chamado mais de vexame. Foi a nona corrida seguida que o alemão amargou sem chegar ao Q3. Ocon, em 12º, sim, desapontou. Tem sido batido constantemente por Ricciardo e não faz um bom campeonato. E no Q1, que riscou da briga Grosjean, Magnussen, Raikkonen, Latifi e Giovinazzi, lamento apenas por Kimi. Teve sua melhor volta cancelada (por favor, parem de dizer “deletada”) por exceder os limites da pista na Piratella.

Bottas: pole faz dele o favorito à vitória amanhã

Apesar da fase de Hamilton, alguma coisa me diz que Bottas vai vencer a corrida de amanhã. Se a prova for chata como prevê o líder do Mundial, o finlandês é o favorito pelo simples fato de largar na pole. Se conseguir sair bem, faz a Tamburello e a Villeneuve na frente. Só precisa se cuidar na freada da Tosa para não ser surpreendido. A partir daí terá Hamilton em seus calcanhares o tempo todo, é verdade, mas com alguma frieza é capaz de controlar o parceiro — que não vai forçar barra nenhuma nas primeiras voltas.

Mas é só palpite. Imola não é muito amigável com erros, está cheia de áreas de escape com brita que atraem intervenções do safety-car e para quem não consegue manter a concentração em nível máximo pode ser uma pista traiçoeira. Como são esses velhos circuitos, onde a verdadeira história da F-1 foi escrita.

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Marcos Gomes de Oliveira
Marcos Gomes de Oliveira
3 anos atrás

Achava que s porrada do Barrichello tinha sido na Tosa….

JURACY
JURACY
3 anos atrás

Saudações ! texto muito bacana para uma Ímola cheia de chicanaes ( uma vergonha a Tamburello)…

Como Hamilton disse ontem que a corrida vai ser uma chatice, fiz meu churrasco já nos treinos de classificação e a prova vou assistir debaixo das cobertas…

Bottas, Vestappen, Hamilton e a mulambada…pode ser qualquer um na quarta posição!

Abs

RS
RS
3 anos atrás

Bom ficar de olho em Gasly na largada, o único calçando macios nas duas primeiras filas

Leandro Batista
Leandro Batista
3 anos atrás

Belo texto Flávio. Essa deve uma excessão. Logo teremos de volta os Tilkodromos chatíssimos de volta. E o que é o pior, acho que não veremos mais o ESSE do Senna, a subida do lago, o laranjinha, o bico dele pato…tudo isso porque essa empresa que assumiu só pensa no $$$, e se bobear, talvez num outro tilkodromo construído onde outrora era uma floresta, num estado onde hospitais públicos, ou seja, a prioridade deveria ser outra.

Lucas Orly
Lucas Orly
3 anos atrás

Esse lugar é um tesouro dentro da Itália, a Emilia-Romagna é parada obrigatória para qualquer fã de carros e automobilismo, com o bônus de ter muitas coisas interessantes e boa gastronomia para convencer a patroa a ir junto nas férias haha Tem os museus da Ferrari em Maranello e Modena (e também a fábrica da Maserati), o museu da Lamborghini em Sant’Agata, a Ducati em Bolonha, Imola, a fábrica da Alpha Tauri em Faenza, além da orla do mar Adriático.

Saima
Saima
Reply to  Lucas Orly
3 anos atrás

Modena é uma graça, além de ter o museu da Ferrari. Ravenna também fica na região e é onde Dante Alighieri está sepultado.

Adriano Francisco dos Reis
Adriano Francisco dos Reis
3 anos atrás

O retorno de Ímola não me empolga… ninguém passa ninguém nesta pista italiana. Quem ganha amanhã? Hamilton.

rafaelle
3 anos atrás

Vou torcer para o Max V., mas acho que da Lewis H., achei bem interessante a diferença entre o 1º e o 20º ser menor que 2 seg. (1.987s – Q1) e do 1º ao 10º (1.302s – Q3) no geral (2,599s – 1º ao 20º), creio que se a F1 (Liberty M.), impusesse o angulo da assa traseira para cada pista (como fazem com os pneus) teríamos diferenças ainda menores nas voltas mais rápidas de cada piloto. Mas é só achismo mesmo, sou leigo na reais implicações disso.

Amaral
Amaral
Reply to  rafaelle
3 anos atrás

E pensar que antes era normal um carro lento tomar 4, 5 segundos… Hoje até na turma da rabeira a briga é de foice no escuro. Haas, Alfa Romeo e Williams, qualquer um dos seis pode ser o último colocado. Brigam por centésimos. E se acharem um ou dois décimos num acerto ou atualização, saem da última fila pro Q2.

Plinio
Plinio
3 anos atrás

O que eu mais gosto em algumas dessas pistas que a F1 voltou a correr é a brita. Aqueles asfaltos imensos depois da zebra são muito chatos. Tudo bem que a segurança sempre deve ser prioridade, mas é excelente quando tem uma zebra e depois brita. Ou o piloto acerta a tomada ou vai pra brita. Erros são punidos. Com aqueles asfaltos imensos (tipo paul ricard) os pilotos ficam passeando nas áreas de escape o tempo todo.

EGARLET
EGARLET
3 anos atrás

“SENNA BATEU FORTE”…………………………………………………………………

Edison
Edison
Reply to  EGARLET
3 anos atrás

Era pra ser engraçado?

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Edison
3 anos atrás

Nem esquenta, Edison! É um idiota bolsonarista. O típico escroto narcisista que não tem nenhuma preocupação com a vida alheia. Já foi convidado a não voltar várias vezes pelo FG, mas continua escrevendo essas boçalidades para ter alguma atenção que não recebe na vida real

Romeu da Alfa
Romeu da Alfa
Reply to  Edison
3 anos atrás

Gente sem noção.