RÁDIO BLOG

¡América despierta! (Para quem não conhece, a murga é o equivalente uruguaio — mal comparando — às nossas escolas de samba. O nome “murga” também define um ritmo musical espalhado pela América espanhola. No Uruguai, em especial, as murgas agregaram ao longo dos anos elementos teatrais, circenses e venezianos. São grupos de 13 a 17 integrantes que disputam o título do carnaval nas apresentações no Teatro de Verano. Os concursos oficiais acontecem desde 1910. O carnaval uruguaio, aliás, dura 40 dias, com desfiles de grupos de candombe e apresentações de murgas em tablados espalhados pelas ruas de todo o país — para entender, seriam os nossos, vá lá, bloquinhos. Os temas dos enredos variam de murga para murga, mas são sempre carregados de crítica política e humor. É a coisa mais linda, estética, musical e socialmente falando. Neste ano, a murga La Gran Muñeca fez um verdadeiro hino — que está no vídeo aí no alto ou a partir do minuto 27 de sua apresentação inteira no link –, embora tenha perdido o campeonato para o Agarrate Catalina — impecáveis, também. “Los Pueblos Originários” é maravilhoso.)

Comentários

  • Oi Flávio! La Gran Muñeca foi genial! Assistimos ao vivo e nos emocionamos muito. Todas as apresentações de murga são muito politizadas, é impressionante.
    Bem, prometi mandar notícias, mas sempre acabo me esquecendo. Seguimos vivendo no nosso motorhome Mercedez Benz O-362, 1972, e já conhecemos cada rua do Uruguai, sem pressa. Ano que vem será a Argentina.
    Abraços.

      • Trabalhamos, sim. Mas não naquele ritmo alucinado que tínhamos em São Paulo. Montamos um pequeno negócio de comidas brasileiras e todos os fins de semana vamos de motorhome ao Parque Rodó, no centro de Montevidéu, para fazer as entregas nas casas dos brasileiros saudosos dos sabores da nossa pátria. Vendemos pouco, mas é o suficiente para nos mantermos. Trabalhamos pertinho das crianças e podemos viver no ritmo que planejamos.
        No próximo ano, se tudo der certo, vou dar umas aulas de história em alguns colégios, só para complementar a renda…
        É grande a saudade do Brasil, dos amigos, dos camaradas de luta e dos meus ladas (que seguem sob os cuidados de minha mãe), e de acompanhar o meianov nos domingos de manhã em interlagos, mas estamos fazendo esse sacrifício pelos nossos filhos que merecem viver sua infância em um ambiente menos tóxico como o que, infelizmente, se tornou nosso país.

        Esse é o instagram que fizemos para divulgar nossas comidinhas: https://www.instagram.com/delicias.brasileras.uy/
        Tem umas fotos do ônibus…

        Grande abraço amigo, quando voltar à Montevidéu, estaremos te esperando.

  • boa tarde Flávio ,
    nós Arquipélago dos Açores , Portugal ,minha terra, tem uma coisa muito parecida que também dura 40 dias e é dura te o carnaval , são os bailinhos , pequenas sátiras musicais , teatrais , que acontecem durante o mesmo período , coincidência