N’ABU DHABI (1)

RIO (lasts) – Alonso e Schumacher tiveram dias distintos hoje em Abu Dhabi. Enquanto o primeiro acelerou o que pôde seu Renault, deixando todos no autódromo boquiabertos, o alemão foi cauteloso com o motor Ferrari de seu carro e procurou não abusar muito no primeiro treino livre para a última etapa do Mundial.

Que saudades de escrever desses dois!

Mas não tem mentira nenhuma no parágrafo que abre o texto aí em cima. Alonso, o velho Fernando de sempre, El Fodón de Las Astúrias, e Schumacher, mas o Mick, filho do Michael, foram os personagens do dia na abertura dos trabalhos da corrida que marca o encerramento da temporada 2020.

O espanhol, já confirmado como titular da Renault para 2021, havia encerrado a carreira em 2018. Ou, pelo menos, havia desistido da F-1 para correr de Toyota no WEC, ganhar Le Mans, tentar a sorte em Indianápolis de novo, fez até o Dakar!

Mas não aguentou a saudade e estará no carro amarelo no ano que vem. Na próxima semana, inclusive, participa do “teste dos novatos” em Abu Dhabi, que a partir de agora pode ser chamado de qualquer coisa, menos de teste para novatos. Hoje, antes dos treinos em Abu Dhabi, teve a chance de dar umas voltas com o maravilhoso carro com o qual conquistou seu primeiro título, em 2005.

Sentou o pé. Mas sentou o pé com gosto, como se vê neste vídeo aqui (vai ter de clicar no link, se eu “embedar” ele some da página). Curiosidade é que o R25 nunca tinha andado com pneus “slicks”. Esse carro era dos tempos dos pneus com ranhuras, lembram?

A baratinha azul e amarela, compacta e com cara de brava, tinha uma aderência traseira absurda (resultado do trabalho da Renault com a Michelin, que deu numa suspensão muito particular), saía de frente como um capeta e só Alonso era capaz de lidar com isso. Um de seus truques em 2005 e 2006 era esse, usar a incrível capacidade que os carros da Renault tinham de tracionar em saída de curva, frear lá no deus-me-livre estragando a entrada, deixar a frente escorregar (o que também aquecia os pneus dianteiros, aumentando ainda mais o “grip” do conjunto), enfiar o pé e se mandar como um estilingue. Foi uma delícia escutar esse V10 depois de tanto tempo. Aumentem bem o som. Isso nunca mais vai existir na F-1.

Mick Schumacher no primeiro treino livre: difícil saber até onde vai o filho de Michael

Schumacher não fez tanto barulho. Ele também estará no grid em 2021, com motor Ferrari como seu pai nos melhores anos. Mas na Haas, equipe pela qual fez o primeiro treino livre, no lugar de Magnussen. Era para ter andado em Nürburgring, mas a neblina não deixou. Pode-se dizer que sua carreira na F-1, pra valer, começou hoje. Foram 23 voltas, nenhum problema, e uma aceitável e normalíssima 18ª posição na sessão.

Mick é da Ferrari. Ganhou a F-2 domingo passado e faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos do time italiano. Aposta para o futuro. No que vai dar, impossível dizer. Pronto para a F-1 ele está. Se fizer um décimo do que Michael conseguiu, terá tido uma carreira vitoriosa. Mas não faz sentido arriscar qualquer prognóstico neste momento. Vamos deixar o tempo se encarregar de mostrar do que é capaz.

Ah, detalhe para não passar despercebido: a Haas completa em Abu Dhabi 100 GPs de sua breve história na F-1. Além de Mick, terá o russo Nikita Mazepin no ano que vem. Esse moleque é um idiota completo, postou vídeo nesta semana bolinando uma moça no carro, em claro ato de assédio sexual. Apagou a postagem, não pediu desculpas e foi alvo de todas as críticas possíveis — e mais do que justificadas — feitas pelas pessoas civilizadas do planeta. O certo era a Haas mandá-lo passear. Mas o frangote é filho de pai muito, muito rico. Espero — e talvez seja ingênuo nesse sentido — que a equipe suspenda o contrato e vá atrás de alguém que tenha caráter. Mas duvido que isso vá acontecer.

Hamilton de volta: “Parecia o primeiro dia na escola”

Hamilton, recuperado da Covid-19, reapareceu em Abu Dhabi depois de perder o GP de Sakhir domingo passado e ficou em segundo lugar hoje, atrás de Bottas. Estava todo animado. Disse que parecia “o primeiro dia na escola”. Rapidamente pegou o ritmo e terá um fim de semana normal — ou seja, vai brigar pela pole e pela vitória como fez o ano todo.

Os resultados de hoje já nem interessam muito. O GP de Abu Dhabi é daqueles cheio de despedidas, e por isso mesmo está sendo um festival de capacetes comemorativos. Dos que notei, Vettel, Leclerc, Norris, Bottas, Russell, Sainz e até Grosjean — que nem vai correr, por motivos óbvios — prepararam cascos para marcar o fim do ano, alguns, e o fim das passagens pelas equipes que defendem, outros. Vettel agradece a Ferrari no seu. Leclerc, por sua vez, homenageia Vettel. “Um gesto muito bonito dele”, falou Tião (ainda) Italiano. Abaixo, uma amostragem desses capacetes, mas certamente está faltando algum.

Outra notícia que causou algum impacto foi a renúncia de Louis Camilleri ao cargo de CEO da Ferrari. Aos 65 anos, Camilleri foi hospitalizado com Covid-19 e teve algumas complicações de saúde. Ele assumira em 2018 e foi o responsável pela ascensão de Mattia Binotto à chefia da equipe. John Elkann assume interinamente o posto.

Voltando às coisas mundanas da pista, Pérez, vencedor da última corrida, teve de trocar o motor de seu Aston India e já sabe que largará nas últimas posições domingo, o que praticamente sepulta qualquer chance de um bom resultado porque o circuito de Abu Dhabi é um porre e de ultrapassagens muito difíceis.

Amanhã sai o último grid do ano. Não devemos ter grandes surpresas nessa prova, mas como a temporada tem sido bem louca em alguns momentos, vai que…

Ocon no crepúsculo de Abu Dhabi: tomara que a corrida seja boa, mas não apostem muito nisso
Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Garagista
Garagista
3 anos atrás

O que esse cara pensa que vai fazer? Ele vai ser engolido por essa garotada cheia de gás que aí está!
O espanholo é mais um pra fazer figuração e ganhar o que não vale.

Alex Pinheiro
Alex Pinheiro
3 anos atrás

Alonso vai voltar para fazer número. O tempo dele já passou, como já passou o tempo de Raikkonen. Os dois, aliás, iniciaram na categoria no mesmo ano: 2001.

Mônica
Mônica
Reply to  Alex Pinheiro
3 anos atrás

Que história é essa de dizer que o tempo do meu gatão já passou? O teu tempo aqui é que já passou! Você é daqueles que pensam que sabem tudo e só ficam criticando, criticando, criticando…

CRSJ
3 anos atrás

Alonso recordou os seus tempos de glória que nunca mais voltarão com o seu carro Campeão de 2005.
Já Mick Schumacher treinou no TL 1 para sentir um pouquinho sua máquina que pilotará no ano que vem como num Trailer de Cinema.

Ferrarista
Ferrarista
3 anos atrás

Alonso vai voltar com Vettel na pista? Vai ser novamente triturado pelo algoz tedesco!

#SempreAtrásDoAlemão

Rafael Lima
Rafael Lima
3 anos atrás

Legal esse patrocínio da Team Spirit no carro da Renault, assim como o Be On Edge na Jordan, o Racing na Williams e o Bruno na Hispânia rsrsrs.

Amaral
Amaral
3 anos atrás

Você disse tudo o que gostaria de dizer sobre o Mazepin e que eu não tenho a competência pra colocar no papel. Perfeito.
Ficarei muito surpreso se a Haas mandar dispensar o caminhão de dinheiro russo dele. Improvável isso acontecer. Mas… Vai que.
Já mostrou que é sujo dentro e fora das pistas. Aquela briga com o Drugovich na última corrida podia ter acabado muito mais grave do que acabou. Podia ser um muro em vez de uma placa de isopor, ou seja lá o que. Podia estar agora todo arrebentado num hospital por causa de uma fechada criminosa e idiota. A punição foi barata demais. Tá vindo pra ser o novo Magnussen, com mais dinheiro, mais empáfia e menos caráter e menos talento.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
3 anos atrás

O “freguês” de Vettel vai voltar? Promessa de boas risadas em 2021 pela 11ª vez!

Fernando
Fernando
Reply to  Vai Vettel!
3 anos atrás

Nossa o sr. Spin deve estar muito feliz com o retorno do “freguês” mesmo.

O dia que o Vettel pilotar metade do que o Alonso pilota aí você pode vir aqui falar asneira.

Piloto bem mediano esse alemão. Foi só deixar de ter um foguete nas mãos que virou piloto comum.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Fernando
3 anos atrás

Mais um tendencioso no blog. Qualquer um vira piloto comum quando tem uma car(rossa) nas mãos.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
3 anos atrás

Será que registraram os tempos do Alonso ? Seria curioso comparar tempos dos F1 de 2005 com pneus atuais, e e tempos dos carros de hoje.

Marcos
Marcos
Reply to  Antonio Seabra
3 anos atrás

1:39. Melhor q a pole de 2015 do LH.

Antonio seabra
Antonio seabra
Reply to  Marcos
3 anos atrás

Um temporal ! Só 2,5 segundos menos que os melhores tempos dos F’1 atuais com pneus amarelos iguais, é muito bom para um carro 2005.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Marcos
3 anos atrás

Temporal? Onde? Teve alagamento?

Valmir Passos
Valmir Passos
3 anos atrás

Pqp, que som maravilhoso!!! Motores de verdade! Pena que acabou!
Sobre Mazepin, o sujeito já mostrou o que é. Mau caráter, dentro e fora das pistas!

Fernando
Fernando
3 anos atrás

Sobre Mazepin, muito pior que o caso do “assédio” – depois a garota declarou que eles são muito amigos e esse tipo de “brincadeira” é normal entre eles (normal?), disse que não teve nada de assédio – foi o comportamento dele na pista, na última prova de F2, comportamento assassino que deveria ser punido com seu banimento do automobilismo. Enfim, uma besta completa.

Rodolfo I. Vieira F.º
Rodolfo I. Vieira F.º
3 anos atrás

Flávio , sabe dizer qual foi o melhor tempo do Alonso ? Comparado com os carros atuais , como ficou ?

Anderson Guedes
Anderson Guedes
3 anos atrás

Droga, eu já tinha me acostumado com a feiúra do Halo em nome do bem maior, mas foi só olhar pra esse carro maravilhoso da Renault que já voltei a odiar.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Anderson Guedes
3 anos atrás

Comigo é o contrário. Hoje acho uma sandice essas cabeças expostas daquela forma. Parece que ta chamando uma pancada…

Adriano
Adriano
3 anos atrás

Flávio, a F1 soltou este outro vídeo (https://youtu.be/L96tYRRF1qI) agora há pouco com a câmera “on board”! Sensacional!!!

Robaon6 Santos
Robaon6 Santos
Reply to  Adriano
3 anos atrás

Sensacional mesmo!!!
Nota-se o trabalho de braço do Alonso pra segurar o carro na trajetória!
Fantástico!!

Luis Felipe
Luis Felipe
3 anos atrás

O lado bom de ter esse tal Nikita Mazepin ano que vem no grid é que todos teremos alguém para torcer.
Contra, no caso.

Edu
Edu
Reply to  Luis Felipe
3 anos atrás

Exatamente rs!

Cowboy do Asfalto
Cowboy do Asfalto
Reply to  Luis Felipe
3 anos atrás

Torcer contra o russo com aquela draga? Perda de tempo e esforço…

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
3 anos atrás

NOSSA …QUE RONCO… ARREPIA…saudades

Perez
Perez
3 anos atrás

Vão pra puta que os pariu! Que ronco é esse da Renault???? V10 que fez arrepiar

Renato
Renato
3 anos atrás

E no final do video do Alonso uns nutelinhas se incomodando com o roncão do V10…rs. Ele parece bem em forma e sabendo o que fazer com o carro na pista.

Rafael N
Rafael N
3 anos atrás

Eu sigo um canal no Youtube, chamado “DRIVER 61”, onde num dos vídeos (sempre excelentes por sinal), o cabra explica em detalhes a técnica do Alonso para domar esta fera.

Edu
Edu
Reply to  Rafael N
3 anos atrás

Verdade! Este canal é excelente!