ANDRETTI (QUASE) LÁ

Andretti + Cadillac = F-1. Ou não…

SÃO PAULO (feito) – A FIA anunciou hoje que aceitou a candidatura da Andretti Global a uma vaga no Mundial de F-1. As demais propostas, de Carlin, Hitech, Formula Equal e LKYSUNZ, não atenderam às exigências do, digamos, “caderno de encargos” da entidade.

Agora, a Andretti precisa negociar algumas questões comerciais com a FOM, a Liberty e as outras equipes. Mas é questão de tempo para que seja oficialmente declarada como 11ª participante do campeonato. Para estreia, possivelmente, em 2025. Ou, talvez, em 2026, com o novo regulamento de motores.

A associação com a GM, através da marca Cadillac, pesou a favor de Michael Andretti, claro. Mas toda sua capacidade de trabalho, presença em oito categorias, expertise nas pistas e história no automobilismo contaram bastante, claro. Além da grana: o grupo tem os US$ 200 milhões exigidos como taxa de diluição, que serão divididos entre as equipes atuais, e lastro financeiro que garante uma longa vida na categoria.

É uma ótima notícia. Desde 2017, os grids dos GPs da F-1 têm apenas 20 carros. Ninguém acha que voltaremos aos anos 80/90, quando qualquer maluco montava um F-1 no fundo da garagem, comprava um motor e um câmbio e disputava o campeonato. Era divertido e coisa boa saiu daquela loucura. Mas os tempos são outros, os custos são outros, tudo é outro. Assim, a chegada de uma nova equipe deve ser saudada. E que comecem as especulações sobre os pilotos!

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo F.
Paulo F.
11 meses atrás

Preferia quando Moss, Surtees, Merzario e Prost construiam suas máquina no fundo do quintal…

roberto kastrup mourão
roberto kastrup mourão
11 meses atrás

O Stroll é contra porque quer vender a Aston Martin e é logico que com dez equipes o preço de venda é maior.

Carlos Sato
Carlos Sato
11 meses atrás

O atual Pacto de Concórdia vence em 2025. FIA e Liberty estão em uma guerra pelo controle da categoria. Todos os envolvidos, principalmente as equipes, se mostraram contrários a idéia de expansão do grid, pois o modelo tem sido bem lucrativo. Nesse entido, para mim, a Andretti tem sido utilizada como boi de piranha pela FIA, nessa disputa particular com a Liberty. Seria, para os fãs, uma excelente notícia a Andretti/GM nas pistas, mas, sinceramente, não acredito que se concretize.

Marcus
Marcus
Reply to  Carlos Sato
11 meses atrás

Vai acontecer sim. A Liberty tem a grana, os contatos com a grana árabe. E é claro que vão querer o sobrenome Andretti na F1.

Wolverine
Wolverine
11 meses atrás

Pilotos Latife e Sargent

Megas Alexandros
Megas Alexandros
11 meses atrás

Michael foi pra F1 cheio de moral da Indy e foi um fiasco.

Veremos como será em relação à equipe…

lagerbeer
lagerbeer
11 meses atrás

VW, GM, Ford, Honda, Renault e Fiat em uma única temporada: quase um mundial de marcas, isto é, tem mais marcas que o próprio mundial de marcas … quem diria …

Oto
Oto
11 meses atrás

Ótima notícia a Andretti no grid, abre mais duas vagas para os pilotos. Tomara que que dê pro Mick correr agora.

Marcio
Marcio
11 meses atrás

Em 2025, Um “fim de carreira” mediano, tipo Bottas + um novato midiático que leva patrocínio de bebida energética concorrente (Monster, Rockstar) e que vai ser garoto propaganda dos Cadillac Blackwing (uma “amg” ianque).
Eles têm tempo, tem que pegar um filho de piloto de Nascar famoso e mandar pra Europa para aprender a virar o volante pra direita.

Igor
Igor
11 meses atrás

O segundo piloto, não sei. Mas o primeiro com certeza é Logan Sargeant.

Fabio Ribeiro
Fabio Ribeiro
11 meses atrás

Oi Flavio, a mídia inglesa (o Benson da BBC, a Autosport) diz que a tendência é que a F1 rejeite a Andretti, principalmente porque acham que os 200 milhões são “pouco”. Você tem informações diferentes?

Beto Filho
Beto Filho
11 meses atrás

Hertinha é quase certeza já!

Jão Bom Jovem
Jão Bom Jovem
11 meses atrás

Mario Andretti piloto numéro um, Michael Andretti piloto numéro 2, e Marco Andretti reserva

Bento
Bento
Reply to  Jão Bom Jovem
11 meses atrás

Pilotos de testes: Al Unser e Al Unser Jr.

Marcus
Marcus
Reply to  Bento
11 meses atrás

Al sr, só se fizerem uma sessão espírita.

Megas Alexandros
Megas Alexandros
Reply to  Bento
11 meses atrás

Como o Al Unser “pai” morreu há quase 2 anos, pode-se chamar o Al Richard Unser, que é da mesma geração do Marco Andretti e teve uma carreira razoável (sendo bem legal com ele, pois perante as expectativas que o nome gerou, foi muito abaixo).

Marcos Bertolo
Marcos Bertolo
Reply to  Jão Bom Jovem
11 meses atrás

Boa kkktudo em casa