SACO DE MALDADES
SÃO PAULO (não vai acabar nunca) – Seguinte, macacada. Falei ontem (ou anteontem?) do lote de fotos que acabou parando em casa, depois de árdua negociação com um blogueiro. Como são todas ótimas, joguei tudo num saco e, sempre que me lembrar, vou catar uma a esmo (de verdade), digitalizar e colocar aqui.
Aos poucos, alguns capítulos da história do automobilismo brasileiro serão contadas pelas imagens e, claro, por vocês.
A primeira é desse HEVE incrível, que tem faróis parecidos com os do Fúria. Diz o verso da foto que o motor é Ford 1.400 cc e que o clique foi tirado “na Guanabara”.
Rodas traseiras da Italmagnesio….isso sim.
só a ajuda do nosso amigo Nei Cardoso nos pode
ajudar a descobrir de quem é esse carro!!!!!!
Simplesmente lindo!
HEVE P3. Nada mais a declarar. Mecanica VW.
E o que danado o “jovem” Yves Sain Laurent está fazendo aí?
Vicente,
Este carro foi construido pelo Herculano Ferreirinha, o Antonio se encontrava na Europa na época. Já o inquiri várias vezes sobre este modelo e ele não se lembra, nem sabe que fim levou o carro. Quanto à motorização tenho certeza absoluta, o Saloma já deu detalhes, independentemente da roda traseira. Há uma matéria da Quatro Rodas sobre esta corrida onde há uma foto dos carros se preparando para a largada, com o Bino á frente e este carro ao fundo.Creio que era de cor amarela. pena que não tenha acervo pois iria escanear e mandar para o FG.
Abs.
Saloma e Joaquim,
O fato de ter caixa (e eixo traseiro oscilante) de VW não quer dizer que o motor seja VW. É só colocar um flange de apaptação que outro motor se adapta, veja o caso do Espron (caixa VW com motor BMW). A tampa traseira apresenta aberturas assimétricas, o que não condiz com motor VW a ar.
Continuando, eu estava na arquibancada em Interlagos em Março de 1970 nos 1500 km, da largada ao fim da prova. Sofri como toda a torcida do Camillo quando Celidonio bateu com a Carretera Corvette. Fiquei até o fim para ver a vitória do Ciro Cayres e Jan balder na BMW-Esquife (motor Schnitzer). Minha memória pode até me trair, mas não me lembro desse carro da foto no grid, por sinal, uma das últimas provas longas com largada ao estilo Le Mans.
56 ou 95? Eis a questão….
140 poneis. E olhe lá…
Sendo Heve, que fale o Ferreirinha.
O motor era VW 1800 com 140 cavalinhos, segundo um brother da época da serra…confirmando o Joca. Vide eixo traseiro com as rodas Fittipaldi…
A culpa não é sua, FG e sim de quem escreveu…
Em tempo: se alguém falou que o motor era Ford 1400 cc chutou. Primeiro por que o motor era VW. Segundo, não existia motor 1400 naquela época e sim o kit Bino de 1440 cc…
RESPOSTA DO FG:
Apenas relatei o que está escrito, a caneta, no verso da foto.
Raríssima foto do Heve P-3, que sucedeu aos dois Patinhos Feios, Achcar e Speed Motors. A prova é os 1.500 Km de Interlagos de 1970, os pilotos são Adolpho Troccolli/Roberto Pinto e chegaram em 15o. lugar. Olha lá o Renato Peixoto perto do carro…
Esse é o Heve P3, só foi construído uma barata que fez uma única prova em sampa, em Interlagos, 1970…
No Rio não é… E quanto a ser Heve há controvérsias. Mais parece o Geraldes com faróis de Brasília.
Lembra um Lola
Que beleza ! Vamos registrar o Automobilismo praticado aqui no Brasil ! Quanta coisa deve estar escondida por aí ! Só tô falando … Então deixa eu dar uma fuçada nas minhas coisas a cata de material !
FG, sou tão fanático pelo HEVE, que estou montando um em escala 1:24 . Na verdade é um Kit da AMT , americana , só que com as devidas modificações, feitas em resina . Quero usar as cores da Holliwood . Mandem o máximo de informações sobre esse carro . Eu gostaria de saber se, além do motor VW qual outro foi usado . Para que o modelo fique o mais fiel possível !
Brothers, abraços !
As rodas traseiras são as Fittipaldi?
Lindíssimo! A segunda foto mais bonita do blog hoje.
Será que esses carros ainda estão por aí? Seria bom, não? Muito bacana…