TRI IN SAMPA (FIM)
SÃO PAULO (aqui, pelo menos) – Andei fazendo minhas contas e este foi meu 25° GP do Brasil como jornalista. Nos últimos anos, o último post de uma cobertura em Interlagos tem começado sempre assim. “Foi meu…”. Bela merda. Mas como é um número semirredondo (tenho criado grandes palavras ultimamente), bodas de prata, talvez neste caso a informação seja relevante.
Cobertura intensa, como sempre, com o adicional emotivo de ter sido a última na nossa rádio, cuja parceria com a empresa que imprime jornais termina no dia 31. Haverá outra? Ou, como diria aquele que aprendeu a conjugar direito o insuportável verbo: haverão outras?
Ah, sim, haverá, haverão. Claro que sim. De um jeito ou de outro, estaremos aqui no ano que vem com microfones na mão, fones no ouvido, falando pelos cotovelos.
E como é fim de temporada, dia de agradecer a todo mundo, reservo-me o direito de. A começar pelo time do Grande Prêmio, esses incansáveis meninos e meninas que fazem do trabalho um sacerdócio. Evelyn, Juliana, Victor, Fernandão, Renan, Fagner e Giaco, um beijo a todos.
Everaldo, Conka, Zé Renato, Vanessa, Tonhão, Thiago, State, Josias, Edvaldo, Murilo, Rafael, Wladimir, William, o time da rádio, outro beijo.
E fica aqui um tchau por hoje, com uma homenagem a alguém que, gozado, quase sempre é esquecido quando jogamos às alturas os heróis do automobilismo: o carro.
Este é o carro de Vettel, campeão do mundo, esperando para ser embrulhado e mandado de volta para a Europa, onde será deixado em algum canto, um museu, talvez uma coleção.
Parabéns, carrinho. Foste um guerreiro, hoje.
Parabéns, mais uns 75 anos de cobertura!!!!!! Continue sendo este jornalista real, sem deixar se levar por pachequismo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
um grande abraço!!!!!!!!!
Pelo o que esse carro passou em SP, merece um altar no museu da Red Bull.
Para mim foi mais uma temporada de Fórmula Um. Bem legal. Acompanho desde 1981. Só interrompi um pouco entre 1994 e 1995 por causa da fatalidade do Ayrton em Ímola. Mas continuarei acompanhando sempre (descobri que minha sobrinha também gosta de Fórmula Um… até viu algumas corridas comigo). Que o espaço para discussão continue sempre. Que o Brasil volta a fazer um bom papel nas pistas. E que, mais importante, a Fórmula Um volte a ter mulheres no volante (quem será a próxima?).
Em tempo: Ontem vi no Fantástico a entrevista do Emerson no quadro “O que vi da vida”. Ele disse que o pai dele (o Barão) está vivo (com 92 anos) e que a mãe dele já participou de algumas corridas. O engraçado, vendo a parte da copersucar, foi saber, lendo depois, que boa parte daquele time foi, mais tarde, para a Williams, transformando-a numa das principais escuderias da Fórmula Um. Às vezes, a vida é realmente irônica… Ah, sim… li numa Playboy que o Emerson, no exterior, é muito mais rico e famoso do que nós brasileiros pensamos. Já li algo parecido a respeito do Nelson também.
Outra cousa: Ninguém vai falar de como foi o Galvão durante a transmissão?
Parabéns pelo reconhecimento do super carro da RBR…..até que enfim vc reconheceu. Desde já agradeço ao blog as oportunidades de expressar nossas opiniões, apesar de quase nunca concordar com a opinião do Blogueiro FG, foi um ano bastante efervecente e agitado….espero que a próxima temporada seja de igual ou maior equilibrio. Um abraço aos colegas: Paulo Pinto, Gerson, Raoni, Francisco e outros nos quais tivemos fortes discordâncias e trocas muitas vezes de ironias, mas tudo foi muito divertido. Agora só nos resta esperar março/2013.
Feliz Natal, e ano novo de muita saúde a todos……
é o que deseja Segafredo e Micromax.
Flávio,
Uma dúvida me corrói: o que foi aquilo no 2o pit do V3ttel?
A Red Bull escolheu mesmo colocar pneus slics no meio daquela chuva, ou os mecânicos simplesmente pegaram o pneu errado?
Perder um campeonato não é bom pra ninguém em esporte algum, mas ficar à um ponto do campeão, com a carroça que teve durante o ano foi saldo positivíssimo na conta corrente do Alonso no banco Santander. Se conquistasse o campeonato, Alonso teria no mínimo que bancar uma semana com tudo pago no Conrad lá de Punta Del Este para o Massa só por sua atuação nessa corrida. Não estou aqui pachecando, até porquê tenho ciência do “branco” que deu no brazuca durante o ano.
Bacana foi ver a cara de bunda do El Chorón de las Astúrias no podio.
Porcentagem de pontos dentro de cada equipe ….
Ferrari
Alonso = 69.5%
Massa = 30.5%
Lotus
Raikkonen = 68.3%
Grosjean = 31.7%
Mercedes
Rosberg = 65.5%
Schumacher = 34.5%
STR
Vergne = 61.5%
Ricciardo = 38.5%
RBR
Vettel = 61%
Webber = 39%
Willians
Maldonado = 59.2%
Senna = 40.8%
Force India
Hulkenberg = 57.8%
Di Resta = 42.2%
Sauber
Perez = 52.4%
Kobayashi = 47.6%
McLaren
Hamilton = 50.3%
Button = 49.7%
Essa Equipe é muito legal… um titulo conquistado com muito trabalho, inteligencia e competencia de todos.
Um Vettel espetacular (por mais que o resto do mundo ande a falar que o bom mesmo é o projetista) e uma equipe com o mesmo nivel desse cara que é pra lá de especial.
Segue o jogo… que eles dominem por mais uns tres anos… para depois vir a Mclarem com o Button e depois o Hamilton com a Mercedes…
Imperador
Como assim, “FIM”?!?!?! Faltou falar de algumas coisas legais, como a entrevista do Nelsão no final, o carinho que ele mostrou pelo Felipe foi inimaginável, a cara de bunda do Alonso no final da corrida, o Button pedindo pro Nelsão traduzir quando o Felipe falou em português, a galera cumprimentando o Hamilton quando chegou nos boxes, o Koba-Mito arrebentando na corrida… tem mais coisas para falar, não acha?
Fala ae!!!!
Não, não acho.
Tá bom… !!!
De qualquer modo, pessoalmente, achei relevante o que coloquei acima.
Grande transmissão da rádio Estadão ESPN. Parabéns aos integrantes. Para o ano que vem, como ouvinte de rádio pelo rádio, fico preocupado. A parte estadão da estadão espn é muito chata, quadrada, e pelo visto, será a que permanecerá nessa frequência. Aguardemos.
De novo, parabéns pela transmissão!
Juro de pés juntos:
Nunca mais vou torcer por F. Massa.
Enquanto ele for CAPACHO do Alonso, vou torcer por qualquer outro piloto.
Anotem bem: na próxima primeira metado de 2013 Massa vai voltar a ser o que foi em 2012. Primeiro Alonso mata seu companheiro, depois, tenta matar os outros.
A Ferrari é um time indecente.
Acho que o Massa e a Ferrari não vão dormir à noite sabendo que o Romauro (sic) Lauro dos Campos não vai torcer nunca mais por eles… snif snif…
Ah, é Leal Passos… enfim…
Muita gente em Interlagos torceu para o Hamilton na decisão de 2008 em Interlagos. Os motivos? Bem: seria o primeiro negro a ser campeão mundial de F-1; Felipe Massa é são paulino… e muita gente que foi a Interlagos naquele ano torcia pelo Corinthians. Não se preocupe. Mesmo na Mercedes, Hamilton continuará a ter muitos torcedores por aqui. Quanto a Massa… que ele consiga fazer um trabalho no próximo ano.
A Ferrari acabou de soltar um Press-release lamentando pelo torcedor que jurou de pés juntos em não torcer mais para o Felipe, dizendo que ano que vem vai ser diferente, afinal, se não for, perderão a torcida deste mui estimado torcedor. Ano que vem o Felipe brigará pelo título, está confirmado, só porque o cara jurou de pés juntos! E ainda completam no final: jurou de pés juntos, vai ter que cumprir!
Companheiro LEAL, Vidente eu PASSO Seria possível me enviar pelo “FACE in BOX” o resultado da próxima mega sena acumulada? Pretendo comprar um pequena equipe de F1 em concordata, dependo apenas desta informação para fechar negócio. Ao me encaminhar esta informação, garanto-lhe a coordenação do departamento de previsões meterológicas do meu futuro time..
Ah, vá dormir, cara. Deixe de ser pentelho é só uma corrida de carros.
Juro de pés juntos:
Nunca mais vou torcer por F. Massa.
Enquanto ele for CAPACHO do Alonso, vou torcer por qualquer outro piloto.
Anotem bem: na próxima primeira metado de 2013 Massa vai voltar a ser o que foiem 2012. Primeiro Alonso mata seu companheiro, depois, tenta matar os outros.
A Ferrari é um time indecente.
Uma “traída” que acordou!
Você deu o primeiro passo mas, cuidado… não caia mais no “conto do escudeiro”. O papo é sempre o mesmo: “ano que vem vou fazer melhor”, “estou mais centrado”, “vou superar meu companheiro de equipe” (essa então, é pra matar!).
Último recado: não caia na primeira torcida, que o vício volta!
Companheiro LEAL, Vidente eu PASSO Seria possível me enviar pelo “FACE in BOX” o resultado da próxima mega sena acumulada? Pretendo comprar um pequena equipe de F1 em concordata, dependo apenas desta informação para fechar negócio. Ao me encaminhar esta informação, garanto-lhe a coordenação do departamento de previsões meterológicas do meu futuro time..
não mostraram a festa de despedida do alemão, falta de respeito parta com um cara que fez o que fez na f1.
quanto ao título, fica em boas mãos, mas o mérito é todo do carro fantástico do adrian, (incompetentente segundo um dirietor de uma equipe do passado, e que o demitiu).
pode ter certeza que o de 2013 será infinitamente superior a esse.
o adrian é um iluminado e está sempre um ano à frente dos outros
esse carro ainda brigaria de igual para igual com os outros na temporada do ano que vem e não faria feio.
Esse carro espetacular será a base do modelo 2013, o que significa dizer que o Sebastião já se candidata ao tetra no ano que vem ( em tese, pelo menos ). Lá vem domínio na F1 de novo. McLaren e Ferrari têm que acordar e fazer carros bons, não apenas promessas, como foi o caso da McLaren.
Mais uma vez na minha santa ignorância espero que me expliquem! Como pode um carro que na grande maioria dos circuitos, nunca conseguiu ser o mais rápido nas retas consegue ser fantástico?? Todos viram em Austin, que o Hamilton conseguiu sua aproximação e ultrapassagem sobre o Vettel nas retas do circuito, pois na parte mista do circuito o Vettel conseguia criar distância do mesmo. Simples! Sem velocidade de reta o piloto só consegue administrar a posição em um circuito travado, caso contrário chau pro louro! A diferença de velocidade do carro do Vettel em Austin, sem a asa era de 12 kms. para o mais veloz. E aí?
Não foi o melhor/mais rápido (a McLaren é quem foi), nem o mais resistente (neste quesito a Ferrari sobrou), mas, na hora H, ele não deixou o piloto na mão, resistindo a uma bela pancada. Mais uma bela obra que saiu da prancheta de Adrian Newey. E a Renault mostrando sua eficiência mais uma vez (e só não venceu com a Caterham neste ano…).
Acho que pouco se falou, mas a temporada se encerra com seis equipes tendo conquistado ao menos uma vitória e duas outras (Sauber e Force India) batendo na trave. Sim, se o Hulk não tivesse escapado, poderia levar o carro até o fim em primeiro. Só a Toro Rosso não teve chance real de vencer, e as nanicas, claro, mas essas nem contam…
vlw e descanse em paz RB8!
Falando desse jeito me passa a impressão de que o mérito foi todo do carro e não do piloto.
Não o comentário do Flávio, mas os comentários que eu li aqui.
Concordo em parte com voce… todo mundo a falar apenas do Newey… o Vettel foi espetacular… e isso deve ser dito sem parar.
Claro que o carro é um grande protagonista… mas o piloto define tudo… se fosse ao contrario o Idiota do Alonso não teria sido o segundo colocado no Mundial… seria sim o Webber.
Imperador
a RBR deveria deixar ele assim amassado como recordação do rabo que deram, o escapamento estava amassado e eles rezando para não quebrar, que corrida!
O Prost nao era frouxo…
esse carro, esse piloto… me lembrei hoje da pole e vitoria do Vettel em Monza 2008, na época flávio quase foi linchado por ter falado algo como ‘que Vettel fez em 2008 foi mais que o Senna fez em mônaco 1984’, hoje Vettel tri iguala Senna (só que muito mais jovem) em títulos e uma carreira longa, alguma dúvida que o flávio tinha razão? e não me venham com esse papinho de que os adversários do senna eram mais duros por favor, essa turminha de hoje é mais fera que o frouxo do Prost.
Prost foi um cara que conseguiu lutar e ganhar varias vezes de um piloto totalmente alucinado que nada temia e com nada se importava.
Temos que admitir que neste ritmo, em pouco tempo, o Vettel supera o Senna.
Prost frouxo? Putz…
Vai voltar para casa como os grandes herois de guerra: carregando as cicatrizes da batalha.
Vettel bem que podia comprar esse…
Até poderia ser amigo! Poderia se esta já não fosse do Newey!
Putz, que foto!
beleza de cobertura por todo o ano como sempre flávio, é por aqui que essa gente fanatica se informa e se diverte, parabens para todos!!
A Radio Estadao ESPN vai deixar de exsitir?
A programação da ESPN vai continuar no radio?
Pelo que soube, sim para primeira pergunta, e não para a segunda.
Sim. A Estadão continua no AM 700 e a FM 92,9. A ESPN não se sabe se irá pra outra frequência ou se acabará (no rádio).
Foi perfeito o GP. Em tudo.
Foi uma temporada incrível, emocionante e de arrepiar. Ano que vem a ultima com os motores v8, to bem curioso o pra escutar o roncão dos 1.6 v6.
Uma coisa criativa e que vale ouro que surgiu na F1 foi a asa móvel, e ano que vem em duplo sabor por volta. Achei essa ultima etapa parecida com a final da Stock Car em Curitiba 2010.
Pegas,disputas,emoção, etc: acho que se as calculadoras da Formula 1 falacem diriam que precisam descaçar urgente. Um momento que eu gostei e fiquei alucinado foi a passagem dos carros na reta depois da primeira curva na largada do Gp da Índia, a câmera estava baixa dando uma sensação bem real e legal perto dos carros. Que venha 2013!!!
Flávio…parabéns pelos textos e paciência em aprovar, toda hora, trocentos comentários ( e acho q ler todos tb). Eu já teria ficado de saco cheio..hehe.
Outro dia em um almoço familiar meu sogro disse não ter achado nada de mais no Scalla de Milão. Nem respondi. O que faz de um prédio um templo são sua história e seus fantasmas.
Interlagos, história viva.
Se eu fosse o Vettel (estaria agora com um time inteiro de russas gostosas só pra mim) penduraria esse carro na parede com aquela bela panca no assoalho em destaque.
Mais uma obra prima e vencedora de Adrian Newey irá repousar.
É um touro de batalha. Terá seu descanso merecido no acervo de Dietrich Mateschitz junto ao outros dois bólidos.
Além de rápido, eh forte. Um verdadeiro tanque, esse Red Bull de Vettel. Merece os parabéns!
Flávio Gomes, equipe da rádio Estadão ESPN e portal Grande Prêmio.
Espero que você e toda essa turma ai, não parem de transmitir a F1 pela rádio. Eu adoro acompanhar, acho a transmissão muito legal, informativa e ao mesmo tempo divertida.
Na hora da corrida (quase sempre) eu ligo a TV, desligo o som e escuto vocês. Depois vou ver as matérias no site Grande Prêmio e também aqui no blog.
Esse ano acompanhei a F1 praticamente apenas acessando o site da rádio. Na cidade onde estou morando, Palmóplis-MG, a TV pega mal, estou sem rádio aqui e o que me salvou foi a internet.
Enfim, espero ainda acompanhar as transmissões de vocês. Por muito tempo…
Haver, no sentido de existir, não flexiona…
Cobertura impecável da ESPN e do GP. Parabéns para toda equipe! Vida longa para suas coberturas de F1. Mais 25 anos, no mínimo!
Flavio,
A corrida do brasil foi muito movimentada, fez jus uma final de campeonato.
Mas destaque tres coisas que me chamaram muito a atenção:
Primeira a RBR gosta de emoções fortes, não precisa ser gênio para saber que a estratégia para vencer o campeonato seria marcar o Alonso, ou seja fazer o pit stop do Vettel sempre que o espanhol fizesse o dele, mas a RBR mandou o alemão para o box em uma hora inoportuna e quase perde o campeonato de pilotos
Segunda a rolha que o Galvão Bueno andou exibindo no início da transmissão, me deu uma vontade de mandar ele enfiar aquele objeto no……… dele.
E a terceira e para fechar com chave de ouro, o Kimi dizendo que encontrou um portão fechado, portão esse que em outro gp estava aberto e mais que em 2013 ele espera que o tal portão esteja aberto.
Deviam apelidá-lo de PANZER, porque hoje levou porrada…………. e aguentou.
Parabens mesmo a este carro. Hoje tomou porrada, aguentou firme e levou seu piloto ao tri com autoridade. Este é um carro especial, pois tem as marcas que mostram como foi duro a conquista desse titulo em interlagos.
Momento pasquale: Haver quando significa existir é sempre conjugado no singular.
Valeu Xará!
carrinho Gomes ??? isso e uma obra de Arte by Adrian Newey…somente o Lewis / powered by MB ,,,conseguia desafia-lo e vence-lo ocasionalmente em condiçoes normais… hj no mano a mano nao tem pra ninguem…Lewis e o N1 do grid Disparado…em fevereiro nos primeiro treinos da pre … as Flechas de Prata.agora terao um SUPER PILOTO …que Honra a Estrela de 3 Pontas de fprma Espetacular …desde a f 3…pode Apostar que ele vai começar logo de cara dando PAU GERAL…esse Merece andar de MERCEDES toda a sua carreira…valeu..
Que tal aprender a escrever?
fica na Boa Burrinho…que Deus te abençoe…valeu.
Como assim????? Aprendi com vcs a baixar o volume dar tv e ficar bem informado com a transmissão da estadão-espn. Isso sem falar do bom humor dos integrantes, especialmente da bela voz dar Vanessa Ruiz. Até breve.
Tchau carro e Parabens (-;