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sexta-feira, 16 de dezembro de 2005 - 14:04Automobilismo brasileiro

Mil Milhas começam hoje

Hoje e amanhã acontecem os primeiros treinos classificatórios para as Mil Milhas. Em tese, 20 carros deveriam sair dessa pré-classificação. Digo em tese porque ontem, jantando com um amigo bem informado, soube que apenas cinco (isso mesmo: cinco) carros estavam inscritos.

As inscrições muito caras e o negócio de tempo-limite de 30% da pole estão pegando. Como não se sabe de quanto será a pole, nem quando ela será definida (em janeiro, provavelmente), tem gente com medo de torrar R$ 12,5 mil para participar da pré correndo o risco de perder a vaga quando a pole for definida.

É algo para se pensar. Não sou totalmente contra nem totalmente a favor dessa elitização da prova que está sendo pretendida por Antonio Hermann, o novo promotor das Mil Milhas. O objetivo é incluí-la no calendário internacional da FIA, mas fica sempre no ar a pergunta: mesmo se a corrida fizer parte do Mundial de alguma coisa (FIA GT, Endurance, sei lá), o que garante que as equipes estrangeiras virão todos os anos para cá? O transporte é caro, as despesas com passagens e hospedagem, idem.

Talvez essa transição esteja sendo feita rápido demais. Mas só o tempo dirá. Vamos ver como estará o grid em 21 de janeiro. E as arquibancadas, também.

Ah, tem gente no mundinho que circula Interlagos apostando que no frigir dos ovos vão acabar liberando as inscrições para todo tipo de carro, e a preços mais, digamos, modestos. Tudo para dar grid e evitar o vexame de uma corrida com meia-dúzia de carros.

De longe, apenas observo e torço para que tudo dê certo. Mil Milhas é um negócio muito legal.

37 comentários

  1. Tem como eu ver isto via internet, nao tenho tv por asinatura, e ja olhei p internet via race tv, sou fa deste tipo de corrida, olhei o endurance em Taruma / RS

  2. Eduardo S SP disse:

    Aí estão os links, divirtam-se

    956, Le Mans – Onboard
    http://www.maximum-attack.net/downloads.asp?id=50

    956, Nurburgring – Onboard
    http://www.maximum-attack.net/downloads.asp?id=51

  3. Rodrigo disse:

    Leandro, esse vídeo do Derek Bell tem 733 MB, mostra várias pistas.
    Estou com um problema no meu gravador de CD, mas se vc quiser, quando estiver ok, me passa um e-mail, eu gravo pra você e mando por correio. Tenho tb um filme de quase 2 horas de rali grupo B (2 CDs), contando sobre os campeonatos se 1984 a 1986 e alguns videos de Nurburgring, o que é muito bom para comparar os carros. Consegui também F1 Mônaco 84 e Interlagos 93.

  4. Alexandre Nami disse:

    Na minha opinião o Mercedes da Capuava deve virar na casa do 1.29, pois pra no primeiro treino, com certeza deve estar com pneus velhos ja ter virado 1.35….
    fora a lenda que a dois anos o Barrica testou o carro e fez 1.32 se não me engano. E os GT1 vão virar 1.25 sim, eu tenho certeza pois o Boesel em um shakedown com o Aston Martin(no dia em que gravou aquele comercial da Capuava no Auto Esporte) virou 1.29. Porém achei um exagero sem tamanho os dez segundos enfiados no MC12, pois os resultados do FIA GT não mostraram tanta superioridade…
    Na minha opinião a mudança foi pra melhor, pois se formos analisar, a prova passou praticamente dez anos dominada pelos Porsches, não tinha pra onde ir a não ser pra um nivel acima na escala dos GT’s, imaginem como seria pior se deixassem correr aqui os Audi R8, ou os Courage, etc….
    Tem que acabar esse papo intelectualista de boteco de faculdade de história, nivelar por baixo nunca é bom.
    Pra quem se frustrou por não poder correr a prova com um chevette, se conforme e vá correr em um dos inumeros campeonatos de gols e chevettes do Brasil.
    Automobilismo sempre foi e sempre sera pra quem tem grana.

  5. Leandro disse:

    Rodrigo e Eduardo S SP ,por favor,mandem os links de seus respectivos videos…estamos muito curiosos para ver…aquele Porsche do Derek Bell é muito legal,imagine fazendo a Muslane em Le Mans…

  6. Eduardo S SP disse:

    Cabral
    Se quiser te mando o link com o video da CLR (a famosa que levantou voo) fazendo a volta em Le Mans, anda muito, é LM GTP (1999 foi o ultimo ano dos GTP disfarçados e enquadrados na GT1)

    E com relação ao Chapman, falam dele, mas a Scuderia cansou de fazer carros inseguros mas que por obra e graça nunca bateram forte, umexemplo é o F399, que rachou quando o alemão bateu aquela vez, e a outra unidade vendida ao holandes que bateu em L. Seca, tambem rachou, ambos os casos impactos em velcodiades inferiores a 300 km/h (do alemão foi 230 km/h e do holandes foi estimada em 250 km/h)

    Por enquanto é isso, valeu

  7. Sidão disse:

    Estranho2 !! To vendo muita discusão e quero saber cade as 20 Masseratis GT que tavam ai de bobeira , não dá para alugar pros privados por R$50.000,00 ?? cade os 8 Porshe GT3 que vieram em setembro ?? Por que os Stock não podem disputar , sem limitador a barata chega a 600 cv facinho , e tem outra … e se chover ?? quem tem braço ?? ou só conta carro agora..

  8. Racing Day disse:

    Automobilismo? Desabafo.

    Sempre tive um amor incondicional sobre este esporte, desde minha infância, qualquer coisa colorida, barulhenta com número me fascinava. Coleções, recortes tudo que estava ligado ao automobilsmo eu simplesmente amava e aprendi, com as pessoas próximas, a amar o automobilismo da forma mais pura tanto que tuning, som, nada disso me empolga.
    Antes de escrever tentei me julgar para saber se estou sendo saudosista em demasia e conclui que não. Claro que como “fissurado” em automobilismo me arrepio ao ouvir um f1 saindo dos boxes, ou um dtm classificando, protótipos…, mas adorava ver os 147, palio, uno, gols, escorts, a vulga e extinta categoria IV, omegas, opalas e traquitanas como Japamóvel e outras cadeiras elétricas produzidas por aí também me empolgavam.
    Mas agora as Mil Milhas é chique, não dá mais oportunidade aos menores, menores esses que construiram a história das Mil Milhas Brasilleiras, e a homengaem da 50ª edição é simplesmente acabar com os “fundadores” carros feitos em garagens, pilotos guerreiros, carros terminando após capotar, bater, ratear…..
    A idéia toda é muito linda, carros da mais alta técnologia, protótipos rápidissimo, pilotos de f1, inscrições, ingressos, TV Globo, tudo de 1º mundo, mas a realidade estamos no 3º mundo.
    Vejo que poderiamos ter seus 40 carros megalomaniacos e os tradicionais protótipos, e por que não reservar pelo menos 25 vagas aos pilotos “fundadores” que sustentaram por 50 edições esta prova, por que não manter o amadorismo dos pilotos que esperavam o ano todo para participar desta única prova. Porque?
    Triste pois o automobislismo está cada vez mais caro e insuportavelmente megalomaniaco, cheio de pessoas, principalmente os que comandam, mas também promotores e donos de equipes, querendo apenas faturar em cima, pessoas que não tem amor pelo automobilismo, apenas prestam um mal serviço para encher o bolso. Projetos, metas, só aventureiros no automobilismo quem der mais leva……

  9. Cabral disse:

    Soy jo! Eu ainda fico puto com a lenda maldosa sobre Colin Chapman. Pra mim essa é a manipulação mais descarada e com interesses ocultos da história da humanidade. Se não tivessem acabado com Colin Chapman, o mundo seria muito mais justo. Um dia o mundo poderá compreender a importância de Colin Chapman, dando início a uma nova era. O Calendário passará de anos d.C. para anos d.A.C.B.C. Quem viver verá!

    O GT1 é mais bonito, mesmo… É mais limpo. Mas o DTM consegue mais pressão aerodinâmica. Esta mais para um protótipo LMP do que para um GT. Assim como o velho Omega Stock Car, bem cuidado, é mais bonito que o BMW GTR, com seus penduricalhos aerodinâmicos, mas certamente não é mais eficiente…

    Eu tenho meus motivos para não gostar dos GT1. Na verdade, essa categoria FIA-GT também é diversão europeu rico. Como em todo lugar, da Stock car até a F1, tem pilotos e ricos gastando dinheiro. Não existe automobilismo sem rico pra se divertir. Automobilismo sem rico, é que nem cabeça de bacalhau e enterro de anão. Mas a versão mais sincera d’eu não gostar do FIA-GT, é que eles são representantes de Exu, dos seres demoniacos que acabaram com Colin Chapman, então por mim eles que queimem no mármore do inferno! O menor motorzinho tem 6L, é todo restrito, anda como se tivesse 3L, acho um %!@$&@#desperdício!

    Aquele Alfa 156, de superturismo, é um dos melhores carros que eu já vi. Pra mim é perfeito! Muito rápido, fácil, e ainda assim exige muito mais da pilotagem que os FIA-GT que já vi. Eu quero só ver as BMW do WTCC lá em Curitiba. A Alfa 156 que tem aqui, ela não tem restrição na entrada de ar, eé de cair o queixo o que acelera. A estilingada é mais forte que o FIA GT… Não sei como é a restrição do WTCC…

  10. Eduardo S SP disse:

    Cabral
    Ah sim, liguei o nome aos fatos, voce escreve de vez em quando no GP Total não escreve ? Porque, recordo-me de uma vez que voce comentou da F399 que rachou ao meio, e que o Edu não acreditou, mandei até o link pra ele
    Mas enfim, gostei mesmo do Aston Martin, gosto de carros ingleses, gostei muito quando a Bentley venceu lá com aquele EXP8 (anglo germanico) e sinceramente, desconhecia o fato da aerodinamica dos DTM ser mais refinada que os GT1, até então sempre diziam o inverso

    Rodrigo
    Se deu mal, eu tenho esse video aí do Derek Bell a tempos, acho demais, e sei que é da época em que Le Mans não tinha as chicanes, inclusive mandei esse video a um colega participante de GP Total, e se alguem quiser, tenho um video mais raro ainda, de camera onboard na Mercedes CLR que voou tres vezes lá, uma volta inteira em Le Mans, legal mesmo

  11. fabio ldn disse:

    eu comecei a acompanhar as mil milhas depois q começaram a particpar uns bmw, acho q em 92…antes, qdo a maioria do grid era formada por opalas stock car, não dava a mínima…por isso torço pra q vingue essa idéia do hermann.
    o problema é q muitos dos atuais participantes/donos de carros são pilotos de fim de semana, ou melhor, caras ricos q têm dinheiro sobrando pra brincar de piloto…não têm compromisso nenhum com nada, então nunca se sabe se estão de bom humor pra botar os clk, lister, audi, porsche, r&s, entre outras máquinas na pista.
    qto aos fuscas, voyages, mavericks(!), opalas, omegas, q podem ficar de fora…o público quer ver estes carros(q nem são mais fabricados?) na pista? ou gostariam de ver além dos já citados, corvettes, ferraris, aston martins, maseratis…

  12. Rodrigo disse:

    É mais ou menos por aí Wendel…esses caras mais ricos tem medo de tomar pau dos que tem menos grana mas dirigem mais.
    Cabral, nem perca seu tempo. Se alguém diz que um GT1 anda na frente de um DTM, mostra que não entende nada de carros de corrida.
    Ele ficou impressionado por causa do videozinho do Aston Martin….imagina se ele assistir o vídeo que eu consegui baixar com o Derek Bell andando com um Porsche 956 a mais de 250 MPH em Le Mans……

  13. Cabral disse:

    O homem dos relógios construiu um protótipo, o DIMEP GT-R1, com motor de Corvette. Foi construído pela GT-Race Tech de Campinas, e ficou pronto +- em Setembro, quando passou as mãos da equipe do Alfredo Guaraná Menezes. Em poucos dias de testes quebraram 2 motores, espero ver eles lá amanhã.

    Meu xará Eduardo, o DTM tem uma aerodinâmica refinada, é mais leve…. Ele é um pouco mais rápido. Em SPA, pista que favorece a força do motor do GT1, o pole foi do MC12, 2:14.845, o tempo do DTM nos treinos livres foi 2:13,525.

    Em Interlagos, travada como é, dá até pena do FIA-GT, parece uma jaca sobre rodas.

    Comparar carro de corrida com carro de rua é brincadeira. Um Audi A3 Turbo, de mais de 200 cv, rodas 225/40 aro 18, toma 6 s de um Voyage de 140 cv e pneu 175/70 aro 13! Carro de corrida é outra história, depois que começa a ver, perde todo o tesão por carro de rua. Carro de rua é meio de transporte, mesmo os mais empetecados…

  14. Wendel disse:

    Eu acho q isso ai eh MEDO que alguns donos de BMW e Mercedes tem de chegar aqui e tomar pau dos nossos Opalas e Omegas, fora os super golzinhos e fusca endiabrados….

  15. DECANINI disse:

    Calma pessoal. Acabei de chegar de Interlagos, e informo que estão treinando o Mercedez e o Lister do Alcides, refeito e mais bonito. Além destes aviões, mais uma 550 Maranello do Molo, mais a Alfa 156, mais uns tres Porches, mais uma boa quantidade de Aldees, Omegas, Stocks V8, mais o Vectra do Tigues. Não desanimem, pois as informações de cocheira, falam em muitas equipes da Itália, Audis, Cadilac, e outras coisitas más, etc, etc…..

  16. Hilario Alencar disse:

    As mil milhas são as nossas 24hs de Le Mans. Pra mim , é a corrida mais esperada do ano. Moro no Rio , mas já a assisti algumas vezes, sempre com o sentimento de frustração, pois lembro dos carros que sei que existem no Brasil e que ficaram na garagem de seus pilotos-milionários porque não estavam a fim de correr as mil milhas naquele ano. Agora, com a nova organização, pensei que a coisa ia finalmente ganhar vulto, importancia, retorno da mídia, vejo que o tiro está saindo pela culatra. Que pena! E o campeonato brasileiro de protótipos? Pensei que voltaríamos aos bons tempos de Avalone,Heve,Polar, mas que nada. Pensei que o Ryley Scott montado pelo Giaffone ia dar filhotes, mas que nada, pensei que ia ver duelos entre o Audi da Medley e as Mercedez CLK do Diniz, e também seu Lister-Jaguar(foi refeito?depois da porrada na ultima mil milhas?), mas que nada. E um Nissan 300, e o Corvette todo mexido do homem que fabricava relógios que eu já vi treinando mas nunca correndo? É uma pena. Fico no aguardo de mais novidades, e que elas sejam positivas. Vamos torcer para que em janeiro, sejamos invadidos por Vipers, Ferraris, Corvettes, Protótipos nacionais e importados e tenhamos um grande espetáculo na nossa Le Mans.

  17. Eduardo S SP disse:

    O DTM não anda muito mais que um GT1, nem mesmo sem o restritor de ar, o TT-R da familia Negrão não tem o restritor usado no DTM e de acordo com os comentários, tem 550 cavalos, para empurrar 1000 kg, o Aston Martin tem mais de 600 cavalos (algo em torno de 650 cavalos) e nominalmente 1000 kg (em alguns regulamentos aparece com um peso maior, mas, vai saber) então tem jeito de virar mais rápido que 1m31s

  18. Eduardo S SP disse:

    Cabral
    O carro é mais rápido que a MC12, mas entrando no site do Top Gear eles candidamente informam que a MC12 testa é a versão de rua, que pesa 100 kg a mais que a de pista

  19. Saulo Labaki Agostin disse:

    R$ 65,00/pessoa para assistir as mil milhas? Estava indeciso se iria ou não em 2006. Agora já decidi. Tô fora. Os caras perderam a noção?

  20. jose Paulo disse:

    Têm que acabar essa porcaria de categoria. O Xandy Negrão está certo! Não tem que mudar nada mesmo para se adequar a esse lixo que, no ano passado, tinha até boi no rolete misturado com a lama nogenta do autódromo. Pobre têm que correr de carrinho de rolimã. Por isso que a Stock tá virando uma categoria de elite, pois lá todos pensam grande. Quem gosta de pobresa é intelectual. A categoria Mil Milhas já deu o que tinha que dar. E tenho dito. Abs Jose Paulo

  21. paulo aidar disse:

    Desde que ficou clara a forma de dipsuta das proximas 1000 milhas me coloquei contra, mais do que a elitização, pelo fato de ignorar quem faz o verdadeiro automobilismo durante todo o ano e que se ve privado de participar.

  22. Rubem Ferresi disse:

    Informações direto de Interlagos…
    Hoje treinaram 17 carros em Interlagos : 1 mercedes CLK, 1 Ferrari 550, 1 Lister Storm, 1 MCR GT1, 3 Porsche, 5 Aldee Spyder, 2 Omega, 1 Vectra, 1 Alfa 156 e 1 Bmw.

  23. Cabral disse:

    O DBR9 não é 10 s mais rápido que o MC12 nem de marcha ré. Dentro do regulamento do FIA-GT os carros ficam parelhos. Se os carros correrem realmente dentro do regulamento viram 1’31 em Interlagos. Como é uma prova extra-campeonato, não duvido nada que as maracutais estejam livres e aí só nossa senhora da gravidade pra saber quem é o mais rápido. Se baixarem de 1’30 pode ter certeza que tem maracutaia (o recorde entre os Porsches é de 1’38, do Ingo Hoffmann, e o GT1 não é tão mais rápido).

    O problema é que o Sr. Hermann já disse que o carro vira 1’26. Um número irreal. O DTM que é um carro muito mais eficiente não baixa de 1’31, mesmo sendo o DTM mais rápido do universo, que é o caso do Audi TTR do Xandy. Por isso também o Xandy disse que não ia fazer nada no carro pra se adequar ao regulamento, e inventou aquela desculpa esfarrapada que 50 Kg comprometeriam a estrutura.

    As 24h de SPA, onde correm carros de categorias regionais da Europa junto com o FIA GT, veja só a evolução: Em 2003 largaram 53 carros…em 2004, 42 e agora, em 2005, 37 carros. Numa pista de 7 Km, por 24h, imagina que prova legal foi… Chegaram 20 carros…. O que podemos esperar para as Mil Milhas?

  24. Eduardo S SP disse:

    o Video do Aston Martin V12

    http://media.putfile.com/DBR968

    Só para informar, o carro aí citado enfiou 10 segundos na MC12, que vem a ser um dos carros mais rápidos do FIA GT, então é de se imaginar o potencial dessa máquina

  25. Eduardo S SP disse:

    Carlos
    Mas é assim mesmo que se deve pensar, devemos torcer para que, dentro do tal regulamento, haja o suficiente e que o espetáculo seja garantido

  26. Eduardo S SP disse:

    E ainda sobre carros de corrida com voalntes e comandos “Playstation alike” leia o que o Emerson falou após andar na F2001 (com inumeros botões e controles no volante) ele ainda disse que o piloto é quem manda

    E mais uma coisnha, assista ao video do Aston Martin, e note que nada, mas nada mesmo, substitui o talento e a habilidade para segurar uma máquina de 1000 kg e mais de 600 cavalos, e quando escrevi o texto abaixo disse e repito, que tudo deve evoluir, e que será muito melhor assitir a corridas com inumeros GT1, Audi, Merecdes, jaguar e afins do que assistir corrida com Gol mexido, Marea mexido (igual aquele da Revista Carro) e outros que estamos cansados de conhecer

  27. carlos giacomello disse:

    sou piloto de turismo e sonho participar das mil milhas, porém o regulamento deste ano “detona” os carros de turismo. espero que tenham prototipos suficientes para fazer um bom espetáculo

  28. Eduardo S SP disse:

    Rodrigo, pelo jeito voce não quer ver a evolução, ou você não deve ter visto um carro de competição moderno em ação, ao vivo, como uma 550 GT, ou um CLK DTM, alem de serem velozes (perto de algumas “coisas” que corriam na Mil Milhas) são belos (marketing faz bem aum evento de tal magnitude) e tudo o mais

    Mais uma coisa, é por essa mentalidade atrasada e ou saudosista que esta nação não anda, recusar o progresso e a evolução, é algo mesquinho, fosse assim, a F1 correria ainda no estilo anos 70 e 80, as coisas mudam, evoluem

    E com relação a Playstation, não jogo videogame a mais de um ano, joguei muito GT2, mas é algo que hoje em dia nem faço mais, afinal me encontro em periodo de estudos pré-vestibular, então não posso fazer isso

    Mas é isso aí, fica com sua opinião que fico com a minha, não precisamos entrar em atrito

  29. Rodrigo disse:

    Eduardo, pelo seu texto, percebi que você é mais um daqueles que gosta dos carros de corrida Playstation, com vários botõezinhos e eletrônica de sobra. Pelo jeito, você não deve ter visto nenhuma corrida de verdade, onde os pilotos tinham que pisar na embreagem, pilotar com uma mão só para passar a marcha e controlar o pé na hora de acelerar para não rodar. Não torça para ver esses carros nas edições futuras das Mil Milhas. Compre um video-game!

  30. Rodrigo disse:

    Sinceramente, acho uma grande SACANAGEM o que esse Antonio Hermann está fazendo. O que ele quer afinal? Acabar com uma prova histórica, conhecida internacionalmente?
    Talvez essa seja a maneira que ele encontrou para vencer a prova, porque com esses valores absurdos, somente os riquinhos ruins de roda como ele irão se inscrever.

  31. Eduardo S SP disse:

    Dave
    Retificando, seu pai não, seu tio, o Bob
    hehehe lapsos acontecem
    Aliás nem sabia que ele havia participado de Mil Milhas

  32. Eduardo S SP disse:

    Dave
    Seu pai está de parabens, os textos dele são demais, com certeza o pessoal daqui do blig concorda com isso

  33. Dave Sharp disse:

    É uma pena que justamente no 50 aniversário das mil milhas queiram mudar a prova de automobilismo mais democrática do mundo, onde sempre existia uma categoria onde vôcê com o seu novo ou velho carro de corridas com sua enorme equipe ou um punhado de amigos ajudando poderia se inscrever…. Apesar de nunca ter participado, sempre foi um sonho fazê-lo, assim como fizeram meu pai (Billy Sharp) e meu tio (Bob Sharp), vejo que o sonho esta cada vez mais distante… se queriam fazer uma prova para o fia GT que adequassem outra qualquer do campeonato de endurance por exemplo, nunca a prova mais tradicional e divertida pela sua diversidade de participantes como as Mil Milhas Brasileiras !!! um Abraço !!

  34. Eduardo S SP disse:

    Tem mais é que elitizar mesmo, e tomara que vire etapa do FIA GT, LM series, o que for, chega de tranqueira na pista

    E com relação ao limite de 30 por cento acima, realmente, é perda de tempo se pré classificar agora

    Para quem não acredita ou não sabe o porque, talvez o video do Aston Martin V12 explique

    http://media.putfile.com/DBR968

    Só para informar, o carro aí citado enfiou 10 segundos na MC12, que vem a ser um dos carros mais rápidos do FIA GT, então é de se imaginar o potencial dessa máquina

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